Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 2 Julho - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 2 Julho - Empresas & Sectores

por TRSM » 2/7/2004 11:56

Factos Relevantes 2 Julho - Empresas & Sectores

(PTC:LIS) A TMN reduziu as tarifas de interligação em 10% das chamadas com origem nas redes fixas e destino na sua rede móvel. Reduziu ainda a tarifa de interligação das chamadas originadas noutras redes móveis e terminadas na sua rede, igualando pela primeira vez este preço ao das chamadas originadas nas redes fixas.

(EDP:LIS) Segundo o Semanário Económico, Stanley Ho pretende aumentar a sua posição na EDP até aos 5%. O investimento é descrito como uma aplicação financeira e não pressupõe a entrada de Stanley Ho, ou de qualquer representante seu, para o Conselho de Administração da eléctrica. Numa altura em que o Governo ao pretender reduzir a sua posição na EDP, é positivo surgirem investidores interessados na eléctrica nacional.

(EDP:LIS) O consumo final de electricidade em Portugal subiu 6.5% de Janeiro a Junho, ou 4.9% ajustados pelo calendário e clima. A estimativa da ERSE para o final do ano é de 4.2%, sugerindo sinais de retoma económica.

(SON:LIS) De acordo com o Semanário Económico, a Sonae não vai exercer a opção de venda da sua participação na Portucel antes do fim de Agosto. Não constitui novidade, uma vez que, de acordo com o que vindo a ser veiculado pela imprensa, coincide com o prazo de 90 dias (a contar da data de compra das acções da Portucel pela Semapa) estipulado no contrato de opção de venda.

(EAD:PAR) De acordo com a imprensa alemã, a aprovação de um contracto a 10 anos no valor de Eur6.5Bn entre o exército alemão e um consórcio do qual faz parte a EADS está a encontrar algumas dificuldades, pelo que o prazo limite para chegarem a acordo foi adiado por mais dois dias.

(ALS:PAR) Segundo a imprensa francesa, a Comissão Europeia deverá aprovar sem alterações na próxima quarta-feira o plano de recuperação da Alstom, o qual tinha sido elaborado no final de Maio entre o Ministro das Finanças francês e o Comissário Europeu da Concorrência Mario Monti.

(GLE:PAR) A Morgan Stanley reviu em baixa a recomendação sobre a Societe Generale de overweight para equal-weight.

(AAPL:NAS) A Apple Computer caiu 5.6% no after-hours, depois de alertar que o seu novo desktop só estará disponível no mercado a partir de Setembro, com dois meses de atraso. Prevê ainda que irá haver uma ruptura de stocks nas próximas semanas nos seus computadores iMac.

(YHOO:NAS) A Smith Barney reviu em baixa a recomendação da Yahoo de buy para hold.

(INTC:NAS) A Morgan Stanley reviu em baixa as estimativas de vendas da Intel para o 3ºtrim. de $8.7Bn para $8.5Bn-$8.6Bn. O consenso aponta para $8.75Bn. Relembramos que a Intel apresenta resultados no próximo dia 13, altura em que deverá fazer as suas previsões para o 3ºtrim.

(TWX: NYS) Segundo o Wall Street Journal, a Time Warner está a estudar lançar uma oferta de compra sobre os estúdios MGM no valor de $5Bn (incluindo $1.9Bn em dívidas).

(MSFT: NAS) O presidente da Microsoft revelou que irá aumentar o financiamento destinado a investigação e desenvolvimento para o mercado chinês, devido ao aumento da procura por software para telefones móveis.

(ORCL: NAS) O CEO da Oracle declarou perante uma audiência em tribunal relativo à investigação sobre a OPA lançada sobre a PeopleSoft, que está a considerar a compra de três ou quatro das suas concorrentes, com o objectivo de se manter na liderança do seu sector.

Automóvel. Foram reveladas as vendas automóveis nos EUA em Junho, tendo registado uma queda superior ao esperado. Os principais construtores norte-americanos (GM e Ford) registaram perdas superiores a 10%, mas a Chrysler registou uma subida de 1%. Quanto aos construtores Europeus: BMW (+12%), beneficiou da subida das vendas de SUV?s; Porsche (+3.5%), aumento da procura do 911; VW (-12%), penalizada pela idade avançada dos seus modelos.


2004/07/02 - 10:39
Hot Stocks

(IPR:LIS) A Impresa divulgou as audiências de Junho, fortemente influenciadas pelos jogos do Euro 2004. Em Junho, ao contrário do que ocorreu em Maio em que a TVI e a RTP apresentaram a maioria dos jogos, foram repartidos pelos três principais canais. Em termos acumulados, a SIC regista uma quota de 33.5% (free-to-air market), abaixo das nossas estimativas para o final do ano de 34.5%. Mantém, no entanto, a liderança desde o início do ano e mês de Junho. Mantemos recomendação de Compra (Alto Risco), com preço alvo de Eur4.80 para o final do ano.

2004/07/02 - 10:38

Fecho dos Mercados

Portugal. Um dia após a subida de taxas pelo Fed, as principais bolsas europeias acabaram por terminar em terreno negativo, penalizadas pela performance negativa de Wall Street. A forte subida do preço do petróleo pela segunda sessão consecutiva ajudou a pressionar o sentimento. O PSI20 encerrou com uma perda de 0.7%. A PT e a Sonae (-1.1%) foram os títulos que mais contribuíram para a queda, enquanto a EDP e a Sonaecom (+0.3%) destacaram-se pela positiva. A EDP registou uma valorização de 0.43%, em linha com as suas congéneres europeias. A PT caiu 1.35%, em linha com a tendência negativa do sector na Europa. Na banca, o BCP perdeu 0.52%, o BES 0.5% e o BPI 0.33%. A Media Capital, que se estreou ontem no PSI20, anulou os ganhos da manhã, terminando inalterada nos Eur4.30.

Europa. Os mercados europeus acabaram por perder os ganhos da manhã, tendo encerrado em terreno negativo, perto dos mínimos da sessão. Os fracos números da economia norte-americana penalizaram Wall Street e por arrastamento a Europa, dado o receio que um arrefecimento nos EUA venha a penalizar as empresas europeias mais expostas ao mercado norte-americano. Registou-se uma queda generalizada a quase todos os sectores, com excepção das tecnológicas que beneficiaram da subida da Nokia.

EUA. Nova Iorque termina em queda, reagindo ao rumor de uma subida do estado de alerta terrorista (em NY), à forte subida do preço do petróleo e à revisão em baixa da recomendação da Yahoo pela Smith Barney e das estimativas de vendas da Intel pela Morgan Stanley. O Dow Jones e o S&P500 caíram 1% e o Nasdaq 1.6%. O volume na NYSE foi de 1.5Bn títulos, igual a ontem e cerca de 3% acima da média dos últimos três meses. O rácio de ganhos/perdas foi de 0.75.


2004/07/02 - 10:37
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: nbms2012, Olhar Leonino, paulosantinhoamado, Àlvaro e 100 visitantes