Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Punitor » 15/3/2020 20:11

artista_ Escreveu:
Punitor Escreveu:Na situação atual, o mercado está mais governado emocional ou tecnicamente? Diria que por ambos. A linguagem é quase a mesma e aconselho a

O mercado terá os níveis emocionais no máximo, certamente que os movimentos serão muito movidos pelas emoções que estarão muito sensíveis dos investidores... a AT não mexe grande coisa, para mim não mexe nada, é apenas uma forma de tentar compreender essas evoluções e/ou avaliar o posicionamento que devo ter no mercado. Obviamente que há outras formas de análise, eu sinto-me muito mais confortável a usar a AT...

abraço

Eu entendo-te artista, mas há investidores que não se dão com a AT e isso não quer dizer que não tenham estratégias alternativas para serem bem sucedidos doutra forma. Há muitos caminhos para chegar ao mesmo sítio, sempre.

Registado: 1/11/2015 12:47

por Punitor » 15/3/2020 20:03

Àlvaro Escreveu:Ora bem, temos então o índice no mesmo lugar de há 1/4 de século. Isso quer dizer que a economia está pior hoje que há 25 anos? Não, não é isso. Há 25 anos a América precisava da Europa para estancar o comunismo, hoje a Rússi tem uma economia frágil e a administraçã Trump pensa não precisar da Europa para coisa nenhuma. Esse é o ponto. :?

Àlvaro acho que o problema não está na Europa, mas mesmo no PSI, a meu ver, claro.
Repara o DAX atingiu máximos, o STOXX atingiu máximos. E outros índices europeus não atingiram máximos porque a situação na Europa esteve meia estagnada e o setor financeiro europeu está digamos pouco robusto...
Já o PSI nem esteve muito bom, nem bom, esteve anémico no contexto mundial. Não conseguiu pura e simplesmente subir lá cima. Não teve força, tem algumas empresas fraquitas, com contas fraquitas...

por artista_ » 15/3/2020 19:54

Punitor Escreveu:Na situação atual, o mercado está mais governado emocional ou tecnicamente? Diria que por ambos. A linguagem é quase a mesma e aconselho a

O mercado terá os níveis emocionais no máximo, certamente que os movimentos serão muito movidos pelas emoções que estarão muito sensíveis dos investidores... a AT não mexe grande coisa, para mim não mexe nada, é apenas uma forma de tentar compreender essas evoluções e/ou avaliar o posicionamento que devo ter no mercado. Obviamente que há outras formas de análise, eu sinto-me muito mais confortável a usar a AT...

abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Punitor » 15/3/2020 19:40

artista e NurSup a mim o que me calha dizer honestamente é que gosto das intervenções de ambos.
Gosto imenso de vos ler e de ver nos vossos comentários a vossa sabedoria.
Cada um da sua maneira, eu consigo entender os dois e aceitar os dois e aprender com os dois.
O NurSup estuda imenso e cruza sempre informações muito pertinentes e sim o mercado tem muito de emocional, muito mesmo.
O artista considero-o mais analítico e alguém muito experiente na coisa, sem dúvida.
Na situação atual, o mercado está mais governado emocional ou tecnicamente? Diria que por ambos. A linguagem é quase a mesma e aconselho a cada um de vós a compreender a linguagem do outro. Um conselho que cairá em saco roto certamente, porque muito menos do que vós sou para vos poder aconselhar. Muitos franceses jamais aprenderão inglês e muitos ingleses jamais aprenderão francês por muito que estudem e que se esforcem por aprender.

por artista_ » 15/3/2020 16:07

Àlvaro Escreveu:Ora bem, temos então o índice no mesmo lugar de há 1/4 de século. Isso quer dizer que a economia está pior hoje que há 25 anos? Não, não é isso. Há 25 anos a América precisava da Europa para estancar o comunismo, hoje a Rússi tem uma economia frágil e a administraçã Trump pensa não precisar da Europa para coisa nenhuma. Esse é o ponto. :?

Não me parece que a Rússia e a América tenham muita importância nisso. Haverá vários fatores com contribuirão para isso, julgo que os mais importantes são a bolsa portuguesa ser pequena, marginal e, sobretudo, ter sido vítima de vários episódios que a descredibilizaram, sobretudo por erros da regulação...todos conhecemos alguns desses tristes episódios!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 15/3/2020 16:01

NirSup Escreveu:Muita gente que escreve neste forum não me tem em boa conta. E lá terão as suas razões. Alguns por razões que para mim são óbvias.

Para que não restem dúvidas não tenho nada contra ti, até era capaz de ir beber um copo contigo para falarmos dos mercados (agora não por causa do virus)... estou é em total desacordo em relação à tua posição em relação à AT, e até tenho alguma pena que não respondas a alguns dos comentários que fiz a algumas afirmações tuas em relação à mesma. Como a escrever é difícil debater, pode ser que um dia possamos trocar ideias numa conversa pessoal! :wink:

NirSup Escreveu:E alguém dotado de uma grande inteligência emocional consegue antecipar o futuro, faz associações incríveis de acontecimentos que a outros passam despercebidos.

Até acredito que haja quem o consiga fazer, mas achas que serão muitas pessoas que o conseguem?! Além disso, tal como em qualquer outra análise (incluíndo a AT) as pessoas podem sempre enganar-se... aliás, já o escrevi várias vezes, o método de análise que usamos não serve de nada se a nossa estra´tégia for ineficaz...

por Àlvaro » 15/3/2020 15:56

Ora bem, temos então o índice no mesmo lugar de há 1/4 de século. Isso quer dizer que a economia está pior hoje que há 25 anos? Não, não é isso. Há 25 anos a América precisava da Europa para estancar o comunismo, hoje a Rússi tem uma economia frágil e a administraçã Trump pensa não precisar da Europa para coisa nenhuma. Esse é o ponto. :?

Registado: 31/5/2014 23:07

por artista_ » 15/3/2020 15:48

NirSup Escreveu:Mas estás errado e nisso tenho de dar razão ao artista que, apesar de todas as polémicas que cria, de burro nada tem.

Engraçado dizeres que crio polémicas... desde há algum tempo (anos) que tenho refletido ssobre o facto de muitas vezes me envolver em discussões aqui, mas nunca ninguém me tinha falado nisso, pelo menos de uma forma direta. Nas reflexões que fiz sobre o assunto cheguei à conclusão que o factos que mais contribuem para isso são: 1. Ter a tendência irresistível para responder sobretudo quando estou completamente em desacordo com o que alguém escreve; 2. Fazê-lo de uma forma direta e crua, digamos que um bocado cruel para quem está do outro lado;

Depois dessa reflexão feita, até reduzi (ou tentei) a quantidade de intervenções/respostas, mas decidi não mudar muito a forma como o faço, sobretudo porque acho que é mais eficaz para abrir os olhos a quem anda aqui e não tem noção dos perigos que corre... nos cerca de 20 anos que tenho de foruns de bolsa (antes do Caldeirão houve outros um bocado mais amadores) já vi muitos relatos de pessoas desemperadas com o que perderam nos mercados, histórias de vida complicadas por causa de posicionamentos irresponsáveis nos mercados de capitais... e a bolsa portuguesa tem sido cada vez mais o sitio ideal para que essas histórias existam, dado o comportamento deprimido que tem tido nos últimos 12/13 anos, para não ir mais longe e falar em duas décadas, já que depois das quedas do início do milénio ainda houve uma recuperação, quase total, até meados de 2007 que permitiu a muita gente recuperar dos erros cometidos e entrar nos eixos... eu fui um desses casos, tive sorte, outros não a tiveram, ou aprenderam à primeira, ou o mais rápido possível, ou perderam muito dinheiro nos mercados de capitais, porque a tendência de quem começa é comprar barato que, para estes, significa muitas vezes comprar o que já caiu muito, o que é mais um erro clássico!

Bom, já escrevi muito, o facto de escrever muito depressa também contribui muito para que responda mais vezes do que devia! :D

por NirSup » 15/3/2020 15:41

Punitor Escreveu:Só acrescentaria mais uma coisa: Vivem-se tempos de grande incerteza em que tudo está a tremer: as pessoas, os governos, as economias, os bancos centrais, os mercados...

Caro Punitor,
Agradeço, sinceramente, as tuas amáveis palavras mas acho que exageras.
Muita gente que escreve neste forum não me tem em boa conta. E lá terão as suas razões. Alguns por razões que para mim são óbvias.
É notório que alguns comentadores deste FORUM são pessoas eloquentes, possuidores de muitos conhecimentos de ordem técnica e até dos fundamentais das empresas cotadas (inteligência cognitiva), mas falta-lhes algo que em períodos de incerteza como este é fundamental: inteligência emocional.
E alguém dotado de uma grande inteligência emocional consegue antecipar o futuro, faz associações incríveis de acontecimentos que a outros passam despercebidos. E nestes tempos de crise e de incerteza não são os dotados de grandes conhecimentos técnicos e dos fundamentais das empresas que triunfam. São os dotados de inteligência emocional, que sabem jogar com a situação e tomar as medidas adequadas por antecipação. Antes de todos os outros (TEORIA DOS JOGOS).
Para isso não é preciso ter cursos superiores ou mesmo serem professores universitários.
É preciso conhecer a vida. Conhecer bem a psicologia humana e como reagem os homens em situações de stress e de euforia.
Como eu costumo dizer: a bolsa não passa da gestão no presente de expectativas futuras.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Punitor » 15/3/2020 14:58

NirSup adorei o teu testemunho companheiro, desde a tua franqueza até à maneira ilustrativa como explanaste a coisa.
De facto o Sr. Berardo é um exemplo mais que bom. Apesar de que o BCP foi mesmo um desastre fora de série...
Só acrescentaria mais uma coisa: Vivem-se tempos de grande incerteza em que tudo está a tremer: as pessoas, os governos, as economias, os bancos centrais, os mercados...
Ninguém sabe as proporções que isto vai tomar, e por isso esta é a pior altura para arriscarmos e deixarmos o nosso dinheiro à deriva nesse risco.
Acho que o PSI por arrasto vai parar a níveis que nunca foi.

por NirSup » 15/3/2020 10:05

Rop12770 Escreveu:
As "perdas" estão adquiridas, mas para já nada que me assuste.
Só são perdas se vender. Só são perdas se as empresas fecharem de vez.

Caro Rop12770,
Essa afirmação ou postulado é das afirmações mais lidas ou ouvidas por aqueles que investem nos mercados financeiros e que estão a perder dinheiro . Perder dinheiro a sério.
Parece uma afirmação óbvia, um postulado indiscutível, cheio de lógica.
Mas estás errado e nisso tenho de dar razão ao artista que, apesar de todas as polémicas que cria, de burro nada tem.
Essa afirmação, que é repetida um pouco por todo o lado, até nas mesas do café, é das coisas mais estúpidas que já li e ouvi de quem compra e vende ativos financeiros. Desculpa a minha franqueza mas também eu já acreditei nessa afirmação. Não acredito mais.
Queres um exemplo?
O Comendador Joe Bernardo, levado pela ambição de outros (e também dele próprio) comprou ações do BCP a 3 euros. Questionado pela imprensa quanto é que perdia com a sua posição no BCP, respondia invariavelmente: só perco se vender. Perdeu tudo. Hoje, já não pensa assim.
Queres um conselho de quem anda aqui há muitos anos?
- Não corras atrás do preço mas corre antes atrás do valor;
- Não compres, hoje, o que podes comprar mais barato amanhã ;
- E vende, hoje, o que achares que podes comprar mais em conta no dia seguinte;
- Acima de tudo e de todas as coisas, bom senso na hora de comprar e de vender e não ligues ao que ouves dizer.
O passado, a história, são fonte de grandes ensinamentos. É um manancial de sabedoria. Por isso, evita cometer no presente erros que outros cometeram no passado.
Já perdi muito dinheiro em bolsa. Mas também já ganhei muito dinheiro em bolsa.
Não tenho qualquer respeito pelo dinheiro. Ando nisto pelo gozo e pela adrenalina que este jogo me dá. E adoro viver no fio da navalha. Mas prefiro, de longe, ganhar do que perder.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por rtt » 14/3/2020 23:31

Caro Ulisses,
é mesmo cm disseste há uns dias(salvo erro), estamos perante um crash ordenado...

Peço desculpa por voltar a colocar a mesma questão mas como há vários participantes a realçar a queda ordenada..

Quando se fala de Crash ordenado, que ilações podemos tirar em relação a evolução dos mercados!?!

Registado: 8/1/2010 2:08

por Sr_SNiper » 14/3/2020 22:31

Àlvaro Escreveu:Embora não concorde minimamente com a decisão, como o fórum não é meu, registo o incidente. Mas deixo aqui a justificação: não concordo porque se o critério fosse apagar o que é a gozar já teria havido intervenção anteriormente.

Aceita simplesmente as regras e não esperneies… doi menos !!
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Àlvaro » 14/3/2020 22:22

Embora não concorde minimamente com a decisão, como o fórum não é meu, registo o incidente. Mas deixo aqui a justificação: não concordo porque se o critério fosse apagar o que é a gozar já teria havido intervenção anteriormente.

por MarcoAntonio » 14/3/2020 20:44

Alvaro, dois posts consecutivos desprovidos de conteúdo. Um, noutro tópico, o mais grave, já removi, era um ataque gratuito disfarçado. Lá por ser disfarçado, não deixa de ser gratuito e não deixa de ser inaceitável. Estás de novo a ficar fora do controlo. E este uso para te responder e avisar. Já sabes que neste espaço há limites e tu não és excepção aos limites. Tens de cumprir as regras do forum e respeitar a opinião dos outros. Porque não concordas, não te dá o direito de atacares, zombares ou responder com conversa da treta sem qualquer conteúdo. Não és especial!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Àlvaro » 14/3/2020 20:37

sacramento, fico com dúvidas se estás a tentar meter a piada forçada para te fazeres desentendido ou se não entendes mesmo. Se á a sesunda hipóttese, então é mais grave. Mas eu creio que é a primeira. É que o riso é um ato de inteligência e com esse comentário só rirá quem não percebe a coisa básica de que as Tv também difundem ideologia. Ou pensas que não que é assim uma coisa sei lá, com piada? Pois...

por rsacramento » 14/3/2020 19:45

China, América, Alemanha, Impresa: isto anda tudo ligado...

Registado: 29/11/2007 12:50

por Àlvaro » 14/3/2020 16:49

Marco, estás a pedir-me que explicite a relação com o PSI com o que se passa na Alemanha? Parece-me relativamente óbvio. Este problema grave poderia desencadear um também grave problema económico com reprecursões na política. O Trumpismo na Europa poderia aproveitar essa grave crise para fazer mais estragos na Europa, mas assim ficará mais difícil. A Europa terá de apostar tudo na queda de Trump ou, caso volte a ganhar. virar-se a todo o vapor para a China. Desde que caiu o muro, a América não precisa da Europa e tem colocado od seus peões políticos, que por aqui também operam modestamente, mas uma grave crise poderia ser uma oportunidade para esses falcões. Estou aqui a fazer figas para que a Alemanha consiga segurar o projeto europeu no qual acredito. Trump e os seus falcões foram mesmo a pior coisa que nos aconteceu. O esmagamento da nossa economia resulta em parte da força dessa pata gigantesca e assustadora. Felizmente em Portugal não há espaço para essa gente prosperar. Percebes agora porque acredito na Impresa? Tem tudo a ver.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ET_ultimas

por MarcoAntonio » 14/3/2020 15:52

Àlvaro Escreveu:A brincadeira deverá ter chegado ao fim:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... mia-559292

Alvaro, podes explicar a ligação com o PSI20?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Àlvaro » 14/3/2020 15:20

A brincadeira deverá ter chegado ao fim:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... mia-559292

por Punitor » 13/3/2020 22:59

Hoje alterou-se uma variável significativa que pode ajudar a coisa.
O Trump declarou o Estado de Emergência e decidiu priorizar o combate do coronavírus e a saúde dos americanos.
É um bom sinal, sem qualquer dúvida, porque se trata de uma política de combate à causa que está a provocar a queda vertiginosa de todos os índices. Ainda bem que a América fez isto porque este sinal será bem interpretado no mundo inteiro.
Apesar de todas as medidas adotadas, a incerteza reina e continuará a reinar pelo menos até ao momento em que a pandemia comece a declinar.
Veremos se estas medidas, quer na Europa, quer na América, declinam a pandemia nas próximas semanas.
De qualquer das formas, os impactos económicos causados até essa fase não podem ser ignorados e continuarão a impactar os índices.

por artista_ » 13/3/2020 21:24

bucks Escreveu:Já tinhas visto resaltos destes anteriormente com tal intensidade e rapidez?

Há uma forma fácil de verificares isso, basta olhar para o gráfico com um histórico alargado e fazer contas! :wink:

por Bucks » 13/3/2020 21:12

Ulisses, ainda pensava ver o indice passar os 5300 pontos...
Calculo que não fui só eu a ver os ganhos evaporados em dias...
Já tinhas visto resaltos destes anteriormente com tal intensidade e rapidez?
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Punitor » 13/3/2020 18:39

Este ressalto que parecia ir no bom caminho, regrediu num ápice porque no fim-de-semana podem acontecer tantas coisas, e a probabilidade de serem coisas piores parece ser maior do que a de acontecerem coisas melhores.
Agora fala-se de incentivos e apoios que têm estado a minorar a coisa de uma forma invisível. Apagar um incêndio com umas gotas de água pode atiçá-lo mais ainda. Por isso, esses apoios de nada servem, podendo aliás ter o efeito paradoxal.

por DIXIE2020 » 13/3/2020 17:29

Caro Ulisses,
é mesmo cm disseste há uns dias(salvo erro), estamos perante um crash ordenado...
quem diria há um mes que
o PSI20 estaria hoje a negociar nos 4000-3800pts?

-Na minha perspectiva o BCE tem q vir ao mercado e
começar a comprar ações em mercado aberto,
estabelecendo alguma confiança no mercado,
caso contrario, isto vai demorar muito tempo a endireitar...
Ou o Xi Jinping e tropa chinesa
esperam mais uma semana ou duas:
entram por aqui adentro com algumas dezenas de veiculos financeiros encapotados nas praças europeias,
compram todas as empresas na UE,
e por meia duzia de yuans....

Ab.
Dixie

Registado: 29/11/2007 10:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 129 visitantes