Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo - Olho clínico - Forex e mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Camisa Roxa » 27/7/2004 13:29

Só para reforçar a ideia do Djovarius: aqui há dias shortei o AUD/USD e cada dia que passava perdia cerca de 1,5 pips no meu preço de entrada por causa do diferencial de taxas de juro entre os 2 países

O inverso se aplica a posições longas

Registado: 5/11/2002 11:27

por djovarius » 27/7/2004 12:57

hum, em princípio, as valorizações do USD na semana passada já reflectem os possíveis bons números desta semana.
Mas, não quero dizer que não haja um ataque dos bulls do USD.
É ver como o mercado reage, e só depois agir em conformidade !!

Acima de 1.22 vejo espaço para o EUR recuperar mais alguma coisa.
Se houver um regresso a 1.21 poderemos ter um sinal que a semana passada não foi um facto isolado.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Visitante » 27/7/2004 12:52

já agora DJ se estes numeros forem superiores aos previstos podemos assistir a uma valorização do dolar face ao euro por ex?
O que pensas que poderá acontecer ás 15h face as varias possiblidades.

obg
Visitante

por djovarius » 27/7/2004 12:28

Ok, dito de uma forma simplista.
Pedir dinheiro num mercado a juros baixos e emprestá-lo noutro a juros mais elevados.
Ou beneficiar do diferencial de juros entre títulos de prazos diferentes.
No mercado cambial, pode-se conseguir via compra de um par, com um diferencial de juros entre si.
Se reparar numa plataforma de trading de Forex, ´`a frente do bid/ask de um par, a tabela segue com um diferencial de juros.
Essa tabela reflecte a diferença dos juros de curto prazo indexados às moedas em causa.
Repare no AUD/USD - como o primeiro rende cerca de 5% ao ano e o segundo cerca de 1.25%, as posições longas neste par, resultam num diferencial de juros positivos para o investidor. Ao fim de um ano é uma bela diferença, até porque os juros contam sobre as posições abertas e não somente sobre margens utilizadas, o que alavanca também esse diferencial de juros.
Eis uma forma de carry trade muito utilizada e que ajuda a explicar uma série de movimentos recentes no Forex.

Espero ter ajudado nalguma coisa, amigo !

Agora, vamos tendo um mercado parado à espera de novos números relativos à Confiança do Consumidor norte-americano.

Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por heterocedastico » 27/7/2004 12:13

Caro djovarius,

Só uma dúvida: o que entende por carry trade?

Obrigado.

Cmps
Heterocedástico

Registado: 8/5/2004 16:38

por djovarius » 27/7/2004 9:45

Olá, Stratega !! Que férias tão curtas !!!

Espero que não digas que deixaste posições abertas durante as férias !!! :roll: :roll: :roll:

Bem, o USD já perdeu muita da sua força anterior. Talvez tenha sido um rally das mãos fracas...
Agora, é o EUR/USD que procura furar 1.2170/80 e depois, quiçá 1.22 !!
Aumentou a confiança dos negócios na Alemanha, indicador IFO - o mercado já suspeitava, tendo vindo aos poucos a empurrar o EUR em alta face às demais.

Mas, apesar de tudo, muita tranquilidade nestas 36 horas de trading, no início de semana.

Beijos e abraços

dj

por Stratega » 26/7/2004 23:50

Bem... Voltei hoje e deixa q te diga DJ, q estou tão desolada como tu...

A zona à volta de Tavira está toda queimada. :cry: :cry:
Assim não vale...

E o dolar a dar cabo de mim... quer dizer foram as férias, foram as férias...

Seja como for... Olá meninos! :)

Já só amanhã é q vos vou ler em condições...

Beijocas
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por djovarius » 26/7/2004 20:44

É preciso ter cuidado com esse tipo de rumores !!
Às vezes dou conta de rumores que mexem com o mercado, mas esse é mais um "trabalho", entre muitos outros, dos chamados "forex junkies" (pesquisar esta frase aqui no Caldeirão), sobre os quais já falei.
Acontece sobretudo quando o mercado não mexe (nenhum dos pares) e "eles" querem à força ganhar 30 pips em cada em par :roll: :?:

De resto, nada resultou, pelo que se pode dizer que:
O EUR/USD precisa de passar 1.22 para alegrar os bulls;
O EUR/USD precisa de cair aos 1.2080 e abaixo para reanimar os bears, agora com menos força após o ataque da semana passada.

Até lá, procuro respirar no meio deste céu cheio de fumo dos incêndios... :cry: :cry:

Abraço

dj

Bombas em NY

por Visitante » 26/7/2004 15:16

li noutro forum, que explodiram 2 bombas em NY, alguem comfirma
Visitante

por djovarius » 26/7/2004 15:03

Bem, vendas de casas usadas nos EUA a aumentarem 2.1% em vez da diminuição esperada.

Um número que para já não mexeu muito com o mercado, claramente à espera de outros dados mais interessantes ao longo da semana.

Esperemos é que o EUR/USD não vá a banhos junto com o Ulisses :lol: e que o bom movimento continue...
Para já, fica 1.2150 à espera de algo que faça mexer um pouco !!

Um abraço

dj

por djovarius » 26/7/2004 11:05

Não, não, fui bem claro !!

Podes consultar os gráficos e verificar que o efeito Janeiro (máximos ou mínimos do ano feitos até à primeira quinzena de Fevereiro) é uma fronteira.
Quer isto dizer que os máximos (ou mínimos) do ano podem ser revisitados mas não quebrados. Isso já aconteceu.
Por isso o efeito - é o facto de ser uma barreira, que já se tornou negociável.

Não é, pois, um ponto em que os valores não são revisitados ao longo do ano. Não podem é ser QUEBRADOS !!

Quanto ao resto, detesto políticos... :evil:

Abraço

dj

por Visitante » 26/7/2004 10:24

bem Dj, estás apto a ser politico :lol:

Andaste à roda, explicaste o "efeito Janeiro", mas não me respondeste...

Quando é que vamos (e digo isto no plural, porque é uma decisão tomada não por ti, mas pelos participantes destes tópicos) encarar o efeito Janeiro "a sério" e dizer:

-os máximos deste ano estão feitos (com mais ou menos 90% de possibilidade de acerto, que em mercados não há certezas futuras)

cumps
Visitante

por djovarius » 26/7/2004 10:15

Bom dia,

Isso é o efeito Janeiro. Que está válido até agora, como sabemos.
O que quer dizer que poderíamos revisitar esses máximos do ano, mas não os ultrapassarmos.
Se o par fosse a 1.29 / 1.30 - tudo bem.
Mais do que isso, seria a invalidação desse padrão.
Entretanto, o EUR/USD, está a corrigir de tão fortes quedas, embora travado pelos 1.2170 !! Se passar 1.22 poderá voltar a um estado bull, caso contrário, o bias de queda mantém-se !!

Abraço

dj

por Visitante » 26/7/2004 9:53

bom dia:

Dj, achas que aquela possibilidade de em Janeiro ou Fevereiro se fazerem os máximos ou os minimos do ano, também se vai verificar este ano? É que isso era "admitir" que este ano já não voltariamos para a casa dos 1,29

cumps
Visitante

por djovarius » 26/7/2004 1:43

Muito bem, amanhã voltarei à discussão sobre o tema, Allen, agora mais enriquecido pelo que disse acima.

Entretanto, uma nota sobre a semana que está a começar:

EUR/USD

Tínhamos dito há uma semana atrás: “Está em boas condições para atacar 1.2490 !! Se o fizer e conseguir passar, tudo correrá pelo melhor para os “bulls”. Caso contrário, os “bears” voltarão e em força.” Pois bem, voltaram com mais força do que o esperado. Uma semana de queda forte, cerca de 3%, a deixar o par “sobrevendido”. Ultrapassou mesmo o nosso ciclo semanal extremo, banda inferior. Independentemente de uma possível reacção altista para aliviar os indicadores, fica agora a possibilidade forte de um “bias” de queda. A semana, curiosamente, fechou em torno de 1.21 – o nosso pivot do mês, convém recordar, pelo que abaixo desse valor, ficamos com um sentimento negativo em relação ao par. Se vier abaixo de 1.2035 e 1.19, poderá testar valores ainda mais baixos, talvez desafiando os mínimos do ano, mas é prematuro avançar com essa possibilidade.

Ciclo semanal normal:
1.19 – 1.23 (ponto pivot 1.2030)
Ciclo semanal extremo:
1.18 – 1.24
Resistências: 1.2130 – 1.2170 – 1.22 – 1.2270 – 1.23 – 1.2350 – 1.2420
Suportes: 1.2070 – 1.2035 (fibo) – 1.20 – 1.1950 – 1.19 – 1.1840 – 1.1770

Um abraço, excelente semana p/ todos

djovarius

Re: talvez

por Visitante » 26/7/2004 0:01

[quote="allen"]A minha ideia nestas coisa é sempre muito simples e em tempos já por aqui manifestei a minha opinião .

No meu sentir cada barra representa um espaço de negócio em que se manifestam posições opostas .

. Em termos muito gerais aceito como principio que essa luta se transforma em compras e vendas e que em termos de distribuição do negocio o meio da barra concentra cerca de 80% das transacções . Este comportamento no âmbito do mercado accionista é bem claro

Tenho vindo a constatar que sempre que a grande força de aquisição ou venda provoca movimentos muito rápidos , os traders associados a este negócios acabam por num espaço de tempo reduzido por colocar a fasquia da sua resistência ou do seu suporte no centro do espaço de transacção : o meio das barras de grande amplitude .

Dito de outra forma as grandes lutas entre quem ganha ou perde exige a formulação de um valor limite abaixo do qual a cedência de espaço negocial é sempre muito intensa . Este espaço não é um valor máximo ou mínimo de uma dadad barra , mas unicamente o espaço aonde se situou a grande percentagem do negócio

Quem está curto e mantêm posições abertas vai sempre tentar em determinados momentos trazer a cotação ao seu ponto de equilíbrio : o seu ponto de entrada

No forex esta leitura é bastante mais difícil . Retiro o “ ruído “ disto tudo utilizando gráficos de 4 horas e faço intervenções no mercado com gráficos de 30 minutos . mas não sou trader destas coisas . Na maioria os casos associo esta preocupação as necessidades de trabalho comercial e detesto estas coisas das moedas . Fazem sofrer a quem tem que formular preços em USD e vive com euros

Neste contexto em que so os grandes movimentos interessam não tem sentido nenhum olhar para medias , canais o afins . So me interessa tentar entender ate onde os grandes aguentam o sofrimento . Nesses pontos encerro posições

Em outros momentos retomarei o tema com mais calma . A distancia horária que nos separa não me permite estar neste mercado com a calma e a paciência que estas coisas exigem e vocês merecem

...Djovarius!...
...só para não esquecer o comentário a este tema.

Bem hajam
Visitante

por djovarius » 25/7/2004 16:32

Mais uma vez, Allen, obrigado pela amabilidade.
Penso que esta semana foi esclarecedora na prática.
Quero dizer que podemos verificar a coerência dos movimentos de expansão e retracções no par EUR/USD (e na maioria dos pares com elevada liquidez).
Mesmo que a abordagem seja diferente, as conclusões apontam nesse sentido.
Como se poderá verificar nos gráficos. Aliás, é correcto fazê-lo pois a análise fundamental do mercado cambial tem, geralmente, uma perspectiva mais alargada no tempo e a AT poderá ter uma perspectiva igualmente alargada, mas tem esta vantagem enorme de poder ser utilizada em "timeframes" mais curtos. Seja para as próximas horas, dias ou mesmo algumas semanas.
Não tenho dúvidas que um sistema que foi concebido para analisar e negociar diversos activos financeiros tem uma excelente aplicação ao Forex. Na realidade, a aplicação ao Forex poderá ter resultados ainda mais interessantes, como temos visto recentemente.

E quero agradecer ao Allen por colocar aqui os seus estudos, por apresentarem uma alternativa aos que aqui colocamos.

E mais tarde, deixarei aqui um update ao EUR/USD, enquanto não sai uma nova crónica... :wink:

Um abraço a todos, cuidado com a vaga de calor.

djovarius

P.S. - A situação aqui no Barlavento Algarvio está a ficar caótica, ainda mais com um forte vento quente que se faz sentir e um grave incêndio na serra de Monchique (mais um) a trazer muitas dificuldades a todos.

por djovarius » 24/7/2004 20:18

Só para um comentário final:

De facto, o EUR/USD esteve com volatilidade.
Uma semana que serviria para o ataque a 1.2490 - barreira final que daria para uma nova alegria dos bulls.
Agora, isso falhou e voltámos ao tal "range" aborrecido. A diferença é que com volatilidade, sempre temos hipóteses de obter uns pips. Viva o movimento.
Com a liquidez em baixa, segundo os operadores, devido ao Verão, há sempre espaço para bons movimentos desta natureza.
Eu esperava uma quebra da tal resistência em alta, mas com o posterior recuo aquém do pivot da semana, os dados estavam lançados. Mas os extremos da nossa banda foram atingidos, o que pouco acontece, mas quando assim é, é muito bom !!
Recordo que o pivot do mês de Julho é 1.21 - se for quebrado fortemente em baixa, poderemos ver ainda na última semana 1.1960 !! Mas agora estamos ainda mais oversold !!!

Meus amigos, excelente fim de semana, desculpem mas apesar de não estar de férias, tb tenho direito a um pouco de Verão, aqui nesta terra de mar e de amor.

Bom fds e/ou férias para todos

dj

depende

por allen » 24/7/2004 20:16

Se tiverem a amabilidade de analisar o grafico anterior,mais uma vez podem verificar que o meio da barra foi tocada e o IS manteve a mesma amplitude

Fiquem bem

AS
Anexos
forex3.jpg
forex3.jpg (43.41 KiB) Visualizado 608 vezes

Registado: 29/12/2002 20:37

por nunofaustino » 23/7/2004 18:18

E eu grito baixinho "USD", "USD", "USD" :)

Gda semana... finalmente volatilidade a rodos... finalmente foi atingido um dos extremos de negociação... e foi para o lado que menos pessoas esperavam...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Dark » 23/7/2004 16:41

vm,

olhando para o teu gráfico, fico a pensar numa possível lateralização do cross mas penso que a tendência bull ainda não se inverteu. O canal foi quebrado, mas ainda se não definiu uma tendência "marcadamente descendente" .

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por vm » 23/7/2004 16:22

O q acham deste gráfico?
Ao contrario do q algumas pessoas consideram e q dizem q estamos no suporte do bull destes ultimos 3 anos, penso q esse suporte talvez possa já ter sido quebrado, estamos a deslizar por baixo dele, até nos conseguirmos afastar dando por encerrado o bull do euro.
eu pessoalmente estou bull no euro, mas esta imagem fez-me pensar se realmente n terá chegado a hora do usd.
Anexos
euro.jpg
euro.jpg (33.58 KiB) Visualizado 690 vezes

Registado: 5/11/2002 10:56

por vm » 23/7/2004 15:52

Bem realmente o USD está com força.
ainda bem q n entrei e cancelei a ordem, apesar de já ter podido ter lucro no intraday.
Parece-me q ainda hoje vamos aos 1.20xx e ai sim, podemos entao aliviar durante a proxima semana.

Registado: 5/11/2002 10:56

por Camisa Roxa » 23/7/2004 15:16

Faltou o gráfico, se calhar é muito grande :cry:

Vejam-no em http://*******.net/forum.html

AUD/USD comprar no resteste à LT

por Camisa Roxa » 23/7/2004 15:13

rompida anteriormente? A AT diz que sim!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, boavista, Carrancho_, Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Olhar Leonino, PacoNasssa, Phil2014, PMP69, smog63, trilhos2006 e 191 visitantes