Venda de BCP
Josema
Concordo inteiramente contigo e com o núcleo duro do bcp (JCS e Jas) é quase certo que comprar agora vai ser um bom negócio, mas agora algumas interrogações: se isto é tão óbvio, porque não dispara a cotação ?? E o negócio da Fortis dos 49,999%, significa o quê? corda na garganta ??Devo dizer que dupliquei a minha posição no bcp e espero ansiosamente os 2 euros 

-
Inox
Sem querer estragar a festa....
....direi que há muitas maneiras de matar pulgas.Por alguma razão todos querem o controlo das empresas. Admitindo que o valor dos 49,9999..% com que o BCP fica são 500 milhões de euros (100 milhões de contos) é muito dinheiro fora do controle.....
Mas enfim, mais vale estarem fora de controle e bem geridos que dentro do controle e mal geridos....como dizia o outro....
Eu preferia que fosse a CGD a ficar com a maioria e o BCP parceiro em minoria que a Fortis....mais tarde a CGD dava mais um jeito ao BCP e ficava tudo em familia .....
Penso que o BCP a fazer uma venda nessas condições, embora o preço pareça bom, significa que precisava mesmo de vender o que pode não ser muito bom
Mas enfim, mais vale estarem fora de controle e bem geridos que dentro do controle e mal geridos....como dizia o outro....
Eu preferia que fosse a CGD a ficar com a maioria e o BCP parceiro em minoria que a Fortis....mais tarde a CGD dava mais um jeito ao BCP e ficava tudo em familia .....
Penso que o BCP a fazer uma venda nessas condições, embora o preço pareça bom, significa que precisava mesmo de vender o que pode não ser muito bom
-
Bcp 2005
Se o controle de gestão de um ramo de negócios é entregue a quem reconhecidamente possui melhor melhores conhecimentos e capacidade de gestão só pode resultar uma valorização desse ramo de negócios. Deixem de fazer contas simples de mercearia - pra isso existia a Nelinha- que levam a muitos enganos.
-
Visitante
Concordo com o BCP2005.
Efectivamente a venda do controle da empresa faz com que os restantes 50% detidos pelos BCP valham bem menos que os 50% já alienados...
Portanto as avaliações efectuadas, incluindo a minha, podem estar a sobavaliar o verdadeiro valor dos 50% alienados pois não têm em conta este pequeno pormenor da perca do controle da empresa...
Bem visto BCP2005.
Efectivamente a venda do controle da empresa faz com que os restantes 50% detidos pelos BCP valham bem menos que os 50% já alienados...
Portanto as avaliações efectuadas, incluindo a minha, podem estar a sobavaliar o verdadeiro valor dos 50% alienados pois não têm em conta este pequeno pormenor da perca do controle da empresa...
Bem visto BCP2005.
JCS e Cª: só me espanta que ninguém tenha querido prestar atenção ao meu post de ontem, nem tenha lido com atenção o comunicado da CGD. É claro que as acções detidas pela CGD foram vendidas ontem fora do mercado. O preço escolhido e o timing fixado não foram ocasionais, mas pensados de modo a não afectar o normal funcionamento do mercado, já que, quem comprou as acções detidas pela CGD foram institucionais que as vão conservar em carteira. Não me admiraria que nos próximos dias seja anunciado um (ou mais) accionistas de referência do BCP. O desespero que acompanhou, ontem e hoje, o desepjar de títulos BCP só indicam que para jogar na bolsa não bastam alguns conhecimentos de economia e de análise técnica: um bom domínio da língua materna continua a ser a condição primeira.
Eu não me assustei: só dupliquei a minha carteira por não ter dinheiro para mais. É a vida...
Bons negócios e saudações amigas a todos.
Eu não me assustei: só dupliquei a minha carteira por não ter dinheiro para mais. É a vida...
Bons negócios e saudações amigas a todos.
Re: Há aí um pequeno pormenor
Bcp2005 Escreveu:Quem vai comprar 49,99999% de uma empresa dominada por um player do mercado?
Muitos, se a gestão for eficiente (se um dia houvesse intenção de redução de posição por parte do BCP).
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Há aí um pequeno pormenor
No ramo vida o BCP ficou com menos 1 acção que os 50%, ou seja: perdeu o controle da empresa, que se pode ou não ,transformar numa posição morta e dificil de alienar caso o comprador não seja a Fortis e este banco pode não estar interessado em aumentar ,visto já ter o controle. Quem vai comprar 49,99999% de uma empresa dominada por um player do mercado?
-
Bcp2005
JCS Escreveu:Reparo também que o Jardim Gonçalves conseguiu vender a Seguros & Pensões cerca de 35% mais cara que as avaliações que tinham surgido no mercado (o que é obra). Se foi vendido o ramo não vida por 343 milhões e vendido o 50% do ramo vida por 500 milhões, presume-se que se conseguiu convencer o Fortis que o Ramo vida vale 1 bilião (avaliando a S&P em €1.343.000.000,00). Parece-me excelente o negócio e chego à conclusão que o valor da transacção foi claramente superior ao esperado.
PS: Espero não me ter enganado nos números...![]()
Cumprimentos
JCS
Acho que não te enganaste nos números, o mercado é que teima em não ficar convencido com a conversa do BCP! gato escaldado? ou algo mais?
Reparo também que o Jardim Gonçalves conseguiu vender a Seguros & Pensões cerca de 35% mais cara que as avaliações que tinham surgido no mercado (o que é obra). Se foi vendido o ramo não vida por 343 milhões e vendido o 50% do ramo vida por 500 milhões, presume-se que se conseguiu convencer o Fortis que o Ramo vida vale 1 bilião (avaliando a S&P em €1.343.000.000,00). Parece-me excelente o negócio e chego à conclusão que o valor da transacção foi claramente superior ao esperado.
PS: Espero não me ter enganado nos números...
Cumprimentos
JCS
PS: Espero não me ter enganado nos números...

Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Por acaso eu não interpreto este movimento no mercado
como sendo apressado interpreto sim alguem que tendo ponderado as varias formas de se processar esta alienação escolheu aquela que menos penalizará o titulo em bolsa. - o que eu basicamente concordo -
Cumpts
Vasco
como sendo apressado interpreto sim alguem que tendo ponderado as varias formas de se processar esta alienação escolheu aquela que menos penalizará o titulo em bolsa. - o que eu basicamente concordo -
Cumpts
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
já foram alienadas todas!
Segundo posso interpretar pela notícia do canal de negócios todas as acções que a Caixa tinha para vender já foram hoje alienadas a 1,75 por acção. Sendo assim o caminho imediato será seguramente o de subida.
Amanhã talvez 1,83...
Bons negócios
Amanhã talvez 1,83...
Bons negócios
- Registado: 17/4/2004 10:24
JCS disse :
Como referiu o Nuno Faustino (se não me engano), talvez a intenção de transaccionar no range €1,70 - €1,75 se deva à necessidade de vender rápido aliciando por isso os compradores com um prémio (desconto) em relação aos niveis a que a cotação se encontrava.
Sim é uma hipotesse a considerar ...
Creio que uma descarga de 110 milhões de acções em bolsa nunca conseguiria ser efectuada no range referido
Sim mas em todo o caso veremos como é que o titulo se vai aguentar amanhã se as descargas se forem processando a este ritmo ... atenção porque a sensibilidade da cotação ás descargas pode não ser a mesma de hoje ...
Não estou de acordo que este processo vá durar 1 mês acho que com este tipo de movimentos e acima de tudo com o tipo de comunicação que foi feita hoje o processo CGD estará terminado muito mas mesmo muito antes de meados de Agosto.
Um abraço
Como referiu o Nuno Faustino (se não me engano), talvez a intenção de transaccionar no range €1,70 - €1,75 se deva à necessidade de vender rápido aliciando por isso os compradores com um prémio (desconto) em relação aos niveis a que a cotação se encontrava.
Sim é uma hipotesse a considerar ...
Creio que uma descarga de 110 milhões de acções em bolsa nunca conseguiria ser efectuada no range referido
Sim mas em todo o caso veremos como é que o titulo se vai aguentar amanhã se as descargas se forem processando a este ritmo ... atenção porque a sensibilidade da cotação ás descargas pode não ser a mesma de hoje ...
Não estou de acordo que este processo vá durar 1 mês acho que com este tipo de movimentos e acima de tudo com o tipo de comunicação que foi feita hoje o processo CGD estará terminado muito mas mesmo muito antes de meados de Agosto.
Um abraço
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Tenho no entanto algumas dúvidas em relação à maneira como serão alienados os titulos em posse da CGD.
Uma vez que são o Deutsche Bank e a Morgan Stanley (se não me engano) que estão encarregues de colocar esses 110 milhões de titulos no mercado, isto leva-me a crer que a transacção será realizada fora de bolsa e possivelmente "oferecidos" a investidores institucionais estrangeiros.
Creio que uma descarga de 110 milhões de acções em bolsa nunca conseguiria ser efectuada no range referido e isto leva-me a crer que tudo se poderá passar fora de bolsa (ou em passagens quem sabe...) não esgotando assim os compradores.
Veremos o que acontecerá nos próximos dias...
Cumprimentos
JCS
Uma vez que são o Deutsche Bank e a Morgan Stanley (se não me engano) que estão encarregues de colocar esses 110 milhões de titulos no mercado, isto leva-me a crer que a transacção será realizada fora de bolsa e possivelmente "oferecidos" a investidores institucionais estrangeiros.
Creio que uma descarga de 110 milhões de acções em bolsa nunca conseguiria ser efectuada no range referido e isto leva-me a crer que tudo se poderá passar fora de bolsa (ou em passagens quem sabe...) não esgotando assim os compradores.
Veremos o que acontecerá nos próximos dias...
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Sim JCS realmente para o prazo que está a referir que penso honestamente ser de 3 / 4 anos obviamnente o caminho do BCP está traçado para a direcção ascendente agora JCS não se esqueça de as vender quando elas lá chegarem acima é que tanto anos com um titulo depois pode custa -lhe a livrar -se delas ...
é que já no outro dia eu dizia que a bolsa não é propriamente um espaço de afectos mas que se vai notando que eles apesar de tudo vão existindo nota -se !
Um abraço
Vasco

Um abraço
Vasco
Anonymous Escreveu:Já acompanho há bastante tempo os comentarios sobre bolsa neste Forum, nomeadamente os comentários do JCS sobre o BCP. Se bem me lembro acerta quase sempre no "mouche" e realmente é uma pessoa bem informada sobre o BCP. Aos valores de hoje tambem reforcei e foi pena não ter apanhado mais a 1,75. Excelente bonus deu a CGD para quem comprou hoje acções BCP. As razões da venda a esse preço são explicada pelo António Sousa no BPIOnline.
Reafirmo que depende do tempo de investimento que cada investidor esteja dispender. Como invisto a longo prazo estas variações não me fazem suar (reforçando conforme a liquidez que possua). Ao contrário do que referiu o Inox algumas das vezes são reforços abaixo dos 100k (outras gostaria de reforçar mas por vezes não me é possivel, pelas necessidades de capital inerentes à minha actividade).
Creio que a cotação poderá descer quando a CGD começar a colocar os titulos no mercado (se já não começaram...). No entanto se realmente o fizerem em dois dias, julgo que muito brevemente começará a escalada. As perspectivas na minha opinião são muito boas para o grupo e a unica "má noticia" foi o susto de se colocarem 110 milhões de acções no mercado (tudo o resto foi muito positivo).
Na minha opinião, no longo prazo só há um caminho para o titulo (mas posso estar errado).
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Já acompanho há bastante tempo os comentarios sobre bolsa neste Forum, nomeadamente os comentários do JCS sobre o BCP. Se bem me lembro acerta quase sempre no "mouche" e realmente é uma pessoa bem informada sobre o BCP. Aos valores de hoje tambem reforcei e foi pena não ter apanhado mais a 1,75. Excelente bonus deu a CGD para quem comprou hoje acções BCP. As razões da venda a esse preço são explicada pelo António Sousa no BPIOnline.
-
Visitante
Obrigado pela correcção mvbb.
Efectivamente só foram vendidos o ramo não vida e 50% do ramo vida.
Deste modo a avaliação da parte vendida da S&P fica por 682.500.000 = 315.000.000 (ramo não vida) + 735.000.000*50% (ramo vida).
Face ao preço de fecho de sexta (1.84), estas mais valias poderão conduzir a acção aos 1.893 = 1.84 + 0.05 + 0.003
Deste modo a avaliação da parte vendida da S&P fica por 682.500.000 = 315.000.000 (ramo não vida) + 735.000.000*50% (ramo vida).
Face ao preço de fecho de sexta (1.84), estas mais valias poderão conduzir a acção aos 1.893 = 1.84 + 0.05 + 0.003
- Anexos
-
- bcp2.jpg (31.48 KiB) Visualizado 1186 vezes
Tenho acompanhado o desenvolvimento deste assunto desde manhã cedo e parece-me que há dois pontos a esclarecer:
1º A venda da S&P é geradora de uma mais valia de perto de 400 milhões de € se tivermos em conta que o ramo vida foi avaliado em mil milhões de €. Chega-se a esta conclusão apenas e só pelo facto da Fortis ter pago 500 milhões por 50%. O Millennium ainda fica com 50% no valor de 500 milhões.
2º As acções da CGD estão a ser vendidas pelo ML e DB. Assim sendo, estão a ser vendidas fora da Euronext, por certo a institucionais, fundos, sei lá.
Em conclusão, penso que quem tem BCP, se puder, deve reforçar porque ao preço de hoje só as voltará a ter em caso de cataclismo. Mas nessa condição não há papel que resista.
Bons negócios e calma que o JG desta vez não meteu água. Tenho acções BCP e vou reforçar.
1º A venda da S&P é geradora de uma mais valia de perto de 400 milhões de € se tivermos em conta que o ramo vida foi avaliado em mil milhões de €. Chega-se a esta conclusão apenas e só pelo facto da Fortis ter pago 500 milhões por 50%. O Millennium ainda fica com 50% no valor de 500 milhões.
2º As acções da CGD estão a ser vendidas pelo ML e DB. Assim sendo, estão a ser vendidas fora da Euronext, por certo a institucionais, fundos, sei lá.
Em conclusão, penso que quem tem BCP, se puder, deve reforçar porque ao preço de hoje só as voltará a ter em caso de cataclismo. Mas nessa condição não há papel que resista.
Bons negócios e calma que o JG desta vez não meteu água. Tenho acções BCP e vou reforçar.
Há algumas coisas que me intrigam neste processo!
1. Se a CGD vai vender 110 milhões de acções não o deveria fazer num prazo mais alargado e mais discretamente?!!!
2. Se a CGD afirmou que ia vender essas mesma acções no intervalo 1.70/1.75 as cotações não deveriam estar a ajustar dentro desse mesmo intervalo?
3. Se a CGD alargasse o prazo de venda da participação não conseguiria com facilidade um valor de venda cerca de 10% superior (pelo menos)??? ou será que não?
4. Sendo, à partida, as notícias de hoje ótimas para o BCP é contraditório as cotações estarem a ser tão penalizadas e a venda, tão apressada, da CGD é assim ainda mais contraditória, o que é que se passa afinal? se calhar nada de especial mas...
1. Se a CGD vai vender 110 milhões de acções não o deveria fazer num prazo mais alargado e mais discretamente?!!!
2. Se a CGD afirmou que ia vender essas mesma acções no intervalo 1.70/1.75 as cotações não deveriam estar a ajustar dentro desse mesmo intervalo?
3. Se a CGD alargasse o prazo de venda da participação não conseguiria com facilidade um valor de venda cerca de 10% superior (pelo menos)??? ou será que não?
4. Sendo, à partida, as notícias de hoje ótimas para o BCP é contraditório as cotações estarem a ser tão penalizadas e a venda, tão apressada, da CGD é assim ainda mais contraditória, o que é que se passa afinal? se calhar nada de especial mas...
Óptimo, óptimo...
fico contente e acho que a longo prazo és capaz de ter razão, muita razão até, mas sabendo que os teus reforços são de 100K para cima e andas pelo menos há um ano a reforçar, com seiscentos diabos lidas com petróleo, ou és um investidor virtual
Um grande abraço se fores um investidor real, mais pequenino se fores um investidor virtual 

-
Inox
Fazendo uma rápida consulta de notícias, encontrei um valor que poderia ser considerado o valor do concenso do mercado da S&P = 1.050.000.000.
Ora fazendo alguns cálculos, e sendo o valor da venda de 843.000.000, resultará numa -valia por acção de 6 cêntimos.
Este raciocínio está errado, porque apenas foram vendidos 50% do ramo vida da S&P.
Cumps.
Re: O que se pode acrescentar
JCS Escreveu:Eu até estou com um sorriso nos lábios porque apesar de ter estado a contar com esta variação, estou a aproveitá-la para reforçar significativamente a minha participação.
Cumprimentos
JCS
Houve um erro no meu post anterior. Nele queria dizer que: "... apesar de não ter estado a contar com esta variação..."
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Re: O que se pode acrescentar
Inox Escreveu:é que quem tem bcp está como um tolo em cima da ponte. Um despejo de 100 milhões...bolas,bolas. Onde anda o JCS, o das boas notícias bcp ?
ehehe Calma amigo. O JCS anda a comprar. Já apanhei umas quantas a €1,75.
As noticias para mim são todas boas, incluindo a venda da participação da CGD em bolsa. Porquê? Porque são desvalorizações destas que me fazem reforçar uma vez que o meu target de venda está para além de uns anitos...
Não são 10 ou 20 cêntimos que me vão alterar o rumo do meu investimento porque não sou day-trader (esses sim poderão estar aflitos). Eu até estou com um sorriso nos lábios porque apesar de ter estado a contar com esta variação, estou a aproveitá-la para reforçar significativamente a minha participação.
Na minha opinião isto são saldos para o valor da cotação daqui a uns anos.

Deixem o vendedor acabar e ver-se-á mais tarde o rumo que o titulo segue...

Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 163 visitantes