Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 24/5/2020 21:09

Qualnhick Escreveu:Que expos a 455 pessoas. O primeiro estudo do genero que confirma que este segue o padrão da familia corona.

Continua a ser um assintomático. Não é necessariamente representativo de todos os assintomáticos ou dos assintomáticos em geral. Por isso, os autores escrevem, adequadamente, que "alguns assintomáticos poderão ser fracos transmissores".

O papel dos assintomáticos é matéria de debate e estudo. Há mais estudos do género. E nem sempre a conclusão vai no mesmo sentido (o estudo que linko a seguir, a título de exemplo, é sobre transmissão assintomática, o paciente em causa desenvolveu sintomas entretanto mas terá transmitido enquanto pré-sintomático).

Rapid asymptomatic transmission of COVID-19 during the incubation period demonstrating strong infectivity in a cluster of youngsters aged 16-23 years outside Wuhan and characteristics of young patients with COVID-19: A prospective contact-tracing study

Ou aqui, em Abril, um relatório que passa em revista uma série de estudos sobre o tema e que incluía já 18 case studies (incluindo casos de pré-sintomáticos e assintomáticos) e cujas conclusões eram cautelosas:

https://www.hiqa.ie/sites/default/files ... VID-19.pdf

O processo científico é assim, complexo e moroso. Requere rigor, cuidado, verificação e replicação. Não se extrapulam dados de um estudo isolado só porque se gosta do que o paper diz e ainda menos se amplifica a partir do que o paper nem diz para se estabelecer logo novos "factos".
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Qualnhick » 24/5/2020 20:56

MarcoAntonio Escreveu:O estudo baseia-se num único assintomático e os autores não são assertivos. Inclusivamente, citam esta limitação e dizem "poderá ser" (e sugerem "alguns"). O paper completo está disponível aqui:

https://www.resmedjournal.com/article/S0954-6111(20)30166-9/pdf

Que expos a 455 pessoas. O primeiro estudo do genero que confirma que este segue o padrão da familia corona.

Registado: 19/12/2002 2:50

por artista_ » 24/5/2020 20:15

Qualnhick Escreveu:"Carta da sociedade francesa de pediatria para as escolas, onde se explica que inicialmente se pensava que as crianças seriam grandes transmissores deste vírus, à semelhança do que acontece com outros, mas que agora se sabe que isto não é verdade. Que as crianças são quase sempre contagiadas pelos adultos e não são grandes transmissores. Explica também que na esmagadora maioria dos casos em que são infectadas não têm sintomas graves e que nas escolas, regras simples de higiene como lavar as mãos são suficientes para as proteger. Regras essas aliás que tb servem de proteção a outros vírus como os da gastroenterite por exemplo. A carta termina dizendo que todas as medidas que prejudiquem a relação com os adultos e entre as crianças serão prejudiciais ao seu desenvolvimento e devem ser evitadas." Texto de Laura Sanches.
Em Portugal qual é a razão para a maioria das escolas continuarem fechadas?

99113932_1185307848487647_4420704379145814016_o.jpg

Porque essa é a opinião dos subscritores dessa carta, como haverá muitos outros que pensam de outra forma. As escolas estão fechadas porque, a luz do conhecimento que temos agora, quem decide, acha melhor que isso assim seja... tu tens opinião diferente, mas quem decide é que terá de arcar no futuro com as consequência, assim como terá de arcar com as consequências de não as abrir!

Para mim, até ver, estão a fazer o que se justifica. Já aqui referi que se fosse eu a decidir talvez tivesse começado a aliviar medidas antes do que foi feito, mas eu não tenho a informação toda que tem quem está a decidir. Por outro lado, também teria aplicado medidas mais cedo, não digo o estado de emergência, mas algumas medidas teria aplicado antes...

Isto é tudo muito bonito quando se fala de fora.. e quando se desvaloriza tanto as mortes de pessoas, muitas delas com muitos anos de vida ainda pela frente! E a questão não é apenas a das mortes, como alguém aqui gosta de insistir, a questão é de gestão eficaz de um problema sanitário, que tem tanto de difícil como de incerto... a realidade é que, na generalidade, os países que aplicaram medidas mais cedo, tiveram menos mortos, começaram a aliviar mais cedo, e as economias vão sofrer menos... portanto, isso de dizer que quem aplica medidas agressivas está a provocar danos mais graves na economia tem pouca correspondência com a realidade, pelo menos num número significativo de países, por exemplo a Rep Checa e a Áustria...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 24/5/2020 20:02

mais_um Escreveu:
artista_ Escreveu:
Acredito nisto se os números de infetados/óbitos se mantiver baixo, se aumentar não acredito. Parece-me que é isso que estão a tentar, ir ganhando e transmitindo confiança aos poucos... mas se os números começarem a aumentar é quase indiferente se aplicam medidas mais ou menos restritivas, as pessoas não vão para onde não se sentem seguras...

Com a abertura dos serviços parece-me provável o aumento do nº de infectados, mas não espero um aumento exponencial...

Sim, eu quando me referia a aumentos não me estava a referir a um aumento ligeiro e controlável, esse será mais ou menos espectável e gerível!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por MarcoAntonio » 24/5/2020 19:24

Qualnhick Escreveu:Portadores assimtomaticos tem pouca capacidade de infectar. Mais um mito que cai por terra. Mais uma prova que prender pessoas saudáveis só destrói países. Parece que o “senso comum” não sobrevive aos factos.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3240516 ... gqhwBZPmcI

O estudo baseia-se num único assintomático e os autores não são assertivos. Inclusivamente, citam esta limitação e dizem "poderá ser" (e sugerem "alguns"). O paper completo está disponível aqui:

https://www.resmedjournal.com/article/S0954-6111(20)30166-9/pdf
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Qualnhick » 24/5/2020 18:38

"Carta da sociedade francesa de pediatria para as escolas, onde se explica que inicialmente se pensava que as crianças seriam grandes transmissores deste vírus, à semelhança do que acontece com outros, mas que agora se sabe que isto não é verdade. Que as crianças são quase sempre contagiadas pelos adultos e não são grandes transmissores. Explica também que na esmagadora maioria dos casos em que são infectadas não têm sintomas graves e que nas escolas, regras simples de higiene como lavar as mãos são suficientes para as proteger. Regras essas aliás que tb servem de proteção a outros vírus como os da gastroenterite por exemplo. A carta termina dizendo que todas as medidas que prejudiquem a relação com os adultos e entre as crianças serão prejudiciais ao seu desenvolvimento e devem ser evitadas." Texto de Laura Sanches.
Em Portugal qual é a razão para a maioria das escolas continuarem fechadas?

99113932_1185307848487647_4420704379145814016_o.jpg

por Qualnhick » 24/5/2020 18:36

Portadores assimtomaticos tem pouca capacidade de infectar. Mais um mito que cai por terra. Mais uma prova que prender pessoas saudáveis só destrói países. Parece que o “senso comum” não sobrevive aos factos.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3240516 ... gqhwBZPmcI

por mais_um » 24/5/2020 18:15

J´a foi aqui referido, mas com os números à frente percebe-se porque os outros países nordicos estão relutantes em abrir as fronteiras com a Suécia:

Óbitos na penúltima semana (10 a 16)
Suécia: 454
Dinamarca: 29
Noruega: 13
Finlândia: 32

Óbitos na ultima semana (17 a 23)
Suécia: 318
Dinamarca: 18
Noruega: 3
Finlândia: 7

Nova infecções na penúltima semana (10 a 16)
Suécia: 3792
Dinamarca: 539
Noruega: 127
Finlândia: 406

Nova infecções na ultima semana (17 a 23)
Suécia: 3511
Dinamarca: 372
Noruega: 85
Finlândia: 251

Fonte: https://www.vg.no/spesial/2020/corona/norden/
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por GaioAzul » 24/5/2020 15:57

cansm Escreveu:
GaioAzul Escreveu:https://www.google.com/amp/s/mobile.reuters.com/article/amp/idUSKBN22Y23GTanto nos EU como aqui, tudo indicava que os voos intercontinentais eram inexistentes. Afinal, nunca desapareceram completamente. Esta notícia deveria ser mais precisa: não vão reabrir as fronteiras. Elas vão mas é alargar!

Segundo tenho entendido os vôos intra e intercontinentais continuaram a existir como instrumento de repatriação de nacionais. Tenho também ideia que os jets privados continuaram a ter autorização de circulação. e.g. o CR foi da Madeira para Turim e tive conhecimento de um cidadão Argentino que há cerca de mês e meio voltou de Espanha para o seu país.

Pois, talvez tivesse sido assim logo a seguir ao anúncio do lockdown.
Pelo que sei agora, a Delta já tem voos pelo menos entre EU e Paris e EU e Amsterdão (provavelmente para outros destinos também) e não só para cidadãos europeus ou como instrumento de repatriação.
Penso que o argumento sobre a reabertura das fronteiras será só para oficializar, alargar a mais destinos e aumentar o número de voos.
De qualquer forma, apesar do perigo, neste momento a preocupação será a economia.
A informação e a desinformação continuarão a circular. Cabe às pessoas fazerem uma triagem e terem bom senso para o bem comum.
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher

Registado: 30/4/2020 1:39

por mais_um » 24/5/2020 15:56

artista_ Escreveu:
Acredito nisto se os números de infetados/óbitos se mantiver baixo, se aumentar não acredito. Parece-me que é isso que estão a tentar, ir ganhando e transmitindo confiança aos poucos... mas se os números começarem a aumentar é quase indiferente se aplicam medidas mais ou menos restritivas, as pessoas não vão para onde não se sentem seguras...

Com a abertura dos serviços parece-me provável o aumento do nº de infectados, mas não espero um aumento exponencial.
É algo que deve ser gerindo com cuidado, tendo em conta o aumento de casos hospitalizados (e UCI).
Esta semana pela primeira vez desde 13 de Março fui jantar um restaurante e confesso algum desconforto pela situação.
Hoje em São Martinho do Porto via-se mais pessoas sem mascara do que com mascara. Com mascara eram principalmente pessoas de idade.
Esplanadas compostas e alguns restaurantes abertos, bastantes pessoas na praia mas respeitando o afastamento entre grupos.
Férias.... ainda não sei, mas seguramente em Portugal continental, talvez Algarve.

E sim Portugal está bem posicionado para ser atractivo para turistas estrangeiros, passou nos OCS internacionais como sendo um oásis no meio da pandemia. haja voos para trazê-los e depois levá-los.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por cansm » 24/5/2020 13:10

GaioAzul Escreveu:https://www.google.com/amp/s/mobile.reuters.com/article/amp/idUSKBN22Y23GTanto nos EU como aqui, tudo indicava que os voos intercontinentais eram inexistentes. Afinal, nunca desapareceram completamente. Esta notícia deveria ser mais precisa: não vão reabrir as fronteiras. Elas vão mas é alargar!

Segundo tenho entendido os vôos intra e intercontinentais continuaram a existir como instrumento de repatriação de nacionais. Tenho também ideia que os jets privados continuaram a ter autorização de circulação. e.g. o CR foi da Madeira para Turim e tive conhecimento de um cidadão Argentino que há cerca de mês e meio voltou de Espanha para o seu país.

Registado: 6/12/2016 21:58

por GaioAzul » 23/5/2020 23:24

https://www.google.com/amp/s/mobile.reu ... SKBN22Y23G

Tanto nos EU como aqui, tudo indicava que os voos intercontinentais eram inexistentes. Afinal, nunca desapareceram completamente. Esta notícia deveria ser mais precisa: não vão reabrir as fronteiras. Elas vão mas é alargar!
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher

por Qualnhick » 23/5/2020 23:20

‘Nothing can justify this destruction of people’s lives’
Yoram Lass, former director of Israel’s Health Ministry, on the hysteria around Covid-19.

https://www.spiked-online.com/2020/05/2 ... les-lives/

por GaioAzul » 23/5/2020 23:07

https://www.google.com/amp/s/amp.cnn.co ... index.html

White House coronavirus task force member Dr. Anthony Fauci, one of the nation's top infectious disease experts, told the public this week that going outside was fine, with cautious measures.

"Go out, wear a mask, stay 6 feet away from anyone so you can have the physical distancing," he told a CNN coronavirus town hall. "Go for a run. Go for a walk. Go fishing. As long as you're not in a crowd and you're not in a situation where you can physically transmit the virus."

More than 1.6 million people in the United States have tested positive for coronavirus, which has killed more than 96,000 nationwide

O mesmo se está a observar aqui pelas praias fluviais.

por GaioAzul » 23/5/2020 23:03

https://www.google.com/amp/s/amp.thegua ... s-exposure

A Missouri hairstylist may have exposed 91 customers and coworkers to coronavirus, public health officials said, after the state’s governor allowed businesses including salons to reopen on 4 May.

The stylist who tested positive for Covid-19 worked at a salon in Springfield on eight different days while experiencing coronavirus symptoms.

Riscos..

por pepe7 » 23/5/2020 17:30

artista_ Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Sim que vai haver gente, nos sítios onde se pode sair a economia volta a reactivar-se imediatamente até porque quem manteve o emprego acumulou poupanças. Tem de se abrir fronteiras já e deixar fluir o turismo para pelo menos haver algum cash flow.

Sem duvida, faz todo o sentido, vai depender da evolução do numero de infetados.
Quanto ao turismo, tenho conhecimento que muitos pessoas aqui do norte, com excelentes recursos financeiros, tendo em conta que tem os filhos em casa e o Algarve está calma. Estão todos a alugar apartamentos e aproveitar para rumar a Sul, já para a semana, tal como nas próximas semanas. E prescindir especialmente do mês de agosto.
O problema será os hotéis e restaurantes, etc; pois internamente a percepção que tenho, os Portugueses (até os com "carteiras recheadas"), mesmo que os números continuem baixos, não me parece que vão hospedar-se em hotéis, falta saber quanto à questão da restauração, etc :-k
Quanto ao turista estrangeiro, tenho amigo no Algarve que trabalha em hotel, informou-me que estão "todos" a ligar para fazer reservas, nem sabem o que fazer...pois depende dos voos, isto é, se vão efetuar-se e a partir de quando. Isto para dizer que temos imensa procura externa.

Registado: 29/4/2010 22:36

por artista_ » 23/5/2020 3:00

lfhm83 Escreveu:Sim que vai haver gente, nos sítios onde se pode sair a economia volta a reactivar-se imediatamente até porque quem manteve o emprego acumulou poupanças. Tem de se abrir fronteiras já e deixar fluir o turismo para pelo menos haver algum cash flow.

por pepe7 » 23/5/2020 0:34

miguellene Escreveu:
pepe7 Escreveu:Aqui está um belo exemplo da importância do uso da mascara... :)

Como é óbvio, no uso da mascara temos que ter em conta diversos cuidados, como :
- Normas e características da mascara, se pode ou não ser reutilizável, etc ;
- Evitar tocar com as mãos na mascara (na verdade para a generalidade das pessoas é muito difícil e falo por mim), caso aconteça temos que desinfectar as mãos de imediato.

É muito importante, sem dúvida, evitar o contacto das mãos com o rosto (boca, olhos e nariz), todos sabemos disso, mas na pratica...
Quanto mais cuidado tivermos no uso da mascara melhor (torna-se mais eficaz), caso não tínhamos todos os cuidados, parece-me que mesmos assim ajuda a evitar o contagio.
Ah, se todos usamos mascara a eficácia é maior.

por esta ordem de razão não andes nunca de calções e usa sempre umas ceroulas…

MiguelLené.

E não só, avental de talhante tb ajuda, é impermeável.

por pepe7 » 22/5/2020 22:13

....

por pepe7 » 22/5/2020 22:12

....
Editado pela última vez por pepe7 em 22/5/2020 22:14, num total de 1 vez.

por pepe7 » 22/5/2020 22:10

Aqui está um belo exemplo da importância do uso da mascara... :)

Como é óbvio, no uso da mascara temos que ter em conta diversos cuidados, como :
- Normas e características da mascara, se pode ou não ser reutilizável, etc ;
- Evitar tocar com as mãos na mascara (na verdade para a generalidade das pessoas é muito difícil e falo por mim), caso aconteça temos que desinfectar as mãos de imediato.

É muito importante, sem dúvida, evitar o contacto das mãos com o rosto (boca, olhos e nariz), todos sabemos disso, mas na pratica...
Quanto mais cuidado tivermos no uso da mascara melhor (torna-se mais eficaz), caso não tínhamos todos os cuidados, parece-me que mesmos assim ajuda a evitar o contagio.
Ah, se todos usamos mascara a eficácia é maior.
Anexos
Mascaras.JPG
Mascaras.JPG (32.2 KiB) Visualizado 9183 vezes
Editado pela última vez por pepe7 em 22/5/2020 22:13, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 22/5/2020 19:32

ricardmag Escreveu:Para mim faz sentido assim. Um teste positivo hoje não é uma infeção hoje se bem que a data dos sintomas também não é a data da infecção mas está mais próxima.

A questão a que me referi não é se o gráfico faz sentido ou não.
Imagem

Administrador Fórum

por ricardmag » 22/5/2020 19:29

Para mim faz sentido assim. Um teste positivo hoje não é uma infeção hoje se bem que a data dos sintomas também não é a data da infecção mas está mais próxima.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por MarcoAntonio » 22/5/2020 19:14

Esse gráfico redistribui os casos onde existe informação sobre o início dos sintomas, pelo que não é bom para avaliar a evolução (a não ser a posteriori, isto é, qualquer aumento em detecções que ocorra agora, nessa versão vai tender a ser visível apenas dias/semanas mais tarde). Seja como for, o aumento de novos casos é, para já, modesto.
Imagem

Administrador Fórum

por ricardmag » 22/5/2020 19:07

Garfield Escreveu:Boas,

De novo temos uma sequência de 3 dias acima da LTd de novos casos diários, esperemos que o fim de semana traga a sua habitual redução para recolocar a tendência no seu desejado caminho descendente.

Pessoalmente, julgo que apenas cerca de metade da população está a levar a sério os cuidados "banais" que são necessários para evitar formas de transmissão desnecessárias.

Com esta aparente acalmia, julgo que se começa a entranhar uma falsa sensação de facilitismo que eu espero sinceramente que não nos traga dissabores mais à frente. Gostava que fosse pelo menos possível termos um verão relativamente sossegado e apenas termos de lidar, se tiver de ocorrer, com uma segunda vaga mais para o Outono, mesmo isso de preferência antes da chegada da gripe sazonal para não haver misturas e o consequente caos.

Aproveitem o bom tempo mas com CAUTELA!.

BN
Garfield

O gráfico dos relatórios tem correções.

Screenshot_20200522-190702.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], breakout_bull, Burbano, CORTIÇA, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 86 visitantes