Noticias de 25 de Junho de 2004
PT discute situação da Guiné Telecom
25-6-2004 9:51
A Portugal Telecom enviou uma delegação da Portugal Telecom Ventures a Bissau para discutir a situação da participada Guiné Telecom com as autoridades guineenses.
A PT levou Álvaro Roquette Morais e Conceição Leal.
A Guiné Telecom está em litígio há cinco anos, sendo possível chegar a acordo neste encontro. O anterior governo extinguiu a Guiné Telecom.
Nos próximos três dias deverão ser definidas das novas regras do contrato de concessão e exploração da empresa. A PT deverá ficar com 40 por cento da empresa, sendo o restante do Governo do país.
BolsaPt.com
Sonae abre hipermercado em Porto Alegre
25-6-2004 9:44
A Sonae Distribuição Brasil anunciou o investimento de 4 milhões de euros na abertura de um hipermercado BIG em Porto Alegre, Estado de Rio Grande do Sul, Brasil.
Esta será a 46º loja da BIG no Brasil e a 15ª naquele Estado.
Os investimentos da Sonae no Brasil, para expansão e modernização de supermercados ascendem a 70 milhões de euros.
BolsaPt.com
Euro desce face ao dólar
25-6-2004 9:30
O euro segue em queda face ao dólar, com os investidores à espera dos dados macroeconómicos da próxima semana e à transferência do poder político no Iraque. Os investidores tomam algumas mais-valias.
Os recentes ataques na Turquia e no Iraque aumentam a instabilidade geopolítica mundial.
O euro segue a perder 0,28 por cento para 1,2132 dólares.
BolsaPt.com
Petróleo recua atento a greve na Noruega
25-6-2004 9:21
O preço do petróleo segue com perdas ligeiras, com os investidores atentos à possibilidade das petrolíferas norueguesas ameaçarem a interrupção da oferta, face à greve de trabalhadores.
A Noruega é o terceiro maior exportador mundial de petróleo. A greve dos trabalhadores deverá iniciar-se na segunda-feira e estender-se por oito dias. O primeiro ministro norueguês, Kjell Magne, anunciou estar a monitorizar o conflito.
Esta ameaça aumenta os riscos do lado da oferta, conjuntamente com o aumento das tensões no Médio Oriente.
O contrato de Julho do IPE Brent recua 10 cêntimos para 35,20 dólares por barril.
BolsaPt.com
Quedas ligeiras nos mercados europeus
25-6-2004 9:17
Os mercados europeus seguem em terreno ligeiramente negativo, com os investidores a reagirem à queda do sentimento económico alemão
O índice de sentimento económico do instituto alemão IFO recuou inesperadamente para 94,6 pontos, o nível mais baixo dos últimos nove meses.
A Prudential avança 0,7 por cento e a Linde ganha 2,6 por cento, ambas reagindo de forma positiva a recomendações favoráveis de bancos de investimento.
A Astrazeneca desce 1,4 por cento, depois de um jornal de medicina ter publicado uma nota com os perigos do medicamento Crestor, recomendando a saída do tratamento do mercado.
Os mercados sueco e finlandês estão encerrados para celebração de feriado.
O índice pan-europeu Euronext Top 100 recua 0,13 por cento e o Next 150 sobe 0,26 por cento. O índice francês CAC perde 0,22 por cento, o belga BEL valoriza 0,03 por cento e o holandês AEX desce 0,12 por cento.
O índice alemão DAX recua 0,15 por cento, o britânico Footsie desvaloriza 0,25 por cento, o italiano MIB perde 0,11 por cento e o espanhol IBEX recua 0,13 por cento.
BolsaPt.com
Lisboa segue com recuo ligeiro
25-6-2004 9:3
O mercado nacional segue com perdas ligeiras, em linha com os restantes mercados europeus. Depois dos ganhos das últimas sessões, os investidores tomam algumas mais-valias. O índice PSI-20 desce 0,06 por cento para 7.306,53 pontos, com cinco empresas em alta, nove estáveis e seis em queda.
A Portugal Telecom ganha ligeiros 0,35 por cento. A SonaeCom segue estável nos 3,15 euros, depois de ter anunciado que a Optimus aumentou o tráfego roaming em 270 por cento na primeira semana do Euro2004.
No sector bancário, o Banco Comercial Português desce 0,52 por cento e o Banco BPI sobe 0,33 por cento. O Banco Espírito Santo ganha 0,15 por cento, tendo lançado uma emissão de 600 milhões de euros em obrigações, com maturidade de cinco anos.
A EDP – Electricidade de Portugal desce 0,44 por cento e a Sonae SGPS mantém-se nos 88 cêntimos.
A Jerónimo Martins desce 0,11 por cento, com a intenção de pedir poucas licenças de construção de supermercados e hipermercados em 2004. Além disso, a empresa mostra-se aberta à possibilidade de adquirir a participação da Ahold na JM Retalho, apesar de considerar essa operação improvável.
A Semapa segue ainda sem negociar, estando a considerar o pedido de uma compensação ao Estado por ter bloqueado a Oferta Pública de Aquisição sobre a Cimpor, em Junho de 2000.
BolsaPt.com
Alemanha: Sentimento económico IFO desce para mínimo 9 meses
25-6-2004 9:7
A confiança dos negócios desceu para o mínimo dos últimos nove meses em Junho, na Alemanha. Os consumidores apresentam poucos gastos, limitando a recuperação económica.
O índice de confiança compilado pelo instituto IFO, baseado na opinião de 7 mil empresários, desceu de 96 para 94,6 pontos. Os economistas esperavam um aumento para 96,5 pontos.
O índice recua do máximo de 97,5 pontos atingido em Janeiro.
O sub-índice de condições actuais desceu de 94,4 para 93,2 pontos e o índice de antecipação recuou de 97,7 para 96,0 pontos.
BolsaPt.com
Semapa considera pedido indemnização por bloqueio OPA sobre Cimpor
25-6-2004 8:52
A Semapa está a estudar a possibilidade de exigir uma compensação ao Estado por este ter impedido a OPA – Oferta Pública de Aquisição sobre a Cimpor, em Junho de 2000, segundo o Semanário Económico.
Esta decisão surge após o Tribunal de Justiça da União Europeia ter considerado que o bloqueio foi ilegal.
BolsaPt.com
Lucro da Nike aumenta 24%
25-6-2004 8:49
A norte-americana Nike apresentou um aumento de 24 por cento no lucro do quarto trimestre fiscal, beneficiando do aumento das vendas.
O lucro atingiu os 305 milhões de dólares, ou 1,13 dólares por acção. Os analistas esperavam um lucro de 1,07 dólares por acção.
As vendas avançaram 17 por cento para 3,5 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Espanha: Preços Industriais avançam 0,7% em Maio
25-6-2004 8:45
O índice de preços industriais avançou 0,7 por cento em Maio, face ao mês anterior. Em termos anuais, subiram 3,8 por cento, segundo dados do instituto de estatística.
Em Abril, os preços tinham subido 0,8 por cento no mês e 2,6 por cento no ano.
A subida foi influenciada pela refinação de petróleo, metalurgia e produtos alimentares e bebidas.
BolsaPt.com
Alemanha: Preços Importação aumentam 0,7% em Maio
25-6-2004 8:42
Os preços na importação alemães registaram em Maio o nível mais elevado desde Junho de 2001, reagindo à evolução do preço do petróleo, segundo dados do instituto federal de estatística.
Os preços avançaram 0,7 por cento face ao mês anterior e 2,5 por cento face ao mês homólogo. Excluindo petróleo, os preços recuaram 0,2 por cento no mês e subiram 0,3 por cento em termos homólogos.
BolsaPt.com
Jornal da especialidade sugere saída do mercado do medicamento Crestor
25-6-2004 8:35
O regulador de mercado norte-americano Public Citizen publicou no jornal da especialidade Lancet a saída do tratamento para o colesterol Crestor, da Astrazenca, do mercado, considerando-o perigoso.
O regulador considerou os dados recolhidos na fase de aprovação do medicamento.
BolsaPt.com
Credit Suisse afasta cenário de fusão
25-6-2004 8:33
O Credit Suisse Group afastou cenários de fusão no curto prazo, com a saída do co-presidente executivo John Mack.
A instituição respondeu às expectativas dos analistas, que antecipam a aliança com um parceiro, depois de ter apresentado prejuízos em dois dos últimos três anos.
John Mack não renovou o seu contrato. Oswald Gruebel vai assumir as funções de presidente executivo sozinho. Brady Dougan vai substituir John Mack na liderança do Credit Suisse First Boston.
BolsaPt.com
25-6-2004 8:33
O Credit Suisse Group afastou cenários de fusão no curto prazo, com a saída do co-presidente executivo John Mack.
A instituição respondeu às expectativas dos analistas, que antecipam a aliança com um parceiro, depois de ter apresentado prejuízos em dois dos últimos três anos.
John Mack não renovou o seu contrato. Oswald Gruebel vai assumir as funções de presidente executivo sozinho. Brady Dougan vai substituir John Mack na liderança do Credit Suisse First Boston.
BolsaPt.com
Grupo Pestana aumenta vendas em 45% no Brasil
25-6-2004 8:22
As vendas do Grupo Pestana aumentaram 45 por cento no Brasil, nos primeiros quatro meses do ano, para 2,6 milhões de euros.
Francisco Lopes, responsável da empresa pelas operações em território brasileiro, os resultados dos cinco hotéis melhoraram até Abril.
As vendas dos primeiros quatro meses do ano representaram 60 por cento da facturação total do ano passado.
O grupo vai inaugurar uma nova unidade em Curutiba em Agosto.
BolsaPt.com
Auto-estrada Douro Litoral disputada por quatro consórcios
25-6-2004 8:14
Foram entregues propostas por quatro consórcios no concurso da auto-estrada Douro Litoral, noticia do jornal Público.
Os consórcios são liderados pela Somague, Brisa, Dragados e Mota-Engil.
A Ferrovial e a Acciona ficaram de fora do concurso, apesar de terem levantado o caderno de encargos.
O projecto envolve o investimento de 570 milhões de euros, devendo estar concluída em 2007.
BolsaPt.com
BES emite 600 milhões euros em obrigações
25-6-2004 8:3
O Banco Espírito Santo lançou uma emissão de obrigações no montante de 600 milhões de euros, com maturidade de cinco anos, noticia o Diário Económico.
A emissão está indexada à Euribor a três meses, com um diferencial de 0,19 pontos percentuais.
A emissão será listada na Bolsa do Luxemburgo.
O Credit Suisse First Boston e o BES Investimento lideram a operação.
BolsaPt.com
Governo vai lançar concurso para eólicas
25-6-2004 8:1
O Governo pretende criar um cluster industrial de energia eólica, segundo anunciou Franquelim Alves, secretário de Estado Adjunto do ministro da Economia, em entrevista do Diário Económico.
O concurso público deverá ser lançado até ao final do mês e terá uma duração de três meses, com os interessados a formarem consórcios e apresentarem as suas propostas.
BolsaPt.com
Crédito ao consumo aumenta 18% em Abril
25-6-2004 7:58
O crédito ao consumo aumentou 18 por cento no mês de Abril, justificado pela alteração da metodologia de classificação de algumas operações financeiras pelo Banco de Portugal, segundo o Diário Económico.
Excluindo essas alterações, o Banco de Portugal adianta que o crédito ao consumo verificou uma subida mais moderada.
As mudanças levaram a uma ruptura na série de crédito ao consumo.
Na habitação, o crédito de cobrança duvidosa aumentou nos últimos cinco meses, atingindo em Abril os 1,6 por cento dos créditos totais.
BolsaPt.com
Estado pode impedir compra da rede da Shell pela Galp
25-6-2004 7:51
O Estado considera rejeitar a proposta de aquisição da rede de postos de combustíveis da Shell em Espanha pela petrolífera nacional Galp Energia, segundo o Diário Económico.
Essa decisão deverá passar pela avaliação prévia dos accionistas, com o Estado a colocar algumas reservas a uma operação que exige metade do capital da empresa.
O projecto exige um investimento de cerca de 500 milhões de euros.
Também a Petrocer, um dos candidatos a ser o parceiro estratégico da Galp, parece estar contra esta opção.
Adicionalmente, a Caixa Geral de Depósitos cancelou o contrato de exclusividade com a Luso-Oil e mostra-se disponível para financiar qualquer um dos consórcios.
BolsaPt.com
Metro gasta 400 milhões euros com reformas
25-6-2004 7:47
O Metropolitano de Lisboa vai gastar cerca de 400 milhões de euros com encargos relativos a complementos de pensão aos trabalhadores e pensionistas, nos próximos 20 a 25 anos, segundo o Jornal de Negócios.
Mineiro Aires, presidente da empresa, considera que esta situação é insustentável para a empresa e para os contribuintes.
O responsável exige alterações, de forma a garantir o complemento para o futuro.
BolsaPt.com
Partidos políticos não cumprem regras contabilidade
25-6-2004 7:45
Os partidos políticos não cumprem a legislação quanto ao financiamento e à organização contabilística das suas estruturas, segundo o Jornal de Negócios.
O Tribunal de Contas vai punir todas as forças políticas com coimas elevadas relativamente a irregularidades nas contas de 2001.
O Ministério Público será ainda responsável por avaliar a responsabilidade pessoal dos dirigentes dos partidos políticos pelas infracções cometidas.
BolsaPt.com
Nikkei encerra em máximo oito semanas
25-6-2004 7:29
O mercado nipónico encerrou no valor mais elevado das últimas oito semanas, com os investidores a anteciparem um bom sentimento “tankan”, a apresentar pelo Banco do Japão na próxima semana.
O sector bancário e as tecnológicas beneficiaram do optimismo dos investidores face à recuperação económica.
O índice Nikkei avançou 0,31 por cento para 11.780,40 pontos.
BolsaPt.com
Noticias de 25 de Junho de 2004
Europa deverá abrir fraca
25-6-2004 7:26
Os mercados europeus deverão abrir com pouca variação, com os investidores a manterem-se afastados à espera da decisão da taxa de juro norte-americana, na próxima semana.
Também a queda do dólar está a prejudicar a evolução dos exportadores.
O Credit Suisse deverá ser prejudicado pelas notícias de que Jonh Mack, co-presidente executivo, vai abandonar as suas funções.
A Syngenta anunciou que vai adquirir 90 por ecnto da norte-americana Golden Harvest e reiterou as estimativas de aumentar os lucros em mais de 30 por cento em 2004.
No plano macroeconómico, destaque para o clima de negócio do instituto IFO para a Alemanha. Será ainda divulgado o índice de preços no produtor espanhol e o saldo da balança corrente da Zona Euro.
Nos Estados Unidos da América será apresentado o importante Produto Interno Bruto do primeiro trimestre, o índice de confiança da Universidade de Michigan e as vendas de habitações usadas.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 168 visitantes