Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 15/5/2020 0:38

Delaprata Escreveu:Boa noite.
Se nos apresentarem duas opções para investir:
1) Inv. A - com prejuízos continuados nos últimos anos
2) Inv. B - com retorno acima de 50% nos últimos anos
Qual das opções escolheriamos?
Claramente a opção 2.
É o que se passa entre longos e curtos no BCP nos últimos anos.
Não consigo perceber qual a razão para se estar permanente a criticar quem escolhe uma opção que proporciona retorno positivo de forma continuada.
Cumprimentos.

Isto é só meia verdade pq quem entrou no BCP após os AC ganhou muuuuito dinheiro ,ou seja, o timing de investimento em bolsa é tudo.

Registado: 12/5/2015 16:47

por Delaprata » 14/5/2020 23:24

Boa noite.
Se nos apresentarem duas opções para investir:
1) Inv. A - com prejuízos continuados nos últimos anos
2) Inv. B - com retorno acima de 50% nos últimos anos
Qual das opções escolheriamos?
Claramente a opção 2.
É o que se passa entre longos e curtos no BCP nos últimos anos.
Não consigo perceber qual a razão para se estar permanente a criticar quem escolhe uma opção que proporciona retorno positivo de forma continuada.
Cumprimentos.

Registado: 25/3/2014 18:08

por knightbrg » 14/5/2020 21:59

MarcoAntonio Escreveu:A evidência empírica vai mais no sentido de que a proibição do short-selling prejudica os (pequenos) investidores do que o contrário:

https://www.sciencedirect.com/science/a ... 9316301493

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm ... id=3074611

http://apps.olin.wustl.edu/workingpaper ... 12-004.pdf

Boa noite, Marco António

Obrigado pela partilha, vou analisar.

Cumprimentos

Registado: 31/8/2007 23:09

por MarcoAntonio » 14/5/2020 21:55

A evidência empírica vai mais no sentido de que a proibição do short-selling prejudica os (pequenos) investidores do que o contrário:

https://www.sciencedirect.com/science/a ... 9316301493

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm ... id=3074611

http://apps.olin.wustl.edu/workingpaper ... 12-004.pdf
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por knightbrg » 14/5/2020 21:46

jr.alves83 Escreveu:
jr.alves83 Escreveu:
knightbrg Escreveu:Boa tarde

Permitam a pergunta de quem pouco percebe do assunto, mas porque é que, tal como acontece noutros países, não se proíbe a venda a descoberto do BCP? Falta de coragem, impossibilidade legal ou outra? Desculpem os "residentes" que apostam na queda, nada contra.

Bons negócios!

Já foi discutido aqui varias vezes esse tópico e alguém mais formado do que eu te poderá dar melhor informação. No entanto, é importante perceber que "os shorts" demonstram as fragilidades da cotada. Quando diversos indicadores afetam a rentabilidade surgem esse tipo de negociações.

É claro que para pequenos investidores, ou outros que estão longo, ver este tipo de negociação é como atirar com gasolina para a fogueira.

Jorge

Boa noite, Jorge

Mas essa fragilidade não é exponenciada com esse tipo de negociação?
Os pequenos investidores sofrem as maiores consequências, naturalmente, ganhando sempre aqueles que melhor sabem lidar com este tipo de negociação!

por knightbrg » 14/5/2020 21:41

Carrancho_ Escreveu:

Permitam a pergunta de quem pouco percebe do assunto, mas porque é que, tal como acontece noutros países, não se proíbe a venda a descoberto do BCP? Falta de coragem, impossibilidade legal ou outra? Desculpem os "residentes" que apostam na queda, nada contra.

Bons negócios!

Viva!

Também pouco percebo mas o teu post faz-me levantar outra questão. Porque pensas que se deveria inibir o short selling, ou melhor, que vantagens traria essa impossibilidade? Pessoalmente só vejo desvantagens.

Viva, Carrancho

Talvez a sua proibição pudesse impedir uma descida tão abrupta e o valor da ação fosse mais ajustado à realidade. Atenção que não sei se o é ou não, embora me pareça que algumas das descidas são mais expressivas pela utilização desse instrumento financeiro.

por jr.alves83 » 14/5/2020 21:13

jr.alves83 Escreveu:

Bons negócios!

Já foi discutido aqui varias vezes esse tópico e alguém mais formado do que eu te poderá dar melhor informação. No entanto, é importante perceber que "os shorts" demonstram as fragilidades da cotada. Quando diversos indicadores afetam a rentabilidade surgem esse tipo de negociações.

É claro que para pequenos investidores, ou outros que estão longo, ver este tipo de negociação é como atirar com gasolina para a fogueira.

Jorge

Registado: 2/8/2016 19:35

por jr.alves83 » 14/5/2020 21:12

Bons negócios!

Já foi discutido aqui varias vezes esse tópico e alguém melhor do que eu te poderá dar melhor informação. No entanto, é importante perceber que "os shorts" demonstram as fragilidades da cotada. Quando diversos indicadores afetam a rentabilidade surgem esse tipo de negociações.

Jorge

por Carrancho_ » 14/5/2020 21:04

Bons negócios!

Viva!

Também pouco percebo mas o teu post faz-me levantar outra questão. Porque pensas que se deveria inibir o short selling, ou melhor, que vantagens traria essa impossibilidade? Pessoalmente só vejo desvantagens.
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por knightbrg » 14/5/2020 19:48

Boa tarde

Bons negócios!

por Ulisses Pereira » 14/5/2020 11:54

Esquinas, se há aqui pessoas que etsão curtos no BCP há algum tempo (como há, conforme alguns têm deixado claro) é normal que fiquem contentes, podem estar a ganhar muito, muito dinheiro. (Eu recordo-me que foi em 1998 que consegui um salto gigantesco na minha carteira, com futuros sobre o PSI e PT, na altura da crise asiática). Quanto ao resto, concordo que as dificuldades que a Banca está a passar no mundo inteiro é um péssimo sinal para a economia e respectivos países.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Esquinas3 » 14/5/2020 11:51

:roll: Grande festim que vai aqui no fórum do BCP. É só pessoal radiante com o descalabro do BCP, só falta abrirem garrafas de champanhe para celebrar!
Dá-me a ideia de que estão a ser CURTOS de inteligência :-k ... É que se o banco tiver novamente problemas estruturais/financeiros somos todos convidados à força a participar no seu salvamento...
Mas o que importa realmente é o easy money...
Abracinhos

Registado: 18/8/2011 1:57

por AlanTejano » 14/5/2020 11:13

Jaegger Escreveu:E para concluir esta aula básica de economia, o oposto da inflação é a deflação que consiste na descida generalizada de preços, a qual iremos assistir muito provavelmente dentro de pouco tempo por esses países fora!
No que se refere ao BCP, pode-se dizer claramente,"easy money" para os ursos...

Diria mais... Very easy money
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por Jaegger » 14/5/2020 0:54

E para concluir esta aula básica de economia, o oposto da inflação é a deflação que consiste na descida generalizada de preços, a qual iremos assistir muito provavelmente dentro de pouco tempo por esses países fora!
No que se refere ao BCP, pode-se dizer claramente,"easy money" para os ursos...

Registado: 14/4/2020 1:15

por Ulisses Pereira » 14/5/2020 0:19

A inflação é um dos termos económicos de definição mais fácil e que nem precisei de chegar à faculdade para aprender. No 10º ano, a minha professora de Economia ensinou-me que inflação é "a subida generalizada dos preços". E é a correcta definição. Simples.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bar38 » 13/5/2020 23:42

miguellene Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Opcard Escreveu:
A questão a 1 milhão de euros porque não há inflação,.

O quê!!!???Não há inflação??? Não falta por ai é inflação!!! A começar pelo imobiliário dividas, mercados...obviamente é sectorial....qual quer coisa que tenha o mínimo de yield ou retorno por menos que seja está inflacionada....

isso não é inflação. Inflação é o que se mede com um indicador e que tem impacto nos juros.

MiguelLené.

A serio!!? :wall: Vai lá procurar a definição de inflação.... :roll:

Registado: 20/6/2011 21:37

por Bar38 » 13/5/2020 23:20

Opcard Escreveu:
A questão a 1 milhão de euros porque não há inflação,.

O quê!!!???Não há inflação??? Não falta por ai é inflação!!! A começar pelo imobiliário dividas, mercados...obviamente é sectorial....qual quer coisa que tenha o mínimo de yield ou retorno por menos que seja está inflacionada....

Registado: 20/6/2011 21:37

por Opcard » 13/5/2020 22:29

miguellene Escreveu:
Opcard Escreveu:Há muito que estou longe dos bancos , o modelo econômico dos bancos é absurdo as famílias na zona do euro têm poupanças financeiras cada vez mais livres de risco, enquanto os bancos financiam a economia que tem cada vez mais riscos com a sucessão de crises.

Os bancos devem transformar, depósitos sem risco em financiamento arriscado para economia é um modelo de negócio sem futuro .

Esta é uma observação interessante, que funciona sempre bem quando os mercados caiem e a desconfiança é nula. Quando sobem e há otimismo os bancos são agiotas.

Eu confesso que tenho muitas dúvidas sobre o efeito de todas as medidas de quantitative easing nas economias. Para mim são impressão disfarçada (ou com promessa sempre adiada). A realidade é que vão chegar triliões ao mercado em breve. Onde irão parar? Essa creio ser a enorme questão! Os últimos biliões acabaram (creio eu) na valorização das bolsas. O que nunca percebi é porque é que não tendem a criar inflação.

MiguelLené.

A questão a 1 milhão de euros porque não há inflação, há um aspecto sempre esquecido a velocidade de circulação da moeda é que provoca grande parte da inflação e ela é muito reduzida ( ter 100 euros que mudam 20 vezes de mão ou guardá-los faz toda a diferença )
Além desse fenómeno , sociedades envelhecidas , globalização , aplicações para comprar preços...
A liquidez dos Banco central faz bolha no imobiliário que não entra no cálculo da inflação e valoriza as ações .

Registado: 14/3/2009 0:19

por AlanTejano » 13/5/2020 22:11

miguellene Escreveu:
Opcard Escreveu:Há muito que estou longe dos bancos , o modelo econômico dos bancos é absurdo as famílias na zona do euro têm poupanças financeiras cada vez mais livres de risco, enquanto os bancos financiam a economia que tem cada vez mais riscos com a sucessão de crises.

Os bancos devem transformar, depósitos sem risco em financiamento arriscado para economia é um modelo de negócio sem futuro .

Esta é uma observação interessante, que funciona sempre bem quando os mercados caiem e a desconfiança é nula. Quando sobem e há otimismo os bancos são agiotas.

Eu confesso que tenho muitas dúvidas sobre o efeito de todas as medidas de quantitative easing nas economias. Para mim são impressão disfarçada (ou com promessa sempre adiada). A realidade é que vão chegar triliões ao mercado em breve. Onde irão parar? Essa creio ser a enorme questão! Os últimos biliões acabaram (creio eu) na valorização das bolsas. O que nunca percebi é porque é que não tendem a criar inflação.

MiguelLené.

Excelente questão.
Onde anda a inflação?
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por jr.alves83 » 13/5/2020 21:43

miguellene Escreveu:Eu confesso que tenho muitas dúvidas sobre o efeito de todas as medidas de quantitative easing nas economias. Para mim são impressão disfarçada (ou com promessa sempre adiada). A realidade é que vão chegar triliões ao mercado em breve. Onde irão parar? Essa creio ser a enorme questão! Os últimos biliões acabaram (creio eu) na valorização das bolsas. O que nunca percebi é porque é que não tendem a criar inflação.

MiguelLené.

Essa questão é super pertinenente. Talvez porque a politica economica "moderna" é os Bancos centrais comprarem directamente divida publica sem nunca esse dinheiro ver a luz do sol. Não percebo como em quantative easing não há politica orçamental expansionista. Vai tudo para os juros de divida? E temos o nivel mais alto de impostos de sempre?

Faz sentido?????

Jorge

por Opcard » 13/5/2020 18:24

Há muito que estou longe dos bancos , o modelo econômico dos bancos é absurdo as famílias na zona do euro têm poupanças financeiras cada vez mais livres de risco, enquanto os bancos financiam a economia que tem cada vez mais riscos com a sucessão de crises.

Registado: 14/3/2009 0:19

por jr.alves83 » 13/5/2020 18:13

AlanTejano Escreveu:
O maravilhoso da bolsa é cada um poder materializar aquilo que pensa em investimento.

Cumprimentos

Por essa frase nesta cotada é obra. Concordo perfeitamente. Quem ver/ouvir os ultimos discos pedidos do Ulisses sobre o BCP é claro que o título não tem ponta de força. Anda a balançar como cortiça na maré.

Jorge

por Carrancho_ » 13/5/2020 16:50

Flav,

Fiquei baralhado sem saber que realidade observas que te deixa despreocupado. :roll:

Se segues a tendência, bem, no bcp ela é clara em todos os prazos. O gráfico do bcp não deixa dúvidas a ninguém. Esta é a única realidade que conheço e me leva a apostar em bolsa, a análise técnica.
Um abraço,

Carrancho

por Flav » 13/5/2020 15:59

Carrancho há muito tempo que sigo o BCP e não sou de ficar amarrado a valores de cotação que os gráficos e outros indicadores digam que a tendência não é essa. Mas repito nestes valores e perante a realidade que observo não estou preocupado. Mas posso vir a mudar de opinião estando atento ao evoluir dos mercados em geral e o BCP em particular. Também sei usar stop losses.

Registado: 13/1/2017 13:00

por Carrancho_ » 13/5/2020 15:48

Pronto, já negociou novo mínimo hist´orico intraday, vamos lá ver como fecha.

flav, a realidade é só uma, a percepção que temos dela é que varia. Se pesquisares no histórico de 8 anos que leva este tópico vais encontrar "n" exemplos de argumentos iguais aos teus que acabaram por esbarrar na realidade.
Um abraço,

Carrancho

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 335 visitantes