Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 30/7/2020 22:29

Sem dúvida, os Países (governantes e população) que mais ignoram este virus e não tomaram/tomam medidas de prevenção e protecção, são os que mais sofrem em termos de contagio e letalidade desta Pandemia. Os números falam por si...EUA, Brasil, Suécia, etc....

EUA superam 150 mil mortes por Covid-19, o pior balanço a nível global : https://www.noticiasaominuto.com/mundo/ ... gn=1551264

Mais de um quinto das mortes por Covid-19 a nível global aconteceram nos Estados Unidos.
s Estados Unidos ultrapassaram hoje mais uma trágica barreira no âmbito da pandemia do novo coronavírus: mais de 150 mil mortes, o balanço oficial de vítimas mais elevado do mundo (e mais de um quinto do total de mortes a nível global, que se situa, nesta altura, acima das 662 mil).

Com a doença a impactar de forma muito severa vários estados norte-americanos, as autoridades sanitárias já anunciaram registos diários recorde de óbitos na Flórida e na Califórnia, esta quarta-feira, o que eleva o total acumulado acima dos 150 mil.

O último balanço oficial, relativo a terça-feira, dava conta de 149.085, depois de um acréscimo de 1.497 mortes, números que já não se viam desde maio. Agora, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, a contagem está em 150.034, sendo que o balanço ainda não está fechado.

A primeira morte por coronavírus nos Estados Unidos aconteceu a 29 de fevereiro e o país atingiu as 50 mil mortes a 23 de abril (54 dias depois), chegando, depois às 100 mil a 27 de maio (34 dias depois). A barreira dos 150 mil chega, portanto, 63 dias depois.

De acordo com a CNN, a Association of American Medical Colleges, uma associação de educação médica, avisa que se os Estados Unidos não conseguirem controlar a pandemia agora, arrisca uma subida drástica de mortes, para "as várias centenas de milhar".


Isto numa altura em que presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, alerta para a recessão económica mais severa de sempre.


Brasil supera as 90 mil mortes, com recorde de 1.595 nas últimas 24h : https://www.noticiasaominuto.com/mundo/ ... gn=1551380
As autoridades de Saúde brasileira notificam, esta quarta-feira, um aumento recorde de número diário de mortes, algo que atribuem a um erro na divulgação de dados de terça-feira. O número de casos também é recorde (mais de 69 mil).

OMinistério da Saúde brasileiro reporta esta quarta-feira mais 1.595 mortes associadas ao novo coronavírus, um novo recorde diário (o último aconteceu a 4 de junho, quando foram reportadas 1.473 mortes). As autoridades indicaram, porém, que este aumento se deve ao facto do estado de São Paulo não ter divulgado os números na véspera, sendo hoje o acumulado de dois dias.

Este novo registo diário eleva o total de mortes no país para 90.134, o segundo pior balanço de óbitos do mundo, sendo apenas superado pelos Estados Unidos (mais de 150 mil vítimas mortais confirmadas).

Recorde-se que, entre 21 e 25 do mês corrente, o Brasil notificou diariamente mais de mil mortes relacionadas com a infeção provocada pelo vírus SARS-CoV-2, número que baixou no dia 26, mas que vem subindo gradualmente desde então.

Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 69.074 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas, um número superior ao do dia anterior (40.816) e superior ao máximo de 67.860 casos reportados no dia 22 de julho. Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, indicou que o aumento de casos no último mês se deve ao aumento de testes.

 
Mensagens: 1272
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 31/7/2020 0:16

Phil2014 Escreveu:O virus não deve ser ignorado.Estou de acordo.Agora o tempo de antena que uma doença que causa 4% do total de mortos tem, é aberrante,espalhafatoso e caricato.
Coitadas das outras causas de morte que provocam 96% de óbitos e nunca deitaram abaixo as economias mundiais.


Pela forma de escrever e expressar, parece que ignora o virus...quem mais ignorou e desvalorizou esta Pandemia é que tem os resultados que tem, no que se refere à letalidade, e sinceramente não acredito nos números que tem sido dados, parece-me que os números reais serão superiores...

Agora questiono :

Sendo o Presidente dos Estados Unidos um dos governantes que mais ignorou e desprezou este virus, que atualmente ainda o acaba por fazer, que só pensa nem números, incentivando a população ao normal funcionamento do dia-a-dia e da respetiva economia (pré-covid). Apesar de em diversos estados os governantes terem uma postura diferente, isto é, responsável e de bom senso perante a população, alertando para a importância de se prevenir e proteger perante esta Pandemia.
Questiono, como foi possível uma "simples gripe" provocar isto no PIB do segundo trimestre nos EUA : https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... -trimestre

PIB dos EUA regista quebra recorde de 32,9% no segundo trimestre

Apesar da queda recorde registada entre abril e junho deste ano, os economistas apontavam para um colapso ainda maior, na ordem dos 34,5%.

Já se sabia que o produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos tinha registado uma quebra sem precedentes no segundo trimestre devido ao "lockdown" de grande parte do país para fazer face à pandemia da covid-19.

Agora já se sabe quanto. De acordo com a primeira estimativa do governo norte-americano, a queda do PIB foi de 32,9% a um ritmo anual. Apesar da descida inédita, os economistas esperavam ainda pior, apontando para uma contração de 34,5%.

Com grande parte dos norte-americanos confinados em casa durante o segundo trimestre, o consumo privado registou uma quebra de 34,6%, o que também representa uma descida recorde.

Na variação em cadeia (segundo trimestre contra primeiro trimestre deste ano) a queda do PIB foi de 9,5%. No primeiro trimestre o PIB tinha recuado 5%. Quando conjugadas as duas quedas (primeiro trimestre e segundo trimestre), resulta numa queda de 10,6% na primeira metade do ano.

"A descida no segundo trimestre reflete a resposta à covid-19", refere o Bureau of Economic Analysis, assinalando que as ordens para ficar em casa incidiram sobretudo nos meses de abril e maio e foram aliviadas em maio e junho.

Contrações históricas no consumo pessoal, nas exportações, nos inventários, no investimento e nos gastos dos governos locais e estatais proporcionaram o pior trimestre da história. Para se ter uma ideia do tamanho desta contração, o pior trimestre da crise financeira de 2008 resultou numa queda económica de 8,4%, nos últimos três meses desse ano. A maior contração trimestral anterior era de 10% e é preciso recuar até ao primeiro trimestre de 1958.

Como reação, os três principais índices de Wall Street abriram a sessão de hoje em queda, com os investidores a apontarem para uma recuperação nos trimestres seguintes. Contudo, e de acordo com os analistas do ING, essa recuperação pode ser mais lenta do que o previsto.

"Os mercados financeiros já estão a descontar para uma recuperação vigorosa, mas com o medo do vírus em ascensão, os empregos a serem perdidos e os rendimentos a serem espremidos, sentimos que a recuperação pode ser muito mais instável", escreve James Knightley, economista-chefe do ING, numa nota.

O mesmo consideram os economistas do Capital Economics, com Andrew Hunter a assinar uma nota onde se pode ler que se "espera que a economia dos Estados Unidos leve anos até recuperar desta contração".

Nesta altura, a taxa de desemprego na maior economia do mundo fixou-se nos 14,7%, um máximo pós Grande Depressão.

O Eurostat também se prepara para publicar amanhã a primeira estimativa do PIB do conjunto da Zona Euro. Já esta quinta-feira, o instituto nacional de estatísticas alemão revelou a contração histórica registada na maior economia do euro, no segundo trimestre. O PIB alemão recuou 10,1% em termos trimestrais e 11,7% em termos homólogos, atingindo a maior queda desde que há registos, iniciados em 1970.

Os economistas da Bloomberg antecipam uma queda de 12% para o conjunto da zona euro, de 16,3% para Espanha e 15,2% tanto em Itália como em França.


E na Alemanha : Pandemia destruiu quase 10 anos de crescimento alemão : https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... nto-alemao, etc....

Resumindo: os governantes, as entidades de saúde publica, a própria OMS, etc...estão todos equivocados...fizeram o que fizeram para "agradar" a imprensa, a população, etc...e incutiram todo este dito "medo", porque simplesmente lhes apeteceu...
O problema é o vírus..."temos" é que a respeita e combater com as armas (conhecimentos) que atualmente se tem, por forma a evitar a contágio, mortalidade, recuperar a confiança e a economia, mas isso infelizmente vai demorar o seu sempre, pois este problema não se resolve da noite para o dia....antes assim fosse...mas é mais complexo do "faz transparecer a alguns"....
Editado pela última vez por pepe7 em 31/7/2020 13:49, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1272
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 31/7/2020 9:25

pepe7 Escreveu:E na Alemanha : Pandemia destruiu quase 10 anos de crescimento alemão : https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... nto-alemao, etc....


A Alemanha está praticamente estagnada desde 2008....
Anexos
gdp_ger.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3694
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 31/7/2020 10:41

BearManBull Escreveu:
A Alemanha está praticamente estagnada desde 2008....


Sim, sim, a Alemanha tem estado praticamente estagnada desde 2008... especialmente porque a moeda na Alemanha é o dolar.. :roll: :roll:

PIB em 2008: 2 542,652 (B€)
PIB em 2019: 3 454,735 (B€)
% crescimento:
2008 0,7%
2009 -5,6%
2010 4%
2011 4%
2012 0,6%
2013 0,5%
2014 2,2%
2015 1,2%
2016 2,1%
2017 2,9%
2018 1,3%
2019 0,6%


https://www.destatis.de/EN/Themes/Econo ... cationFile

https://www.bundesbank.de/en/statistics ... uct-767280
Anexos
01-bruttoinlandsprodukt-data.png
01-bruttoinlandsprodukt-data.png (61.41 KiB) Visualizado 1117 vezes
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7059
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por lunas6969 » 31/7/2020 11:33

Phil2014 Escreveu:7023 mortos ontem no mundo inteiro devido ao dito cujo é......muita gente??Really?
Os 7 biliões estão fechados em casa ou com mascarilhas e é por isso que o nr. mortos é...7023 ?
Já basta termos mais um virus a chatear,but for God sake,já chega.


Continuam a existir uns foristas que pensam que por pensarem " fora da caixa" são seres iluminados.
Até seria risível, se não fosse pelo fato de pensamentos destes alimentarem a pandemia.
A realidade é que se o número de infeções é superior ao oficial, também o número de mortos é superior ao normal.

https://www.google.com/amp/s/mobile.reu ... SKCN24R0GE

Imaginem a taxa de letalidade se não se tivessem tomado todas estas medidas draconianas .
No Peru, e só para dar um exemplo, os doentes são tratados nos seus próprios carros, à porta dos hospitais por colapso dos serviços de saúde.
Não só a mortalidade, mas também as graves sequelas a longo prazo em pessoas jovens que irão não só sobrecarregar os serviços de saúde como delapidar as finanças de um país com todo o acompanhamento médico e social.
Mas, estes fatos eles não discutem, acham que o colapso dos serviços hospitalares com o consequente colapso social iria levar a uma expansão econômica :wall: :wall: :wall:
Sérgio
 
Mensagens: 31
Registado: 8/11/2011 23:24
Localização: 14

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 31/7/2020 11:43

ok mais_um nesta tenho de concordar contigo, só para veres que não sou obtuso como tu.

Realmente não faz sentido ver o PIB da Alemanha em USD, excepto se for para comparar com outros países e realmente nunca me tinha apercebido disso.

Deixo o gráfico de local currency.
Anexos
gdp_ger.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3694
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 31/7/2020 11:49

lunas6969 Escreveu:
Imaginem a taxa de letalidade se não se tivessem tomado todas estas medidas draconianas .
No Peru, e só para dar um exemplo, os doentes são tratados nos seus próprios carros, à porta dos hospitais por colapso dos serviços de saúde.
Não só a mortalidade, mas também as graves sequelas a longo prazo em pessoas jovens que irão não só sobrecarregar os serviços de saúde como delapidar as finanças de um país com todo o acompanhamento médico e social.
Mas, estes fatos eles não discutem, acham que o colapso dos serviços hospitalares com o consequente colapso social iria levar a uma expansão econômica :wall: :wall: :wall:
Sérgio


Imagina se os teus amados governos tivessem tomado medidas em Fevereiro e não depois de terem as UCIs a colapsar em França, Espanha e Itália.

Nem era preciso ter havido nenhum confinamento era apenas impor as medidas soft actuais que se têm demonstrado muito mais eficientes que o confinamento e provavelmente nunca teríamos a pandemia actual.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3694
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 31/7/2020 12:00

BearManBull, repara que nesse período em que a curva estava ainda a crescer essas medidas não eram suficientes. Foi isso que os Estados Unidos tentaram fazer. Chegaram à mesma conclusão que tu, só que a curva ainda não tinha começado a descer. O CDC disse que os Estados só deviam reabrir a economia com as medidas restritivas quando tivessem a média de 14 dias de infectados e mortos a descer. Com a pressão de Trump, os Estados borrifaram-se para essas indicações do CDC e o resultado foi o disparar de novo do número de casos, sendo os Estados Unidos já o 10º país do mundo com mais mortos por habitantes, com mais de 150 mil mortos.

Deixo-te o gráfico da fonte mais oficial que há nos States (CDC) para perceberes o que aconteceu por lá por terem colocado em prática o teu pensamento...
Anexos
casos states.gif
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 30379
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 31/7/2020 12:01

BearManBull Escreveu:
lunas6969 Escreveu:
Imaginem a taxa de letalidade se não se tivessem tomado todas estas medidas draconianas .
No Peru, e só para dar um exemplo, os doentes são tratados nos seus próprios carros, à porta dos hospitais por colapso dos serviços de saúde.
Não só a mortalidade, mas também as graves sequelas a longo prazo em pessoas jovens que irão não só sobrecarregar os serviços de saúde como delapidar as finanças de um país com todo o acompanhamento médico e social.
Mas, estes fatos eles não discutem, acham que o colapso dos serviços hospitalares com o consequente colapso social iria levar a uma expansão econômica :wall: :wall: :wall:
Sérgio


Imagina se os teus amados governos tivessem tomado medidas em Fevereiro e não depois de terem as UCIs a colapsar em França, Espanha e Itália.

Nem era preciso ter havido nenhum confinamento era apenas impor as medidas soft actuais que se têm demonstrado muito mais eficientes que o confinamento e provavelmente nunca teríamos a pandemia actual.


Que absurdo. Ainda hoje há muita gente a desvalorizar esta pandemia e a desrespeitar as medidas (mesmo as mais soft), mas como por artes mágicas tu achas que em fevereiro já este (ou qualquer outro governo) sabiam o que aí vinha e conseguiam convencer as pessoas a tomar as medidas actuais com sucesso. Isto é o cúmulo da utopia. :wall:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 242
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Flav » 31/7/2020 12:02

Homembule, isso de acertar à segunda feira nos resultados dos jogos de domingo é de mestre, lol.
Toda a situação Covid19 é um processo de continuo conhecimento e adaptação aquilo que se vai conhecendo e ao que se pode fazer com alguma possibilidade de melhores resultados no sistema de saúde e na economia. Por exemplo, a medida de obrigação de usar máscaras nem podia ser adotada em Fevereiro, porque não havia stock sufiente para todos e o sistem de saúde estava em primeiro lugar. Julgo que o confinamento fez com que não houvesse sobreutilização dos ventiladores e outros equipamentos dos hospitais, etc, etc. Nem devia ser preciso olhar para alguns casos de extrema gravidade que vão acontecendo no mundo para ver que houve respostas melhores que outras.
 
Mensagens: 198
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 31/7/2020 12:05

BearManBull Escreveu:
lunas6969 Escreveu:
Imaginem a taxa de letalidade se não se tivessem tomado todas estas medidas draconianas .
No Peru, e só para dar um exemplo, os doentes são tratados nos seus próprios carros, à porta dos hospitais por colapso dos serviços de saúde.
Não só a mortalidade, mas também as graves sequelas a longo prazo em pessoas jovens que irão não só sobrecarregar os serviços de saúde como delapidar as finanças de um país com todo o acompanhamento médico e social.
Mas, estes fatos eles não discutem, acham que o colapso dos serviços hospitalares com o consequente colapso social iria levar a uma expansão econômica :wall: :wall: :wall:
Sérgio


Imagina se os teus amados governos tivessem tomado medidas em Fevereiro e não depois de terem as UCIs a colapsar em França, Espanha e Itália.

Nem era preciso ter havido nenhum confinamento era apenas impor as medidas soft actuais que se têm demonstrado muito mais eficientes que o confinamento e provavelmente nunca teríamos a pandemia actual.


Agora é muito facil para todos nós falarmos à posteriori...naquela altura ninguem sabia de nada do virus...via-se que em Italia o hospitais estavam sobrecarregados...Nenhum país estava preparado...
POde ser que com as medidas que sugeres logo em Fevereiro...poderia-se dar ao caso de haver menos mortes...mas atencao que naquela altura nem mascaras havia suficientes...mas a nivel económico é 1 incógnita completa...se estáriamos melhor ou pior...

Entretanto muita gente naquela altura e ainda agora...pensa que isto não passa de uma gripe...e esta mais que provado pelos numeros que em meio ano matou mais que a pior gripe de sempre em 1 ano...e ainda não sabemos das mazelas que ficam às pessoas que ficaram infectadas...

Atenção que a gripe espanhola teve o mesmo comportamento que agora esta a ter...primeira onda, confinamento, muita malta a queixar-se e ser contra as regras (mascaras, distanciamento social, etc...) e a sgunda vaga matou muito mais que a primeira...
Não estou a dizer que é igual mas os comportamentos estão a ser parecidos...
Esperemos que não seja nada igual...

O que vejo é que a muita gente a desprezar este virus...que já vimos que é mais mortifero do que se pensa...
 
Mensagens: 152
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 31/7/2020 12:17

Phil2014 Escreveu:O virus não deve ser ignorado.Estou de acordo.Agora o tempo de antena que uma doença que causa 4% do total de mortos tem, é aberrante,espalhafatoso e caricato.
Coitadas das outras causas de morte que provocam 96% de óbitos e nunca deitaram abaixo as economias mundiais.



Continuam a insistir em falar na taxa de mortalidade quando o que levou o mundo a aplicar medidas nunca antes vistas nunca foi baseado nessa taxa (que ainda hoje se desconhece), mas sim na sua capacidade de propagação e na quantidade de pessoas que atira em simultâneo para cuidados hospitalares.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 242
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 31/7/2020 12:31

yggy Escreveu:
Agora é muito facil para todos nós falarmos à posteriori...naquela altura ninguem sabia de nada do virus...


Há posts neste tópico de Fevereiro a dizer que o uso de máscara devia ser obrigatório e que os grandes eventos tinham de ser cancelados.

E acho que não anda aqui nenhum epidemiologista, que têm (ou deveriam ter) formação suficiente para saber o que aí vinha.

É consensual que a reacção dos governos foi tardia.

É fascinante como o governo tem sempre razão e depois quando é para pedir dinheiro batem sempre na mesma porta.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3694
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 31/7/2020 12:45

BearManBull, o que tu estavas a sugerir foi fazer o que os Estados Unidos fizeram a meio da pandemia com as consequências que se sabe, conforme o gráfico que publiquei. Acho que o gráfico diz tudo sobre as consequências que teriam as tuas ideias.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 30379
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 31/7/2020 12:48

Ulisses eu estava a dizer que as medidas soft deviam ter sido adotadas imediatamente no inicio de Fevereiro, quando ainda nem existia uma pandemia e provavelmente nunca teriamos chegado onde estamos.

A gestão política de covid dos USA, nem tem comparação possível, os USA têm uma série de factores que fazem com que seja muito mais difícil de gerir, ainda mais que calhou em ano de eleições...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3694
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 31/7/2020 13:09

Diferença de mortalidade face à media dos ultimos 5 anos em Portugal e na Suecia ...
A Suecia não teve lockdown, nao encerrou escolas, nao usam mascaras ...

Economia - 1 trimestre - 2 trimestre
Portugal ....... -3.8% ........... -14.1%
Suecia ........... +0.1%

Capturar.JPG
 
Mensagens: 686
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por DesconfiadoTotal » 31/7/2020 13:11

BearManBull Escreveu:
yggy Escreveu:
Agora é muito facil para todos nós falarmos à posteriori...naquela altura ninguem sabia de nada do virus...


Há posts neste tópico de Fevereiro a dizer que o uso de máscara devia ser obrigatório e que os grandes eventos tinham de ser cancelados.

E acho que não anda aqui nenhum epidemiologista, que têm (ou deveriam ter) formação suficiente para saber o que aí vinha.

É consensual que a reacção dos governos foi tardia.

É fascinante como o governo tem sempre razão e depois quando é para pedir dinheiro batem sempre na mesma porta.


Eu concordo contigo que os governos, europeus neste caso, demoraram muito tempo a reagir.
Eu pessoalmente, pelo menos 2 semanas antes de ser decretado o estado de emergência, já não deixava o meu filho ir para a escola. E o surto em Itália, mostrava sem qualquer sombra de duvida o que ai vinha.
Os governos demoraram muito tempo a reagir, sim.

Aliás, eu sou de opinião que quando surgiu o surto na china, deveriam ter fechado IMEDIATAMENTE o tráfego aéreo de e para a china. Talvez tivesse sido possivel evitar esta pandemia.
 
Mensagens: 50
Registado: 19/8/2019 21:48

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 31/7/2020 13:20

Qualnhick, gráficos a comparar a mortalidade total quando há muito mais factores em jogo que a Covid (basta ver que em anos anteriores a diferença de mortalidade entre Suécia e portugal era bem volátil) é pegar nos números que se quer. Em portugal, até agora, morreram 1729 pessoas por Covid, na Suécia 5739. Percebo que para ti a economia possa ser mais importante do que 4 mil vidas. Eu prefiro viver num país que tentou seguir a linha de paises como a Alemanha ou Áustria, do que num país que tentou seguir a linha de países como os Estados Unidos ou Brasil. Mas percebo que tu aches o contrário.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 30379
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 31/7/2020 13:25

Todos sabemos que a contabilizacao dos mortos covid têm critérios diferentes entre paises.
Tambem é sabido que a obsessao/medo covid leva ao desprezo por todas as outras doencas e ao aumento da mortalidade de outras causas nao covid.
Este grafico compara portugal com a media de mortalidade se portugal dos ultimos 5 anos, e a suecia com a media da mortalidade da suecia nos ultimos 5 anos.
Face a media de mortalidade de cada pais nos ultimos 5 anos portugal vai com mais mortalidade do que a Suecia.
A mortalidade vale toda a mesma coisa. sejam mortes covid, ataque cardiaco, gripe, o que quiseres ... e portugal vai com um desvio maior face a media que a Suecia.
 
Mensagens: 686
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 31/7/2020 13:31

Na suecia este ano é o pior ano de sempre em mortes desde antes de 2015:

Imagem

Até agora as mortes de covid representam mais de 10% das mortes totais da Suecia.

Volto a dizer: ISto de nada tem a ver com 1 gripe.
 
Mensagens: 152
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 31/7/2020 14:06

Qualnhick Escreveu:Todos sabemos que a contabilizacao dos mortos covid têm critérios diferentes entre paises.
Tambem é sabido que a obsessao/medo covid leva ao desprezo por todas as outras doencas e ao aumento da mortalidade de outras causas nao covid.
Este grafico compara portugal com a media de mortalidade se portugal dos ultimos 5 anos, e a suecia com a media da mortalidade da suecia nos ultimos 5 anos.
Face a media de mortalidade de cada pais nos ultimos 5 anos portugal vai com mais mortalidade do que a Suecia.
A mortalidade vale toda a mesma coisa. sejam mortes covid, ataque cardiaco, gripe, o que quiseres ... e portugal vai com um desvio maior face a media que a Suecia.


É surreal, quando estamos num tópico a falar sobre o Covid 19, focado no impactado do mesmo, quer no números de contagio, mortalidade, economia, etc, mas neste momento a falar-se sobre a mortalidade por covid e vir para aqui colocar gráficos da mortalidade dos últimos anos...
A mim já não me surpreendente...alias passou a ser "normalíssimo...
Editado pela última vez por pepe7 em 31/7/2020 14:18, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1272
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 31/7/2020 14:09

...
Editado pela última vez por pepe7 em 31/7/2020 15:02, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1272
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 31/7/2020 14:19

DesconfiadoTotal Escreveu:Eu pessoalmente, pelo menos 2 semanas antes de ser decretado o estado de emergência, já não deixava o meu filho ir para a escola. E o surto em Itália, mostrava sem qualquer sombra de duvida o que ai vinha.
Os governos demoraram muito tempo a reagir, sim.

Aliás, eu sou de opinião que quando surgiu o surto na china, deveriam ter fechado IMEDIATAMENTE o tráfego aéreo de e para a china. Talvez tivesse sido possivel evitar esta pandemia.


Em Fevereiro já andava de máscara no metro. Levei com muitos risinhos e olhares indignados...

Alertei alguns directores que o teletrabalho devia ser implementado imediatamente e até estavam de acordo mas respondiam de braços abertos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3694
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 31/7/2020 14:23

pepe7 Escreveu:É surreal, quando estamos num tópico a falar sobre o Covid 19, focado no impactado do mesmo, quer no números de contagio, mortalidade, economia, etc, mas neste momento a falar-se sobre a mortalidade por covid e vir para aqui colocar gráficos da mortalidade dos últimos anos...
A mim já não me surpreendente...alias passou a ser "normalíssimo...


Os graficos sao da mortalidade deste ano comparativamente aos ultimos anos.
 
Mensagens: 686
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 31/7/2020 14:26

BearManBull Escreveu:
DesconfiadoTotal Escreveu:Eu pessoalmente, pelo menos 2 semanas antes de ser decretado o estado de emergência, já não deixava o meu filho ir para a escola. E o surto em Itália, mostrava sem qualquer sombra de duvida o que ai vinha.
Os governos demoraram muito tempo a reagir, sim.

Aliás, eu sou de opinião que quando surgiu o surto na china, deveriam ter fechado IMEDIATAMENTE o tráfego aéreo de e para a china. Talvez tivesse sido possivel evitar esta pandemia.


Em Fevereiro já andava de máscara no metro. Levei com muitos risinhos e olhares indignados...

Alertei alguns directores que o teletrabalho devia ser implementado imediatamente e até estavam de acordo mas respondiam de braços abertos.


O teletrabalho veio para ficar penso que para sempre...Muitas das empresas de IT ja o faziam ocasionalmente...mas penso que agora vai se tornar mesmo mandatório. Isto abriu muitas oprtunidades para se trabalha em Portugal mas para empresas estrangeiras...com salrios estrangeiros.
 
Mensagens: 152
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

AnteriorPróximo

Quem está ligado: