Entrei no BCP
BCP R.I.P.
artista Escreveu:Touro Escreveu:Queria ainda dizer-lhe que o facto de uma dada linha de tendência ser quebrada não quer dizer que a tendência mude...
Citei esta frase do Touro porque me parece mto importante (mais importante do que ir buscar as cotações do BCP quando se calhar ainda nem havia bolsa em Portugal![]()
![]()
)
De facto a quebra de uma linha de tendência apenas quer dizer que já não devemos olhar para ela como orientadora dos movimentos de um determinado activo, embora a nova tendência, que eventualmente se forme, possa ter o mesmo sentido que a anterior...
Isto sem ir buscar tendências de curto, médio e longo prazo, porque aí podia complicar-se as coisas ainda mais...
Ps: vou para a praia, vocês são mto chatos!!![]()
artista,
Já há bolsa em Portugal, pelo menos desde o século XVIII ainda nem a todo-poderosa bolsa de Wallstreet existia!

É verdade que o rompimento de uma linha de tendencia ascendente pode dar simplesmente origem a outra linha de tendência ascendente de menor ângulo de inclinação, e assim sucessivamente, até chegarmos ao ângulo zero, ou seja, quando a acção furou abaixo do seu mínimo histórico.

A questão é que o simples furo de uma linha de tendência e o estabelecimento de outra linha mais abaixo com menor ângulo de inclinação ascendente, só por si, já é outro sinal bearish, de perda de "momentum".
Ainda não tou a ver razões para tanto optimismo neste papel... ainda por cima há TANTOS papéis estáveis e a fazer máximos históricos consecutivos noutras bolsas estrangeiras... não sei para quê insistirem tanto na defesa deste papel neste fórum!
Bah! Já disse tudo o que tinha a dizer sobre o título. Tenho mais que fazer.
Boa sorte, abraços.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com
Gorda Escreveu:Estou tensa.
Pela segunda vez este comentário enriquece todo o fórum...

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Touro Escreveu:Queria ainda dizer-lhe que o facto de uma dada linha de tendência ser quebrada não quer dizer que a tendência mude...
Citei esta frase do Touro porque me parece mto importante (mais importante do que ir buscar as cotações do BCP quando se calhar ainda nem havia bolsa em Portugal

De facto a quebra de uma linha de tendência apenas quer dizer que já não devemos olhar para ela como orientadora dos movimentos de um determinado activo, embora a nova tendência, que eventualmente se forme, possa ter o mesmo sentido que a anterior...
Isto sem ir buscar tendências de curto, médio e longo prazo, porque aí podia complicar-se as coisas ainda mais...
Ps: vou para a praia, vocês são mto chatos!!

Línguas diferentes
Touro Escreveu:O que está para trás não interessa em termos técnicos actualmente porque corresponde a uma têndencia descendente, também ela de longo-prazo segundo a minha leitura (cerca de 3 anos), que foi abandonada.
Se "o que está para trás não lhe interessa", então certamente não é um adepto da Análise Técnica, e nesse caso, falamos línguas diferentes. Assim, só lhe posso desejar:
Uma boa tarde e boa sorte com os seus métodos.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
Boa tarde ProfitTaker,
Eu estou bem, obrigado. Estaria melhor se você não concluisse sobre coisas que eu não disse. Repare que falei nos dois a três anos para o curto-prazo em termos genéricos, para o caso concreto do BCP a tendência, repito, iniciou-se em Abril de 2003 e dura desde aí (cerca de 15 meses).
O que está para trás não interessa em termos técnicos actualmente porque corresponde a uma têndencia descendente, também ela de longo-prazo segundo a minha leitura (cerca de 3 anos), que foi abandonada.
Queria ainda dizer-lhe que o facto de uma dada linha de tendência ser quebrada não quer dizer que a tendência mude, o que acontece é uma variação da inclinação da tendência, que é o que está a acontecer no BCP. Se me pergunta se o que está a acontecer é bom, eu dir-lhe-ei que não, confesso que estaria mais optimista se a inclinação da tendência aumentasse em vez de diminuir. Agora, falando estritamente da tendência não podemos dizer que ela deixou de ser ascendente. Aliás, o princípio do 'Fibonacci Fan' baseia-se justamente na variação da inclinação das tendências.
Quero ressalvar que estou neutro no título.
Eu estou bem, obrigado. Estaria melhor se você não concluisse sobre coisas que eu não disse. Repare que falei nos dois a três anos para o curto-prazo em termos genéricos, para o caso concreto do BCP a tendência, repito, iniciou-se em Abril de 2003 e dura desde aí (cerca de 15 meses).
O que está para trás não interessa em termos técnicos actualmente porque corresponde a uma têndencia descendente, também ela de longo-prazo segundo a minha leitura (cerca de 3 anos), que foi abandonada.
Queria ainda dizer-lhe que o facto de uma dada linha de tendência ser quebrada não quer dizer que a tendência mude, o que acontece é uma variação da inclinação da tendência, que é o que está a acontecer no BCP. Se me pergunta se o que está a acontecer é bom, eu dir-lhe-ei que não, confesso que estaria mais optimista se a inclinação da tendência aumentasse em vez de diminuir. Agora, falando estritamente da tendência não podemos dizer que ela deixou de ser ascendente. Aliás, o princípio do 'Fibonacci Fan' baseia-se justamente na variação da inclinação das tendências.
Quero ressalvar que estou neutro no título.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Re: BCP
JAS Escreveu:Quer queiras quer não o 1,75 vai passar a constituir um suporte muito importante.
Tem o peso de 110 milhões de acções o que se traduz em 3,4% do capital do BCP.
JAS
Os 1,75 já são um suporte importante, agora se funcionará ou não é que já não sei?!! Não me parece que o facto de alguém, supostamente com peso, ter comprado 110 Milhões de acções a esse preço o tornem um suporte intransponível, o mercado está cheio de exemplos que contrariam esta tese... o próprio BCP já adquiriu toneladas de acções próprias com preço médio na casa dos 3 euros e não foi por isso que elas não quebraram em baixa esses valores...
Quanto à discussão sobre se o BCP está em Bearmarket ou Bullmarket, sinceramente parece-me se tem exagerado na discussão, tanta escrita para tão pouco!!? cada um que fique na sua e deixem-se lá de "minhoquisses" até parecem mulheres?!!
valves Escreveu:Para Profitaker :
Profitaker disse :
Se tens outros métodos de análise politico-social, que te dão essa fé que a guerra do Golfo marca o final do Bearmarket
Olha que eu disse precisamente o contrario é nas quedas de Setembro e Outubro que para mim residem o termino do bear Market exactamente porque para mim só factores extra economicos duradoiros e extraordinariamente importantes poderão marcar o princio ou o fim de qualquer bear ou Bull market só me lembro de um factor poilitico que tenha pesado de tal forma que marcou um fim de um dos maiores bears Markets da historia e que foi a entrada dos States na 2 ª Guerra Mundial que acabou com o enorme bear Market com inicio em 1929.
Será que se pode comparar a 2ª GM com a 2ª Guerra Golfo?...
Durante a 2ª GM, os americanos não sentiram no seu próprio território, qualquer devastação, além disso, o fim da 2ª GM apaziguou mtas das incertezas dos consumidores norte-americanos o que deu origem ao "boom" consumista dos anos 50 e 60.
Agora diz-me... consegues garantir que o terrorismo nos EUA vai terminar por causa desta guerra do golfo? Achas que algum consumidor americano poderá alguma vez, estar própriamente "descansado" com esta constante ameaça terrorista a pairar no seu próprio território, no centro comercial onde vão fazer compras?...
Na minha opinião, as duas guerras não são comparáveis e dificilmente terão consequências semelhantes ao nível das bolsas.
Mas enfim, como não se pode prever o futuro, tudo é admissível!
Um abraço.
valves Escreveu:Olha que a minha analiza foi só para o mercado nacional já que nos STATES o bull durou durante 1999 e ainda logo no principio de 2000.
Depende do índice americano que estás a considerar.
Alguns terminaram realmente em 98, tal como o BCP, em Portugal.
um abraço.
BCP DESCENDENTE
Ovos Moles Escreveu:Profitaker, acho a tua análise fantastica, deves estar rico ao conseguires definir o BCP como estando em BEARMARKET (agradeço que me definas este conceito aplicado a uma acção que eu desconheço por completo)desde 87. Presumo que sempre estiveste short em BCP e que deves ter feito uma fortuna incalculavel em futuros e opções - posições curtas é claro. Pela tua visão notoriamente anti-bcp talvez seja melhor reforçar as tuas posições curtas e se fizeres um favor aqui ao ovos moles vê lá se vendes a 1.75 que é onde eu estou a tentar comprar.
Bertoluci não te esqueças do stop, mas acho um nivel interessante de entrada, apesar de teres os indicadores técnicos contra esta posição, mas se tudo fosse técnica era só milionários no mercado.
OVOS,
Essa tua caricatura é apenas isso, uma caricatura, despropositada e muito provavelmente, fruto de ignorância, pois não sabes nada sobre o meu método de trading para usares esses termos abusivos. É que a análise e o trading são 2 coisas interligadas, mas independentes, sabias?
Pois como qualquer trader profissional de curto-prazo te pode explicar, uma análise de longo-prazo não serve para se negociar, apenas serve de guia.
Negoceio no curto-prazo, e como tal, já tomei posições tanto curtas como longas no BCP ao longo destes últimos anos, apesar de neste momento, por diversas razões estar ausente do mercado português.
Mas se estivésse activo no mercado português, e para identificar o meu ponto de entrada, tudo dependeria do que a tendência de longo, de médio e de curto-prazo em conjunto estão a apontar num dado instante.
Mas para aqueles menos dinâmicos, e que compram e "deixam estar" com expectativas que apartir dessa compra, o caminho seja sempre a subir no longo-prazo, é útil serem recordados do gráfico de longo-prazo (ainda) descendente do BCP, e dos riscos dessa estratégia.
Um abraço.
Re: BCP
JAS Escreveu:Olá Profitaker!
Esta questão dos time-frames é interessante.
Analisar um título com base num gráfico de 3 anos é perigoso...
Sobretudo quando mudamos de Bear Market para Bull (já sei que tu não acreditas nisso...).
Pelo teu gráfico vejo que só entrarás no BCP próximo dos 4,00 euros (quando ele cortar a tua linha descendente...).
Nessa altura o Bertolucci já terá ganho 126% e tenho a certeza que te vende algumas.
Quer queiras quer não o 1,75 vai passar a constituir um suporte muito importante.
O único problema, nos próximos tempos, é que quem as comprou a 1,75 nos saldos da CGD pode ter a tentação de vender algumas a 1,78 ganhando uns míseros 0,03. Esses míseres 2 ou 3 cêntimos, multiplicados por milhões, ainda são significativos em termos de resultados.
Sobretudo se o dinheiro for emprestado...
Um abraço,
JAS
Olá JAS, como tens passado?

Só para te corrigir que... eu não vou comprar quando for aos 4 euros... isso só aconteceria se a minha linha fosse quebrada amanhã!... O que é virtualmente impossível. Ora, como se verifica num gráfico descendente (como é o caso do BCP) com o passar do tempo, a linha de tendência descendente vai "descendo" progressivamente com o passar do tempo, e, admitindo que a cotação do BCP também vai subindo progressivamente ao ritmo que tem vindo a subir durante o último ano, o mais provável seria o encontro das duas, algures nos próximos 2 ou 3 anos, e mais provavelmente, na região dos 3 euros, não dos 4 euros!
Quanto aos "valores mágicos" fundamentais como esse mito dos 1.75 inquebráveis do BCP, faz-me lembrar as OPV que entram a 5 euros no mercado, e que passados uns dias estão a 4 e a 3 Euros, para espanto de todos, que lógicamente assumiam que os títulos não podiam negociar abaixo do valor estipulado para a sua venda ao público!
A questão é esta: não há "vacas sagradas" nem valores sagrados, nem garantias de espécie alguma quando se fala de bolsa.
A única garantia que temos, pelo menos do meu ponto de vista, é-nos dada pelo peso estatístico das teorias da análise técnica, entre as quais, que um título grande e líquido como o BCP, não inverte bruscamente a sua tendência de longo-prazo (excepto talvez, numa exaustão de um crash), sem antes, haver uma longa consolidação e ajuste das cotações cá em baixo, formando um valente fundo. E isto que se viu no último ano, não cumpre ainda esse requisito mínimo, além de ter sido furado em baixa, no ínicio de Julho.
Mas enfim, cada um trabalha com a ferramenta de que mais gosta, e desde que lhe dê bons resultados, tá tudo bem.
Boa sorte com as tuas análises.
Um abraço.
Para Profitaker :
Profitaker disse :
Se tens outros métodos de análise politico-social, que te dão essa fé que a guerra do Golfo marca o final do Bearmarket
Olha que eu disse precisamente o contrario é nas quedas de Setembro e Outubro que para mim residem o termino do bear Market exactamente porque para mim só factores extra economicos duradoiros e extraordinariamente importantes poderão marcar o princio ou o fim de qualquer bear ou Bull market só me lembro de um factor poilitico que tenha pesado de tal forma que marcou um fim de um dos maiores bears Markets da historia e que foi a entrada dos States na 2 ª Guerra Mundial que acabou com o enorme bear Market com inicio em 1929.
Profitaker disse :
Assim como muitos analistas internacionais, também concordo com esta constatação. ( opinião sobre a bolha de dotcom -
Olha que a minha analiza foi só para o mercado nacional já que nos STATES o bull durou durante 1999 e ainda logo no principio de 2000.
Um abraço
Vasco
Profitaker disse :
Profitaker disse :
Assim como muitos analistas internacionais, também concordo com esta constatação. ( opinião sobre a bolha de dotcom -
Olha que a minha analiza foi só para o mercado nacional já que nos STATES o bull durou durante 1999 e ainda logo no principio de 2000.
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Profitaker, acho a tua análise fantastica, deves estar rico ao conseguires definir o BCP como estando em BEARMARKET (agradeço que me definas este conceito aplicado a uma acção que eu desconheço por completo)desde 87. Presumo que sempre estiveste short em BCP e que deves ter feito uma fortuna incalculavel em futuros e opções - posições curtas é claro. Pela tua visão notoriamente anti-bcp talvez seja melhor reforçar as tuas posições curtas e se fizeres um favor aqui ao ovos moles vê lá se vendes a 1.75 que é onde eu estou a tentar comprar.
Bertoluci não te esqueças do stop, mas acho um nivel interessante de entrada, apesar de teres os indicadores técnicos contra esta posição, mas se tudo fosse técnica era só milionários no mercado.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
BCP
Olá Profitaker!
Sobretudo quando mudamos de Bear Market para Bull (já sei que tu não acreditas nisso...).
Pelo teu gráfico vejo que só entrarás no BCP próximo dos 4,00 euros (quando ele cortar a tua linha descendente...).
Nessa altura o Bertolucci já terá ganho 126% e tenho a certeza que te vende algumas.
Quer queiras quer não o 1,75 vai passar a constituir um suporte muito importante.
O único problema, nos próximos tempos, é que quem as comprou a 1,75 nos saldos da CGD pode ter a tentação de vender algumas a 1,78 ganhando uns míseros 0,03. Esses míseres 2 ou 3 cêntimos, multiplicados por milhões, ainda são significativos em termos de resultados.
Um abraço,
JAS
Um abraço,
JAS
Re: Resposta a Touro
valves Escreveu:Bem quando eu digo que existe realidade nas bolsas para além dos graficos aplica -se que nem uma luva aos timings de começo e termino de Bullmarkets.
Repara que se analizarmos bem o grafico entre fins de 2002 e começos de 2003 verificamos que houve uma especie de duplo fundo logo no inicio de 2003 ora é preciso perceber que esse duplo fundo teve uma origem muito especifica e concreta : A guerra do Golfo ora é á luz desta interpretação dos factos que eu aponto Outubro de 2002 que até prova em contrario marca o final do Bear Market.
A análise técnica tem por pressuposto teórico, que tudo o que acontece no mercado e fora dele, tudo o que os participantes sabem e o que nem todos sabem, está constantemente a ser reflectido no preço do título e consequentemente, no gráfico - objecto de estudo dos analistas técnicos, e logo, é o método de análise privilegiado para estar sempre "em cima do acontecimento".
Se tens outros métodos de análise politico-social, que te dão essa fé que a guerra do Golfo marca o final do Bearmarket (não estou a ver a razão dessa obrigatoriedade), então é o teu próprio método e desejo-te sorte e sucesso com esse método, que para mim, parece-me mais uma questão de "fézada". Para mim, eu preciso de muito muitas provas em termos técnicos, para proclamar o fim deste Bearmarket!
É só em análise técnica que me baseio, o gráfico é que deve mandar, não o nosso intelecto ou o nosso ego.
valves Escreveu:Outra questão : pela mesma ordem de ideias defendo que o timing final do bullmarket anterior que começou em 1993 não foi a bolha especulativa do ano 2000 mas sim Março/Abril de 1998 para mim a bolha especulativa das DOTCOMS já foi uma tendencia secundária inserida no bear Market que começou logo em Abril de 1998. Esta é pelo menos a minha opinião pessoal TouroPara Profitaker
Assim como muitos analistas internacionais, também concordo com esta constatação.
Um abraço.
O QUE É O LONGO-PRAZO ?
Touro Escreveu:Tem-se feito aqui grande confusão com o 'time frame' das tendências. Julgo que uma forma fácil de evitar tais confusões é truncar as bases de dados a 2 ou 3 anos. Para a grande maioria dos investidores que frequenta o Caldeirão e que utiliza AT a consideração de 'time frames' superiores só atrapalha e introduz confusão.
Assim, quando falamos em tendência de longo-prazo estamos a referir-nos a uma tendência que dura há um ou dois anos, quando muito há 3 anos.
Tudo o que for acima disto podem lhe chamar muito, muitíssimo ou super longo-prazo, mas por favor não lhe chamem longo-prazo.
Se se usar o termo longo-prazo de forma indiscriminada podemos ter alguém a dizer, por exemplo, que no longo-prazo (1,5 anos) a tendência é ascendente e outros a dizerem que a tendência de longo-prazo (considerando 10 anos!) é descendente.
O problema é agravado quando se usa para definir aquilo a que se chama tendência de longo-prazo picos de euforia nos mercados, como foi por exemplo 1998. Quem faz estas considerações irá ter de esperar mais 5 ou 10 anos até que a tendência a que chamam de longo-prazo se inverta.
Penso ser agora facilmente compreensível que a tendência de longo-prazo no BCP é ascendente, e iniciou-se em finais de Abril de 2003.
Olá Touro, tudo bem?
Bom, em primeiro lugar, não existe uma definição rígida do que significa "longo-prazo" nem o que significa "médio-prazo" nem o que significa "curto-prazo". E se houver, digam-me em que dicionário isso está escrito... Não está!
A verdade é esta: cada analista define o que é para si, o "longo-prazo" e as sub-divisões abaixo desta.
Mas vamos admitir que "o teu" longo-prazo (que afirmaste ser até 3 anos) é o que vale! Ora, neste time-frame, o BCP desvalorizou 57% !!! ... como é possível que afirmes que isto é uma tendência de longo-prazo ascendente?
E mais... mesmo que digas (um pouco desonestamente, se queres a minha opinião) que a tendência só deve ser considerada apartir de Outubro de 2003, quando o BCP começou a subir, então, e se tens algum apreço MÍNIMO pela Análise Técnica, tens de reconhecer que essa "tua" tendência de subida foi suportada por uma linha de tendência ascendente (que eu chamei linha de médio-prazo) e que, como se vê no gráfico acima, foi QUEBRADA no ínicio de JULHO ! Lá se vai a tendência de subida!...
Portanto, e mesmo que não acredites no retomar da "minha" tendência de longo-prazo descendente, pelo menos, só esta evidência, devia ser suficiente para seres cauteloso e admitir que a tendência neste momento está "indefinida" ou "suspensa" e admitires apenas e somente "estar de fora" do mercado, deste título neste momento crítico. Tenho dito.
Um abraço.
Resposta a Touro
Bem quando eu digo que existe realidade nas bolsas para além dos graficos aplica -se que nem uma luva aos timings de começo e termino de Bullmarkets.
Repara que se analizarmos bem o grafico entre fins de 2002 e começos de 2003 verificamos que houve uma especie de duplo fundo logo no inicio de 2003 ora é preciso perceber que esse duplo fundo teve uma origem muito especifica e concreta : A guerra do Golfo ora é á luz desta interpretação dos factos que eu aponto Outubro de 2002 que até prova em contrario marca o final do Bear Market.
Outra questão : pela mesma ordem de ideias defendo que o timing final do bullmarket anterior que começou em 1993 não foi a bolha especulativa do ano 2000 mas sim Março/Abril de 1998 para mim a bolha especulativa das DOTCOMS já foi uma tendencia secundária inserida no bear Market que começou logo em Abril de 1998. Esta é pelo menos a minha opinião pessoal Touro
Para Profitaker
Outra questão : pela mesma ordem de ideias defendo que o timing final do bullmarket anterior que começou em 1993 não foi a bolha especulativa do ano 2000 mas sim Março/Abril de 1998 para mim a bolha especulativa das DOTCOMS já foi uma tendencia secundária inserida no bear Market que começou logo em Abril de 1998. Esta é pelo menos a minha opinião pessoal Touro

Para Profitaker

Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
A saúde dos forenses
Valves,
Obrigado pela tua preocupação com a minha saúdinha, mas eu estou traquilamente de boa saúde, muito obrigado
Pelo teu estado de euforia, deves pensar que me "arrumaste" com a questão do BCP ascendente desde 1992, mas sou obrigado a desiludir-te.
Desconheces talvez, o facto de o BCP já existir na bolsa ANTES de 1992. E lá porque o teu gráfico só começa em 1992, não foi nessa data que o BCP começou a cotar na bolsa.
Recomendo-te que vejas gráficos do BCP (se as elites deste país te deixarem ter acesso a eles), desde o ano do Pedro Caldeira em 1987, quando a sua cotação máxima atingiu 650 Euros por acção (não ajustados a dividendos e splits).
Depois, traças uma linha desde os máximos de 1987 e até ao máximo de 1998 e diz-me se finalmente consegues ver a tendência de longo-prazo descendente.
Aqui podes ver em detalhe o que respondi ao Ulisses, quando ele formulou uma tese semelhante à tua.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... c&start=50
O BCP está em BEARMARKET há 17 anos!
Um abraço.
Obrigado pela tua preocupação com a minha saúdinha, mas eu estou traquilamente de boa saúde, muito obrigado

Pelo teu estado de euforia, deves pensar que me "arrumaste" com a questão do BCP ascendente desde 1992, mas sou obrigado a desiludir-te.
Desconheces talvez, o facto de o BCP já existir na bolsa ANTES de 1992. E lá porque o teu gráfico só começa em 1992, não foi nessa data que o BCP começou a cotar na bolsa.
Recomendo-te que vejas gráficos do BCP (se as elites deste país te deixarem ter acesso a eles), desde o ano do Pedro Caldeira em 1987, quando a sua cotação máxima atingiu 650 Euros por acção (não ajustados a dividendos e splits).
Depois, traças uma linha desde os máximos de 1987 e até ao máximo de 1998 e diz-me se finalmente consegues ver a tendência de longo-prazo descendente.
Aqui podes ver em detalhe o que respondi ao Ulisses, quando ele formulou uma tese semelhante à tua.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... c&start=50
O BCP está em BEARMARKET há 17 anos!

Um abraço.
Tem-se feito aqui grande confusão com o 'time frame' das tendências. Julgo que uma forma fácil de evitar tais confusões é truncar as bases de dados a 2 ou 3 anos. Para a grande maioria dos investidores que frequenta o Caldeirão e que utiliza AT a consideração de 'time frames' superiores só atrapalha e introduz confusão.
Assim, quando falamos em tendência de longo-prazo estamos a referir-nos a uma tendência que dura há um ou dois anos, quando muito há 3 anos.
Tudo o que for acima disto podem lhe chamar muito, muitíssimo ou super longo-prazo, mas por favor não lhe chamem longo-prazo.
Se se usar o termo longo-prazo de forma indiscriminada podemos ter alguém a dizer, por exemplo, que no longo-prazo (1,5 anos) a tendência é ascendente e outros a dizerem que a tendência de longo-prazo (considerando 10 anos!) é descendente.
O problema é agravado quando se usa para definir aquilo a que se chama tendência de longo-prazo picos de euforia nos mercados, como foi por exemplo 1998. Quem faz estas considerações irá ter de esperar mais 5 ou 10 anos até que a tendência a que chamam de longo-prazo se inverta.
Penso ser agora facilmente compreensível que a tendência de longo-prazo no BCP é ascendente, e iniciou-se em finais de Abril de 2003.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
P/ pROFITAKER
Bem espero que não tenhas apanhado nenhum Torcicolo quando olhaste de novo para o grafico que nós queremos é malta bem de saúde
Mais importante que ganhar dinheiro está a saúde dos forenses

Mais importante que ganhar dinheiro está a saúde dos forenses

Visitante escreveu :
...se a tendência de fundo é de subida é melhor comprar a 1,76 ou a 2?
Ao falarmos de tendencia de fundo já estou implicitamente a acrescentar o conjunto de factores que rodeiam e concorrem para a formação do preço. A apreciação que fiz a frase foi num contexto muito particular ou seja é errado sem atender aos condicionalismos que envolvem a cotação sejam eles de caracter macroeconomico sejam eles de caracter especifico relativos á propria empresa que analizamos seja até de caracter conjuntural. O que eu critico é afirmações absolutas do tipo porque hoje está a 1 e ontem esteve a 10 é menos arriscado comprar hoje que ontem.
Profitaker disse :
Não sei como é que tu vês uma tendência primária ascendente no BCP, quando a dureza e a frieza dos números mostra uma desvalorização do título de -67% nos últimos 4 anos, e uma desvalorização de -72% dos últimos 6 anos !!!
Peço te que ao analizares o grafico curves ligeiramente o teu pescoço e o olhes a tendencia do grafico desde Outubro de 1992 achas que o BCP está em tendencia ascendente ou descendente ?
Profitaker disse :
Um gráfico vale por mil palavas, é prudente revê-lo acima, e forcarmo-nos a tentar não ver nele apenas aquilo que queremos/desejamos ver, de acordo com o que possuímos no nosso portfólio!
Isso digo -te eu a ti ... e olha que um grafico é muito importante mas existe realidade nas bolsas para além dos graficos...
Um abraço
Vasco
...se a tendência de fundo é de subida é melhor comprar a 1,76 ou a 2?
Ao falarmos de tendencia de fundo já estou implicitamente a acrescentar o conjunto de factores que rodeiam e concorrem para a formação do preço. A apreciação que fiz a frase foi num contexto muito particular ou seja é errado sem atender aos condicionalismos que envolvem a cotação sejam eles de caracter macroeconomico sejam eles de caracter especifico relativos á propria empresa que analizamos seja até de caracter conjuntural. O que eu critico é afirmações absolutas do tipo porque hoje está a 1 e ontem esteve a 10 é menos arriscado comprar hoje que ontem.
Profitaker disse :
Não sei como é que tu vês uma tendência primária ascendente no BCP, quando a dureza e a frieza dos números mostra uma desvalorização do título de -67% nos últimos 4 anos, e uma desvalorização de -72% dos últimos 6 anos !!!
Peço te que ao analizares o grafico curves ligeiramente o teu pescoço e o olhes a tendencia do grafico desde Outubro de 1992 achas que o BCP está em tendencia ascendente ou descendente ?
Profitaker disse :
Um gráfico vale por mil palavas, é prudente revê-lo acima, e forcarmo-nos a tentar não ver nele apenas aquilo que queremos/desejamos ver, de acordo com o que possuímos no nosso portfólio!
Isso digo -te eu a ti ... e olha que um grafico é muito importante mas existe realidade nas bolsas para além dos graficos...
Um abraço
Vasco
Re: Mas...
Bis Escreveu:...se a tendência de fundo é de subida é melhor comprar a 1,76 ou a 2?
Se acreditares nessa teoria da tendência primária ascendente do BCP propalada pelo valves e outros, então qualquer preço é bom para comprares, porque o mercado te dará lucro nessa posição mais tarde ou mais cedo (talvez mais cedo).
Mas depois, se o negócio der para o torto, não me peças satisfações a mim, pede-as ao Valves e aos outros bulls.
Para mim, a tua melhor alternativa seria "poupares" o teu dinheiro a este descalabro em curso do BCP, e aproveitares esse dinheiro para investires na tua educação e aprenderes por ti próprio, a identificares as tendências técnicas dos mercados, sem precisares de depender da opinião de outros.
Boa sorte. Um abraço.
Re: Comentarios
valves Escreveu:Apesar de compreender a estratégia de entrada longa de BCP ( eu estou fora de todos os mercados no presente ) gostaria de comentar aqui uma serie de frases que foram ditas :
Comprar hoje é seguramente menos arriscado do que comprar quando a cotação estava a dois ou mais euros...
Tal como o Artista disse esta afirmação está estruturalmente incorrecta quando falamos de acções.
ou seja não é o preço em si que determina o risco de entrada num titulo mas o conjunto de condições que justificam e concorrem para a formação do preço/cotação.
2 - Tal como o Touro disse até prova em contrario a tendencia de fundo , primaria ou como queiram chamar quer do BCP quer da PT é ascendente e não perceber isto é não perceber muitas coisas importantes Profitaker.
Valves, começaste bem com a tua resposta ao Artista, que eu subscrevo, mas depois, na minha modesta opinião, terminaste mal na tua análise ao BCP. Até porque não explicaste porque razão consideras a tendência primária, de ascendente!
E mesmo que o defeito da tua análise seja o vício da errónea fixação no curto período de 12 meses, que mostra efectivamente, um "ressalto" do título depois da hecatombe dos últimos anos, a realidade é que isso não passou de isso mesmo, um ressalto! ...cuja linha de suporte ascendente, timida e inconsistente, foi quebrada no ínicio de Julho, tal como demonstra o gráfico técnico, sendo agora de esperar, um retomar da longa tendência de longo-prazo, DESCENDENTE. Essa é somente a minha análise, e como tal, ninguém é obrigado a aceitar.
Boa sorte, um abraço.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, AlfaTrader, Bing [Bot], iniciado1, jjlefty, m-m, malakas, maturidade, Mmmartins, nunorpsilva, trilhos2006 e 185 visitantes