Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que éTendência marcadamente descendente?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Trend » 23/7/2004 2:49

Jas
Quem tivesse advinhado que haveria uma perda de 10% teria ganho bom dinheiro assumindo posições curtas e, portanto, o título nem sequer foi "desinteressante".

:arrow: Advinhação não é o objectivo da AT, logo nem Marco nem ninguém advinhava tal.(eu preferia ter advinhado 11-09 e o 11-03 :wink: )(vou comprar uma máq.de viajar no tempo :lol: :lol: )

:arrow: Compreendo que ache que estão a acontecer situações inesperados ao BCP. Mercado é assim, há que esperar o inesperado.

Eu particularmente, espero que 1,75€ aguente como suporte, para eu reforçar e reduzir preço médio(1,75 e 1,76)(como jas defende num post) e que faça uma swing de inversão(tal como opina a pata) para aliviar a carteira.

abraço

Registado: 28/5/2004 23:00

BCP

por JAS » 23/7/2004 2:27

Eu não considero que tenhas falhado no BCP.
Ele andou a lateralizar durante meses.

O que eu digo é que ninguém acertou que ele se iria desvalorizar cerca de 10% e a isso já não podemos chamar "lateralizar".
Quem tivesse advinhado que haveria uma perda de 10% teria ganho bom dinheiro assumindo posições curtas e, portanto, o título nem sequer foi "desinteressante".

E também digo que resistiu muito bem a uma venda inesperada de 110M.
Acho que nem a PTC resistiria tão bem...

O que eu quiz fazer notar é que todas as previsões falhariam, mesmo num título com tendência marcadamente ascendente, se alguém despejasse 110M de acções.
(Neste caso não temos um nítido despejo dos 110M mas tivémos uma falsa notícia que dizia isso e temos intermediários a despejarem não se sabe quantas)

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: BCP

por MarcoAntonio » 23/7/2004 2:11

JAS Escreveu:Marco, o que tu escreveste foi que o BCP não tinha interesse porque estava a lateralizar.
E estava.
Até cair entre um fecho e uma abertura.

Se não foi isso trancreve...

Sim, foi mais ou menos isso sim. Mais coisa menos coisa.

Posso no entanto acrescentar que a certa altura (quando quebrou um suporte que considerava importante) comecei a falar sempre no BCP como estando desinteressante (isto a partir de um artigo com o título BPC num momento delicado...).

No contexto do mercado e numa tendência descendente relativamente lenta dou-me como bastante satisfeito com aquela que tem sido a minha postura relativamente ao título, que há vários meses tenho vindo considerando (não de hoje) como desinteressante para posições longas. Dadas as características da queda também não o considero apelativo para posições curtas.

Trata-se de um meio acerto, se quiseres. E um meio acerto que considero muito útil...

Deixo ainda um exemplo, escrito a 12 de Maio, entre muitos outros, onde chamava a atenção para o cuidado a ter com a quebra dos 1.90€. E para ser franco, no imediato acabou por ser ainda pior o resultado dessa quebra do que eu considerava...

MarcoAntonio escreveu acerca do suporte dos 1.91€ a 12 de Maio Escreveu:Esta referência tem vindo a fortalecer-se e a ganhar relevância técnica ao longo das últimas sessões porquanto tem suportado bem a cotação.
No entanto, caso seja quebrado em baixa, deixará o BCP numa situação técnica muito debilitada. Nesse caso o target com maior potencial no muito curto-prazo passaría imediatamente para os 1.82-1.85€...

Mas já agora, mais recentemente:

MarcoAntonio escreveu acerca do BCP a 3 de Junho Escreveu:BCP

Em situação técnica bastante frágil e caso os mercados cedam será arrastado com facilidade...

Enfim, para quem me acompanha, acho que o meu descrédito no BCP é bastante evidente já há vários meses pois mesmo quando subia eu dizia que me pareciam meros ressaltos.

Dizer «vai cair!» ai isso não disse realmente até porque não é propriamente o meu estilo. Não é o tipo de análise que considere mais útil...

E é um facto que a maior parte do tempo disse que estava a lateralizar (e de facto estava, pelo menos no time-frame que estava a analisar). Aliás, pode-se resumir as minhas análises em dois pontos:

:arrow: Constatação isenta (pelo menos tempo que assim seja) do «estado do título» que vejo no gráfico;

:arrow: Tentativa de descobrir aspectos que me forneçam confiança ou por seu turno aspectos que me sirvam de alerta e me forneçam desconfiança, relativamente a um determinado movimento.

Por isso, aqueles que procuram futurologia nas minhas análises normalmente ficam muito decepcionados.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Touro » 23/7/2004 2:08

é a vela de 19 de abril!
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Touro » 23/7/2004 2:05

Sem querer entrar aqui em conjecturas, o facto é que sem este último episódio da venda da S&P o gráfico poderia ser bem diferente. Podendo até inviabilizar a LTD, que considero frágil. Se não fosse aquela vela tresloucada do dia 19 de Março, a linha estava mais de três meses sem ser tocada. Isto a acrescentar à predominância de lateralizações que já referi.
Cumprimentos,
Touro

BCP

por JAS » 23/7/2004 1:34

Marco, o que tu escreveste foi que o BCP não tinha interesse porque estava a lateralizar.
E estava.
Até cair entre um fecho e uma abertura.

Se não foi isso trancreve...

Eu apenas disse que, neste momento, o BCP não vai mexer muito enquanto durarem os 110M para despachar e para despachar com lucro.
No nosso mercado não é fácil absorver tantas com rapidez.
Nos próximos tempos apenas me vai interessar o que vir nos cof's e, mesmo assim, de pé atrás pois vai haver despejos de surpresa.

O 1,75 vai passar a constituir um suporte muito importante e um valor de referência com o peso de 3,5% do capital do BCP.

JAS

Re: BCP

por MarcoAntonio » 23/7/2004 1:26

JAS Escreveu:Neste momento dizer que o BCP vai subir ou vai descer porque "isso está no gráfico" parece-me um perfeito disparate...

JAS, mais uma vez, a leitura que eu fiz é dos últimos 4 meses, não é dos últimos 4 dias nem dos últimos 15 dias.

Além disso eu não disse que ía acontecer nada porque isso está no gráfico. Na minha óptica isso é aliás completamente errado.

Fiz uma leitura da tendência (que dura há 4 meses por sinal) e é tudo. Não vão ser os acontecimentos dos últimos dias que vão tornar a análise disparatada até porque eles não trazem nada de substancialmente novo.

JAS Escreveu:Existem 110M de acções, deduzindo as que já foram transaccionadas e que não sei quantas são, para vender acima de 1,75.
Enquanto durarem é apenas isso que interessa...

Não quero entrar em longas e filosóficas discussões senão nem às 5 da matina saíamos daqui mas...

Existir, existe sempre qualquer coisa. Para a análise técnica e como dizia a outra (não que eu a ouvisse mas diziam que ela dizia) isso não interessa nada.

JAS Escreveu:Quando acabarem já sabem o que eu penso que vai acontecer.

Quando acabarem vamos lá ver o que acontece. Por quem está longo desejo que aconteça o que pensas que vai acontecer (até porque no BCP eu estou de fora e não tenho qualquer interesse que aconteça isto ou aquilo).

Um abraço e bons negócios.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Touro » 23/7/2004 1:07

Marco, eu ressalvei que a linha era pouco consistente. A palavra que utilizei foi ténue. Já agora, o canal que identificas também é muito fragilizado pelas lateralizações que contém. Não é um canal descendente com os 'swings' bem definidos.

Nuno, eu não estou 'bullish' nem 'bearish', disse no outro 'thread' que o melhor é estar de fora. O BCP neste momento, para mim, está indefinido. Olhando para o gráfico não consigo ver se vai subir, descer ou lateralizar, e nestes casos já sabemos qual é a melhor 'posição'.
Cumprimentos,
Touro

BCP

por JAS » 23/7/2004 0:57

A AT funciona muito bem quando temos uma situação normal sem ruídos exteriores importantes.

Neste momento dizer que o BCP vai subir ou vai descer porque "isso está no gráfico" parece-me um perfeito disparate...

Existem 110M de acções, deduzindo as que já foram transaccionadas e que não sei quantas são, para vender acima de 1,75.
Enquanto durarem é apenas isso que interessa...

Quando acabarem já sabem o que eu penso que vai acontecer.

JAS

por nunofaustino » 23/7/2004 0:07

sim... acho que isso é bem evidente.

o "como a pata" devia estar depois do "esperar por um upswing para entrar curto" pois é este aspecto que diferencia a opinião dela da dos restantes participantes (pelo menos ela foi a única a afirmar isso)...

Um abraço
nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 22/7/2004 23:46

nunofaustino Escreveu:Para mim, a melhor estratégia é ou ficar de fora (como a pata)...

Nuno, deixa-me acrescentar que essa é também a opção que considero mais adequada. Aliás, está detalhadamente explicado o porquê algures nestes dois tópicos do BCP.
Imagem

Administrador Fórum

por nunofaustino » 22/7/2004 23:42

Nesta série de comentários à situação do BCP vê-se claramente que os time-frames são tudo... e que cada pessoa analisa o gráfico da maneira que entende melhor...

A nível de longo prazo há duas vertentes. O profitaker diz que está bear e o Ulisses mostrou que no super longo prazo pode-se considerar que o BCP está bull.

No médio prazo o Marco está bear e o Touro está bull. Ambos têm linhas de tendência relativamente bem estabelecidas e por isso com alguma probabilidade de resistirem à cotação.

Finalmente no curto prazo penso que todos concordam que a tendencia é de baixa.

Com todos estes dados podemos entrar longo, curto ou ficar de fora.

Dado que a tendência de curto prazo ainda é de baixa (o facto de n ter conseguido ido acima dos 1.8 -máximo do gap - é um sinal evidente disso) penso que entradas longas são desaconselhadas. No entanto, se for colocado um stop nos 1.73 (abaixo do mínimo recente) o prejuízo tb n é muito...

Para mim, a melhor estratégia é ou ficar de fora (como a pata) e esperar pelo próximo upswing para entrar curto com um menor risco ou entrar agora curto com um stop nos 1.89.

Pessoalmente fico de fora. Primeiro pq n gosto de ver o BCP não reagir como esperava à notícia da venda da SP e segundo porque a situação do BCP está tudo menos clara, com 2 LTs de sentido inverso válidas e ambas com alguma probabilidade de sucesso.

Um abraço
nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 22/7/2004 23:41

Touro, antes de te responder aproveito para referir algo que na altura que respondi ao visitante (que na realidade não é um visitante «qualquer», mas adiante) me passou.

Só notei no final e como considero extremamente pertinente, aqui vai...

O «visitante» começa por dizer:

«Marco, a tendencia de que falas está prestes a chegar ao fim...»

e acaba dizendo:

«Um abraço e continua, é isso que os teus leitores querem.
Isso serve para alimentar ilusões, sendo a principal a de pensar-se que se consegue prever o futuro

Sem mais comentários!

Relativamente à linha que referes e de que falaste noutro tópico não a considero muito fiável e explico sucintamente porquê: em primeiro lugar é muito pouco inclinada e diz-me a experiência que estas linhas tendem a ser pouco consistentes (aliás tal como as que são severamente inclinadas).

Por outro lado essa linha pega em pontos de quando a tendência era de alta enquanto o actual insere-se numa tendência de baixa. É o tipo de linha que considero pouco fiável porque embora «traçável» não descreve realmente a tendência e o comportamento do título: no período abrangido pela linha tivemos duas tendências, primeiro uma de alta e depois uma de baixa.

O que eu considero um bom método para avaliar se as linhas de tendência são consistentes com o comportamento do título é compara-lo com médias-móveis inseridas no mesmo time-frame que deverá tender a ter um comportamento paralelo à da linha de tendência.

Se quiseres dito de outra forma: a linha abrange oito meses. Desses oito meses, não foi testada durante seis meses e com a cotação bem afastada da linha.

Relativamente à reacção por aqueles níveis não me surpreende quer pelo canal que vem sendo formado quer porque nesses níveis já se tinha verificado uma importante consolidação.
Imagem

Administrador Fórum

por Touro » 22/7/2004 23:21

Penso que sería interessante, para o Forum, explicar porque é que está a chegar ao fim. Ou seja, apresentar os fundamentos.

Marco, a explicação está no gráfico de médio-prazo que coloquei aqui. Naturalmente que daqui a 3 dias poderá não ser válida, mas hoje, em minha opinião, é perfeitamente válida. Note-se que o teste a essa suposta linha de suporte apresentada por mim foi feito com um 'spike' no volume, mais de 30000 títulos.

Julgo que um ponto de toque com estas características (vela formada, quase um martelo invertido, e volume que a acompanhou) tem mais probabilidades de ser um ponto de inversão do que propriamente uma reacção simples ao suporte de um canal descendente.
Cumprimentos,
Touro

Sobre os anónimos agressivos...

por Profitaker » 22/7/2004 22:33

MarcoAntonio Escreveu:
Anonymous Escreveu:Marco, a tendencia de que falas está prestes a chegar ao fim

Penso que sería interessante, para o Forum, explicar porque é que está a chegar ao fim. Ou seja, apresentar os fundamentos.

Parece que ele não tem fundamentos, para além da sua própria fé e esperança. Pergunto-me se isso contribuirá para impulsionar o BCP para cima? :P

MarcoAntonio Escreveu:
Anonymous Escreveu:Isso serve para alimentar ilusões, sendo a principal a de pensar-se que se consegue prever o futuro.

Lá está, eu desenvolvo determinados assuntos. Consideram-nos maçadores, não os lêem e depois «atiram-me à cara» precisamente o contrário do que eu defendo.

És bom a analisar Marco, mesmo fora da bolsa. Acho que também acertaste em cheio nesta tua análise.

Se calhar, esse anónimo pertence àquele grupo que falámos antes, de personalidades impacientes e ansiosas, que estão sempre a entrar a comprar e a vender no mercado várias vezes por dia, pois não sabem estar de fora dele, e por isso, não lhes sobra muito tempo para ler e estudar palavras de sabedoria que tanto precisam. Aqui ou noutras fontes.

E infelizmente, ele e muitos outros, só te escrevem a ti ou a outros antagonistas, não para expôrem as suas dúvidas e problemas com vista a buscar conhecimento e aprendizagem, mas somente porque estão movidos por uma fúria cega em combater e vilipendiar todos os que escrevem análises contra aquilo que eles possuem na sua carteira actual!

Na realidade, com essa atitude, é só a eles próprios que eles estão a fazer mal... pois eles fazem isso para não serem confrontados com a realidade adversa de que se enganaram, que erraram no mercado, e fazem-no persistentemente até ao dia em que as perdas são tão grandes, tão grandes, que têm de encarar a realidade como ela realmente é, e já muito tarde, são obrigados a assumir perdas enormíssimas. São obrigados a olhar olhos nos olhos para o descalabro, para os seus erros, e humilhantemente irão assumí-los só nessa altura tardia.

Este processo perene, estes novatos irrascíveis, estão descritos vezes sem conta, nos livros de psicologia e de bolsa.

Portanto, o mal é deles, e certamente precisarão de muitas perdas até aprenderem o valor da humildade e começarem a escutar com avidez, quem sabe mais do que eles.

Compreende isto, mantêm-te sereno, e continua o bom trabalho, Marco.

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

Profitaker

por Trend » 22/7/2004 22:15

"correct your mistakes quickly." / "be quick to cut your losses and slowly take your profits."

"The trend is your friend."

"The chart reflects everything the market knows."

"Mais vale estar fundamentalmente errado e ganhar dinheiro do que estar fundamentalmente certo, mas perder dinheiro".

subescrevo

abraço

Registado: 28/5/2004 23:00

por Ertai » 22/7/2004 18:53

Acho que aqui o problema de alguns dos leitores relativamente ao Marco António, é o facto da análise dele ter sido da opinião contrária das carteiras de muitos :P

Lá porque um analista que costumam seguir toma uma posição contrária à vossa, não significa que têm o direito de protestar (ao invés de opinar)..

E digo protestar porque parece que simplesmente não aceitaram a opinião do M.A.
Na bolsa tal como na vida, existem sempre opiniões contrárias a todo o momento, respeitem e aceitem as opiniões dos outros e respondam com opiniões, mas sem estas serem destrutivas(protestos)..

Comps

Registado: 11/5/2003 12:11

por MarcoAntonio » 22/7/2004 18:39

Anonymous Escreveu:Esta é verdade:

"É que note, muitos investidores não só não sabem isso como ainda não encontraram o perfil adequado para si!"

Marco, a tendencia de que falas está prestes a chegar ao fim

Anonymous Escreveu: e pelo aspecto dela não deu para ser rentável. Não vejo portanto grande utilidade nessa análise.

Eu vejo. Tanto mais que a opinião não é propriamente de agora e que já há vários meses que digo que as posições longas são desinteressantes nesta conjuntura de mercado, quem hipoteticamente tivesse seguido as minhas opiniões tería, muito utilmente, evitado perdas.

Anonymous Escreveu: Tens sempre uma boa desculpa, neste tipo de mercaodos o melhor seria estar calado ha já longo tempo, mas isso não seria nada bom para um moderador do forum. Preso por ter cão e...

Bem, neste tipo de mercados melhor do que estar calado há longo tempo (coisa que não tem qualquer utilidade) é descrever isso mesmo, como tem estado o mercado.
:wink:

Anonymous Escreveu:Eu penso que, entre fazer análises ao mercado e estudar a forma de ganhar dinheiro nele vai uma grande distancia. Enquanto isso os investidores/traders andam a apanhar bonés e a perder tempo.

Eu penso o mesmo, curiosamente. Por isso é que sempre que posso desenvolvo certos temas que alguns consideram maçadores ou não se dão ao trabalho de ler. Mas ainda há um percurso importante que separa a análise do trading de sucesso...

Anonymous Escreveu:Um abraço e continua, é isso que os teus leitores querem.

Eu não escrevo o que os leitores querem... o que até me tem custado alguns «dissabores».

Mas continuar, continuo, é claro!

Anonymous Escreveu:Isso serve para alimentar ilusões, sendo a principal a de pensar-se que se consegue prever o futuro.

Lá está, eu desenvolvo determinados assuntos. Consideram-nos maçadores, não os lêem e depois «atiram-me à cara» precisamente o contrário do que eu defendo.

Mas não é isso que me demove...

Um abraço, visitante.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 22/7/2004 18:25

Esta é verdade:

"É que note, muitos investidores não só não sabem isso como ainda não encontraram o perfil adequado para si!"

Marco, a tendencia de que falas está prestes a chegar ao fim e pelo aspecto dela não deu para ser rentável. Não vejo portanto grande utilidade nessa análise. Tens sempre uma boa desculpa, neste tipo de mercaodos o melhor seria estar calado ha já longo tempo, mas isso não seria nada bom para um moderador do forum. Preso por ter cão e...

Eu penso que, entre fazer análises ao mercado e estudar a forma de ganhar dinheiro nele vai uma grande distancia. Enquanto isso os investidores/traders andam a apanhar bonés e a perder tempo.

Um abraço e continua, é isso que os teus leitores querem.
Isso serve para alimentar ilusões, sendo a principal a de pensar-se que se consegue prever o futuro.
Visitante

Re: O que éTendência marcadamente descendente?

por Profitaker » 22/7/2004 18:23

MarcoAntonio Escreveu:O que se parece depreender de várias intervenções que já surgiram hoje é que parece não existir qualquer utilidade em emitir opiniões. Uns por umas razões outros por outras, a conclusão a que chegaríamos é que para alguns estavamos melhor calados e o que quer que digamos será sempre inútil...

Marco, tu já sabes que quem não gosta de alguma opinião (especialmente se for negativa) que escrevemos noutro tópico sobre o mercado ou um título, nem sequer se dá ao trabalho de ir consultar o nosso background ou se interessar pela nossa mensagem. Simplesmente é movido por uma qualquer força irracional e impulsiva de nos perseguir e virem dizer mal nós onde quer que estejamos, como castigo de proferirmos essa "análise proibida", que eles não desejam sequer ouvir. É uma autêntica caça às bruxas que se instala nestes fóruns, mesmo que mais tarde se prove que as bruxas afinal tinham razão...

Quando optam por ignorar opiniões contrárias à sua, sem sequer as considerarem, apenas estarão a ser desonestos com eles próprios. Mas não te entristecas, Marco, é só a eles próprios que se prejudicam, quando fecham os olhos a outras opiniões contrárias e recusarem alargar o seu espectro de considerações sobre o seu negócio que se encontra em rúina... e talvez com isso, irem a tempo de corrigirem os seus erros.

"correct your mistakes quickly." / "be quick to cut your losses and slowly take your profits."

"The trend is your friend."

"The chart reflects everything the market knows."

"Mais vale estar fundamentalmente errado e ganhar dinheiro do que estar fundamentalmente certo, mas perder dinheiro".

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

por MarcoAntonio » 22/7/2004 17:20

janus Escreveu:Questões extremamente pertinentes. é por estas e por outras que me levam a não comentar por regra, expectativas face ao movimento dos títulos... Cada investidor tem um perfil diferente, e grande parte das casas de research fundamental já aprenderam isso há muito. Agora só falta os analistas técnicos aprenderem o mesmo...

Janus, ao dizê-lo dessa forma depreender-se-á que eu ainda não aprendi isso ou não entendo isso dessa forma.

Ora, eu digo-o amiudadamente e não deve haver pessoa neste forum que tenha sublinhado esse conceito - Cada investidor tem um perfil diferente - mais vezes do que eu!

Quando emito uma opinião é uma opinião que emito tendo em conta o meu perfil.

Quem não o entende dessa forma, das duas uma: ou não lê tudo o que eu escrevo ou então não percebeu isso mesmo, que cada investidor tem um perfil e que quando emite uma opinião é, salvo expresse o contrário, tendo em conta esse perfil.

E o Forum serve para isso mesmo, para compararmos opiniões - e por arrasto, perfis - diferentes.

É que note, muitos investidores não só não sabem isso como ainda não encontraram o perfil adequado para si!

E depois haverá sempre aqueles para quem o perfil de quem emite a opinião é idêntico à do seu próprio, perfil do leitor.

O que se parece depreender de várias intervenções que já surgiram hoje é que parece não existir qualquer utilidade em emitir opiniões. Uns por umas razões outros por outras, a conclusão a que chegaríamos é que para alguns estavamos melhor calados e o que quer que digamos será sempre inútil...

Felizmente eu sei que há muitos que não o entendem dessa forma.
Imagem

Administrador Fórum

por janus » 22/7/2004 17:10

JN Escreveu:Quanto ao tema "Tendência marcadamente descendente";

1º está encontrada uma tendencia no BCP?
2º de que tipo?
3º em que nos baseamos (indicadores) para afirmar que há uma tendencia?
4º ela pode ser rentavel? em que time-frame?

Sem a resposta a estas questões penso que a análise não serve para nada.

Questões extremamente pertinentes. é por estas e por outras que me levam a não comentar por regra, expectativas face ao movimento dos títulos... Cada investidor tem um perfil diferente, e grande parte das casas de research fundamental já aprenderam isso há muito. Agora só falta os analistas técnicos aprenderem o mesmo...
It seems to me that a speculator's time is better spent making an assumption and testing the subsequent hypothesis, than to spend time proving an unprovable assumption.
http://www.skeptic.com/

Registado: 29/11/2003 17:30

por Profitaker » 22/7/2004 17:00

MarcoAntonio Escreveu:É que é precisamente através do overtrading, da tendência para se tomar sempre uma posição curta ou longa (a necessidade de se estar sempre no mercado) que muitos investidores acabam por se dar mal.

A opinião que tenho é que a generalidade dos investidores não consegue estar fora ou tem bastante dificuldade em fazê-lo. Tem ainda a tendência para para ao analisar ou emitir uma opinião tender para a a posição curta ou para a posição longa em detrimento da posição nula, posição raramente ponderada como se todo o momento e todo o movimento fosse bom para ser negociado.

É com muito agrado que leio esta pérola de sabedoria escrita neste fórum. Devia ser ecoada mais vezes, especialmente prós novatos que por aqui aparecem cheios de excitação e impaciência para "negociarem muito" na bolsa, até enriquecerem. Pois é com essa atitude, que se afastam mais desse objectivo, porque muito provavelmente, não estão a escolher criteriosamente os seus "trades".

Se os novatos soubéssem o valor da paciência... evitavam perder tanto, tanto, tanto dinheiro nos mercados!... :shock:

Um abraço.

por MarcoAntonio » 22/7/2004 16:43

JN Escreveu:
Quanto ao tema "Tendência marcadamente descendente";

Com tendência marcadamente descendente quero dizer tendência claramente definida como descendente.

JN Escreveu:
1º está encontrada uma tendencia no BCP?

Na minha opinião, sim.

JN Escreveu:
2º de que tipo?

Descendente, por definição.

JN Escreveu:
3º em que nos baseamos (indicadores) para afirmar que há uma tendencia?

No mais importante indicador de todos: o preço!

Assistimos de há 4 meses para cá a uma sucessão quer de mínimos relativos sucessivamente mais baixos quer a uma sucessão de máximos relativos sucessivamente mais baixos.

Obviamente isso reflecte-se em indicadores de tendência como o MACD ou médias móveis inseridas neste time-frame mas nem é necessário ir por aí...

JN Escreveu:
4º ela pode ser rentavel? em que time-frame?

Na minha opinião, não muito (razão pela qual não defendi posições curtas). Com uma tendência com estas características (relativamente lenta e encontrando-se a cotação relativamente perto da base dessa tendência) prefiro não tomar posições, nem curtas nem longas.

JN Escreveu:
Sem a resposta a estas questões penso que a análise não serve para nada.

Sinceramente não vejo tendencia negociavel no BCP.

Eu também não (aliás como disse na análise). Por isso até estamos de acordo.

Eu considero muito útil uma análise que descreve uma situação não negociável ou pouco negociável.

É que é precisamente através do overtrading, da tendência para se tomar sempre uma posição curta ou longa (a necessidade de se estar sempre no mercado) que muitos investidores acabam por se dar mal.

A opinião que tenho é que a generalidade dos investidores não consegue estar fora ou tem bastante dificuldade em fazê-lo. Tem ainda a tendência para para ao analisar ou emitir uma opinião tender para a a posição curta ou para a posição longa em detrimento da posição nula, posição raramente ponderada como se todo o momento e todo o movimento fosse bom para ser negociado.

Nota: Gráfico em anexo abrangendo os últimos 4 meses.
Anexos
bcp-20040722c.png
bcp-20040722c.png (22.02 KiB) Visualizado 1115 vezes
Imagem

Administrador Fórum

DEFINIR UMA TENDÊNCIA

por Profitaker » 22/7/2004 16:36

Boas questões, JN.

Apesar de não ter sido eu o destinatário das tuas perguntas, como as fizéste em público, eu ouso oferecer o meu contributo para quem quiser ler.

1- Primeiro uma definição: Uma tendência, é a direcção geral, que os preços de um determinado título ou de um mercado, traçam num gráfico, num determinado período de tempo.

2- Para definir uma tendência existem vários métodos, uns mais científicos e rigorosos, e outros mais subjectivos e empíricos, mas fazendo-o de um modo "matemático", ela pode ser representada por exemplo, através uma linha de média móvel desenhada em cima do gráfico, que abranja esse período temporal em análise. Se a curvatura dessa linha inflectir para cima, a tendência é de alta, e se a sua curvatura inflectir para baixo, a tendência é apara baixo. De acordo com a duração que se atribui na construção dessa média-móvel, ela pode assim tornar-se, uma referéncia da tendência de médio-prazo, de longo-prazo ou de curto-prazo.

3- É muito importante mencionar sempre o time-frame que estamos a considerar, quando falamos que o mercado está com uma dada tendência, pois de acordo com o time-frame considerado, o mercado pode realmente, estar simultaneamente em bullmarket, bearmarket ou lateral! Nunca se pode dizer por exemplo: "Um bullmarket começou!"
O que se pode dizer, no máximo, é algo do género: "No time-frame anual, começou um bullmarket", ou "No médio-prazo, começou um bullmarket" (apesar de neste caso, ser necessário definir o que esse analista entende por "médio-prazo").

Mto mais se poderia dizer. Por agora, fico-me por aqui.

TRSM: o JN tem razão... tenta diminuir a resolução (número de pixels de largura e altura) das tuas imagens, recorrendo a um programa de desenho, depois gravas e postas aqui... tenho a certeza que muitos de nós te agradeceríamos a dor de cabeça que nos poupávas! :wink: Obrigado, e continua.

Um abraço.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], Mmmartins, MP65, PXYC, severalmal e 168 visitantes