Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gráficos Actualizados - Mercado Nacional (06/08/2004)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 6/8/2004 17:34

Bertoluci Escreveu:O marco nunca falou em quedas...falou sim em lateralização dos mercados, a verdade é essa.

Eu nunca afirmei que o mercado ía cair não. Afirmei que como estava o melhor era estar quietinho...

E como se vê, tinha razão ao contrário do Bertoluci que até me chegou a gozar e a dizer que eu ía comprar mais caro que o Bertoluci.

Bertoluci Escreveu: Só há pouco tempo para cá defendeu timidamente a tendência descendente...

Exacto!

Precisamente na mesma altura em que o Bertoluci falava em rallyes, em confiança a regressar e me perseguía por ter essa mesma opinião timidamente descendente.

Até perguntava onde é que estavam as tendências descendentes!

Bertoluci Escreveu: o facto é que os mercados já perderam bastante desde os máximos, o nosso psi-20 esteve a ganhar quase 20% e actualmente ganha somente 4%...

Nem mais. Hoje o Bertoluci está a analisar muito bem!

Bertoluci Escreveu: se o marco esteve fora do mercado ainda bem, se estivesse curto estaria bem melhor e teria aproveitado um bom dow side...

Como hoje é fácil dizê-lo.

A questão é que enquanto eu dizia que era de estar quieto e fora do mercado, o Bertoluci falava em rallyes, novos máximos, confiança e mais não sei que mais.

Eu estou muito satisfeito com as opiniões que emiti. E o Bertoluci, está com as suas?

Bertoluci Escreveu:agora neste momento tudo o que disser em termos de tendência descendente já está atrasado uns bons meses...

Ora, aí é que está errado. O Bertoluci sempre revelou perceber muito pouco de análise técnica (e infelizmente dos mercados também). A tendência nos mercados em geral até há pouco tempo era lateral. Só agora é que começa a ser descendente. O que mesmo assim não se aplica a todos os índices e a todos os títulos!

Completamente absurdos os seus posts, próprios de quem move uma perseguição cega.

O seu propósito tem sido unica e exclusivamente esse. Praticamente já não coloca mais nada sobre o mercado e já nem o nick/registo de Bertoluci utiliza.

Como sabe que há coisa de 15 dias comecei a colocar posts ainda mais pessimistas que os anteriores, exactamente quando o Bertoluci colocava posts bem optimistas, e como esse pessimismo crescente se mostrou perfeitamente justificado, vem agora afirmar que antes disso eu não estava pessimismo.

Bem, se recuar assim ainda dá comigo optimista (só tem de recuar a 2003 e princípio de 2004).

Bertoluci, já notou que me está a perseguir por eu tomar atitudes que se mostram correctas com o tempo? E muita mais correctas que as suas?

Deixe-se disso. A perder tempo a criticar assim quem está francamente melhor no mercado do que o Bertoluci, nunca conseguirá evoluir.

Não se preocupe tanto comigo. Preocupe-se mais consigo!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Visitante » 6/8/2004 17:02

O marco nunca falou em quedas...falou sim em lateralização dos mercados, a verdade é essa. Só há pouco tempo para cá defendeu timidamente a tendência descendente... o facto é que os mercados já perderam bastante desde os máximos, o nosso psi-20 esteve a ganhar quase 20% e actualmente ganha somente 4%... se o marco esteve fora do mercado ainda bem, se estivesse curto estaria bem melhor e teria aproveitado um bom dow side... agora neste momento tudo o que disser em termos de tendência descendente já está atrasado uns bons meses...
Visitante

Re: EDP

por MarcoAntonio » 6/8/2004 16:57

Bertoluci Escreveu:e já agora, o marco já vendeu o restante da posição(50%) que detinha em EDP ou foi apanhado de surpresa...

Não. Nem é caso disso. A EDP continua acima do importante suporte horizontal além de que a posição é largamente ganhadora. Tenho muito tempo para sair (além de que não fui apanhado de surpresa, o que se tem passado no mercado não é muito diferente daquilo que tenho vindo a esperar).

E mesmo que quebre o suporte não devo fechar logo essa parte de posição (devo começar por cobrir a posição com uma posição curta em warrants).

Bertoluci Escreveu: é que antes da queda que veio a verificar-se na edp o marco estava bastante optimista...

Bastante optimista? Onde? Quando?

Porque é que dispara afirmações destas para o ar?

E porque é que se preocupa tanto com a minha carteira e com as minhas análises. Não sería o caso de se preocupar mais com a suas análises e com a sua carteira?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/8/2004 16:52

Bertoluci Escreveu:O Marco foi enganado pelo mercado quando atirou com o possivel target de 12€... é isso?

Não, não é isso. Os 12€ eram o meu target caso a JMT arrancasse de novo e resolvesse em alta o padrão.

Se eu achava naquela altura (dia 26) que o padrão podería ser resolvido em alta?

Claro que sim, claro que achava.

Mas passados 3 dias o padrão desfez-se e deixei de acreditar. E dei conta disso...

Bertoluci Escreveu: e agora defende um target descendente? isto tudo claro sempre no curto prazo... porque no longo prazo só aos deuses pertence...

Eu agora e desde há vários meses para cá e ao contrário do Bertoluci defendo que isto não está para posições longas.

A JMT (como outros títulos) esteve perto de criar uma situação técnica interessante. Mas, tal como os outros, falhou no momento fulcral (nas tais resistências às quais o Bertoluci achava que nem valía a pena ligar, lembra-se?).

Como vê, vale a pena ligar e continuam a ser muito importantes.

E se algum optimismo tinha quanto à possibilidade da JMT romper aquelas resistências e partir para altos voos, perdi-o por volta do dia 29 como é possível constatar.

Agora note uma coisa, Bertoluci. Eu não acerto sempre e nem todas as minhas opiniões se vêem a constatar como correctas (nem outra coisa era de esperar).

No entanto, estou aqui (como outros participantes) todos os dias para as reflectir, actualizar e corrigir conforme o necessário.

De resto, para o mercado em geral tenho estado muito bem. Muito pouco optimista e correctamente como se tem vindo a constatar ao longo dos últimos meses.

Penso que o Bertoluci já não se recorda de quando me começou a criticar por não estar optimista, pois não?

Eu recordo-lhe: o BCP estava perto dos 2 euros, a PTC acima dos 9 e por aí adiante. Entretanto, quantas vezes o Bertoluci disse que íamos para máximos, falou em rallyes, afirmou que a confiança estava aí de novo, etc, etc?

Não acha que já era de tempo de se deixar desta perseguição?

Afinal o mercado até tem estado muito mais do meu lado do que do seu!
Imagem

Administrador Fórum

EDP

por Visitante » 6/8/2004 16:52

e já agora, o marco já vendeu o restante da posição(50%) que detinha em EDP ou foi apanhado de surpresa... é que antes da queda que veio a verificar-se na edp o marco estava bastante optimista...
Visitante

por Visitante » 6/8/2004 16:41

O Marco foi enganado pelo mercado quando atirou com o possivel target de 12€... é isso? e agora defende um target descendente? isto tudo claro sempre no curto prazo... porque no longo prazo só aos deuses pertence...
Visitante

por MarcoAntonio » 6/8/2004 16:30

Bertoluci Escreveu:No dia 26/07/2004 o MA defendia um desenvolvimento de um padrão com target para a JMT de 12€.... apesar das recentes quedas, o target ainda continua válido? se sim em que timing?

Bertoluci,

esse padrão foi invalidado há várias sessões atrás conforme tive oportunidade de referir em tempo útil e como pode constatar aqui:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hlight=jmt

MarcoAntonio a 29 de Julho Escreveu:Aqui vai o gráfico actualizado até ao momento.

Quanto ao comportamento, está a acelerar no sentido da queda desfazendo o padrão que vinha realizando e repetindo assim o comportamento de finais de 2003.

O próximo suporte credível encontra-se na zona dos 9 euros.

Neste post, datado do dia 29, chamava atenção para o facto de o padrão que tinha falado estar agora a desfazer-se. E chamava ainda a atenção para as semelhanças para com o comportamento de finais de 2003.

Bertoluci, além disso, convém assinalar que o padrão nunca se resolveu (ou seja, o sinal não chegou a ser gerado).

Considera-se resolvido o padrão quando se dá o sinal que completa o padrão. Neste caso sería a quebra em alta da linha de resistência ao que eu acrescentava, por considerar ainda mais importante, a quebra consistente da resistência dos 11€.

Ora, a primeira não chegou a acontecer e a segunda muito menos. Pelo que o padrão que estava a desenvolver-se nunca chegou a confirmar-se.

Antes pelo contrário, poucas sessões depois acabou sendo anulado, do que eu dei conta atempadamente.

Bertoluci, obviamente que a partir desse momento o target dos 12€ deixou de ter qualquer interesse (pelo menos no curto-prazo) pelo que as minhas referências passaram a ser os suportes, primeiro 9.00 e 8.80€ quebrada esta zona, os 8.25€.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 6/8/2004 16:20

No dia 26/07/2004 o MA defendia um desenvolvimento de um padrão com target para a JMT de 12€.... apesar das recentes quedas, o target ainda continua válido? se sim em que timing?
Visitante

por MarcoAntonio » 6/8/2004 16:07

PTM

Mais uma a testar o suporte horizontal.
Anexos
ptm-20040806a.png
ptm-20040806a.png (16.16 KiB) Visualizado 849 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/8/2004 15:56

PTC

Não há muito a acrescentar relativamente à PTC. Manter debaixo de olho os 8.30€ e para já é tudo...
Anexos
ptc-20040806a.png
ptc-20040806a.png (18.45 KiB) Visualizado 882 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/8/2004 15:43

JMT

O comportamento actual cada vez se assemelha mais com o de finais de 2003. Já tinha chamado por diversas vezes para a semelhança de comportamentos. Desta vez existia uma zonad e suporte nos 8.80-9.00€ que chegou a dar a impressão de poder suster o título mas que acabou por falhar resultando em nova aceleração da queda.

Agora temos em torno dos 8.25€ novo potencial suporte.
Anexos
jmt-20040806a.png
jmt-20040806a.png (16.61 KiB) Visualizado 891 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/8/2004 15:37

IPR

Um dos títulos que se vinha apresentando em melhor momento mas que cede agora à pressão do mercado. Já ontem fazía referência a esta situação: não acreditava que a IPR fosse capaz de fazer muito mais nesta conjuntura. Esta queda parece-me natural já que a IPR não é um título defensivo nem pouco mais ou menos.
Anexos
ipr-20040806a.png
ipr-20040806a.png (18.4 KiB) Visualizado 909 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/8/2004 15:27

EDP

Não está convidativa (nem ela nem o mercado em geral) mas mantém-se por enquanto «confortavelmente» acima da importante zona de suporte.
Anexos
edp-20040806a.png
edp-20040806a.png (18.62 KiB) Visualizado 930 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/8/2004 15:19

BRI

Continua a batalha com os 6 euros...
Anexos
bri-20040806a.png
bri-20040806a.png (19.06 KiB) Visualizado 946 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/8/2004 15:11

BPI

Entretanto vai-se confirmando o agravar da situação técnica do BPI na sequência da quebra do seu suporte. E já não ficou longo dos 2.75€, o próximo suporte de relevo, com o mínimo intraday de hoje nos 2.79€...
Anexos
bpi-20040806a.png
bpi-20040806a.png (19.99 KiB) Visualizado 968 vezes
bpi-20040806b.png
bpi-20040806b.png (26.41 KiB) Visualizado 966 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Gráficos Actualizados - Mercado Nacional (06/08/2004)

por MarcoAntonio » 6/8/2004 15:03

Isto continua complicado pelo que o melhor é continuar à sombra. Já agora, uma pequena nota, se a tendência descendente se vier a instalar nos mercados, o que está a ameaçar ocorrer (ver os gráficos dos índices aqui colocados ontem), começarei a considerar as posições curtas atraentes.

Quanto aos papéis do nosso mercado...

BCP

Nada de novo: a tendência era e continua a ser descendente. Não há ainda sinais de inversão. O próximo suporte importante encontra-se pelos 1.64 enquanto que os actuais 1.70-1.72 desempenham também eles o papel de pequeno suporte (ainda não muito relevante).
Anexos
bcp-20040806a.png
bcp-20040806a.png (18.5 KiB) Visualizado 991 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, Crissssx, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PacoNasssa, Phil2014, PMP69, trilhos2006 e 154 visitantes