Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Olhando bem para a data, dia 7 foi um dia bem pensado. Vamos cá ver como é que fica aquilo lá pelo Senado, palpita-me que estas eleições terão impacto. Se os democratas ganharem será melhor pata andar de Mota.
Acho que se os dems ganharem o senado (que não acredito que aconteça), será pior para os mercados em geral, e a Mota irá por arrasto. Vamos ver o que acontece ao fim do dia.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Àlvaro Escreveu:Olhando bem para a data, dia 7 foi um dia bem pensado. Vamos cá ver como é que fica aquilo lá pelo Senado, palpita-me que estas eleições terão impacto. Se os democratas ganharem será melhor pata andar de Mota.
nao tinha pensado nisso mas os republicanos fora de todos os controlos do poder podera relaxar um bocadinho as relaçoes com a china e em consecuencia com a Mota
- Registado: 25/2/2019 17:26
Boas.
sabem a que horas saem os resultados para o senado nos EUA?
Abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
Olhando bem para a data, dia 7 foi um dia bem pensado. Vamos cá ver como é que fica aquilo lá pelo Senado, palpita-me que estas eleições terão impacto. Se os democratas ganharem será melhor pata andar de Mota. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Só saberemos se há apatia no aumento de capital. Portanto, mais adiante veremos. Penso que facilmente se aproximará de 2 euros, esse é o meu palpite.
Àlvaro Escreveu:Punitor, em bolsa o ouro vulgarmente está na simplicidade. Grandes e elaborados paleios normalmente escondem enganos. Aqui a minha ideia foi tão básica quanto isto:
China, a única economia em crescimento apesar da pendemia;
África? Europa e China estão a querer qualquer coisinha mais;
Bazuca;
Curtos - americanos a dar-lhe por causa da onda trumpista;
Trump para o galheiro, mesmo que esperneie não passa de fumaça;
A Mota a sair do pântano da dívida agarrada a uma retroescavadora que é só a 4.ª a nível mundial;
Será preciso muito mais que a 4.ª classe bem tirada? Não, não é; às vezes ser simples dá bons resultados. Haja paciência que é aquilo que tenho para esperar, pois acredito que brevemente haverá procura e não haverá mais espaço para acreditar que se ganha a comprar mais abaixo para vender a seguir. Se há ursos a chiar? Há sempre, umas vezes chiam os ursos, outras os touros.
Eu entendo-te e frisei muitos argumentos favoráveis.
Mas, explica-me como se eu fosse muito burro e nem a 4ª classe tivesse: a reação do mercado.
Porquê o desinteresse e a apatia aparentes do mercado??
Só te peço que o expliques nem com curtos, nem com longos...
- Registado: 1/11/2015 12:47
Punitor, em bolsa o ouro vulgarmente está na simplicidade. Grandes e elaborados paleios normalmente escondem enganos. Aqui a minha ideia foi tão básica quanto isto:
Bazuca;
A Mota a sair do pântano da dívida agarrada a uma retroescavadora que é só a 4.ª a nível mundial;
Será preciso muito mais que a 4.ª classe bem tirada? Não, não é; às vezes ser simples dá bons resultados. Haja paciência que é aquilo que tenho para esperar, pois acredito que brevemente haverá procura e não haverá mais espaço para acreditar que se ganha a comprar mais abaixo para vender a seguir. Se há ursos a chiar? Há sempre, umas vezes chiam os ursos, outras os touros.
Bazuca;

Álvaro até pode estar aqui uma mina de ouro companheiro, sem dúvida.
Uma mina de ouro pode existir em qualquer lado.
Mas...
Ela reluz sem dúvida: contratos ganhos atrás de contratos; está em record de contratos; parceria aparentemente interessante; supostas obras que presumivelmente virão; e por aí adiante...
Mas, este reluzir não se tem manifestado por aí além no mercado. O mercado não está a fascinar-se tanto assim digamos.
Eu estava convencido que ela iria consolidar na zona de 1,5€ no mínimo. Como não o fez, saltei.
Mas, não saltei tipo saltarico daqueles que entram e saem e saem e entram no espaço de horas ou de um dia para o outro, sem mais nem menos, ou até para curtir uma onda. Saltei até ao dia em que sinta confiança para entrar.
Talvez tivesse ficado se fosse para ter poucas, mas ter poucas não tem sido o meu objetivo.
Uma mina de ouro pode existir em qualquer lado.
Mas...
Ela reluz sem dúvida: contratos ganhos atrás de contratos; está em record de contratos; parceria aparentemente interessante; supostas obras que presumivelmente virão; e por aí adiante...
Mas, este reluzir não se tem manifestado por aí além no mercado. O mercado não está a fascinar-se tanto assim digamos.
Eu estava convencido que ela iria consolidar na zona de 1,5€ no mínimo. Como não o fez, saltei.
Mas, não saltei tipo saltarico daqueles que entram e saem e saem e entram no espaço de horas ou de um dia para o outro, sem mais nem menos, ou até para curtir uma onda. Saltei até ao dia em que sinta confiança para entrar.
Talvez tivesse ficado se fosse para ter poucas, mas ter poucas não tem sido o meu objetivo.
Àlvaro Escreveu:trend, gabo-te a capacidade para assumires que afinal nem tudo o que reluz é oiro. *Às vezes é oiro mija o bezoiro, mas no caso da Mota é mesmo oito. É verdade. A paciência pagou alguma coisa e como tinha muitos baldes de massa tive de aliviar um pouco para ie ao aumento de capital. ;as ainda a betoneira está cheia. Vamos edificar que isso é qo que o Mundo precisa e não das tontices de Trump. Essa tontices só levaram a uma mais rápida ascensão da China. É obra!
Álvaro, quando quiseres vir ao forum com um raciocínio, uma ideia, um pensamento, uma análise que ultrapasse as meras generalidades, o wishful thinking ou as piadolas (já para não falar na pérola de que vendes já mais barato para poderes depois comprar mais caro no AC e temo que estejas mesmo a falar a sério...), talvez seja possível ter uma conversa com sentido.
Até lá não percas tempo com o que escrevo, sugiro mesmo que passes à frente porque é o ideal quando sentimos que não acrescenta nada...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
trend, gabo-te a capacidade para assumires que afinal nem tudo o que reluz é oiro. *Às vezes é oiro mija o bezoiro, mas no caso da Mota é mesmo oito. É verdade. A paciência pagou alguma coisa e como tinha muitos baldes de massa tive de aliviar um pouco para ie ao aumento de capital. ;as ainda a betoneira está cheia. Vamos edificar que isso é qo que o Mundo precisa e não das tontices de Trump. Essa tontices só levaram a uma mais rápida ascensão da China. É obra! 

Já tinha visto essa notícia aqui, salvo erro na sexta-feira. Com documento oficial e tudo...
https://www.myjoyonline.com/government- ... s-project/
Como julguei que eram trocos (30km) nem dei grande relevância. Mas cerca de meio bilião de dólares....
Quando e se sair a notícia da Nigeria/Niger de 2 bi (Kano Maradi) .....
https://www.vanguardngr.com/2020/12/tra ... l-project/
Se esta também se confirmar, prevejo um pipeline de 10 bi no fim do ano, a 4 anos. Apesar das margens baixas, se lucrarem 10% disso como é aproximadamente a média, já começa a ter outra dimensão (só em construção, depois faltam serviços em várias jurisdições, electricidade, lixo, concessões etc)
https://www.myjoyonline.com/government- ... s-project/
Como julguei que eram trocos (30km) nem dei grande relevância. Mas cerca de meio bilião de dólares....

Quando e se sair a notícia da Nigeria/Niger de 2 bi (Kano Maradi) .....
https://www.vanguardngr.com/2020/12/tra ... l-project/
Se esta também se confirmar, prevejo um pipeline de 10 bi no fim do ano, a 4 anos. Apesar das margens baixas, se lucrarem 10% disso como é aproximadamente a média, já começa a ter outra dimensão (só em construção, depois faltam serviços em várias jurisdições, electricidade, lixo, concessões etc)
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Sempre ouvi dizer, não lancem os foguetes antes da festa, pode sempre aparecer um balde de agua fria....
- Registado: 1/4/2019 10:52
E la vai mais um contrato ganho na África.. Muito bem.
E dia 7 só vamos ter a autorização da assembleia para O aumento de capital, nao os detalhes da operação.. Mas já é um avanço
E dia 7 só vamos ter a autorização da assembleia para O aumento de capital, nao os detalhes da operação.. Mas já é um avanço
- Registado: 25/2/2019 17:26
Os contratos que a MOTA ENGIL continua a fazer já trazem a marca da entrada do novo acionista. O regresso aos lucros e acima de tudo os projetos que a colocarão no top 10 da europa já estão a atrair investidores. Falta agora a realização da operação de AC para termos a subida sustentada.
- Registado: 4/4/2003 15:20
Acredito que a parceria seja boa para ambas as partes. Para nós, não sei...
Acredito que os resultados de 2020 serão péssimos, apesar do volume de negócios ser cada vez maior. Com um primeiro semestre negativo e atendendo aos resultados a que nos habituou, acredito que a coisa fique por aí mesmo...
Acredito que no Aumento de Capital, os que terão de fazer mais esforço serão os chineses (ou nem por isso, não se sabe), porque a família Mota tem o seu problema aparentemente resolvido.
Vejo o mercado pouco crente neste negócio. A coisa anda meia confusa, sem consistência sequer no valor 1,5€.
Isso da cotada ficar avaliada em 750M são para já tretas... Veremos depois o que o mercado diz e veremos se os resultados mudarão assim tanto.
Para já, a coisa está confusa e não convence.
Acredito que os resultados de 2020 serão péssimos, apesar do volume de negócios ser cada vez maior. Com um primeiro semestre negativo e atendendo aos resultados a que nos habituou, acredito que a coisa fique por aí mesmo...
Acredito que no Aumento de Capital, os que terão de fazer mais esforço serão os chineses (ou nem por isso, não se sabe), porque a família Mota tem o seu problema aparentemente resolvido.
Vejo o mercado pouco crente neste negócio. A coisa anda meia confusa, sem consistência sequer no valor 1,5€.
Isso da cotada ficar avaliada em 750M são para já tretas... Veremos depois o que o mercado diz e veremos se os resultados mudarão assim tanto.
Para já, a coisa está confusa e não convence.
moritz, estamos a poucos dias de saber se a nossa opção é a correta. Portanto, não será necessária muita paciência. A paciência também se quer na devida medida, sendo qeu cada um toma a que lhe parece conveniente. Mantenho que o mais provável é que o aumento seja a um valor acima do que cota atualmente. E a seguir à Assembleia os ursos logo ficam a ver passa os salmões. 

Moritz, é daqueles casos em que pode compensar pagar para ver. Em traços gerais:
- a operação é boa para capitalizar a empresa (desde que o valor de referência do AC seja minimamente alto);
- apesar de a operação ser péssima para os pequenos acionistas ao nível da preservação da sua posição relativa no equity na empresa (nenhum agente racional que pode comprar à cotação actual vai comprar a um nível superior, excepto os grandes players que não têm outra forma de aumentar a posição...), poderá beneficiar a cotação em mercado de forma significativa devido à pressão dos direitos. Senão vejamos (valores em ações):
* família: tem 99m, precisa de ter 138m no novo equity, faltam-lhe 39m
* cccc: tem 55m, precisa de ter 101m (os tais 30%), faltam-lhe 46m
Assim, 85m das novas ações já têm dono... sobram 15m. Se a estes se acrescentarem o Norges, a Mutima e própria Mota em ações próprias (duvidoso neste caso e não há garantia que o Norges e a Mutima queiram manter a posição relativa), são mais 8% no equity actual, 19m de ações, que exigirão mais 8m de novas ações.
Ou seja, não há propriamente abundância de novas ações (são 100m) e, mesmo que os direitos comecem a negociar a 0,001 ou 0,002 como no anterior AC de 2015 porque a cotação em mercado estará abaixo do valor do AC, acredito que à medida que o tempo decorra a procura por eles aumente (depois das mãos fracas despejarem ao melhor), com isso o seu preço e por inerência a cotação.
Tal como na Ren e na Edp, acredito também que o valor por ação pago pelos chineses (3,08!) venha a ter reflexo no mercado a médio prazo, ajustado ao AC. Só por aí será bom para os pequenos, porque excelente é mesmo para a família e para a cccc que vão aumentar brutalmente a sua posição relativa.
Resta saber se a um preço compatível com aquilo que anunciaram de valor global pós operação de 750m (o que implicaria cerca de 2,20 por 100m de ações) ou se de acordo com o preço da notícia da casa de investimento espanhola dos 1,50, em que o champanhe rolaria na família e na cccc ainda de forma mais abundante...
- a operação é boa para capitalizar a empresa (desde que o valor de referência do AC seja minimamente alto);
- apesar de a operação ser péssima para os pequenos acionistas ao nível da preservação da sua posição relativa no equity na empresa (nenhum agente racional que pode comprar à cotação actual vai comprar a um nível superior, excepto os grandes players que não têm outra forma de aumentar a posição...), poderá beneficiar a cotação em mercado de forma significativa devido à pressão dos direitos. Senão vejamos (valores em ações):
* família: tem 99m, precisa de ter 138m no novo equity, faltam-lhe 39m
* cccc: tem 55m, precisa de ter 101m (os tais 30%), faltam-lhe 46m
Assim, 85m das novas ações já têm dono... sobram 15m. Se a estes se acrescentarem o Norges, a Mutima e própria Mota em ações próprias (duvidoso neste caso e não há garantia que o Norges e a Mutima queiram manter a posição relativa), são mais 8% no equity actual, 19m de ações, que exigirão mais 8m de novas ações.
Ou seja, não há propriamente abundância de novas ações (são 100m) e, mesmo que os direitos comecem a negociar a 0,001 ou 0,002 como no anterior AC de 2015 porque a cotação em mercado estará abaixo do valor do AC, acredito que à medida que o tempo decorra a procura por eles aumente (depois das mãos fracas despejarem ao melhor), com isso o seu preço e por inerência a cotação.
Tal como na Ren e na Edp, acredito também que o valor por ação pago pelos chineses (3,08!) venha a ter reflexo no mercado a médio prazo, ajustado ao AC. Só por aí será bom para os pequenos, porque excelente é mesmo para a família e para a cccc que vão aumentar brutalmente a sua posição relativa.
Resta saber se a um preço compatível com aquilo que anunciaram de valor global pós operação de 750m (o que implicaria cerca de 2,20 por 100m de ações) ou se de acordo com o preço da notícia da casa de investimento espanhola dos 1,50, em que o champanhe rolaria na família e na cccc ainda de forma mais abundante...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Tal como o álvaro continuo a acreditar numa evolução muito positiva da ME neste novo ano, fundamentalmente devido aos pontos já amplamente discutidos neste tópico nas últimas semanas:
-plano de investimentos à escala global como resposta à crise que se avizinha;
-presença sólida e competitiva da ME em variados mercados;
-associação ao músculo financeiro chinês;
-possível entrada em força no mercado asiático (o know-how da ME e da CCCC são distintos e poderão complementar-se);
-o aumento de capital é realizado com o pressuposto de entrada de um parceiro/investidor, que terá, e estará disponível para, investir forte na operação e na empresa.
Por ser um iniciado nestas andanças, fujo normalmente de empresas com aumentos de capital anunciados. No entanto, desta vez, e sustentado nos pontos acima mencionados, mantive-me dentro. Nas próximas semanas logo saberei se foi uma decisão acertada ou não.
Acima de tudo, seja qual for o desfecho, terá sido uma decisão pessoal e ponderada... Com os erros próprios é que se aprende.
Enquanto o trade estiver positivo, mantenho-me dentro e na expectativa..
Bom Ano Novo a todos!
-plano de investimentos à escala global como resposta à crise que se avizinha;
-presença sólida e competitiva da ME em variados mercados;
-associação ao músculo financeiro chinês;
-possível entrada em força no mercado asiático (o know-how da ME e da CCCC são distintos e poderão complementar-se);
-o aumento de capital é realizado com o pressuposto de entrada de um parceiro/investidor, que terá, e estará disponível para, investir forte na operação e na empresa.
Por ser um iniciado nestas andanças, fujo normalmente de empresas com aumentos de capital anunciados. No entanto, desta vez, e sustentado nos pontos acima mencionados, mantive-me dentro. Nas próximas semanas logo saberei se foi uma decisão acertada ou não.
Acima de tudo, seja qual for o desfecho, terá sido uma decisão pessoal e ponderada... Com os erros próprios é que se aprende.
Enquanto o trade estiver positivo, mantenho-me dentro e na expectativa..
Bom Ano Novo a todos!
- Registado: 27/4/2011 10:24
Vale, admito que possa vir a 1.26 como há muito previste, embora considere menos provável, mas se acontecer haverá um movimento muito rápido para a levar ao intervalo de que tenho falado. Em qualquer dos casos a Mota será um caso de sucesso com este aumento de capital. E tenho afiemado isso com convicção mais por razões de fundamento que de gráfico. Ora vamos cá pensar no essencial: não fará sentido haver investimento público com relação ao emprego? Faz sentido e será essencial e determinante para o sucesso da economia. Haverá solução para as moratórias sem emprego? O turismo não voltará rapidamente como que por magia! É na construção que a bazuca terá de atuar.
Bom Ano!
Bom Ano!

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Àlvaro Escreveu:friend, cuidado com o trend. Se a mota para às 4 e meia acima de 1.38, e isso é muito provável, diria que isso é meio caminho para galgar 1.40.
Bom Ano para Todos,...

CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA.31Dez..jpg (149.26 KiB) Visualizado 7887 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Duvido muito mas muito mesmo. Precisa lá a CCC da Mota na China para alguma coisa... Mas cá estarei para ver...[/quote]
A Mota não vai concorrer na China, os chineses querem é estar presentes nos mercados da mota, Europa, América do Do Sul e África. Através da mota conseguem obras grandes e conjuntas nesses mercados[/quote]
Eu acho que o princípio será nuns casos como as obras públicas chinesas a cccc tem a angariação, noutros mercados será a mota. Em ambas as situações o capital vira mais da cccc o Know how da mota.
A Mota não vai concorrer na China, os chineses querem é estar presentes nos mercados da mota, Europa, América do Do Sul e África. Através da mota conseguem obras grandes e conjuntas nesses mercados[/quote]
Eu acho que o princípio será nuns casos como as obras públicas chinesas a cccc tem a angariação, noutros mercados será a mota. Em ambas as situações o capital vira mais da cccc o Know how da mota.
- Registado: 28/11/2020 17:42
Goya777 Escreveu:forza algarve Escreveu:Goya777 Escreveu:Mas a Mota vai fazer obras na China? Competir com a própria CCC? Deve ser verdade...
Não competir.. Mas trabalhar conjuntamente.. É muito comum em obras grandes se unirem empresas
Duvido muito mas muito mesmo. Precisa lá a CCC da Mota na China para alguma coisa... Mas cá estarei para ver...
A Mota não vai concorrer na China, os chineses querem é estar presentes nos mercados da mota, Europa, América do Do Sul e África. Através da mota conseguem obras grandes e conjuntas nesses mercados
- Registado: 31/12/2020 11:56
Ulisses Pereira Escreveu:Alvaro, estás a falar de micromovimentos de 2 cêntimos, enquanto o Trend e o F63 estavam a discutir tendências de médio prazo.
Ulisses, gabo-te a paciência...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Alvaro, estás a falar de micromovimentos de 2 cêntimos, enquanto o Trend e o F63 estavam a discutir tendências de médio prazo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Opcard33 e 158 visitantes