Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
friend, cuidado com o trend. S
e a mota para às 4 e meia acima de 1.38, e isso é muito provável, diria que isso é meio caminho para galgar 1.40.

- Registado: 31/5/2014 23:07
F63 Escreveu:trend=friend Escreveu:Se já estava convencido que esta operação não traz vantagens nenhumas para os pequenos acionistas, ainda mais fiquei ao ler as págs 208/215 do tópico, aquando do AC semelhante que foi feito há ... cinco anos...
AC bastante acima da cotação em mercado... perplexidade por esse motivo... direitos quase de valor nulo a negociar, que nem dão para pagar as comissões de venda... desinteresse generalizado... no final aumento significativo dos acionistas core.
A maior nuance é que agora a diluição será muito pior pelo volume das ações novas, mas aguardemos pacientemente o preço
É isso Trend
Receio que iremos assistir a um AC idêntico.
O que se verificou foi que o preço depois do AC continuou a descer, mesmo com as ações novas com preço muito acima da cotação, só recuperando meses mais tarde.
BN
Certíssimo, também fiz essa análise e o início e meados de 2016 foram difíceis primeiro com a China e depois com a eleição do Trump, portanto foram factores exógenos e dou o desconto a essas quedas.
O AC e meses seguintes até marcaram um fundo de longo prazo, e depois foi sempre a subir, mas excelente só mesmo para aumentar a posição relativa de alguns... foi mesmo fenomenal para esses, tal como será para estes. Sic transit gloria psi...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
trend=friend Escreveu:Se já estava convencido que esta operação não traz vantagens nenhumas para os pequenos acionistas, ainda mais fiquei ao ler as págs 208/215 do tópico, aquando do AC semelhante que foi feito há ... cinco anos...
AC bastante acima da cotação em mercado... perplexidade por esse motivo... direitos quase de valor nulo a negociar, que nem dão para pagar as comissões de venda... desinteresse generalizado... no final aumento significativo dos acionistas core.
A maior nuance é que agora a diluição será muito pior pelo volume das ações novas, mas aguardemos pacientemente o preço
É isso Trend
Receio que iremos assistir a um AC idêntico.
O que se verificou foi que o preço depois do AC continuou a descer, mesmo com as ações novas com preço muito acima da cotação, só recuperando meses mais tarde.
BN
- Registado: 7/2/2017 15:10
Ulisses Pereira Escreveu:Portanto, tu achas que quando a cotação cai é porque essas pequenas posições curtas arranjam forma de manipular a acção para baixo...
As acções quando caem é porque os compradores não têm força suficiente. Porque quando há compradores com força, não há shorts nem vendedores que façam cair acções.
só acescentava o termo "short squeeze" , aí acredito que muitas vezes a subida abrupta da cotação se deva aos shorts a rapidamente abandonarem o barco ao anularem as posições
V V
- Registado: 28/10/2007 7:43
NirSup Escreveu:À mulher de César não basta parecer....
O bem mais precioso duma empresa cotada em bolsa é a credibilidade que conduz à confiança do mercado em geral e dos investidores em particular.
E para isso terá de mostrar e demonstrar com dados concretos, com provas palpáveis, que é merecedora dessa confiança.
A Mota Engil e a sua gestão, no passado recente, repito, no passado recente, ao ganhar concursos aos milhões e de milhões, maioritariamente em geografias onde a corrupção é endémica para não dizer pandémica, e ao apresentar lucros de tostões, não mereceu a confiança dos mercados.
As coisas estão a mudar e vão mudar?
A confiança conquista-se com resultados, com provas palpáveis. Até esse dia, a Mota Engil não passará de um morto vivo. Um zombie.
By Nirvana
concordo em quase tudo..nao na definiçao do zombie..a empresa tem uma grande carteira de encomendas..com isso pode se assentar e partir para os lucros de maos dadas com os chineses...
claro que ha muitas incertezas neste aumento de capital onde um artigo de jornal fez despencar a açao e nada a mexe
- Registado: 25/2/2019 17:26
Nirsup, bateste num ponto fundamental. São essas convicções que levam à decisão. A tua opinião embora não coincida com a minha é aceitável. No teu caso leva-te a acreditar que virá para baixo, no meu caso -como estou mais focado no futuro- leva-me para cima. Essa é diferença fundamental. 

É por esse conjunto de factores que efectuei a saída da mota, não há surpresas nem para cima nem para baixo, com o investimento que fiz noutras cotadas com o dinheiro da mota que não ficou parado fiz mais ou menos as contas e com o lucro dividido pelo numero de ações que habitualmente negociava a mota agora é como as comprasse abaixo de 1,15 euros,

- Registado: 1/4/2019 10:52
À mulher de César não basta parecer....
O bem mais precioso duma empresa cotada em bolsa é a credibilidade que conduz à confiança do mercado em geral e dos investidores em particular.
E para isso terá de mostrar e demonstrar com dados concretos, com provas palpáveis, que é merecedora dessa confiança.
A Mota Engil e a sua gestão, no passado recente, repito, no passado recente, ao ganhar concursos aos milhões e de milhões, maioritariamente em geografias onde a corrupção é endémica para não dizer pandémica, e ao apresentar lucros de tostões, não mereceu a confiança dos mercados.
A confiança conquista-se com resultados, com provas palpáveis. Até esse dia, a Mota Engil não passará de um morto vivo. Um zombie.
By Nirvana
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Ulisses, estás equivocado, o que eu digo é que as posições curtas não vão conseguir trazer a cotação para perto de 1 e que o aumento de capital irá acontecer perto de 1.40. Isso é o que tenho dito. 

Se já estava convencido que esta operação não traz vantagens nenhumas para os pequenos acionistas, ainda mais fiquei ao ler as págs 208/215 do tópico, aquando do AC semelhante que foi feito há ... cinco anos...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Portanto, tu achas que quando a cotação cai é porque essas pequenas posições curtas arranjam forma de manipular a acção para baixo...
As acções quando caem é porque os compradores não têm força suficiente. Porque quando há compradores com força, não há shorts nem vendedores que façam cair acções.
Sim, é dessas que falo. Penso que há algum racional nisso, mas continuo a acreditar que para qualquer retração haverá uma rápida recuperação para próximo de 1.40. Estamos a alguns dias da Assembleia e há espaço para oscilações, a Mota presta-se a isso, vamos ver. Uma correção no +indice pode ajudar as posições curtas, veremos a força da resposta.
Àlvaro Escreveu:Sim, claro falo das posições curtas, estão a contar com uma retração no índice. Veremos se lhes corre bem.
Neste momento não há nenhuma com posição superior a 0,5%.
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shor ... %2DT%20%0A
Se há com menos, obviamente não sei.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Sim, claro falo das posições curtas, estão a contar com uma retração no índice. Veremos se lhes corre bem.
Àlvaro Escreveu:Manipulatórias não diria, aqui -na hora de clicar, usam-se mais os dedos que propriamente as mãos. Vou então dizer de outra forma: há duas forças distintas na Mota, uma que quer a cotação para baixo, outra que quer a cotação para cima. Usei a palavra desespero porque estou convencido que quem quer para baixo estará a ir contra uma laje de betão, mas posso estar enganado. Não tenho nenhum problema em assumir que errei.
Falas dos "curtos" ou de outra realidade qualquer?
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Manipulatórias não diria, aqui -na hora de clicar, usam-se mais os dedos que propriamente as mãos. Vou então dizer de outra forma: há duas forças distintas na Mota, uma que quer a cotação para baixo, outra que quer a cotação para cima. Usei a palavra desespero porque estou convencido que quem quer para baixo estará a ir contra uma laje de betão, mas posso estar enganado. Não tenho nenhum problema em assumir que errei.
Qual é a intenção dessas "tentativas desesperadas"?
O que eu acho curioso nos teus posts é que sempre que uma acção segue um rumo diferente ao que tu preconizas, há sempre uma explicação manipulatória qualquer...
O que eu acho curioso nos teus posts é que sempre que uma acção segue um rumo diferente ao que tu preconizas, há sempre uma explicação manipulatória qualquer...
Provavelmente estamos a assistir a mais uma tentativa desesperada de mandar a cotação para Sul, o trivial nos últimos dias, depois volta tudo para próximo de 1.40. São tentativas interessante que permitem fazer alguns euros à boleia destas oscilações 1,37... 1,40.
forza algarve Escreveu:Goya777 Escreveu:Mas a Mota vai fazer obras na China? Competir com a própria CCC? Deve ser verdade...
Não competir.. Mas trabalhar conjuntamente.. É muito comum em obras grandes se unirem empresas
Duvido muito mas muito mesmo. Precisa lá a CCC da Mota na China para alguma coisa... Mas cá estarei para ver...
- Registado: 17/7/2014 22:33
Goya777 Escreveu:Mas a Mota vai fazer obras na China? Competir com a própria CCC? Deve ser verdade...
Não competir.. Mas trabalhar conjuntamente.. É muito comum em obras grandes se unirem empresas
trend=friend Escreveu:Também me parece isso... e assim direitos a valerem zero se a cotação das antigas não subir entretanto estratosfericamente... (coisa que duvido que aconteça antes da AG)
Antes da AG e antes dos chineses açambarcarem os direitos que precisam.
BN
Também me parece isso... e assim direitos a valerem zero se a cotação das antigas não subir entretanto estratosfericamente... (coisa que duvido que aconteça antes da AG)
Clint Eastwood
Clint Eastwood
forza algarve Escreveu:estara certinha mas que desilusao..com tudo a subir a mota ficou encalhada neste valor ao redor de 1,4...
Nas últimas sessões já temos assistido a uma realidade diferente. Quando se aproxima de 1,4 logo aparecem vendas para que esse valor não seja atingido.
É aguardar pelo próximo dia 7 e ver o que acontece.
Sem ter bola de cristal, continuo convencido que o preço dos títulos novos irá estar acima da cotação atual e da cotação durante o periodo de transação de direitos.
BN
Mas a Mota vai fazer obras na China? Competir com a própria CCC? Deve ser verdade...
- Registado: 17/7/2014 22:33
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... -historico
esta tambem poderi aser uma boa noticia para a Mota..mas nada a mexe pra cima
esta tambem poderi aser uma boa noticia para a Mota..mas nada a mexe pra cima
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 126 visitantes