Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Noticias de 1 de Julho de 2004

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por soeirinho » 1/7/2004 8:37





IKEA estuda mais duas lojas em Portugal

1-7-2004 8:13



Portugal deverá receber mais duas lojas IKEA no longo prazo, segundo Anders Dahlvig, presidente executivo do grupo, em declarações ao Diário Económico.
O responsável compara a evolução de Portugal com a Noruega, que tem 6 milhões de habitantes e cinco lojas IKEA.

A região de Lisboa poderá receber uma nova unidade. Na cidade do Porto deverá ser aberta uma unidade antes de 2007. Vão ser investidos mil milhões de euros na Península Ibérica até 2010.

Comentando a evolução inicial da primeira loja, o responsável assinala que as vendas superaram as expectativas.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 1/7/2004 8:36







Durão Barroso garante manutenção política orçamental

1-7-2004 8:8



Durão Barroso garantiu que o programa político vai ser cumprido, no caso de se manter a coligação no poder, independentemente do primeiro-ministro, noticia o Diário Económico.
Barroso defendeu Santana Lopes, que já esqueceu as críticas feitas à política orçamental de Manuel Ferreira Leite.

Para além disso, o Presidente da Republica mantém o poder de intervenção no caso da estabilidade orçamental ser colocada em causa.

No entanto, a demissão do primeiro ministro vai ter como consequência imediata a nulidade das propostas de lei do Governo, segundo o Jornal de Negócios. No total poderão ser inviabilizados 18 diplomas.

BolsaPt.com


Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 1/7/2004 8:35



Sonae não pede indemnização no caso da Portucel

1-7-2004 8:2



A Sonae desistiu do pedido de uma indemnização ao Estado pelos prejuízos causados por ter sido impedido de reforçar a sua posição da Portucel acima de 10 por cento, segundo o Jornal de Negócios.
A empresa considera que não é proveitoso avançar judicialmente contra o Estado, já que, apesar dos tribunais darem razão aos grupos que contestam as decisões do Governo, nunca houve lugar a uma indemnização.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 1/7/2004 8:34







Galp faz propostas definitiva para compra rede Shell em Espanha

1-7-2004 7:58



A Galp entregou uma proposta definita para adquirir a rede de retalho da Shell em Espanha, e 5 por cento da CLH – Companhia Logistica de Hidrocarburos, da qual já detém outros 5 por cento.. A petrolífera nacional ofereceu 400 milhões de euros.
A Galp pretende crescer em Espanha, de forma a se assumir como um player mais forte na Península Ibérica.

A oferta incide sobre 300 postos de abastecimento em Espanha.

A Petrocer, candidata mais provável a ficar com a participação de pelo menos 33,34 por cento da Galp, deu o seu acordo para esta operação e indicou um preço, segundo o jornal Público.

Entretanto, o anúncio oficial do vencedor foi adiado para o final da semana, esperando o parecer o Comité dos Sábios.

Os concorrentes derrotados ameaçam contestar a decisão. O Grupo Mello considera que houve falta de transparência por parte da Parpública. António Noguera Leite, administrador executivo da CUF, considera que o Grupo Mello foi “usado” na operação, em entrevista ao Diário Económico. Além disso, critica o adiamento do anúncio do vencedor, apesar de já ter sido estabelecido um contrato promessa de compra e venda com a Petrocer.

Por seu lado, a Luso-Oil, que foi afastada na primeira fase do concurso, ameaça impugnar a decisão judicialmente, junto de instâncias comunitárias.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 1/7/2004 8:33







Nikkei encerra com ganhos com bom indicador «tankan»

1-7-2004 7:32



O mercado nipónico encerrou no nível mais elevado das últimas nove semanas, com os investidores a reagirem ao bom sentimento das empresas.
O indicador «tankan» mostrou que as empresas apresentam o maior optimismo na recuperação desde 1991. O índice do Banco do Japão subiu de 12 para 22 pontos, excedendo as estimativas mais optimistas.

A Fanuc subiu 2,9 por cento e a Toyota Motor ganhou 1,6 por cento. A DoCoMo valorizou 1 por cento.

Os investidores reagiram ainda à manutenção da taxa de juro nos Estados Unidos da América. A Sony ganhou 1,2 por cento e a Nissan avançou 0,6 por cento.

No entanto, os bancos foram prejudicados por uma fraca recomendação sobre o sector da Goldman Sachs. O Mizuho Financial perdeu 3 por cento, o Sumitomo Mitsui Financial Group recuou 3,9 por cento e o UFJ Holdings desceu 5,4 por cento.

O índice Nikkei ganhou 0,31 por cento para 11.896,01 pontos, o nível mais elevado desde 28 de Abril.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

Noticias de 1 de Julho de 2004

por soeirinho » 1/7/2004 8:32



Europa deverá abrir em alta

1-7-2004 7:27



Os mercados europeus deverão abrir em alta, depois da Reserva Federal norte-americana ter aumentado a taxa de juro em 25 pontos base, tal como esperado, e ter apontado que as próximas subidas vão ser graduais.
A britânica Sainsbury deverá reagir a notícias de que o seu presidente vai abandonar o seu posto em breve, devido a dúvidas face às bonificações que recebeu no desempenho das suas funções.

As francesas PSA Peugeot Citroen e a Renault deverão estar atentas à apresentação do número de veículos matriculados em França, no mês de Junho.

No plano macroeconómico, o destaque vai para as taxas de juro da Zona Euro. O Banco Central Europeu deverá manter a taxa de juro inalterada nos 2 por cento.

Será ainda divulgado o índice de gestores de compras do sector manufactureiro de França, Alemanha e Zona Euro. Ainda na Zona Euro, será apresentada a taxa de desemprego.

Nos Estados Unidos da América, vão ser apresentados os gastos na construção, os novos pedidos de subsídio de desemprego e o índice manufactureiro do ISM.

BolsaPt.com


Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Tosta mista e 132 visitantes