PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Goya, disse curioso mas a palavra que melhor empregaria seria raro. Claro que é um sinal de fraqueza. Mas, por outro lado, dado o nível de "sobrevenda" e esta zona de mínimos ter sido a de ontem, é possível que o mercado tente estabilizar aqui uns dias. Eu continuo a defender que os ressaltos são oportunidades de venda até uma demonstração de força consistente.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Tenho actualizado o gráfico do PSI diariamente, mas hoje vou ter que abrir uma excepção dado o que o mercado tem vindo a fazer nas últimas 3 horas. Praticamente, deitou fora todos os ganhos do ressalto de hoje. Quanto há pouco escrevia que olhava para estas subidas como um ressalto nunca sabendo quando terminaria, estava convicto da fraqueza actual do mercado mas não fazia ideia que nem o dia de hoje aguentaria. (Em espanha esteve a ganhar quase 4%, já perde mais de 1%!)
Aqui ficam os gráficos actualizados. A vela de hoje é muito, muito curiosa.
Abraço,
Ulisses
Porque dizes curiosa?
É um sinal de fraqueza bastante forte depois do início do dia. Isso sem dúvida...
- Registado: 17/7/2014 22:33
Ir mais longe como assim? Não estou a entender.
Sim, isso pode ser mesmo como descreves, mas para mim, dado a sobrevenda, o ressalto terá de ir mais longe.
- Registado: 31/5/2014 23:07
O recuo é só mais um sinal de fraqueza. Como o ressalto não era sinal de força nenhuma, tal como afirmei há 3 horas atrás, era apenas um mero ressalto técnico. Um dia o mercado dará sinal de força, não adianta tentarmos antecipá-lo. Tal como escrevi na Sexta-feira, "Não são apenas as pessoas que estão infectadas com o novo coronavírus, os mercados também estão. Muitos têm sido os corajosos que têm tentado entrar, acreditando que está já curado e pronto para correr de novo. Mas o mercado está cheio de heróis sem cabeça, de falsos faquires que teimam a apanhar facas a cair. Haverá muitos ressaltos e subidas fortes nos próximos tempos, como é próprio depois de quedas violentas. Mas não há ainda qualquer sinal de força consistente e, enquanto isso não suceder, há que respeitar a fraqueza de um mercado contaminado"-
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses, este recuo é na verdade um sintoma de que as coisas poderão piorar. 

Tenho actualizado o gráfico do PSI diariamente, mas hoje vou ter que abrir uma excepção dado o que o mercado tem vindo a fazer nas últimas 3 horas. Praticamente, deitou fora todos os ganhos do ressalto de hoje. Quanto há pouco escrevia que olhava para estas subidas como um ressalto nunca sabendo quando terminaria, estava convicto da fraqueza actual do mercado mas não fazia ideia que nem o dia de hoje aguentaria. (Em espanha esteve a ganhar quase 4%, já perde mais de 1%!)
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- psi.jpg (337.97 KiB) Visualizado 8525 vezes
artista, essa foi boa. Vem mesmo ao encontro da psicologia da bolsa e do ditado: pela boca morre o peixe. Esquece lá isso da embirração e foquemo-nos nas medidas de Trump que deve dar um arzinho de graça ao verde. O ressalto até agora é muito cócózinho para os estragos feitos. Temos que ir lá mais alto, ao nunho do cuco. 

Àlvaro Escreveu:artista, se te passa pela cabeça que se trata de embirração com uma empresa, então estás a ver mal o filme. Diria mesmo, os filmes.
Parece-me ser honesto não esconder que algumas ações caem brutalmente e outras se aguentam, não por causa do vírus ou da economia, mas por causa da psicologia. Talvez por isso se diga que economia é basicamente economia. Pensa um pouco: se o ponto para as quedas é a quebra de procura de produtos e a dificuldade futura das empresas em vender... não sei se estás a ver os aeroportos? Os aviões a voar e assim.
Eu falei de embirração com a empresa? Falei de insistência esquisita nessa ideia... e como disse o Opcard, a Ibersol era a única que estava a cair há pouco, o que torna a tua embirração ainda mais incompreensível. Há muita coisa que contribui para a evolução das cotações a curto, médio e longo prazo, há muito tempo que descobri que se quero ter sucesso nos mercados financeiros, não vale a pena perder tempo a tentar perceber os porquês dessas evoluções.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
É muito provável que seja só um ressalto, mas atendendo aos estragos que o vírus fez parece-me um pequeno resalto, pelo menos mais um dia no verde não ficaria nada mal na fotografia.
Àlvaro Escreveu:artista, se te passa pela cabeça que se trata de embirração com uma empresa, então estás a ver mal o filme. Diria mesmo, os filmes.
Parece-me ser honesto não esconder que algumas ações caem brutalmente e outras se aguentam, não por causa do vírus ou da economia, mas por causa da psicologia. Talvez por isso se diga que economia é basicamente economia. Pensa um pouco: se o ponto para as quedas é a quebra de procura de produtos e a dificuldade futura das empresas em vender... não sei se estás a ver os aeroportos? Os aviões a voar e assim.
E com isto tudo a ibersol é a única ação em queda no PSI 20 , nisto é melhor escolher o culpado do que procurá-lo .
- Registado: 9/9/2013 15:13
artista, se te passa pela cabeça que se trata de embirração com uma empresa, então estás a ver mal o filme. Diria mesmo, os filmes.

Àlvaro Escreveu:Tudo isso é verdade, mortos, infetados, quebra na procura e na oferta, possível recessão...
mas então porque é que a Ibersol não caí. Parece que há algumas que já descobriram a vacina. Ai os mercados financeiros... ai os meninos...
Tu não desistes dessa ideia da Ibersol?!!! Coloquei o gráfico da Ibersol do último mês e o que me aparece é que estava a 9 e agora a 7,30, quase 20% de queda, e tudo dizes que não cai?!! Há com cada uma... além disso, já aqui tinha referido, a Ibersol negoceia meia dúzia de ações por dia, por isso todos os movimentos, valem o que valem... eu nem costumo olhar para o gráfico de empresas pouco líquidas, fui ver por causa do teu comentário!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Oh, valha-me Deus. Vou apagar o meu post não vá induzir alguém em erro, mais despistado do que eu.
Obrigado pelo reparo rscacramento
Obrigado pelo reparo rscacramento

quero apenas dizer duas coisas, ambas acerca da Ibersol: uma é que ela integra efectivamente o PSI20; a outra é que ela já recuou mais de 10% desde as quedas de fevereiro, portanto não percebo a insistência do alvaro..
Àlvaro Escreveu:Tudo isso é verdade, mortos, infetados, quebra na procura e na oferta, possível recessão...
mas então porque é que a Ibersol não caí. Parece que há algumas que já descobriram a vacina. Ai os mercados financeiros... ai os meninos...
Tal como a REN que tem a mesma desvalorização anual, está ação na prática é obrigação , A Ibersol o grupo que a controla matem a cotação com redia curta .
Serão ações sem significado para analisar o mercado
Tudo isso é verdade, mortos, infetados, quebra na procura e na oferta, possível recessão...

exacto o dilema agora é perceber se isto foi um flash-crash (um correção rápida) ou uma inversão de tendência de longo prazo
como costumam dizer aqui os caros foristas o vix está demasiado "esticado"
Por agora, considero todas as subidas meros ressaltos, até que se quebrem resistências relevantes. Foi assim que considerei o ressalto do início da semana passada e este também.
Abraço,
Ulisses
peaners Escreveu:Não é dezenas de milhares mas sim milhares: 10 março temos 4.027 óbitos contra 64.041 recuperados
Conhecidos, declarados, oficiais. Não só a epidemia não terminou (como bem indicou o Ulisses), o "verdadeiro" balanço só se fará dentro de algum tempo e incluirá estimativas. É impossível saber exactamente quantas pessoas morreram neste momento, convém que as pessoas tenham noção disso.
Alguns países estão, com toda a probabilidade a mentir, ocultar ou simplesmente nem a controlar. Além de que nenhum país pode garantir que identificou todas as situações (só para citar um exemplo, o "primeiro" morto declarado em Espanha já tinha morrido há duas semanas).
Eu peço desculpa desde já por estar a escrever estas coisas, que não pretendem de forma alguma ser alarmistas. É para colocar realismo neste tema. Nestas epidemias, no final, o que se apuram são "estimativas". Porque é impossível contabilizar os mortos com certeza e exactidão.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ulisses Pereira Escreveu:peaners, eu sei que para já são milhares, mas é difícil imaginar que o balanço afinal não sejam com dezenas de milhares porque, infelizmente, ainda falta muito tempo para o balanço final.
Quanto ao PSI, dia de grande recuperação hoje, mas quando olhamos para o gráfico percebemos a verdadeira dimensão da mesma em função das brutais quedas que a antecederam. Interessante analisar como o ressalto da semana passada começou com o RSI a 21 e esta semana a 19, portanto é uma zona de ressaltos nesta crise.
Infelizmente, nada de novo a concluir neste ressalto, apenas a curiosidade de perceber até onde irá.
Deixo o gráfico actualizado.
Abraço,
Ulisses
exacto o dilema agora é perceber se isto foi um flash-crash (um correção rápida) ou uma inversão de tendência de longo prazo
como costumam dizer aqui os caros foristas o vix está demasiado "esticado"
"Quem desdenha quer comprar"
peaners, eu sei que para já são milhares, mas é difícil imaginar que o balanço afinal não sejam com dezenas de milhares porque, infelizmente, ainda falta muito tempo para o balanço final.
Quanto ao PSI, dia de grande recuperação hoje, mas quando olhamos para o gráfico percebemos a verdadeira dimensão da mesma em função das brutais quedas que a antecederam. Interessante analisar como o ressalto da semana passada começou com o RSI a 21 e esta semana a 19, portanto é uma zona de ressaltos nesta crise.
Infelizmente, nada de novo a concluir neste ressalto, apenas a curiosidade de perceber até onde irá.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- psi.jpg (330.04 KiB) Visualizado 8977 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:Peaners, obviamente que a humanidade vai sobreviver a isto. Infelizmente, com dezenas de milhares de mortos mais do que o normal.
Agora ignorar as brutais consequências económicas disto é fechar os olhos à realidade. E a reacção dos mercados é brutal mas absolutamente normal em relação ao que está a acontecer. Economia a desacelerar, alguns países entrarão em recessão, empresas vão ver os seus resultados caírem forte e é óbvio que o mercado ajusta a isso.
Abraço,
Ulisses
Não é dezenas de milhares mas sim milhares: 10 março temos 4.027 óbitos contra 64.041 recuperados
O meu comentário referiu-se ao movimento sell-off em si mesmo, mas que julgo ser influenciado em grande parte pelo índice vix
Na minha opinião é cedo para se falar em recessão, pode acontecer um ou 2 meses de abrandamente e retomar o ritmo depois disso, e mesmo se houver um trimestre negativo não é sinónimo de recessão. Definição de recessão técnica: quando há dois trimestres negativos seguidos

O Japão fechou 2019 em queda (https://exame.abril.com.br/economia/economia-do-japao-termina-2019-em-recessao/) mas são dados de 2019 julgo não ter nada a ver com o vírus, por cá a nossa economia fechou 2019 a crescer.
peaners Escreveu:a época de saldos está aí
há quem já esteja a aproveitar
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/bcp-dispara-quase-15-apos-compras-de-nuno-amado?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques
Tal cm referi ontem no PSI hoje
temos aí 1.ºum movimento de REbound/recuperação,
embora ainda n se possa afirmar q há algum ponto de estabilidade nos mercados.
Nesta fase se ainda estivesse dentro: aproveitaria para sair de fininho nestes movimentos de recuperação e esperaria liquido e fora até q os mercados estabilizasse para pensar em entrar novamente.
Na minha modesta opinião e experiencia com a crise das bolsas a 19 de outubro de 1987,
em q o Dow Jones sofreu uma queda num só dia de 20%,
repito o Dow Jones nessa 2.ªfeira negra sofreu uma queda 20%,
os mercados podem ainda n ter descontado tudo o que podem ter q descontar e a
chave/solução para este problema encontra-se na China e nos USA(quantos estragos nessas economias efectivamente ocorreram e vão ocorrer?)
como vão reagir as praças americanas e restantes a curto prazo
perante estes problemas:
Guerra de produção petroleo e
Pandemia do Corona Virus?
(Para já Italia entrou em periodo de quarentena. O que poderá suceder se o louco do Trump decreta algo parecido nos USA??? )
BN
PS: Cuidado, a big wave (a tempestade perfeita)ainda poderá estar para vir...isto pode ser só um começo de algo mais serio..
temos aí 1.ºum movimento de REbound/recuperação,
embora ainda n se possa afirmar q há algum ponto de estabilidade nos mercados.
Nesta fase se ainda estivesse dentro: aproveitaria para sair de fininho nestes movimentos de recuperação e esperaria liquido e fora até q os mercados estabilizasse para pensar em entrar novamente.
Na minha modesta opinião e experiencia com a crise das bolsas a 19 de outubro de 1987,
em q o Dow Jones sofreu uma queda num só dia de 20%,
repito o Dow Jones nessa 2.ªfeira negra sofreu uma queda 20%,
os mercados podem ainda n ter descontado tudo o que podem ter q descontar e a
chave/solução para este problema encontra-se na China e nos USA(quantos estragos nessas economias efectivamente ocorreram e vão ocorrer?)
como vão reagir as praças americanas e restantes a curto prazo
perante estes problemas:
Guerra de produção petroleo e
Pandemia do Corona Virus?

(Para já Italia entrou em periodo de quarentena. O que poderá suceder se o louco do Trump decreta algo parecido nos USA??? )
BN
PS: Cuidado, a big wave (a tempestade perfeita)ainda poderá estar para vir...isto pode ser só um começo de algo mais serio..

Editado pela última vez por DIXIE2020 em 10/3/2020 13:08, num total de 1 vez.
Rop12770 Escreveu:Desculpem-me a pergunta se parecer muito estupida, mas uma queda generalizada do preço do petroleo não deveria ajudar a economia, visto que tudo gira em torno de combustiveis/energia?
As companhias aereas tem combustiveis mais baratos, as transportadoras igual, a comunidade em geral idem....
Se tivesse subido é que seria preocupante, certo?
Então a que se deveu este panico da queda do preço?
Já nao percebo nada disto....
As tuas dúvidas tem lógicas .Vou começar de longe , no passado as descidas no preço de petróleo eram gasolina para as economias ocidentais como as sua subida colocavam-nos de joelhos , da inflação a falta de divisas para pagar as importações dele .
No ocidente havia indústrias , dependendo do sector +- por cada Euro produzido 20% eram custo energético , hoje os os PIB,s ocidentais são 70 a 80% serviços o custo em energia não tem significado e produzimos de forma muito mais eficiente.
Agora estamos quase num soma nula , a empresa que mais sofre com a queda do petróleo é a Mota porque quem lhe paga precisa das receitas do a quem já chamaram ouro negro , até esta expressão é passado .
Para ser curto, os mercados veem na descida do petróleo uma queda de actividade menos procura sinal de receção .