Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 25/3/2020 3:19

Bar38 Escreveu:
pepe7 Escreveu:Neste momento para mim o fundamental é a vida humana e defendo este principio até a última gota neste momento difícil da Pandemia.
Logo é primordial o nosso governo fazer o possível e impossível para atenuar o que vem ai...continuo pessimista, apesar de ver alguns sinais positivos no comportamental da população Portuguesa, preocupado com as condições dadas aos nossos Profissionais de Saúde, porque com condições acredito neles.
Não queria falar em termos económicos, mas se formos capazes de controlar o crescimento deste vírus, evitar muitas perdas como Itália e Espanha, seria a médio prazo importante para nós e porquê : Sendo o Turismo um dos motores importante na nossa economia nos últimos anos, aos olhos do Mundo (Turistas), certamente que a sua recuperação seria "mais rápida" e sustentada, apesar de inicialmente gradual, pois esta Pandemia está/vai deixar marcas no Turismo, mas a média prazo "sairíamos reforçados". Logo é importante estacar esta Pandemia a "todo o custo", é importante também reforça o controlo dos Aeroportos, Portos, Fonteiras, etc (conter a pandemia e não só), por forma a retomar o Turismo quiçá no próximo ano, se a Pandemia não der tréguas.

Resolva-se o problema do virus porque para Já continua a haver muito interesse no destino Portugal. Eu tenho 2 apartamentos em AL um em Lisboa outro no algarve e posso te dizer que em termos de reservas ate 15 de Maio está tudo cancelado mas a partir de 15 de maio ate 15 de setembro manteen-se as mesmas reservas para já com uma ocupação de 70%. Obviamente isto é tudo muito volátil e tudo depende de quando e como vamos sair de tudo isto.

Concordo com o Bar, o importante é resolver a pandemia, quando isto passar e as pessoas voltarem a viajar Portugal voltará a ser um destino interessante... assim como a Itália, a última vez que vi acho que tinha 70% do património construído no mundo, é um museu gigante! E não me surpreenderá que haja quem vá para lá como forma de os ajudar a ultrapassar isto tudo... que não seja por esse motivo que alguém nos decida visitar no futuro!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Bar38 » 25/3/2020 1:57

pepe7 Escreveu:Neste momento para mim o fundamental é a vida humana e defendo este principio até a última gota neste momento difícil da Pandemia.
Logo é primordial o nosso governo fazer o possível e impossível para atenuar o que vem ai...continuo pessimista, apesar de ver alguns sinais positivos no comportamental da população Portuguesa, preocupado com as condições dadas aos nossos Profissionais de Saúde, porque com condições acredito neles.
Não queria falar em termos económicos, mas se formos capazes de controlar o crescimento deste vírus, evitar muitas perdas como Itália e Espanha, seria a médio prazo importante para nós e porquê : Sendo o Turismo um dos motores importante na nossa economia nos últimos anos, aos olhos do Mundo (Turistas), certamente que a sua recuperação seria "mais rápida" e sustentada, apesar de inicialmente gradual, pois esta Pandemia está/vai deixar marcas no Turismo, mas a média prazo "sairíamos reforçados". Logo é importante estacar esta Pandemia a "todo o custo", é importante também reforça o controlo dos Aeroportos, Portos, Fonteiras, etc (conter a pandemia e não só), por forma a retomar o Turismo quiçá no próximo ano, se a Pandemia não der tréguas.

Resolva-se o problema do virus porque para Já continua a haver muito interesse no destino Portugal. Eu tenho 2 apartamentos em AL um em Lisboa outro no algarve e posso te dizer que em termos de reservas ate 15 de Maio está tudo cancelado mas a partir de 15 de maio ate 15 de setembro manteen-se as mesmas reservas para já com uma ocupação de 70%. Obviamente isto é tudo muito volátil e tudo depende de quando e como vamos sair de tudo isto.

Registado: 20/6/2011 21:37

por MarcoAntonio » 25/3/2020 1:57

Punitor Escreveu:Deus queira que isso não se confirme, senão ficaremos piores. Mas, cheira-me que pelo menos há essa possibilidade.
Os vírus sofrem mutações de geração para geração, na sua maneira de se adaptarem.
E isso pode levar a números diferentes.
O mundo não está preparado para lidar com isto. Ele transmite-se à velocidade da luz e a cada dia há novos estudos que testam a sobrevivência do vírus em diversas situações, ambientes, etc...

Não pode ser descartado, mas existem muitas outras explicações plausíveis para diferentes taxas, em especial a abrangência e critérios para os testes (ou seja a base de positivos, que vai ser o denominador na taxa de letalidade) e as características da população, nomeadamente a distribuição em termos de faixas etárias e patologias (que difere de país para país, por exemplo entre Itália e Alemanha existe uma diferença enorme na distribuição da população infectada, pelo menos entre os identificados). O que por sua vez pode ser agravado (e provavelmente é, diria) por estarem a dar prioridade aos casos mais graves.

E não, o mundo não estava preparado para isto...

:|
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Punitor » 25/3/2020 1:52

Deus queira que isso não se confirme, senão ficaremos piores. Mas, cheira-me que pelo menos há essa possibilidade.
Os vírus sofrem mutações de geração para geração, na sua maneira de se adaptarem.
E isso pode levar a números diferentes.
O mundo não está preparado para lidar com isto. Ele transmite-se à velocidade da luz e a cada dia há novos estudos que testam a sobrevivência do vírus em diversas situações, ambientes, etc...

Registado: 1/11/2015 12:47

por MarcoAntonio » 25/3/2020 1:37

Punitor Escreveu:MarcoAntonio existe algum estudo acerca da virulência acrescida do vírus no tempo pela mutação?
Se isso for assim, o vírus na Europa será muito mais agressivo do que foi na China e será ainda mais agressivo nas Américas do que na Europa...
Há algum estudo científico que teste isso para além dos meros dados estatísticos?

Não creio. Há já alguns dias atrás saiu uma publicação que indicava a existência de pelo menos duas estirpes (denominadas S e L) e que sugeria, sem o estabelecer, se bem me recordo, que uma poderia ser mais virulenta que a outra. Não me recordo de encontrar mais nada sobre isso mas assim que possível vou dar mais uma olhada.

As diferentes taxas de letalidade (que não são muito fiáveis nesta altura) podem ter múltiplas explicações. Não é de descartar que diferentes estirpes dominantes em diferentes zonas do globo seja uma das razões. Mas como digo, não consigo responder com segurança neste momento o que é que já há produzido sobre essa matéria, o único paper com que me cruzei até agora foi o que referi acima (e que está linkado algures mais atrás no tópico).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por pepe7 » 25/3/2020 1:21

Neste momento para mim o fundamental é a vida humana e defendo este principio até a última gota neste momento difícil da Pandemia.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Punitor » 25/3/2020 1:20

MarcoAntonio existe algum estudo acerca da virulência acrescida do vírus no tempo pela mutação?
Se isso for assim, o vírus na Europa será muito mais agressivo do que foi na China e será ainda mais agressivo nas Américas do que na Europa...
Há algum estudo científico que teste isso para além dos meros dados estatísticos?

por Opcard33 » 25/3/2020 1:11

Houve muita irresponsabilidade , portugueses continuam a regressar a Portugal e podem fazer o que lhes o que lhes dita a consciência , impossível um polícia em cada aldeia .

“ Cerca de 150 pessoas estão em isolamento social nas suas casas numa aldeia no concelho de Almeida, na Guarda, depois de terem estado num batizado, em contacto com uma mulher infetada com coronavírus.

A mulher, com 78 anos e residente em França, veio a Portugal com o intuito de participar na cerimónia, que se realizou há cerca de 8 dias. Depois de participar no batizado, a mulher apresentou alguns sintomas do vírus e acusou positivo ao teste ao Covid-19.”

Registado: 9/9/2013 15:13

por MarcoAntonio » 25/3/2020 0:41

Silva115 Escreveu:Vimos nos últimos dias alguns chefes de governo mudar as suas estratégias e as suas visões em relação a pandemia nomeadamente Inglaterra e Brasil, até falavam em imunidade de grupo e mudaram para uma quarentena obrigatória em poucos dias!
Donald Trump diz ser mais importante a economia do que esta pandemia, ou ele é um visionário que mais nenhum país no mundo o consegue acompanhar.

É pep talk para um público (eleitorado) específico.

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por 01Invest » 25/3/2020 0:37

Vimos nos últimos dias alguns chefes de governo mudar as suas estratégias e as suas visões em relação a pandemia nomeadamente Inglaterra e Brasil, até falavam em imunidade de grupo e mudaram para uma quarentena obrigatória em poucos dias!
Donald Trump diz ser mais importante a economia do que esta pandemia, ou ele é um visionário que mais nenhum país no mundo o consegue acompanhar. Claro que é importante sem dúvida injectar liquidez na economia mas o que será dos EUA quando tiver 20% 30% ou mesmo 40% da população infectada?? Vão ser as injeções de capital que irão ajudar os hospitais?? O sistema de saúde vai aguentar a pressão?
O EUA são a maior potência do mundo mas esta política pode ser um desastre para aquele país!

Registado: 7/12/2019 16:55

por pepe7 » 25/3/2020 0:29

"Covid-19: Los Angeles regista a primeira morte num menor de 18 anos"

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/ ... gn=1441569

Registado: 29/4/2010 22:36

por MarcoAntonio » 25/3/2020 0:04

Actualização dos dados relativos ao Diamond Princess (Japão):

https://www3.nhk.or.jp/news/special/cor ... ion-status

O número de óbitos sobe para 10 e um total de 587 recuperados.

Estarão por resolver, segundo os dados das autoridades japonesas, então 115 casos (dos quais 10 serão severos) de um total de 712 positivos.

Note-se que estes dados são incompletos. Existem infectados entre passageiros que já tinham abandonado o cruzeiro à data da quarentena e entre os passageiros que foram repatriados e cujas infecções foram detectadas nos seus países de origem. Existem também pelo menos duas mortes entre estes infectados, de memória uma nos Estados Unidos e uma na Indonésia (o que quer dizer que existem pelo menos 12 passageiros falecidos em cerca de 800 infectados no caso do Diamond Princess).

É difícil ter números consolidados e precisos relativamente ao Diamond Princess por estas razões.
Imagem

Administrador Fórum

por Marco Martins » 25/3/2020 0:01

artista_ Escreveu:Nos Eua para já estão a aconselhar a quarentena apenas a quem esteve recentemente na zona metropolitana de NY... parece-me pouco!

Estão a seguir o exemplo europeu...

Ao menos a India deram logo a indicação de uma quarentena nacional!!!
Agora poderemos tentar perceber qual das opções fará menos vítimas e qual salvará mais!
Tanto uma como outra opção terão impactos!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por mais_um » 25/3/2020 0:00

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 24/3/2020 23:44

k, obrigado pela informação adicional, mais_um!
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 24/3/2020 23:41

MarcoAntonio Escreveu:O número de óbitos em Portugal entretanto foi actualizado duas vezes: de 29 para 30 e de 30 para 33. Fica a actualização. Não sei se vão passar a fazer uma actualização mais em tempo real ou do que se trata, uma vez que é a primeira vez que acontece.

https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-s ... -portugal/

Para já ´foi assumido um erro, o óbito nos Açores foi inicialmente atribuído ao COVID-19 mas a analise após a morte veio excluir essa hipótese, ou seja parece-me que estão a testar mortes derivadas de problemas respiratórios mesmo que anteriormente não tenha sido detectado o covid-19, pelo menos este caso (açores) foi assim.

Em relação aos restantes parece-me que houve descoordenação dos serviços entre a altura em que o secretário de estado recebeu a informação e o momento em que saiu o relatório.

Em nome da credibilidade da informação estas situações não se deviam repetir.

Edit: fonte da informação:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -19-565203
Editado pela última vez por mais_um em 24/3/2020 23:50, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por artista_ » 24/3/2020 23:21

Nos Eua para já estão a aconselhar a quarentena apenas a quem esteve recentemente na zona metropolitana de NY... parece-me pouco!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por mais_um » 24/3/2020 23:17

macau5m Escreveu:
Não sei se não há algum Chinês, o primeiro contaminado em Benavente foi dia 16 e não teve contactos com pessoas.
O 2º contaminado dia 22, veio de um país estrangeiro e não teve contactos com qualquer cidadão local.

Sabendo que o Concelho de Benavente tem uma grande comunidade Chinesa, e estes cidadãos quando vêm da China ficam em quarentena voluntária, não sei se não serão chineses os 2 contaminados.

Fonte
https://omirante.pt/covid-19/2020-03-22 ... -Benavente

No caso português, independentemente da nacionalidade das pessoas infectadas, até agora a origem das cadeias de transmissão não é a China.

por mais_um » 24/3/2020 23:01

MarcoAntonio Escreveu:Parece-me altamente provável (para não dizer praticamente certo) que o virus chegou à Europa antes de ser detectado por qualquer país europeu.

E julga-se que na China terá surgido já em Novembro, pelo menos...

Não creio que valha a pena agora estar a perceber onde/quando começou nos países europeus (mas parece-me altamente provável também que as primeiras transmissões/importações tenham tido origem na China). Estou convencido (e os dados na minha opinião sugerem isso) que a generalidade dos países europeus estavam iludidos em que estavam a controlar a coisa, que sabiam/conheciam os primeiros focos locais, etc enquanto a epidemia a passar-lhes ao lado e debaixo do radar.

É unânime que o vírus apareceu e foi disseminado a partir da China, seja por cidadãos chineses, seja por estrangeiros que estavam na China, mas a origem é a China, disso ninguém tem duvidas.

A acreditar nos relat´órios da DGS até agora no caso Português, não temos nenhum caso com origem na China.

por BearManBull » 24/3/2020 22:55

RPedroG Escreveu:
artista_ Escreveu:A Espanha já está igual à Itália, já não têm ventiladores para todos, e os casos estão a subir ainda de uma forma mais rápida que a Itália, parecendo que estão ainda mais longe do pico que os Italianos... custa-me a acreditar que com tantos dados do que aconteceu na China e do que já se estava a passar em Itália não tenham conseguido fazer melhor que isto?!

Enquanto a Italia ja estava em colapso, andavam os Espanhois em manifestacoes e a viajar para jogos de futebol.
Incompetencia pura. Alias incompetencia criminosa.

Infelizmente a Catalunha viu a situação agravar-se substancialmente, talvez por aumento do número de testes.

Ainda não há nenhuma indicação que se tenha atingido o topo de novos casos! Esperemos que se produzam resultados durante esta semana, que estamos a chegar ao fim do tempo médio de incubacção e as medidas em Espanha são bastante restrititvas, embora pudessem ser muitissimo mais.
Anexos
corona_regions.JPG
corona_new_cases_spain.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por MarcoAntonio » 24/3/2020 22:46

Hoje Anthony Fauci está presente na conferência de imprensa, depois de ausente dois dias consecutivos, o que causou grande falatório.

Stream disponível no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=9K39l24Xtow
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 24/3/2020 22:38

Parece-me altamente provável (para não dizer praticamente certo) que o virus chegou à Europa antes de ser detectado por qualquer país europeu.

E julga-se que na China terá surgido já em Novembro, pelo menos...

Não creio que valha a pena agora estar a perceber onde/quando começou nos países europeus (mas parece-me altamente provável também que as primeiras transmissões/importações tenham tido origem na China). Estou convencido (e os dados na minha opinião sugerem isso) que a generalidade dos países europeus estavam iludidos em que estavam a controlar a coisa, que sabiam/conheciam os primeiros focos locais, etc enquanto a epidemia a passar-lhes ao lado e debaixo do radar.
Imagem

Administrador Fórum

por macau5m » 24/3/2020 22:31

mais_um Escreveu:
H´a um dado que não sei se repararam mas apesar de nunca termos suspendido os voos para a China e termos continuado a receber cidadãos chineses no auge da crise na China, não temos nenhum caso oriundo da China até agora.

Não sei se não há algum Chinês, o primeiro contaminado em Benavente foi dia 16 e não teve contactos com pessoas.
O 2º contaminado dia 22, veio de um país estrangeiro e não teve contactos com qualquer cidadão local.

Sabendo que o Concelho de Benavente tem uma grande comunidade Chinesa, e estes cidadãos quando vêm da China ficam em quarentena voluntária, não sei se não serão chineses os 2 contaminados.

Fonte
https://omirante.pt/covid-19/2020-03-22 ... -Benavente
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por Punitor » 24/3/2020 22:22

Quem acha que se deva dar primazia à economia e a outras coisas mais em detrimento da contenção do vírus que ponha os olhos nos EUA nos próximos dias.
O Trump está a ser um lunático inconsequente.
Nem vai conter o vírus!
Nem vai salvar os empregos dos americanos!
Nem vai salvar a economia!
Nem vai diminuir a taxa de suicídio e de homicídio, muito pelo contrário, irão haver tiros com fartura!
Um dos que se poderia suicidar já seria o próprio Trump...

por artista_ » 24/3/2020 22:21

RPedroG Escreveu:artista e esse foi o primeiro.
depois no dia 10 de Marco ja com a Italia em colapso foi a equipa de Bergamo jogar a Valencia (jogo sem adeptos), sabendo-se agora que 35% do staff do Valencia está infectado.
E no dia 11 de Marco foram milhares de adeptos de Madrid ver o jogo a Liverpool. "Curiosamente" Madrid é a zona mais dramatica de Espanha...

Por estas razoes (incluindo as manifestacoes) a minha opiniao é que os Espanhois tem culpa propria. O governo Espanhol foi criminoso.
A actual situacao de Espanha nao é surpresa nenhuma.

Concordando contigo, são esses dados que me fazem ter alguma esperança de nós não ter-mos de passar pelo que Italianos e Espanhóis estão a passar, sendo certo que ainda há muito para piorar... mas se isso acontecer, terá sido mais por sorte do que por alguma ação de quem nos governa.. sorte até nos adversários que as equipas portuguesas tiveram na Europe League (eu, benfiquista, até estive no estádio a ver o Istambul-Sporting porque estava lá de férias nessa altura).

RPedroG Escreveu:Assim como nao será surpresa quando a "bomba" rebentar completamente nos EUA. Eu relembro que na semana passada ainda andavam a festejar o Spring Break na Florida. Tendo sido depois cancelado na Florida mas continou a ser permitido (e festejado) no Texas e no Mexico. Sobre o Texas com a declaracao de ontem do seu governador (os avós devem estar dispostos a morrer para nao prejudicar a economia dos EUA para os filhos e netos) acho que está tudo dito.
É facil de imaginar o que vai acontecer quando aquela malta regressar para as familias...

O Trump vai tentar esconder os numeros reais dos mortos (comparacao com a gripe, provavelmente outras causas, bla bla bla) e tentar segurar a economia a todo o custo. Se a economia dos EUA vai abaixo ele perde as eleicoes e por isso vai a tentar aguentar a todo o custo, nao lhe interessando que milhares de americanos morram.

O que acho é que dificilmente as coisas não serão piores... os americanos são muito patrióticos e muitos estão dispostos a morrer pela pátria, mas não fazendo nada vão gerar o caos e a economia parece-me que vai sofrer ainda mais. A certa altura muita gente vai fechar-se em casa, e pode ter de ficar lá mais tempo do que se as coisas fossem ordenadas. Ou seja, o que pretendo dizer é que não será apenas uma questão de morrer mais gente...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GamesOver, jcovas77, m-m, malakas, nuno.m.costa, Vimacosa e 100 visitantes