Noticias de 2 de Julho de 2004
Sonae vende Portucel em Agosto
2-7-2004 9:53
A Sonae vai exercer a opção de venda da sua participação na Portucel à Caixa Geral de Depósitos e ao Banco Espírito Santo até ao final de Agosto, segundo o Semanário Económico.
Nessa altura acaba o prazo de 90 dias estipulado no contrato de opção de venda.
Os bancos, por seu lado, poderão exercer a opção de compra imediatamente, dependendo a decisão de Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa e da Portucel. No caso dessa opção ser exercida antes arrisca-se ao lançamento de uma OPA obrigatória.
BolsaPt.com
EDP: EDS e Logica escolhidas para fase final de escolha de parceiro para Edinfor
2-7-2004 8:42
A EDS e a Logica foram escolhidas para a fase final de selecção de um parceiro estratégico da empresa de sistemas de informação da Edinfor, da EDP – Electricidade de Portugal.
A EDP vai alienar parte do capital da Edinfor e celebrar contratos de outsourcing para gestão de infra-estruturas e manutenção informática com um dos dois candidatos.
De fora ficaram a Accenture e a Siemens.
BolsaPt.com
Euro com evolução estável
2-7-2004 9:9
O euro segue estável face ao dólar, com os investidores à espera da divulgação da taxa de desemprego norte-americana.
Depois da decisão esperada da Reserva Federal em aumentar a taxa de juro em 25 pontos base, os investidores aguardam mais sinais macroeconómicos sobre a evolução das economias norte-americana e europeia.
Hoje será divulgada a evolução do mercado laboral norte-americano. Espera-se que a economia tenha criado 250 mil postos de trabalho em Junho.
O euro segue a perder 0,02 por cento para 1,2155 dólares.
BolsaPt.com
Petróleo em queda moderada
2-7-2004 9:5
O preço do petróleo segue em queda, perto do mínimo dos últimos três meses, depois do aumento da produção da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo e do fim das dificuldades na Noruega e no Iraque.
A OPEP aumentou a quota de produção em 2 milhões de barris diários, para 25,5 milhões de barris, a partir de ontem.
As reservas norte-americanas subiram pela quinta semana consecutiva, elevando as existências 7,5 por cento acima do registado no ano passado.
O contrato de Agosto do IPE Brent desce 25 cêntimos para 35,90 dólares por barril.
BolsaPt.com
Europa limitada por títulos tecnológicos
2-7-2004 9:1
Os mercados europeus seguem com uma tendência mista, limitados pelos títulos tecnológicos, que acompanham a descida registada ontem no índice norte-americano Nasdaq.
A Philips desce 0,8 por cento e a STMicroelectronics recua 0,5 por cento.
A BP avança 0,3 por cento, depois de ter antecipado um aumento de 17 por cento na produção de petróleo e gás, face à contribuição de uma participação na Rússia. As energéticas acompanham o movimento. A Eni sobe 04 por cento e o BG Grupo ganha 0,4 por cento.
A William Morrison desliza 13 por cento, depois de ter antecipado que o lucro anual vai sair abaixo do esperado pelos analistas, devido à queda das vendas da rede Safeway.
A petrolífera russa Yukos recua 9,7 por cento, depois de ter anunciado que vai iniciar a redução da produção, depois de ter sido obrigada a pagar 99,4 mil milhões de rublos de obrigações fiscais. A situação vai levar a empresa a ficar sem dinheiro para pagar impostos, créditos e salários, segundo a empresa.
O índice pan-europeu Euronext Top 100 desce 0,13 por cento e o Next 150 recua 0,18 por cento. O índice francês CAC avança 0,01 por cento, o belga BEL valoriza 0,01 por cento e o holandês AEX perde 0,45 por cento.
O índice alemão DAX desce 0,15 por cento, o britânico Footsie avança 0,02 por cento, o italiano MIB desvaloriza 0,01 por cento e o espanhol IBEX recua 0,34 por cento.
BolsaPt.com
Euronext Lisbon com perdas ligeiras
2-7-2004 8:55
O mercado nacional segue com perdas ligeiras, no seio de uma Europa dividida. O índice PSI20 recua 0,19 por cento para 7.323,73 pontos.
A Portugal Telecom recua 0,57 por cento, depois da TMN ter anunciado a redução da taxa de interligação fixo-móvel em 10 por cento, movimento acompanhado pela Vodafone. A SonaeCom desvaloriza 0,62 por cento, com a Optimus a não acompanhar a descida das tarifas, o que poderá ter consequências ao nível da competitividade.
O Banco Comercial Português desce 0,53 por cento, apesar de notícias de que a Seguros & Pensões recebeu propostas da Caixa Geral de Depósitos, da CNP Assurances e da Mapfre para a sua aquisição. Decorrem as negociações finais. O Banco Espírito Santo desce 0,29 por cento e o Banco BPI recua 0,34 por cento.
A EDP – Electricidade de Portugal mantém-se nos 2,31 euros. A liberalização da electricidade para os consumidores domésticos, aprovada ontem, não deverá ser implementada antes de Outubro. Foi ainda noticiado que a electricidade na indústria nacional é das mais caras dos países membros da OCDE. Adicionalmente, a eléctrica escolheu a EDS e a Logica para a fase final de escolha de um parceiro estratégico para Edinfor.
A Cimpor desce 0,50 por cento, depois de ter anunciado que a ING Bank reduziu a participação no seu capital de 4,11 por cento do capital e 4,14 por cento dos votos, com a venda de 7,2 milhões de acções.
Destaque para o ganho de 1,06 por cento na Jerónimo Martins, de 1,02 por cento na Brisa e de 1,25 por cento na Impresa.
Em queda, destaque para o recuo de 2,61 por cento na Semapa.
BolsaPt.com
Espanha: Número desempregos recua 28.015 pessoas
2-7-2004 8:45
O número de desempregados registados nos centros do Instituto Nacional de Emprego espanhol desceu 28.015 pessoal em Junho, menos 1,69 por cento que no mês anterior, segundo dados do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais.
O total de desempregados atinge as 1.626.134 pessoas.
Este é o quinto mês consecutivo de redução do número de desempregados.
BolsaPt.com
TietoEnator vende 49% da unidade de gestão de recursos
2-7-2004 8:37
A finlandesa TietoEnator pretende vender 49 por cento da sua unidade de gestão de recursos à Nordic Capital, para libertar capital para outros negócios.
O desinvestimento deverá ser realizado nos próximos 3 a 5 anos.
O negócio vai ser baseado no valor da unidade de 149 milhões de euros, não tendo ainda sido anunciado o preço final da operação.
BolsaPt.com
Yukos deverá começar a reduzir produção de petróleo
2-7-2004 8:34
A petrolífera russa Yukos Oil anunciou que vai começar a reduzir a produção de petróleo em alguns poços, depois de ter sido obrigada por um tribunal para cumprir obrigações fiscais, que ascendem a 99,4 mil milhões de rublos, referentes a 2000.
A redução da produção vai limitar o pagamento de impostos, créditos e salários, segundo Alexander Shadrin, porta-voz da empresa.
A Yukos ameaça a falência devido a esta obrigação fiscal. Um oficial fiscal anunciou que vai entrar outro processo para o pagamento de 98 mil milhões de rublos referente a 2001.
BolsaPt.com
Morrison espera lucros abaixo do esperado
2-7-2004 8:31
A William Morrison Supermarkets espera que o lucro anual saia abaixo do esperado pelos analistas, devido à descida das vendas da rede Safeway, a qual comprou por 3,24 mil milhões de libras.
A empresa está a ser prejudicada pelo aumento da concorrência, nomeadamente da Asda, da Wal-Mart Stores.
As vendas comparáveis da Safeway desceram mais de 8,9 por cento no último mês, com a redução de preços para atrair clientes.
BolsaPt.com
BP espera aumento 17% na produção do segundo trimestre
2-7-2004 8:27
A petrolífera britânica BP espera que a produção de gás e petróleo deverá aumentar 17 por cento no segundo trimestre, devido a uma contribuição favorável da Rússia.
No segundo trimestre, a produção deverá atingir os 3,95 milhões de barris de petróleo e gás diários.
BolsaPt.com
2-7-2004 8:27
A petrolífera britânica BP espera que a produção de gás e petróleo deverá aumentar 17 por cento no segundo trimestre, devido a uma contribuição favorável da Rússia.
No segundo trimestre, a produção deverá atingir os 3,95 milhões de barris de petróleo e gás diários.
BolsaPt.com
Espanha: Produção Industrial aumenta 2,9%
2-7-2004 8:25
O índice de produção industrial aumentou 2,9 por cento em Maio, face ao período homólogo de 2003, segundo dados do instituto de estatística.
Os bens de consumo registaram um aumento de 0,3 por cento e os bens de equipamento avançaram 3,4 por cento. A produção de bens intermédios aumentou 3,1 por cento e a energia subiu 7,4 por cento.
Nos cinco primeiros meses do ano, a taxa média do índice de produção industrial aumentou 2 por cento.
BolsaPt.com
BP Portuguesa pretende desenvolver negócios no gás natural
2-7-2004 8:21
A BP Portuguesa pretende entrar no segmento de gás natural, no âmbito da liberalização do abastecimento de gás ao sector eléctrico, segundo o Diário de Notícias.
António Comprido, presidente da empresa, garantiu que a empresa já pediu o estatuto de comercializador para entrar no mercado. No entanto, ainda não existe regulamentação oficial.
A oportunidade de entrada neste segmento poderá ser feita no caso da Autoridade da Concorrência obrigar a EDP a vender alguns activos para controlar a GDP.
BolsaPt.com
Electricidade na indústria das mais caras na OCDE
2-7-2004 8:20
A indústria nacional é a que mais paga por electricidade entre os membros da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, segundo o Diário de Notícias.
Em média, a indústria portuguesa paga 9,4 dólares por cada 100 kilowatts/hora. Em Espanha, a mesma quantidade paga 6,3 dólares, menos 33 por cento.
A comparação é ainda mais agravada se tido a contra o rendimento médio dos portugueses.
Segundo dados da OCDE, a indústria portuguesa paga a oitava tarifa mais cara entre os seus membros. Acima de Portugal, encontra-se a Turquia, Itália, Eslováquia e Hungria.
A OCDE critica ainda a posição dominante do Estado, com posições estratégicas no sector, como por exemplo na EDP e na Galp. Esta situação desencoraja investidores privados e eleva os preços da concorrência.
A OCDE acredita que o MIBEL – Mercado Ibérico de Electricidade, possa levar a uma convergência dos preços.
BolsaPt.com
Tafisa autorizada a emitir 100 milhões euros em obrigações
2-7-2004 8:11
A Assembleia Geral de Accionistas da Tafisa autorizou a emissão de obrigações no montante de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos, segundo o Diário Económico.
Esta decisão visa manter uma outra autorização que caducava no ano corrente, não tendo uma visão em concreto, segundo fonte da Sonae Indústria, accionista maioritário da Tafisa.
Paulo Azevedo foi ainda nomeado para o Conselho de Administração, substituindo Belmiro de Azevedo.
BolsaPt.com
CTT distribuem 4,5 milhões euros pelos trabalhadores
2-7-2004 8:8
Os CTT – Correios de Portugal vão distribuir 4,5 milhões de euros pelos seus trabalhadores, sob a forma de prémio, segundo o Diário Económico.
Os carteiros e pessoal de atendimento vão receber 2,5 milhões de euros. O restante será distribuído pelos quadros da empresa.
Os CTT lucraram 25,5 milhões de euros em 2003, recuperando de prejuízos de 32,5 milhões de euros registados em 2002.
BolsaPt.com
Parpública e Grupo Mello em contestação
2-7-2004 8:4
A Parpública anunciou ontem que o Grupo Mello foi afastado do concurso de pelo menos 33,34 por cento da Galp por ter recusado o pagamento em dinheiro dessa participação.
A Parpública sugere que o Grupo Mello apenas estava disposto a pagar o preço exigido no caso de poder vender activos seus à Galp. A recusa de manter as negociações sem entrega de activos pelo Grupo Mello levou à interrupção das negociações.
O Grupo Mello negou essa aproximação. Segundo a sua explicação, o que pretendia era negociar a participação na Galp ao mesmo tempo que discutia o projecto industrial futuro.
O Grupo Mello mostra-se disposto a pagar 700 milhões de euros em dinheiro pela participação.
Entretanto, Francisco van Zeller, presidente da CIP – Confederação da Indústria Portguesa, considera que a vitória da Petrocer é uma oportunidade perdida, ao afastar a criação de um cluster no sector petroquímico, o que era proposto pelo Grupo Mello, segundo o Diário Económico.
BolsaPt.com
Santana Lopes eleito presidente PSD em Conselho Nacional
2-7-2004 7:55
Pedro Santana Lopes foi eleito presidente do Partido Social Democrata pelo Conselho Nacional do Partido. O responsável assegurou a continuidade do projecto do Governo e recebeu 98 votos favoráveis, do total de 101.
Santana Lopes deverá ser o escolhido para substituir Durão Barroso como chefe do Governo, depois deste ter aceite a proposta para presidente da Comissão Europeia.
O responsável promete a manutenção da política, “com rigor e equilíbrio nas contas públicas e fidelidade pelos compromissos internos e internacionais”.
O PSD tenta agora manter o Governo, sem recurso a eleições legislativas antecipadas. Manuela Ferreira Leite, que no passado criticou esta opção, pediu ontem desculpa e votou favoravelmente em Santana Lopes.
O sector empresarial manifestou-se contra a convocação de eleições antecipadas, segundo o Diário Económico. Os empresários pretendem manter a continuidade e estabilidade.
BolsaPt.com
S&P mantém na corrida CGD, CNP e Mapfre
2-7-2004 7:48
A Caixa Geral de Depósitos, a francesa CNP Assurances e a espanhola Mapfre mantêm-se interessados na aquisição da holding seguradora do Banco Comercial Português, Seguros & Pensões, segundo o Diário Económico.
As propostas firmes já foram entregues pelo três interessados, estando a aguardar a decisão do BCP.
A CDG pretende a totalidade ou uma posição maioritária do ramo não Vida da Seguros & Pensões, que inclui a ImpérioBonança, a Ocidental Seguros, a ICI, a Seguro Directo e a Médis. A CGD ofereceu cerca de 400 milhões de euros.
A CNP pretende o ramo Vida, tendo já confirmado negociações. O BCP pretende manter uma participação neste ramo, de forma a complementar o negócio bancário.
A Mapfre pretende a totalidade da S&P, o que poderá levar a um investimento de mil milhões de euros. O segmento não Vida deverá receber a preferência da seguradora espanhola.
O belga-holandês Fortis desistiu do processo e a francesa Axa não deve ter apresentado
BolsaPt.com
Liberalização da electricidade adiada para Outubro
2-7-2004 7:43
A liberalização efectiva da electricidade para os consumidores domésticos foi aprovada ontem mas não deverá estar em prática antes de Outubro, segundo o Jornal de Negócios.
É necessário implementar regulamentação que deve demorar pelo menos três meses.
No caso do gás natural para o sector eléctrico, a liberalização não foi aprovada e aguarda o parecer da ERSE – Entidade Reguladora do Sector Energético.
Por outro lado, a Comissão Europeia acusa Portugal de não ter cumprido os requisitos adequados na liberalização do mercado da electricidade para as empresas, segundo o Diário Económico. O sistema em vigor não garante a independência dos operadores no mercado.
BolsaPt.com
2-7-2004 7:43
A liberalização efectiva da electricidade para os consumidores domésticos foi aprovada ontem mas não deverá estar em prática antes de Outubro, segundo o Jornal de Negócios.
É necessário implementar regulamentação que deve demorar pelo menos três meses.
No caso do gás natural para o sector eléctrico, a liberalização não foi aprovada e aguarda o parecer da ERSE – Entidade Reguladora do Sector Energético.
Por outro lado, a Comissão Europeia acusa Portugal de não ter cumprido os requisitos adequados na liberalização do mercado da electricidade para as empresas, segundo o Diário Económico. O sistema em vigor não garante a independência dos operadores no mercado.
BolsaPt.com
Bolsa Japão encerra com queda acentuada
2-7-2004 7:26
O mercado nipónico encerrou a perder mais de um por cento, com as tecnológicas a acompanharem a evolução norte-americana, acompanhadas pelo sector bancário, que mantém a correcção.
Os investidores preferem tomar algumas mais-valias, reagindo ao nível de 12 mil pontos, do qual o índice Nikkei se aproximou ontem.
A Tokyo Electron recuou 3,3 por cento e a Advantest desceu 2,5 por cento.
A Honda desceu 2,1 por cento e a TK deslizou 2,9 por cento.
O índice Nikkei desceu 1,47 por cento para 11.721,49 pontos.
BolsaPt.com
Noticias de 2 de Julho de 2004
Tecnológicas deverão pressionar mercados europeus
2-7-2004 7:22
Os mercados europeus deverão abrir em queda, com as empresas tecnológicas a acompanharem as quedas registadas ontem pelas congéneres norte-americanas.
A BMW anunciou que as vendas nos Estados Unidos da América aumentaram 12 por cento, para 27.909 unidades em Junho. As vendas da DaimlerChrysler em território norte-americano subiram 4,9 por cento para 226.736 unidades. A Porsche registou um aumento de 3,5 vendas nas vendas dos EUA, para 2.807 unidades. Em queda, destaque para a Vokswagen, que reduziu as vendas norte-americanas em 12 por cento.
A Novartis espera a decisão dos reguladores europeus para aprovarem o tratamento Xolair, para a asma alérgica.
No plano macroeconómico será apresentado o índice de preços no produtor na Zona Euro. Nos Estados Unidos da América será divulgada a taxa de desemprego e as encomendas às fábricas.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], nbms2012, paulosantinhoamado, Shimazaki_2, Àlvaro e 100 visitantes