Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Não consigo entrar longo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fproenca » 3/8/2004 10:34

Olá,
As férias já acabaram, como sempre souberam a pouco
Durante as férias, juro que não acompanhei nadinha da bolsa, ao fim do dia nem fazia a minima ideia do que se tinha passado, alias, onde estive só tinha 3 canais de TV Portugueses, e mesmo assim eu só via o Telejornal

Foi com grande espanto que cheguei e vi que o meu "desejo" de novo minimo anual se tinha concretizado, foi pena eu ter fechado o curto antes de ir de férias ...

Dou como terminado este tópico, vou criar um tópico novo porque na minha opinião isto vai mudar brevemente ...
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por Zé Militar » 18/7/2004 0:11

Mais uma vez mto obrigado pelos esclarecimentos.
Creia que aprendi algo que não sabia poder existir.
Os m/cumprimentos.
Zé Militar

por MarcoAntonio » 18/7/2004 0:06

É possível cá, apesar das limitações.

Teorica (e legalmente) para actuar do lado curto cá necessita de alguém que lhe ceda as acções (normalmente o intermediário financeiro, ou seja, a corretora).

Portanto, para o fazer terá contactar a corretora e ver se eles lhe permitem tomar a posição curta e se estão em condições de cobrir a sua posição (ou seja, eles têm de ter as acções para lhe emprestar e estarem dispostos a fazê-lo).

Por outro lado tem a BIG que lhe permite abrir posições curtas no intraday. Isto significa que tem de fechar a posição até ao final da sessão...

Enfim, ainda que de forma limitada, é possível actuar do lado curto em Portugal. Isto falando em acções, claro. Pois em derivados, as alternativas para actuar do lado curto são muitas: nos warrants (de forma indirecta comprando puts), nos CFD's e nos Futuros (nestes casos entrando mesmo curto), etc.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Mas ainda...

por Zé Militar » 17/7/2004 23:58

Desculpe voltar ao assunto mas, o estar curto/vender a descoberto já é possível no n/mercado? Pessoalmente julgo que isso, presentemente, ainda não se pratica na Euronext Lisbon, verdade??
Bons trades :mrgreen:
Zé Militar

por Zé Militar » 17/7/2004 23:46

MarcoAntónio (vulgo Tio Patinhas)
:mrgreen:
Agradeço a explicação. Percebi perfeitamente.
Cumptos.
Zé Militar

Re: curto/longo

por MarcoAntonio » 17/7/2004 23:42

Zé Militar Escreveu:Eu nunca tive na Bolsa mas gosto de ler os vosso comentários acerca dela e dou comigo a questionar-me, entrar longo, entrar curto....
Gaita! :shock: Alguem me pode explicar o que é isso de entrar longo e entrar curto de que fala o "fproenca"?

Entrar longo significa apostar na subida, ou seja, comprar para vender mais caro. Se o mercado subir, ganha-se dinheiro, se o mercado descer perde-se.

Entrar curto significa vender a descoberto, isto é, vender o que não se tem para se comprar mais tarde mais barato. Se o mercado subir perde-se dinheiro e se o mercado descer ganha-se.

O investidor A e B têm ambos 50.000€ e não têm nenhuma posição em carteira.

Agora imagine que o A compra 1.000 acções do QQQ (que basicamente é o Nasdaq 100) e que o B vende 1.000 acções do QQQ.

O A ficou longo e o B ficou curto.

Se o QQQ subir o A ganha dinheiro e o B perde. Se o QQQ descer o A perde dinheiro e o B ganha (pois poderá recomprar mais barato o que vendeu mais caro ficando com a diferença como lucro).

Se o QQQ cair 10% e o B fechar a posição nessa altura (para fechar terá de recomprar as tais 1.000 acções) então o B terá ganho 10%...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

curto/longo

por Zé Militar » 17/7/2004 23:11

Eu nunca tive na Bolsa mas gosto de ler os vosso comentários acerca dela e dou comigo a questionar-me, entrar longo, entrar curto....
Gaita! :shock: Alguem me pode explicar o que é isso de entrar longo e entrar curto de que fala o "fproenca"?
Zé Militar

por fproenca » 17/7/2004 20:30

Olá amigos,

Tenho andado desaparecido porque tenho andado a adiantar trabalho para ir de férias, a partir de hoje estou de FÉRIAS !!! \:D/

Quanto ao Nasdaq desde que entrei curto (que grande tiro certeiro) tem sido deixar correr sem grandes preocupações, ontem fui obrigado a fechar a posição porque não sou de ir de férias com posições abertas, nem mesmo com stops

É engraçado que quando iniciei este tópico (29/06) pouquissimos investidores imaginariam o que iria acontecer nos dias subsequentes, fazendo agora a comparação entre o gráfico com que iniciei o tópico com o actual, é desolador para os Touros :wink:

Se isto vai cair ainda mais não sei, mas quem estiver curto o melhor é mesmo deixar correr o lucro, a vela de ontem foi tão grande e tão vermelhinha que aquilo que eu falava (novos minimos anuais) agora é uma realidade !

Bem, resta-me desejar-vos bons negócios e até inicio de Agosto, até lá não quero ouvir falar de bolsa ou trabalho, nem sequer venho à Net ler correio :shame:

Abraço
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (17.44 KiB) Visualizado 1029 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

por fproenca » 9/7/2004 12:13

olá,

Parece que a minha vontade de não entrar longo tinha a sua razão de ser, e a avaliar a evolução das últimas sessões é bem provável que se "colecione" mais um novo minimo anual

O Touros só poderão pensar en reentrar no mercado assim que comper a LT descendente, e não me parece que seja tão cedo

Por muito que falem em recuperação económica a mim ainda não me parece existir condições para que o mercado suba com consistencia, ainda falta resolver grandes problemas como é o caso das Eleições, Iraque e Petróleo

para já continuam a mandar os Ursos :mrgreen:
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (19.41 KiB) Visualizado 1125 vezes

por fproenca » 2/7/2004 17:38

Tal como digo aciam estou também estou consciente disso, mas, para já a minha pele de Urso (vestida logo em Janeiro) está dificil de tirar, e analizando as coisas desde essa data com alguma friesa, também não vejo grandes motivos para entrar longo, ora se a por um lado a AT diz que rompeu a LT descente, por outro sem olhar para LT's nehumas e olhando simpolesmente para o gráfico não vejo grande força dos Touros, vejo sim um mecado lateral, com minimos consecutivos e só em abril se fez máximo superior ao anterior, sinceramente, para já isto continua a pesar mais para o lado os Ursos, quando eu sentir que devo mudar de sentimento mudo, para já arrisco ou como se costuma dizer ... "pago para ver" :mrgreen:
Anexos
sem título.gif
sem título.gif (30.71 KiB) Visualizado 1221 vezes

por Ertai » 2/7/2004 15:01

Bem proença, tu tens estado mesmo Bear ultimamente :wink:

Acredito que volte a descer no curto prazo até a linha a laranja, mas terá de acontecer algo de seriamente preocupante para os mercados voltarem a perder força rompendo o suporte(Ataque terrorista seria um bom exemplo).

Entretanto hoje penso que o rebound do NASDAQ C. nos 2000 pontos poderá arrefecer o vermelho dos mercados para hoje.

Se o fecho for ainda acima dos 2000 pontos para esta semana, e no fim-de-semana correr tudo bem (4 de Julho nos states,etc.) penso que não existem razões que se sobreponham à análise técnica para invalidar o Breakout.

Abraço

Registado: 11/5/2003 12:11

por fproenca » 2/7/2004 14:51

Estamso quase a testar a LT descendente, certamente não deverá ser hoje que haverá certezas, mas que o panorama geral pode perfeitamente inverter-se face aos últimos dias, atenção que a Al-Qaeda promete atacar ...

Eu por mim entrei curto no inicio da sessão, preferi arriscar tal como disse no post acima. Obviamente que é um risco e poderia esperar pelo menos até segunda, mas a convicçaõ é maior que a razão, quando muito fecha-se a posição em caso de erro

Só espero que isto caia bem, e que façamos novo minimo anual, tal como tenho andado a "apregoar" há muito :mrgreen:

Abraço
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (19.53 KiB) Visualizado 1291 vezes

por fproenca » 1/7/2004 17:23

Olá,

Ao fim de um mês em hibernação eis que aqui a alma do "Urso" que existe em mim desde o inicio desde ano volta a renascer

Segundo a AT, após rompimento da LT descendente que vem de janeiro a tendência deixa de ser de queda, mas ... a resistência horizontal (verde) é um forte entrave, por isso é que ainda não tive vontade de entrar longo

Para mim, pode acontecer duas coisas, o indice vai novamente à LT descendente que agora é o suporte, e reage novamente para cima, e desta vez com mais força, ou quebra-a e voltamos ao caminho das quedas, isto é o mais certo do que pode acontecer no futuro próximo

Pessoalmente (independentemente do que digo acima) e como continuo com a pele de Urso e prefiro ficar de fora do que entrar longo, pelo menos para já, e como tal já descobri um ponto de referência, uma nova LT azul, se quebrar esta LT azul arrisco a entrar curto, independentemente se o indice testa ou não a dita LT descendente (laranja), é uma opção que quero assumir até tirar esta pele de Urso que não consigo neste momento

Abraço
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (19.67 KiB) Visualizado 1381 vezes

por Ertai » 29/6/2004 14:03

fproença, secalhar isso é mais uma sindrome de "Bear trader" do que outra coisa :wink:

Espero que não leves a mal!

Os mercados neste momento, apesar da AT mostrar que estão em tendência positiva, ainda muito indecisos, sem dúvida que vamos precisar que o Fed diga qualquer coisa na 4ªfeira para os mercados defenirem o caminho a tomar..

O melhor mesmo é esperar por 4ªfeira e só depois tomar posições. comprimentos

Registado: 11/5/2003 12:11

PACIENCIA

por vmerck » 29/6/2004 13:38

É uma grande virtude, faz como euestou fora e atá la para o dia 2 penso estar vou portanto deixar passar esta semana.....sem stress a espera das txs de juro e da reacção dos mercados consoante o valor apresentado.
Não ter estado longo ontem é sem duvida uma falha de oportunidade, mas não é errado , errado seria estar curto e isso não estou, poderei bradar q estou a consolidar ganhos....
Todavia para quem estava longo , ontem com o fecho dos states deve ter ficado preocupado, poupei uma dor de cabeça e hoje procurei um titulo q abri-se em baixa exagerada....não encontrei.....mas na nossa bolsa tambem nada sucede.....
tem paciencia ...tira uns dias...olha tira o selo do carro :mrgreen:

Registado: 2/12/2002 0:22

Não consigo entrar longo

por fproenca » 29/6/2004 13:20

Este tópico vem na sequência do último que está em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=27820

Eu não consigo entrar longo, rompeu a LT descendente que vinha desde janeiro com forte vela branca, a pertir desse momento seria o sinal de entrada longa, mas não consigo ...

Tentando ser o mais isento possível, não vejo força ascendente no mercado, vejo sim uma grande luta entre os Touros e os Ursos num mercado lateralizado, onde nas últimas 3 sessões se tem intensificado, ou seja, o intraday tem oscilado entre zona dos 2015 e os 2035, embora faça máximos superiores ao di dia anterior.

Estou a tentar perceber ou ver até onde vai esta luta, porque temos uma forte resistencia horizontal na zona dos 2050/2060 que poderá determinar melhor o futuro.

Uma das suspeitas é o facto de alguns indicadores (MACD, Estocastico) estarem em divergencia em relação ao mercado, divergindo nos máximos relativos (isso é mais evidente num gráfico de 60 minutos, o grande recuo da sessão de ontem (estamos a falar de 1% entre o máximo e o fecho) veio recordar que ainda não há assim tanta força compradora ...

A verdade é uma, para se entrar no mercado além de AT ou outra forma de analizar, é preciso ter convicção do que vai fazer e sentir que tem confiança para entrar, independentemente de se verificar à postiori se foi um erro ou não ...

Eu não sinto nenhuma convição para entrar no mercado, aliás, sinto muito mais vontade de entrar curto se quebrar novamente a LT descendente, tal como tenho referido após análise de mais alargada de curto prazo (mais ou menos 3 meses) ainda estou convicto em quedas e novo minimo anual :mrgreen:

Bem, fica-se de fora, no mercado contra a vontade, não ...

Abraço
Anexos
Sem título.gif
Sem título.gif (20.66 KiB) Visualizado 1606 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, AlfaTrader, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, icemetal, iniciado1, m-m, malakas, maturidade, nunorpsilva, PMP69, Tosta mista, trilhos2006 e 323 visitantes