Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Impressionante Barroso

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caros membros

por homemdoswarrants » 30/6/2004 10:31

Face aos ultimos acontecimentos na politica nacional tenho vindo a reparar que a esquerda portuguesa apela para eleiçoes antecipadas com toda a veemencia , acreditando nos ultimos resultados eleitorais.
Bem , o que eu penso disto?
O eleitorado já tem revelado maturidade , quanto ao seu sentido de voto e nas ultimas eleiçoes o que acredito foi que o desinteresse do eleitorado de direita , versus mobilizaçao do eleitorado de esquerda as urnas , foi notorio e que nao se pode aferir valores percentuais em universos eleitorais diferentes.
Os eleitores de direita , preferirao a abstençao , ao voto util noutros partidos, se bem que ainda existirao alguns.
Nas ultimas legislativas , mesmo com a fuga do eng guterres e sem convite a nenhum cargo argumentavel a bem da naçao, ainda assim consegui ficar apenas a 2% do partido mais votado, o que significa que nada possa estar perdido , so por via desse facto.
O PSD se for a congresso , acredito na eleiçao do dr Pedro Santana Lopes a lider do partido e concorrendo a eleiçoes antecipadas , vai ser a grande surpresa nacional.Ficando inclusive com maior legitimidade politica , 4 anos em vez de 2 e talvez sejam nos momentos aureos da economia mundial.
Uma coisa sao cartoes amarelos que nao destituem nenhum governo, outra sao eleiçoes, das quais depende o futuro nacional.
Acredito que seria a melhor soluçao.
Ate dentro do PSd , sempre houve grande oposiçao a Durao , que neste momento , esta em bicos de pés a ver no que isto dá.
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
 
Mensagens: 1421
Registado: 5/9/2003 21:18

por PLPINTO » 30/6/2004 9:16

Há uma coisa que quem anda pelos mercados financeiros de certeza reconhece:
A Fama (ser-se conhecido, ou reconhecido por outros) tanto se consegue por noticias boas como más, e as más têm a vantagem de ser mais rápidas.

Ora Portugal à uns tempos para cá tem tido muita fama:
1)- A historia de Portugal de "tanga" colocou o pais em quase todos os noticiarios internacionais.
2)- O conseguir controlar um defice excessivo quando os dois maiores paises da Europa o não conseguiram.
3)- A colocação do nosso governo do lado dos EUA na guerra Iraque. (posição contraria nunca seria visivel)
4)- Cimeira das Lages.
5)- Euro 2004 com Portugal a conseguir passar à face de eliminatorias.
6)- Rock n'Rio.

Pelo bem ou pelo mal Portugal é sem duvida o País mais famoso a nivel mundial nestes ultimos tempos com excepção do Iraque.
Daí que não sendo possivel eleger um candidato do eixo Franco-Alemão é muito natural o convite ao primeiro ministro de um dos paises mais falado dos ultimos tempos.
Para colmatar toda esta caminhada de Portugal temos o nosso primeiro ministro como o nº 1 da Europa dos 25!!
Meus senhores! Portugal deixou de ser uma provincia de Espanha para ser reconhecido a nivel Mundial como um país que existe! Assim tenhamos governantes que saibam aproveitar esta boa face que Portugal irá atravessar.
No meio disto tudo tenho pesar pela partida do Durão Barroso pois embora não goste muito dele também não vejo ninguem mais apto do que ele para ser nosso primeiro ministro. Ele estava convicto de que iria ser reeleito nas proximas eleições pelo que devia ter um coelho na cartola, que com a sua partida pode fugir, e foge conserteza se forem convocadas eleições antecipadas, coisa que o Presidente da Republica se for coerente não fará. Mas ele é Socialista... e o PS agora ganhava as eleições e daqui a dois anos talvez não!
A coisa deve estar preta para o Presidente da Republica!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1356
Registado: 22/5/2003 15:08
Localização: Odivelas / Lisboa

por soeirinho » 30/6/2004 8:30

Durão Barroso na Comissão Europeia, incerteza em Portugal

30-6-2004 8:9



Os chefes de Estado e Governo da União Europeia nomearam Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia, a partir de 1 de Novembro e por cinco anos.
A decisão foi consensual. Resta a votação do Parlamento Europeu, a 22 de Julho, para confirmar a decisão.

Apesar desta unanimidade, em Portugal a decisão do primeiro-ministro está a gerar alguma incerteza. O responsável deverá apresentar a sua demissão durante o fim-de-semana, assegurando uma gestão governativa. O objectivo será evitar um cenário de eleições antecipadas, o que é pedido pela oposição.

No entanto, esse cenário exige a nomeação de um novo primeiro-ministro, estando dependente da decisão de Jorge Sampaio, presidente da República nacional. Este vai pedir o conselho de diversos notáveis. O objectivo será assegurar o rumo da economia.

Resta saber qual o novo elenco governativo proposto pelo PSD.

BolsaPt.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

comunicado do psd

por homemdoswarrants » 29/6/2004 16:20

Comunicado da Comissão Política Nacional

"A Comissão Política Nacional, reunida em 29 de Junho de 2004, tomou conhecimento da decisão do Presidente do Partido e Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. José Manuel Durão Barroso, de aceitar o convite que lhe foi dirigido para se candidatar ao exercício das funções de Presidente da Comissão Europeia e tomou as seguintes decisões:

1. Manifestar o seu apoio inequívoco à decisão tomada pelo Dr. José Manuel Durão Barroso, ditada, em primeiro lugar, pela vontade de defender e servir a posição e o interesse de Portugal.

2. Trata-se de um convite e de uma oportunidade que honram o nosso País e o Partido Social Democrata e que reconhecem as invulgares qualidades de estadista do Dr. José Manuel Durão Barroso.

3. Tendo participado e beneficiado do processo de construção europeia, somos agora chamados a dar um especial contributo para o seu desenvolvimento. É um desafio que não podemos recusar, e que pode abrir novas oportunidades e soluções para a construção do futuro de Portugal.

4. Aproveitar este momento para expressar publicamente, em nome do Partido Social Democrata, público reconhecimento e agradecimento pela forma exemplar como o Dr. José Manuel Durão Barroso sempre desempenhou as funções de Presidente do PSD.

5. Assegurar aos portugueses que o Partido Social Democrata saberá continuar a corresponder à confiança que os portugueses expressaram nas últimas eleições legislativas, tomando no momento adequado, e no respeito absoluto pelas competências constitucionalmente consagradas, particularmente do Senhor Presidente da República, as iniciativas necessárias à garantia da estabilidade política e da continuação do projecto de mudança e desenvolvimento com que nos comprometemos.

Lisboa, 29 de Junho de 2004"


http://www.psd.pt/default.asp?s=11644&id=46323
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!
 
Mensagens: 1421
Registado: 5/9/2003 21:18

por soeirinho » 29/6/2004 15:40

• COMISSÃO EUROPEIA
BE e «Os Verdes» acusam Durão de «ambição pessoal»
O BE e «Os Verdes» consideram que o «sim» de Durão Barroso ao lugar de presidente da Comissão Europeia corresponde uma escolha (meramente) pessoal. A CGTP considera que a «não realização de eleições antecipadas é um escândalo». A UGT é mais optimista.

( 14:44 / 29 de Junho 04 )




Luís Fazenda, do BE, diz que Durão Barroso aceitou o convite da Comissão Europeia para se candidatar à presidência numa «decisão estritamente pessoal», que tudo fez para que aparentasse ser «uma missão nacional».

O bloquista considera ainda que o primeiro-ministro cessante tem feito uma «pressão ilegítima sobre o Presidente da República para a solução governativa posterior, dando a entender claramente que não deseja eleições antecipadas».

UE: «Não temos lá ninguém que meta uma cunha por nós»

Luíz Fazenda é também da opinião que o chefe de Governo cessante que parte para Bruxelas vai ser dominado «por uma maioria de direita no Parlamento Europeu» e que «não vai alterar grandemente a política que tem vindo a ser seguida».

«Não temos lá ninguém que meta uma cunha por nós, não será o dr Durão Barroso», acrescenta o dirigente do BE.

O BE defende eleições antecipadas, porque é «impossível prosseguir uma situação pantanosa, que deriva de uma derrota eleitoral, de uma crise económica aguda, não pode haver uma espécie de sucessão dinástica no PSD».

«Os Verdes» exigem eleições antecipadas

Na mesma linha, o partido ecologista «Os Verdes» acusa Durão Barroso de «ambição pessoal», exigem eleições antecipadas e diz que o primeiro-ministro cessante está a fugir da derrota eleitoral que sofreu nas europeias.

«Durão Barroso só aceitou a sua candidatura a presidente da
Comissão Europeia devido aos desastrosos resultados
eleitorais que a coligação PSD-CDS/PP sofreu nas últimas eleições (europeias) e por saber que a situação nacional está muito má devido às políticas que o seu Governo prosseguiu», comentou o PEV em comunicado.

Para os ecologistas, Durão Barroso «preferiu abandonar» a
liderança do Governo «com um tacho assegurado, em vez de assumir cabalmente a sua derrota política»

CGTP preocupada com trabalhadores europeus

Carvalho da Silva, líder da CGTP, também critica a partida de Durão Barroso para Bruxelas.

«Os trabalhadores europeus não têm uma boa notícia, porque vão ter na presidência da Comissão Europeia um político que deu provas em Portugal de políticas prejudiciais aos trabalhadores e que não perspectivam o desenvolvimento dos mais pobres», lembra.

O dirigente defende que a «não convocação de eleições antecipadas será um escândalo».

UGT considera positivo Durão Barroso na presidência da CE

Menos crítico é o líder da UGT que deixa os parabéns ao primeiro-ministro cessante. O líder da UGT considera que «é importante para Portugal» que o futuro presidente da Comissão Europeia seja Durão Barroso.

Um português a ocupar o cargo não vai «servir os interesses nacionais», mas pode revelar-se «sensível às problemáticas que interessam aos países menos desenvolvidos», acrescenta.

Quanto à convocação ou não de eleições antecipadas, João Proença, diz que «confia na decisão do Presidente da República».
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por valves » 29/6/2004 14:40

Boas, mais uma vez referir que foi hoje confirmado o que há muito já se sabia. Estas manifestações e contramanifestações a favor de Santana Lopes faz -me lembrar os tempos em que prenderam Vale e Azevedo quem sabe se Santana não terá aprendido nesse mundo certas taticas.
Muito de acordo que Antonio Borges é uma escolha mil vezes melhor que Santana ele não é só um excelente economista é também um homem com uma vertente de humanismo e cultural muito grande alem de ser um gentlement.
Quanto ao Santana porque não colocá-lo nas eleições para a camara de Matosinhos parece que o Narciso usa os mesmos truques podendo ser uma peixarada espectacular de se ver pela televisão

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

por djovarius » 29/6/2004 14:28

Acho uma certa piada às comparações que se fazem à situação de Portugal com a crise Argentina de 2001 - aliás, penso que terá sido até argumento político.
Pelos vistos, pode voltar a sê-lo a qualquer momento, a propósito da possibilidade da crise política se espalhar ao ponto de poder contagiar a Economia.

Há que desmistificar esta situação:
Portugal não está nem esteve no passado recente sob a intervenção do FMI.
Portugal tem uma dívida pública que ronda os 60% do PIB, a qual é financiada a juros historicamente baixos. Aliás, o título português não paga mais do que o de outros Estados membros da UE. Sinal de risco próximo de zero. Esta situação não é de agora.
O serviço da dívida consome-nos cerca de 3% do PIB, ao contrário do da Argentina que chegou a mais de 10% do PIB, pagando juros superiores a 30% ao ano em divisa forte.

O nosso único indicador terceiro-mundista era o défice em conta corrente que andou a ultrapassar os 10% do PIB - mas ainda assim, desde que estamos integrados na zona Euro (1/1/99), essa situação é menos preocupante. Revela até um forte investimento dos nacionais (pessoas, empresas, Estado), o que se traduzia em aquisições de bens e serviços fora de portas.

Portanto, Portugal não está em perigo de ruptura desde o último acordo com o FMI que nos atingiu nos anos de 1983/84 na sequência de uma das maiores crises de crédito de que há memória nos mercados internacionais, a qual nos atingiu, como afectou muitos outros países até como maior potencial.

Isto não quer dizer que não haja perigo, mas até agora nada nesse sentido se vislumbra no horizonte.

Com ou sem eleições. Com ou sem Santana Lopes !!

Penso que o melhor nome, hoje, seria António Borges !!

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9162
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Concordo Nuno...

por JCS » 29/6/2004 13:57

Surfer Escreveu:...ou o povo resolve de uma vez por todas assumir os riscos e aceitar as dificuldades e sofrimento que ainda vamos enfrentar no futuro de forma séria ou então meus amigos....Isto não passamos de uma ceita de gente incompetente e delinquente aos olhos da Europa.


Cumps



Compreendo o que diz surfer. O problema é que a maioria aprecia o facilitismo e a demagogia. Estes ao menos nunca disseram que ia ser fácil. Curiosamente disseram no principio deste ano que a retoma estava aí e até nisso parece não estarem a enganar o povo. Mas o povo esquece-se...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

Estou farto

por Visitante » 29/6/2004 13:37

desta classe política, são uns covardes, prometem que vão levar o povo a bom porto e depois deixam-os no meio do caminho num »bote« e passam eles para um barco de maior dimensões que pode enfrentar melhor as ondas no caso de »tempestade«, espero é que o »bote« não vire já na 1ª onda mais forte porque senão isto vai ser outra argentina.
São todos feitos da mesma matéria, o povo precisa de governar, o 25 de abril foi uma farsa.
Visitante
 

por soeirinho » 29/6/2004 13:15

2004-06-29 12:47
"Vou aceitar o convite"

Durão Barroso deixa o Governo rumo a Bruxelas




Durão Barroso aceitou o convite para assumir a presidência da Comissão Europeia. O primeiro-ministro anunciou a sua decisão ao final da manhã, após se encontrar com o Presidente da República, os membros do seu Governo e o seu partido.






"Quero aqui mesmo em Lisboa, como primeiro-ministro em funções, informar em primeiro lugar os portugueses da minha decisão: vou aceitar o convite que me foi dirigido pelos chefes de Estado e de Governo europeus para me candidatar à presidência da União Europeia", anunciou Durão Barroso, minutos antes das 13h00.

O ainda chefe do Governo passou toda a manhã em reuniões. Às 9h00, foi recebido pelo Presidente da República no Palácio de Belém. Saiu 65 minutos depois. Sorridente, disse apenas aos jornalistas que mais tarde faria uma declaração ao país.

Seguiu-se numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros e, antes de regressar a São Bento, Durão Barroso foi também comunicar a sua decisão ao PSD.

Hoje, às 17h00, começa em Bruxelas uma cimeira extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia. Durão Barroso será então nomeado presidente da Comissão Europeia, cargo a assumir a partir de Novembro e com um mandato de cinco anos, se o Parlamento Europeu o aprovar.

Decisão de Sampaio

Por sua vez, já oficialmente informado, o Presidente da República começa já hoje uma série de contactos para decidir se convoca ou não eleições antecipadas.

Durante a tarde, Sampaio recebe o governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio, o presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, e o ex-Presidente da República Mário Soares.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por djovarius » 29/6/2004 12:27

Segundo a SIC-N, Durão Barroso falará às 12:45, ou seja depois de "Felipão" Scolari :|

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9162
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Concordo Nuno...

por Visitante » 28/6/2004 22:47

Surfer Escreveu:se a minino sinal de fragilidade do executivo os «abutres» (oposição) deste pais se erguem no ar em circulos á volta da presa

Marques Mendes, Pacheco Pereira, Miguel Cadilhe, Manuela Ferreira Leite são alguns nomes que provam que você não está totalmente certo.

Surfer Escreveu:(...) ou alguém pega nisto vontade de mudança séria e objectiva (...)

Permita-me acrescentar "e até ao fim".

4 anos....2 demissões...começa a cheirar à 1ª Republica, no inicio do sec.XX.
Visitante
 

Concordo Nuno...

por Surfer » 28/6/2004 19:33

Concordo plenamente com analise e conclusão deste teu ultimo post.

Se procurarmos analisar a situação de modo a vermos a floresta em vez da arvore, provavelmente são mais as desvantagens com terriveis consequências para o pais do que as vantagens e o prestigio que teria para o pais, caso o Durão Barroso aceite ser candidato (seguro) da presidência da Comunidade Europeia.

Isto na minha opinião é sinal claro que de a nossa ainda «jovem» democracia ainda não está desenvolvida e com maturidade suficiente para enfrentar desafios deste quilate de uma democracia moderna.

É necessário ver mais além e estar preparado para mudanças rápidas, esse é um desafio que as sociedades modernas enfrentam hoje, mas só as democracias equilibradas, estruturadas e bem organizadas são capazes de estar à altura de tais desafios. Portugal não o é seguramente.

Infelizmente a nossa classe politica apresenta um nivel mediocre e o que de bom possui encontra-se em clara minoria, hoje em dia muito poucos, muito poucos mesmo são as individualidades com valor que estão disponiveis para ajudar o pais. Talvez tenhamos chegado a um ponto de saturação, de ruptura entre a classe politica e a população.

Perdemos anos preciosos que deveriam ser aproveitados para mudar a mentalidade do povo ao serviço do pais, desde o Guterrismo para cá que o pais mergulhou numa espiral de derrotismo e pessimismo que se espalha a todas as classes e areas sociais, parece que não tem fim. É praticamente impossivel em qualquer ponto deste pais evitar de ouvir alguém que se queixe ou diga mal do pais, por motivos de qualquer ordem, tenham eles ou não razão de ser.

É pena, com muita pena minha que assisto ao que se passa no nosso pais actualmente, se o actual governo se revela incapaz de mudar o pais, se o pais entra em panico com a eleição do seu primeiro-ministro ao cargo politico mais alto da Europa e seguramente um dos mais reputados do mundo, se a minino sinal de fragilidade do executivo os «abutres» (oposição) deste pais se erguem no ar em circulos á volta da presa, então é com tristeza que eu assisto á maior prova de mediocridade da nossa democracia.

O problema e mais dificl de acreditar é que apartir daqui não existem soluções à vista, e as poucas que nos sobram não querem «ficar com o menino ao colo».

Desculpem o meu negativismo, mas Portugal começa a ficar insuportavel, ou alguém pega nisto vontade de mudança séria e objectiva, ou o povo resolve de uma vez por todas assumir os riscos e aceitar as dificuldades e sofrimento que ainda vamos enfrentar no futuro de forma séria ou então meus amigos....Isto não passamos de uma ceita de gente incompetente e delinquente aos olhos da Europa.


Cumps
Surfer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 864
Registado: 5/11/2002 1:11

Santana

por Pavel » 28/6/2004 19:02

Bom, eu tenho seriíssimas dúvidas que o Santana venha a ser Primeiro-Ministro.

Sampaio privilegia a estabilidade é certo, mas se o PSD tenta avançar de chofre com o nome de PSL a Sampaio, tenho mtas dúvidas de q este o aceite, pq exigirá garantias de formação de um governo sólido e estável e isso é algo q duvido seriamente q PSL consiga fazer. Vários ministros, incluindo nomes de peso como M Ferreira Leite ou Marques Mendes, disseram já q não estariam disponíveis para um Governo PSL.

Penso q o PSD convocará congresso extraordinário para eleição de novo líder e candidato a PM. Nessas circunstâncias os barões movem-se e avançam com uma outra candidatura boicotando o nome de PSL. Quem? Essa é a questão mais difícil, mas neste momento inclino-me para Marques Mendes, que de resto já foi candidato a líder no passado.
 
Mensagens: 232
Registado: 11/8/2003 19:04

por nunofaustino » 28/6/2004 18:33

Oi Moz... finalmente conseguiste sair da selva :)

De facto o blog é um pouco (muito) rosa... esse é mesmo o maior defeito do blog... mas como aquilo é mais um local onde amigos (na maioria políticos ou ex-políticos) colocam os seus pontos de vista, é normal que tenham a mesma cor partidária. De qquer modo gosto de lá ir ver as opiniões do VM... é alguém que escreve de um modo bastante agradável...

Qto às tuas opiniões... eu acho que é positivo para Portugal ter o Durão barroso na nova posição... essencialmente para fortalecer a imagem de Portugal na UE. Mas mais importante do que isso, é necessário que Portugal n entre em crise por causa dessa decisão do DBarroso.

De certeza absoluta que o Durão só disse que aceitava o cargo se o PR n convocasse eleições antecipadas. Se o PR aceita isso ou não, não sei, mas de certeza que essa foi uma condição do Durão ao PR para poder aceitar o convite...

Tendo este ponto como garantido (que se o Durão for embora o novo PM vai ser escolhido pelo PSD) o candidato lógico é o Santana Lopes (infelizmente). E este é um erro crasso do PSD. É um candidato que n tem qquer legitimidade pois n foi eleito para PM nem nunca conseguiu chegar à liderança do PSD (das 3 vezes que se candidatou a presidente do PSD perdeu). É um dos maiores tiros no pé do PSD...

Uma vez que o SLopes vai ser o nnosso PM, a política vai mudar por completo... aliás já se vê pelo "possível" novo governo que n vai ser uma transção suave, mas sim uma ruptura com o passado que poderá ter custos bastante elevados para o país...

Com base nestas minhas ideias, mudei de opinião e penso que a ida do DBarroso para a UE provavelmente terá mais custos do que benefícios para Portugal e por isso acho q o DBarroso deveria ficar em Portugal.

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por FT » 28/6/2004 15:15

Têm razão MSM....
a ver vamos :roll: no que isto dá...
só espero que não sejamos nós Portugal a pagar pela ambição dos outros :(
FT
 

por MSM » 28/6/2004 14:39

Caro FT,

Podemos estar aqui todo o dia a debater esta questão pois ambas as posições são defensáveis. Em relação ao congresso extraordinário, o único problema que se põem é tempo. O País não pode esperar pelo congresso.
Quanto às divisões no PSD, claro que as há. Todos os grandes partidos têm pessoas que o querem liderar, repara no caso do PS que apesar de ter tido uma votação expressiva nas eleições Europeis prepara-se para ir para um congresso com 4 !!!! candidatos.
O facto de haver algumas pessoas que não querem o Santana não significa que a maioria do partido não queira. Aliás todas as declarações de elementos que chefiam as distritais do PSD (E que são quem conta para os congressos) são favoráveis à liderança de Santana. Ainda não houvi nenhuma distrital a dizer que devia haver um congresso.
Para além disso no passado (caso da morte de Sá Carneiro) o primeiro ministro que o sucedeu não teve de ir a nenhum congresso. Apenas 1 mês depois de ser PM é que houve um congresso.
Mas como digo existem argumentos a favor e contra.
MSM
 

por FT » 28/6/2004 14:24

MSM Escreveu:Caro FT

(....)A questão do Santana não ter ido a votos pelo PSD é perfeitamente irrelevamte porque o partido mais eleito pode escolher o PM que pode até nem ser do partido mais votado, por isso essa situação não se põem.


Caro MSM

Claro que em termos constitucionais é perfeitamente legal a substituição de Durão por Santana Lopes...
Mas em termos políticos (de legitimidade politica) parece-me que no minimo o novo lider terá de passar por um congresso do PSD, pois até aí há enormes divisões...
e será preferivel ter eleições antecipadas ou um PM a prazo???
FT
 

por MSM » 28/6/2004 14:04

Caro FT

Quando falei das eleições para uma autarquia, estava-me a referir a um dos argumentos usados pelos que acham que deve haver eleições antecipadas que é a da falta de legitimidade para o Santana Lopes ou outro ocupar o cargo de PM porque as pessoas votaram pelo Durão e não pelo partido.Apesar de achar que todos deviamos saber a lista em que votamos para uma câmara, a realidade é que isso não acontece. Na verdade quase toda a gente vota pelo cabeça de lista e não pela lista.
A questão do Santana não ter ido a votos pelo PSD é perfeitamente irrelevamte porque o partido mais eleito pode escolher o PM que pode até nem ser do partido mais votado, por isso essa situação não se põem.
MSM
 

por Trend » 28/6/2004 13:28

Acabo de ver declaração de DB e adia para amanhã, após reuniões...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 278
Registado: 28/5/2004 23:00

por soeirinho » 28/6/2004 13:17

Prodi considera que Durão será um «excelente líder»

Durão Barroso será um «excelente líder» do executivo comunitário. Quem o diz é o presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, citado esta segunda-feira pelo seu porta-voz, Reijo Kemppinem. Segundo a edição online do Expresso, desta segunda-feira, Profi ficará satisfeito se se confirmar a nomeação de Durão na cimeira europeia, na terça-feira.



De acordo com Reijo Kemppinem, o presidente da Comissão Europeia pensa que Barroso dará um excelente presidente e que estará à altura do cargo.
O porta-voz ressaltou, contudo, que a posição oficial da CE apenas dar-se-á a conhecer depois de os chefes de Estado e do Governo nomearem Durão Barroso na cimeira europeia, que terá início na terça-feira em Bruxelas.

Prodi e Durão Barroso deverão manter contactos na terça-feira depois de confirmada a nomeação para o cargo.

28-06-2004 11:26:22
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por FT » 28/6/2004 12:43

MSM Escreveu:A minha opinião:

Ponto 2 - (...) No entanto quando por exemplo votamos para uma câmara também votamos no cabeça de lista e não na lista (99% das pessoas nem sabe quem fáz parte da lista). Nesta prespectiva não nos podemos esqueçer que o próprio Presidente quando saiu da câmara de Lisboa deixou lá a mandar o João Soares e que eu saiba ninguém tinha votado nele e não houva muita polémica, o mesmo aconteceu recentemente com o caso de Felgueiras.


Caro MSM

Quando votamos para a Câmara, se não sabemos o resto da lista deveriamos saber :? pois os outros elementos da lista vão ser os vereadores, ou seja o governo da câmara.
Para a AR apenas sabemos que estamos a votar nos nomes da nossa lista DISTRITAL e que se votarmos no partido vencedor "elegemos" o Primeiro Ministro e depois este escolherá a equipa que bem entender para Governar o País.

1ª questão: Os Portugueses votaram no PSD para constituir Governo e acho que muito pouca gente acreditaria que das eleições sairia uma coligação PSD/PP, ou pelo menos isso não estava em causa.

2ª Questão: Santana Lopes nem sequer foi a votos para a AR (espero não me ter enganado :oops: ) visto ter sido eleito Presidente da CML meses antes...

3ª Questão: A bem do País o preferível é concerteza a estabilidade, mas entre a instabilidade de eleições antecipadas e a instabilidade de ter um PM ser legitimidade EU prefiro a 1ª

Andamos sempre a criticar o facto de deixarmos sair as "cabeças" do nosso País e hoje até os apoiantes do trabalho do nosso PM acham que ele deve ir :!:

Pois EU acho que na política as promessas deveriam ser para cumprir e que um PM apenas se deveria demitir quando tal for para bem do País, o que manifestamente não me parece ser o caso, ou pelo menos as desvantagens do PM sair são maiores do que ficar.

bom dia e bons negocios
FT
 

Para mim só há uma única solução

por Visitante » 28/6/2004 12:34

Com base na legitimidade, que ninguém pode contestar, porque assim o diz a nossa constituição, de se encontrar uma solução no actual quadro parlamentar, [/b] a atitude mais sensata seria a de, o PSD, convocar rapidamente um Congresso extraordinário para decidir o próximo líder do PSD :!:

Isto sim seria o correcto para acabar de vez com as questões de legitimidade!

Tenho dito :!: :!: :!:
Visitante
 

por MSM » 28/6/2004 11:54

A minha opinião:

Ponto 1 - A ida do Primeiro Ministro Português para um cargo desta importância devida deixar toda a gente orgulhosa, mas enfim os portugueses têm infelizmente o hábito de dizerem sempre mal do que é nosso. Não se esqueçam que nesta posição o Durão pode claramente influenciar certas situações em favor de Portugal e por muito que se diga o contrário a verdade é esta. Temos o exemplo em Portugal do Presidente que apesar de tentar ser independente dos partidos toma algumas decisões claramente por convicções políticas....

Ponto 2 - Haver ou não eleições antecipadas. Em primeiro lugar tem de se distinguir duas situações. Do ponto de vista de quem vota (Todos nós) podemos dizer que votamos Durão e não Santana Lopes ou outro. No entanto quando por exemplo votamos para uma câmara também votamos no cabeça de lista e não na lista (99% das pessoas nem sabe quem fáz parte da lista). Nesta prespectiva não nos podemos esqueçer que o próprio Presidente quando saiu da câmara de Lisboa deixou lá a mandar o João Soares e que eu saiba ninguém tinha votado nele e não houva muita polémica, o mesmo aconteceu recentemente com o caso de Felgueiras.
O outro ponto de vista é formal. Claro que o Presidente tem sempre a última palavra mas faria algum sentido irmos para eleições antecipadas? A minha resposta é não e não porque se o Presidente mantiver a sua coêrencia relativamente ao que fez com o Guterres, não dissolverá a Assembleia. Para além disso o País não pode estar de 2 em 2 anos a mudar de governo pois assim é impossivel governar seja que País for.

Ponto 3 - Santana Lopes. Claro que é uma figura bastante contestada na política Portuguesa mas que diabo os portugueses estão sempre a queixar-se dos políticos que temos e quando aparece alguém diferente é o que se vê. Admito que alguns pensem que ele não está preparado para assumir o cargo, mas se olharmos para o resto do mundo não faltam exemplos dessa situação. Tony Blair, Bill Clyton e outros são exemplos de pessoas que não tinham tido nenhum experiência governativa e que deixaram uma marca bem vincada nos seua Paises.

Assim espero sinceramente que se o nome escolhido para suceder o Durão for uma pessoa que tenha a maioria de apoio junto do PSD e do PP que o Presidente tome a única posição possivel que é a de nomear um novo Primeiro Ministro.

Abraços e bons negócios.
MSM
 

por JCS » 28/6/2004 11:38

Caro visitante é por demais evidente que as palavras "consenso" e "estabilidade" para si nada significam. Eu gostei do "consenso" e acho a "estabilidade" o bem mais precioso neste momento de inicio do crescimento económico (parece que afinal não foi tudo negativo :wink: ).
Compreendo também a euforia da oposição em querer agora ir para o governo e criar intabilidade politica (afinal que melhor momento para governar que de crescimento económico?). Era o ideal para eles porque assim já podiam dizer "foi preciso irmos para o poder para portugal começar a crescer" :twisted: (daí andarem eufporios). Depois logo se verá... Se voltar a dar para o torto, cá estarão os impopulares (pudera!) para apertar o cinto...

Enfim... politicas. Quanto a mim, não tenho a memória curta, tendo consciência que sou apeas um no meio de muitos e que os "esquecidos" poderão estar em maior numero. Há que respeitar porque é isto a democracia.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, iniciado1 e 77 visitantes