Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por lunas6969 » 17/6/2020 14:36

miguellene Escreveu:
artista_ Escreveu:
miguellene Escreveu:Parece-me que as consequências de políticas de saúde que queiram eliminar um vírus destes em vez de assumir que pode continuar a circular estão agora a fazer-se sentir. Primeiro temos ressurgimentos na China. E depois de um fim de semana prolongado, focos a aparecer por Portugal todo e em particular em lares, com dezenas de infetados em vários lares. Será que vamos ter que testar os lares todos outra vez? Esta é a consequência das medidas insustentáveis e espero que percebam que não provam que os lares e os vulneráveis não podem ser protegidos; o que prova é que eles não serão protegidos seguindo as políticas de lockdown indiscriminado e insustentáveis do ponto de vista económico.

Lá estás tu, mas que evidências é que há de que as medidas aplicadas estão a prejudicar a economia?! Como explicas que os paíeses que mais dificuldades tiveram em controlar a pandemia tenham mais danos nas economias?

miguellene Escreveu:Já agora: não estou preocupado com os ressurgimentos a nível de saúde pois estou em crer que temos alguma imunidade e não chegaremos aos números de itália e espanha. Estou é preocupado com as consequências para a economia, pois as pessoas tardam em perceber como agir. A nossa economia não recuperou. Muitas ruas continuam desertas. E temo que estes focos criem mais algum desnorte, em particular na dgs e no nosso governo.

Outra, há evidências de que temos imunidade de grupo?! não devemos ter nem 5% da população imune... o lockdown é um termo abrangente, houve muitos diferentes, uns muito mais agressivos que outros...

Várias coisas:
1) lockdowns impactarem na economia é uma evidência que o próprio decréscimo no pib espelha. Mais: começaram por falar em 6.9% e já se fala em mais que 9%. É fazer as contas no fim… (tu acreditas mesmo que os lockdowns não têm impacto económico?!)
2) imunidade de grupo não temos e por isso há focos que aparecem facilmente. O importante é caminhar-se para lá com segurança e não será fazendo lockdowns que tal se fará…
A mim parece-me difícil irradicar o surto (como se fez com o sars ou o ébola) e por isso devem-se adotar estratégias para proteger quem precisa.
Não me parece razoável abrandar as normas de segurança em lares mas não abrir bares, ou centros comerciais.

MiguelLené.

Para as Eminências pardas, para os " André Silvas" que acham que o lockdown foi desastroso ...
Quantas vidas humanas poderiam ter sido salvas, e o quão danoso será para a Economia Sueca, por perdurar no tempo a fase mais cr´ítica da pandemia
Dados Suecos de hoje
https://www.worldometers.info/coronavirus/?
102 mortos, 1239 casos de infeção com uma população de 10 milhões de habitantes

Sérgio

Registado: 8/11/2011 23:24

por GaioAzul » 17/6/2020 14:11

https://www.sulinformacao.pt/2020/04/co ... o-algarve/

Artigo interessante sobre o local de férias mais procurado no país nos meses de Verão.

Parece me óbvio o impacto económico. Julgo que só não vê quem não quer ou, como já referi antes, quem recebe ordenado independentemente da situação geral do país.
E não só.
Paralelamente, a saúde psicológica dos portugueses está em declinio por motivos óbvios: receio do futuro por motivos financeiros e solidão são as causas principais dentro do meu gabinete. Não me faltam pacientes com síntomas depressivos. Por isso, essa conversa de não existirem consequências já chateia.
Desculpem a minha frustração, mas o que interessa se foi a pandemia ou se foram as medidas perante a pandemia? Os resultados estão presentes e à vista.
Ainda hoje referi uma paciente a uma colega de psiquiatria por exibir tendências suicidas fora da minha expertise. A realidade é essa nos tempos de hoje. A depressão é uma doença real e muito imprevisível. E essa depressão, não chegou do nada.

Edit: e não falei dos maus tratos dentro da vida de casal. O confinamento aumentou a taxa de maus tratos como nunca antes, pelo menos, é o que observo no âmbito do meu trabalho. Estou me a referir principalmente ao abuso psicológico porque esse é geralmente mais subtil entre os grupos mais educadas. Porém, existe e também mata.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher

Registado: 30/4/2020 1:39

por artista_ » 17/6/2020 13:06

miguellene Escreveu:Parece-me que as consequências de políticas de saúde que queiram eliminar um vírus destes em vez de assumir que pode continuar a circular estão agora a fazer-se sentir. Primeiro temos ressurgimentos na China. E depois de um fim de semana prolongado, focos a aparecer por Portugal todo e em particular em lares, com dezenas de infetados em vários lares. Será que vamos ter que testar os lares todos outra vez? Esta é a consequência das medidas insustentáveis e espero que percebam que não provam que os lares e os vulneráveis não podem ser protegidos; o que prova é que eles não serão protegidos seguindo as políticas de lockdown indiscriminado e insustentáveis do ponto de vista económico.

Lá estás tu, mas que evidências é que há de que as medidas aplicadas estão a prejudicar a economia?! Como explicas que os paíeses que mais dificuldades tiveram em controlar a pandemia tenham mais danos nas economias?

miguellene Escreveu:Já agora: não estou preocupado com os ressurgimentos a nível de saúde pois estou em crer que temos alguma imunidade e não chegaremos aos números de itália e espanha. Estou é preocupado com as consequências para a economia, pois as pessoas tardam em perceber como agir. A nossa economia não recuperou. Muitas ruas continuam desertas. E temo que estes focos criem mais algum desnorte, em particular na dgs e no nosso governo.

Outra, há evidências de que temos imunidade de grupo?! não devemos ter nem 5% da população imune... o lockdown é um termo abrangente, houve muitos diferentes, uns muito mais agressivos que outros...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por forza algarve » 17/6/2020 10:18

Pata-Hari Escreveu:Mais noticias da china: 1250 voos cancelados de beijing para outros destinos....

Pois disse ontem..as.coisas estão a piorar e as autoridades chinesas estão muito preocupadas

Registado: 25/2/2019 17:26

por Bar38 » 17/6/2020 9:00

Pata-Hari Escreveu:Mais noticias da china: 1250 voos cancelados de beijing para outros destinos....

Por causa de 44 novos casos :shock: :-k é por estas e outras que os dados provenientes da China tem pouca credibilidade...

Registado: 20/6/2011 21:37

por Pata-Hari » 17/6/2020 8:42

Mais noticias da china: 1250 voos cancelados de beijing para outros destinos....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por GaioAzul » 16/6/2020 18:55

[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher

por GaioAzul » 16/6/2020 18:47

djovarius Escreveu:Só para atualizar:
já são 16 os infetados confirmados da dita festa. Ainda pode subir.
Recordo que terão passado por lá mais de 100 pessoas e que a festa nem 3 horas durou.

Como é contagiosa esta m...... :evil: :evil:

dj

Fico impressionado. Confesso que este tipo de acontecimento serve para me relembrar a realidade em que vivemos.
Na semana atrás, uma amiga minha comentou que prefereria uma guerra onde se visse o inimigo.

por GaioAzul » 16/6/2020 18:39

https://covid19.healthdata.org/united-states-of-america

As projecções para os EU não são nada boas.

por GaioAzul » 16/6/2020 18:37

Phil2014 Escreveu:Não se pode acreditar em NADA que venha da China.Tudo fake,a ditadura manipula os dados todos à vontade do freguês.Já a Coreia do Norte nem um caso de covid teve.Aprendamos com o Kim,o anti-virus.

O Kim é realmente muito bom em tudo. Concordo que o mundo ocidental deveria aprender com ele. Nem o vírus se aproxima à Coreia do Norte..sabe que se entrar lá para dentro, não irá conseguir sair...

por MarcoAntonio » 16/6/2020 18:35

Cerca de 2 mil óbitos acrescentados hoje na Índia, a maior parte atribuida retroactivamente. Os números oficiais podem ser acompanhados aqui, mas tenham em mente que a India testa 20 vezes menos que Portugal, em termos per capita, apesar de se saber perfeitamente que a pandemia está lá bem espalhada:

https://www.covid19india.org/

Ou seja, estes números valem o que valem e que é pouco.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 16/6/2020 18:17

Phil2014 Escreveu:Pura ironia Pata.
Se visses a minha cara quando escevi aquilo do Kim,já não tinhas dúvidas. :lol:

A pata deve ter imaginado a cara foi do Kim. Eu imaginei...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Phil2014 » 16/6/2020 18:11

Pura ironia Pata.
Se visses a minha cara quando escevi aquilo do Kim,já não tinhas dúvidas. :lol:

Registado: 12/5/2010 11:55

por djovarius » 16/6/2020 17:56

Só para atualizar:
já são 16 os infetados confirmados da dita festa. Ainda pode subir.
Recordo que terão passado por lá mais de 100 pessoas e que a festa nem 3 horas durou.

Como é contagiosa esta m...... :evil: :evil:

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 16/6/2020 17:35

Os resultados preliminares relativos à Dexametasona estão disponíveis aqui. São interessantes (há mais estudos clínicos a decorrer com este fármoco, e outras drogas, nomeadamente nos estados unidos):

http://www.ox.ac.uk/news/2020-06-16-dex ... plications

(...)

A total of 2104 patients were randomised to receive dexamethasone 6 mg once per day (either by mouth or by intravenous injection) for ten days and were compared with 4321 patients randomised to usual care alone. Among the patients who received usual care alone, 28-day mortality was highest in those who required ventilation (41%), intermediate in those patients who required oxygen only (25%), and lowest among those who did not require any respiratory intervention (13%).

Dexamethasone reduced deaths by one-third in ventilated patients (rate ratio 0.65 [95% confidence interval 0.48 to 0.88]; p=0.0003) and by one fifth in other patients receiving oxygen only (0.80 [0.67 to 0.96]; p=0.0021). There was no benefit among those patients who did not require respiratory support (1.22 [0.86 to 1.75; p=0.14).

Based on these results, 1 death would be prevented by treatment of around 8 ventilated patients or around 25 patients requiring oxygen alone.

Given the public health importance of these results, the researchers are now working to publish the full details as soon as possible.

(...)

Imagem

Administrador Fórum

por Flav » 16/6/2020 17:31

Sobre a China embora não confiando nos dados fornecidos, como também não há outra forma de saber a verdade deve-se registar aquilo que eles fornecem com o devido desconto.
Sobre o que se passou no concelho de Lagos o que me causa alguma ou mesmo muita indignação é que esse tipo de comportamento irresponsável não tenha qq penalização, como por exemplo,uma multa a quem organiza este tipo de festas ilegais e no mínimo fazer pagar os testes Covid a quem participou.

Registado: 13/1/2017 13:00

por Pata-Hari » 16/6/2020 17:28

phil, estás, claro, a brincar quando falas na coreia do norte, certo? só para ter a certeza que interpretei bem. A linguagem escrita é tramada.
Administrador Fórum

por Phil2014 » 16/6/2020 17:07

Não se pode acreditar em NADA que venha da China.Tudo fake,a ditadura manipula os dados todos à vontade do freguês.Já a Coreia do Norte nem um caso de covid teve.Aprendamos com o Kim,o anti-virus.

por MarcoAntonio » 16/6/2020 16:55

Agora que sabemos o que se passou em tantos outros países, os números e comportamento da China não fazem grande sentido. Ou foram incrivelmente eficientes ou estão a manipular os números. Nesta altura do campeonato, quer me parecer que os números são uma ficção, aquilo que a China quer contar ao ocidente.
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 16/6/2020 16:50

Boas,

O que é impressionante é a facilidade do contágio.
No caso de Lagos que deu hoje na TV (estive a falar com pessoas que sabem mais ou menos o que se passou), o que impressiona é a facilidade do contágio. Tudo indica que só um contagiou uns dez, espera-se agora confirmação.

E nem sequer se tratou de algo noturno, foi ainda ao fim da tarde, num espaço fechado, embora amplo, sem grandes sistemas de ventilações, etc... não é de admirar que as coisas voltem.
Aqui, não é uma segunda vaga. É a primeira em evolução, pois não foi solucionada.

Já na China, eu não sei no que se pode confiar. Tal como em Janeiro, alguém acredita que fecharam o país por causa de tão poucos casos (em relação à população) e igualmente número baixo de óbitos ????

Isto é cada vez mais estranho...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Pata-Hari » 16/6/2020 16:38

Agora já temos beijing a fechar novamente as escolas. A segunda vaga da China está em pleno a acontecer.

Florida e Texas com novos casos a aumentarem.
Administrador Fórum

por Phil2014 » 16/6/2020 14:49

O conceituado virologista português Pedro Simas já afirmou em pelo menos uma entrevista, que o virus vai continuar por cá,mas com menor capacidade de causar infeções graves,a não ser em pessoas já muitissimo debilitadas por outras doenças.

por MarcoAntonio » 16/6/2020 13:42

lunas6969 Escreveu:Marco o fato de não ter existido uma segunda vaga logo após o desconfinamento , não quer dizer que a torne menos provável
Quer na na gripe Espanhola quer na "Hong Kong Flu" , a segunda vaga ocoreu vários meses após e foi em ambas muito mais letal.

Atenção que eu estou a falar para já, no imediato. Não estou a falar a prazo, daqui a meio ano ou daqui a um ano. Eu estou a falar no contexto actual do desconfinamento mesmo. Lá para a frente veremos, é bem possível (especialmente se o virus tiver características sazonais, como se vai suspeitando). Mas também nessa altura poderemos ter outras armas para nos defender. A menos que a virulência aumente, não creio que voltemos à situação de Março, mas veremos. Isso é algo para avaliar lá mais para a frente. De qualquer das formas, o contexto do meu post era mesmo o contexto imediato, estas próximas semanas/meses.
Imagem

Administrador Fórum

por lunas6969 » 16/6/2020 13:37

MarcoAntonio Escreveu:
Phil2014 Escreveu:A China está a ter uma 2ª vaga?Com 210 infectados e 3 em situação critica.Num país com 1.4 biliões de habitantes.Se as 2ªs vagas são assim,podemos dormir descansados.

Eu não estou preocupado até ver com uma segunda vaga: temos a europa e os estados unidos a reabrir faz várias semanas e nada de particularmente preocupante está a acontecer. Mas em relação à China, nesta altura do campeonato, já não confio em nada (no início ainda dei o benefício da dúvida, hoje e com tudo o que já sabemos, o que a china diz vale muito pouco ou nada). Independemente disso, com base em informação que me parece bem mais credível/importante, não vejo sinais de alarme em relação a uma possível segunda vaga. Acho que devemos (europa e estados unidos) continuar na linha que estamos a prosseguir: trabalhar em reabrir e renormalizar a economia, com cuidados novos e adicionais e indo sendo vigiando os números.

Marco o fato de não ter existido uma segunda vaga logo após o desconfinamento , não quer dizer que a torne menos provável
Quer na na gripe Espanhola quer na "Hong Kong Flu" , a segunda vaga ocoreu vários meses após e foi em ambas muito mais letal.
Não esquecer que este é um virús ARN , logo vírus sujeito a mutações... o que aliás parece já estar a acontecer

https://visao.sapo.pt/visaosaude/2020-0 ... e-infecao/

Outra razão para tornar uma segunda vaga real no Outono, é que neste momento os países do hemisfério Sul concretamente América do Sul e África do Sul, estão ainda na fase ascendente da pandemia...
Podem as pessoas voar do Hemisfério Sul para o do Norte no verão?
Podem, o que levará à segunda vaga na Europa

Os argumentos do Miguellene ao dizer que " as pessoas que acreditam numa segunda vaga tem uma ideia muito elementar de imunologia" é no mínimo , e para ser simpático arcaica, tendo em consideração que uma grande parte dos imunologiostas de renome defendem que uma segunda vaga acontecerá, não sabem é quando .
Sérgio

Registado: 8/11/2011 23:24

por ricardmag » 16/6/2020 12:47

Diário covid: A saída. Lisboa e Vale do Tejo fechou demasiado cedo

Os números têm destas coisas: por vezes dizem coisas contra-intuitivas. Os dados apontam para que a região de Lisboa e Vale do Tejo tenha “fechado” cedo de mais. Ou seja, Lisboa e Vale do Tejo entrou em lockdown quando não devia, quando ainda não havia vírus em quantidade suficiente para conter. O que os modelos de simulação indicam é que o lockdown só consegue diminuir o ritmo de propagação (i) se for longo e (ii) se o vírus já estiver “encaixado” na comunidade. Quando estas duas condições se verificam, as cadeias de transmissão ficam erodidas e dificilmente o vírus entra numa fase de crescimento acelerado. Com estas duas condições, o vírus vai percorrendo a comunidade, vai-se expandindo, mas simultaneamente criando frentes de imunidade que bloqueiam a transmissão futura. Como o número de casos era relativamente pequeno aquando do lockdown, o resultado é o esperado, sobretudo em comunidades de periferia muito específicas – onde o vírus (provavelmente) não existia. Agora ou se volta ao lockdown (um erro de todo o tamanho) ou vamos gerindo Lisboa e Vale do Tejo a la Suécia: tomando medidas proporcionais à gravidade que vamos vendo e protegendo voluntariamente os mais velhos. Note-se que no próximo inverno é possível que outras regiões e comunidades sofram o mesmo problema. Tudo depende de quão partidas estarão as cadeias de transmissão. * Baseio este post neste exercício de simulação. Este exercício permite avaliar o impacto tendencial das medidas; não permite (e bem) fazer exercícios de previsão e (infelizmente) não modeliza uma segunda vaga. Ou seja, é um exercício semelhante ao do Imperial no racional, mas mais simples na programação e mais humilde no que aos resultados diz respeito – quando se tem consciência das debilidades, o que interessa são as tendências. Um bom modelo, portanto!
https://www.dinheirovivo.pt/economia/diario-covid-a-saida-lisboa-e-vale-do-tejo-fechou-demasiado-cedo/
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, iniciado1, Masterchief, OCTAMA, Shimazaki_2, trilhos2006 e 81 visitantes