Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Warrants Estruturados-visto por homemdoswarrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 8/8/2004 23:12

excelente explicação

obrigado
Visitante
 

diferenças dos estruturados em relaçao aos tradicionais

por homemdoswarrants » 8/8/2004 21:59

Como devem ter reparado no anterior post , os warrants estruturados(turbos) sao derivados que durante a sua vigencia se encontram sempre In MONEy.
Logo para o emitente deste produto como esta a valor superior ao activo e o investidor garante ao emitente as percas ate ao valor de exercicio, o emitente assim os riscos que incorre sao minimos.
Tao minimos como colocar 1 stop loss nos activos ao preço de exercicio e assim no pior dos cenarios era caso o warrant venha para out money , expirar o warrant, vendo o emitente os activos vendidos ao valor de exercicio e o investidor haver assumido a perca ate esse nivel.

Exemplo:

Call warrant da pt para 7

A pt estar a cotar a 8.30

O investidor entra com 1.30 por warrant

Neste caso o emitente compra a acçao a 8.3 entrando com 7 euros e o investidor com 1.3

Caso suba , sei la ate aos 10, a qualquer momento o investidor vende o warrant, o emitente vende a acçao a 10, retira os seus 7 e paga ao investidor 3 pelo warrant.

Caso a acçao desça ate 6.9 , o warrant acaba sem nenhum valor, o emitente vendeu a acçao a 7 e o investidor perdeu o tal 1.3 que havia dado por ele.

Mas afinal que vantagem isto traz para o investidor?

É que nos warrants tradicionais o premio pago é maior, devido tambem ao maior factor de risco que o emitente do warrant se expoe.
No TRADICIONAL o warrant pode vir diversas vezes a out money e regressar a in money , o que obriga o emitente a comprar , vender, recomprar e ter jogo de cintura suficiente para arcar com o risco de tudo isto.
No TURBO o emitente nao corre riscos quase nehnuns, simplesmente faz um emprestimo, compra o titulo, fica com ele em carteira e quem assume o risco todo é o investidor.
Tambem é dele quase todo o beneficio.Assim o premio temporal é de poucos centimos e em casos especiais nem paga valor temporal, apenas o valor exato do activo.

Na pratica jogar em TURBOS é pouco menos que jogar directamente no activo, sem que seja obrigado a ter o dinheiro todo para ele.

Claro que como quem compra um activo, ganha ou perde os pipps que ele oscila no mercado, assim tambem nos warrants turbos.
Efeito de 100%

Entao e se o activo vem abaixo do valor de exercicio?
Meu amigo se voce comprar o activo , perde esses pipps, voce aqui esta comprando indirectamente o activo, so nao fica com ele na sua carteira porque nao esta ainda pago.
Embora o possa vender a qualquer momento com o mercado a funcionar.

Nestes casos é olho por olho/dente por dente, nao perde nem mais nem menos que comprando o activo.

Ate aqui tenho falado somente em calls, em puts o com as mesmas regras inverta apenas o efeito.

Exemplo:

Put warrant pt 9

A pt estar a 8.3

Pago pelo warrant 0.7

Isto significa ter vendido uma acçao que eu nao tinha em carteira, ficando com a carteira virtual a descoberto de titulos(activo), podendo recomprar o activo a qualquer momento.

Caso o activo desça, ate 7.3 , posso mandar vender o meu warrant.
Ai o emitente recompra a acçao da pt que estava em falta por 7.3 e devolve ao investidor 1.7

Caso o activo suba ate aos 9.1
Ai assim que chegue ao 9 o warrant termina , o emitente recompra a acçao em falta a 9 , o investidor perdeu os 0.7 que pagou pelo put warrant, com o qual o emitente se ressarciu da perca.

Nestes casos ao custo do warrant tambem é pago pequeno valor temporal.De centimos.

Aqui agora cabe a cada investidor escolher qual a percentagem do valor do activo que pretende aplicar, sabendo que essa é a margem maxima de perca que o activo pode ter.

Ou seja quanto mais aplico , mais espaço o activo tem para contrariar o meu investimento, sem que expire.

So que na pratica , imagine que comprava pt(acçoes), via elas a cair todos os dias , que fazia entao?
Vendia as acçoes e assumia essa perca.

Nestes warrants o circuito é igual e a perca é simetrica.

Enquanto que nos warrants tradicionais, muitas das vezes o activo apenas caiu 5% e os warrants vem logo para zero com alavancagens de 50% ou mais.

Nos turbos so perde ou ganha , os mesmos pipps que o activo oscilou.

Ando em pesquisas , mas isto demora algum tempo com o objectivo de calcular se é possivel ressegurar em formula de STRRADLL warrants TURBOS com warrants TRADICIONAIS

Ainda nao cheguei a nada de conclusivo, logo nao recomendo a nimguem tal tentativa de momento.
Assim que terminar o estudo premiarei os membros do Caldeirao com as minhas conclusoes.

Caso alguem tenha questoes a por a so colocar.

A todos bons negocios e boa semana
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
 
Mensagens: 1421
Registado: 5/9/2003 21:18

Warrants Estruturados-visto por homemdoswarrants

por homemdoswarrants » 8/8/2004 15:18

Muitas tem sido as duvidas levantadas ultimamente pelos habituais apostadores de warrants quanto a este novo produto de alavancagem.

De facto embora na teoria pareça muito semelhante aos tradicionais warrants , tem contudo pequenas diferenças que tornam esta forma de investimento significativamente diferente.
Na teoria já li e reli alguns dos contratos deste warrants e prefiro como introduçao ao assunto entrar neste post mais pela parte pratica dos mesmos , afim de facilitar a compreensao.

No fundo quem ja investiu em warrants , saiba que estes na pratica sao identicos aos tradicionais , contudo sao warrants que so podem ser negociados enquanto em estagio in money.ou seja quando tem valor real(valor intriseco), numca podendo entrar em out money sob pena de expirar instantaneamente.

Pois a grande diferença dos restantes é que estes para alem da normal maturidade , esta pode verificar subito encurtamento do prazo por o activo entrar em valor fora de exercicio(Out MOney)

1º exemplo:

Calls nasdaq para 1350 para Setembro

Expirou na ultima sessao por o activo haver atinjido valor abaixo dos 1350.




2º exemplo

Calls dax 3675 para Setembro 7148i

O activo fechou a 3727.74

Logo o valor intriseco sera de 3727.74-3675=52.74 por exercicio

Ora neste caso apresentei dois exemplos de calls.
Enquanto no 1º expirou por entrar em in money , já no segundo o valor do warrant é de 52.74 acrescido de mais uns pauzinhos para premio temporal.


Qual a diferença entao dos outros warrants?

È que neste caso, é como se o investidor estivesse a comprar directamente o activo gozando de um emprestimo ate ao valor de exercicio e so tendo de investir o valor restante.

Quanto paga pelo emprestimo?
O premio do valor temporal.

Risco?
Caso o activo venha ao valor de exercicio, a entidade que lhe fez o emprestimo dá por terminado esse emprestimo, vende o activo e o investidor perdeu o valor pago pelo warrant.

Beneficio?
A qualquer momento e dentro da validade , o investidor pode dar ordem de venda do warrant, logo o emitente vende o activo, retem o valor do emprestimo e paga a diferença(valor intriseco)

Vantagens e desvantagens?
Neste caso é como se o investidor estiver gozando de um emprestimo que lhe é concedido por quem nao o conhece para que possa adquirir os titulos(activos)neste caso sob a forma de direitos(warrants), no qual o valor que paga de juros é um pequeno premio temporal , acompanhado da margem de risco ja incorporada no activo.

O que é a margem de risco?

3º exemplo

o Dax esta a 3727.74

Tem calls para 3675, logo neste a margem de risco é de 52.74 euros por exercicio

Tem calls para 3575, logo neste a margem de risco é de 152.74 euros por exercicio

Como a paridade é de 100/1 logo sao necessarios 100 warrants para cada exercicio.

Assim daria um valor aproximado de:
No call de 3675 0.52+premio de valor temporal.

No call de 3575 1.52+premio de valor temporal

Caso o Dax suba ambos dao 0.01 por cada ponto que o activo ganhe.
Caso desça ambos perdem 0.01 por cada ponto que o activo desça.

Contudo nao esquecer que se descer abaixo dos 3675 o de cima expira e o investidor perde o investimento, no outro isso so acontece abaixo dos 3575, gozando este ultimo de margem maior.

Nao esquecer que no de cima gozou tambem de emprestimo maior e entrou com menos capital proprio, do de baixo gozou de emprestimo menor e entrou com mais capital proprio , por isso no ultimo a margem funcionar em consonancia com o capital proprio aplicado.

obs-Como ve assim investe directamente no activo (sob titulos warrant estruturado) , gozando das mais valias do activo na integra e so tem de adiantar parte do custo desse activo.
Claro que assim que esgotada a margem com que entrou perde e acaba o jogo.


Warrant estruturados puts

Para investidores que gostem de jogar curto(na descida) os apelidados ursos.

Tem a mesma formula so que em sentido inverso.

OU seja podem vender um activo que nao tem , a descoberto pagando simplesmente um premio pelo aluguer do titulo enquanto descoberto, acrescido da margem de queda nele ja incorporada.

4º exemplo

Dax put 3875

Ora o investidor ao adquirir este warrants , é como se estivesse vendendo um titulo do activo que nao disponha em carteira a 3875, na esperança que a cotaçao deste desça e venha a repor o titulo quando este estiver cotado a valores inferiores.

Ora paga como margem
3875-o valor actual 3727.74 ou seja =147.26 pontos valor intriseco , acrescido de mais uns pauzinhos de premio(valor temporal)

Ganho?
por exercicio o investidor ganha 1 euro por cada ponto que o activo perca na cotaçao.
Para cada exercicio serao necessarios 100 warrants
Logo o valor de cada warrant situarse-a aproximadamente em 1.47+ premio temporal.

Claro que quem gere o sistema tem outras formas diferentes de alavancagem das que aqui exponho, no entanto utilizei este metodo para que fique claro este tipo de investimento.

Talvez seja conveniente cada investidor antes de apostar neste produto ler bem o contrato a ele inerente e simular a respectiva alavancagem nos sites dos emitentes.

http://www.citiwarrants.com/index.html? ... o&sLang=pt


http://www.citiwarrants.com/index.html? ... o&sLang=pt


http://www.citiwarrants.com/index.html? ... e=NO_FRAME


Quanto a praticas possiveis com este produto , ando a simular algumas e mais logo ate postarei , contudo cabe a cada investidor procurar a forma de aplicaçao que melhor se lhe adapta.
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
 
Mensagens: 1421
Registado: 5/9/2003 21:18


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, dragom, drcentimo, Ferreiratrade, latbal, m-m, malakas, PacoNasssa, Phil2014, smog63, trilhos2006 e 202 visitantes