Noticias de 20 de Julho de 2004
Bolsas dos EUA encerram a ganhar com declarações de Greenspan
As bolsas norte-americanas terminaram hoje a sessão em a valorizar, depois do presidente da Fed, Alan Greenspan, ter afirmado que os gastos com o consumo poderão recuperar mesmo se os juros continuarem a aumentar a um rimo «moderado». O Dow Jones avançou 0,54%, e o Nasdaq valorizou 1,76%.
--------------------------------------------------------------------------------
As bolsas norte-americanas terminaram hoje a sessão em a valorizar, depois do presidente da Reserva Federal (Fed), Alan Greenspan, ter afirmado que os gastos com o consumo poderão recuperar mesmo se o banco central dos EUA continuar a aumentar as taxas de juro a um rimo «moderado». O Dow Jones avançou 0,54%, e o Nasdaq valorizou 1,76%.
O Dow Jones [Cot] fechou nos 10.149,07 pontos, a avançar 0,54%, enquanto o Nasdaq [Cot] encerrou nos 1.917,07 pontos, a apreciar 1,76
As bolsas norte-americanas terminaram hoje a sessão em a valorizar, depois do presidente da Fed, Alan Greenspan, ter afirmado que os gastos com o consumo poderão recuperar mesmo se os juros continuarem a aumentar a um rimo «moderado». O Dow Jones avançou 0,54%, e o Nasdaq valorizou 1,76%.
--------------------------------------------------------------------------------
As bolsas norte-americanas terminaram hoje a sessão em a valorizar, depois do presidente da Reserva Federal (Fed), Alan Greenspan, ter afirmado que os gastos com o consumo poderão recuperar mesmo se o banco central dos EUA continuar a aumentar as taxas de juro a um rimo «moderado». O Dow Jones avançou 0,54%, e o Nasdaq valorizou 1,76%.
O Dow Jones [Cot] fechou nos 10.149,07 pontos, a avançar 0,54%, enquanto o Nasdaq [Cot] encerrou nos 1.917,07 pontos, a apreciar 1,76
Greenspan anima Bolsa norte-americana
20-7-2004 20:52
Os mercados norte-americanos apresentaram-se em alta, animados pelos comentários do presidente da Reserva Federal, Alan Greenspan.
O responsável pela política monetária norte-americana, num discurso para o Comité Bancário do Senado, disse que o banco está preparado para manter controlada a inflação, a qual está a reflectir os elevados custos energéticos. O responsável considerou que esta é a causa da limitação recente do consumo privado. No entanto, acredita que a economia está a expandir-se de uma forma sustentável.
A Reserva Federal espera que a economia se expanda a uma taxa de 4 a 4,75 por cento no final do ano, o ritmo mais elevado desde 1999.
A Charles Schwab avançou 6,63 por cento, depois de David Pottruck ter abandonado o cargo de presidente executivo, prontamente substituído pelo fundador da empresa, Charles Schwab.
A Ford perdeu 2,54 por cento, depois de ter anunciado que os lucros do terceiro trimestre e do ano vão ser inferiores ao esperado pelos analistas. A empresa antecipa um lucro até 5 cêntimos por acção no terceiro trimestre e de 1,80 a 1,90 dólares por acção na totalidade do ano.
A Altria desceu 0,10 por cento, apesar de ter apresentado um lucro de 2,6 mil milhões de dólares, com efeitos cambiais e fiscais positivos. A empresa aumentou a quota de mercado.
No plano macroeconómico, a construção de novas habitações desceu para o nível mais baixo do último ano, em Junho, prejudicado pelo aumento da taxa de juro. A construção desceu, inesperadamente, de 1,97 para 1.802 milhões de unidades anuais.
O índice de mercado Dow Jones avançou 0,53 por cento.
BolsaPt.com
Compta propõe redução capital
20-7-2004 19:38
A Compta – Equipamentos e Serviços de Informática vai propor aos seus accionistas, no próximo dia 23 de Agosto, uma redução de capital de 9,45 milhões de euros, para cobertura de prejuízos.
A redução vai ser realizado através da diminuição do valor nominal das acções.
A Compta apresenta um capital social de 15 milhões de euros.
Na mesma Assembleia Geral de Accionistas serão aprovadas as contas individuais e consolidadas da Compta.
BolsaPt.com
Presidente da República promulgou Código do Trabalho
20-7-2004 19:33
Jorge Sampaio, Presidente da República, promulgou a regulamentação do Código do Trabalho no dia 14 de Julho.
A Assembleia da República aprovou o documento no dia 20 de Maio, com votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP, apesar dos votos contra dos restantes partidos.
As centrais sindicais também criticaram o Código do Trabalho apresentado pelo Ministério do Trabalho.
BolsaPt.com
HSBC nega controlo de banco iraquiano
20-7-2004 19:51
O banco britânico HSBC negou a aquisição de uma posição maioritária no banco iraquiano Dar al-Salam, apesar do banco central do Iraque ter revelado que recebeu um pedido para aprovar o negócio.
O pedido, segundo um oficial do banco central, visava a aquisição de 51 por cento do banco iraquiano.
O HSBC apenas confirma negociações com o banco central iraquiano sobre formas de entrar no mercado. O banco britânico, o Standard Chartered e o National Bank of Kuwait têm autorização para negociar a entrada no mercado iraquiano.
BolsaPt.com
Greenspan considera crescimento económico sólido
20-7-2004 19:30
Alan Greenspan, presidente do Banco da Reserva Federal, considera que a economia norte-americana entrou numa fase de expansão sustentável, a qual está a gerar alguma pressão sobre os preços. No entanto, afasta a inflação como uma ameaça importante.
Numa exposição ao Comité Bancário do Senado norte-americano, o responsável anunciou que vai fazer o que for necessário para manter a inflação controlada, apesar dos comentários a defenderem a evolução moderada das taxas de juro.
Greenspan destacou os ganhos apresentados no mercado laboral, como efeito da recuperação da actividade económica.
BolsaPt.com
Euro em queda à espera Greenspan
20-7-2004 16:51
O euro segue em queda face ao dólar, com os investidores à espera que Alan Greenspan, presidente da Reserva Federal norte-americana, apresente perspectivas favoráveis para a economia norte-americana.
O responsável deverá apresentar, junto do Senado norte-americano, indicações de que a política monetária irá ser mais agressiva mas de forma gradual.
Além disso, o euro corrige dos ganhos recentes, depois de fracos dados macroeconómicos apresentados nos Estados Unidos da América.
Na Europa, foi apresentado o índice de expectativas dos investidores alemães, pelo instituto ZEW, que avançou de 47,4 para 48,4 pontos, acima do esperado.
O euro segue a perder 0,50 por cento para 1,2377 dólares.
BolsaPt.com
Petróleo volta aos ganhos
20-7-2004 16:48
O preço do petróleo segue em alta, com os investidores a manterem-se preocupados com a evolução da procura, que poderá prejudicar a evolução da oferta.
A OPEP estima que a procura por petróleo aumente 340 mil barris diários para 27,36 milhões de barris por dia, no ano corrente. A procura mundial deverá subir 2 por cento para 82,56 milhões de barris diários. Esta subida da procura é justifica com a recuperação económica, nomeadamente dos Estados Unidos da América e da China.
Este aumento de procura deverá pressionar a oferta. Apesar da subida das reservas norte-americanas, o nível de produtos refinados mantém-se ainda limitado.
A limitar a evolução dos preços está o aumento da quota de produção da OPEP, em 500 milhares de barris, a partir de 1 de Agosto.
O contrato de Setembro do IPE Brent avança 10 cêntimos para 38,03 dólares por barril.
BolsaPt.com
Europa encerra com ganhos
20-7-2004 16:40
Os mercados europeus encerraram em alta, liderados pelas farmacêuticas, depois da Novartis ter elevado as estimativas para os lucros e vendas.
A Novartis avançou 4,69 por cento, depois de ter apresentado um aumento de 17 por cento no lucro do segundo trimestre, para 1,55 mil milhões de dólares, com a maior procura por alguns dos seus medicamentos. O resultado saiu acima do esperado. Além disso, a empresa elevou as estimativas para a totalidade de 2004.
A Astrazeneca avançou 3,2 por cento e a GlaxoSmithKline ganhou 2,3 por cento.
A limitar os ganhos esteve a Converium, que antecipou um prejuízo elevado no segundo trimestre, devido a elevadas indemnizações pagas nos Estados Unidos da América. O sector segurador acompanhou a evolução. A Swiss Re desceu 2,4 por cento, a Munich Re recuou 1,7 por cento e a Scor desvalorizou 5,5 por cento.
O índice pan-europeu Euronext Top 100 ganhou 0,42 por cento e o Next 150 subiu 0,02 por cento. O índice francês CAC avançou 0,41 por cento, o belga BEL valorizou 0,51 por cento e o holandês AEX subiu 0,42 por cento.
O índice alemão DAX subiu 0,65 por cento, o britânico Footsie avançou 0,44 por cento, o italiano MIB valorizou 0,21 por cento e o espanhol IBEX ganhou 0,11 por cento.
BolsaPt.com
Bolsa nacional encerra com subida moderada
20-7-2004 16:24
O mercado nacional encerrou com ganhos moderados, em linha com o verificado nos restantes mercados europeus. O índice PSI-20 encerrou a ganhar 0,50 por cento para 7.244,85 pontos, com 11 empresas em alta, três estáveis e seis em queda.
O Banco Comercial Português voltou a dominar as atenções, com mais de 24,4 milhões de acções negociadas. Depois da forte desvalorização de ontem, o banco recuperou 0,56 por cento. Foi afastada a pressão da venda de 110 milhões de acções da CGD, já concluída. O banco estatal vendeu as acções a 1,75 euros por acção, a investidores institucionais. O banco reage ainda à manutenção do rating de notação pela Mood’s, agradada pela focalização no «core business» e manutenção de 50 por cento no bancassurance.
O Banco Espírito Santo perdeu 0,07 por cento e o Banco BPI desceu 0,33 por cento, na véspera da apresentação dos resultados.
A EDP – Electricidade de Portugal encerrou a subir 0,42 por cento, não tendo exercido a opção de compra de 75 por cento da Turbogás. A alemã RWE acabou por alienar a sua participação à International Power. A EDP mantém 20 por cento da empresa.
A Portugal Telecom encerrou com uma valorização de 1,30 por cento, em linha com as congéneres europeias. A SonaeCom valorizou 0,30 por cento.
Destaque ainda para a recuperação de 2,43 por cento na Semapa. Os investidores já assimilaram o efeito da Oferta Pública de Aquisição lançada sobre a Portucel. A empresa de pasta e papel encerrou estável nos 1,54 euros, um cêntimo abaixo da oferta.
Em queda, a Jerónimo Martins destacou-se ao perder 1,46 por cento.
No sector dos media, a evolução foi mista. A PT Multimédia avançou 1,66 por cento, a Impresa, desceu 0,76 por cento, enquanto Cofina encerrou sem variação. A Media Capital avançou 2,91 por cento.
BolsaPt.com
Sogecable adia apresentação resultados para 21 Julho
20-7-2004 17:47
A espanhola Sogecable adiou a apresentação dos resultados do primeiro semestre para 21 de Julho.
Não foram adiantadas razões para o adiamento.
A empresa deveria apresentar os resultados hoje.
Os analistas esperam que a empresa registe uma queda no número de subscritores.
BolsaPt.com
20-7-2004 17:47
A espanhola Sogecable adiou a apresentação dos resultados do primeiro semestre para 21 de Julho.
Não foram adiantadas razões para o adiamento.
A empresa deveria apresentar os resultados hoje.
Os analistas esperam que a empresa registe uma queda no número de subscritores.
BolsaPt.com
JP Morgan considera compra AMC
20-7-2004 17:36
A JP Morgan Partners, unidade da JP Morgan Chase, está prestes a adquirir a rede de teatros AMC Entertainment, por cerca de 1,4 mil milhões de dólares.
O negócio deverá ser oficializado na próxima semana.
As empresas envolvidas não comentaram a notícia.
BolsaPt.com
Lucro da Taser aumenta
20-7-2004 17:34
A norte-americana Taser International apresentou um aumento no lucro do segundo trimestre e encomendas no nível mais elevado de sempre.
O lucro subiu de 347 mil dólares para 4,5 milhões de dólares, ou 14 cêntimos por acção, mais um cêntimo que o esperado pelos analistas.
As receitas subiram de 4,2 para 16,3 milhões de dólares. As encomendas avançaram 27 por cento para 16,7 milhões de dólares.
No entanto, a empresa está a ser penalizada por questões de segurança de armas da empresa.
BolsaPt.com
Johnson Controls aumenta lucros
20-7-2004 16:32
O lucro da norte-americana Johnson Controls aumentou 17 por cento no terceiro trimestre fiscal, com a empresa de componentes automóvel a aumentar a quota de mercado.
O lucro líquido subiu de 190 para 222 milhões de dólares, ou 1,15 dólares por acção, em linha com o esperado pelos analistas.
As vendas avançaram 14 por cento para 6,8 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
20-7-2004 16:32
O lucro da norte-americana Johnson Controls aumentou 17 por cento no terceiro trimestre fiscal, com a empresa de componentes automóvel a aumentar a quota de mercado.
O lucro líquido subiu de 190 para 222 milhões de dólares, ou 1,15 dólares por acção, em linha com o esperado pelos analistas.
As vendas avançaram 14 por cento para 6,8 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Alemanha: Encomendas Indústria revistas para ganho de 1,5 por cento
20-7-2004 16:18
O Bundesbank reviu em ligeira baixa o índice de encomendas à indústria alemã relativo ao mês de Maio, de 104,8 para 104,6 pontos.
Face a Abril, as encomendas industriais subiram 1,5 por cento, menos uma décima que o antecipado pelo Ministério da economia e do Trabalho.
Em Abril, as encomendas tinham avançado 1,9 por cento.
BolsaPt.com
EUA: Vendas cadeias lojas avançam 2,6% na semana passada
20-7-2004 15:53
As vendas das cadeias de lojas norte-americanas subiram na semana passada, mas um ritmo inferior ao registado na semana anterior. Os investidores começaram a afastar-se de artigos da estação.
As vendas nos maiores retalhistas aumentaram 2,6 por cento, em termos anuais, na semana passada. Esta evolução fica duas décimas abaixo do registado na semana anterior segundo a Redbook Research.
As vendas em Julho desceram, até agora, 0,6 por cento, face ao mês anterior.
BolsaPt.com
20-7-2004 15:53
As vendas das cadeias de lojas norte-americanas subiram na semana passada, mas um ritmo inferior ao registado na semana anterior. Os investidores começaram a afastar-se de artigos da estação.
As vendas nos maiores retalhistas aumentaram 2,6 por cento, em termos anuais, na semana passada. Esta evolução fica duas décimas abaixo do registado na semana anterior segundo a Redbook Research.
As vendas em Julho desceram, até agora, 0,6 por cento, face ao mês anterior.
BolsaPt.com
Auna e ONO consideram fusão após saída de Bolsa
20-7-2004 15:45
Eugénio Galdón, presidente da espanhola Ono, considera que as negociações para uma eventual fusão com a Auna poderão avançar depois de ambas as empresas saírem de Bolsa, o que está previsto para o segundo semestre de 2005.
Após ambas as empresas retirarem os seus títulos de Bolsa, há mais condições para o avanço das negociações.
BolsaPt.com
Yukos pretende vender unidade operacional
20-7-2004 15:40
A petrolífera russa Yukos pretende vender uma importante unidade operacional, segundo o ministro da Justiça russo.
A Yukos pretende vender a Yugansk até 30 de Julho, por cerca de 1,75 mil milhões de dólares. A unidade está avaliada em mais de 30 mil milhões de dólares.
A Yuhansk é responsável por 60 por cento da produção da Yukos.
A petrolífera mostra-se em dificuldades para pagar dívidas fiscais de 7 mil milhões de dólares, relativas a 2000 e 2001.
BolsaPt.com
HSBC assume posição maioritária em banco iraquiano
20-7-2004 15:27
O banco britânico HSBC comprou uma participação maioritária no banco iraquiano Dar al-Salam, de forma a facilitar a sua entrada no país.
O negócio terá ainda que ser aprovado pelo banco central iraquiano.
O HSBC comprou 51 por cento do banco.
BolsaPt.com
Lucro da AutoNation em queda
20-7-2004 15:22
O lucro trimestral da concessionária automóvel AutoNation desceu, face a menores vendas de automóveis. O resultado saiu abaixo do esperado.
A empresa justifica a fraca prestação com menores vendas da General Motors e da Ford.
O lucro desceu 13 por cento para 92,1 milhões de dólares, ou 34 cêntimos por acção. No período homólogo recuou de 106,3 milhões de dólares.
Excluindo um custo extraordinário de 4 milhões de dólares, a empresa lucrou 96 milhões de dólares, ou 35 cêntimos por acção, dentro do esperado pelos analistas.
Para o terceiro trimestre, a empresa espera lucros entre 36 e 38 cêntimos por acção, abaixo das estimativas dos analistas.
BolsaPt.com
France Telecom condenada a devolver 1,1 mil milhões euros
20-7-2004 15:15
A francesa France Telecom vai ter que devolver 800 milhões a 1,1 mil milhões de euros, mais juros, de uma ajuda fiscal concedida pelo Governo francês, segundo deliberação da Comissão Europeia.
No entanto, foi afastada a possibilidade de multar a empresa por comentários de responsáveis políticos franceses para aumentar a notação de crédito da empresa.
A Comissão Europeia anunciou ainda que não vai avançar com uma queixa da Bouygues Telecom sobre a operadora.
BolsaPt.com
Bagão Félix poderá alterar benefícios fiscais
20-7-2004 18:45
Bagão Félix, o novo ministro das Finanças, considera que poderá alterar os benefícios fiscais em sede de IRS.
A declaração foi realizada à saída de uma audiência entre o primeiro-ministro, Santana Lopes, e o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, em São Bento.
BolsaPt.com
António Costa eleito vice-presidente do Parlamento Europeu
20-7-2004 18:22
António Costa, do Partido Socialista, foi nomeado vice-presidente do Parlamento Europeu, sendo um dos 14 novos vice-presidentes do organismo.
Josep Borrel foi escolhido para presidente do Parlamento Europeu.
A nova composição do organismo terão um mandato de dois anos e meio.
Haviam apenas 14 candidatos, pelo que todos ocuparam os seus lugares na vice-presidência. O Parlamento devera agora definir a ordem de precedência dos responsáveis, a qual vai definir as suas funções.
BolsaPt.com
PT: TMN reduz preços telemóveis UMTS
20-7-2004 17:42
A TMN, operadora móvel do Grupo Portugal Telecom, reduziu os preços dos telemóveis com tecnologia UMTS.
O i9 3G Siemens U15 passou a custar 499,90 euros e o Sony Ericsson Z1010 custa 599,90 euros.
Além disso, os clientes que comprarem um terminal com videoconferência têm direito a um desconto de 50 por cento na compra de um segundo terminal.
A TMN colocou ainda à disposição a Placa Acesso 3G por 399,90 euros, para o uso exclusivo de dados.
Adicionalmente, a operadora anunciou que passou a ser possível realizar videochamadas para a Áustria, no âmbito de um acordo com a T-Mobile.
Numa primeira fase, as chamadas videoconferência têm o mesmo preço que uma chamada voz.
BolsaPt.com
RTP acorda com Cabovisão distribuição de canais
20-7-2004 17:9
A RTP chegou a acordo com a Cabovisão para a distribuição dos canais temáticos RTP N, RTP África e RTP Memória.
O acordo permite a apresentação destes canais na rede do operador entre 2004 e 2006.
A Cabovisão é o segundo maior operadora de televisão por cabo, com 230 mil subscritores.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 33 visitantes