Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por CORTIÇA » 5/5/2020 22:19

Viva Sr. Alvaro,

Entrei precisamente neste minuto e vi o seu comentário com data do dia de ontem, esta correcção se não tivesse sido iniciada - ocorrido nesta fase, acabaria sempre por vir a ser feita mais tarde...e com isso iria permitir que esta galopante subida e não muito frequente em activos no mercado português pelo que me apercebo...entendo como muito natural, prever o alcance da mesma, não se consegue saber a não ser avaliando o comportamento feito recentemente, e no seu passado, recentemente veio dos 3 e passa pelos 4 sem parar sem criar sustentação espelhou dinamica. A questão dividendo entendo como positivo para quem detém participações significativas ou não significativas optando por as manter como se diz na gíria no - congelador. Doutra forma e muito mais importante que o dividendo e para quem não opta pelo congelamento muito alargado no espaço temporal, é o comportamento do activo antes desse pagamento, e na sua fase pós dividendo é esta a minha leitura. Em tempos de maiores certezas tudo podia contar para se poder avaliar doutra forma.

Sr. Ulisses Pereira acabei de ver os seus excelentes gráficos a espelharem o trajecto passado, com as indicações das linhas feitas, e as tais linhas futuras que são sempre a incógnita que se impõe, porque todos sabemos e o Sr. Ulisses melhor que ninguém, que aquela máxima que se encontra sempre actual, que certezas nos mercados - activos não existem, tanto para descidas como para subidas.

Parabéns pela coordenação no forum!

Cumprimentos a ambos !

Registado: 6/10/2016 23:48

por Ulisses Pereira » 5/5/2020 15:46

Deixo os gráficos actualizados da Altri que tem corrigido nas últimas sessões depois de ter sido uma das acções que mais fortemente recuperou desde os mínimos deste ano. Deixo também o gráfico de longo prazo da acção, onde se pode ver o excelente desempenho que tem tido desde que entrou em Bolsa.

Abraço,
Ulisses
Anexos
altri1.jpg
altri2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Àlvaro » 4/5/2020 22:57

Cortiça, hoje percebeu-se melhor porque voou acima dos centrais. A pasta, já se sabe, vai cair e bem, a aposta no verde da Europa poderá implicar investimentos avultados, mas o dividendo é generoso. 30 cêntimos emplena pandemia! É obra! :shock: Claro que muitos dos que compraram estavam mesmo bem convencidos de que haveria dividendo. E apostaram bem porque ainda vão entrar mais alguna ao dinheiro fresco. 8-)

Registado: 31/5/2014 23:07

por CORTIÇA » 2/5/2020 20:34

Viva Optimiza,

Aprecio de vez em quando aqui bem distante onde me encontro, em que não de comemora o 1 de Maio...de entrar em ver x tomadas de posições e nesse sentido acompanho a Corticeira Amorim e Altri. Conhecimentos profundos tem a sua pessoa e Parabéns !! e como referi de enorme excelência - conhecimento pela sua parte e como disse junta essa + valia ao facto de me ter apercebido que o espelha de forma Genuína e isso como sabe...por esse Mundo fora nem sempre acontece. Eu tenho um principio que evito ligar muito a noticias e opiniões que me façam com isso contribuir para tomar a decisão de compra e venda. em determinado activo, seja em Portugal ou noutra Praça kk. Porque todos sabemos que em momentos com dose de positividade as cotadas cujo os fundamentais são sólidos elas aproveitam a onda...com sinal + e reagem sempre primeiro e com uma base de maior sustentação...mas tb sabemos que em momentos incertos como aqueles que se vivem, como estes ao existir climas adversos o importante é que aquelas cujo os fundamentais são sólidos. a % de subidas seja sempre superior à % de descidas...existe uma tendência natural de se partir para certos investimentos numa óptica de longo prazo...e se reparar-mos que por ex. esta cotada em 2018 toca nos 9 depois de vir dos 3€ tipo em 2015 e anula toda essa subida. Temos aqui um exemplo que em momentos de incertezas, não existem vedetas que ficam - imunes ! mas prefiro muito mais estar alicerçado em activos que me identifico. E em 2 anos volta a tocar nos 3€ alguém se lembrou nos fundamentais...os mecanismos existentes ( mercado de derivados ) que permitem retirar-se ganhos com as descidas, falam sempre + alto e contribuem largamente para retirar valor em dose de exagero...e esse é o factor determinante para as imensas oscilações,. Foi um desabafo ! Uma Boa Semana e Bons Negócios !

por Àlvaro » 2/5/2020 12:42

optimiza, a subida foi brutal é certo que vem aí correção. Está em sobrecompra, foi um rally gigante até aos 5.

por Optimiza » 1/5/2020 17:01

Ferraria Escreveu:bom dia

Adquiri ações da Altri a 3,81; agora estou com duvidas onde deverei colocar o stop afim de nao perder as mais valias até então...
Que valor de stop recomendam, sabendo que nos dias de hoje...nada é certo.
Obrigado

Boa tarde Ferraria, em primeiro lugar felicitar-te pelo estupendo preço de entrada (quem me dera, este ano o meu preço médio é superior ao teu em 1,17€). Por outro lado, não cumpri nesta ação com stop loss na queda anterior e por isso nem serei a pessoa ideal para falar do tema.

Quanto aos Trailing stops - TS (quando se está a lucrar quer-se defender lucros e daí não se atuar com stop losses - SL), há 3 formas de o fazer:

1 - Mais prático » Trailing stop exercido 10% (15%/20%, em função do Beta da ação e da tua filosofia de trader) abaixo do valor de fecho mais alto do movimento pretérito. Esqueces o valor de compra inicial e só te interessa proteger os ganhos atuais.
ex: máx em fecho deste movimento foi nos 4,95€. Se considerares 10% de trailing stop, deverias acionar o TS nos 4,455€.

2 - Mais discricionários
a) Trailing stop gráfico - Na quebra de um/vários suporte(s) técnicos.
Alguns suportes fixos têm uma importância histórica, decisiva na proteção do momentum de uma ação e as Médias Móveis de 200/50/20 dias são também muito relevantes (Bull/Bear LP/MP/CP). ex: Death cross quando a MMS50 quebra a MMS200, pode significar um sell-off no ativo.
b) modificação do sinal de um/vários indicadores avançados (ex: RSI, MACD, CTM, OBV ou ADX);
c) na quebra de um preço correspondente a 50%, 60%,70% ou 80% dos teus lucros. Diferença entre preço de fecho mais alto do movimento e o teu preço de entrada (ex. venda da tua posição caso a ação quebre em fecho os 4,38€ / igual a proteção dos 50% dos lucros obtidos no apogeu do movimento).

3 - Mais simples (mas menos utilizado) » Face ao preço de entrada, definir e carregar no sistema, um stop obrigatório fixo (sem preocupações e sem alterações) » ex: 4,44 (ou outro que configure o lucro mínimo aceitável da operação).

IMPORTANTE - Evitar colocar trailing stops e stop losses em preços/nºs "redondos". ex: Preferível colocar a 3,98 do que a 4€.

nota - Cortiça, li agora o teu comentário que agradeço e depreendi, um enorme nível de conhecimentos correlacionados, provavelmente com o sector onde a Altri se move. Seria muito bom que pudesses participar neste e noutros tópicos.

Cumps e Bom dia do Trabalhador!
ALTRI  Bull CP&MP  Bear LP  testa RF1 4.95a5€      .gif
ALTRI Bull CP&MP Bear LP testa RF1 4.95a5€ .gif (28.21 KiB) Visualizado 13629 vezes

Registado: 1/11/2012 23:18

por Ferraria » 30/4/2020 8:06

bom dia

Adquiri ações da Altri a 3,81; agora estou com duvidas onde deverei colocar o stop afim de nao perder as mais valias até então...
Que valor de stop recomendam, sabendo que nos dias de hoje...nada é certo.
Obrigado

Registado: 15/4/2014 11:27

por PIKAS » 29/4/2020 21:12

NirSup,

Tudo o que dizes é bem verdade mas não invalida o que concluo, bem antes pelo contrário, reforça-o.
O ponto que enfatizo é que qualquer actividade que ao dia de hoje continua a produzir o mesmo ou mais que produziu em igual semestre no ano passado é muito bom, excelente mesmo.
Quando boa parte da economia está de rastos, totalmente parada ou a produzir muito pouco, com muito poucas expectativas para os tempos mais próximos, sem fazer caixa, e o negócio da Altri continuar a laborar com força é óptimo.
Quando várias empresas e sectores do PSI vão infelizmente ter um 1º semestre desastroso e a Altri apresentar mais produção, possivelmente melhor resultado ( a cotação média da pasta está mais alta ) no semestre, só se pode considerar bom para a Altri.
Ora se produz mais, factura mais e o preço melhorou, não me parecendo que os custos de produção tenham subido significativamente, qual a razão para a cotação em bolsa estar significativamente inferior ao mesmo período do ano anterior? Só vejo o factor medo, mais nada.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por NirSup » 29/4/2020 20:36

Pequenos/grandes equívocos

Quando leio por aqui que a ALTRI está a subir em bolsa por se estar a registar uma elevada procura por parte dos clientes devido ao maior consumo de papel higiénico para uso doméstico, devido à pandemia, gostava de esclarecer o seguinte:
As empresas que produzem papel higiénico para a indústria e para os serviços tiveram que proceder à reconversão da produção já que o consumo de papel higiénico e produtos afins para consumo doméstico aumentou 40% e o de escritório diminuiu na mesma proporção.
Conclusão: não passamos a c$$$ mais por causa do coronavírus. C$$$$$$ o mesmo só que em locais diferentes.
Admito que as margens do papel higiénico e produtos afins para uso doméstico sejam superiores mas isso pouco ou nada beneficia a cotada já que ela produz a matéria prima (paste de celulose) de que é feito o papel tissue.
By Nirvana.
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor..

Registado: 29/4/2014 15:34

por PIKAS » 29/4/2020 18:47

Quanto a mim a cotação/recuperação da Altri está a refletir a informação divulgada na imprensa de 14 de abril e que na altura aqui postei.

PIKAS Escreveu:
Altri só pára produção se for obrigada por lei
A produtora de pasta de papel – matéria-prima para fabricar “tissue” – está a registar uma elevada procura por parte dos clientes devido ao maior consumo de produtos de papel para uso doméstico, higiene e proteção devido à pandemia.

in: https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... taquesTopo

Cumprimentos,

Vamos ver se no meio de muita tragédia que por aí anda a Altri não apresenta resultados espectaculares no 1º semestre? Acho que isso é provável e o mercado também estará a ver o filme do mesmo modo.
Cumprimentos,

por CORTIÇA » 29/4/2020 18:43

Viva, dou-lhe os parabéns pela forma como sempre que exprime uma opinião, tem sempre o maior rigor em fundamentar ...e ainda por cima com conhecimentos de facto e técnicos ao alcance de muito poucos...
Vivo no Dubai, entro com regularidade neste forum, aprecio ver os seus excelente forma de espelhar a sua excelente msg sempre que opina.
Amanhã vamos ter a eleição de um novo Ceo e felizmente com um trajecto empresarial interessante.
Claramente que a forma como esta subida tem acontecido irá permitir sempre que existam intervalos saudáveis, e de maneira que a triagem do que está a acontecer por existirem fundamentais...mas que se encontra esticada, encontra-se, mas estas situações sempre com um enorme grau de se o próximo caminho e a forma como é feito, porque se os mercados tiverem para baixo, a correcção aparece, e por agora pode-se concluir que - a força da descida ! está a ser a força da subida ! assim como a força da subida será a força da descida...mas é sempre mais saudável vermos movimentos deste género, do que determinados activos que são uma autentica pasmaceira em comportamento, descem pouco e sobem pouco...

Os meus Sinceros Parabéns, quando vejo comentários seus sobre este titulo fico claramente com a ideia que se trata de um enorme Carola e fundamentalmente Genuíno !
Fique bem!|

por Optimiza » 29/4/2020 18:19

Altri nunca falha, dos dividendos, aos resultados, à performance da cotação, simplesmente admirável. Acabou de recuperar as perdas do coronaCrash/coronaDepressão, e para quem chegou a perder 40% na ação, apenas 1 mês após a tradicional compra sazonal de posição (maior posição longa), esta recuperação vertiginosa - em V - de alíVio mais do que de Vitória, faz com que Altri já esteja Bull CP e MP (acima da MMS20 e da MMS50, faltando a MMS200 para Bull LP).

Performance notável em apenas 20 sessões, mais ao nível do S&P500, e que abre espaço para um teste objetivo ao RF1 nos 5,47. Caso não seja ultrapassado com relativa facilidade essa resistência (e dado o risco de pullback nesse nível decisivo), deverei reduzir imediatamente em 2/3 as posições, com ganhos magros, mas incomparavelmente melhor do que o desastre potencial de há 1 mês atrás (até porque continuo a acreditar que o S&P500 ainda vai testar mínimos e por isso comecei hoje a fechar/reduzir posições longas, excetuando NOS).

Grupo Altri tem uma qualidade de gestão, de estratégia de produção/diversificação, de resultados, que faz com que para o ano (e sempre) regresse à ação, entre Dez. e Fev. (mantendo desde há 11 anos um lote estático equivalente a 5% do total das posições).
ALTRI recuperação em V não de Vitória mas de aliVio SF1 4.72 RF1 5.47.gif
ALTRI recuperação em V não de Vitória mas de aliVio SF1 4.72 RF1 5.47.gif (30.64 KiB) Visualizado 9943 vezes
Gráfico a 2 meses    top performer Altri único elemento do comparativo já em positivos.png
Gráfico a 2 meses top performer Altri único elemento do comparativo já em positivos.png (94.82 KiB) Visualizado 9943 vezes

Registado: 1/11/2012 23:18

por forza algarve » 29/4/2020 17:43

Mmmm maravilha como esta cotada recuperou dos minimos...
E otima a entrega do dividendo.
A Altri é solida e seu business pode ter quebras mas nada de trágico como outras empresas.Não creio que chegue aos 6 euros pre covid 19 mas ja deu um sinal super forte neste mes

Registado: 25/2/2019 17:26

por cl_tomi13 » 21/4/2020 15:29

Notícia algo relevante sobre os dividendos:

https://eco.sapo.pt/2020/04/20/altri-va ... fernandes/

:-k :-k

Registado: 20/11/2013 10:32

por cl_tomi13 » 14/4/2020 11:02

suminvestido Escreveu:
cl_tomi13 Escreveu:Bom dia a todos,

Face a este anuncio de distribuição de dividendos, não sei como reagirá o mercado amanha! Será que esta notícia já não estará descontada nestas últimas grandes valorizações?
Por mim, penso que iremos ter outra grande desvalorização face ao andamento do COVID 19 e implicações futuras nos resultados de todas as cotadas e nem esta notícia terá qualquer influencia positiva no andamento do mesmo.

Bons negócios!

Brilhante conclusão é isto

suminvestido, é a minha opinião, não uma conclusão.

por bigest » 14/4/2020 10:58

Bom dia,
E navigator tambem está concerteza a bombar bem,visto que esses produzem mesmo papel tissue!

Registado: 12/2/2014 14:33

por suminvestido » 14/4/2020 10:52

Face a este anuncio de distribuição de dividendos, não sei como reagirá o mercado amanha! Será que esta notícia já não estará descontada nestas últimas grandes valorizações?
Por mim, penso que iremos ter outra grande desvalorização face ao andamento do COVID 19 e implicações futuras nos resultados de todas as cotadas e nem esta notícia terá qualquer influencia positiva no andamento do mesmo.

Bons negócios!

Brilhante conclusão é isto

Registado: 15/1/2008 23:45

por cl_tomi13 » 14/4/2020 10:20

suminvestido Escreveu:

Bons negócios!

Tomi, a estes niveis já não perdes muito, vendes e recompras a 2 ou a 1 € como dizias que podia ir aqui há uns dias :lol: :lol: :lol:

suminvestido, brilhante conclusão!

por PIKAS » 14/4/2020 9:46

PIKAS Escreveu:Caros,

Uma pergunta: Qual tem sido o impacto das medidas em vigor na produção da Altri? As fábricas estão paradas ou a laborar de forma muito reduzida?
Não vejo falta de papel no hipermecado continente e todo o que saiu na loucura do açambarcamento do papel higiénico foi prontamente reposto ( deve ter dado para limpar stock's de forma acelerada ).
Qual é, portanto, o feed-back que há relativamente à Altri?
Cumprimentos,

Está dada a resposta pela própria empresa.

Altri só pára produção se for obrigada por lei
A produtora de pasta de papel – matéria-prima para fabricar “tissue” – está a registar uma elevada procura por parte dos clientes devido ao maior consumo de produtos de papel para uso doméstico, higiene e proteção devido à pandemia.

in: https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... taquesTopo

Cumprimentos,

por suminvestido » 14/4/2020 9:42

Bons negócios!

Tomi, a estes niveis já não perdes muito, vendes e recompras a 2 ou a 1 € como dizias que podia ir aqui há uns dias :lol: :lol: :lol:

Registado: 15/1/2008 23:45

por cristianosantos85 » 14/4/2020 9:38

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques

A Altri não só não parou nenhuma fábrica durante esta crise, como as encomendas ainda aumentaram.

Registado: 10/9/2015 16:45

por Àlvaro » 13/4/2020 16:41

O dividendo é sempre um belíssimo engodo. Haverá sempre quem entre para comer o petisco, os fundos adoram dividendos generosos como este. Mas há uma coisa a ter em conta e o Romeno fala nisso, a estrutura financeira e a poluição, atenção ao factor poluição, se a Europa aposta no verde estas empresas terão de pagar a poluição. Mas até lá manda o dividendo. :shock:

por Hugo_Pires » 13/4/2020 12:50

Bom dia amigos.
A altri realmente tem sido um relógio...
Agora ver a subir sempre não me parece mas....
Tive a decisão de investir 5000 euros na altri ou Nos. Optei pela nos, agora vejo a altri e até me doi mas pronto, são decisões...
No geral takvez haja novamente quedas mas....

Registado: 12/10/2013 16:23

por cl_tomi13 » 13/4/2020 11:23

Bom dia a todos,

Bons negócios!

por PIKAS » 10/4/2020 14:12

Artista Romeno Escreveu:A gestao marcava pontos era se guardasse o dinheiro para crescer ou melhorar a estrutura financeira da empresa

Eu ia mais longe: a gestão marcava pontos se não remunerasse o capital investido pelos acionistas, se não remunerasse o trabalho efectuado pelos colaboradores e se não pagasse os impostos devidos e guardasse o dinheiro para crescer ou melhorar a estrutura financeira da empresa.
Cumprimentos,

AnteriorPróximo

Quem está ligado: