Entrei no BCP
Profitaker, a consideração que tinha por ti está-se a ir neste tópico. O Ulisses já escreveu várias coisas bearishs, o Marco também, a Marta idem, o Cem também, o Nuno Faustino também, o Red também e viste-os a entrarem nesta onda de vítima que tu entras? Não! Então escusas de dizer que esta animosidade é por tu teres escrit ocoisas bearishs! Abre os olhos e vê que não tem nada a ver com isso, mas sim com constantemente procurares protagonismo e conflituosidade!
-
Visitante
Convencimento
Vocês são uns "desmancha prazeres", o homem é um convencido e não param de tentar desconvencê-lo. Eu acho desnecessário argumentar, porque não há argumentação que valha à banalidade de acertar uma vez. Em quantas? Em 20?
-
Visitante
Coutada dos Bulls
Artista...
Confessa lá... não foste lá ler a minha análise de 10 de Março, pois não? Se perdeste o link, ele está aqui, para teres outra oportunidade: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=24097
Está lá escrito: "Antes de mais, devo dizer que há vários meses que aguardo, silencioso neste fórum, por este sinal claro e nítido nos mercados. E hoje, ele finalmente chegou. "
Como qualquer pessoa atenta pode deduzir, este sinal de venda lucrativo, longamente ponderado, e corajosamente assumido contra muitas das opiniões vigentes e amplamente debatido e fundamentado na altura como se pode constatar visitando o link acima, foi fruto de muito trabalho e muito estudo da minha parte. Não foi feito com a ligeireza de quem faz um palpite de totoloto, como sugeres!
Totoloto?... mas alguém pode levar a sério essa tua frase? Nota que dessa forma só revelas o quão desesperado estás para me tentares descredibilizar, usado os argumentos mais ridículos...
E não, também não tive nenhuma "inside info" da al-qaeda espanhola. Também já abordei algures em posts posteriores ao 11 de Março, o que eu penso acerca da coincidência da ocorrência desses dois eventos (o meu sinal de venda e o ataque no dia seguinte) que aconteceram em simultâneo.
Não sei o que é que tu estás aqui a fazer neste fórum de debate livre, se só aceitas opiniões que são iguais às tuas, se combates ferozmente alguém quem te mostra, educadamente, cordialmente e sem inimizades, possíveis cenários negativos do mercado, e mesmo que esse alguém demonstre ter credibilidade e competência no passado.
E eu pergunto-me... será que este fórum só serve para os bulls se consolarem uns aos outros ou para alimentarem esperanças em conjunto, assumindo como dever de honra, defenderem o local, dos "infiéis" bears?
É que se isto acontece assim, e é assim que eu o tenho sentido, então isto não é um fórum plural para debate proveitoso de opiniões diversas, é um mero monólogo entre Bulls e um campo de batalha fratricida para qualquer Bear que aqui ouse poisar a sua "pata".
Encarem estas críticas como construtivas e de apelo à auto-reflexão. Um abraço.
Fiquem bem.
Confessa lá... não foste lá ler a minha análise de 10 de Março, pois não? Se perdeste o link, ele está aqui, para teres outra oportunidade: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=24097
Está lá escrito: "Antes de mais, devo dizer que há vários meses que aguardo, silencioso neste fórum, por este sinal claro e nítido nos mercados. E hoje, ele finalmente chegou. "
Como qualquer pessoa atenta pode deduzir, este sinal de venda lucrativo, longamente ponderado, e corajosamente assumido contra muitas das opiniões vigentes e amplamente debatido e fundamentado na altura como se pode constatar visitando o link acima, foi fruto de muito trabalho e muito estudo da minha parte. Não foi feito com a ligeireza de quem faz um palpite de totoloto, como sugeres!
Totoloto?... mas alguém pode levar a sério essa tua frase? Nota que dessa forma só revelas o quão desesperado estás para me tentares descredibilizar, usado os argumentos mais ridículos...
E não, também não tive nenhuma "inside info" da al-qaeda espanhola. Também já abordei algures em posts posteriores ao 11 de Março, o que eu penso acerca da coincidência da ocorrência desses dois eventos (o meu sinal de venda e o ataque no dia seguinte) que aconteceram em simultâneo.
Não sei o que é que tu estás aqui a fazer neste fórum de debate livre, se só aceitas opiniões que são iguais às tuas, se combates ferozmente alguém quem te mostra, educadamente, cordialmente e sem inimizades, possíveis cenários negativos do mercado, e mesmo que esse alguém demonstre ter credibilidade e competência no passado.
E eu pergunto-me... será que este fórum só serve para os bulls se consolarem uns aos outros ou para alimentarem esperanças em conjunto, assumindo como dever de honra, defenderem o local, dos "infiéis" bears?

É que se isto acontece assim, e é assim que eu o tenho sentido, então isto não é um fórum plural para debate proveitoso de opiniões diversas, é um mero monólogo entre Bulls e um campo de batalha fratricida para qualquer Bear que aqui ouse poisar a sua "pata".

Encarem estas críticas como construtivas e de apelo à auto-reflexão. Um abraço.
Fiquem bem.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com
Re: ACERTO
Profitaker Escreveu:...Que culpa tenho eu, de ser um bom profissional da bolsa, de viver confortávelmente graças aos meus lucros na bolsa, e de ter o hábito de acertar?
Nós tb não temos culpa disso...
Profitaker Escreveu:...Aqui ficam as minhas credenciais, que hoje, pela primeira vez, me dei ao trabalho de ir pesquisar e invocar, depois de tantos desafios e impropérios para eu mostrar o que valho. Se não o fiz antes, foi meramente por modéstia e porque eu sou contra o exibicionismo e a vaidade. Mas depois do que assisti aqui hoje, não tive alternativa.
Não vi credenciais nenhumas... desculpa lá mas este tipo de discurso é do mais "lamechas" que já vi!
Profitaker Escreveu:...pois esta é a primeira vez que invoco este meu estrondoso acerto...
Sem comentários
Profitaker Escreveu:...só porque fui insultado para além de tudo o que é limite, é que me vi obrigado a defender-me desta maneira...
Mesmo que alguém te tivesse ofendido não estou a ver qual é relação disso com o facto de até teres acertado numa das previsões que fizeste???!! Além do mais essa previsão saiu certa quase da mesma forma que se acerta no totoloto, pois foi feita no dia 10 de Março (não me digas que tens ligações à Al-Qaida?)??!!
Pois eu se errasse sempre nas minhas análises, esperaria que me respeitassem e não me ofendessem pois que culpa teria eu de ser um mau analista...
desculpem
Desculpem, mas o link correcto para a análise mencionada é este:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=24097
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=24097
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
ACERTO
Old Trader, Não queria passar uma imagem de infalível nem de arrogante, e se é essa a imagem que te dei, então com o devido respeito, estás a ver tudo mal. E isto vale também para ti, artista. Lamento se não me fiz entender. Eu explico...
Sabes muito bem que as análises pessimistas são sempre atacadas neste site, sempre. Sem excepção. Isso entende-se, porque a maioria dos visitantes deste site aposta para a subida dos títulos. E os pessimismos são tanto mais atacadas, quanto maior for o optimismo do pessoal no Caldeirão, à laia de um comum "contrarian indicator".
Mas se eu posso passar a imodéstia (e aqui sim, podem-me acusar de puxar dos galões)... Que culpa tenho eu, de ser um bom profissional da bolsa, de viver confortávelmente graças aos meus lucros na bolsa, e de ter o hábito de acertar?
Aqui ficam as minhas credenciais, que hoje, pela primeira vez, me dei ao trabalho de ir pesquisar e invocar, depois de tantos desafios e impropérios para eu mostrar o que valho. Se não o fiz antes, foi meramente por modéstia e porque eu sou contra o exibicionismo e a vaidade. Mas depois do que assisti aqui hoje, não tive alternativa.
Aqui está. É só clicarem e lerem o meu texto integral (e já agora, notem os abundantes ataques imediatos, de que fui alvo):
http://64.4.26.250/cgi-bin/linkrd?_lang ... 1%23157451
Como se pode ver, o meu interesse de participar neste fórum não é a vaidade, pois esta é a primeira vez que invoco este meu estrondoso acerto, e só porque fui insultado para além de tudo o que é limite, é que me vi obrigado a defender-me desta maneira. Garanto-te que o meu interesse é únicamente o prazer de ajudar quem quer ser ajudado neste meio difícil que é a Bolsa.
E talvez, só talvez... a minha ajuda tenha valido a pena para alguns!
Dou por encerrada a minha participação neste tópico, a menos que me obriguem novamente a defender a minha honra.
Um abraço.
Sabes muito bem que as análises pessimistas são sempre atacadas neste site, sempre. Sem excepção. Isso entende-se, porque a maioria dos visitantes deste site aposta para a subida dos títulos. E os pessimismos são tanto mais atacadas, quanto maior for o optimismo do pessoal no Caldeirão, à laia de um comum "contrarian indicator".
Mas se eu posso passar a imodéstia (e aqui sim, podem-me acusar de puxar dos galões)... Que culpa tenho eu, de ser um bom profissional da bolsa, de viver confortávelmente graças aos meus lucros na bolsa, e de ter o hábito de acertar?
Aqui ficam as minhas credenciais, que hoje, pela primeira vez, me dei ao trabalho de ir pesquisar e invocar, depois de tantos desafios e impropérios para eu mostrar o que valho. Se não o fiz antes, foi meramente por modéstia e porque eu sou contra o exibicionismo e a vaidade. Mas depois do que assisti aqui hoje, não tive alternativa.
Aqui está. É só clicarem e lerem o meu texto integral (e já agora, notem os abundantes ataques imediatos, de que fui alvo):
http://64.4.26.250/cgi-bin/linkrd?_lang ... 1%23157451
Como se pode ver, o meu interesse de participar neste fórum não é a vaidade, pois esta é a primeira vez que invoco este meu estrondoso acerto, e só porque fui insultado para além de tudo o que é limite, é que me vi obrigado a defender-me desta maneira. Garanto-te que o meu interesse é únicamente o prazer de ajudar quem quer ser ajudado neste meio difícil que é a Bolsa.
E talvez, só talvez... a minha ajuda tenha valido a pena para alguns!
Dou por encerrada a minha participação neste tópico, a menos que me obriguem novamente a defender a minha honra.
Um abraço.
- Anexos
-
- 20040727-BCP-ProfitakerSellSignal.GIF (23.33 KiB) Visualizado 1130 vezes
Re: BCP R.I.P.
Profitaker Escreveu:artista,
Já há bolsa em Portugal, pelo menos desde o século XVIII ainda nem a todo-poderosa bolsa de Wallstreet existia!
Profitaker Escreveu:
Oh Profit, pareces tão empenhado em "mostrar serviço" que nem te apercebes quando se ironiza...Profitaker Escreveu:É verdade que o rompimento de uma linha de tendencia ascendente pode dar simplesmente origem a outra linha de tendência ascendente de menor ângulo de inclinação, e assim sucessivamente, até chegarmos ao ângulo zero, ou seja, quando a acção furou abaixo do seu mínimo histórico.![]()
A questão é que o simples furo de uma linha de tendência e o estabelecimento de outra linha mais abaixo com menor ângulo de inclinação ascendente, só por si, já é outro sinal bearish, de perda de "momentum".
Quando se rompe uma linha de tendência a nova tendência, pode continuar no sentido da anterior ou inverter em sentido contrário mas, a verificar-se a primeira opção, não implica necessáriamente que a nova linha tenha uma inclinação inferior, há casos em que se dá uma acelaração da tendência seja nas quedas seja nas subidas...Profitaker Escreveu:Ainda não tou a ver razões para tanto optimismo neste papel... ainda por cima há TANTOS papéis estáveis e a fazer máximos históricos consecutivos noutras bolsas estrangeiras... não sei para quê insistirem tanto na defesa deste papel neste fórum!
Mais uma vez a tua "necessidade de mostrar serviço" está-te a turvar a razão... à excepção do Bertoluci e do Jas (o JSC está a acumular a longo prazo) quase todos estão bear ou neutros pelo menos no curto prazo!
Já agora, concordo inteiramente com a Razão Pura e com o Old Trader...
Profitaker o que chateia nisto tudo é que sempre que te lembras de apareceres no caldeirão fazes o papel de vítima. Como se fosses o unico q dizia que achas que isto te vai descer e ataccam-te por isso.
Ha tanta gente aqui a defender as quedas e ves alguem a criar estas confusões (como atacaram o MA por uma analise bearish agora agarras-te a isso para dizeres que se ataca quem é bearish).
Atacam-te porque falas como se fosses o maior, dizes que es um da pequena minoria que ganha em Bolsa.
Lanças a confusão, colocas os teus argumentos e todos os dos outros parecem disparatados.
E claro que falas como se soubesses tudo e os outros fossem uns ignorantes que não querem ouvir o mestre:
AInda não percebeste que não são os teus argumentos que são atacados? Ainda não percebeste que as pessoas enervam-se contigo por causa da tua postura de "eu sou tão bom e vocês não vêem um boi nisto?". E ainda não percebeste que é isso que te torna agressivo e inicia as agressividades nos posts?
Podes ser muito bom na Bolsa (é o que todos dizem n
ao é?) mas em termos de relações humanas, digo-te que não és o melhor exemplo aqui no forum.
Ha tanta gente aqui a defender as quedas e ves alguem a criar estas confusões (como atacaram o MA por uma analise bearish agora agarras-te a isso para dizeres que se ataca quem é bearish).
Atacam-te porque falas como se fosses o maior, dizes que es um da pequena minoria que ganha em Bolsa.
E não entro nesse jogo, até porque tou em larga minoria neste tópico... Como geralmente acontece com os que ganham na bolsa.
Lanças a confusão, colocas os teus argumentos e todos os dos outros parecem disparatados.
E claro que falas como se soubesses tudo e os outros fossem uns ignorantes que não querem ouvir o mestre:
Mas eu também não tou para aturar ingratos e outros sáfios.
AInda não percebeste que não são os teus argumentos que são atacados? Ainda não percebeste que as pessoas enervam-se contigo por causa da tua postura de "eu sou tão bom e vocês não vêem um boi nisto?". E ainda não percebeste que é isso que te torna agressivo e inicia as agressividades nos posts?
Podes ser muito bom na Bolsa (é o que todos dizem n
ao é?) mas em termos de relações humanas, digo-te que não és o melhor exemplo aqui no forum.
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?
DROPING IT...
Razão Pura,
Não quero deixar ninguém deprimido. Se as quedas deprimem, não é culpa minha... é das quedas!
Só estou a contribuir, apresentando a minha análise honesta (pessimista, bem sei, e contra o desejo de muitos), mas é honesta, e fundamentada. Pelo menos com os meus fundamentos, com as minhas razões, e que funcionam para mim, que vivo à custa da bolsa.
E um bom trader de bolsa já devia saber que as quedas não são boas nem más, são apenas inevitáveis. Por isso, a necessidade da sua antecipação ou tentativa disso, também é útil.
De resto, também é minha vontade em acabar esta discussão, que é saudável e necessária para aqueles que são equilibrados e honestos nas suas análises, mas que, nos termos inqualificáveis em que alguns começaram a encaminhá-la, já não vale a pena... O medo e a intolerância deles, exige que se fale aqui apenas numa hipótese de análise... como aliás ficou demonstrado no tópico "BCP - tendência claramente descendente" colocada à dias, pelo MarcoAntónio e que lhe valeu imensos ataques... Eles só querem as análises que suportem a idéia que o BCP vai subir (e muito) no curto-prazo.
Quem fica a perder é a pluralidade de opiniões no Caldeirão. Mas eu também não tou para aturar ingratos e outros sáfios.
Um abraço.
Não quero deixar ninguém deprimido. Se as quedas deprimem, não é culpa minha... é das quedas!
Só estou a contribuir, apresentando a minha análise honesta (pessimista, bem sei, e contra o desejo de muitos), mas é honesta, e fundamentada. Pelo menos com os meus fundamentos, com as minhas razões, e que funcionam para mim, que vivo à custa da bolsa.
E um bom trader de bolsa já devia saber que as quedas não são boas nem más, são apenas inevitáveis. Por isso, a necessidade da sua antecipação ou tentativa disso, também é útil.
De resto, também é minha vontade em acabar esta discussão, que é saudável e necessária para aqueles que são equilibrados e honestos nas suas análises, mas que, nos termos inqualificáveis em que alguns começaram a encaminhá-la, já não vale a pena... O medo e a intolerância deles, exige que se fale aqui apenas numa hipótese de análise... como aliás ficou demonstrado no tópico "BCP - tendência claramente descendente" colocada à dias, pelo MarcoAntónio e que lhe valeu imensos ataques... Eles só querem as análises que suportem a idéia que o BCP vai subir (e muito) no curto-prazo.
Quem fica a perder é a pluralidade de opiniões no Caldeirão. Mas eu também não tou para aturar ingratos e outros sáfios.
Um abraço.
BCP
Profitaker, meu amigo, se você fosse sensato não alimentava estas discussões intermináveis sobre o sexo dos anjos, que nunca vão a lado nenhum, deixam toda a gente deprimida, não fazem subir o BCP, nem a PTC, está mais do que provado, e dão uma trabalheira a ler e a acompanhar.
Irra...
Conselho a todos? Drop it for good!
Irra...
Conselho a todos? Drop it for good!
É que eu fico abismado pata... Não sei que génio da bolsa é este, que diz que "cortar as perdas depressa, deixar os lucros correr" é Banha da Cobra.
Se não é ignorância, então só pode ser agressividade cega e injustificada. E não entro nesse jogo, até porque tou em larga minoria neste tópico... Como geralmente acontece com os que ganham na bolsa.
Um abraço aos sensatos.

Se não é ignorância, então só pode ser agressividade cega e injustificada. E não entro nesse jogo, até porque tou em larga minoria neste tópico... Como geralmente acontece com os que ganham na bolsa.

Um abraço aos sensatos.
AGRESSIVIDADE = MEDO
Mais outro
Fico a interrogar-me para quê tanta agressividade?... Será que o medo de perderem no BCP é assim tanto, que já se deitou a cortesia pela janela fora?
Parece que neste site, só é permitido fazer-se previsões optimistas.
Desculpem, mas eu não entendo e recuso-me a falar esta linguagem.
Boa sorte.

Fico a interrogar-me para quê tanta agressividade?... Será que o medo de perderem no BCP é assim tanto, que já se deitou a cortesia pela janela fora?
Parece que neste site, só é permitido fazer-se previsões optimistas.
Desculpem, mas eu não entendo e recuso-me a falar esta linguagem.
Boa sorte.
Re: Resposta a Touro
[quote="Profitaker
LOL
"...atirar a moeda ao ar", que também já se demonstrou poder ser um método lucrativo na bolsa."
Deduzo que por método lucrativo entendes bater o mercado? Se for o caso prova-o, que eu mando já o teu cv para o comité dos prémios nobel...
"O trading é também uma arte, e como tal, não é passível de ser analisada com padrões científicos."
Tudo é passível de ser analisado com padrões científicos.
"Agora, se quiseres analisar científicamente a Análise Técnica, faz o favor. Eu sei que vais ter resultados inconsistentes."
Fica então com a sabedoria que eu vou guardando as mais valias.
"Mas é por isso que a Análise Técnica não basta para vencer na bolsa. É preciso utilizar o poderoso super-computador "cérebro humano". Capaz de detectar os mais subtis pormenores no mercado em tempo-real, mais eficazmente do que qualquer análise ou ciência, e de os conjugar com uma vasta experiência armazenada nessa mesma vasta memória cerebral, que esperamos, se vá acumulando ao longo do tempo."
Quero ver esse "SUPER-COMPUTADOR" bater um modelo de programação genética que garanta com +80% de eficácia um preço de mercado abaixo igual ou melhor que o VWAP. Ou um algoritmo genético que identifique em 60 segundos mais regras de trading bem sucedidas do que aquelas que conseguirás estudar em toda a tua vida.
"E não há modelos capazes de traduzir sistemáticamente este processo, janus. Isso seria o equivalente a conseguir traduzir a humanidade e todas as suas emoções e pensamentos, numa fórmula."
O que é que eles disseram quando os Estados Unidos colocaram o 1º homem na lua?
"Mas sendo mais realistas, e sem precisar aludir a estes temas intangíveis, digamos que a Análise Técnica até pode ser bem aproveitada, se usada em conjunto com algumas (e bem definidas) regras básicas: "cortar as perdas depressa, deixar os lucros correr". Junte-se isto à Análise Técnica, e isso já dará um procedimento bem mais consistente para a acumulação de riqueza."
Ao ver este discurso todo não consigo de deixar de associar a imagem do vendedor de banha da cobra...
"Curiosamente, são também essas mesmas emoções (ou antes, intuições) humanas quando associadas a uma boa dose de experiência e talento, que produzem resultados consistentes, e que desafiam os resultados estatísticos da mera Análise Técnica isolada."
Mais banha da cobra...
Aliás, esses que fazem campanha CONTRA a análise técnica têm objectivos bem definidos e conhecidos por detrás dessas campanhas, que os profissionais do meio já acusaram... geralmente, eles procuram difundir a idéia que a bolsa não é previsível, que não é possível fazer um "timing" do mercado (e na realidade não é, se *SÓ* usarem a Análise Técnica), logo, que os investidores particulares devem simplesmente depositar os seus ovos no cesto da bolsa e esperarem passivamente que ela suba... Se subir!
Redundante.
Olhando para a citação que apresentas e os comentários que fizeste vem-me logo à cabeça um velho proverbio popular: "olha para o que eu digo e não para o que eu faço".
E com isto termino a minha participação neste thread. Mais uma vez se verifica que quando algumas ideias vão contra o consenso instalado, são claramente postas de lado, sem quaisquer argumentos cientificos de base (neste caso as minhas ou as do Ovos Moles, ou outros que têm uma visão não técnica do título BCP). Acho que não vale a pena continuar a participar se algumas pessoas tentam constantemente limitar o nível das discussões. Burros mas felizes. Enfim...
LOL

"...atirar a moeda ao ar", que também já se demonstrou poder ser um método lucrativo na bolsa."
Deduzo que por método lucrativo entendes bater o mercado? Se for o caso prova-o, que eu mando já o teu cv para o comité dos prémios nobel...
"O trading é também uma arte, e como tal, não é passível de ser analisada com padrões científicos."
Tudo é passível de ser analisado com padrões científicos.
"Agora, se quiseres analisar científicamente a Análise Técnica, faz o favor. Eu sei que vais ter resultados inconsistentes."
Fica então com a sabedoria que eu vou guardando as mais valias.
"Mas é por isso que a Análise Técnica não basta para vencer na bolsa. É preciso utilizar o poderoso super-computador "cérebro humano". Capaz de detectar os mais subtis pormenores no mercado em tempo-real, mais eficazmente do que qualquer análise ou ciência, e de os conjugar com uma vasta experiência armazenada nessa mesma vasta memória cerebral, que esperamos, se vá acumulando ao longo do tempo."
Quero ver esse "SUPER-COMPUTADOR" bater um modelo de programação genética que garanta com +80% de eficácia um preço de mercado abaixo igual ou melhor que o VWAP. Ou um algoritmo genético que identifique em 60 segundos mais regras de trading bem sucedidas do que aquelas que conseguirás estudar em toda a tua vida.
"E não há modelos capazes de traduzir sistemáticamente este processo, janus. Isso seria o equivalente a conseguir traduzir a humanidade e todas as suas emoções e pensamentos, numa fórmula."
O que é que eles disseram quando os Estados Unidos colocaram o 1º homem na lua?
"Mas sendo mais realistas, e sem precisar aludir a estes temas intangíveis, digamos que a Análise Técnica até pode ser bem aproveitada, se usada em conjunto com algumas (e bem definidas) regras básicas: "cortar as perdas depressa, deixar os lucros correr". Junte-se isto à Análise Técnica, e isso já dará um procedimento bem mais consistente para a acumulação de riqueza."
Ao ver este discurso todo não consigo de deixar de associar a imagem do vendedor de banha da cobra...
"Curiosamente, são também essas mesmas emoções (ou antes, intuições) humanas quando associadas a uma boa dose de experiência e talento, que produzem resultados consistentes, e que desafiam os resultados estatísticos da mera Análise Técnica isolada."
Mais banha da cobra...
Aliás, esses que fazem campanha CONTRA a análise técnica têm objectivos bem definidos e conhecidos por detrás dessas campanhas, que os profissionais do meio já acusaram... geralmente, eles procuram difundir a idéia que a bolsa não é previsível, que não é possível fazer um "timing" do mercado (e na realidade não é, se *SÓ* usarem a Análise Técnica), logo, que os investidores particulares devem simplesmente depositar os seus ovos no cesto da bolsa e esperarem passivamente que ela suba... Se subir!
Redundante.
Olhando para a citação que apresentas e os comentários que fizeste vem-me logo à cabeça um velho proverbio popular: "olha para o que eu digo e não para o que eu faço".
E com isto termino a minha participação neste thread. Mais uma vez se verifica que quando algumas ideias vão contra o consenso instalado, são claramente postas de lado, sem quaisquer argumentos cientificos de base (neste caso as minhas ou as do Ovos Moles, ou outros que têm uma visão não técnica do título BCP). Acho que não vale a pena continuar a participar se algumas pessoas tentam constantemente limitar o nível das discussões. Burros mas felizes. Enfim...
It seems to me that a speculator's time is better spent making an assumption and testing the subsequent hypothesis, than to spend time proving an unprovable assumption.
http://www.skeptic.com/
O do costume

Fiquem bem e até amanhã........
-
ENTALADO
Ovos Moles Escreveu:Garbage in = Profitaker Out
Continuo a ficar admirado com o baixeza que certas pessoas são capazes de atingir quando os seus argumentos cívicos se esgotam e só lhes resta recorrer à violência verbal.
Os actos classificam, e ficam com quem os pratica.
janus Escreveu:"A análise técnica tem por pressuposto teórico, que tudo o que acontece no mercado e fora dele, tudo o que os participantes sabem e o que nem todos sabem, está constantemente a ser reflectido no preço do título e consequentemente, no gráfico - objecto de estudo dos analistas técnicos, e logo, é o método de análise privilegiado para estar sempre "em cima do acontecimento"."
Curioso... Acabei este fim de semana de ler uma compilação de artigos sobre econophysics. Um dos artigos falava sobre os tipos de modelos de previsão existentes (linear vs não-linear e previsível vs não-previsível).
O mercado de acções aparece como sendo passível de ser definido como um modelo não linear, que oscila entre situações de previsibilidade e não-previsibilidade. Isto significa que existem alguns momentos em que o mercado pode ser previsto, mas a maior parte do tempo a leitura de uma série não tem qualquer valor explicativo (logo "garbage in = garbage out")
O facto curioso é que do ponto de vista da teoria do caos, a definição dos momentos em que o mercado de acções não é previsível é exactamente igual ao pressuposto teórico da análise técnica acima referido: " ... está constantemente a ser reflectido no preço do título", i.e., situações em que o mercado assume o comportamento de um sistema complexo, sem atingir "valores de equilíbrio".
Meus caros, estamos na presença do novo "paradoxo de janus" aplicado aos mercados financeiros: a análise técnica parte de um principio derivado da teoria económica, que entra em clara contradição com o mesmo princípio quando este é visto no contexto da teoria do caos, e por isso não pode ser válida na maior parte das vezes...
![]()
![]()
O corolário disto é que o Ovos Moles deve estar do lado da razão porque a teoria do caos defende que à medida que o horizonte temporal se dilata a capacidade de previsão diminui... Uma análise técnica a um periodo de 20 anos?? Vá lá, repitam todos mais uma vez: "Garbage in = Garbage Out"...
LOL

Eu ainda prefiro a Análise Técnica, ao "atirar a moeda ao ar", que também já se demonstrou poder ser um método lucrativo na bolsa.
Mais uma vez estamos a fazer a "colisão" entre a Análise e o Trading. Uma coisa não tem de estar subjugada a outra. O trading é também uma arte, e como tal, não é passível de ser analisada com padrões científicos.
Agora, se quiseres analisar científicamente a Análise Técnica, faz o favor. Eu sei que vais ter resultados inconsistentes. Mas é por isso que a Análise Técnica não basta para vencer na bolsa. É preciso utilizar o poderoso super-computador "cérebro humano". Capaz de detectar os mais subtis pormenores no mercado em tempo-real, mais eficazmente do que qualquer análise ou ciência, e de os conjugar com uma vasta experiência armazenada nessa mesma vasta memória cerebral, que esperamos, se vá acumulando ao longo do tempo.
E não há modelos capazes de traduzir sistemáticamente este processo, janus. Isso seria o equivalente a conseguir traduzir a humanidade e todas as suas emoções e pensamentos, numa fórmula.
Mas sendo mais realistas, e sem precisar aludir a estes temas intangíveis, digamos que a Análise Técnica até pode ser bem aproveitada, se usada em conjunto com algumas (e bem definidas) regras básicas: "cortar as perdas depressa, deixar os lucros correr". Junte-se isto à Análise Técnica, e isso já dará um procedimento bem mais consistente para a acumulação de riqueza.
O mal na bolsa, não é a Análise Técnica, são as emoções humanas descontroladas, incapazes de lidar eficazmente com essa mesma Análise Técnica.
Curiosamente, são também essas mesmas emoções (ou antes, intuições) humanas quando associadas a uma boa dose de experiência e talento, que produzem resultados consistentes, e que desafiam os resultados estatísticos da mera Análise Técnica isolada.
Um abraço.
Pretendo dizer com isto, que a leitura que o profitaker faz daquilo que ele chama de bearmarket (definição essa que ele ainda não me explicou o que significa)para o BCP, num horizonte de 20 anos, para mim é garbage, não tem o minimo sentido de analise, por isso elimino essa análise. Como daytrader o meu horizonte de análise é bastante mais curto, digamos periodos de 1 ano a dois no máximo.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Foi um fecho bonzito.... 1.76€ está dentro do programa... o potêncial de subida está lá, agora só falta a confiança... confiança essa que poderá vir com força. O único risco que ainda existe é éxogeno ao bcp e ao nosso mercado... risco esse que creio estar a diminuir e a trazer confiança aos mercados em geral.
Abraços e bons negócios
Abraços e bons negócios
"A análise técnica tem por pressuposto teórico, que tudo o que acontece no mercado e fora dele, tudo o que os participantes sabem e o que nem todos sabem, está constantemente a ser reflectido no preço do título e consequentemente, no gráfico - objecto de estudo dos analistas técnicos, e logo, é o método de análise privilegiado para estar sempre "em cima do acontecimento"."
Curioso... Acabei este fim de semana de ler uma compilação de artigos sobre econophysics. Um dos artigos falava sobre os tipos de modelos de previsão existentes (linear vs não-linear e previsível vs não-previsível).
O mercado de acções aparece como sendo passível de ser definido como um modelo não linear, que oscila entre situações de previsibilidade e não-previsibilidade. Isto significa que existem alguns momentos em que o mercado pode ser previsto, mas a maior parte do tempo a leitura de uma série não tem qualquer valor explicativo (logo "garbage in = garbage out")
O facto curioso é que do ponto de vista da teoria do caos, a definição dos momentos em que o mercado de acções não é previsível é exactamente igual ao pressuposto teórico da análise técnica acima referido: " ... está constantemente a ser reflectido no preço do título", i.e., situações em que o mercado assume o comportamento de um sistema complexo, sem atingir "valores de equilíbrio".
Meus caros, estamos na presença do novo "paradoxo de janus" aplicado aos mercados financeiros
: a análise técnica parte de um principio derivado da teoria económica, que entra em clara contradição com o mesmo princípio quando este é visto no contexto da teoria do caos, e por isso não pode ser válida na maior parte das vezes...
O corolário disto é que o Ovos Moles deve estar do lado da razão porque a teoria do caos defende que à medida que o horizonte temporal se dilata a capacidade de previsão diminui... Uma análise técnica a um periodo de 20 anos?? Vá lá, repitam todos mais uma vez: "Garbage in = Garbage Out"...
Meus caros, estamos na presença do novo "paradoxo de janus" aplicado aos mercados financeiros

It seems to me that a speculator's time is better spent making an assumption and testing the subsequent hypothesis, than to spend time proving an unprovable assumption.
Fechou a subir 0.57% para os €1,76. Ficaram 893k titulos na compra a €1,76 e somente 39k na venda a €1,77. Amanhã veremos se a reacção se confirma.
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
On to the beach!
Boa idéia artista... deixá-los aí a sofrerem com o BCP, se assim o desejam!... "bora mas é prá praia"! 

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, AlfaTrader, cali010201, carlosdsousa, cmanel21, Ferreiratrade, GaussSLB47, Google [Bot], junas, kknd2, Luzemburg, m-m, malakas, maturidade, Mmmartins, nbms2012, nickforum, nunorpsilva, trilhos2006 e 252 visitantes