Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 20/3/2020 13:00

MarcoAntonio Escreveu:Opcard, neste caso o Ocidente derrotou-se a ele próprio!

A China bloqueou Wuhan a 23 de Janeiro. Foi depois a correr construir dois hospitais. Em que estava a pensar o Ocidente?

A Coreia e o Japão estavam bem perto do epicentro. Tomaram cedo medidas muito fortes e agressivas. Têm o problema essencialmente controlado. Em que estava a pensar o Ocidente?

Faltam ventiladores, faltam camas, falta material para teste, em alguns países poucas pessoas foram testadas. Poucas medidas foram tomadas ou foram tomadas tardiamente. Em Itália (e nos Estados Unidos e muitas outras partes) ainda estão agora a tentar convencer as pessoas a ficar em casa. Em que está a pensar o Ocidente?

É Pertinente o teu comentário Marco é minha convicção é que o mundo ocidental tem um certo complexo de superioridade e dá tudo por adquirido rapidamente faz parte da nossa história o que fizeram depois de ganharem ( única que ganharam ) a batalha de Lepanto explica tudo .

Mas voltado ao presente as nossas sociedades no século XXI, podia-se lá acreditar que as epidemias que marcaram a história estavam agora atrás de nós outra vez ? Vimos a pandemia sem poder acreditar isto estaria confinado a países distantes ‘

Registado: 9/9/2013 15:13

por Gonee111 » 20/3/2020 12:55

Os estados unidos ainda não acordaram para o problema em larga escala, mas vão acordar.

https://www.zerohedge.com/health/newsom ... ight-weeks

Registado: 4/2/2014 15:24

por cumeke » 20/3/2020 12:51

[youtube]http://youtu.be/dH_pFFguISQ[/youtube]

Sei que 40 casos é pouco caso, mas alguem poderia dar uma olhadela ao relatório a ver se tem alguma significancia?

PS: tentei editar o link do youtube varias vezes mas nao consegui...
Editado pela última vez por cumeke em 20/3/2020 12:59, num total de 2 vezes.

Registado: 15/5/2018 11:44

por Dr Tretas » 20/3/2020 12:46

MarcoAntonio Escreveu:Opcard, neste caso o Ocidente derrotou-se a ele próprio!

A China bloqueou Wuhan a 23 de Janeiro. Foi depois a correr construir dois hospitais. Em que estava a pensar o Ocidente?

É uma questão retórica, claro, porque todos sabemos a resposta: o dito "ocidente" recusou-se a imitar a China por questões puramente ideológicas e políticas, de modo que agora pagaremos todos o preço.

Registado: 29/10/2013 12:15

por mais_um » 20/3/2020 12:29

Uma boa noticia..

Portugal pode fazer nove mil testes por dia à Covid-19

A ministra da Presidência diz que os testes não estão todos a ser usados e que "ninguém ficou por testar". Na próxima semana poderá haver uma generalização com um teste feito por portugueses

Ainda não é certo, mas a partir da próxima semana pode haver um teste português à Covid-19 que permita uma generalização dos testes em Portugal. Para já, o Governo diz que o país tem a capacidade de fazer "nove mil testes por dia" e que nem todos estão a ser utilizados, "o que significa que ninguém ficou por testar", disse Mariana Vieira da Silva.

Numa entrevista à TVI, a ministra de Estado e da Presidência diz que o "critério dos testes tem evoluído" por recomendação da Organização Mundial de Saúde, mas que a partir da próxima semana poderá haver uma generalização dos testes à doença em Portugal garças à colaboração de cientistas. "Estamos a trabalhar com a comunidade científica portuguesa, a testar um teste mais rápido. É preciso que seja verificado. Se se confirmar, a partir da próxima semana teremos testes rápidos, o que nos permite generalizar". Os primeiros a serem testados, disse Mariana Vieira da Silva, serão os portugueses que pertencem à população dos grupos de risco.

Esta evolução permitirá testar em poucas horas quando agora os resultados demoram 24 a 48horas. O Expresso tinha noticiado esta semana que havia 18 centros no país com capacidade para realizar os testes.

Na mesma entrevista, a ministra afirmou por várias vezes que esta será uma "crise longa" e que é preciso que as pessoas percebam que é preciso cumprir estas regras durante algum tempo. "Não quero estar a fazer uma promessa ou a criar uma ilusão. Vamos ter uma Páscoa diferente", afirmou quando questionada se na Páscoa já poderia haver algum alívio de medidas.

https://expresso.pt/coronavirus/2020-03 ... a-Covid-19

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 20/3/2020 12:08

Opcard, neste caso o Ocidente derrotou-se a ele próprio!

A Coreia e o Japão estavam bem perto do epicentro. Tomaram cedo medidas muito fortes e agressivas. Têm o problema essencialmente controlado. Em que estava a pensar o Ocidente?

Faltam ventiladores, faltam camas, falta material para teste, em alguns países poucas pessoas foram testadas. Poucas medidas foram tomadas ou foram tomadas tardiamente. Em Itália (e nos Estados Unidos e muitas outras partes) ainda estão agora a tentar convencer as pessoas a ficar em casa. Em que está a pensar o Ocidente?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Opcard33 » 20/3/2020 12:03

Lembro que foi grande a rivalidade entre um frances é um alemão , Pasteur descobriu a vacina contra a raiva, o Koch identificou as bactéria tuberculose, foi um duelo de gigantes no mundo dos micróbios e vírus aquele que foi o mais extraordinário combate do século XIX .

Vamos reeditar esse combate não acredito em muita colaboração entre países , penso que os chineses continuam a esconder muito coisa para serem os primeiros , se acontecer será uma derrota que deixará o mundo ocidental em descrença .

por MarcoAntonio » 20/3/2020 11:50

Pode. Isso já está suficientemente estabelecido, os assintomáticos podem transmitir (muito embora esteja por apurar qual o verdadeiro impacto entre sintomáticos e assintomáticos como vectores de transmissão). Existem múltiplas referências com isso mas deixo pelo menos uma:

https://www.ecdc.europa.eu/sites/defaul ... VID-19.pdf
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por alvaroB » 20/3/2020 11:43

Não se prevêem tempos fáceis para ninguém. Vi-me na obrigação de encerrar o meu hostel na passada segunda-feira quando me apercebi que há gente inconsciente e a não querer saber desta situação. Há quem tente viajar das capitais europeias para outros locais, tal como Portugal, assim como cidadãos portugueses a virem para a Costa Vicentina e interior e a deixarem os habitantes em alvoroço com a perspetiva de "transporte de vírus". Autocaravanas que saíram de Itália, Espanha e França... enfim.

Sentia-me minimamente seguro (já tendo limitado imenso as camaratas e criando regras de higiene para todos, clientes incluídos) mas esta inconsciência toda fez-me garantir a segurança de quem trabalha comigo e de alguns hóspedes que continuavam no hostel a aguardar voo de regresso.

Ainda ontem, ao telefone com um amigo de Sicília, além dos inúmeros avisos que ele me dava, este amigo estava apavorado com a "migração" dos italianos do norte para o sul e dizia-me "vai chegar aqui também, vamos ficar iguais a Lombardia e Bérgamo".

Adorava poder dizer que em Junho estamos a trabalhar e segurar os postos de trabalho.

:arrow: Uma questão em relação a isto. Há estudos sobre a permanência do vírus em superfícies mas e em relação aos assintomáticos. Uma pessoa com o vírus pode ser portadora durante quanto tempo? Alguém sabe?

Registado: 21/1/2017 12:56

por MarcoAntonio » 20/3/2020 11:38

um-mu Escreveu:Também nos EUA pensava que o vírus ia alastrar rapidamente, existe até uma entrevista com o Fabio que faz a Califórnia parecer saída de um filme do John Carpenter, e no entanto, apesar de serem os primeiros a registar casos, até agora mesmo comparados individualmente com vários países da UE aparecem bastante melhor na foto.

Os Estados Unidos têm uma baixa taxa de testes per capita. Lê um dos posts anteriores sobre essa questão e uma espécie de timeline sintética. Posso adiantar-te que a situação nos Estados Unidos é muito má, os números oficiais não reflectem a situação real. Governadores e médicos reclamam pela falta de material e antecipam, com a situação a agravar-se de dia para dia, uma situação tipo Itália dentro de dias em diferentes pontos dos Estados Unidos.

lfhm83 Escreveu:
Repara que este tòpico foi criado a 29 de Fevereiro e foi muito graças ao trabalho do Marco que se começou a desmitificar o que isto è como a gripe aqui no caldeirão onde pára muita gente relativamente bem informada.

A 29 de Janeiro, lfhm83. No início de Março porém ainda havia quem desvalorizasse isto. E quem o fizesse nas televisões portuguesas!
Imagem

Administrador Fórum

por BearManBull » 20/3/2020 11:37

Um cientista nos Estados Unidos conclui, através de um método que recorre a inteligência artificial para projectar a evolução da Covid-19 no mundo, que com uma «intervenção de saúde pública activa» desde 17 de Março (quando tínhamos 245 casos confirmados), Portugal poderia ter o pico da epidemia já a 23 de Março, com um total de 1026 casos. Assim, o controlo do surto poderia ser uma realidade já a 5 de Maio e, no final de 65 dias de epidemia, contaríamos um total de 2655 casos de Covid-19 no país, diz o mesmo estudo, consultado pelo “Público”.

:pray: :pray: :pray:

Cientistas apontam para controlo do surto em Portugal no início de Maio
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por um-mu » 20/3/2020 11:28

lfhm83 Escreveu:
um-mu Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Quem defende a tranquilidade do governo, é preciso ter muito cuidado o que temos visto é o mesmo padrão de outros países que depois sofrem consequências terríveis. Para mim o governo agiu tarde e mal, fomos muito poupados inicialmente e não soubemos aproveitar essa vantagem.

O leste tomou medidas com muita anterioridade no número de casos.

A Grécia teve o primeiro caso semanas antes de Portugal e agora tem menos de 500 casos.

Este mapa mundo é assombroso.¨¨

Espanha tem das curvas mais íngremes e creio que se deve a dois factores principalmente:

:arrow: As manifestações de 8 de Março (250000 pessoas em Madrid, dezenas de milhares em Barcelona e Bilbau, 800 manifestações por todo o país) -> isto é um crime do governo espanhol, deviam ser julgados em tribunal por isto no rescaldo, no sábado seguinte 6 dias depois, decretaram o estado de emergência.
:arrow: A alta densidade populacional das metrópoles espanholas Madrid e Barcelona

.

Tens a certeza? Posso estar a ver mal mas no mapa cronológico abaixo a Grécia aparece antes de Portugal.
https://www.devex.com/news/covid-19-a-timeline-of-the-coronavirus-outbreak-96396

Foi o que disse Grécia antes de Portugal, bem para que não foram semanas mas sim 1 semana. Na Grécia surge o primeiro caso 26 de Fevereiro.

Não sei se mudaram de opinião mas até há pouco tempo na Grécia a IGO estava convencida que o vírus não se transmite pela comunhão e pelo que percebo comungam todos pela mesma colher. Mas parece que a IGO já recomendou aos fiéis mais vulneráveis para ficarem em casa.

Também nos EUA pensava que o vírus ia alastrar rapidamente, existe até uma entrevista com o Fabio que faz a Califórnia parecer saída de um filme do John Carpenter, e no entanto, apesar de serem os primeiros a registar casos, até agora mesmo comparados individualmente com vários países da UE aparecem bastante melhor na foto.

Registado: 26/10/2015 10:11

por MarcoAntonio » 20/3/2020 11:17

Dialmedia Escreveu:Posso estar a ver mal ou as fontes de informação não estarem ainda devidamente atualizadas, mas o worldometers indica que s´o houve pouco mais de 500 novos casos nos EUA, quando ontem e anteontem o crescimento estava a incrementar e já ia em mais de 4.000 casos diários?

Que medidas é que tomaram que faça sentido uma redução tão abrupta?

Cumps.

Esse site faz um reset diário a determinada hora, que é durante a nossa madrugada, estás a ver o incremento desde o reset.
Imagem

Administrador Fórum

por um-mu » 20/3/2020 11:06

lfhm83 Escreveu:
um-mu Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Quem defende a tranquilidade do governo, é preciso ter muito cuidado o que temos visto é o mesmo padrão de outros países que depois sofrem consequências terríveis. Para mim o governo agiu tarde e mal, fomos muito poupados inicialmente e não soubemos aproveitar essa vantagem.

A Grécia teve o primeiro caso semanas antes de Portugal e agora tem menos de 500 casos.

Espanha tem das curvas mais íngremes e creio que se deve a dois factores principalmente:

:arrow: As manifestações de 8 de Março (250000 pessoas em Madrid, dezenas de milhares em Barcelona e Bilbau, 800 manifestações por todo o país) -> isto é um crime do governo espanhol, deviam ser julgados em tribunal por isto no rescaldo, no sábado seguinte 6 dias depois, decretaram o estado de emergência.
:arrow: A alta densidade populacional das metrópoles espanholas Madrid e Barcelona

Tens a certeza? Posso estar a ver mal mas no mapa cronológico abaixo a Grécia aparece antes de Portugal.
https://www.devex.com/news/covid-19-a-timeline-of-the-coronavirus-outbreak-96396

Foi o que disse Grécia antes de Portugal, bem para que não foram semanas mas sim 1 semana. Na Grécia surge o primeiro caso 26 de Fevereiro.

:oops:

por BearManBull » 20/3/2020 10:53

um-mu Escreveu:

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por Dialmedia » 20/3/2020 10:43

Posso estar a ver mal ou as fontes de informação não estarem ainda devidamente atualizadas, mas o worldometers indica que s´o houve pouco mais de 500 novos casos nos EUA, quando ontem e anteontem o crescimento estava a incrementar e já ia em mais de 4.000 casos diários?

Que medidas é que tomaram que faça sentido uma redução tão abrupta?

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por investor2 » 20/3/2020 10:23

investor2 Escreveu:Olá a todos

Tinha ideia que tinha escrito hoje aqui uma mensagem mas não devo ter feito "enter" porque não a encontro.

A mensagem, resumidamente, perguntava a vossa opinião sobre o impacto do coronavirus nas taxas euribor.

Achei que o caminho era cairem ainda mais, mas não é isso que se está a passar: https://www.euribor-rates.eu/pt/taxas-e ... -12-meses/

Qual a vossa opinião?

Obrigado.

Bom dia

Alguém com opinião sobre este assunto?

Obrigado!

Registado: 29/11/2007 12:27

por um-mu » 20/3/2020 10:19

por Opcard33 » 20/3/2020 10:13

"Então esta é a minha morte": uma enfermeira relata os últimos momentos de um paciente

"Segunda à tarde, hospitalizei um homem de 48 anos sem histórico médico. Ele só estava com febre, tosse e dores de estômago. Nós passamos no teste. Ele é positivo.

Hospitalizado porque ele também se queixava de dor no peito. Teve 100% de oxigênio na segunda-feira.

Coloquei-o em coma artificial e em um respirador. Este senhor estava chorando antes de fechar os olhos.

Não porque ele estava com medo, mas porque ele estava sozinho. Proibição de sua esposa e seis filhos virem vê-lo.
Ele disse: "Então esta é a minha morte. Sozinho no hospital, sem meus filhos ao meu redor e três pessoas no meu funeral".
Prometi fazer tudo para abrir os olhos novamente. Ele morreu esta noite às 19h50.

por BearManBull » 20/3/2020 9:42

RPedroG Escreveu:Quem deu o aval a estes jogos é criminoso. E quem foi ao estadio assistir a este jogo é idiota.

Ouve muita desinformaçáo, nunca ninguèm deu o devido mediatismo a isto. A OMS nunca teve um tom demasiado severo embora sempre se tenha mostrada muito preocupada (náo lançou o panico).

Repara que este tòpico foi criado a 29 de Fevereiro e foi muito graças ao trabalho do Marco que se começou a desmitificar o que isto è como a gripe aqui no caldeirão onde pára muita gente relativamente bem informada.

Em Valência è verdade que houve uma displecencia total relativa ao virus, aliàs è bem possìvel que o grande caos de Espanha tenha tambèm foco num jogo que o Valência viajou a Itàlia quando jà se sabia do caos de Lombardia e levou uma comitiva de milhares de adeptos que encheram as ruas de Miláo

El 35 % de la plantilla del Valencia, infectada por el coronavirus

Nota final para este post: Finalmente os mercados a mostrarem algum sinal de força, tratamento em vista? Os mercados não sobem injustificadamente se bem que sobem sempre a reagir a níveis de preço relevante tecnicamente.
Honestamente acho que o Bear veio para ficar na Europa, mas podemos ter uns dias/semanas de tréguas talvez pela possibilidade de estar na mira um controle/tratamento do vírus (não vale a pena falar de vacinas, nunca entendi porque demoram tanto e porque é que não dão a opção de escolha às pessoas de tomar uma vacina que não está devidamente testada).
― Leon C. Megginson

por LeitorAtento234 » 20/3/2020 8:34

lfhm83 Escreveu::arrow: As manifestações de 8 de Março (250000 pessoas em Madrid, dezenas de milhares em Barcelona e Bilbau, 800 manifestações por todo o país) -> isto é um crime do governo espanhol, deviam ser julgados em tribunal por isto no rescaldo, no sábado seguinte 6 dias depois, decretaram o estado de emergência.

foram autenticos criminosos.

e acrescento dois factos q ocorreram ainda depois disso :-#
- no dia 10 de Marco foi uma equipa espanhola jogar em Italia à cidade de Bergamo. Sem publico mas já se sabe q 35% de todo o staff (incluindo jogadores) dos espanhois está infectado.
Exactamente onde já se sabia q era um dos focus da epidemia em Italia. Ainda ontem circulou um video de Bergamo com uma fila de camioes do exercito a irem buscar os corpos dos mortos, visto nao terem capacidade para os enterrar/queimar. Tenho um colega de trabalho que vem de lá, diz q em Bergamo nao há pessoas à janela a cantarem. Diz q esta tudo em choque e que os caixoes amontoam-se na igreja.

- no dia 11 :!: de Marco o Atletico Madrid foi jogar a Liverpool num jogo com o estadio cheio! Mais incompetencia que isto é impossivel.

Quem deu o aval a estes jogos é criminoso. E quem foi ao estadio assistir a este jogo é idiota.

Registado: 31/7/2014 8:10

por MarcoAntonio » 20/3/2020 1:11

lfhm83 Escreveu:O leste tomou medidas com muita anterioridade no número de casos.

Sem dúvida: China, Coreia, Japão e de uma forma geral a Ásia tomou medidas rápidas e brutas mas tem o problema largamente resolvido, sem nunca ter atingido a gravidade que já tem em Itália, Espanha e começa a ter em França e muito em breve terá no Reino Unido e Estados Unidos.

Os casos activos na Coreia estão a decrescer há uma série de dias e a situação parece essencialmente controlada no Japão. Estes países encontravam-se próximo da China, foram dos primeiros atingidos e tiveram pouco tempo para agir.

Na Itália, que já bate todos os maus recordes, ainda estão a subir. Dificilmente podia ser mais evidente o tipo de coisa que é preciso fazer para não entrar numa situação terrivelmente dramática e essencialmente descontrolada!

Não posso estar descansado em relação a Portugal. Os números, tudo leva a crer, são ilusórios dado que o número de testes realizados em Portugal é (ainda) muito reduzido e o critério de testagem muito estrito.
Imagem

Administrador Fórum

por BearManBull » 20/3/2020 1:01

Quem defende a tranquilidade do governo, é preciso ter muito cuidado o que temos visto é o mesmo padrão de outros países que depois sofrem consequências terríveis. Para mim o governo agiu tarde e mal, fomos muito poupados inicialmente e não soubemos aproveitar essa vantagem.

― Leon C. Megginson

por MarcoAntonio » 20/3/2020 0:51

Com a pandemia a disseminar-se na Europa, Estados Unidos e outras partes do mundo, cada dia tem sido pior do que o anterior.

Hoje verificaram-se alguns marcos infelizes: o número de óbitos no último dia ultrapassou os 1000 pela primeira vez segundo contagens oficiais e a Itália ultrapassou a China em óbitos. Também com o aumento de testes nos Estados Unidos, o número de casos (e óbitos) mais do que duplicou nos dois últimos dias.

O quadro geral com países seleccionados em destaque (considerem os valores como meramente indicativos):

Imagem

Evolução China vs Resto do Mundo:

Imagem

Registos diários de casos e óbitos (China marcado a claro):

Imagem

Recupero também este quadro do CDC (link para relatório completo mais atrás):

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por Jonatin » 20/3/2020 0:18

MarcoAntonio Escreveu:Não sei se as imagens são verdadeiras mas vi um reporter americano in loco a dizer que "se notava" que as águas de Veneza estavam mais limpas.

Cá está Marco:
https://sicmulher.pt/-mulher/2020-03-18 ... quarentena

Registado: 23/9/2019 11:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal, LMMV, m-m, malakas, malvada, VALHALLA e 101 visitantes