Sonae SGPS ataca a primeira referência...
SON
Caro Bertoluci,
Eu sigo atenta e diariamente a SONAE ha uns meses largos. Leio aqui muitas análises e opiniões sobre a mesma, e tenho muito interesse em saber qual é a sua opinião concreta sobre a situação do papel, técnica ou não.
Agradeço antecipadamente.
R.P.
Eu sigo atenta e diariamente a SONAE ha uns meses largos. Leio aqui muitas análises e opiniões sobre a mesma, e tenho muito interesse em saber qual é a sua opinião concreta sobre a situação do papel, técnica ou não.
Agradeço antecipadamente.
R.P.
Bertolucci, o fórum é um local para troca de ideias. Mas é estranho quando 90% das suas intevenções nas últimas semanas são apenas para vir criticar os outros.
As críticas são positivas, mas quando elas se tornam sistemáticas e sempre com os mesmos alvos, para mim deixam-se de ser críticas e passam a ser perseguições.
Peço-lhe que reveja a sua forma de estar no Caldeirão, pois não é este género de participações que queremos neste espaço.
Ulisses
As críticas são positivas, mas quando elas se tornam sistemáticas e sempre com os mesmos alvos, para mim deixam-se de ser críticas e passam a ser perseguições.
Peço-lhe que reveja a sua forma de estar no Caldeirão, pois não é este género de participações que queremos neste espaço.
Ulisses
Considero o forum um local de lazer, mas quando tenho de dizer algo sobre alguma coisa que acho errado digo...como foi agora no caso do Marco António... e não percebo o porquê do MA ficar tão melindrado... não fico chateado com o ponto de vista alheio, nem com as críticas que me são dirigidas.
A verdadeira guerra é na bolsa e não aqui no forum, aqui não se perde nem se ganha... é certo que vamos aprendendo pontos de vista diferentes... mas para aprender a negociar não é o local indicado... negociar na bolsa não se ensina, aprende-se com a experiência e com algumas cabeçadas que se vão dando... existem algumas ferramentas que nos ajudam a negociar, mas nunca aqui ouvi falar delas... ferramentas essas que são métodos que são usados pelas casas de research para avaliar as empresas em bolsa.
Aqui práticamente só se fala de análise técnica e pouco mais... na minha opinião não creio que se possa ir muito longe só com a análise técnica.
A verdadeira guerra é na bolsa e não aqui no forum, aqui não se perde nem se ganha... é certo que vamos aprendendo pontos de vista diferentes... mas para aprender a negociar não é o local indicado... negociar na bolsa não se ensina, aprende-se com a experiência e com algumas cabeçadas que se vão dando... existem algumas ferramentas que nos ajudam a negociar, mas nunca aqui ouvi falar delas... ferramentas essas que são métodos que são usados pelas casas de research para avaliar as empresas em bolsa.
Aqui práticamente só se fala de análise técnica e pouco mais... na minha opinião não creio que se possa ir muito longe só com a análise técnica.
Josema
Um conselho que te dou e que penso que é o mesmo que a maioria pensa...nunca sigas a opinião dos outros, tenta criar o teu método com base no teu tempo disponível... se o MA errar ou outro, ninguém te vai suportar o prejuízo, nem a mágoa...
Abraço e bons negócios
Abraço e bons negócios
Correcto Bertoluci
Penso que agora sim voçe escreveu realmente tudo...
Fiquei esclarecido com suas atitudes...
nota: talvez seja mais divertido esse tipo de atitude num CHAT, agora num forum sobre bolsa?
Boa sorte & boas brincadeiras ...
Penso que agora sim voçe escreveu realmente tudo...
Fiquei esclarecido com suas atitudes...
nota: talvez seja mais divertido esse tipo de atitude num CHAT, agora num forum sobre bolsa?
Boa sorte & boas brincadeiras ...
Trend is your friend
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
Marco António, se te pode servir de lenitivo aqui tens um leitor atento dos teus textos e que muito se tem orientado por eles. Tenho 15.000 Son desde 20/05. a 0,89. Vieram a 0,83 e aguentei-as à espera deste momento: fim de fecho do trimestre e consequente necessidade dos fundos de "mexerem" e ainda a conclusão do negócio da Portucel. Da leitura do que tens escrito sobressai sempre grande seriedade e objectividade q.b.. Também começo a entender os gráficos "mudos" do meu vizinho (TRSM). Estou igualmente atento à ideia, que te não cansas de repetir, do americano que ganhou milhões,não por transacionar muito mas por ter calma. Estes são os meus ingredientes. Não me tenho dado nada mal.
Continua MA, que muitos como eu precisam das tuas palavras. Quanto aos que sabem demasiado, tanto melhor para eles.
Abraços e boa disposição
Continua MA, que muitos como eu precisam das tuas palavras. Quanto aos que sabem demasiado, tanto melhor para eles.
Abraços e boa disposição
É verdade que tenho uma forma de estar no mercado diferente... e até me tenho dado bem com ela... é claro que tb cometo os meus erros. Umas vezes estou péssimista e tento aproveitar essa situação e outras estou positivo e tb tento aproveitar essa situação...
Agora teimoso é que não... rentabilizar a minha carteira é o meu objéctivo e se tiver de mudar de opinião,simplesmente mudo e nada mais.... nunca fico agarrado a ideias pré-concebidas e mudo de opinião à mediade que sinais do mercado assim me façam mudar...
Sincéramente, não estou aqui para agradar a ninguém, estou incógnito e assim pretendo manter-me.... umas vezes escrevo o que faço em outras não digo nada, é conforme o apetite... passo dias que nem venho aqui...
Por acaso entrei na pt na semana passada, mas se tivesse que vender hoje vendia e comprava amanhã, mas como achei que a pt fecharia perto dos máximo até nem vendi...
Atingi um nível em que nada me perturba no meu trading... nem mesmo aquilo que escrevo que às vezes pode estar errado... como disso o objéctivo é maximizar o lucro, nada mais o resto é conversa... não tento provar que estou certo, isso não me interessa... a minha imagem é somente um nike.
Vejo o forum como um local de lazer onde se pode ler uns bitaites e escrever...
Devo dizer que esta não é a minha actividade principal e sigo os mercados conforme posso...
Agora teimoso é que não... rentabilizar a minha carteira é o meu objéctivo e se tiver de mudar de opinião,simplesmente mudo e nada mais.... nunca fico agarrado a ideias pré-concebidas e mudo de opinião à mediade que sinais do mercado assim me façam mudar...
Sincéramente, não estou aqui para agradar a ninguém, estou incógnito e assim pretendo manter-me.... umas vezes escrevo o que faço em outras não digo nada, é conforme o apetite... passo dias que nem venho aqui...
Por acaso entrei na pt na semana passada, mas se tivesse que vender hoje vendia e comprava amanhã, mas como achei que a pt fecharia perto dos máximo até nem vendi...
Atingi um nível em que nada me perturba no meu trading... nem mesmo aquilo que escrevo que às vezes pode estar errado... como disso o objéctivo é maximizar o lucro, nada mais o resto é conversa... não tento provar que estou certo, isso não me interessa... a minha imagem é somente um nike.
Vejo o forum como um local de lazer onde se pode ler uns bitaites e escrever...

Devo dizer que esta não é a minha actividade principal e sigo os mercados conforme posso...
Bertoluci
Acredite que me divirto bastante aqui no forum...
Bertoluci, acredito mesmo que é isso que está a acontecer...
abraço
Trend is your friend
Bertoluci, andas um pouquito desatento...
Aqui a questão não é se parece manteiga ou queijo limiano. A questão é o que efectivamente a cotação faz. No caso presente está em boas condições para quebrar esta primeira resistência. Daí eu ter falado...
É muito fácil dizer hoje que a inversão se deu a semana passada. Pena que o Bertoluci não nos tivesse avisado há uma semana atrás que estavamos perante essa inversão (na altura o Bertoluci andava muito pessimista e dizia que estavamos perto do topo). É só consultar o seu comentário aos mercados do passado dia 15.
Agora, quem de facto escreveu há uma semana atrás fui eu, num longo artigo (que presumo que o Bertoluci não leu) dividido em duas partes - As Bases.
Nesse artigo poderá ler-se:
Um dos papéis que se encontra nesse artigo é precisamente a SON.
A questão que colocou no primeiro post aqui neste tópico está respondida há uma semana atrás.
Concordaría com o quê?
Era importante que explicasse com que é que concordaría pois parece-me que não é com nada que eu tivesse escrito. Na realidade, parece-me que o Bertoluci não percebe absolutamente nada do que eu escrevo.
De resto, de há um mês para cá, o Bertoluci já esteve desde muito optimista a muito pessimista.
A minha ainda é e continua a ser a mesma.
Relativamente às resistências, elas para mim importam sempre. Para quem não liga à AT é provável - e lógico - que nunca importem. Nem agora nem em outro momento algum.
Ora, há uma semana atrás a cotação da SON estava precisamente no mesmo valor de hoje. E que não estivesse, mais centimo para a frente mais centimo para trás, que diferença faz numa análise de médio/longo-prazo?
Absolutamente nenhuma!
Portanto, o Bertoluci escreveu um comentário sem sentido absolutamente nenhum.
Em primeiro lugar faz-me uma crítica dizendo que hoje nada se passou de relevante na SON e que a inversão se deu há uma semana atrás.
Ora, há uma semana atrás o Bertoluci de nada nos informou. E eu tenho um artigo escrito nessa altura, ao qual este post dá continuídade onde a minha opinião sobre o mercado (e sobre a SON em particular) para o médio/longo-prazo está expressa e na qual, da semana passada para hoje, nada mudou de substancial.
Em segundo lugar, a cotação da SON praticamente não se alterou nesta semana e se se tivesse alterarado, a diferença não tería qualquer relevância em termos de médio/longo-prazo. Qual é a importância de uma semana no médio e longo-prazo?
Vir colocar as questões que colocou e vir falar de confusões numa qualquer cabeça foi um autêntico tiro no pé da sua parte.
Simplesmente porque o Bertoluci já vem criticar sem saber sequer o que é que está a criticar. É já por puro desporto.
Deixe-me dizer-lhe que isso nada me incomoda. O problema é que este tipo de posts e este tipo de discussão não trás qualquer valor acrescentado ao forum e vem criar confusão onde ela não existe!

bertoluci Escreveu:A resistência dos 0.90€ mais pareceu manteiga...
Aqui a questão não é se parece manteiga ou queijo limiano. A questão é o que efectivamente a cotação faz. No caso presente está em boas condições para quebrar esta primeira resistência. Daí eu ter falado...
bertoluci Escreveu:esse primeiro passo a que o MA se refere e creio se estar a referir à inversão de tendência, já se deu na semana transacta...
É muito fácil dizer hoje que a inversão se deu a semana passada. Pena que o Bertoluci não nos tivesse avisado há uma semana atrás que estavamos perante essa inversão (na altura o Bertoluci andava muito pessimista e dizia que estavamos perto do topo). É só consultar o seu comentário aos mercados do passado dia 15.
Agora, quem de facto escreveu há uma semana atrás fui eu, num longo artigo (que presumo que o Bertoluci não leu) dividido em duas partes - As Bases.
Nesse artigo poderá ler-se:
Marco Antonio escreveu no Artigo as Bases em 22 de Junho Escreveu:Outra questão que se poderá colocar será a conveniência de abertura de posições nestes níveis ou a simples manutenção de posições longas moderadas. Numa perspectiva de longo-prazo, e sublinho - de longo-prazo - creio que faz sentido deter posições moderadas nestes níveis a reforçar caso se venha a confirmar a retoma das subidas ou a reduzir caso os suportes e bases apontadas venham a ser quebradas em baixa, principalmente nos casos onde esses suportes estão bem definidos como é o caso dos papéis que aqui apresento.
Um dos papéis que se encontra nesse artigo é precisamente a SON.
A questão que colocou no primeiro post aqui neste tópico está respondida há uma semana atrás.
bertoluci Escreveu:Concordaria com o Marco caso estivesse-mos situados no tempo à cerca de um ou dois meses atrás...
Concordaría com o quê?
Era importante que explicasse com que é que concordaría pois parece-me que não é com nada que eu tivesse escrito. Na realidade, parece-me que o Bertoluci não percebe absolutamente nada do que eu escrevo.
De resto, de há um mês para cá, o Bertoluci já esteve desde muito optimista a muito pessimista.
A minha ainda é e continua a ser a mesma.
bertoluci Escreveu:Neste timing actual pouco importa as resistências expressas no gráfico.
Relativamente às resistências, elas para mim importam sempre. Para quem não liga à AT é provável - e lógico - que nunca importem. Nem agora nem em outro momento algum.
Ora, há uma semana atrás a cotação da SON estava precisamente no mesmo valor de hoje. E que não estivesse, mais centimo para a frente mais centimo para trás, que diferença faz numa análise de médio/longo-prazo?
Absolutamente nenhuma!
Portanto, o Bertoluci escreveu um comentário sem sentido absolutamente nenhum.
Em primeiro lugar faz-me uma crítica dizendo que hoje nada se passou de relevante na SON e que a inversão se deu há uma semana atrás.
Ora, há uma semana atrás o Bertoluci de nada nos informou. E eu tenho um artigo escrito nessa altura, ao qual este post dá continuídade onde a minha opinião sobre o mercado (e sobre a SON em particular) para o médio/longo-prazo está expressa e na qual, da semana passada para hoje, nada mudou de substancial.
Em segundo lugar, a cotação da SON praticamente não se alterou nesta semana e se se tivesse alterarado, a diferença não tería qualquer relevância em termos de médio/longo-prazo. Qual é a importância de uma semana no médio e longo-prazo?
Vir colocar as questões que colocou e vir falar de confusões numa qualquer cabeça foi um autêntico tiro no pé da sua parte.
Simplesmente porque o Bertoluci já vem criticar sem saber sequer o que é que está a criticar. É já por puro desporto.
Deixe-me dizer-lhe que isso nada me incomoda. O problema é que este tipo de posts e este tipo de discussão não trás qualquer valor acrescentado ao forum e vem criar confusão onde ela não existe!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
bertoluci Escreveu:A resistência dos 0.90€ mais pareceu manteiga... esse primeiro passo a que o MA se refere e creio se estar a referir à inversão de tendência, já se deu na semana transacta... os 0.90€ e até os 0.95€ são promenores circunstanciais pouco relevantes...
Concordaria com o Marco caso estivesse-mos situados no tempo à cerca de um ou dois meses atrás... Neste timing actual pouco importa as resistências expressas no gráfico.
Abraço e bons negócios
Então o vento mudou amigo bertoluci

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=
Cada cavadela, cada minhoca
-
olheiro
Trend
o Mercado é na sua forma mais simples resume-se a timings e psicologia... dominar estas duas variaveis é o suficiente para vencer nos mercados...
Ao que escrevi, é uma interpretação do mercado endogena ao próprio mercado... é simplesmente uma questão de interpretação que não assenta em leitura de gráficos... os gráficos são história e a história não faz mover mercados, o mercado está no futuro.
Abraço
Ao que escrevi, é uma interpretação do mercado endogena ao próprio mercado... é simplesmente uma questão de interpretação que não assenta em leitura de gráficos... os gráficos são história e a história não faz mover mercados, o mercado está no futuro.
Abraço
Bertoluci
os 0.90€ e até os 0.95€ são promenores circunstanciais pouco relevantes...
Pode explicar?
abraço
Trend is your friend
A resistência dos 0.90€ mais pareceu manteiga... esse primeiro passo a que o MA se refere e creio se estar a referir à inversão de tendência, já se deu na semana transacta... os 0.90€ e até os 0.95€ são promenores circunstanciais pouco relevantes...
Concordaria com o Marco caso estivesse-mos situados no tempo à cerca de um ou dois meses atrás... Neste timing actual pouco importa as resistências expressas no gráfico.
Abraço e bons negócios
Abraço e bons negócios
Re: LLOLLL
Fan do Cinzento Escreveu:Marco,
Não te parece bem , traçares uma LTDmp ?
De momento, não.
Fan do Cinzento Escreveu:Na MMO, essa linha é deveras significativa....apesar de me poderes responder que tal linha só fará sentido quando lá encontrar 3 toques.
Exacto.

Fan do Cinzento Escreveu: Eu porém já os consigo vislumbrar![]()
É possível que venha a funcionar. Mas não é importante neste momento tê-la lá. Até porque se ela funcionar, provavelmente funcionará a resistência dos 0.95€ também, essa bastante consistente e que está no gráfico.
Existe uma boa probabilidade de, a funcionar uma coisa, funcionar a outra também.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bertoluci, eu não lhe vou voltar a explicar a minha posição e opinião perante o mercado, a qual já lhe expliquei directamente por diversas vezes e encontra-se espelhada em diversos artigos que já publiquei neste espaço.
Se não entende o meu comentário então, francamente, a falha é mesmo sua.
Se não entende o meu comentário então, francamente, a falha é mesmo sua.
MarcoAntónio
Um primeiro e importante passo para quê? muitas dúvidas nessa cabeça...
A que valores o MA aconselha entrar?
Abraço e bons negócios

A que valores o MA aconselha entrar?
Abraço e bons negócios
mais de 5 000 000 de acções transacionadas.
...a ver vamos, como diz o cego.
Presa35
Presa35
Sonae SGPS ataca a primeira referência...
A SON está hoje a atacar a primeira resistência de relevo, os 0.90€...
É certo que existem outras resistências (como o «euro», provavelmente a mais importante) que terão de ser quebradas para que se confirme um novo movimento de relevo. Mas a quebra dos 0.90€ seríam um primeiro e importante passo.
É certo que existem outras resistências (como o «euro», provavelmente a mais importante) que terão de ser quebradas para que se confirme um novo movimento de relevo. Mas a quebra dos 0.90€ seríam um primeiro e importante passo.
- Anexos
-
- son-20040628a.png (16.31 KiB) Visualizado 1329 vezes
Quem está ligado: