Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Incompetência Bancária

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Comentário

por valves » 9/8/2004 10:33

Eu acho que não se deve inputar a culpa exclusivamente nos balcões se bem que um empregado bancário moderno deva pelo menos compreender aquilo que vende, para não criar falsas expectativas aos clientes agora os grandes responsaveis são quem concebe os ditos produtos estruturados tem que haver uma preocupação e uma consciencialização de que se o cliente tiver uma rentabilidade positiva acima de aplicações alternativas de baixo risco vulgo ( DP;FT)ele vai repetir a experiencia ou seja só se consegue fidelizar clientes a esses produtos se lhes der algo a ganhar que vailha a pena se não obviamente não repetirão a experiencia ... lembram -se de há uns dias atrás ter vos contado a fabula da galinha dos ovos de ouro ... bem pois está aqui mais um exemplo em que como a banca deve estudar mais essa pequenina fabula ...

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re: Caro Wallace

por artista_ » 6/8/2004 19:18

Tretas... Escreveu:Não bem incompetência bancária,

eles apenas são vendedores, e têm de vender aquilo que a direção regional via sede lhes impinge.

agora cabe a nós tb nos informarmos minimamente acerca daquilo que estamos a comprar.

ou o amigo não se informa tb quando vai comprar um carro ou uma aparelhagem?

Já agora o bom vendedor não precisa de saber muito acerca do que está a vender, apenas precisa de convencer o potencial (comprador ou otário) de que o produto é optimo.

Infelizmente é uma má pratica comercial, mas é a vida!!!!

Compreendo que as coisas acabam por funcionar assim, mas discordo por completo que achem que isso seja correcto...

São vendedores, não precisam de saber o que vendem???!!! desculpem lá mas...

Não quero acreditar que se possam aceitar estas coisas como normais, se nos dão informações falsas temos de reclamar, e a sério.

Eu quando tenho problemas com o meu banco (e já tive bastantes) não vou à agência armar peixeirada, vou directamente "lá acima" e na maioria dos casos resolvem-me a situação...

Registado: 17/3/2003 22:51

Plenamente,

por pergas » 6/8/2004 16:47

...de acordo com o LION! Muito bem dito! Hoje em dia vende-se e vende-se e vende-se, não há tempo para parar e pensar! E ou se cumprem os objectivos ou a porta da rua está logo ali!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Lion_Heart » 6/8/2004 16:21

Meus amigos,hoje em dia um vendedor ,TEM que vender .Seja bananas,madeira,avioes,colchoes,fundos,€€€.
Nao interessa,o que interessa e €€ e cumprir objectivos.O vendedor nao se importa nem quer saber se o que vende e bom ou mau,ele so quer e manter o seu emprego e mais nada.E o problema hoje em dia sao os objectivos e a facturaçao .Portanto tem que se apanhar os "lorpas" .E a maioria do povo Portugues ainda nao abriu os olhos para isso.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Incompetência

por Tretas... » 6/8/2004 16:09

Caro William.

Sou tb da opinião de que o vendedor deve sempre saber bem o que está a vender, infelizmente na nossa praça, esta politica não é corrente...

Alias como já pode bem observar....
Tretas...

por William Wallace » 6/8/2004 16:05

Caro Tretas,
Antes de mais obrigado pelas suas respostas às quais tenho a dizer o seguinte:

eles apenas são vendedores, e têm de vender aquilo que a direção regional via sede lhes impinge.

agora cabe a nós tb nos informarmos minimamente acerca daquilo que estamos a comprar.

É bem verdade que nos devemos informar muito bem acerca daquilo que estamos a comprar. O Problema é que nem toda a gente tem a formação necessária para distinguir um bom produto financeiro de outro menos bom. E aí vai-se buscar informação aonde?
Existe muita gente até com educação superior que não tem qualquer vocação para gestão de património e que se entrega pura e simplesmente ao seu "gestor de conta" bancário.
Pegando num exemplo extremo: Ninguem vai investigar a receita que um médico lhe passou se é uma boa ou má receita. Simplesmente confiamos!
Se me explicar uma boa forma de um leigo em finanças investigar a qualidade de um produto financeiro num determinado "time-frame" eu sou todo ouvidos...

Já agora o bom vendedor não precisa de saber muito acerca do que está a vender, apenas precisa de convencer o potencial (comprador ou otário) de que o produto é optimo.

Aqui discordo em absoluto!
Na minha opinião um bom Vendedor precisa de saber mais do que qualquer outra pessoa sobre o produto que está a vender. E se calhar é exactamente aqui que está o problema. Os bancários sabem mesmo muito pouco sobre o que estão a falar o que tranforma até potenciais bons produtos em verdadeira banha da cobra!!!

Atenciosamente,
William
....Aye, fight and you may die, run and you'll live....at least a while. And dying in your beds many years from now, would you be willing to trade all the days from this day to that for one chance, just one chance to come back here and tell our enemies...that they may take our lives, but they'll never take our freedom!

Registado: 1/7/2003 17:07

Caro Wallace

por Tretas... » 6/8/2004 15:16

Não bem incompetência bancária,

Infelizmente é uma má pratica comercial, mas é a vida!!!!
Tretas...

Re: Incompetência Bancária

por artista_ » 6/8/2004 14:39

William Wallace Escreveu:Na minha opinião os funcionários bancários que tentam "vender" estes produtos não fazem a minima ideia do que é que estão falar. Estes funcionários não possuem qualquer formação sobre o funcionamento dos mercados, análise técnica ou fundamental. 99% não percebe o minimo aceitável sobre os produtos que tenta vender.
William

Se percebessem um pouco que fosse não conseguiriam vender os produtos com a décima parte da convicção com que o fazem! :) :lol:

Nunca comprei mas já tive algumas conversas, e assisti a outras, sobre acções (sobretudo do BPA)... se não tivesse na altura tb eu entalado, acho que me tinha atirado para o chhão a rir...

Registado: 17/3/2003 22:51

por zé povinho » 6/8/2004 11:35

os empregados bancários, na maior parte dos bancos, são hohe encarados como potenciais vendedores a quem são fixados objectivos comerciais.

para poderem cumprir esses objectivos vão fazendo o que podem e muitas vezes venden a "ideia" que lhes foi também vendida.

já fui apanhado uma vez num produto desses, com garantias de grandes rentabilidades, sendo que o me está a "safar" é o Capital Garantido, pois se assin não fosse ao fim de 2 anos e meio em vez de lucros teria 4% de prejuizo

Registado: 4/11/2002 23:38

Incompetência Bancária

por William Wallace » 6/8/2004 11:26

Alguem já foi alguma vez aliciado pelo seu banco para adquirir produto estruturado A ou B?
Determinado fundo com componente em acções, obrigações, etc.?
Determinado depósito a prazo para metade do investimento e o resto num fundo com elevadissimo potencial de valorização?

Se alguem estiver a ler este post e a pensar em seguir os conselhos do seu gestor de conta ou afim para aquisição de um determinado "produto mágnifico com valorização espectacular nos últimos 2 anos" a minha sugestão é: pense duas vezes!!
Na minha opinião os funcionários bancários que tentam "vender" estes produtos não fazem a minima ideia do que é que estão falar. Estes funcionários não possuem qualquer formação sobre o funcionamento dos mercados, análise técnica ou fundamental. 99% não percebe o minimo aceitável sobre os produtos que tenta vender.
Constato que muitas (senão todas) instituições bancárias vendem estes produtos como quem vende bananas numa mercearia.

Alguem partilha desta visão?

William
....Aye, fight and you may die, run and you'll live....at least a while. And dying in your beds many years from now, would you be willing to trade all the days from this day to that for one chance, just one chance to come back here and tell our enemies...that they may take our lives, but they'll never take our freedom!

Registado: 1/7/2003 17:07

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, boavista, dragom, Ferreiratrade, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PacoNasssa, Phil2014, smog63, trilhos2006 e 181 visitantes