Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caro Allen

por Gpinto » 16/1/2003 9:29

Não podia passar sem lhe agradecer as gentis palavras que para comigo utilizou, no post de resposta à Mary.

Um bem haja
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

Mary

por allen » 16/1/2003 2:18

Mary

Dois detalhes .

Nunca utilizo graficos semanais

A mudança de estrategia diaria : Imagine que entro longo a 7.28 e que o titulo continua a sua subida ate 7.50 ( uf ) . Para mim esta formada uma barra com uma amplitude 7.50-7.28 . Caso o titulo quebre o m.p ( 7.39 ) dessa barra durante o resto do dia encerro a posiçao e aguardo . Preservei parte do ganho e esta feito o dia . No dia seguinte terei outra oportunidade para entrar no título

Veja como exemplo o que aconteceu hoje na Sonaecom !

So mais uma pequena nota : nunca negoceio durante os primeiros 30 minutos . O maximo e o minimo desse intervalo são o primeiro elemento de referencia de como o mercado vai caminhar . So abro uma excepção a este principio : aberturas em GAP . Avalie a amplitude da barra anterior . Sempre que o gap for superior a 1.25 a dessa amplitude encerro de imediato a posição

Para o caso da Pt . Hoje teve um movimento 7.27-7.13 . Se o titulo abrir ( o que não creio ) a 7.30 encerro de imediato a posição longa

Enfim receitas de bruxa velha ao qual não se deve muita importância

Um dito bem Cubano e assim : El diablo tiene mas por de viejo que por de diablo

Saudaçoes

AS

Registado: 29/12/2002 20:37

Mary

por allen » 16/1/2003 1:32

Mary

Estava a seguir o raciocínio do Gpinto que nos tem vindo a presentear com interessantes analises a PT , com delimitação de espaços de intervenção agraciando-nos com targets , postura que comporta niveis de risco elevados e lhe abre a porta a critica . Gente nobre é assim

Mas continuando . Sempre que tenho um inside saio imediato da jogada . A barra outside passa a ser sempre a minha barra de referencia

Os maximos e os minimos não tem para mim muita importância . Dir-lhe-ei o seguinte .

Como fio condutor de todas estas etapas de decisão estará sempre uma questão base : os equilíbrio momentâneos , de maior ou menor duração , abrem espaço para uma nova área de desequilíbrio que seguramente vai gerar mais ou menos valias: é essa rotura que nos interessa. A nossa importância relativa só nos permite estar em áreas deste tipo .Não temos “ armas “ que nos permitam inverter os mercados

A formação diária da barra vai reflectindo a relação entre os compradores e os vendedores ( C/V) . Essa relação permitirá a cada momento encontrar um ponto de equilíbrio , aceitando-se no entanto que , em termos de distribuição diária do negocio , a grande concentrações das transações se situa no ponto médio da barra ( m.p.)

Esta afirmação não sendo sempre verdadeira , pode ser confirmada estatisticamente .Não ficaremos muito longe da verdade se vier a reforçar a ideia de que pelo menos 70% das transações se localizam a esse nível

Este valor constituíra sempre um forte elemento de referencia em todas as nossas analises quer diárias quer intradiárias já que evidencia a “ área de equilíbrio “ que procuramos evitar

Na barra de hoje facilmente se constata que o fecho se situou acima do preço médio

Face a uma situação deste tipo que podemos esperar para o dia seguinte ?. Caso a próxima abertura assuma um valor superior a este m.p e ultrapasse o valor de fecho , e bem possível que os C/V venham a procurar um novo ponto de equilíbrio (p.e.) mais elevado, estando assim criadas condições para uma subida

O m.p. , bem como a existência de um “ espaço de negocio “ que pode ser “ previsto “ face a forma como o titulo abre e evolui durante o dia

Assim consideramos uma evolução “ equilibrada “

1 - Aquela em que a abertura se situa no espaço de fecho ( área situada entre o fecho e o máximo do dia anterior

2 – Durante o dia testa um valor próximo do m.p do dia anterior continuando a subir ( o que de facto significa que os os recém chegados ao mercado conseguem obter o título a um preço interessante e mantêm o seu interesse continuando as suas compras a um preço cada vez mais elevado )
3 - Não fecha no máximo do dia – alguns dos intervenientes aproveitam para sair do negocio tomando mais valias . Esta atitude não altera os contornos do negocio já que o preço não cai ate ao m.p. do dia

Estas condições nem sempre se verificam em todos os seus pontos e com um elevado grau de probabilidade as situações de desequilíbrio acabam por sofrer reajustamentos

A dicotomia equilibro / desequilíbrio , são a essência desta permanente evolução

Evite as situações de equilíbrio

Os padrões de evolução decorrem de um tema bem diferente que em resumo permite afirmar que as amplitudes de expansão e retracção se repitem com igual amplitude . Quando tal não acontece isso pode significar que terminou o ciclo ( o que não tem nada que ver com as ondas de elliott ) . No caso da PT estas situações acontecem com bastante frequência . Voltaremos a esses tema mais tarde

Curtos em situação de retracção envolvem sempre níveis de risco elevados que no meu entender e face ao fraco volume de contratos de PT não se justificam

Em açoes do tipo France Telecom , com amplitudes diarias muito elevadas os riscos são mais faceis de controlar

Mil desculpas por este texto escrito ao correr da pena

AS

daytrade

por Mary » 16/1/2003 1:08

allen

alguma confusão que causa na maioria das pessoas é o facto de misturar gráficos diários e os graficos intraday, ou por exemplo dos semanais com os diários etc...

hoje, segundo a sua "analise" deixou os valores para os trades de amanhã mas se algo acontecer no intraday não poderá mudar de estratégia?

diz que em termos diarios não se deve antecipar o curto, pode desenvolver?

se tiver um valor de short a 7.28 euros no gráfico diário não irá procurar esse valor no gráfico diario que confirmará essa venda? nãi irá confirmar que no intraday seja desenvolvido um padrão que reforce a sua "analise" em shorts a 7.28? ( este valor serve apenas de exemplo)

Obrigado e até amanhã pois está na hora da caminha :wink:
Mary

Essa do Leão....

por Gpinto » 16/1/2003 0:55

:shock: :evil: :mrgreen:
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Gpinto

Oyeeee

por allen » 16/1/2003 0:51

Eu não digo so longos , nem pensar !

O única questão que tenho como sagrada é que não se deve , em termos diários antecipar o curto . Apesar de pecar muitas vezes não creio que o ganho risco seja interessante . As opções que fomos tomando em PT , Sonae ou France Telecom ajudam a entender as contradições que resultam desta postura

Em termos de daytrade as coisas são bem diversas . Caso o tempo nos venha a permitir poderemos discutir este tema . Agora não creio em análises sem decisões , nem creio em análise “ tecnica “ escutando a TSF ou lendo o Diário Económico

Talvez por isso o meu FCP ( o dragão é mitico e virtual ) esteja em expansão e o tal SCP ( o leão é real ) esteja em contração

AS

duvida

por Mary » 16/1/2003 0:47

ui, allen na ofensiva :)

Caro allen, quatro perguntas:

1 - porquê colocar o stop dos longos no mid de hoje? quebrou o mid de ontem, logo, os longos não deveriam ter sido fechados hoje? ou será pelo facto de hoje ter feito novo high?

2 - fechar os longos a 7.17 sem quebrar os lows de hoje nos 7.13? não será uma precipitação visto que esse valor traduz-se numa inside bar?

3 - os valores que refere são referentes a padrões que a PT por norma produz em siuações idênticas e como tal aguarda por uma repetição das mesmas ou é apenas valores que encontrou podendo ser outros quaisquer?

4 - diz que curtos nem pensar. mas para quem está do lado de fora, não poderá aproveitar o possivel retracement? acha que o risco é demasiado alto?

Obrigado
Mary

Gracias "Mestre"

por Gpinto » 16/1/2003 0:36

A Bola de Cristal funcionou.

Vamos ver se com o frio de rachar que se faz sentir, próprio da terra dos URSOS, não a faz avariar.

Claro que como o meu amigo diz, por enquanto, e até prova em contrário, só Longos, longos, longos....

Gpinto

A bola de cristal

por allen » 16/1/2003 0:30

Um bola de cristal ... Um pano seco 100 % algodão , não utilize qualquer tipo de aditivos , nem medias , nem esse tal de estocastico . Só a bola ! Adicione so essa tal de ondas , que pelos vistos não se aplicam nem as açoes nacionais nem as do Burundi e considere só e unicamente dois elementos :

- A tal de tendencia que ainda é UP o que o impede de antecipar situações curtas
- Coloque o seu stop a meio da barra de hoje 7.20 : Encerre os seus preciosos longos se o titulo abrir abaixo deste valor ou se abrindo acima dos 7.20 quebrar os 7.17
- Adicione longos na quebra dos 7.24
- Curtos nem pensar

Esta preparado para tudo se cai ou se sobe esta no terreno pronto para enfrentar os ventos e mares . Quanto a bola de cristal .... vai continuar a decorar a mesa da sala !

Ja agora o Fibonacci Extension uma vez mais a funcionar em pleno

AS
Anexos
pt15.jpg
pt15.jpg (36.33 KiB) Visualizado 1364 vezes

PT

por Gpinto » 15/1/2003 23:38

Deixamos uma janela aberta para um teste aos 7.30€. Contudo, cedo se notou que não. A PT está a iniciar a correcção.
Como referi ontem, o target está definido. Os 6.72€ (valor máximo de correcção) / 6.82€ (valor que nos mostraria que a PT está cheia de vida), são os meus valores e, para quem apostar em trades de intervenção rápida e com risco, é uma boa aposta shortar.
Depois de atingidos esses valores, a PT reiniciará o up que a levará..."to the moon"
Anexos
PortTelec1501.jpg
PortTelec1501.jpg (54.64 KiB) Visualizado 1429 vezes

Gpinto

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 110 visitantes