Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

JMT: inversão à vista?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: JMT: inversão à vista?

por MarcoAntonio » 5/8/2004 20:38

Touro Escreveu:No fundo podemos dizer que a crença na AT é a alavancagem da mesma, isto é, quantos mais acreditarem nela melhor ela funciona. No entanto, a AT tem algo de intrínseco e independente da quantidade de investidores que analisam os gráficos. Algo que se relaciona com o sentimento do mercado e que é traduzido nos gráficos. Quero dizer com isto que, mesmo que ninguém olhe para os gráficos, os padrões técnicos formam-se na mesma, embora acreditando que nestes casos sejam mais difusos.


De acordo. Até porque se os méritos da AT se devessem a aqueles que acreditam nela, ela não tería surgido pois antes de ser «descoberta» ninguém acreditava nela.

Os padrões que se desenvolvem nos gráficos derivam de padrões comportamentais dos investidores e não pelos investidores estarem a olhar para os gráficos.

Aliás (e nesse ponto discordo um pouco do Touro), a minha opinião vai no sentido de, caso hajam muitos investidores a apostar num determinado título numa perspectiva puramente técnica então a AT tende a deixar de funcionar correctamente.

A AT detecta determinados padrões e determinadas ineficiências do mercado. Se uma grande massa de investidores está a detectar esses padrões e essas ineficiências então eles próprios, num efeito de feedback, vão alterar o gráfico e canibalizar os ganhos (basicamente é a teoría da distribuição da informação, se muitos investidores tiverem acesso a uma determinada informação, essa informação torna-se pouco lucrativa... a informação só é realmente lucrativa quando são poucos os que a conhecem/detectam). Assim, a AT só é lucrativa quando são poucos os investidores que estão a investir com base em informação puramente técnica (felizmente assim acontece, ao contrário do que por vezes poderá parecer, os investidores que investem realmente com base na AT e exclusivamente com base na AT, são em número bem reduzido e o próprio impacto deles no mercado também).

Convém ainda recordar que, para agravar já esta percentagem reduzida, tendem a ser investidores de capital mais reduzido que investem com base na AT. Grandes institucionais (que representam o grosso do capital) tendem a investir com base noutros pressupostos e fundamentos, até pelas razões que referi. Não estão em condições de fazer uso da AT dado que os seus movimentos adulteram seriamente os gráficos...

Enfim, isto dava pano para mangas.
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41066
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

JMT: inversão à vista?

por Touro » 5/8/2004 20:17

Já aqui se falou que as recentes quedas têm origem em alguém a desfazer-se de uma posição, e isso tem toda a lógica dado que há 11 sessões consecutivas que ela faz velas negras. E quem está a vender está com pressa, porque não está a deixá-la 'respirar'. :wink:

Os títulos do nosso mercado, e particularmente papeis muito pouco líquidos como a JMT, são muito sensíveis a este tipo de operações.

Vamos esperar que alguém decida tomar uma posição no papel. :mrgreen:

O JAS diz que a AT nestas condições (baixa liquidez)não funciona. Eu não sou tão radical e digo que funciona menos bem...

No fundo podemos dizer que a crença na AT é a alavancagem da mesma, isto é, quantos mais acreditarem nela melhor ela funciona. No entanto, a AT tem algo de intrínseco e independente da quantidade de investidores que analisam os gráficos. Algo que se relaciona com o sentimento do mercado e que é traduzido nos gráficos. Quero dizer com isto que, mesmo que ninguém olhe para os gráficos, os padrões técnicos formam-se na mesma, embora acreditando que nestes casos sejam mais difusos.


Análise à JMT

Em termos técnicos, pode-se dizer que após um período caracterizado pela formação de velas de indefinição as quedas aceleraram com a quebra em baixa da MM20, não tendo sido paradas pela MM50 nem pelo suporte na zona dos 9/8,8 euros.

O próximo suporte está na zona dos 8,2 EUR, no entanto, há ainda a considerar uma suposta LTA, que a funcionar deveria suster a cotação ao nível dos 8,42 EUR. Se não funcionarem os dois suportes anteriores poderemos ver a JMT nos 7,4 EUR, hipótese que considero pouco provável.

Acredito que este ciclo de quedas esteja prestes a terminar. Aguardemos pelo sinal de inversão.
Anexos
jmt20040805.png
jmt20040805.png (69.29 KiB) Visualizado 260 vezes
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, Carrancho_, Crissssx, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PacoNasssa, Phil2014, PMP69, trilhos2006 e 170 visitantes