Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ATI, NVIDIA e Sun (ATYT, NVDA, SUNW)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ertai » 14/7/2004 14:40

NVDA chega ao "meu target"..

Já foi abaixo dos 15.75, agora resta esperar pela inversão, penso que não deverá ir muito mais abaixo.

Claro que existe ainda a hipótese de romper os 15.50 em baixa, por isso é que precisamos de uma boa vela branca para confirmar sinais para longos..

Registado: 11/5/2003 12:11

por Ertai » 13/7/2004 21:09

T. Martins Escreveu:Ertai,

Como interpretas, ou que indicações te dá o indicador que tens no teu último gráfico (Barras CEM)?

Só por curiosidade...

Um abraço,

T. Martins

O Barras Cem é um indicador feito pelo Cem, que costuma visitar este forum de vez em quando.
Ele publicou outros sistemas para além deste..

Uso-o em algumas acções para poder ter sinais de médio prazo (1 a 3 meses +-), e poder detectar tendências sem usar outros conjuntos de indicadores, uma vez que o Barras Cem suplanta esses indicadores..

Não faço o trading de acordo com este indicador, mas ajuda a complementar os meus outros sinais para calcular o risco de um sinal, o risco de ele vir-se a tornar falso ou não.

Quanto a MACR não gostei da vela de hoje, para mim não confirma o sinal de entrada..
Será confirmado quando começar a subir em conjunto com o resto das acções.. que penso que não deverá demorar muito..

por Quico » 13/7/2004 9:48

Caro Ertai:

A Macromedia (MACR), depois de ter feito duas potenciais "morning stars", confirmou ontem com uma vela branca (em dia de fortes quedas). Parece ter bom aspecto.

Qual é a tua opinião?
Anexos
MACR.png
MACR.png (13.52 KiB) Visualizado 524 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por T. Martins » 13/7/2004 0:38

Ertai,

Como interpretas, ou que indicações te dá o indicador que tens no teu último gráfico (Barras CEM)?

Só por curiosidade...

Um abraço,

T. Martins

Registado: 5/8/2003 16:51

por Ertai » 12/7/2004 22:38

Para hoje temos finalmente algumas velas de maior interesse..

Na NVDA diria que é um padrão histórico com esta vela.. eu chamaria uma vela com mais de 50% de hipóteses de ser uma possível inversão..

Mas existe um problema, que é o facto de não existirem nos 16 Dólares nenhum suporte que seja minimamente relevante para que isso aconteça..
Amanhã se tivermos uma longa vela branca sem dúvida que será um sinal válido, mas continuo à espera dos 15 Dólares ainda este mês de Julho.

Na ATYT finalmente foi quebrada a LT superior de médio prazo, que devo admitir que até estou contente por ela ter quebrado esse valor, pois as linhas na qual estava a se movimentar eram na minha opinião muito "apertadas" para o swing trading.
Interessa-me que ela vá até ao próximo suporte, ainda antes da LT a vermelho, para desenhar swings mais longos..

Na SUNW o preço dos 4 Dólares foi quebrado, bom para os Bears mas sem confirmação. Existe ainda hipóteses de voltar acima quando os índices acabarem este swing descendente.

Deixo também o gráfico da AMD que se encontra num suporte interessante, e o da SGI que quebrou abaixo dos 1.80 tal como eu esperava, pois encontrava-se demasiado sobrecomprada para manter a LT que estava a desenhar. Vamos ver se chega ao suporte descendente(haverá alguma hipótese para os curtos, embora arriscada)..

Ou seja, apesar de hoje o SP500 ter subido, nenhum sinal para longos está ainda confirmado, nem para curtos como o caso da SUNW.
Anexos
AMD1207.png
AMD1207.png (24.89 KiB) Visualizado 560 vezes
ATYT.png
ATYT.png (25.75 KiB) Visualizado 557 vezes
NVDA1207.png
NVDA1207.png (30.35 KiB) Visualizado 556 vezes
SGI.png
SGI.png (22.46 KiB) Visualizado 557 vezes
SUNW.png
SUNW.png (24.99 KiB) Visualizado 561 vezes

por Ertai » 12/7/2004 1:33

E o da ATYT que faltou..
Anexos
ATYT11Jul04.png
ATYT11Jul04.png (31.09 KiB) Visualizado 579 vezes

Actualização

por Ertai » 12/7/2004 1:31

E aqui ficam os gráficos actualizados.

Vamos ver se esta semana as coisas mudam...
Anexos
SUNW11Jul04.png
SUNW11Jul04.png (27.01 KiB) Visualizado 864 vezes
NVDA11Jul04.png
NVDA11Jul04.png (31.69 KiB) Visualizado 860 vezes

NVDA

por T. Martins » 11/7/2004 17:24

Ertai,

Antes da tua análise deixo aqui no forum o gráfico da NVDA.
A Nvidia para já parece-me com mau aspecto e é de esperar um teste ao suporte por volta dos 15.50.
Não acredito que quebre o suporte mas se o fizer só encontra amparo num suporte pouco bem definido que seria por volta dos 12 :roll:

A NVDA tem até agora revelado um comportamento que considero exemplar em termos de RSI. Reparem que sempre que entra em oversold ou overbought tem tendência a reagir e por vezes com violência.

Em termos fundamentais acho que a NVDA está bem tal como a ATYT e os seus chips continuam a dominar o mercado. O amigo Ertai deve ser melhor conhecedor que eu da sua situação e poderá dar-nos uma achega :wink:

Um resto de bom fim de semana!
Anexos
NVDA.png
NVDA.png (30.72 KiB) Visualizado 906 vezes

Registado: 5/8/2003 16:51

por Ertai » 11/7/2004 15:21

Irei fazer o update mais logo à noite..

Se for abaixo dos 15.5 nem sei até onde chegará, se tal acontecer é porque existe algo que os investidores que despejaram sabem... duvido que a empresa esteja com problemas financeiros, e ainda para mais a venda de placas está a aumentar, a concorrente ATI duplicou os lucros, a Nvidia não estará longe, pois também irá vender acima da média.

É todo o sector de placas gráficas que continua a crescer, se está agora a descer é porque muitos grandes investidores querem a comprar mais baixo para depois apanharem com os lucros lá para o final de Julho quando for revelado os Earnings..

por Rui12ld » 10/7/2004 10:44

Dá para actualizar a análise a NVDA?

Obrigado

Ps: Se quebrar os 15,40-15,20 até onde poderá ir?

Registado: 4/2/2004 19:57

por Quico » 9/7/2004 0:42

Caro Ertai:
As estas horas da noite, com um jantar bem regado, Nvidia, Silicon Graphics,... um gajo às tantas baralha-se. (Placas gráficas e computação gráfica... acaba por parcer tudo a mesma coisa :oops: ). Estava-me a referir à SGI obviamente. Só espero não cometer erros destes a dar ordens de bolsa... :shock:

Caro João:
Só perguntei por perguntar,... ainda tou muito verde pra isso! :mrgreen: Só que vejo toda a gente a falar em posições curtas, e nos bancos que conheço, só se pode fazer isso no "intraday"!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por joaocosta » 9/7/2004 0:26

Já agora Ertai, tendo em conta a quantidade enorme de títulos disponíveis nas bolsas Norte-Americanas para negociação, já considerás-te (ou será que usas) alguma método semi-automático para procurar trades ?

E já agora para o Quico, não será arriscado demais começar a pensar em short trade antes de dominar bem o long trade ? Eu falo por mim, tenho um medo brutal de short trade, porque quase de certeza que a partir do momento em que eu comecasse a entrar em short's que o mercado desatava a subir por aí a cima :lol: .

Registado: 29/3/2004 6:31

por Ertai » 9/7/2004 0:14

Quico Escreveu:Se hove engano não foi meu! :mrgreen:

Epa desculpa lá mas não se nota logo que estava a falar na SGI ? :)

E que outro visitante falou dela e tive de comentar..

NVIDIA o suporte é nos 17,5 Dólares
SGI nos 1,80 como possível suporte, embora exista uma LT ascendente que esta a aguentar a cotação acima dos 1,90

por Quico » 8/7/2004 23:10

Ertai Escreveu:SGI está a reagir ao suporte nos 2 Dólares
Está já hoje a fazer uma vela branca, mas a minha LT ascendente de curto prazo ainda está bem abaixo.

Segundo a minha LT o preço ainda poderá vir aos 1.80
É preciso ter cuidado com esta acção pois têm movimentos bastante voláteis.

Se fechar acima dos 2.10 será um bom sinal, mas é preciso ser rápido para apanhar o comboio pois por vezes dá logo um salto em apenas uma sessão.
De momento está atractiva mas nos tempos que correm, com os índices a precisarem de reagir, é melhor esperar sempre por um sinal confirmado mesmo que possamos perder parte do movimento.

Abraço

Se hove engano não foi meu! :mrgreen:

por Visitante » 8/7/2004 23:07

Quico Escreveu:De onde vem a tua ideia de que poderá atingir os 1.80?

Isso não é um engano? 1.80?
Visitante

por Quico » 8/7/2004 23:02

Caro Ertai:

Voltando à Nvidia: Mais uma vez hoje deu mostras de não ter muita vontade de perfurar a linha de tendencia/suporte que desenhei (e que também aparece no teu gráfico). De onde vem a tua ideia de que poderá atingir os 1.80? (É mesmo uma pergunta, não uma critica... :wink: ! Quem sou eu...)

Já agora outra pergunta: São essas corretoras americanas que permitem "shortar" durante periodos superiores a um dia?

Obrigado pelas dicas!

por Ertai » 8/7/2004 22:52

Uma pequena correcção à análise da SUNW..

Não é o suporte ascendente mas sim uma linha de suporte horizontal nos 4 Dólares..
A sessão de hoje manteve-se acima desse valor, mas todo o cuidado é pouco..

Update

por Ertai » 8/7/2004 22:47

Mais descidas, SP500 aguentou a sessão passada mas desta vez penso que vai directamente até aos 1100..

Penso que amanhã ainda vamos ter um dia negativo, com os índices a "aterrarem" nos próximos suportes. Será certamente bom para short coverings e preparar estratégias para quando o swing ascendente der sinal.. (penso que desta vez vamos ter swings de acções juntamente com índices, mas para as próximas 2 semanas)

NVDA finalmente chega aos valores que eu já suspeitava que fosse chegar. Amanhã penso que ainda vai andar para baixo, nem que seja só para fazer mínimo nos 17,50 Dólares aproximadamente..

ATYT não deverá sair abaixo do suporte, mas também não dá nenhum sinal que justifique a compra ou o curto.

SUNW também manteve a sua posição acima do suporte ascendente. Amanhã pode vir a descer, e é preciso estar atento ao fecho, pois se romper o suporte vai ser o inferno para quem está longo..

Ficam aqui os gráficos, a AT não muda muito, Sun e ATI à espera de algo que lhes diga para se mexerem.
Na NVDA o preço está agora muito mais atractivo, para entrar longo ou para cobrir curtos. O verdadeiro suporte é sem dúvida nos 17,5 e nunca tive muita fé nos 18.

Claro que nos tempos que correm, entrar longo só mesmo com uma vela branca de segurança primeiro. Pois os mercados têm estado um pouco ressentidos devido às Taxas de Juro. Mas no qual eu penso que seja apenas uma reacção de curto prazo..

ps. Deixo também o gráfico da SGI que "aterrou" hoje na minha LT ascendente mas que vai precisar de uma confirmação para longo, pois é demasiado volátil para assumir-se riscos nesta altura..
Anexos
NVDA.png
NVDA.png (17.51 KiB) Visualizado 1008 vezes
SUNW.png
SUNW.png (14.59 KiB) Visualizado 1008 vezes
ATYT.png
ATYT.png (14.99 KiB) Visualizado 1010 vezes
SGI.png
SGI.png (14.95 KiB) Visualizado 1007 vezes

por nunofaustino » 8/7/2004 0:47

pedro78, basta ir ao yahoo e pesquisar na secção de bolsa... ou pesquisar aqui pelo fórum (há essa função...)

um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por joaocosta » 8/7/2004 0:37

por exemplo americanas daquelas bem conhecidas onde até oferecem alguns trades gratuítos

Sem dizer o nome das corretoras, o Ertai deixou pistas suficientes para que sejam encontradas.

Eu no lugar dele acho que tb. não dizia. Por um lado elas não nos pagam para lhes fazer publicidade, e não vá a coisa correr para o torto e depois virem dizer que a culpa é da pessoa que fez a recomendação. :)

Mas pedro78, aposto que se entrar em sites Americanos sobre bolsa encontra toneladas de publicidade às correctoras que o Ertai estava a falar, ou então é pesquisar aqui no forum do Caldeirão, tenho ideia de já ter havido tópicos sobre o assunto.

Uma solução é também arranjar mais dinheiro e diversificar o mínimo possível(o que vai aumentar o risco mas diminui o peso da comissão)

Bolas, isso é que é um perfil ultra-agressivo :lol: . Esta eu sinceramente não recomendava a ninguém, acho que o aumento do risco de que falas não iria compensar.

Mas obrigado pela dica sobre as corretoras e a conjugação dos swings de índices com acções, essas ainda me podem vir a ajudar daqui para a frente.

por pedro78 » 8/7/2004 0:10

podia dizer o nome dessas corretoras

obrigado

Registado: 2/1/2004 22:29

por Ertai » 7/7/2004 23:58

Sim joãocosta, relativamente ás comissões..

Digamos que no inicio quando estava a fazer swing trading na minha conta na CGD, tinha um montante tão modesto que as comissões representavam logo perto de 2% por trade..

Ou seja, na altura só para me manter positivo tinha de ter um ganho superior a 2% !

Existem várias correctoras portuguesas que oferecem comissões mais modestas, o melhor mesmo é correctoras estrangeiras... por exemplo americanas daquelas bem conhecidas onde até oferecem alguns trades gratuítos.

A questão passa também pelo money management. Se tiveres stops defenidos, e níveis de risco para trades, poderás evitar entrar em trades nos quais as certezas são menores, aproveitando por isso apenas os sinais mais fortes (swings de índices em conjunto com acções, são geralmente as alturas mais fáceis de prever movimentos) para entrar..

E ao invés de entrares em todas as alturas esperas pelas melhores oportunidades.. Convém fazer algumas continhas e gerir bem os trades de maneira a evitar ser comido pelas comissões..

Uma solução é também arranjar mais dinheiro e diversificar o mínimo possível(o que vai aumentar o risco mas diminui o peso da comissão), de maneira a manter as comissões baixas relativamente ao % de montante investido por trade.

Encontrar o equilibrio entre todos estes factores.. mas claro que tudo se facilita quando tens várias centenas de milhares de Euros na mão :wink:

por joaocosta » 7/7/2004 23:12

Para swing trading é preciso ter muita calma e disciplina

E já agora, deixa-me acrescentar, disponibilidade para acompanhar o mercado.

Outra pergunta que gostava de vos fazer (ao Ertai, mas também a outros), as comissões não dão cabo de vocês ?

É que apesar de perceber a tua maneira de estar no mercado, para mim, que tenho uma conta pequena, e negoceio através do BCP, as comissões em mercados estrangeiros são proibitivas para este tipo de trading.

Acrescento também que ter uma conta pequena é uma vantagem quando se está a aprender, permite-nos encarar as percas com mais calma :)

por Népias » 7/7/2004 21:54

Ertai:

A referência anterior correspondia ao dia 2.
No entanto o indicador continua com a mesma mania hoje.

CPR Analysis of Nvidia Corp. (NVDA)
on 07-07-2004
Closing Price: 18,2200

The minimum price objective for the Descending Triangle pattern is 15,6382 and should be reached within 16 bars from today. The maximum price objective is 12,2782.

De qualquer maneira, fica a informação, como a minha modesta contribuição para o fórum, de onde tanto tenho recebido.

Cumpts.
Bons Negócios!

Registado: 25/5/2004 20:18

por Ertai » 7/7/2004 21:19

Népias Escreveu:Ertai:

Na Nvidia, o meu indicador dá-me sinal de formação de triângulo descendente. Não será de considerar?

Desculpa mas não vejo ali nenhum Triangulo descendente.
São apenas LTs, um rectângulo por isso, onde estou a aproveitar um possível swing ascendente.

Um triângulo desses precisava que o suporte inferior fosse sempre horizontal, o que não é o caso..

E sim, a NVDA não está própria para cardíacos.. aliás o próprio swing trading não o é. E como voltarei a dizer, não é certamente o ponto mais seguro, acredito que os 17,5 trariam de acordo com a minha análise um melhor ponto de referência para longos de curto prazo.

Sim, "the trend is your friend", e para swing trading dentro de uma tendência descendente ou ascendente existem "mini tendências" com uma semana ou pouco mais de duração.

Penso que muitos outros visitantes aqui do caldeirão quando analisam acções como LVLT, JDSU, etc.. não estão a pensar em ficar na mesma posição alguns meses, provavelmente nem mais que duas semanas.

Para swing trading é preciso ter muita calma e disciplina, para quem não está para isso mais vale nem investir em bolsa. Que meta o dinheiro num fundo de investimento de baixo risco ou numa conta poupança.

Os mercados financeiros são assim, se os investidores não estão prontos para tomar decisões rápidas e disciplinadas mais vale deixar o dinheiro quieto.

Principalmente numa altura destas :)
Em que o mercado não está em "trending mode" mas sim em "trading mode", ou seja, para o Position Trading (trades de alguns meses) as coisas não têm estado nada boas, daí ser necessário aplicar uma estratégia mais arriscada e agressiva relativamente ás acções do NASDAQ e companhia.

Cumprimentos

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, Jonas74, mjcsreis, PacoNasssa, Tosta mista e 135 visitantes