Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Entrei no BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Axim intendo

por M.Mor » 4/8/2004 10:45

Com essas entradas curtas a favor da tendência prevejo que o Profitaker deve ter feito um encaixe valente
M.Mor

os PER e o BEARMARKET

por Profitaker » 4/8/2004 9:48

Anonymous Escreveu:Caro Profitaker,

O PER não é uma comparação de preço com dividendo, mas sim de preço com resultado líquido por acção.

É verdade. Obrigado pela correcção Sr. Anónimo.

Para o caso, essa incorrecção não altera nada da minha idéia... que eu saiba, e geralmente falando, nunca houve aumento de dividendos (Dividends) sem haver aumento de resultados líquidos por acção (Earnings). Na generalidade, elas acompanham-se sempre muito bem.

A conclusão continua a ser a mesma: Os preços das acções ainda estão históricamente "caros" tanto comparados com os Earnings, como com os Dividends, como pelo Price-to-book ratio.

De resto, nunca precisei de dominar rigorosamente os termos económicos para saber ler correctamente um gráfico com a Análise Técnica. Ela nunca me deixou ficar mal nas minhas previsões para os mercados. E a previsão actual continua a ser de: FORTES QUEDAS PELA FRENTE !!

Espero estejam a lucrar bem com os vossos shorts, ou estejam fora dos mercados, e em segurança, como eu em boa-hora recomendei, já desde 10 de Março. Fiquem bem.

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

por Visitante » 3/8/2004 16:42

Caro Profitaker,

O PER não é uma comparação de preço com dividendo, mas sim de preço com resultado líquido por acção.

Um abraço
Visitante

cadé o bertoluci?

por bertinho » 3/8/2004 16:30

cade' o bertoluci...da ultima vez que apareceu tava todo cunfiante mas ja' foi 'a uns dias... que e' dele?
bertinho

por valves » 29/7/2004 11:01

Mas a conversa ainda dura e com interesse !!!
realmente o BCP move montanhas ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Factos sobre os mercados

por Profitaker » 29/7/2004 2:38

Neto de Satanás Escreveu:A mim só me interessam os dados macroeconómicos que um dia se vão reflectir nos preços das acções das empresas que,

Temos maneiras diferentes de abordar os mercados. Você é o que se chama um "investidor" ou um trader de análise Fundamental (analisa os aspectos fundamentais das empresas e das economias) e eu sou um trader de Análise Técnica ("dêem-me um gráfico!").

Só um reparo à sua afirmação: "dados macroeconómicos que um dia se vão reflectir nos preços das acções das empresas "... isto não é 100% garantido de acontecer como demonstram os gráficos sobrepostos da Economia Real (o PIB por ex.) e dos Indices Bolsistas e que geralmente demonstram um grande desfazamento entre os dois, nem é garantido que o mercado reconheça esses bons fundamentais das empresas no momento que você deseja, e desse modo, o mercado pode obrigá-lo a passar uns bons anos à espera que o preço dos títulos suba significativamente, mesmo que os fundamentais sejam sempre sólidos ou cada vez melhores durante esse período.

A vantagem da Análise Técnica neste caso, é que consegue identificar títulos (ou índices) quase no ponto exacto do ínicio dos seus movimentos significativos, e o retorno do investimento é inevitávelmente mais rápido.

Mas também há investidores fundamentais de sucesso, segundo dizem (Warren Buffet é um exemplo). Pergunto-me é se eles são verdadeiramente apenas investidores fundamentais. É que o seu toque é de "Midas", e basta dizer-se ao mercado que o Buffet comprou acções da empresa "XYZ", e todos os coelhos saltam das cartolas e começam a comprar até ela subir 500% nesse dia e o Buffet começar a realizar as suas mais-valias. Assim também eu não me importava de ser fundamentalista.

Neto de Satanás Escreveu:pela sua actividade e gestão, fazem pela sua creatividade evoluir o mundo.

Isto é muito bonito em teoria. Mas na prática das finanças, as coisas não evoluem de um modo linear e estável, mas antes, em ciclos alternados. Ciclos de expansão e ciclos de estagnação (e regressão) para correcção dos excessos cometidos a nível estrutural nas economias, como o sobreendividamento e os déficits, e esse ciclo prolonga-se até que se superem as crises de falta de confiança dos agentes económicos e dos consumidores. E tudo isso reflecte-se nos gráficos que os analistas técnicos estudam. Nestes gráficos, é possível ver esses ciclos de expansão-contracção a desenrolarem-se em tempo real! E até ver, ainda estamos num desses mega-ciclos de contracção económica (apesar dos relatórios recentes marginalmente positivos, mas que não garantem nada em termos de futuro). As previsões de crescimento económico da OCDE ou dos bancos centrais para os próximos anos são FALÍVEIS. Durante os últimos 4 anos, viu-se isso vezes sem conta... como podemos confiar com absoluta certeza nas previsões que eles fazem para os próximos 2 anos? Eles simplesmente assumem que o crescimento vai ser esse, fazendo uma extrapolação directa das condições actuais até esse prazo futuro... O problema é que a realidade não funciona assim... existem choques, existem crises de confiança, existem mega-falências graves, existem crashes bolistas, existem atentados terroristas... e nada disso é considerado (porque não pode ser) nessas previsões. É um pouco como as previsões dos price-targetes para as acções... só servem para uma coisa: serem ignoradas completamente.
Só os gráficos mostram a realidade presente com fidelidade e com muito trabalho e estudo, até permitem vislumbrar o futuro.

Neto de Satanás Escreveu:Quando observo o mundo que conheci e o que agora conheço encontro um Bullmarket muito superior ao que tu viste no gráfico.

Podes estar a ver o mundo de uma prespectiva demasiado limitada, do ponto de vista tecnológico ou do ponto de vista de um consumidor abastado em que os brinquedos disponíveis para comprar, são cada vez melhores... Agora tenta ver esse mesmo mundo do ponto de vista dos déficits, do endividamento per capita, dos elevados PERs (preço da acção comparado com o dividendo que ela dá), do acentuar das disparidades sociais, das agressões ambientais, do desemprego... e vais ver que o mundo actual é muito mais feio do que era o mundo há umas épocas atrás. E tudo isto vai precisar de anos para põr em ordem, de modo a ter um novo crescimento sustentado (os japoneses já estão há 15 anos a tentar pôr sua casa em ordem, sem sucesso e com a taxa de suicídios em níveis record - já ninguém se lembra dos preços especulativos por metro quadrado em Tóquio nos anos 80, mas que envenenou a economia durante uma geração!). Os índices bolsistas são sensíveis a estas coisas, quer se pense nisso, quer não... e isto porque tudo isso contribui para o crescimento sustentado e para alterar o sentimento dos investidores, que é o verdadeiro motor do mercado. O sentimento, as emoções e psicologia colectiva, e não as fórmulas e as teorias macroeconómicas! O mercado mastiga e deita fora qualquer fórmula que se lhe tente impôr. Qualquer uma. É um sistema não-linear, caótico.

Neto de Satanás Escreveu:Nos anos 50 andava de tamancos; nos 60 de botas cardadas;nos 70 de sapatos finos; nos 80 botas de marca +sapatos,nos 90 sapatos +botas de marca e ventiladas.....

Com os automóveis a mesma coisa

carocha; mini; honda; Bmw..... cada vez melhores e mais rápidos.

E se Deus quiser, vais ter brinquedos cada vez melhores para comprares, porque a tecnologia só tem um sentido: progresso. O mesmo não se passa com a evolução das cotações, como podes constatar verificando qualquer gráfico de bolsa. Eles raramente são uma linha ininterrupta de subida. E a explicação para esse fenómeno, dei-a acima.

Neto de Satanás Escreveu:Por isso não me impressiona muito o sentimento bear de muita gente. Mas digo-te: penso no que dizes e o que tu dizes já muitas vezes o disse para mim próprio- será possivel o caminho ser sempre para melhor?

O povo diz... "não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe"... estes provérbios são muito sapientes.

Neto de Satanás Escreveu:Eu creio que a interrupção deste Bullmarket ,a acontecer,será visivel na macroeconomia e só causas "contra natura" o poderiam provocar, nesse caso,poderia ser catastrófico.

Mesmo sem haver um rastilho, o mercado pode explodir. Mas como existem ciclos nos mercados, geralmente o que acontece, é que quando um ciclo negativo está activo o mercado encontra-se metafóricamente falando, como estivésse posicionado e vacilante junto a um precipício, e nessa condição, qualquer notíciazinha "má" serve de rastilho para o empurrar precipíco abaixo. Há alturas em que o mercado está mais sensível a notícias negativas e noutras alturas o mercado está menos sensível a essas notícias, ou até sobe em dias em que há notícias que supostamente deveriam tê-lo feito cair. De certeza que vocês já viram esse fenómeno vezes sem conta... Porquê isto acontece? Porque ao contrário do que o mundo financeiro e dos media nos educaram a acreditar, não são verdadeiramente as notícias que movem os mercados, mas sim os ciclos de mercado, ditados pelos ciclos de sentimento colectivo e de psicologia colectiva de todos os agentes, desde os consumidores, aos investidores, que realmente ditam os preços.

Neto de Satanás Escreveu:Por enquanto pensamento positivo

Amigo, estamos a falar de coisas diferentes. Eu também sou optimista em muitas coisas da vida. Mas não é dessas coisas que estamos a falar, pois não?

Estamos a falar dos mercados, e para nos mantermos neste tópico, asseguro-lhe que a melhor maneira de sobreviver no mercado, não é ter pensamento positivo nem negativo, não é desejar, não é sonhar, não é rezar, não é lutar, nem é impôr a nossa vontade ao mercado. A melhor maneira de sobreviver e prosperar no mercado é seguir a realidade tal e qual como ela é revelada pelos gráficos, e seja ela positiva ou negativa.

É isso que estamos aqui a fazer, estamos a tentar analisar o mercado com lucidez e sem ilusões. Não estamos a tentar formular desejos para a nossa vida em geral, e muito menos para o mercado. Ele é surdo aos nossos desejos. É uma besta indomável e caprichosa, em constante mutação e bipolarmente maniaco-depressiva, e que só revela os seus segredos e só nos enriquece, se a amarmos e a respeitarmos com total reverência e humildade. :wink:

Porque a conquisa do mercado, consegue-se no fundo, através da conquista de nós próprios, do nosso ego e dos nossos defeitos --- nunca um mercado vai recompensar um teimoso, e nunca um mercado vai recompensar um perguiçoso. Isto só para dar um lamiré, porque o post já vai longo.

Fiquem bem.

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

por Touro » 29/7/2004 0:48

Profitaker

Gostaria de lhe perguntar em que se baseia para afirmar que último movimento de alta que se verificou nos mercados foi uma correcção ao "maior bear market dos últimos 70 anos".

Não considerou a hipótese do bear market iniciado em 2000 ter acabado, não sendo assim o maior dos últimos 70 anos, e estarmos agora num novo bull market, sendo as quedas recentes uma correcção?

Você que gosta de analisar o passado, já verificou se o recente movimento de alta, devido à sua dimensão, pode ser considerado uma correção do bear market? Olhando para o seu gráfico do S&P, durante a fase 'bullish' não se consegue ver uma correcção em baixa com esta dimensão.

Para terminar, e baseando-me nos fundamentais da economia mundial, acredito que estamos em bull market, sendo o movimento que se verifica desde Março uma correcção da forte subida que o precedeu.

Em Portugal temos a economia a reiniciar o crescimento, sendo isto consensual entre os economistas, e nos EUA temos também a economia a acelerar, estando no início de um ciclo de subida de taxas de juro. Neste cenário não consigo perceber o fundamento de você dizer que os mercados vão cair.

Eles atá podem cair, mas a meu ver o mais lógico neste momento e com base nos dados disponíveis da economia real o mais provável é que continuem a subir. Naturalmente com as esperadas correcções, como julgo ser esta por que estamos a passar.

Lembro-me que há uns tempos atrás lhe chamei profeta dos mercados, e se você não explicar muito bem as bases dessa sua convicção, as suas previsões não passam de profecias. São simples conjecturas sobre os mercados.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

Ok Profitaker

por Neto de Satanás » 29/7/2004 0:40

Registo os teus argumentos e não os rebato com a mesma moeda porque não domino essas técnicas.

Os gráficos das empresas que me interessam tenho-os na cabeça balizados pelos preços de várias épocas.

A mim só me interessam os dados macroeconómicos que um dia se vão reflectir nos preços das acções das empresas que,pela sua actividade e gestão, fazem pela sua creatividade evoluir o mundo.

Quando observo o mundo que conheci e o que agora conheço encontro um Bullmarket muito superior ao que tu viste no gráfico.

Nos anos 50 andava de tamancos; nos 60 de botas cardadas;nos 70 de sapatos finos; nos 80 botas de marca +sapatos,nos 90 sapatos +botas de marca e ventiladas.....

Com os automóveis a mesma coisa

carocha; mini; honda; Bmw..... cada vez melhores e mais rápidos.

Por isso não me impressiona muito o sentimento bear de muita gente. Mas digo-te: penso no que dizes e o que tu dizes já muitas vezes o disse para mim próprio- será possivel o caminho ser sempre para melhor?

Eu creio que a interrupção deste Bullmarket ,a acontecer,será visivel na macroeconomia e só causas "contra natura" o poderiam provocar, nesse caso,poderia ser catastrófico.

Por enquanto pensamento positivo

um abraço
Neto de Satanás

Re: Vamos fazer uma aposta?

por Profitaker » 28/7/2004 22:24

Neto de Satanás Escreveu:Quando acabar o ano temos o Dow acima dos 11000 e o Nas dos 2200

É a sua opinião. E com todo o respeito, não partilho dela.

Porquê? Porque mesmo que eu estivésse enganado, e o DOW fosse em direcção aos máximos do ano ainda este ano, ele não teria tempo suficiente para subir até aos 11 mil, até ao final do ano. Simplesmente porque o padrão que está a desenhar no gráfico, não está completo na descida, e quando o estiver, já estará muito mais abaixo do que está agora, e estará muito perto do final do ano para cumprir esse target de 11 mil pts até 31 de Dezembro.

Quanto ao Nasdaq, o meu argumento é muito análogo.

Mais abaixo apresento o gráfico do S&P500, que é mais representativo da bolsa americana, pois compreende a cotação de 500 empresas e não de apenas 30 do DOW, onde se pode o fim do Bullmarket mais longo da história chegar ao fim em Março de 2000. No ínicio de 2001 temos a confirmação técnica do fim desse Bullmarket, e a confirmação técnica do início do Bearmarket que até prova em contrário, ainda não terminou... em 2003, o Bearmarket teve uma normalíssima interrupção, bem denunciada técnicamente pelo triple do bottom, e que deu origem a este saboroso "ressalto" de 2003 para os bulls deprimidos pelos últimos anos de quedas... Contudo, desde o início deste ano, que já estamos com 5 meses de formação técnica descendente (picos máximos e picos mínimos relativos inequívocamente descendentes), com a força interna dos mercados a desvanecer-se tanto a nível dos A/D Line, como dos volume, como dos momentum indicators, e com uma rotura clara da linha de tendência de subida de 2003 (a segunda linha azul). É por tudo isto que digo e reafirmo que estamos precisamente no ponto mais perigoso dos mercados desde 2003.

Por isso pergunto-me... para quê estar no mercado neste péssimo momento de incerteza? Mesmo que eu venha a estar totalmente errado na minha previsão pessimista de longo-prazo, não é preferível sacrificar um bocado da potencial subida, mas entrar no mercado só e quando este topo descendente fôr rompido para cima, e garantir assim, do ponto de vista técnico, uma posição com muito mais segurança?

Isto é o que eu tenho a dizer aos Bulls. Porque a minha postura real e pessoal é Bearish, e manifestamente SHORT em diversos instrumentos fora de Portugal. Mas atenção... eu sou um trader de curto-prazo, e estou com esta posição lucrativa há já algum tempo... genéricamente falando e no imediato, não creio que seja seguro entrar SHORT, porque existe o risco de um "ressalto" e de uma possível rotura para cima da linha azul fina no gráfico do Nasdaq, e que pode potenciar as subidas e trucidar os shorts iniciados agora. Contudo, e depois dessa hipotética subida terminar, para mim, isso representaria uma luz verde para retomar as posições SHORT. Portanto, aviso para terem cuidado com o timing dos SHORTS, especialmente para os operadores bearish de curto-prazo.

Neto de Satanás Escreveu:Não entendo porque estão os mercados mais perigosos do que estavam em 2003.Será pelo petróleo?Será pelo terrorrismo?

Nunca me baseio em factores fundamentais para fazer as minhas análises. Sou estritamente um analista técnico, porque acredito ser o tipo de análise mais abrangente e eficaz para mim, portanto, não busco razões nos jornais para explicar os movimentos dos mercados, porque penso ser um exercício desadequado e no fim das contas, inútil. O mercado faz o que quer, independentemente das notícias ou das expectativas da maioria. Analiso estritamente os gráficos, pois eles dizem-me tudo o que é preciso saber. E por isso, aconselho todos a aprenderem a estudar gráficos.

Neto de Satanás Escreveu:não acredito que os minimos de Março 2003 venham a ser atingidos.

Se eu te contásse a quantidade de pessoas que também me juravam a pés juntos que não acreditavam que os mercados cairiam o que cairam desde Março de 2000 até Outubro de 2002, se calhar ficarias admirado.

Neto de Satanás Escreveu:Guardo desse tempo excelentes recordações,deu para sacar até ao fim do ano e de que maneira!

Parabéns... mas... estás a falar de recordações do passado, não estás a falar do que se está a passar no presente! Todas as tendências têm um fim. E na bolsa, temos de negociar o presente.

Neto de Satanás Escreveu:Também sou dos que nunca investe tudo em bolsa mas isso é devido à natureza dos mercados.Os interesses que se movem à sua volta obrigam a estes altos e baixos .Esta baixa foi precisamente desencadeada pelos intereses desses players.

É difícil manipular mercados gigantescos como o norte-americano e outros mercados mundiais, todos em simultâneo. É preciso ter uma boa dose de fé nas teorias de conspiração para acreditar nisso. Mas sabes... eu nem me preocupo se isso de facto acontece ou não. Os gráficos dizem-me tudo o que se está a passar, e para mim, basta seguí-los.

Neto de Satanás Escreveu:Eu vou metendo a cabecinha e espero não ficar decapitado

Todos o fazemos, e às vezes fica lá algum cabelo! ;)

Bons negócios.

Um abraço.
Anexos
20040728-NASDAQ.GIF
20040728-NASDAQ.GIF (21.46 KiB) Visualizado 1361 vezes
20040728-SPX.GIF
20040728-SPX.GIF (28.07 KiB) Visualizado 1345 vezes

Vamos fazer uma aposta?

por Neto de Satanás » 28/7/2004 20:01

Quando acabar o ano temos o Dow acima dos 11000 e o Nas dos 2200

Não entendo porque estão os mercados mais perigosos do que estavam em 2003.Será pelo petróleo?Será pelo terrorrismo? não acredito que os minimos de Março 2003 venham a ser atingidos. Guardo desse tempo excelentes recordações,deu para sacar até ao fim do ano e de que maneira!

Também sou dos que nunca investe tudo em bolsa mas isso é devido à natureza dos mercados.Os interesses que se movem à sua volta obrigam a estes altos e baixos .Esta baixa foi precisamente desencadeada pelos intereses desses players.Eu vou metendo a cabecinha e espero não ficar decapitado
Neto de Satanás

IMHO, ESTAMOS NO PONTO MAIS PERIGOSO DOS MERCADOS DESDE 2003

por Profitaker » 28/7/2004 19:40

De nada, bertoluci, é sempre com enorme prazer que disponibilizo as minhas opiniões para quem as quiser ler.

E também é bom termos opiniões distintas para haver riqueza e diversidade de opinião, e apesar dessa diferença, respeitarmo-nos e conversarmos cordialmente e cavalheirescamente.

Sempre à disposição.

Um abraço.

por bertoluci » 28/7/2004 19:26

Estou esclarecido...

Respeito a sua posição short em relação ao bcp, embora não concorde com ela... aprecio sempre alguém que tem a coragem de tomar uma posição sobre o mercado ou em acções...

Abraço e bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

Re: Profitaker

por Profitaker » 28/7/2004 19:15

bertoluci Escreveu:Caro Profitaker,

Pressumo por aquilo que acabou de escrever que o Profitaker esteve curto até bem pouco tempo atrás e que agora mantém o dinheiro fresquinho no banco...

A minha pergunta vai no sentido de saber a razão pela qual deixou de estar curto?

Abraço e bons negócios

bertoluci,

Estava a falar em resposta à pergunta do "neto" que me inquiria qual é que eu achava ser a altura que "isto" ia começar a subir... presumi que ele se referia à melhor oportunidade para COMPRAR e foi nesse contexto que lhe disse que era melhor esperar e "deixar o dinheiro no banco", do que comprar neste momento perigosíssimo. Repito, perigosíssimo.

Quanto a mim, é claro que estou SHORT! Não em Portugal, mas vai dar no mesmo, pois os ciclos internacionais das bolsas estão todos inter-ligados e até ver, todos apontam agora para o retomar do grande bearmarket que começou em 2000.

E se estivésse short em Portugal, estaria short também em BCP, já desde 1 de Julho. E expliquei ali acima ao Marco o porquê.

Espero ter esclarecido melhor. ;)

Um abraço.

Profitaker

por bertoluci » 28/7/2004 19:06

Caro Profitaker,

Pressumo por aquilo que acabou de escrever que o Profitaker esteve curto até bem pouco tempo atrás e que agora mantém o dinheiro fresquinho no banco...

A minha pergunta vai no sentido de saber a razão pela qual deixou de estar curto?

Abraço e bons negócios

Re: Mas Profitaker...

por Profitaker » 28/7/2004 18:55

Neto de Satanás Escreveu:...o que eu gostava de saber é quando isto começa a subir ou até onde decamba.

No BCP ou nos índices? Se for específico, talvez eu possa tentar fazer uma análise superficial a ver se encontro alguma coisa especial, que o ajude nessa questão.

Neto de Satanás Escreveu:Os mercados americanos estão fartos de cair que já estão negativos em relação há 1 ano.

Pois, parece que este bullmarket não é lá grande coisa...

Neto de Satanás Escreveu:Vejo que o amigo só aqui vem com análises quando a coisa está fraca.Presumo que só ganha quando o mercado cai ou terá uma relação previligiada com os precipicíos?

LOL :lol:

Realmente é preferível ganhar com as descidas do que com as subidas, pois ganha-se mais rápidamente, e mais rápidamente podes fechar a tua posição e sacar o lucro, evitando a tua indesejável exposição prolongada ao mercado, como acontece quando se procura captar um movimento de subida. Tem a ver com a morfologia típica da bolsa: as descidas são mais rápidas do que as subidas (quando se fala de acções, no FOREX é diferente).

Quando chegar a altura de estar optimista, não tenho problema nenhum, como nunca tive nenhum problema em estar optimista (no final de 2003 escrevi aqui que uma subida do nasdaq acima dos 2000 pontos seria um bom ponto de reentrada bull, e foi). Mas a festa acabou em 10 de Março. É pena, mas tinha de acabar um dia.

Agora estou à espera que termine este ciclo BEAR. E o ciclo é (ainda) BEAR de acordo com a minha análise.

É uma questão de esperar.

Manter o dinheiro fresquinho no banco, nunca fez mal a ninguém.

Um abraço.

Mas Profitaker...

por Neto de Satanás » 28/7/2004 18:43

...o que eu gostava de saber é quando isto começa a subir ou até onde decamba. Os mercados americanos estão fartos de cair que já estão negativos em relação há 1 ano.

Vejo que o amigo só aqui vem com análises quando a coisa está fraca.Presumo que só ganha quando o mercado cai ou terá uma relação previligiada com os precipicíos?
Neto de Satanás

por Profitaker » 28/7/2004 18:18

Como eu estendi a mão para fazer as pazes, e a dança de agressão continua, eu já devia ter juízo e não continuar a conversa com alguns cavalheiros, mas como isto já chegou ao ponto do absurdo... Ora... como o povo diz, "tanto faz se for perdido por 100, ou perdido por 1000". Vamos lá a isso. Pergunto-me até que ponto esses poucos intervenientes se vão continuar a rebaixar! Até ver, eu vou procurar continuar a responder serenamente, com paciência e com a altivez que me assiste e de quem não tem nada a dever ou a temer, pois estou de consciência tranquila com o meu comportamento até agora correcto. :P

Ovos Moles Escreveu:Eu mais uma vez tenho de intervir apesar da baixeza deste Losstaker ja estar

Ah, chamas-me isso, e EU é que sou baixo. :P

Ovos Moles Escreveu:a ir longe demais pois ja me chamou de tudo, no

Tudo o que eu escrevi está registado para todos verem, portanto não adianta dizeres essa mentira.

Ovos Moles Escreveu:entanto, os interesses do forum estão primeiro e esse tipo abordou dois assuntos importantes:

E tu é que decides quais são os interesses do fórum? E... esse "tipo" que falas tem nome, chama-se "Profitaker"! Essa linguagem também é do interesse do fórum?

Ovos Moles Escreveu:1º "E um bom trader de bolsa já devia saber que as quedas não são boas nem más, são apenas inevitáveis. Por isso, a necessidade da sua antecipação ou tentativa disso, também é útil.", por acaso já sou trader à vários anos e tenho muitos conhecimentos no mercado, que nos levam a ver as quedas no mercado como sendo tão ou mais rentáveis que as subidas (a violência com que se dão, são maiores do que as subidas), basta utilizar os instrumentos que o mercado oferece, não há só acções.

OK, isso é trivial, mas estamos em sintonia. Adiante.

Ovos Moles Escreveu:2º Em relação à tua brilhante análise sobre o dia 10 de Março, é bastante boa (sinceramente)

Obrigado :) Mas não me gabes muito, senão tenho de ir ali buscar um guardanapo para limpar a baba. (já que agora tenho fama de convencido, "mais vale sê-lo do que parecê-lo").

Ovos Moles Escreveu:julgo que também tenhas feito uma no dia 10 de Setembro de 2000, por acaso não confirmei. Há realmente um risco sistemático no

Parece que andaram a investigar se existiam "shorts" nos mercados mundiais, feitos pelas firmas do Bin Laden nas vésperas do ataque, mas acho que não se concluiu nada, ou não houve interesse em concluir...

Por acaso não previ como seria esse dia de bolsa em particular (11 de Setembro 2001) na véspera, mas recordo-me que fiquei short durante a manhã, e que os mercados europeus já estavam em queda ANTES do ataque. Escrevi muitas vezes a prever as quedas brutais durante todo esse ano 2001, mas fi-las em Janeiro de 2001 (onde o gráfico diz "fim") e durante 2000. Mas não escrevi aqui no Caldeirão, porque ele ainda não existia.

Ovos Moles Escreveu:mercado, onde se incorporam estas random walk e que por mais que diversifiques a tua carteira para minimizar o teu risco es sempre afectado por estas ocorrencias. O dia 11 de Março

Dificilmente se pode chamar a esse acontecimento do 11 de Março como "random"... já vi milhares de gráficos históricos e nunca conheci nenhum crash de bolsa, que não désse alertas técnicos com dias, semanas ou meses de antecedência! Até aqui no fórum, houve mais pessoas pessimistas ANTES do dia do ataque para além de mim, apesar de eu ter sido o mais veemente e específico na previsão da dimensão das descidas que viéram a ocorrer. A questão é que o mercado já estava a dar esses alertas técnicos, dias ANTES do 11 de Março, para quem os soubésse interpretar. E foram alguns. Portanto, não foi "random"/aleatório.

Depois do atentado, recordo-me daqueles que alertavam para o perigo do mercado dias antes, dizerem que as quedas já eram necessárias, e que o atentado apenas deu um "empurrãozinho". E é verdade.

Ovos Moles Escreveu:foi uma random walk que realmente afectou alguns investidores. Por incrivel que pareça no dia anterior houve sell-offs fortissimos em alguns titulos em todos o mundo, existirá uma conspiração tão grande que leva a existir uma ligação entre este grupos terroristas e o mundo financeiro?

Quando eu e outros analistas técnicos teorizam que os mercados reflectem a todo o momento, e instantâneamente, todas as informações que são conhecidas e as que não são conhecidas do grande público, isto é mesmo para ser levado à letra! E é por isso que digo que o "price-action" é o "Deus" dos anlistas técnicos, por ser tão claro e revelar tanta coisa.

Ovos Moles Escreveu:Não sei responder, mas fez-se
muito dinheiro no dia 11 à custa da desgraça dos outros.

Sim, foi feito muito dinheiro (e continua a ser feito, porque as quedas ainda não terminaram), Mas não foi "à custa" da desgraça dos outros. Que se saiba, não foram os bears da bolsa que colocaram as bombas, pois não? Além disso, as quedas não são uma "desgraça", fazem parte do movimento natural e complementar do mercado durante as subidas.

Ovos Moles Escreveu:Como podes ver, ó grande entendido, as quedas são tão ou mais proficuas que as subidas e nestas ocorrências extraordinárias não há análise técnica que valha.

Obrigado pelo elogio (ora... onde é que está o meu guardanapo?...). Mas há sinceramente, melhores do que eu.

Não existe uma única Análise Técnica, existem várias, de acordo com o autor de cada uma! E a Análise Técnica que EU FIZ e que coloquei no fórum, previu ESSA ocorrência que chamas extraordinária tanto no timing, como na extensão desse movimento de queda que está lá escrito no link, é só lerem.

E por mais voltas que alguns tentem dar, não me podem tirar esse mérito nem diminuí-lo.

Pode ser que um dia destes, eu coloque aqui uma daquelas minhas análises convictas (que alguns confundem com convencimento) e optimista para os mercados, e assim todos podem ficar contentes, e até estes últimos, façam as pazes comigo, está bem?

Fica então combinado.

Um abraço.

PS: para o JAS... eu já te disse que escrevo aqui para me entreter, para passar o tempo. E se ajudar algumas pessoas durante o processo, fico muito contente. :) Boa sorte para ti, com o BCP.
Para o Marco... efectivamente, se eu investísse no mercado português, não estava short desde 10 de Março, tinha feito o meu Profit-taking e estava OUT desde esse dia, e só entraria SHORT no BCP em 1 de Julho quando a linha de tendência ascendente de médio-prazo foi quebrada, e com stop-loss neste momento no break-even point ou no topo do actual canal descendente. Mas estaria SHORT neste momento, se fosse obrigado a ter uma posição neste papel.
Anexos
20040722-bcp-lp.GIF
20040722-bcp-lp.GIF (30.19 KiB) Visualizado 1536 vezes

Jas

por bertoluci » 28/7/2004 18:07

Tenho algumas dúvidas que os amigos(CGD) se ponham a vender bcp a estes preços quando o podem fazer a valores mais altos.... penso até que o acordo de venda dos blocos de acções bcp preveja a conservação dos títulos por um determinado período de tempo... e com vendas progressivas máximas.

Repara que se o mercado senti-se que as acções estariam à venda a qualquer altura as acções já teriam caído para baixo dos 1.75€ com o grosso da venda a situar-se nos 1.75€...

Quanto à rápida subida... no caso do bcp tudo pode acontecer; uma consolidação antes do arranque ou uma subida rápida de 2% ou 3% sem dar tempo de reacção(isto claro a partir do momento em que o mercado presentir que não vai haver a tal venda dos amigos(CGD))...

Abraço e bons negócios

Re: Re

por MarcoAntonio » 28/7/2004 17:50

JAS Escreveu: Se acham que o BCP está assim com um comportamento tão linear, como por aqui se afirma, não percebo porque não assumem posições curtas aqueles que acham que ele vai cair...

Não tenho estado a participar neste tópico mas esta questão é pertinente: defender que não é seguro abrir posições longas não é o mesmo que de defender que é seguro abrir posições curtas.

Outra observação: o mercado não é linear, o mercado é não-linear (na realidade é dos sistemas não-lineares mais complexos que existem). Por essa razão os princípios lineares e racionais acabam tantas vezes por dar maus resultados no mercado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re

por JAS » 28/7/2004 17:41

bertoluci Escreveu:Hoje, à medida que se foi apróximando o fecho da sessão houve muita pequenada a entregar bcp nitidamente infuênciados pela evolução dos mercados exteriores, ganhando 1 ou 2 cêntimos.... acho que fizeram mal, o potêncial de subida está lá e espero que se venha a concretizar, para meu gáudio

Pelo menos já sabes a quem podes vender a 3 euros...

Este post está chato e interminavel.
Sobretudo porque há por aqui muita gente que, não tendo sequer qualquer posição no papel, se farta de escrever...
Se acham que o BCP está assim com um comportamento tão linear, como por aqui se afirma, não percebo porque não assumem posições curtas aqueles que acham que ele vai cair...

Eu tenho uma posição longa mas estou ceptico quanto a uma rápida subida.
Acho que ainda vamos ter que esperar algum tempo até que se esgotem os 110M dos "amigos da CGD".
E, sendo assim, vou-me limitando a fazer umas vendas parciais e umas recompras para tentar baixar umas milésimas o meu preço médio.
Sem nunca sair do título.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Entalado

por bertoluci » 28/7/2004 17:07

O que é preciso é calma entalado em bcp, o fecho de hoje já foi melhor(1.78€)...e se tudo correr dentro do previsto ainda esta semana fecha acima de 1.80€...

Hoje, à medida que se foi apróximando o fecho da sessão houve muita pequenada a entregar bcp nitidamente infuênciados pela evolução dos mercados exteriores, ganhando 1 ou 2 cêntimos.... acho que fizeram mal, o potêncial de subida está lá e espero que se venha a concretizar, para meu gáudio :lol:

por Pata-Hari » 28/7/2004 9:26

Francamente eu ainda acredito que é possivel discutir-se de forma menos agressiva... é com enorme tristeza que estou a seguir este tópico :( ...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ovos Moles » 28/7/2004 8:21

Eu mais uma vez tenho de intervir apesar da baixeza deste Losstaker ja estar a ir longe demais pois ja me chamou de tudo, no entanto, os interesses do forum estão primeiro e esse tipo abordou dois assuntos importantes:
1º "E um bom trader de bolsa já devia saber que as quedas não são boas nem más, são apenas inevitáveis. Por isso, a necessidade da sua antecipação ou tentativa disso, também é útil.", por acaso já sou trader à vários anos e tenho muitos conhecimentos no mercado, que nos levam a ver as quedas no mercado como sendo tão ou mais rentáveis que as subidas (a violência com que se dão, são maiores do que as subidas), basta utilizar os instrumentos que o mercado oferece, não há só acções.
2º Em relação à tua brilhante análise sobre o dia 10 de Março, é bastante boa (sinceramente), julgo que também tenhas feito uma no dia 10 de Setembro de 2000, por acaso não confirmei. Há realmente um risco sistemático no mercado, onde se incorporam estas random walk e que por mais que diversifiques a tua carteira para minimizar o teu risco es sempre afectado por estas ocorrencias. O dia 11 de Março foi uma random walk que realmente afectou alguns investidores. Por incrivel que pareça no dia anterior houve sell-offs fortissimos em alguns titulos em todos o mundo, existirá uma conspiração tão grande que leva a existir uma ligação entre este grupos terroristas e o mundo financeiro? Não sei responder, mas fez-se muito dinheiro no dia 11 à custa da desgraça dos outros.

Como podes ver, ó grande entendido, as quedas são tão ou mais proficuas que as subidas e nestas ocorrências extraordinárias não há análise técnica que valha.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

protagonismos e conflituosidade

por Profitaker » 28/7/2004 2:42

Visitante Escreveu:Abre os olhos e vê que não tem nada a ver com isso, mas sim com constantemente procurares protagonismo e conflituosidade!

Protagonismos e Conflituosidade... São precisamente as duas coisas que eu mais condeno nestes fórums, e como é lógico, eu nunca iria procurá-los.

Sou capaz de estar meses consecutivos sem colocar análises no fórum, se eu entender que não há matéria de relevo para o fazer. E depois faço-o oportunamente, como fiz, em 10 de Março. Se eu procurásse protagonismos, escreveria muito mais abundantemente, talvez, não?

E se procurásse conflituosidade, não usava a cortesia que sempre uso nas minhas palavras, nem estava sempre a apelar para a calma e para o cavalheirismo nas intervenções daqueles que não concordam connosco.

Espero que tenha sido tudo um mal-entendido, já que provavelmente não me exprimi da melhor maneira e causei por isso, impressões erradas a alguns. A esses, peço desculpas e estendo a minha mão para umas pacíficas tréguas. :wink:

Encontramo-nos na minha próxima análise.

Um abraço.

por artista_ » 28/7/2004 2:29

Ok acho que não vale a pena, como tu sugeres é melhor parar para reflectir (nós que tu não precisas)!!!

Acho que vou deixar de responder porque realmente é pregar no deserto...

Na política tens imensso futuro!

Arivedeci!!!

PS: não me quero ir deitar sem colocar mais uma vez o link com o teu "estrondo acerto":

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=24097

Registado: 17/3/2003 22:51

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, AlfaTrader, danielme1962, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jjlefty, m-m, malakas, maturidade, Mmmartins, nunorpsilva, trilhos2006 e 183 visitantes