Noticias de 24 de Junho de 2004
Galp lidera concurso rede da Shell em Espanha
24-6-2004 10:22
A Galp Energia lidera o concurso pela rede de abastecimento da Shell Em Espanha, á frente da italiana Eni, segundo o Jornal de Negócios.
A Galp é a candidata preferência. Apenas se esta não entregar uma proposta é que a rede será entregue à Agip, da Eni.
As propostas podem ser entregues até à próxima semana.
BolsaPt.com
Euro avança com ataques no Iraque
24-6-2004 10:10
O euro segue em alta face ao dólar, com notícias de que soldados norte-americanos foram alvos de uma emboscada no Iraque. Também noticias de uma bomba num hotel turco estão a prejudicar o sentimentos dos investidores norte-americanos.
A reunião da Reserva Federal da próxima semana também continua a condicionar os movimentos cambiais. Os economistas já anteciparam um aumento de 25 pontos base na taxa de juro.
Hoje serão divulgadas as encomendas de bens duradouros nos Estados Unidos da América, que deverão aumentar 1,5 por cento.
O euro segue a ganhar 0,16 por cento para 1,2112 dólares.
BolsaPt.com
Petróleo recua ligeiramente com subida reservas EUA
24-6-2004 9:59
O preço do petróleo continua a recuar no mercado internacional, ainda em reacção ao aumento das reservas norte-americanas de petróleo e gasolina.
A reservas avançaram 2,5 milhões de barris para 305,4 milhões, na semana passada, segundo dados do Departamento da Energia. Os analistas esperavam um aumento de apenas um milhão de barris. As importações ficaram acima de 10 milhões de barris pela quinta semana consecutiva. As reservas estão no nível mais elevado desde Agosto de 2002.
A OPEP está a considerar um aumento adicional da produção em 500 mil barris em Agosto, se necessário.
O contrato de Julho do IPE Brent desce 7 cêntimos para 35,10 dólares por barril.
BolsaPt.com
Europa em alta com tecnológicas
24-6-2004 9:54
As empresas tecnológicas lideram os ganhos nos mercados europeus, em linha com o verificado ontem em Wall Street.
A ASML sobe 3,5 por cento, a Infineon ganha 1,7 por cento, a Alcatel sobe 3,2 por cento e a Nokia avança 1,4 por cento.
A STMicroelectronics ganha 1,5 por cento, depois da italiana Finmeccanica ter anunciado que vai vender 6 por cento da empresa à Cassa Deposite e Prestiti.
A BHP Billiton sobe 1,2 por cento, face ao aumento do preço dos produtos mineiros. A Anglo American ganha 1,7 por cento. A Rio Tinto avança 1,9 por cento, depois de ter garantido encomendas de 40 milhões de toneladas métricas de ferro da China.
A Corus avança 3,2 por cento, à espera que o resultado operacional do segundo trimestre atinja os 125 milhões de libras, com o aumento da procura na Europa.
O índice pan-europeu Euronext Top 100 ganha 0,90 por cento e o Next 150 sobe 0,58 por cento. O índice francês CAC avança 0,95 por cento, o belga BEL valoriza 0,58 por cento e o holandês AEX sobe 0,98por cento.
O índice alemão DAX sobe 1,33 por cento, o britânico Footsie avança 0,47 por cento, o italiano MIB valoriza 0,78 por cento e o espanhol IBEX ganha 0,66 por cento.
BolsaPt.com
Euronext Lisbon segue com ganhos ligeiros
24-6-2004 9:48
O mercado nacional acompanha a evolução dos mercados europeus e segue com ganhos moderados. O índice PSI20 ganha 0,30 por cento para 7.350,78 pontos, com oito empresas em alta, 10 estáveis e duas em queda.
O Banco Comercial Português ganha 0,53 por cento, na expectativa de que anuncie a venda da holding Seguros & Pensões na próxima semana. A CNP Assurances parece coloca para garantir o ramo Vida e a Caixa Geral de Depósitos os ramos reais. O Banco Espírito Santo ganha 0,29 por cento e o Banco BPI mantém-se nos 3 euros.
A EDP – Electricidade de Portugal recua 0,44 por cento. A Sonae SGPS ganha 1,12 por cento.
A Portugal Telecom acompanha as congéneres e avança 0,92 por cento. A SonaeCom ganha 0,32 por cento.
A Portucel segue estável nos 1,47 euros, com Pedro Queiroz Pereira a tentar evitar o lançamento de uma OPA sobre a empresa. O objectivo é encontrar um parceiro para a empresa de pasta e papel. A Semapa segue sem variação nos 3,77 euros.
A Jerónimo Martins mantém uma evolução muito favorável. A retalhista ganha 0,11 por cento, depois de ter anunciado que pretende retomar a distribuição de dividendos no ano corrente, com a distribuição de 40 a 50 por cento dos resultados correntes. O aumento de capital em curso deverá ser aplicado na abertura e remodelação de lojas.
A Impresa estabiliza dos fortes ganhos registados na sessão de ontem, e mantém-se nos 4 euros. A empresa beneficiou ontem de boas perspectivas para os resultados do segundo trimestre. A PT Multimédia sobe 0,50 por cento e a Cofina mantém-se nos 3 euros.
A Novabase garantiu um contrato de 4 milhões de euros para potenciar o turismo na Madeira mas desce 1,17 por cento.
A Pararede ganha 2,63 por cento, apesar da Reditus ter afastado ontem a fusão entre as empresas.
BolsaPt.com
• ATAQUES
Manhã violenta no Iraque
Esta quinta-feira de manhã, várias cidades do Iraque têm sido alvo de ataques e confrontos entre a guerrilha e as forças da coligação. As localidades afectadas são Baaqouba, Mossul, Ramadi e Fallujah.
( 07:28 / 24 de Junho 04 )
«Recebemos 15 corpos, dos quais 11 eram polícias e quatro civis», disse hussein Ali, responsável da administração de um hospital, salientando que «admitimos 22 civis, feridos por balas e por estilhaços».
Os combates opuseram as forças norte-americanas e a polícia iraquiana a elementos de guerrilhas. Baaqouca fica a noroeste da capital iraquiana, Bagdad.
Entretanto, a rede islamita jordana, Abou Moussab al-Zarqaoui, ligada à al-Qaeda, disse estar na origem dos ataques contra a polícia e o exército norte-americano, através de um comunicado.
«Exigimos aos habitantes da cidade para se conformarem com as ordens da resistência e não saírem das suas casas quando nós dissermos», pode ler-se no texto distribuído em Baaqouba.
«Os próximos dias vão conhecer ataques contra as forças da ocupação e contra aqueles que colaboram com eles», adverte ainda o texto, afirmando que «toda a resistência a estas ordens irá pôr os seus autores à morte e à destruição das suas casas».
Atentado em Mossul
Em Mossul, foram registadas três explosões, perpetradas com viaturas armadilhadas, em Mossul, contra esquadras da polícia. As agências de notícias dizem que morreram pelo menos sete pessoas e que os ataques provocaram mais de 20 feridos.
Em Ramadi (a 110 quilómetros de Bagdad), a guerrilha atacou duas esquadras da polícia, provando a morte de pelo menos quatro pessoas. Nas ruas desta cidade prosseguem os ataques da guerrilha com morteiros e armas automáticas.
Confrontos em Fallujah
Um helicóptero norte-americano foi atingido perto de Fallujah. Agências de notícias dizem que não há feridos na queda deste aparelho das forças da coligação.
Ainda nesta cidade, continuam os confrontos entre a guerrilha sunita e os soldados da coligação. As agências relatam que a população está em fuga de algumas zonas da cidade, que continua a ser sobrevoada por aviões.
A estrada que liga Fallujah à fronteira com a Jordânia foi encerrada esta quinta-feira de manhã, devido aos violentos confrontos.
Micron Technology regista lucro trimestral
24-6-2004 9:34
O grupo norte-americano Mícron Technology regsitou um lucro de 90,9 milhões de dólares no terceiro trimestre fiscal, ou 13 cêntimos por acção.
O resultado compara com o prejuízo de 214,9 milhões de dólares registado no período homólogo.
Os analistas antecipavam um resultado de apenas 9 cêntimos por acção.
O volume de negócios aumentou 53 por cento para 1,12 mil milhões de dólares, ou pouco abaixo do esperado.
BolsaPt.com
Espanha: Procura industrial sobe 4,7% em Abril
24-6-2004 9:30
A procura aumentou 4,7 por cento em Abril, face ao ano passado, no sector industrial espanhol. Face a Março, a procura registou uma menor força, segundo dados do instituto de estatística.
Nos primeiros quatro meses do ano, o índice de actividade que mete a evolução da procura na indústria aumentou 3,1 por cento.
O sector da energia registou uma evolução de actividade de 16,4 por cento. O sector dos bens de equipamento subiu 2,7 por cento.
BolsaPt.com
HSBC compra 20% de banco chinês
24-6-2004 9:25
O quinto maior banco da China, Bank of Communications, vendeu 20 por cento das suas acções ao britânico HSBC Holdings.
Li Fuan, director geral adjunto do banco chinês confirmou a decisão dos accionistas ao Wall Street Journal.
A operação poderá ascender a mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Itália: Confiança Negócios recua em Junho
24-6-2004 9:23
A confiança dos empresários italianos recuou em Junho, pelo segundo mês consecutivo. A queda da procura originou um aumento das existências.
O índice de confiança compilado pelo instituto de estatística Isae, segundo a opinião de 4000 empresários, desceu de 94,5 para 93,6 pontos.
Os economistas esperavam um aumento para 95 pontos.
As existências em excesso subiram para o máximo dos últimos quatro meses.
BolsaPt.com
Itália: Excedente Comercial ex-UE atinge 94 milhões euros
24-6-2004 9:16
O excedente da Balança Comercial italiana, excluindo a União Europeia, atingiu os 94 milhões de euros em Maio.
O resultado tem em conta, pela primeira vez, os dez novos membros da União Europeia.
Em Maio de 2003, a balança comercial tinha atingido um défice de 119 milhões de euros. Em Abril do ano corrente, o défice tinha sido de 45 milhões de euros.
Nos primeiros cinco meses do ano, o défice comercial atinge os 1.746 milhões de euros, face aos 2.833 milhões de euros registados no período homólogo do ano passado.
BolsaPt.com
24-6-2004 9:16
O excedente da Balança Comercial italiana, excluindo a União Europeia, atingiu os 94 milhões de euros em Maio.
O resultado tem em conta, pela primeira vez, os dez novos membros da União Europeia.
Em Maio de 2003, a balança comercial tinha atingido um défice de 119 milhões de euros. Em Abril do ano corrente, o défice tinha sido de 45 milhões de euros.
Nos primeiros cinco meses do ano, o défice comercial atinge os 1.746 milhões de euros, face aos 2.833 milhões de euros registados no período homólogo do ano passado.
BolsaPt.com
Resultado operacional da Corus deverá atingir 125 milhões de libras
24-6-2004 8:57
A siderúrgica anglo-holandesa Corus anunciou que espera um resultado operacional superior a 125 milhões de libras no primeiro semestre do ano, face aos 57 milhões de libras registados no período homólogo.
A empresa espera beneficiar da recuperação dos preços do aço e da redução de custos.
A apresentação dos resultados deverá ser realizada a 16 de Setembro.
BolsaPt.com
Royal Dutch/Shell Group escolhe Peter Voser para director financeiro
24-6-2004 8:55
A petrolífera Royal Dutch/Shell Group escolheu Peter Voser, da ABB, para director financeiro da empresa.
Voser vai abondonar a ABB no final de Setembro e assumir funções na petrolífera em Outubro.
O responsável trabalhou na Shell durante 20 anos.
BolsaPt.com
França: PIB deverá crescer 2,3% em 2004
24-6-2004 8:48
A economia francesa deverá crescer 2,3 por cento em 2004, o ritmo anual mais acelerado desde 2000, segundo estimativas do instituto de estatística Insee.
A procura da China e dos Estados Unidos da América deverão aumentar as exportações e motivar o investimento das empresas.
Em 2003, a França registou um crescimento de apenas 0,5 por cento.
A taxa de desemprego do ano corrente deverá manter-se nos 9,8 por cento. A inflação deverá desacelerar, com menores pressões do preço do petróleo, recuando abaixo dos 2 por cento.
BolsaPt.com
França: PIB deverá crescer 2,3% em 2004
24-6-2004 8:48
A economia francesa deverá crescer 2,3 por cento em 2004, o ritmo anual mais acelerado desde 2000, segundo estimativas do instituto de estatística Insee.
A procura da China e dos Estados Unidos da América deverão aumentar as exportações e motivar o investimento das empresas.
Em 2003, a França registou um crescimento de apenas 0,5 por cento.
A taxa de desemprego do ano corrente deverá manter-se nos 9,8 por cento. A inflação deverá desacelerar, com menores pressões do preço do petróleo, recuando abaixo dos 2 por cento.
BolsaPt.com
ALL2IT expande-se para Espanha e Angola
24-6-2004 8:36
A consultora ALL2IT vai expandir a sua actividade para Espanha e Angola, deixando em aberto a evolução para a Europa de Leste, segundo o Semanário Económico.
A empresa garantiu o sucesso em terreno nacional no primeiro ano de vida, tendo criado empresas em Espanha e Angola. Em Espanha garantiu quatro grandes clientes em apenas dois meses, com a estrutura de redução de custos dos clientes, contra o pagamento de um fee.
Em Angola, a aposta será a de estruturar a rede de telecomunicações, tendo-se juntado a parceiros nacionais.
BolsaPt.com
PME aliciadas pró Euronext Lisbon e PEX
24-6-2004 8:24
A reestruturação dos mercados da Euronext Lisbon aumenta a concorrência com o mercado não regulamentado ao nível das PME – Pequenas e Médias Empresas, segundo o Semanário Económico.
As novas regras da Euronext Lisbon deverão, segundo João Freixa, presidente da bolsa nacional, aumentar a visibilidade das PME e impulsionar o mercado não regulamentado.
No entanto, o PEX não se mostra ameaçado por estas alterações, continuando a intitular-se como o mais adequado para as pequenas e médias empresas, devido ao seu tarifário mais atractivo e competitivo.
BolsaPt.com
Queiroz Pereira pretende evitar OPA sobre Portucel
24-6-2004 8:21
Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa e da Portucel, pretende evitar o lançamento de uma OPA – Oferta Pública de Aquisição sobre a Portucel, apesar de admitir esse cenário, segundo o Semanário Económico.
O responsável pretende evitar a legislação do mercado, da responsabilidade da atenta CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, ao mesmo tempo que assegura o controlo accionista da empresa. A solução poderá passar por um parceiro do sector, um parceiro financeiro ou a colocação dos títulos em fundos de investimento.
CGD e BES deverão comprar a participação de 25 por cento detida pela Sonae mas não deverão manter essa participação por muito tempo.
BolsaPt.com
Reditus não considera fusão com Pararede
24-6-2004 8:14
Frederico Moreira Rato, administrador-delegado da Reditus, afastou uma fusão com a Pararede, apesar de pretender estreitar o relacionamento com a congénere, segundo o Diário Económico.
A Reditus detém 4,94 por cento da Pararede, num investimento de 2,2 milhões de euros. Esta participação foi adquirida no âmbito do acordo comercial para «cross selling».
BolsaPt.com
JM propõe dividendos 40 a 50% dos resultados
24-6-2004 8:12
O conselho de administração da Jerónimo Martins deverá propor a distribuição de dividendos de 40 a 50 por cento dos resultados correntes no ano corrente, segundo Luís Palha, presidente executivo da empresa.
A empresa não distribui dividendos desde 1999 mas, depois da reestruturação, estão reunidas as condições para regressar à normalidade no pagamento de dividendos.
O aumento de capital de 150 milhões de euros, para 629,293 milhões de euros, deverá suportar o crescimento, com investimento de 140 a 150 milhões de euros entre 2004 e 2006. Esta evolução deverá permitir uma notação oficial de risco das agências de rating.
Adicionalmente, o responsável considera que a Ahold não deverá abandonar a posição de 49 por cento que detém na JM Retalho.
BolsaPt.com
RTP exemplo na resolução de passivos
24-6-2004 8:7
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações vai usar o exemplo da RTP para resolver os problemas de passivos das empresas públicas de transportes, segundo o Diário Económico.
O ministro considera uma operação de renegociação da dívida semelhante à verificada na RTP.
Adicionalmente, deverá ser introduzido um novo modelo de tarifários para a Área Metropolitana de Lisboa.
BolsaPt.com
Damião de Castro demitido da administração do Porto de Lisboa
24-6-2004 8:5
Damião de Castro vai ser substituído por João Navega na liderança do Porto de Lisboa, por decisão de Carmona Rodrigues, ministro das Obras Públicas, segundo o Diário Económico.
João Navega é actual vogal da Autoridade Metropolitana de Transportes e ex-administrador do Entreposto.
Esta alteração visa introduzir modificações estratégicas no Porto de Lisboa, nomeadamente fora das actividades não portuárias.
Também Santana Lopes, presidente da autarquia de Lisboa pressionou esta alteração, para avançar com projectos como o nó ferroviário de Alcântara e o Casino de Lisboa, os quais deverão ser articulados com o Porto de Lisboa.
BolsaPt.com
24-6-2004 8:5
Damião de Castro vai ser substituído por João Navega na liderança do Porto de Lisboa, por decisão de Carmona Rodrigues, ministro das Obras Públicas, segundo o Diário Económico.
João Navega é actual vogal da Autoridade Metropolitana de Transportes e ex-administrador do Entreposto.
Esta alteração visa introduzir modificações estratégicas no Porto de Lisboa, nomeadamente fora das actividades não portuárias.
Também Santana Lopes, presidente da autarquia de Lisboa pressionou esta alteração, para avançar com projectos como o nó ferroviário de Alcântara e o Casino de Lisboa, os quais deverão ser articulados com o Porto de Lisboa.
BolsaPt.com
Vasco Valdez acumula funções no Governo e no BPI
24-6-2004 7:59
Vasco Valdez acumulou as funções de chefe de gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e as de voga do Conselho Fiscal do Banco BPI, no ano 2002, segundo o Jornal de Negócios.
A situação é mesmo evidenciada no relatório e contas de 2002 do BPI.
BolsaPt.com
BCP anuncia venda S&P até final Junho
24-6-2004 7:57
O Millennium BCP deverá anunciar a venda da Seguros & Pensões até ao final do mês corrente, segundo o Semanário Económico. Este anúncio deverá beneficiar os resultados.
A CNP Assurances é a única interessada do ramo Vida. A Caixa Geral de Depósitos deverá garantir os ramos reais, afastando a Mapfre.
A CNP Assurances pretende 51 por cento do ramo Vida da holding seguradora e um acordo de distribuição da rede Millenium BCP, sem termo.
O negócio com a CGD oferece mais problemas, nomeadamente ao nível da concorrência, face à quota de mercado que a CGD passará a deter.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 63 visitantes