Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Àlvaro » 16/3/2020 13:01

optimiza, em contra tedência temos esta notícia:
https://expresso.pt/coronavirus/2020-03 ... em-se-hoje

Registado: 31/5/2014 23:07

por Marco Martins » 16/3/2020 12:58

optimiza Escreveu:
maturidade Escreveu:Boas.
para quem tenho EUROS e não precise deles as ações estão a preços quase DADOS.
Investir e ficar quietinho, que vai ser uma mina de ouro.
Isto do Coronavirus vai-se resolver e daqui a 1 mês volta tudo à normalidade.
calma, é mais pânico do que outra coisa.
estou nas compras, para vender no segundo semestre de 2020.

bons negocios

Maturidade, infelizmente, ainda não! Depois de um recorde (negativo), a tendência e a lei das probabilidades dizem que é mais fácil partir para novos recordes do que inverter a tendência (the trend is your friend). A tendência no PSI Geral e Psi20 só se inverte, em definitivo, quando existirem menos novos casos de Corona do que casos curados nos USA (Portugal mesmo para os Psis interessa pouco). Sit and wait (modernamente traduzido por Quarentinado e parado).

Excetuando Jerónimo Martins e as imaginadas Biotechs nacionais, as facas continuarão a cair devido aos Fundos (resgates obrigatórios, reduções de exposição a perdas) e aos bem sucedidos Shorts » nenhum está de quarentena e estão particularmente ativos a criar cash. Mesmo cotadas em setores incrivelmente resilientes que até subiram em bem maiores conjunturas recessivas (em faturação, margens e lucros), Nos, Ren, EDP, EDP R, Cofina, Impresa, Novabase, todas caem sem travões.

A meu ver, ainda existem muitas incertezas e não se sabe a realidade do USA e UK!
Tendo como exemplo a China e Macau, certamente ainda teremos 2 meses penosos pela frente... ou seja, durante 2 meses parou um dos motores do mundo (China) e agora durante mais 2 meses vai para o outro motor (USA e Europa)... por isso o avião vai ter de planar durante uns tempos e esperar que pelo menos um dos motores comece a funcionar...
Mas por muito que se queira, teremos um mundo mais restrito nem tão globalizado, pois existem muitos países de áfrica, america e mesmo ásia que ainda não sabemos o que vai acontecer e se também terão de ser considerados para mais 2 meses de paragens...

Se os USA reflectem o crescimento económico do munndo, certamente também vão reflectir o desacelaramento do mesmo.
As acções podem estar baratas, mas existem muitas incertezas do futuro próximo e ainda não sabemos que empresas vão sobreviver.... e que impacto nas restantes vão ter...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Àlvaro » 16/3/2020 12:50

optimiza, infelizmente o cenário é esse que traças. Acrescenteria que, caso a Europa não tome medidas drásticas, os curtos espetam-lhe a estocada final. :?

por Optimiza » 16/3/2020 12:38

maturidade Escreveu:Boas.

bons negocios

Maturidade, infelizmente, ainda não! Depois de um recorde (negativo), a tendência e a lei das probabilidades dizem que é mais fácil partir para novos recordes do que inverter a tendência (the trend is your friend). A tendência no PSI Geral e Psi20 só se inverte, em definitivo, quando existirem menos novos casos de Corona do que casos curados nos USA (Portugal mesmo para os Psis interessa pouco). Sit and wait (modernamente traduzido por Quarentinado e parado).

Excetuando Jerónimo Martins e as imaginadas Biotechs nacionais, as facas continuarão a cair devido aos Fundos (resgates obrigatórios, reduções de exposição a perdas) e aos bem sucedidos Shorts » nenhum está de quarentena e estão particularmente ativos a criar cash. Mesmo cotadas em setores incrivelmente resilientes que até subiram em bem maiores conjunturas recessivas (em faturação, margens e lucros), Nos, Ren, EDP, EDP R, Cofina, Impresa, Novabase, todas caem sem travões.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por maturidade » 16/3/2020 12:15

Boas.

bons negocios

Registado: 2/3/2016 20:30

por Xadrezinho » 16/3/2020 11:59

Àlvaro Escreveu:Talvez ainda hoje saberemos se o mercado está a exagerar no desconto. O impacto é grande, pois dependemos demais do turismo, mas já há empresas claramente em saldos. É tempo de pensar quais as empresas que poderão ter sucesso apesar do vírus. Aquelas que são de futuro. :shock:

Nas minhas cábulas dos anos que fui lendo por aqui no Caldeirão, dizia-se que a REN abaixo de 2€ seria sempre um achado, tal como a Navigator nos mesmos valores ou a Mota a 0,80€, ou a Sonae nos imagináveis 0,50€, ou...ou... e a verdade é que já lá andam e ninguém lhes pega, é a Inteligência Emocional a funcionar como já foi replicado noutros pontos do Caldeirão?
Será que a REN e a Sonae vão desaparecer? A Ren está lá "sentada a distrbuir energia" e a população enquanto existir vai continuar a ter que ter centros de distribuição de comida...
A questão é que meter-se debaixo das facas corta.

Registado: 1/7/2011 13:24

por Optimiza » 16/3/2020 11:49

Àlvaro Escreveu:Talvez ainda hoje saberemos se o mercado está a exagerar no desconto. O impacto é grande, pois dependemos demais do turismo, mas já há empresas claramente em saldos. É tempo de pensar quais as empresas que poderão ter sucesso apesar do vírus. Aquelas que são de futuro. :shock:

Álvaro, não é de mais salientar que para além do CoronaBear e do efeito Macro recessivo que garante no CP (massacre no turismo, fim da tap, fim de 1 banco, encolha no maior exportador, cluster automóvel, corte no consumo geral), Psi20 a atingir recorde de sempre (3597 pontos num índice criado em 1993) é um sinal claro da performance no mercado empresarial e nas Bolsas das cotadas Portuguesas. A analisar uns 20 índices Mundiais, e nenhum outro atingiu hoje recordes de sempre (Psi Geral e Psi20 sempre na linha da frente)! Notável...
Recorde de sempre Psi20 de 2000 para cá uma performance notável.gif
Recorde de sempre Psi20 de 2000 para cá uma performance notável.gif (30.83 KiB) Visualizado 9522 vezes

NOTA - Quase garantido que a esmagadora maioria da população portuguesa não vai sofrer muito na sua saúde com o CoronaVirus, mas é Garantido que a esmagadora maioria da população Portuguesa vai sofrer bastante este ano com o impacto semestral CoronaBear na sua saúde económica.
Editado pela última vez por Optimiza em 16/3/2020 12:08, num total de 1 vez.

Registado: 1/11/2012 23:18

por Àlvaro » 16/3/2020 11:23

Talvez ainda hoje saberemos se o mercado está a exagerar no desconto. O impacto é grande, pois dependemos demais do turismo, mas já há empresas claramente em saldos. É tempo de pensar quais as empresas que poderão ter sucesso apesar do vírus. Aquelas que são de futuro. :shock:

por DIXIE2020 » 16/3/2020 10:05

Bom dia
Caros Caldeireiros
perante esta crise geral, não vou contribuir com as minhas opiniões para esta infeliz realidade q nos deparamos. Por isso durante 20 dias não vou postar absolutamente mais nada. Desejo a todos o melhor e que o nosso PSI recupere rápidamente.... :pray:
Cump.s

Dixie

Registado: 29/11/2007 10:53

por NirSup » 16/3/2020 9:29

Panela de pressão

Está toda a gente (intermediários financeiros, gestores de fundos, particulares) de mão no gatilho à espera de sinais de inversão.
Mas não é hoje. O ouro sobe, as matérias primas descem e os futuros estão em queda (o DAX a descer 10%).
Tudo se conjuga para mais um dia (sessão) de pesadelo. Sem fim à vista.
Mas todos os actores do mercado estão plenamente convencidos que esta crise não é como a crise de 2008. É uma crise temporária. Surgiu, de repente, sem ninguém contar e vai embora com a mesma rapidez. Para trás deixou um rasto de destruição.
E já começam a surgir, aqui e ali, sinais de esperança (Taiwan, Coreia do Sul, China, Macau, estão, aparentemente, a derrotar o monstro).
Comparo a presente situação a uma gigantesca panela de pressão. E estão todos com o dedo no gatilho. Prontos a disparar.
Contudo, imagino que vão existir muitas falsas partidas. Até que tudo se normalize. São tempos de montanha russa.
Duma coisa tenho a certeza: o que não falta é dinheiro, muito dinheiro, à disposição de intermediários financeiros à espera de ganhos estratosféricos numa viagem nessa montanha russa. Só esperam que as portas do circo abram. E o Trump tudo fará para abrir as portas do circo. Novembro é já amanhã.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Cem pt » 16/3/2020 3:46

rsacramento Escreveu:
Cem pt Escreveu:Curiosamente tenho uma opinião formada há muito tempo que os bons indicadores de AT deverão incidir precisamente nos factores emocionais porque são esses que indiciam o sentido dominante dos mercados.

Quando abres o livro é outra coisa :D

é justamente pelo que dizes que me admiro como alguns podem usar uma média móvel de 1000 sessões como suporte primário - isto sem qualquer desprimor para quem assim pensa e age em consequência

Cem pt Escreveu:A conclusão do que deve ser uma Análise Técnica saudável creio que deveria estar precisamente na interpretação mais aproximada desta luta constante entre optimistas e pessimistas em cada papel traduzida na posição ideal a adoptar no presente com expectativas do sentido que irá probabilisticamente assumir em seguida no curto prazo

aqui vens vincar o curto prazo; para mim prazos mais alargados também podem ser abordados com uma AT, como lhe chamas - saudável

Amigo RS:

Procurando clarificar a parte do texto que coloquei em "bold":

1 - Infelizmente acho que a AT não consegue fornecer grandes pistas sobre como será o futuro a médio e longo prazo, provavelmente só uma bola de cristal!

2 - Para um especulador ganhar alguma coisa, numa relação superior a uma unidade de ganhos / perdas, basta que acerte no curto prazo ao swing ou tendência de curto prazo. Interessa nesse caso manter os winners até onde o mercado deixar e desfazer-se dos losers rapidamente, mesmo que a taxa de sucesso seja inferior a 50% como sucede normalmente a quem segue a tendência.

3 - Como uso um misto de análise de escalas diária e semanal e possuo testes que me indicam que o meu prazo médio de permanecer numa trade ronda os 14 dias de calendário, significa que em média só ficarei dentro duma trade cerca de 2 velas semanais (!), portanto essas 2 velas podem-se considerar bastante pouco! Como regra geral posso concluir quanto mais tempo ficar na trade mais ganho mas se lá permanecer menos que os 14 dias o mais provável é que irei perder dinheiro nesse negócio.

---

Como vês esta estratégia tem a ver apenas com o prazo imediato de monitorizar o período imediatamente a seguir ao ponto de entrada na trade.

Logo, falo do curto prazo e isto nada a ver com prazos mais dilatados.

Mais tempo de trade dentro do mercado será sempre um bónus oferecido pelo mercado, que há que aproveitar em toda a linha, uma vez que é sempre este que manda em qualquer situação e nunca o pobre do trader. Este apenas se limita no ponto de partida a disparar uma ordem de entrada, por constatar que estatisticamente está ali uma oportunidade favorável que pode dar origem a mais uma aposta onde as probabilidades de ganhar do que perder dinheiro estão maioritariamente do seu lado.

Na verdade quando entramos num negócio desconhecemos em absoluto qual o caminho provável que o mercado vai seguir mas suspeitamos e especulamos que na maioria das vezes o seguimento da tendência ou do swing dominante nos vai dar o tal "edge" de vantagem que nos permite acumular uma "equity line" saudavelmente ascendente.

Ab.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Punitor » 16/3/2020 3:02

Para já o meu sentimento diz-me que as medidas serão insuficientes, quaisquer que sejam. Eles estão a antecipar estímulos aplicados em tempos de recessão e de crise, é assim que vejo a coisa. E serão essas palavras: recessão e crise, que dominarão amanhã as emoções dos investidores e não os estímulos em si.

Registado: 1/11/2015 12:47

por rsacramento » 16/3/2020 2:43

Punitor Escreveu:Wussu para mim amanhã os índices abrirão e fecharão a cair e bem.
Não há a mínima estabilidade para que abram a subir.
Estás a ver alguma perspetiva de melhoria no contexto económico para amanhã?

a notícia da acção dos bancos centrais disponíveis para comprarem dívida não pode ser má para Portugal, e, por arrasto, para o PSI20

agora se é suficiente para estancar a hemorragia nos mercados, não vou dizer nada

Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 16/3/2020 1:58

Cem pt Escreveu:Curiosamente tenho uma opinião formada há muito tempo que os bons indicadores de AT deverão incidir precisamente nos factores emocionais porque são esses que indiciam o sentido dominante dos mercados.

Quando abres o livro é outra coisa :D

é justamente pelo que dizes que me admiro como alguns podem usar uma média móvel de 1000 sessões como suporte primário - isto sem qualquer desprimor para quem assim pensa e age em consequência

Cem pt Escreveu:A conclusão do que deve ser uma Análise Técnica saudável creio que deveria estar precisamente na interpretação mais aproximada desta luta constante entre optimistas e pessimistas em cada papel traduzida na posição ideal a adoptar no presente com expectativas do sentido que irá probabilisticamente assumir em seguida no curto prazo

aqui vens vincar o curto prazo; para mim prazos mais alargados também podem ser abordados com uma AT, como lhe chamas - saudável

Registado: 29/11/2007 12:50

por artista_ » 16/3/2020 1:27

Quando escrevi a mensagem anterior os futuros do DAX caiam na casa dos 4%, ainda agora caiam já 8%, a coisa está a ficar mesmo má... e quando digo isto já nem me refiro especialmente em relação aos mercados, mas antes aos sinais que eles dão de que a pandemia está descontrolada! :?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Punitor » 16/3/2020 1:25

Wussu para mim amanhã os índices abrirão e fecharão a cair e bem.
Não há a mínima estabilidade para que abram a subir.
Estás a ver alguma perspetiva de melhoria no contexto económico para amanhã?

por artista_ » 15/3/2020 23:41

Wuzzu. Escreveu:Para mim amanhã haverá uma tendencia para o psi20 subir logo pela manhã, copiando as bolsas americanas. .

Não me parece, com os futuros tão negativos, só se acontecer algum milagre até amanhã às 8.00---
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 15/3/2020 21:20

Punitor Escreveu:No gerenciamento emocional as coisas não funcionam com fórmulas companheiro. De uma forma geral as pessoas que gerenciam a sua carteira antecipam-se aos gráficos, sem fórmulas.

As minhas dúvidas prendem-se sobretudo com isto:1. Esse gerenciamento permite-nos ter dados objetivos que nos ajudam na negociação? 2. Também permite identificar os sinais que nos permite dizer que a nossa análise inicial falhou? Estas minhas dúvidas talvez sejam maiores porque eu tenho muita dificuldade em controlar emoções, se não tiver desde o início bem definidos o pressupostos da posição, zona de entrada, stop, metodologia a seguir... mesmo que eu algumas vezes faça mudanças nestes, no in´cio dão uma segurança muito grande porque sei perfeitamente onde devo comprar e o máximo que vou perder, o que vou ganhar normalmente é mais dinâmico, dependendo do título, pode haver um objetivo claro mas, na maioria dos casos, não há, desde que a tendência permaneça de alta é para continuar...

por Cem pt » 15/3/2020 20:50

Thanks pelo vosso feedback.

Em relação a detalhar um pouco mais o que quis dizer sobre os indicadores emocionais transcrevo uma parte do meu post do dia 6 deste mês sobre o tema no tópico que diariamente costumo actualizar:

Onde irão parar os mercados com este nível de pânico instalado? Pode haver muitas teorias e opiniões para todos os gostos mas ninguém o saberá ao certo!

No entanto duma coisa tenho uma forte convicção, se anteriormente ainda não o disse. Aqui fica, não sendo contudo nenhuma novidade para quem no passado acompanhou os conceitos em que acredito nesta matéria: os indicadores técnicos dos sistemas de trading saudáveis não devem representar mais do que uma monitorização constante no final de cada vela sobre qual o saldo emocional maioritariamente representado por quem se encontra comprado e vendido.

Se esse clima emocional estiver positivo deveríamos estar comprados, se estiver negativo deveríamos estar vendidos. Muito simples de explicar este princípio genérico mas um pouco mais complicado de traduzir estes conceitos em termos de programação utilizada.

Já agora, só para vossa curiosidade, o sistema de trading “Osc MI5” possui em linguagem de Metastock cerca de 1200 palavras e fórmulas de sub-rotinas encaixadas em vários níveis que, escritas em linguagem corrente de Word, enchem cerca de 20 páginas de folhas A4.

De todas as formas e desde que qualquer sistema dê dinheiro no final do período a negociar, independentemente do tamanho do programa, tudo bem, estaremos no bom caminho! Aproveitar da melhor forma uma tradução correcta daquilo que o mercado nos está a transmitir é uma chave crucial neste negócio do trading de gestão activa em mercados financeiros.

A conclusão do que deve ser uma Análise Técnica saudável creio que deveria estar precisamente na interpretação mais aproximada desta luta constante entre optimistas e pessimistas em cada papel traduzida na posição ideal a adoptar no presente com expectativas do sentido que irá probabilisticamente assumir em seguida no curto prazo.

Trata-se de uma conclusão que pode parecer demasiado simplista e que para muitos poderá ser polémica porque nestas coisas da AT cada cabeça sua sentença com as suas próprias ferramentas, uns com indicadores muito diversos, outros com suportes e resistências, outros com padrões técnicos e linhas de tendência, um mundo de diferentes ideias as quais, desde que resultem, podem ser excelentes auxiliares para nos indicar com boas probabilidades o caminho a tomar do "show me the money"! Só que existem sempre adiante muitos escolhos desconhecidos e frustrações neste caminho tortuoso e traiçoeiro dos mercados...
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

por Punitor » 15/3/2020 20:47

artista_ Escreveu:
os meus atritos com o Nirsup tiveram unicamente a ver com afirmações dele sobre a AT que na minha opinião são descabidas. Eu apenas respondi a isso e fiz algumas perguntas sobre a capacidade de resposta da AF nas mesmas situações em que ele falou da AT... mas a minha posição foi sempre de troca de diferentes perspetivas, diferentes formas de olhar para o mercado, eu sempre tive consciência que cada um deve usar a que se sente mais confortável... outra coisa, da mesma forma que eu já respondi a dezenas ou centenas de perguntas sobre a AT, também há situações em que sinto curiosidade/necessidade de fazer perguntas sobre a AF a quem a usa! Mais uma vez, sempre numa perspetiva de todos ficarmos a saber um pouco mais sobre isto!
[/quote][/quote]

Não é fácil responderem-te a essas perguntas como deves compreender artista. Os gráficos são o que são e tendem para um sítio ou para outro.
E é extremamente fácil colocares um gráfico com suportes e resistências e tendências.
No gerenciamento emocional as coisas não funcionam com fórmulas companheiro. De uma forma geral as pessoas que gerenciam a sua carteira antecipam-se aos gráficos, sem fórmulas.

por rg7803 » 15/3/2020 20:41

Cem pt Escreveu:Tenho apreciado a excelente troca de argumentos de bom nível aqui produzida.

Curiosamente tenho uma opinião formada há muito tempo que os bons indicadores de AT deverão incidir precisamente nos factores emocionais porque são esses que indiciam o sentido dominante dos mercados.

Viva cem!
Importas-te, por favor, de esmiuçar um pouco esta parte, a sublinhado?
Fiquei curioso! Obrigado e abraço.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Punitor » 15/3/2020 20:40

Cem pt o que dizes é verdade companheiro.
O que é a gestão do risco? É essencialmente uma gestão emocional, não venham cá com outras explicações.
Mas, também é óbvio que se os gráficos apontarem para norte fico mais confiante, mais seguro e arrisco mais.
Mas, a inteligência emocional vai muito além disso. Como estará o mercado daqui por um ano? Quais as empresas que lucram com a crise x, mas não lucram com a crise y? Se fizeres as estimativas bem feitas não ficarás muito longe do comportamento dos gráficos.
Por isso, é que me atrevi já há um tempo atrás a dizer que o PSI irá parar lá baixo a um nível que nunca foi.
É triste sem dúvida o psi estar com pior desempenho agora do que há duas décadas, mas gerindo emocionalmente todas as variáveis entende-se perfeitamente.

por artista_ » 15/3/2020 20:36

Cem pt Escreveu:Tenho apreciado a excelente troca de argumentos de bom nível aqui produzida.

Curiosamente tenho uma opinião formada há muito tempo que os bons indicadores de AT deverão incidir precisamente nos factores emocionais porque são esses que indiciam o sentido dominante dos mercados.

Viva grande Cem, eu que sou uma espécie de «purista» da At, quanto menos indicadores e linhas melhor, fiquei curioso em saber que tipo de indicadores emocionais falas?

grande abraço!

por artista_ » 15/3/2020 20:32

Punitor Escreveu:
artista_ Escreveu:
Punitor Escreveu:Na situação atual, o mercado está mais governado emocional ou tecnicamente? Diria que por ambos. A linguagem é quase a mesma e aconselho a

O mercado terá os níveis emocionais no máximo, certamente que os movimentos serão muito movidos pelas emoções que estarão muito sensíveis dos investidores... a AT não mexe grande coisa, para mim não mexe nada, é apenas uma forma de tentar compreender essas evoluções e/ou avaliar o posicionamento que devo ter no mercado. Obviamente que há outras formas de análise, eu sinto-me muito mais confortável a usar a AT...

abraço

Eu entendo-te artista, mas há investidores que não se dão com a AT e isso não quer dizer que não tenham estratégias alternativas para serem bem sucedidos doutra forma. Há muitos caminhos para chegar ao mesmo sítio, sempre.

Não sei se reparaste, disseste por outras palavras o que eu tinha escrito! :wink:

os meus atritos com o Nirsup tiveram unicamente a ver com afirmações dele sobre a AT que na minha opinião são descabidas. Eu apenas respondi a isso e fiz algumas perguntas sobre a capacidade de resposta da AF nas mesmas situações em que ele falou da AT... mas a minha posição foi sempre de troca de diferentes perspetivas, diferentes formas de olhar para o mercado, eu sempre tive consciência que cada um deve usar a que se sente mais confortável... outra coisa, da mesma forma que eu já respondi a dezenas ou centenas de perguntas sobre a AT, também há situações em que sinto curiosidade/necessidade de fazer perguntas sobre a AF a quem a usa! Mais uma vez, sempre numa perspetiva de todos ficarmos a saber um pouco mais sobre isto!

por Cem pt » 15/3/2020 20:12

Tenho apreciado a excelente troca de argumentos de bom nível aqui produzida.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, acintra, iniciado1 e 186 visitantes