Quebra de lintas de tendência...
2 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Quebra de lintas de tendência...
Red Escreveu:Olá,
Mais ou menos a propósito por hoje o nasdaq composite ter quebrado em alta a sua LT descendente, fica aqui uma reflexção/pergunta acerca da validade e importancia das LT...
Eu já dei muita importância às LT e às suas quebras, e já dei por mim a querer que o mercado fizesse obrigatóriamente certas coisas apenas por ter quebrado LT's.
Actualmente ainda dou importância às LT e à sua quebra, mas bastante menos, sobretudo se não forem horizontais...
Red, tenho uma opinião idêntica. Aliás, se ler o meu artigo «As Bases» (a primeira parte do artigo) eu defendo lá que a quebra da LTd no Nasdaq, quando ocorrer, é só um alerta. Mas que sinal, sinal, é os vários índices entrarem em novos máximos (isto é, quebrarem as resistências horizontais).
O problema das LT's é que muitas vezes são quebradas não por inversão de tendência ou pelo início de um novo movimento mas pela simples lateralização ou pela procura de uma tendência mais moderada (principalmente quando estamos a falar de linhas muito inclinadas).
Não deixo contudo de considerar as LT's importantes. Porém «um patamar abaixo» dos suportes e resistências horizontais.
Red Escreveu:Vejamos o que acontece muitas vezes, e que deixa muitas questões: Temos vários índices semelhantes como por exemplo DJI, SPX, NAS100 e NASDAQ Composite, e que formam gráficos bastante semelhantes, onde muitas vezes se podem traçar LT. Só que os gráficos não são iguais, as LT não são bem as mesmas. E alguns indices vêm as suas LT quebradas primeiro que outros. Às vezes as LT de alguns indices são quebradas e as de outros não... etc.
No momento presente, as LT descendentes de médio prazo destes 4 indices variam, as LTs do DJI e NAS100 já tinham sido quebradas em alta, hoje foi quebrada a do composite e a do SPX varia consoante for traçada.
(No DJI e SPX as LT são bastante diferentes das do NASDAQ 100 e composite).
Que conclusões se podem tirar com esta falta de sincronismo entre os vários índices?
Bem, aqui (e remeto novamente para o artigo «As Bases») a minha opinião não é a de que há uma falta de sincronismo mas sim que existe um comportamento diferente nos diversos índices. A maior parte está a lateralizar (e não lhes detecto qualquer LTd de relevo). A única coisa de relevo que vejo é mesmo a resistência horizontal (falo do S&P e do DAX, o DJI não sigo). O único que tem uma LTd bem definida é o Nasdaq Composite, que é um índice mais excêntrico e que tem dificuldades em lateralizar.
Não é de agora, já aconteceu de outras vezes. Há-de reparar que em períodos em que o DAX e/ou o S&P estão a lateralizar (por vezes, ao longo de alguns meses), o Nasdaq não se encontra a lateralizar mas sim a corrigir o movimento anterior.
Normalmente isso permite que se antecipe o movimento seguinte através da quebra da LT. Mas acabam todos por realizar máximos mais ou menos na mesma altura porque o Nasdaq parte «mais de trás».
Red Escreveu:Eu sou levado a concluir que existe um efeito psicológico pelo facto de estas linhas serem quebradas, e daí vir algum impacto.
Mas de resto, acho que é apenas mais uma indicação do que está a acontecer no mercado, do género de: sabermos que os sucessivos high ou low estão a ser feitos cada vez mais acima ou abaixo, e isso corresponder ao merdcado ganhar ou perder força.
As LTs horizontais penso terem mais importância por corresponderem a um valor fixo e haver valores específicos em que os investidores abriram ou fecharam posições.
Sim, eu penso mais ou menos a mesma coisa. Para mim as referências horizontais estão num patamar superior em termos de relevância.
Ao ponto de por exemplo considerar dois toques num determinado valor (horizontal) já bastante significativo ao passo que uma LT baseada em dois pontos tem pouca ou nenhuma relevância.
Red Escreveu:Mas em relação a LT não horizontais, aparte do efeito psicológico, qual será de facto a importância da sua quebra num indice individual, tendo em conta que estas quebras muitas vezes não ocorrem ao mesmo tempo nos vários indices, sendo estes muito parecidos?
Em muitos casos, as quebras das LT's são significativas. O facto de uns e outros não as quebrarem ao mesmo tempo (quando existem em vários índices) parece-me natural. O mesmo acontece com os suportes e resistências horizontais. Não são todos quebrados ao mesmo tempo...
Há sempre os que estão mais fortes e os que estão mais fracos e que, por via disso, se adiantam ou se atrasam nos movimentos. Mas no final acabam todos por percorrer mais ou menos o mesmo caminho.
O Nasdaq por exemplo costuma adiantar-se quer a subir quer a descer. Normalmente é um leading indicator...
Mas o S&P, não muito depois do Nasdaq fazer novos máximos, também acaba por fazê-los.
Red Escreveu:Quando temos dois indices semelhantes em que um quebrou uma LT e o outro não, que conclusão podemos tirar em relação a cada um dos índices e ao mercado em geral?
red
A conclusão que eu tiro é que um estará mais forte do que o outro (ou porque determinado sector está melhor, ou porque determinado mercado está melhor e outro pior).
Por exemplo, chegam a haver significativos desfasamentos entre o DAX e o S&P. Umas vezes está melhor a europa e outras vezes estão melhor os states.
No caso entre o S&P e o Nasdaq, a opinião que tenho é que o Nasdaq tende a funcionar como leading indicator (quebra primeiro e isso costuma ser sinal de que o S&P tb acabará por quebrar).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quebra de lintas de tendência...
Olá,
Mais ou menos a propósito por hoje o nasdaq composite ter quebrado em alta a sua LT descendente, fica aqui uma reflexção/pergunta acerca da validade e importancia das LT...
Eu já dei muita importância às LT e às suas quebras, e já dei por mim a querer que o mercado fizesse obrigatóriamente certas coisas apenas por ter quebrado LT's.
Actualmente ainda dou importância às LT e à sua quebra, mas bastante menos, sobretudo se não forem horizontais...
Vejamos o que acontece muitas vezes, e que deixa muitas questões: Temos vários índices semelhantes como por exemplo DJI, SPX, NAS100 e NASDAQ Composite, e que formam gráficos bastante semelhantes, onde muitas vezes se podem traçar LT. Só que os gráficos não são iguais, as LT não são bem as mesmas. E alguns indices vêm as suas LT quebradas primeiro que outros. Às vezes as LT de alguns indices são quebradas e as de outros não... etc.
No momento presente, as LT descendentes de médio prazo destes 4 indices variam, as LTs do DJI e NAS100 já tinham sido quebradas em alta, hoje foi quebrada a do composite e a do SPX varia consoante for traçada.
Que conclusões se podem tirar com esta falta de sincronismo entre os vários índices?
Eu sou levado a concluir que existe um efeito psicológico pelo facto de estas linhas serem quebradas, e daí vir algum impacto.
Mas de resto, acho que é apenas mais uma indicação do que está a acontecer no mercado, do género de: sabermos que os sucessivos high ou low estão a ser feitos cada vez mais acima ou abaixo, e isso corresponder ao merdcado ganhar ou perder força.
As LTs horizontais penso terem mais importância por corresponderem a um valor fixo e haver valores específicos em que os investidores abriram ou fecharam posições.
Mas em relação a LT não horizontais, aparte do efeito psicológico, qual será de facto a importância da sua quebra num indice individual, tendo em conta que estas quebras muitas vezes não ocorrem ao mesmo tempo nos vários indices, sendo estes muito parecidos?
Quando temos dois indices semelhantes em que um quebrou uma LT e o outro não, que conclusão podemos tirar em relação a cada um dos índices e ao mercado em geral?
red
Vejamos o que acontece muitas vezes, e que deixa muitas questões: Temos vários índices semelhantes como por exemplo DJI, SPX, NAS100 e NASDAQ Composite, e que formam gráficos bastante semelhantes, onde muitas vezes se podem traçar LT. Só que os gráficos não são iguais, as LT não são bem as mesmas. E alguns indices vêm as suas LT quebradas primeiro que outros. Às vezes as LT de alguns indices são quebradas e as de outros não... etc.
Eu sou levado a concluir que existe um efeito psicológico pelo facto de estas linhas serem quebradas, e daí vir algum impacto.
Mas em relação a LT não horizontais, aparte do efeito psicológico, qual será de facto a importância da sua quebra num indice individual, tendo em conta que estas quebras muitas vezes não ocorrem ao mesmo tempo nos vários indices, sendo estes muito parecidos?
Quando temos dois indices semelhantes em que um quebrou uma LT e o outro não, que conclusão podemos tirar em relação a cada um dos índices e ao mercado em geral?
red
- Anexos
-
- LT.png (21.92 KiB) Visualizado 294 vezes
2 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 176 visitantes