Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 19/6/2020 22:58

Carrancho_ Escreveu:Então e mesmo que sejam esses números os reais dos últimos 14 dias, ninguém que assistiu a estas mortes meteu a boca mo trombone quando via diariamente os relatórios a zero?!?

Eles já tinham anunciado que o sistema de vigilância tinha sido alterado e a informação vinha contendo um disclaimer de há uns dias para cá, isto já passou aqui por alto (note-se também que independentemente disto, os óbitos por todas as causas em espanha parece já ter voltado sensivelmente aos níveis normais). O disclaimer não informa muito, mas não faço ideia se lá veicularam informação mais esclarecedora ou não (não cheguei a pesquisar). Mas deixo um exemplo do que aparece em boletins diários:

** Se está realizando una validación de los casos fallecidos que permitirá corregir la serie histórica que se actualizará semanalmente.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41976
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 19/6/2020 22:52

Então e mesmo que sejam esses números os reais dos últimos 14 dias, ninguém que assistiu a estas mortes meteu a boca mo trombone quando via diariamente os relatórios a zero?!?
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1441
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 19/6/2020 22:50

artista_ Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:
Então e o governo espanhol não está a ser questionados por isso? Certamente que deram alguma explicação.
Mesmo estes números dos últimos 14 dias que o Ulisses colocou custa-me acreditar neles.


Estão? Ando muito ocupado mas vou vendo algumas notícias e não vi nada disso... e estão a ligar a situação à champions?


Não sei, a minha intervenção foi mesmo a questionar a situação. Repara, se em Portugal se passasse algo assim a oposição, os jornalistas... todos nós, ia-mos querer saber o porquê disto. Imagino que em Espanha não seja diferente.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1441
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 19/6/2020 22:23

"OMS: Mundo numa "fase muito perigosa" com covid-19 a acelerar"

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou hoje que a pandemia de covid-19 está a acelerar e que o mundo está agora "numa fase muito perigosa".

Lusa
19 de junho de 2020 às 18:38
Falando numa conferência de imprensa online a partir da sede da organização, em Genebra, o responsável disse que só na quinta-feira foram comunicados à OMS mais 150.000 novos casos de infeção por covid-19, o valor mais elevado até agora.

Desse total "praticamente dois terços" tiveram origem no continente americano, com muitos casos também no sul da Ásia e no Médio Oriente, explicou.

"O mundo está numa nova fase muito perigosa. Muitas pessoas estão muito cansadas de ficar em casa, os países querem reabrir as suas sociedades e economias, mas o vírus continua a ser transmitido de forma rápida, continua mortal, e as pessoas continuam expostas", alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O diretor-geral da OMS pediu às pessoas e aos países para que continuem vigilantes e pediu que se mantenham os princípios básicos do distanciamento físico, de se ficar em casa se houver suspeitas de doença, de se cobrir a boca e o nariz em caso de tosse ou espirro, de se usar máscara quando for necessário e de se higienizar as mãos.

"Continuamos a pedir a todos países que se centrem nas medidas básicas, encontrar, isolar, testar e tratar os casos. E fazer o rastreamento de todos os contactos", acrescentou.

Lembrando que no sábado se assinala o Dia Mundial dos Refugiados o responsável máximo da OMS salientou que o novo coronavirus é um risco acrescido para povos mais vulneráveis, que estão mais suscetíveis ao vírus, já que têm acesso limitado a água e têm problemas de nutrição, além de os sistemas de saúde locais serem mais frágeis.

Segundo o responsável, cerca de 80% dos refugiados em todo o mundo e praticamente todos os deslocados estão em países de baixo ou médio rendimento.

A OMS, disse, está "muito preocupada" com o perigo de o vírus se disseminar em campos de refugiados.

Filippo Grandi, alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, também presente na conferência de imprensa, partilhou da mesma preocupação, embora acrescentando que até agora não houve grandes surtos de covid-19 em campos de refugiados.

O responsável disse que aumentou o número de deslocados no mundo nos últimos dois anos e que há 80 milhões de pessoas deslocadas, o que mostra "que 01% da humanidade vive hoje em situação de exílio forçado".

E deixou ainda outro dado, ao lembrar que mais de 40% dos refugiados e deslocados tem menos de 18 anos.

Ressurgimento de focos de infeções não são segunda vaga



O surgimento de novos focos de infeção por covid-19, como o detetado recentemente num mercado grossista em Pequim, não significa necessariamente que esteja a surgir uma segunda vaga da pandemia, disseram hoje especialistas da OMS.



Numa conferência de imprensa 'online' a partir da sede da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra o diretor para as emergências em saúde, Mike Ryan, disse que não se trata de uma segunda vaga porque não há uma transmissão comunitária generalizada.



"Por vezes há casos esporádicos que ao serem investigados levam a novos focos, em situações de eventos de contágio massivo ligados a concentrações em recintos fechados. Devem vigiar-se para evitar um segundo pico de infeção e voltar a ter de se recorrer a confinamentos", disse o responsável da OMS.



Mike Ryan frisou que novos focos de contágio como os detetados na Alemanha, Singapura, China ou Coreia do Sul, entre outros países, "não são uma segunda vaga", já que não têm que estar associados a uma transmissão comunitária geral, a fase mais grave de uma epidemia.



"Deve-se mostrar habilidade e rapidez no uso dos dados destes focos de contágio, tomar medidas de diagnóstico e seguimento dos casos, junto a outras de distanciamento físico, para fazer o máximo possível com um mínimo de interrupção da vida social", explicou.



O responsável da OMS acrescentou que quando se regista um novo aumento de casos depois de uma estabilização em baixa deve-se falar mais de "segundos surtos" do que de segundas vagas, o que não elimina o risco de haver ressurgimentos da pandemia no outono, ou mais tarde.



"Não devemos surpreender-nos com um possível ressurgimento de casos, pois as pessoas ainda continuam em risco de contrair o vírus, e se este tiver oportunidade de regressar vai fazê-lo", disse a responsável da OMS pelas novas doenças, Maria Van Kerkhove.



A especialista insistiu que os países devem levantar com cuidados as medidas de prevenção e reativá-las rapidamente se tal for necessário.



A pandemia de covid-19 já provocou mais de 454 mil mortos e infetou mais de 8,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.



Em Portugal, morreram 1.527 pessoas das 38.464 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.



A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... eshomepage

E a bonita cidade Lagos "Capital do Algarve"(Cidade da qual gosto muito): "Mapa: Lisboa supera três mil casos de covid-19. Lagos triplica infetados"

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... _Destaques

"Lagos quase triplica o número de infetados
No Algarve, o município de Lagos, onde uma festa ilegal desencadeou um surto da covid-19, viu o número de casos reportados quase triplicar, passando de 11 para 31. Há três dias, este concelho apenas contabilizava cinco infetados.

A delegada regional de saúde do Algarve indicou hoje que o número de infetados com covid-19 relacionados com a festa ilegal em Lagos subiu para 90, casos que são maioritariamente de residentes no concelho. Um número quase três vezes superior ao que consta no boletim da DGS.

Ainda na região mais a sul do país, os municípios de Monchique e Vila do Bispo passaram a contabilizar casos, três e quatro, respetivamente. "
[/quote]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1996
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 19/6/2020 20:17

Carrancho_ Escreveu:
Então e o governo espanhol não está a ser questionados por isso? Certamente que deram alguma explicação.
Mesmo estes números dos últimos 14 dias que o Ulisses colocou custa-me acreditar neles.


Estão? Ando muito ocupado mas vou vendo algumas notícias e não vi nada disso... e estão a ligar a situação à champions?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por cansm » 19/6/2020 19:32

Carrancho_ Escreveu:Mesmo estes números dos últimos 14 dias que o Ulisses colocou custa-me acreditar neles.

Porque... ?!
https://www.abc.es/sociedad/abci-sanida ... ticia.html
 
Mensagens: 50
Registado: 6/12/2016 21:58

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 19/6/2020 17:26

artista_ Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Quase 2 semanas depois, o Governo espanhol divulgou o número de mortos dos últimos dias conforme está no gráfico que vos apresento em que a fonte é o Ministério da Saúde de Espanha.

Abraço,
Ulisses


Teoria da conspiração: uma das coisas que me passou pela cabeça foi que nestas duas semanas os espanhóis estavam a diputar com Portugal e Alemanha a realização da fase final da champions. Não sei se isto teve alguma coisa a ver, mas acho muito estranho que durante o periodo em que se realizou o processo de escolha (ou noutro período qualquer) tenham estado duas semanas a reportar zero mortos, atualizando agora duas semanas de uma assentada!!! :roll: :roll: :roll: :roll:

Onde é que eu já vi uma situação parecida?! :oh: :oh:


Então e o governo espanhol não está a ser questionados por isso? Certamente que deram alguma explicação.
Mesmo estes números dos últimos 14 dias que o Ulisses colocou custa-me acreditar neles.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1441
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 19/6/2020 17:08

Luís Silva Escreveu:SOME ARE WINNING - SOME ARE NOT
WHICH COUNTRIES DO BEST IN BEATING COVID-19?

Representação gráfica que parece interessante (se bem que seja discutível em que grupo está hoje o nosso País)

https://www.endcoronavirus.org/countries#action


É interessante, embora tenha de ser visto com muitas reservas... o critério tem a ver com os novos casos diários em relação ao total de casos, mas sabemos o quanto esse indicador é falível já que está muito relacionado com o número de testes que se realizam.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por brsr1 » 19/6/2020 16:29

SOME ARE WINNING - SOME ARE NOT
WHICH COUNTRIES DO BEST IN BEATING COVID-19?

Representação gráfica que parece interessante (se bem que seja discutível em que grupo está hoje o nosso País)

https://www.endcoronavirus.org/countries#action
 
Mensagens: 73
Registado: 30/4/2016 11:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 19/6/2020 16:22

Ulisses Pereira Escreveu:Quase 2 semanas depois, o Governo espanhol divulgou o número de mortos dos últimos dias conforme está no gráfico que vos apresento em que a fonte é o Ministério da Saúde de Espanha.

Abraço,
Ulisses


Teoria da conspiração: uma das coisas que me passou pela cabeça foi que nestas duas semanas os espanhóis estavam a diputar com Portugal e Alemanha a realização da fase final da champions. Não sei se isto teve alguma coisa a ver, mas acho muito estranho que durante o periodo em que se realizou o processo de escolha (ou noutro período qualquer) tenham estado duas semanas a reportar zero mortos, atualizando agora duas semanas de uma assentada!!! :roll: :roll: :roll: :roll:

Onde é que eu já vi uma situação parecida?! :oh: :oh:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 19/6/2020 16:18

miguellene Escreveu:é uma questão de se saber o que é a economia e mesmo de teres empresas ou negócios.
Só precisarias de ter um café para perceberes a diferença entre poder estar aberto e teres que estar fechado.

MiguelLené.


Exato, e uma coisa é poderes estar aberto mas não teres clientes porque a pandemia está descontrolada... e uma coisa é estares fechado durante um mês e meio, mas depois das coisas controladas, irem voltando os clientes a uma situação mais próxima do normal, outra é poderes ficar aberto e nem ganhares para a despesa durante um período muito maior... é que não fazer nada ninguém sabe o que é, porque não houve nenhum país que o fizesse... eu diria que a probabilidade de ser muito pior é bastante grande, mas tudo o que dissermos sobre isso será especulação. A única coisa que se aproxima do que defendes (no passado serviu muito de exemplo, agora parece que já não) é o que está a ser feito na Suécia, mas os resultados da economia não parecem melhores... já em número de mortes são umas quantas vezes piores! E ainda temos de considerar que, mesmo que os resultados da Suécia fossem melhores, dificilmente seriam idênticos nos países do sul da Europa, pelas razões que já muitas vezes aqui foram debatidas...

Isto são evidências, o que tu dizes é apenas especulação, algo que tu estás convencido... da mesma forma que eu estou convencido do contrário, sem a pandemia controlada, a economia teria danos ainda maiores...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 19/6/2020 14:04

Quase 2 semanas depois, o Governo espanhol divulgou o número de mortos dos últimos dias conforme está no gráfico que vos apresento em que a fonte é o Ministério da Saúde de Espanha.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mortos espanha.jpg
mortos espanha.jpg (21.22 KiB) Visualizado 10911 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31014
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 19/6/2020 13:54

O número de unidades UCI não é fixo. Neste documento tens alguns valores de taxas de ocupação (em percentagem e em valor absoluto). Não estará actualizado uma vez que esta informação foi apresentada juntamente com o plano de desconfinamento:

https://covid19.min-saude.pt/wp-content ... oapres.pdf

Ele poderá estar a falar, por exemplo, em relação ao máximo de unidades instaladas (e não face às unidades disponíveis no momento). Também pode estar a falar da taxa de ocupação que diz respeito especificamente a casos relacionados com COVID. Não faço ideia ao certo, há várias hipóteses.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41976
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 19/6/2020 13:43

Diz o costa na tv que houve uma taxa de ocupação máxima de uci de 60%, está equivocado ?
Penso que li por aqui que foi 80 %, talvez o ulisses.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 19/6/2020 1:16

miguellene Escreveu:
artista_ Escreveu:
miguellene Escreveu:Várias coisas:
1) lockdowns impactarem na economia é uma evidência que o próprio decréscimo no pib espelha. Mais: começaram por falar em 6.9% e já se fala em mais que 9%. É fazer as contas no fim… (tu acreditas mesmo que os lockdowns não têm impacto económico?!)


O que tem um forte impacto económico é pandemia, diz-me lá se tens alguma evidência que mostre que o impacto económico seria menor sem as medidas de confinamento ou com medidas mais leves?! Não há evidências disso, em lado nenhum... a não ser na tua cabeça! Até pode vir a haver, mas para já o único país que tomou medidas mais leves a única coisa que está a ganhar claramente é no número de mortos!


Para mim é obvio. Sorry.

MiguelLené.


Para ti é óbvio... continuas é a não ter uma única evidência daquilo que para ti é óbvio! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mesmo com muitas evidências são poucos os que usam o termo «óbvio»... para ti nenhuma chega! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 19/6/2020 0:16

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... taquesTopo


Destaco,

Os investigadores apontam que este aumento de mortalidade pode estar associado "a casos de doença crónica grave cujo diagnóstico e tratamento possam ter sido adiados devido à pandemia de covid-19, porque os doentes evitaram procurar os serviços, ou porque as listas de espera adiaram os diagnósticos e tratamentos para além do prazo em que poderiam ter sido efetivos".


Estudo interessante...................
 
Mensagens: 4202
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 18/6/2020 18:09

Bar38 Escreveu:
GaioAzul Escreveu:https://executivedigest.sapo.pt/se-tivermos-surto-de-cem-casos-em-faro-ou-portimao-vamos-ter-de-fechar-o-algarve-avisa-ordem-dos-medicos-do-sul/

Será verdade? Possível?
Acabei de ver isto agora...

Achas mesmo!!?? Ainda na semana passada tiveste quase toda a semana 200 casos por dia em Lisboa e vale do Tejo que tem o quê? 3 milhões de habitantes . Achas mesmo que fechavam Pequim por causa de 200 casos de covid19 em 5 dias....


Por achar tão incrível é que perguntei!
Assim fico mais tranquilo :mrgreen:
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 18/6/2020 18:05

Pata-Hari Escreveu:Gaio-azul, a minha filha exigiu saber como é que eu lia esse jornal. Tive que explicar que era culpa tua. Agora falta tu explicares como é que lês esse jornal :lol: :lol: :lol:


Apareceu no meu feed? Diz à tua filha que eu leio tudo! :D
Só não leio os tabloids ingleses! :D

Edit: também não ligo nada a revistas dos famosos.. :roll: , já que a tua filha me quer conhecer. :-"
Editado pela última vez por GaioAzul em 18/6/2020 18:11, num total de 1 vez.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Bar38 » 18/6/2020 16:38

GaioAzul Escreveu:https://executivedigest.sapo.pt/se-tivermos-surto-de-cem-casos-em-faro-ou-portimao-vamos-ter-de-fechar-o-algarve-avisa-ordem-dos-medicos-do-sul/

Será verdade? Possível?
Acabei de ver isto agora...

Achas mesmo!!?? Ainda na semana passada tiveste quase toda a semana 200 casos por dia em Lisboa e vale do Tejo que tem o quê? 3 milhões de habitantes . Achas mesmo que fechavam Pequim por causa de 200 casos de covid19 em 5 dias....
 
Mensagens: 1536
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 18/6/2020 16:17

Vou citar o facebook do Nuno Garoupa:

Nuno Garoupa
3 hrs · Shared with Nuno's friends
O futebol (em Lisboa) é um prémio aos profissionais de saúde (em todo o país). Isto é um novo máximo na demagogia política! Concordo que não vai ser fácil superar! Pelo menos para já!


Pois...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 18/6/2020 16:16

Gaio-azul, a minha filha exigiu saber como é que eu lia esse jornal. Tive que explicar que era culpa tua. Agora falta tu explicares como é que lês esse jornal :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 18/6/2020 15:22

https://executivedigest.sapo.pt/se-tive ... os-do-sul/

Será verdade? Possível?
Acabei de ver isto agora...
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 18/6/2020 14:55

https://www.google.com/amp/s/amp.cnn.co ... index.html

A "second wave" of coronavirus could start in late August, with the US reaching more than 201,000 Covid-19 deaths by October 1, according to the Institute of Health Metrics and Evaluation at the University of Washington.

"Meantime, New York and New Jersey no longer have the highest per-capita infection rate. That would be the Navajo Nation, which spans parts of New Mexico, Utah and Arizona and has a population of about 173,600 people.

The Navajo Nation announced lockdowns over the next two weekends to try to help quash the outbreak. The first is expected Friday to Monday, and the next will take place the following weekend."
Some Americans are exhausted from the pandemic, acknowledged Dr. Ashish Jha, director of the Harvard Global Health Institute. But people can't let their guards down.

"We may be done with the pandemic," he said, "but the pandemic is not done with us."

Interessante a última frase...
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard » 18/6/2020 7:34

Uma mu­ta­ção co­ro­na­ví­rus te­ria ace­le­ra­do a epi­de­mia.

Uma mo­di­fi­ca­ção ge­né­ti­ca iden­ti­fi­ca­da no iní­cio de Mar­ço te­ria au­men­ta­do mui­to o seu po­der in­fec­ci­o­so.

18/06/2020 15 TRIS­TAN VEY @vey­tris­tan

Ge­né­ti­ca uma úni­ca mu­ta­ção, das 30.000 ba­ses que com­põem o ge­no­ma do co­ro­na­ví­rus que apa­re­ceu na Chi­na no fi­nal de 2019, te­ria si­do su­fi­ci­en­te pa­ra mu­dar a fa­ce da epi­de­mia. Es­ta su­po­si­ção não é no­va: da­ta do fi­nal de abril. Bet­te Kor­ber, do La­bo­ra­tó­rio Na­ci­o­nal de Los Ala­mos, No­vo Mé­xi­co, dis­se que uma ce­pa car­re­gan­do uma mu­ta­ção cha­ma­da de S-D614G pa­re­cia ter pre­ce­dên­cia so­bre ou­tros qu­an­do com­pe­tin­do em um de­ter­mi­na­do ter­ri­tó­rio. Es­ta aná­li­se foi en­tão cri­ti­ca­da pe­la sua fal­ta de so­li­dez es­ta­tís­ti­ca: só o aca­so po­de­ria ex­pli­car o "su­ces­so" des­ta ten­são em com­pa­ra­ção com os ou­tros.
No en­tan­to, es­tu­dos in vi­tro no de­par­ta­men­to de pes­qui­sa de Imu­no­lo­gia e Mi­cro­bi­o­lo­gia Scripps na Fló­ri­da apoi­am es­ta te­o­ria ho­je. Qu­an­do equi­pa­dos com es­ta mu­ta­ção es­pe­cí­fi­ca, os ví­rus mo­de­lo uti­li­za­dos pe­los pes­qui­sa­do­res mais fa­cil­men­te in­fec­ta­ram as cé­lu­las hu­ma­nas no la­bo­ra­tó­rio. Os re­sul­ta­dos des­te tra­ba­lho fo­ram pu­bli­ca­dos no fim de se­ma­na pas­sa­do na pla­ta­for­ma de pré-pu­bli­ca­ção on­li­ne bi­oR­xiv.
Vol­te­mos por um mo­men­to a es­ta mu­ta­ção iden­ti­fi­ca­da no iní­cio de mar­ço na Eu­ro­pa, Mé­xi­co, Bra­sil e Chi­na, em Wuhan. Ele mu­da a es­tru­tu­ra de uma mo­lé­cu­la cha­ve do ví­rus, pro­teí­na s, ou es­pí­cu­la. Es­tas mo­lé­cu­las for­mam os es­pi­nhos que cer­das a su­per­fí­cie do co­ro­na­ví­rus e ser­vem pa­ra pe­ne­trar as cé­lu­las do or­ga­nis­mo in­fec­ta­do. É tam­bém o que ex­pli­ca o no­me des­te mu­ta­ção, S-D614G: a gli­ci­na (G, um dos ami­noá­ci­dos que cons­ti­tu­em as pro­teí­nas), subs­ti­tuiu um áci­do as­pár­ti­co (d, ou­tro ami­noá­ci­do) no co­dão 614 da pro­teí­na S.
Um ví­rus mais es­tá­vel
Não era ab­sur­do pen­sar que uma mu­dan­ça nes­te lu­gar do ví­rus es­tá cheia de con­sequên­ci­as. Mas a pri­mei­ra aná­li­se sí­li­ca (mo­de­la­gem pa­ra es­tu­dar a no­va pro­teí­na em um com­pu­ta­dor) não mos­trou na­da con­clu­si­vo. Es­ta mo­di­fi­ca­ção do spi­cu­le não pa­re­ce ter um efei­to na sua ge­o­me­tria ou fun­ci­o­na­li­da­de, cre­di­tan­do a hi­pó­te­se de uma mu­ta­ção sem mui­to in­te­res­se fa­vo­re­ci­do pe­lo aca­so ao in­vés da van­ta­gem evo­lu­ti­va que con­fe­ri­ria.
No en­tan­to, as coi­sas mu­da­ram "no ban­co", qu­an­do es­ta mu­ta­ção foi es­tu­da­da na su­per­fí­cie de mo­de­los de ví­rus, se­gu­ros pa­ra hu­ma­nos, por pes­qui­sa­do­res da Scripps Re­se­ar­ch. "O nú­me­ro, ou den­si­da­de, de es­pí­cu­las fun­ci­o­nais na su­per­fí­cie do ví­rus é qua­tro a cin­co ve­zes mai­or com es­ta mu­ta­ção", diz Hyeryun Choe, au­tor prin­ci­pal do es­tu­do.
Se is­so ti­ves­se es­ca­pa­do dos bió­lo­gos, é que o pa­pel da mu­ta­ção é bas­tan­te su­til. "A pro­teí­na s é, na ver­da­de, com­pos­to de du­as pe­ças, S1 e S2, que ca­da um tem uma fun­ção : S1 car­re­ga a cha­ve pa­ra in­se­rir o blo­queio da cé­lu­la pa­ra ane­xar a ele, an­tes de S2 per­mi­te que a mem­bra­na do ví­rus pa­ra se fun­dir com o de cé­lu­la pa­ra per­mi­tir que o ma­te­ri­al ge­né­ti­co dos pri­mei­ros a in­tro­du­zir o se­gun­do", ex­pli­ca Éti­en­ne De­croly, CNRS, di­re­tor de pes­qui­sas no la­bo­ra­tó­rio de Ar­qui­te­tu­ra e fun­ção de ma­cro­mo­lé­cu­las bi­o­ló­gi­cas em Mar­se­lha. Pa­ra que o ví­rus se tor­ne ati­vo, uma en­zi­ma de­ve cor­tar as pro­teí­nas s pa­ra se­pa­rar S1 e S2 e tor­ná-los fun­ci­o­nais, sem ser com­ple­ta­men­te se­pa­ra­dos um do ou­tro. É aqui que a mu­ta­ção ocor­re : pa­re­ce tor­nar mais "só­li­do" o fio fi­no que li­ga S1 e S2 após a ação des­ta en­zi­ma de cor­te. Em su­ma, a mu­ta­ção "es­ta­bi­li­za" o ví­rus na sua for­ma mais efi­caz.
Is­so ex­pli­ca­ria por­que a es­tir­pe se es­pa­lhou co­mo um ras­to de pó. A mu­ta­ção, au­sen­te em fe­ve­rei­ro da Ba­se de da­dos GenBank que lis­ta to­das as sequên­ci­as de nu­cleó­ti­dos pú­bli­cos, es­tá pre­sen­te em 70% das amos­tras lan­ça­das em Maio! É es­ta es­tir­pe que cir­cu­lou ma­ci­ça­men­te no nor­te da Itá­lia, mas tam­bém em Fran­ça (on­de re­pre­sen­ta­ria mais de 90% das in­fec­ções de acor­do com as obras do Ins­ti­tut Pas­teur), e de­pois nos Es­ta­dos Uni­dos.
Sur­ge ago­ra uma se­gun­da ques­tão: es­ta mu­ta­ção tor­nou o ví­rus mais "agres­si­vo"? As equi­pes de Los Ala­mos pen­sa­ram as­sim, pois ob­ser­va­ram uma mai­or car­ga vi­ral em pa­ci­en­tes in­fec­ta­dos. No en­tan­to, is­to con­ti­nua a ser al­ta­men­te es­pe­cu­la­ti­vo até ho­je.
 
Mensagens: 4972
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 18/6/2020 1:16

Os raios ultra violeta só por si têm resolvido o problema realmente, ali para a zona do equador onde são mais intensos não se passa nada.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1441
Registado: 17/1/2015 1:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gioes, Google [Bot] e 90 visitantes