ptc - time to short?
Re: PTC
JAS Escreveu:Não parece.
Se leres atentamente vais ver que parece.
E se notares que eu nunca (mas nunca) inicio qualquer tipo de discussão deste tipo em relação a outros participantes do Forum, então as tuas dúvidas dissipam-se.
JAS Escreveu:Então porque escreves tanto? Ainda não reparaste que és um dos maçadores?
Se vens a este tópico falar das minhas qualidades, dizer se eu sou maçador ou não, estás a desempenhar o mesmíssimo papel daqueles que estás a criticar e a contribuir para o prologar da telenovela de má qualidade.
Estás a falar de tudo menos dos mercados.
Nunca fui a post nenhum teu dizer se eras maçador ou não e se prologavas ou não as discussões. Nem a teu nenhum nem a de nenhum outro participante.
JAS Escreveu:Devias ser moderador do Forum e não ampliador de discussões.
Não devo ser moderador nas discussões em que sou eu o objecto da discussão. Entendo-o dessa forma. Era ser juiz em causa própria.
Deixo esse papel para a Marta e para o Ulisses. E podes crer que quando eles têm algo a dizer-me, dizem-no e são leais para comigo naquilo que entendem que me devem dizer que eu estou a fazer mal ou bem, no entender deles. Fazem-no pelos canais adequados...
Todos os intervenientes neste espaço são seres humanos, com qualidades e com defeitos.
Para se estar num espaço como este e para que se viva um bom ambiente deve-se tolerar e tentar perceber os outros, como agem e como são.
Ai se cada um de nós viesse para aqui dissertar sobre os outros participantes. Este espaço tornava-se infrequentável...
O Caldeirão foi criado para falar-se dos mercados. Há três posts que estou a dizer: falemos dos mercados, ok?
Para o resto, há canais mais apropriados.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Apreciei o humor do Trend
Que me perdoem os que, devido à actualuização do tópico, vão à procura de um comentário à PTC, mas quero dizer mais meia dúzia de coisas acerca desta discussão, até porque a determinado ponto participei nela.
Parece-me que há participantes que sabem muito pouco de mercados, mas isto não é grave, estamos todos aqui para aprender uns com os outros.
O que não me parece tolerável é estar a pôr-se em causa coisas evidentes, verdades quase absolutas dos mercados, por ignorância.
Aconselho a que estudem primeiro para não dizerem tamanhas asneiras. Ou então perguntem, não venham discutir daquilo que não sabem. Não quero dizer com isto que não participem, pelo contrário, devem participar ainda mais, mas por favor tenham a noção do vosso conhecimento.
Devo dizer que é um prazer partilhar o muito ou pouco que sei, mas aborrece-me falar com alguém que notoriamente está num estágio inferior de conhecimento e não quer aprender. Não 'ouve', ou não entende, os argumentos apresentados, e insiste de forma obsessiva na sua ideia já feita.
Não é possivel discutir um assunto com alguém que está num estágio inferior de conhecimento. Aquilo que sugiro é que façamos um esforço para aprender para então depois podermos discutir, que isso sim, me dá grande prazer.
Quanto às críticas, aconselho que sejam atendidas apenas aquelas que o merecem (as construtívas), ficando essa distinção obviamente a cargo de quem as recebe. As críticas tontas não devem ser alimentadas, não se deve responder, e quem a fez que faça a leitura que entender disso.

Que me perdoem os que, devido à actualuização do tópico, vão à procura de um comentário à PTC, mas quero dizer mais meia dúzia de coisas acerca desta discussão, até porque a determinado ponto participei nela.
Parece-me que há participantes que sabem muito pouco de mercados, mas isto não é grave, estamos todos aqui para aprender uns com os outros.
O que não me parece tolerável é estar a pôr-se em causa coisas evidentes, verdades quase absolutas dos mercados, por ignorância.
Aconselho a que estudem primeiro para não dizerem tamanhas asneiras. Ou então perguntem, não venham discutir daquilo que não sabem. Não quero dizer com isto que não participem, pelo contrário, devem participar ainda mais, mas por favor tenham a noção do vosso conhecimento.
Devo dizer que é um prazer partilhar o muito ou pouco que sei, mas aborrece-me falar com alguém que notoriamente está num estágio inferior de conhecimento e não quer aprender. Não 'ouve', ou não entende, os argumentos apresentados, e insiste de forma obsessiva na sua ideia já feita.
Não é possivel discutir um assunto com alguém que está num estágio inferior de conhecimento. Aquilo que sugiro é que façamos um esforço para aprender para então depois podermos discutir, que isso sim, me dá grande prazer.
Quanto às críticas, aconselho que sejam atendidas apenas aquelas que o merecem (as construtívas), ficando essa distinção obviamente a cargo de quem as recebe. As críticas tontas não devem ser alimentadas, não se deve responder, e quem a fez que faça a leitura que entender disso.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
JAS Escreveu:Este post já parece uma telenovela de má qualidade, chata e comprida em que os episódios são os repetidos até à exaustão.
Não se perde nada em saltar metade.
MarcoAntonio Escreveu:Partilho da mesmíssima opinião.
Não parece.
MarcoAntonio Escreveu:Aliás, disse-o ao longo da discussão: este tipo de posts é tremendamente maçador para quem está de fora(...)Pelos vistos há muito mais gente que pensa o mesmo.
Então porque escreves tanto? Ainda não reparaste que és um dos maçadores? O facto de o dizeres ao longo de toda a discussão só aumenta o número de linhas...
MarcoAntonio Escreveu:Se algum defeito tenho é responder mais do que o necessário. Mas não é defeito... é feitio.
Pois.
Devias ser moderador do Forum e não ampliador de discussões.
JAS
JAS Escreveu:Este post já parece uma telenovela de má qualidade, chata e comprida em que os episódios são os repetidos até à exaustão.
Partilho da mesmíssima opinião.
Aliás, disse-o ao longo da discussão: este tipo de posts é tremendamente maçador para quem está de fora e há canais mais apropriados para este tipo de conversas.
Pelos vistos há muito mais gente que pensa o mesmo.
Portanto, quem vem fazer críticas pessoais em vez de discutir os mercados já sabe o que a generalidade pensa desse tipo de posts. Alguma pessoas divertem-se bastante a fazer análises técnicas à minha pessoa. É pena. É mais interessante para o forum fazer análise técnicas ao mercado.
Eu nunca iniciei qualquer discussão deste tipo (ai se cada um de nós viesse para o forum dizer o que pensa deste e daquele...).
Se algum defeito tenho é responder mais do que o necessário. Mas não é defeito... é feitio.

Por isso, digo o que já disse ontem ao longo da discussão: falemos do mercado, ok?
Para o Caldeirão é bem mais interessante!
JAS Escreveu:Se ainda se lembram o tema inicial era a PTC e esta vai caindo...
Sobre a PTC a minha opinião é a mesma: neutro. Nem acho boa para comprar nem boa para vender. Tá boa para se esperar que faça algo de jeito.

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PTC
Este post já parece uma telenovela de má qualidade, chata e comprida em que os episódios são os repetidos até à exaustão.
Se ainda se lembram o tema inicial era a PTC e esta vai caindo...
JAS
Se ainda se lembram o tema inicial era a PTC e esta vai caindo...
JAS
Fazendo um update à situação da Ptc, continua muito fraca e a manter a distribuição que se faz sentir há algumas sessões. Hj abriu em alta, tendo registado um máximo nos 8.77 e neste momento está em mínimos, estando a quebrar um suporte ascendente nos 8.65. Nem a ordem de 100.000 accoes a 8.66 e 70.000 a 8.65 assustou o vendedor que depressa se encarregou de a "despachar". De noite coloco o gráfico.
If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.
Concordo com as ultimas opiniões
Já abri várias vezes este post para ver se havia alguma novidade em relação à PT e que leio é uma discussão histérica de .. a ver quem é o melhor Admiro-me é do Marco estar a dar tanta importancia .
A melhor forma de terminar uma discussão estéril é não a alimentar
Já abri várias vezes este post para ver se havia alguma novidade em relação à PT e que leio é uma discussão histérica de .. a ver quem é o melhor Admiro-me é do Marco estar a dar tanta importancia .
A melhor forma de terminar uma discussão estéril é não a alimentar
-
Visitante
Concordo a 100%...
...e se calhar há muito que esta conversa a dois devia ter sido advertida pela admnistração, isto pela forma de conduta que se tem pautado. Se usarem da coerência mínima. Mas naturalmente é a minha opinião como forense, que já incomoda estar a ver esta sequencia de posts interminavél ser puxada sem interesse colectivo nenhum.
A conversa a dois poderá continuar em mp penso.
cumps
Não pretendo ter feed back deste post, ´esó um lamento , de algo que salta á vitsa de tão óbvio. Aliás se houver parcialidade os admnoistradores porque nao sao perfeitos e sabem disso podem regularem se uns aos outros para evitar excessos como este.
A conversa a dois poderá continuar em mp penso.
cumps
Não pretendo ter feed back deste post, ´esó um lamento , de algo que salta á vitsa de tão óbvio. Aliás se houver parcialidade os admnoistradores porque nao sao perfeitos e sabem disso podem regularem se uns aos outros para evitar excessos como este.
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
Marco & Berto

É que assim, todos os investidores se poem a ler vossos pontos de vistae depois é a LIQUIDEZ que diminui no PSI20

abraço
Trend is your friend
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
bertoluci Escreveu:Para ser sincéro evito ao máximo abrir os seus posts, principalmente quando são os tais comentários, mas de vez enquando lá vou ver um...
Pois o que eu acho, sinceramente, é que não devía ler nenhum.
Tem uma ideia pré-concebida sobre as minhas análises e portanto não vai lê-las para extrair algo de útil. Já vai, ainda que inconscientemente, à procura de algo para criticar.
Se não aprecia e se não lhes reconhece nada de útil, faça isso mesmo: passe à frente. Acredita que há imensos que as consideram úteis.
bertoluci Escreveu:e digo-lhe com toda a franqueza que não consigo ler todos os comentários... acho que são práticamente uma repetição constante,
É verdade que as minhas opiniões alteram-se pouco. Sabe porquê?
Porque não estou concentrado nos movimentos do dia-a-dia e tenho em perspectiva outro tipo de movimentos que não esses.
Para si hoje a PT está de comprar. Amanhã já está pessimista em relação à PT.
Nesse espaço de tempo a minha opinião não se alterou nem se passou nada que considere de relevo.
Entenda uma coisa: não é desse tipo de movimentos que eu estou à procura.
Não estou a inventar nada: deixe-me dizer-lhe que

Tente entender que o tipo de movimentos que o Bertoluci procura a mim não me diz nada. Alguém que hoje está muito optimista, amanhã está muito pessimista e para a semana volta a estar muito optimista (literalmente o que o Bertoluci tem feito) é um tipo de trader que está a olhar para o mercado de uma forma completamente diferente da minha.
É natural que depois não perceba patavina do que eu digo e que não perceba que nesse lapso de tempo a minha opinião não se alterou.
Mas note uma coisa: a minha opinião também é capaz de não se alterar meses a fio enquanto um titulo está a subir (ou a cair) e e defendo posições longas (ou curtas).
São formas diferentes de estar no mercado. Tente entender que a sua forma não é a única forma de estar no mercado!
bertoluci Escreveu: faz-me lembrar as previsões dos signos, todos estão escritos de forma diferente, mas todos dizem o mesmo... é por isso que não acho interessante ler os seus posts. Não existe convicção, não existe tomadas de posição, não existe previsões fundamentadas...
Sinceramente, nem comento!
Só demostra que não lê realmente o que escrevo ou se lê, não entende.
bertoluci Escreveu: o que existe em cada título comentado são sempre três hipoteses, ou sobe ou desce ou lateraliza... qualquer leigo na matéria sabe isso...
Enfim, creio que nunca vai entender. E não entende seja dito pela minha boca, seja dito pela boca do Touro ou seja dito pela boca de qualquer outra pessoa.
Além do mais, quem o ler, sem nunca me ter lido, pensará que nunca emito uma opinião e nunca digo se acho que vai subir ou se vai descer. Mas pronto, se de seguida for ler o artigo «As Bases» que está disponível na homepage (e cito esse apenas por exemplo e por ser o mais recente) rapidamente constata que tenho e emito opiniões bem definidas.
O Bertoluci confunde o facto de eu ponderar vários cenários como o facto de:

Ponderar vários cenários é absolutamente essencial para o sucesso no trading. O que não impede que se considere que este ou aquele é mais provável.
bertoluci Escreveu:Acho como muito provavel que venha acontecer um summer-rally principalmente nos mercados americanos e depois por arrasto na europa.
Se quer saber o que eu acho mais provável, faça o seguinte: leia o artigo «As Bases». Mas leia do princípio ao fim.
Está lá dito, preto no branco, o que eu penso dos mercados e o que eu acho mais provável ocorrer.
Mas já que fala do que acha deixe-me relembrar-lhe que no dia 15 deste mês (ou seja, a semana passada) estava muito pessimista relativamente aos mercados.
Como é capaz de me censurar por eu manter a minha opinião quando a sua muda radicalmente no espaço de dias sem que se passe nada de relevo?
bertoluci Escreveu: O Marco vai esperar e depois entra ou vai tentar antecipar o movimento?...
Já devia saber (porque já lho disse) que vou esperar e que tenho uma posição longa moderada aberta e que para já isso me basta. Só reforço quando o mercado me der razão (isto é, confirmar que vai subir).
bertoluci Escreveu: é que muitas vezes estas subidas não passam de falsos movimentos...
Paciência. Só não falha quem não anda nos mercados.
Em contrapartida se não for falso, ficará por cá durante meses e eu estarei do lado certo.
Nesses entretantos o Bertoluci terá estado muito optimista, passado uma semana muito pessimista, depois outra vez muito optimista e por aí adiante. Umas vezes terá acertado, outras nem por isso.
Se não for um falso arranque, eu terei estado certo o tempo todo, terei tido poucas preocupações e pouco stress.
bertoluci Escreveu: e depois lá fica entalado, ou tem que activar stops de emergência.
Paciência. Quem não quer correr o risco de efectuar trades errados só tem uma solução: não investir no mercado.
O Bertoluci, com essa postura mais agressiva e que se altera no espaço de dias, acerta em todas?
Nunca fica entalado porque acha convictamente que vai subir e afinal o mercado não sobe como prevê?
bertoluci Escreveu:Abraços e bons negócios
Idem.
Re: discussão
Caro Tennis,
críticas construtivas são sempre bem-vindas.
Eu vou-me perimitir a dizer que esse é um problema desses participantes e não propriamente meu. Nunca insultei ninguém neste espaço e sempre respeitei as opiniões diferentes das minhas e quem as emite.
Se tenho opinião definida sobre determinado assunto é natural que as defenda. Uns defendem com mais veemência outros nem por isso. Na generalidade, os participantes defendem com grande veemência as suas opiniões e não abdicam delas facilmente só porque alguém discorda delas.
É natural que seja muitas vezes mal interpretado. O que ocorre é que nem sequer estou preocupado em ter razão ou não.
Tenho determinadas opiniões e defendo-as. É tudo. Não se trata de querer ter razão ou não. Nos mercados ele é que nos diz se temos razão ou não. Querer ter sempre razão nos mercados é um exercício inglório.
Mas como digo, a forma como defendo as minhas opiniões e a minha forma de estar no mercado pode levar a que seja mal interpretado.
De qualquer das formas sublinho o seguinte: não é a minha prioridade no forum discutir a forma como as pessoas defendem as opiniões mas sim a opinião em si. A forma como a pessoa defende a opinião está para mim em segundo plano e só faço referência ao assunto quando existe uma falta de respeito pelo outro. Caso contrário, noto muitas vezes arrogâncias e outras formas de estar agressivas e não as comento sequer. Limito-me a discutir a questão em si e não o interlocutor.
Depende do que entendes por dar a mão à palmatória.
Se dar a mão à palmatória é dizer que o mercado não fez exactamente o que eu estava à espera não o fiz uma nem duas vezes. Fiz muitas dezenas de vezes, talvez centenas (o que é natural pois neste espaço já emiti milhares de opiniões, literalmente).
Tennis, sobre isto deixa-me dizer-te o seguinte: é verdade que muitas vezes sou o último a responder.
Mas, também é natural em alguém, tão participativo e dinamico (no forum) que termine muitas discussões. Se pesquisares também existem imensas em que não sou aquele que tem a última palavra.
É natural que eu dê mais nas vistas.
Deixa-me ainda dizer-te outra coisa: várias pessoas falam disso frequentemente, principalmente aqueles que têm por costume criticar-me. Não nego que fique muitas vezes com a última palavra, pela forma como me envolvo (pelo interesse que dedico às questões em si), com a última palavra. Simplesmente porque levo as questões a sério. O que não deixa de ser curioso é que as pessoas que normalmente vêm dizer isso são precisamente as pessoas que fazem... exactamente o mesmo (nem vou dizer os nomes). Apenas fazem menos vezes porque... participam menos.
A extensão dos posts revelam exactamente o quê?
A extensão dos posts devem-se unica e exclusivamente a uma coisa: levo muito a sério as minhas participações e as opiniões que emito.
Não sou do tipo de receber uma crítica e ficar calado ou dizer «ok». Se tenho a dizer algo sobre o que foi dito, digo.
As críticas são também elas regra geral, extensas (as minhas são mais extensas porque reproduzo a texto original, por uma questão de estruturação, exactamente como estou a fazer neste post). Por vezes para repetir ao longo de vários posts críticos exactamente a mesma ideia.
Sim. E talvez responda por vezes mais vezes do que as necessárias.
É claro que de outras vezes concluo isso mesmo e resolvo não responder. Mas as não respostas nunca são tão notadas quanto as respostas!
Claro que não. Imensas vezes não fico com a última palavra. Imensas vezes fica o meu interlocutor (que por vezes até me acusa de querer ficar com a última palavra).
Bem, Tennis, aqui terei de discordar em absoluto: considero-me e sou considerado, pelo menos por aqueles que me conhecem bem, uma pessoa moderada.
Não sou nada dado a exageros. Pelo contrário, sou muito moderado e ponderado.
E penso (ou melhor, sei) que muita gente pensa exactamente isso.
Tennis, é a tua opinião.
Deixa-me dizer-te que a única coisa que me move em responder a determinadas críticas é o caracter destrutivo delas e a forma como são apresentadas, muitas deturpando o que realmente se passou.
Por exemplo, a crítica que hoje me foi endereçada pelo Texas está de tal forma deturpada e falseada que vai a ponto de dizer que nos 8.90€ defendi que era de abrir posições longas quando, curiosamente, alguém aqui no forum veio-me perguntar se era de abrir posições longas e eu disse claramente que não. E havía mais incorrecções..
Ora, não sou pessoa de ficar calada e deixar passar este tipo de afirmações em branco.
Tennis, mas eu costumo opinar sobre as pessoas que me criticam?
Aliás, eu costumo criticar alguém, a sua conduta ou a sua forma de estar no forum?
Apenas o faço quando isso está a interferir com o bom ambiente do Forum.
Aliás, não vejo nenhum benefício em estar a discutir-se as pessoas (exactamente o que se está a fazer neste tópico há há vários posts).
Penso que o Forum não é espaço para este tipo de questões e discussões. Tenho a noção de que muitos abrem estes tópicos e acham-nos maçadores e que não trazem nada ao Forum. Penso exactamente o mesmo. Tanto que não sou eu que os inicio nem inicio outras discussões como estas.
Outros fazem-no (normalmente sempre os mesmos).
Tennis, já disseste isto mesmo mais atrás. Este tipo de redundância contribui para a extensão dos posts...
Sobre isso, volto a dizer, a minha mente nem sequer está centrada nessa questão. O que me interessa mesmo é o objecto da discussão. Se tenho uma opinião formada apresento-a bem como o respectivo fundamento (porque não sou pessoa de dizer isto e aquilo porque sim).
O que vejo, Tennis, é que certas pessoas fazem críticas injustas. Só aparecem na hora de criticar e ficam caladas na hora de elogiar. Vêm a árvore e não vêm a floresta.
E ainda mais grave, muitas das críticas são exageradas ou baseiam-se em falsidades que por vezes pouco têm a ver como o que eu realmente defendi ou escrevi.
Tenho dúvidas. Para alguns isso já é desporto.
Mais do que poder, eu acho que o devias ter feito.
Penso que é o canal apropriado para este tipo de discussão.
O Forum é para discutir os mercados e não as pessoas.
Se eu perdesse tempo no Forum a discutir pessoas, que este é arrogante, que aquele é antipatico, que aquele é ridiculo, que aquele parvo e que aqueloutro é cromo... eu não tería 5 mil mensagems mas 25 mil mensagens.
E o Caldeirão era um espaço muito pior em que pouco se falava dos mercados!
Não vejo onde estivesse a falta de lealdade. Ter-me-ías dito o que pensas, talvez de forma ainda mais aberta.
Eu ter-te-ía lido exactamente com a mesma atenção.
Para o Forum só havería benefícios dado que eu também te respondería pelo mesmo canal e poupava-se o Forum a dois posts sobre pessoas que tiram lugar aos posts que discutem os mercados!
Eu li-te com toda atenção e respeito tudo o que disseste. Não fiquei ofendido com nada do que disseste...
Obviamente, não sou obrigado a concordar com tudo o que disseste e onde discordo digo que discordo.
Sei que há mais quem partilhe a tua opinião. E também sei que há quem não partilhe.
Nunca se agrada a gregos a troianos e nunca se é interpretado por todos da mesma forma. Talvez se já tivesses estado comigo em pessoa tivesses outra opinião.
Eu considero-me uma pessoa humilde. Não sou arrogante e falo sempre de igual para igual para com todos.
E volto a dizer, se já tivesses estado comigo em pessoa, talvez tivesses outra opinião.
É muito fácil ser-se mal interpretado na internet porque não se está a ver a cara do interlocutor. É muito fácil pensar-se que o «tom de voz» e a «motivação» não é exactamente aquela que é na realidade.
Não levo, já disse que não levo. Já sei que há quem não me aprecia. E que há quem me aprecia.
O que acho mal não é isso. É falar-se das pessoas. Considero isso extremamente negativo, perde-se tempo a falar-se do que pouco interessa e tira-se espaço ao que realmente interessa.
Falemos dos mercados, ok?... Foi para isso que o Caldeirão foi criado.
É a minha prioridade no Caldeirão e devía ser a de todos os outros. Para o resto há outros canais mais adequados...
Alguma vez me viste dedicar um post como este a ti ou a mais alguém?
Então já sabes o que é que eu quero discutir no Caldeirão. E não é certamente as pessoas!
Um abraço,
Marco Antonio.
Tennis Escreveu:Mas, tenho de te fazer uma observação e, se quiseres, entende-o como uma crítica construtiva, nada mais...
Se não o entenderes assim, paciência, desculpa o tempo que te fiz perder com este post.
críticas construtivas são sempre bem-vindas.
Tennis Escreveu:A minha crítica construtiva vai no seguinte sentido:
Defendes as tuas posições, de forma sempre demasiado exarcebada.
Penso que é isso que irritará alguns participantes no caldeirão.
Eu vou-me perimitir a dizer que esse é um problema desses participantes e não propriamente meu. Nunca insultei ninguém neste espaço e sempre respeitei as opiniões diferentes das minhas e quem as emite.
Se tenho opinião definida sobre determinado assunto é natural que as defenda. Uns defendem com mais veemência outros nem por isso. Na generalidade, os participantes defendem com grande veemência as suas opiniões e não abdicam delas facilmente só porque alguém discorda delas.
Tennis Escreveu:Parece-me, que pretendes ter sempre razão,
É natural que seja muitas vezes mal interpretado. O que ocorre é que nem sequer estou preocupado em ter razão ou não.
Tenho determinadas opiniões e defendo-as. É tudo. Não se trata de querer ter razão ou não. Nos mercados ele é que nos diz se temos razão ou não. Querer ter sempre razão nos mercados é um exercício inglório.
Mas como digo, a forma como defendo as minhas opiniões e a minha forma de estar no mercado pode levar a que seja mal interpretado.
De qualquer das formas sublinho o seguinte: não é a minha prioridade no forum discutir a forma como as pessoas defendem as opiniões mas sim a opinião em si. A forma como a pessoa defende a opinião está para mim em segundo plano e só faço referência ao assunto quando existe uma falta de respeito pelo outro. Caso contrário, noto muitas vezes arrogâncias e outras formas de estar agressivas e não as comento sequer. Limito-me a discutir a questão em si e não o interlocutor.
Tennis Escreveu:dificilmente terei visto um post em que tivesses dado a mão à palmatória (digo-o com as devidas reservas pois posso estar enganado).
Depende do que entendes por dar a mão à palmatória.
Se dar a mão à palmatória é dizer que o mercado não fez exactamente o que eu estava à espera não o fiz uma nem duas vezes. Fiz muitas dezenas de vezes, talvez centenas (o que é natural pois neste espaço já emiti milhares de opiniões, literalmente).
Tennis Escreveu:Dificilmente vejo uma situação em que não sejas o último a ter uma palavra numa discussão.
Às vezes, a discussão sai completamente do tópico inicial, centrando-a, a final, em quem tem ou não razão.
Tennis, sobre isto deixa-me dizer-te o seguinte: é verdade que muitas vezes sou o último a responder.
Mas, também é natural em alguém, tão participativo e dinamico (no forum) que termine muitas discussões. Se pesquisares também existem imensas em que não sou aquele que tem a última palavra.
É natural que eu dê mais nas vistas.
Deixa-me ainda dizer-te outra coisa: várias pessoas falam disso frequentemente, principalmente aqueles que têm por costume criticar-me. Não nego que fique muitas vezes com a última palavra, pela forma como me envolvo (pelo interesse que dedico às questões em si), com a última palavra. Simplesmente porque levo as questões a sério. O que não deixa de ser curioso é que as pessoas que normalmente vêm dizer isso são precisamente as pessoas que fazem... exactamente o mesmo (nem vou dizer os nomes). Apenas fazem menos vezes porque... participam menos.
Tennis Escreveu:Prova disso, a meu ver e salvo o devido respeito, é a extensão dos teus posts, quando te é enderaçada alguma crítica construtiva ou não...
A extensão dos posts revelam exactamente o quê?
A extensão dos posts devem-se unica e exclusivamente a uma coisa: levo muito a sério as minhas participações e as opiniões que emito.
Não sou do tipo de receber uma crítica e ficar calado ou dizer «ok». Se tenho a dizer algo sobre o que foi dito, digo.
As críticas são também elas regra geral, extensas (as minhas são mais extensas porque reproduzo a texto original, por uma questão de estruturação, exactamente como estou a fazer neste post). Por vezes para repetir ao longo de vários posts críticos exactamente a mesma ideia.
Tennis Escreveu:A meu ver, não interessa sempre responder...
Sim. E talvez responda por vezes mais vezes do que as necessárias.
É claro que de outras vezes concluo isso mesmo e resolvo não responder. Mas as não respostas nunca são tão notadas quanto as respostas!
Tennis Escreveu:Não tem interesse sempre ter a última palavra...
Claro que não. Imensas vezes não fico com a última palavra. Imensas vezes fica o meu interlocutor (que por vezes até me acusa de querer ficar com a última palavra).
Tennis Escreveu:Não tem interesse justificar e responder sempre de forma exarcebada, aos extremos...
Bem, Tennis, aqui terei de discordar em absoluto: considero-me e sou considerado, pelo menos por aqueles que me conhecem bem, uma pessoa moderada.
Não sou nada dado a exageros. Pelo contrário, sou muito moderado e ponderado.
E penso (ou melhor, sei) que muita gente pensa exactamente isso.
Tennis Escreveu:Vales por aquilo que demonstras em termos de análise técnica, perdes às vezes razão na forma quando pretendes justificar-te quando te é endereçado algum post mais crítico.
Tennis, é a tua opinião.
Deixa-me dizer-te que a única coisa que me move em responder a determinadas críticas é o caracter destrutivo delas e a forma como são apresentadas, muitas deturpando o que realmente se passou.
Por exemplo, a crítica que hoje me foi endereçada pelo Texas está de tal forma deturpada e falseada que vai a ponto de dizer que nos 8.90€ defendi que era de abrir posições longas quando, curiosamente, alguém aqui no forum veio-me perguntar se era de abrir posições longas e eu disse claramente que não. E havía mais incorrecções..
Ora, não sou pessoa de ficar calada e deixar passar este tipo de afirmações em branco.
Tennis Escreveu:Deixa que as pessoas te avaliem pela forma como opinas em relação ao mercado, e não pela forma como opinas em relação aos outros nas críticas que te são dirigidas.
Tennis, mas eu costumo opinar sobre as pessoas que me criticam?
Aliás, eu costumo criticar alguém, a sua conduta ou a sua forma de estar no forum?
Apenas o faço quando isso está a interferir com o bom ambiente do Forum.
Aliás, não vejo nenhum benefício em estar a discutir-se as pessoas (exactamente o que se está a fazer neste tópico há há vários posts).
Penso que o Forum não é espaço para este tipo de questões e discussões. Tenho a noção de que muitos abrem estes tópicos e acham-nos maçadores e que não trazem nada ao Forum. Penso exactamente o mesmo. Tanto que não sou eu que os inicio nem inicio outras discussões como estas.
Outros fazem-no (normalmente sempre os mesmos).
Tennis Escreveu:Às vezes, fico com a sensação (porventura, errada) que gostas ou pretendes quase sempre ter razão...
Tennis, já disseste isto mesmo mais atrás. Este tipo de redundância contribui para a extensão dos posts...

Sobre isso, volto a dizer, a minha mente nem sequer está centrada nessa questão. O que me interessa mesmo é o objecto da discussão. Se tenho uma opinião formada apresento-a bem como o respectivo fundamento (porque não sou pessoa de dizer isto e aquilo porque sim).
Tennis Escreveu:Às vezes, fico com a sensação de que quando alguém te critica de alguma forma, vês a crítica como se estivesse em causa a tua honorabilidade, ou ponha em causa os teus conhecimentos.
O que vejo, Tennis, é que certas pessoas fazem críticas injustas. Só aparecem na hora de criticar e ficam caladas na hora de elogiar. Vêm a árvore e não vêm a floresta.
E ainda mais grave, muitas das críticas são exageradas ou baseiam-se em falsidades que por vezes pouco têm a ver como o que eu realmente defendi ou escrevi.
Tennis Escreveu:Sinceramente, não ligues tanto às críticas.
Porventura, se não ligares, talvez nem tantas te serão dirigidas.
Tenho dúvidas. Para alguns isso já é desporto.

Tennis Escreveu:Podia ter enviado este post por mensagem privada.
Mais do que poder, eu acho que o devias ter feito.
Penso que é o canal apropriado para este tipo de discussão.
O Forum é para discutir os mercados e não as pessoas.
Se eu perdesse tempo no Forum a discutir pessoas, que este é arrogante, que aquele é antipatico, que aquele é ridiculo, que aquele parvo e que aqueloutro é cromo... eu não tería 5 mil mensagems mas 25 mil mensagens.
E o Caldeirão era um espaço muito pior em que pouco se falava dos mercados!
Tennis Escreveu:Não o fiz, porque, eventualmente, seria falta de lealdade da minha parte.
Não vejo onde estivesse a falta de lealdade. Ter-me-ías dito o que pensas, talvez de forma ainda mais aberta.
Eu ter-te-ía lido exactamente com a mesma atenção.
Para o Forum só havería benefícios dado que eu também te respondería pelo mesmo canal e poupava-se o Forum a dois posts sobre pessoas que tiram lugar aos posts que discutem os mercados!
Tennis Escreveu:Estou seguro, nesta parte em que, em meu entender, tento fazer uma crítica construtiva, haverá muitos participantes que a subscrevem ou dela partilham, ainda que de forma silenciosa ...
Eu li-te com toda atenção e respeito tudo o que disseste. Não fiquei ofendido com nada do que disseste...
Obviamente, não sou obrigado a concordar com tudo o que disseste e onde discordo digo que discordo.
Sei que há mais quem partilhe a tua opinião. E também sei que há quem não partilhe.
Nunca se agrada a gregos a troianos e nunca se é interpretado por todos da mesma forma. Talvez se já tivesses estado comigo em pessoa tivesses outra opinião.
Tennis Escreveu:Às vezes, alguma dose de humildade também nos fica bem... e, neste âmbito, sinceramente, talvez te falta alguma.
Eu considero-me uma pessoa humilde. Não sou arrogante e falo sempre de igual para igual para com todos.
E volto a dizer, se já tivesses estado comigo em pessoa, talvez tivesses outra opinião.
É muito fácil ser-se mal interpretado na internet porque não se está a ver a cara do interlocutor. É muito fácil pensar-se que o «tom de voz» e a «motivação» não é exactamente aquela que é na realidade.
Tennis Escreveu:Espero, sinceramente, que não leves a mal este post.
Não levo, já disse que não levo. Já sei que há quem não me aprecia. E que há quem me aprecia.
O que acho mal não é isso. É falar-se das pessoas. Considero isso extremamente negativo, perde-se tempo a falar-se do que pouco interessa e tira-se espaço ao que realmente interessa.
Falemos dos mercados, ok?... Foi para isso que o Caldeirão foi criado.
É a minha prioridade no Caldeirão e devía ser a de todos os outros. Para o resto há outros canais mais adequados...
Alguma vez me viste dedicar um post como este a ti ou a mais alguém?
Então já sabes o que é que eu quero discutir no Caldeirão. E não é certamente as pessoas!
Tennis Escreveu:Um grande abraço,
Tennis
Um abraço,
Marco Antonio.
Para ser sincéro evito ao máximo abrir os seus posts, principalmente quando são os tais comentários, mas de vez enquando lá vou ver um... e digo-lhe com toda a franqueza que não consigo ler todos os comentários... acho que são práticamente uma repetição constante, faz-me lembrar as previsões dos signos, todos estão escritos de forma diferente, mas todos dizem o mesmo... é por isso que não acho interessante ler os seus posts. Não existe convicção, não existe tomadas de posição, não existe previsões fundamentadas... o que existe em cada título comentado são sempre três hipoteses, ou sobe ou desce ou lateraliza... qualquer leigo na matéria sabe isso...
Acho como muito provavel que venha acontecer um summer-rally principalmente nos mercados americanos e depois por arrasto na europa. O Marco vai esperar e depois entra ou vai tentar antecipar o movimento?... é que muitas vezes estas subidas não passam de falsos movimentos... e depois lá fica entalado, ou tem que activar stops de emergência.
Abraços e bons negócios
Acho como muito provavel que venha acontecer um summer-rally principalmente nos mercados americanos e depois por arrasto na europa. O Marco vai esperar e depois entra ou vai tentar antecipar o movimento?... é que muitas vezes estas subidas não passam de falsos movimentos... e depois lá fica entalado, ou tem que activar stops de emergência.
Abraços e bons negócios
discussão
Caro Marco António,
Seja-me permitido dizer-te o seguinte:
Gosto imenso de ler as tuas análises. Normalmente são bem fundamentadas e, inclusivé, há muitos acertos.
Algumas vezes, tal não acontece..., mas, certamente, se acertasses sempre, porventura, já estarias milionário.
Entendo, também, que és das pessoas que mais demonstra ter conhecimentos de análise técnica neste forum.
Dominas bem a análise técnica, o que, em abstracto, não significa que se seja um bom trader ou mau trader, nem me cabe pronunciar sobre isso.
Mas, tenho de te fazer uma observação e, se quiseres, entende-o como uma crítica construtiva, nada mais...
Se não o entenderes assim, paciência, desculpa o tempo que te fiz perder com este post.
A minha crítica construtiva vai no seguinte sentido:
Parece-me, que pretendes ter sempre razão, dificilmente terei visto um post em que tivesses dado a mão à palmatória (digo-o com as devidas reservas pois posso estar enganado).
Dificilmente vejo uma situação em que não sejas o último a ter uma palavra numa discussão.
Às vezes, a discussão sai completamente do tópico inicial, centrando-a, a final, em quem tem ou não razão.
Prova disso, a meu ver e salvo o devido respeito, é a extensão dos teus posts, quando te é enderaçada alguma crítica construtiva ou não...
A meu ver, não interessa sempre responder...
Não tem interesse sempre ter a última palavra...
Não tem interesse justificar e responder sempre de forma exarcebada, aos extremos...
Vales por aquilo que demonstras em termos de análise técnica, perdes às vezes razão na forma quando pretendes justificar-te quando te é endereçado algum post mais crítico.
Deixa que as pessoas te avaliem pela forma como opinas em relação ao mercado, e não pela forma como opinas em relação aos outros nas críticas que te são dirigidas.
Às vezes, fico com a sensação (porventura, errada) que gostas ou pretendes quase sempre ter razão...
Às vezes, fico com a sensação de que quando alguém te critica de alguma forma, vês a crítica como se estivesse em causa a tua honorabilidade, ou ponha em causa os teus conhecimentos.
Sinceramente, não ligues tanto às críticas.
Podia ter enviado este post por mensagem privada.
Não o fiz, porque, eventualmente, seria falta de lealdade da minha parte.
Estou seguro, nesta parte em que, em meu entender, tento fazer uma crítica construtiva, haverá muitos participantes que a subscrevem ou dela partilham, ainda que de forma silenciosa ...
Às vezes, alguma dose de humildade também nos fica bem... e, neste âmbito, sinceramente, talvez te falta alguma.
Espero, sinceramente, que não leves a mal este post.
Um grande abraço,
Tennis
Seja-me permitido dizer-te o seguinte:
Gosto imenso de ler as tuas análises. Normalmente são bem fundamentadas e, inclusivé, há muitos acertos.
Algumas vezes, tal não acontece..., mas, certamente, se acertasses sempre, porventura, já estarias milionário.
Entendo, também, que és das pessoas que mais demonstra ter conhecimentos de análise técnica neste forum.
Dominas bem a análise técnica, o que, em abstracto, não significa que se seja um bom trader ou mau trader, nem me cabe pronunciar sobre isso.
Mas, tenho de te fazer uma observação e, se quiseres, entende-o como uma crítica construtiva, nada mais...
A minha crítica construtiva vai no seguinte sentido:
Parece-me, que pretendes ter sempre razão, dificilmente terei visto um post em que tivesses dado a mão à palmatória (digo-o com as devidas reservas pois posso estar enganado).
Dificilmente vejo uma situação em que não sejas o último a ter uma palavra numa discussão.
Prova disso, a meu ver e salvo o devido respeito, é a extensão dos teus posts, quando te é enderaçada alguma crítica construtiva ou não...
A meu ver, não interessa sempre responder...
Não tem interesse sempre ter a última palavra...
Não tem interesse justificar e responder sempre de forma exarcebada, aos extremos...
Vales por aquilo que demonstras em termos de análise técnica, perdes às vezes razão na forma quando pretendes justificar-te quando te é endereçado algum post mais crítico.
Deixa que as pessoas te avaliem pela forma como opinas em relação ao mercado, e não pela forma como opinas em relação aos outros nas críticas que te são dirigidas.
Às vezes, fico com a sensação (porventura, errada) que gostas ou pretendes quase sempre ter razão...
Às vezes, fico com a sensação de que quando alguém te critica de alguma forma, vês a crítica como se estivesse em causa a tua honorabilidade, ou ponha em causa os teus conhecimentos.
Sinceramente, não ligues tanto às críticas.
Podia ter enviado este post por mensagem privada.
Não o fiz, porque, eventualmente, seria falta de lealdade da minha parte.
Estou seguro, nesta parte em que, em meu entender, tento fazer uma crítica construtiva, haverá muitos participantes que a subscrevem ou dela partilham, ainda que de forma silenciosa ...
Às vezes, alguma dose de humildade também nos fica bem... e, neste âmbito, sinceramente, talvez te falta alguma.
Espero, sinceramente, que não leves a mal este post.
Um grande abraço,
Tennis
- Registado: 4/11/2002 23:01
bertoluci Escreveu:Já disse ao MarcoAntónio que não tenho nada de pessoal contra si, nem sequer o conheço. As minhas críticas são directas e orientadas em relação ao que escreve e não à pessoa... não faça confusão... um optimo profissional pode ser uma besta, e um mau profissional pode ser uma optima pessoa... não tenho dada de pessoal que me mova, nem poderia haver.
O que eu não percebo é a insistência. Se tem algo de pessoal ou não pouco me interessa. Esse tipo de questões passa-me ao lado...
Volto a dizer o que já disse: se acha que o meu trabalho não trás valor acrescentado, não o aprecia ou não o entende, passe à frente e deixa para quem aprecia.
E olhe que são muitos, tendo por base a média de leituras dos meus comentários.
É para esses que eu escrevo naturalmente: para aqueles que vêm algo de útil nos meus comentários e análises.
Não escrevo para agradar a todos e muito menos escrevo aquilo que alguns queríam que eu escrevesse só porque acham que assim estaría melhor.
bertoluci Escreveu:Não tenho muito tempo para acompanhar os mercados no entanto procuro identificar situações o mais claras possiveis da orientção futura do mercado e das acções que tenho em vista de adquirir.
Curioso: tirando o facto de ter bastante tempo para acompanhar os mercados, no resto penso e actuo de igual forma.
Provavelmente a nossa diferença está no facto de o Bertoluci pensar que há situações claras o tempo todo e eu em muitos momentos considerar que não clareza nenhuma.
Considerar que o mercado está indefinido e que há incerteza é uma opinião em si... e importante!
Muitos traders vão à falência ou não conseguem obter sucesso exactamente por não o entenderem.
bertoluci Escreveu: Na minha forma de ver isso é que deve mover um investidor na máximização do lucro, interessa-me ter dados o mais seguro possiveis de forma a reduzir o risco.
Nem mais. Penso exactamente a mesma coisa e escrevo-o e defendo-o imensas vezes aqui no forum. Dado que pensa igual já tinha aí algo para elogiar nas minhas participações e demonstrar que não me interpela apenas para criticar e que sabe ver o que, no seu ponto de vista, está bem.
bertoluci Escreveu:Tenho tido alguns negócios menos bons e outros muito bons... Isto quer dizer que tenho actualmente uma perfomance actual de 3 vezes a valorização do indice psi-20(2004)...
Parabéns. Eu por meu turno este ano nem fiz nada de relevo nem perdi nada. O que é natural para um investidor de médio-prazo. Daqui até ao fim do ano logo se vê. Vai depender do mercado, não de mim.
Em 2003 tive um ano excelente...
bertoluci Escreveu: é claro que o Marco até pode questionar isso porque não o posso provar e nem quero, mas isso é o menos que interessa.
Bertoluci, eu não vou questionar por uma simples razão: eu estou pouco interessado com a performance do Bertoluci.
Tenho a minha opinião sobre a sua forma de estar e sobre a maturidade que tem como investidor, com base naquilo que escreve e é tudo. Nem sequer vou falar disso publicamente.
Agora, o que fez este ano ou deixou de fazer, pouco me interessa. Tenho coisas mais importantes em que pensar, entre elas gerir a minha carteira, analisar o mercado e apresentar aqui, numa base diária, um trabalho que muita gente considera útil e importante.
bertoluci Escreveu:As minha posições são bem defenidas, sou contra o investimento em warrants e invisto só em acções e no psi-20...
Quando escreve este tipo de considerações, o Bertoluci nem deve dar conta que escreve quase o mesmo que eu, por outras palavras.
Aliás, eu creio que maior parte de todo este «problema» é o Bertoluci não compreender a forma como eu entendo o mercado e a análise técnica.
bertoluci Escreveu:Neste momento a minha posição é claramente bull e estou investido novamente em ptc, tinha andado com algumas dúvidas durante a lateralização que atravessamos...
As minhas opiniões são bem conhecidas. Afinal, escrevo-as quase todos os dias e até há quem encontre facilmente as falhas na hora de criticar.
bertoluci Escreveu: tenho aproveitado alguma volatilidade de algumas acções... Defendo que é muito importante saber identificar o sinal de entrada muito antes dele acontecer,
Bem, eu penso que esta frase não faz sequer sentido. Não se pode indentificar um sinal muito antes dele acontecer (o que se pode estar prevenido para um sinal... que pode ou não ocorrer).
Ademais, nem tem qualquer utilidade antecipar um sinal muito antes dele ocorrer. Bastaría identifica-lo quando ele ocorrer e reagir rapidamente. Se estava preparado para ele há dois dias, há uma semana ou há um mês... é indiferente.
bertoluci Escreveu: para assim aproveitar o máximo do swing e algumas retracções à mistura...
Mas o que tem a ver o facto de se antecipar muito antes ou pouco antes a ver com o quanto se aproveita do swing?
Ganha alguma coisa com o facto de estar, muito antes dela ocorrer, com a certeza de que vai subir?
Se acertasse sempre, não perdía nada. Como ninguém acerta sempre, essa postura até só trás desvantagens. Já que vai tomar posições cedo demais que se vão demonstrar erradas com o tempo!
bertoluci Escreveu:O estar longo não implica uma não venda dos activos, basta identificar uma retracção e aproveitar mais uns cêntimos, outras vezes saí-me o tiro pela culátera... mas assim é que o mercado é divertido.
Deixe-me só dizer-lhe que eu não estou nos mercados por divertimento. Para mim, o investimento é uma coisa muito séria. Não procuro acção e não procuro adrenalina.
E tal não significa que não goste de investir. Gosto e muito (senão não o fazía). Mas não negoceio com base no divertimento ou na emoção (gozo) que isso me dá.
Se assim fosse sería impossível estar parado. Ora, e estar parado é algo que considero de absoluta utilidade nos mercados!
Enquanto se está parado, não se faz asneiras. E é com as asneiras que se perde capital. Reservo as minhas energias (e capital) para os momentos em que considero que vale mesmo a pena investir.
Toda a minha atitude perante os mercados é uma atitude muito serena e muito ponderada. É essa a minha forma de estar no mercado. É natural que quem procura divertimento e acção não considere as minhas intervenções interessantes pois não é isso que tenho para oferecer a quem me lê!
bertoluci Escreveu:Abraços e bons negócios
Idem.
Já disse ao MarcoAntónio que não tenho nada de pessoal contra si, nem sequer o conheço. As minhas críticas são directas e orientadas em relação ao que escreve e não à pessoa... não faça confusão... um optimo profissional pode ser uma besta, e um mau profissional pode ser uma optima pessoa... não tenho dada de pessoal que me mova, nem poderia haver.
Não tenho muito tempo para acompanhar os mercados no entanto procuro identificar situações o mais claras possiveis da orientção futura do mercado e das acções que tenho em vista de adquirir. Na minha forma de ver isso é que deve mover um investidor na máximização do lucro, interessa-me ter dados o mais seguro possiveis de forma a reduzir o risco.
Tenho tido alguns negócios menos bons e outros muito bons... Isto quer dizer que tenho actualmente uma perfomance actual de 3 vezes a valorização do indice psi-20(2004)... é claro que o Marco até pode questionar isso porque não o posso provar e nem quero, mas isso é o menos que interessa.
As minha posições são bem defenidas, sou contra o investimento em warrants e invisto só em acções e no psi-20...
Neste momento a minha posição é claramente bull e estou investido novamente em ptc, tinha andado com algumas dúvidas durante a lateralização que atravessamos... tenho aproveitado alguma volatilidade de algumas acções... Defendo que é muito importante saber identificar o sinal de entrada muito antes dele acontecer, para assim aproveitar o máximo do swing e algumas retracções à mistura...
O estar longo não implica uma não venda dos activos, basta identificar uma retracção e aproveitar mais uns cêntimos, outras vezes saí-me o tiro pela culátera... mas assim é que o mercado é divertido.
Abraços e bons negócios
Não tenho muito tempo para acompanhar os mercados no entanto procuro identificar situações o mais claras possiveis da orientção futura do mercado e das acções que tenho em vista de adquirir. Na minha forma de ver isso é que deve mover um investidor na máximização do lucro, interessa-me ter dados o mais seguro possiveis de forma a reduzir o risco.
Tenho tido alguns negócios menos bons e outros muito bons... Isto quer dizer que tenho actualmente uma perfomance actual de 3 vezes a valorização do indice psi-20(2004)... é claro que o Marco até pode questionar isso porque não o posso provar e nem quero, mas isso é o menos que interessa.
As minha posições são bem defenidas, sou contra o investimento em warrants e invisto só em acções e no psi-20...
Neste momento a minha posição é claramente bull e estou investido novamente em ptc, tinha andado com algumas dúvidas durante a lateralização que atravessamos... tenho aproveitado alguma volatilidade de algumas acções... Defendo que é muito importante saber identificar o sinal de entrada muito antes dele acontecer, para assim aproveitar o máximo do swing e algumas retracções à mistura...
O estar longo não implica uma não venda dos activos, basta identificar uma retracção e aproveitar mais uns cêntimos, outras vezes saí-me o tiro pela culátera... mas assim é que o mercado é divertido.
Abraços e bons negócios
Bertoluci, são duas perspectivas diferentes de abordagem do mercado, a fundamental e a técnica.
Há quem defenda a fundamental, como me parece ser o seu caso, há quem defenda a AT, e há os que usam ambas, como eu, apesar de no meu caso a componente técnia ser muito maior.
Uma análise é uma observação do que existe, sendo traçados vários cenários a partir daí. Como deve compreender é impossível num determinado dia dizer se os preços vão subir descer ou lateralizar. O máximo que, a meu ver, se pode e deve fazer é apresentar probabilidades para a direcção do movimento dos preços.
No entanto, há casos que devido aos movimentos erráticos dos preços, e é exemplo disso a fase de desenvolvimento de padrões técnicos, nem em probabilidades é possível falar.
Por muito que custe, aquilo que o analista deve dizer nestes casos é mesmo 'o melhor é estar de fora, se o padrão for quebrado em alta deve entrar, se for quebrado em baixa deve sell short'.
Há quem defenda a fundamental, como me parece ser o seu caso, há quem defenda a AT, e há os que usam ambas, como eu, apesar de no meu caso a componente técnia ser muito maior.
Uma análise é uma observação do que existe, sendo traçados vários cenários a partir daí. Como deve compreender é impossível num determinado dia dizer se os preços vão subir descer ou lateralizar. O máximo que, a meu ver, se pode e deve fazer é apresentar probabilidades para a direcção do movimento dos preços.
No entanto, há casos que devido aos movimentos erráticos dos preços, e é exemplo disso a fase de desenvolvimento de padrões técnicos, nem em probabilidades é possível falar.
Por muito que custe, aquilo que o analista deve dizer nestes casos é mesmo 'o melhor é estar de fora, se o padrão for quebrado em alta deve entrar, se for quebrado em baixa deve sell short'.
Cumprimentos,
Touro
Touro
Re: Touro
bertoluci Escreveu:Como sabemos, todos os investidores de sucesso que fizeram grande fortuna na bolsa, passaram grande parte do seu tempo a analisar e antecipar os próximos movimentos dos mercados... a isso não se chama futurologia, mas sim conhecimento.
É pena que o Bertolucci só veja quando não antecipo e não veja quando antecipo.
Andei um ano quase inteiro a antecipar as subidas mas pelos vistos o Bertolucci não deu conta.
E pelos vistos ainda não deu conta que o mercado parou de subir pouco antes de eu começar a dizer que deixei de estar muito optimista e que comecei a defender que o mercado estava indefinido em termos de curto/médio-prazo. Mas será que ainda não deu conta que o mercado há vários meses que não faz novos máximos?
Será que só vê os movimentos do dia a dia?
Ainda não entendeu que há investidores que investem as suas energias (e o seu capital) em movimentos de planos temporais mais alargados (e mais relevantes em amplitude também)?
Quantas vezes será preciso eu dizer que os movimentos de muito curto-prazo não me dizem nada (ou dizem-me muito pouco) e que sou um investidor de médio-prazo?
Será que o Bertolucci ainda não entendeu o que é um investidor de médio-prazo?
E será que não entendeu que há períodos em que não vale a pena fazer nada ou antecipar o que quer que seja?
Se tem conhecimento de que os que fizeram grandes fortunas nos mercados anteciparam importantes movimentos também devería ter conhecimento que aqueles que não as perderam foi em grande medida porque não se puseram a tentar antecipar o que não é antecipável e que souberam estar quietos quando era para estar quieto!
De qualquer das formas deixe-me dizer-lhe que a sua afirmação até não está lá muito correcta: a generalidade dos grandes traders (com resultados consistentes ao longo dos anos documentados) são investidores do tipo seguidores do mercado. Limitam-se a seguir o mercado e a não antecipar nada...
O facto de se seguir o mercado é em si uma antecipação. Antecipa-se que a força continuará a estar desse lado...
É uma forma de ganhar dinheiro. E provavelmente a mais segura e eficaz. Para isso terá de se abstrair dos movimento diários e olhar para o mercado «de alto» em vez de querer antecipar o que o mercado vai fazer amanhã!
Re: MarcoAntónio
bertoluci Escreveu:Não querendo atirar mais achas para a fogueira, tenho verificado alguma, muita contestação ao trabalho desenvolvido pelo MA. por diversos caldeirenses...
Eu tb vejo muita contestação. Sempre dos mesmos, claro...
Não deixam escapar uma oportunidade, por mais discreta que seja.
As minhas linhas de orientação não se regem nem por aqueles que me criticam nem por aqueles (muitos) que me elogiam. Sigo o meu próprio caminho, estou de consciência tranquilo e deixo que cada um faça a sua própria avaliação sobre o trabalho que desenvolvo.
bertoluci Escreveu:Não será altura de o Marco dar atenção a algumas críticas que vão surgindo e tentar mudar alguma coisa?
Em primeiro lugar, não entendo que deva mudar alguma coisa. Lá porque existem dois ou três elementos que cismaram com a minha pessoa (muitos outros apreciam-na) não vou mudar de conduta ou de opinião face aos mercados.
Em segundo lugar sempre dei atenção às críticas. O que nunca deixo de reparar é quando as críticas são mal direccionadas (já nem digo mal intencionadas), deturpadas e apoiadas em falsos argumentos. Por exemplo, a crítica de hoje que surge neste tópico está pejada de absolutas falsidades como poderá constatar qualquer pessoa que vá consultar (ou tenha acompanhado) o que eu escrevi.
É óbvio que eu não acerto sempre. É óbvio que a PTC subiu e eu não acreditei na subida nem a previ. Não escondo isso nem tempo alterar essa verdade. Até porque não há nada para esconder ou alterar. Essa é a coisa mais natural do mundo para quem anda nos mercados e só entende que isso é motivo de forte crítica, que é uma barbaridade ou uma irresponsabilidade opinar sobre algo nos mercados que não se vem a verificar exactamente dessa forma, quem ainda não entendeu a natureza dos mercados!
Agora, o que verifico é que sempre que eu estou menos bem (por vezes, nem sequer chego a estar propriamente mal) há sempre dois ou três elementos que fazem questão de o vir sublinhar. Claro está que quando estou bem nada dizem...
Outra coisa que não me cai bem, nem a mim nem a ninguém, são as críticas francamente de carácter destrutivo, por vezes insultório e muitas vezes vindas de quem nada de relevo deu a este espaço.
Há que saber respeitar a opinião dos outros. Julgo que nunca ninguém me viu neste espaço atacar ninguém deliberadamente porque falhou isto ou aquilo e muito menos insultei esse alguém ou o caracterizei com este ou aquele epíteto.
Nestas situações considero que os ataques caracterizam mais aquele que ataca do que propriamente aquele que é atacado.
bertoluci Escreveu: Não sei se é por ser esta época de inicio de férias, denoto um menor interesse em postar no caldeirão.. Quererá isto significar alguma coisa?
Sim, significa algo. E os mais atentos sabem o que é que significa.
Significa que o mercado está a atravessar uma fase desinteressante e que há menos para dizer do que noutras ocasiões.
Para não me estar sempre a repetir, escrevo menos. Quando encontro mais matéria para escrever, escrevo mais. Escrever por escrever é coisa que não faço.
De resto, só estou a ser coerente: se há dois ou três meses que digo que o mercado está indefinido e lateral (e o certo é que ele não anda mesmo para cima nem para baixo) então será natural que eu tenha menos matéria de interessa para apresentar.
bertoluci Escreveu:ainda agora dei uma vista de olhos sobre os seus ultimos comentários a algumas acções do mercado, e precisamente no caso da ptc o marco diz:
"PTC: A Portugal Telecom, após ter testado a barreira psicológica dos 9€ volta a atravessar uma fase de grande indefinição no curtíssimo-prazo. Os 8.60€ passam agora a desempenhar o papel de suporte pelo que será um valor a ter em linha de conta caso a cotação da PTC volte a descair. Por seu turno, a quebra em alta dos 9.00€ deixaría a PTC progressivamente em melhor situação técnica.
Em termos de médio-prazo porém, nada se alteraría enquanto a PTC não realizasse novos máximos acima dos 9.45€. Ou seja, no médio-prazo a PTC mantém-se lateral, ligeiramente descendente."
O que o Marco quer dizer é que tanto pode cruzar os 9€ como descair para baixo dos 8.60€...
Claro que quer dizer isso. Se eu digo que o mercado está indefinido será óbvio que eu não vejo mais razões para acontecer uma coisa ou outra.

Haverá períodos em que eu defendo como sendo mais uma coisa do que outra. Neste momento... não!
Ou estaría a ser incoerente comigo próprio.
Não deixa de ser caricato é que a mesma pessoa que diz que as minhas opiniões são dúbias é a mesma pessoa que há semanas atrás me atacou forte e feio por eu não ter acreditado na subida que se veio a verificar na PTC.
Pelos vistos, nessa altura, quando era para criticar, não teve dúvidas que eu não acreditava na subida da PTC.
Quis-me parecer que nessa altura o Bertolucci até ficou foi um bocadinho chateado por eu não ter defendido posições curtas pois assim tería uma crítica mais forte para fazer.

bertoluci Escreveu:Esta forma de analisar uma acção nunca leva ao engano... "se não é vaca é boi"
Bem, em primeiro lugar, já devería ter percebido por esta altura porque é que a análise é apresentada tal como é.
Vá pesquisar as opiniões de 2003 sobre o BPI, IPR, SNC, SON e tantas outras e verifique se eu não disse claramente que estava optimista!
Há períodos para tudo, Bertolucci. E como digo abertamente há já vários meses, não considero que este seja um período para estar muito optimista nem muito pessimista.
E o mercado tem-me dado razão pois tem andado de lado. Portanto, não vejo razões para mudar de opinião.
Outro aspecto prende-se com o facto de o trading e a análise técnica não constituirem futurologia.
Em termos de trading, qual é exactamente o problema de eu aguardar que quebre um suporte ou uma resistência (mantendo aberta a mente para qualquer uma das situações) para então me posicionar no mercado de acordo com o que ocorrer (seja uma coisa ou outra)?
Nenhum, Bertolucci, absolutamente nenhum. É provavelmente a forma mais inteligente de estar no mercado!
O trader não deve ter a pretensão de advinhar o futuro o tempo todo. Deve saber quando deve estar parado e deve ter uma boa capacidade de adaptação às diferentes circunstancias do mercado. Nem precisa de «adivinhar» muita coisa para que a sua performance seja positiva.
bertoluci Escreveu:A forma de analisar do Marco, é ter posição dubia sobre o comportamento futuro do activo em análise, na minha opinião isso não trás valor acrescentado ao caldeirao e torna a leitura das análises monótonas.
A posição é dúbia pelo simples facto de que ainda não a entendeu. Quando a entender não a vai considerar dúbia.
E nem se sinta desconfortável por lhe estar a dizer isso. Já não é a primeira nem a segunda vez que o Bertolucci admite que não entende o que eu digo ou que manifesta não ter percebido patavina sobre o que eu penso do mercado.
Quanto ao facto de trazer valor acrescentado ou não: bem, eu deixo que cada um formule a sua opinião. Como em tudo, haverá os que acham que trago e os que acham que não trago. Por mim deixo todos manifestar-se (uns e outros) e cada um formular a sua própria opinião.
Eu (e julgo que toda a gente) já sei qual é a sua. Quando é para criticar, as minhas opiniões deixam de ser dúbias. Não percebo a sua necessidade de estar sempre a insistir nestas críticas...
bertoluci Escreveu:Se a PT subir e cruzar os 9€ o Marco vem logo dizer, como tenho vindo a dizer...bla..bla... etc...
Se a PT cair e descair para baixo dos 8.60€ o Marco vem logo dizer, como tenho vindo a dizer.... bla...bla...etc...
Se a PT lateralizar o Marco vem logo dizer, como tenho vindo a dizer... bla...bla... etc...
Faço notar que estas palavras são suas e não minhas.
Se alguma vez disse algo parecido com isto e o Bertolucci o entendeu da forma que está a apresentar então mais uma vez só demonstra que não percebe patavina do que eu escrevi.
bertoluci Escreveu:O Marco tem de se decidir, ou é jornalista e faz o relatório do dia ou é investidor e faz análises de mercado com vista a investimentos....
Deve estar a brincar comigo. É pena que não veja (ou não queira ver) o que eu realmente faço.
Penso que, até porque como entende pouco do que eu digo, se devia preocupar mais com mercado do que com as minhas intervenções. Se não as aprecia, passe à frente e deixe-as para quem as aprecia.
Devo-lhe dizer que tenho uma opinião formada sobre os seus comentários e sobre a forma como encara o mercado e qual é a maturidade como trader que eu considero que o Bertolucci tem. Se quiser, digo-lho em privado. Em público não perdería nem uma linha a critica-lo. Posso criticar uma opinião ou uma análise sua com a qual eventualmente não concorde. Nunca iría perder o tempo que o Bertolucci perde em relação a mim a caracterizar o valor acrescentado que entende que eu trago ou não ao forum.
Porque há diferenças que nos marcam e porque cada um de nós tem prioridades e formas diferentes de estar neste espaço e, mais importante, nos mercados.
As críticas que me faz dizem mais sobre a pessoa que o Bertoluci é do que propriamente sobre a pessoa que o Marco Antonio é.
Medite nisto!
bertoluci Escreveu:Abraço e bons negócios
Idem.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 24/6/2004 0:54, num total de 1 vez.
Touro
Prever não é necessário ser "futurologia"...
Quando as casas de investimento lançam price targets de "x" valor, não estão a fazer futurologia, estão pelo contrário a avaliar as empresas, com base em determinados métodos e análises de avaliação de empresas...
Como sabemos, todos os investidores de sucesso que fizeram grande fortuna na bolsa, passaram grande parte do seu tempo a analisar e antecipar os próximos movimentos dos mercados... a isso não se chama futurologia, mas sim conhecimento.
Abraço e bons negócios
Quando as casas de investimento lançam price targets de "x" valor, não estão a fazer futurologia, estão pelo contrário a avaliar as empresas, com base em determinados métodos e análises de avaliação de empresas...
Como sabemos, todos os investidores de sucesso que fizeram grande fortuna na bolsa, passaram grande parte do seu tempo a analisar e antecipar os próximos movimentos dos mercados... a isso não se chama futurologia, mas sim conhecimento.
Abraço e bons negócios
Vampiro
Atendo mais às recomendações que aos 'price targets', e as recomendações que eu vejo são na sua maioria de compra. E quando recomendam para comprar é no momento que sai a recomendação, portanto, o actual.
Surfer
Aceito que seja confuso para si aquilo que eu disse, no entanto, tem que admitir que as coisa não são branco e preto, existem muitos níveis de cinzento que às vezes baralham as pessoas.
Quanto às recomendações das casas de investimento, estamos nessa zona cinzenta e não foi meu objectivo explicar toda a teoria da psicologia dos mercados.
Aquilo que quero repetir é que considero que essas recomendações não devem ser desprezadas, e devem ser interpretadas consoante o momento em que aparecem. Por exemplo, uma recomendação de compra no fim de um 'swing' de alta tem uma interpretação diferente daquela que teria se aparecesse num fundo.
Admito que não leia os mesmos livros que eu, mas a propósito do que referiu deixo-lhe aqui uma passagem do livro 'Electonic Day Trading to Win' de Bob Baird, Wiley and Sons: 'The big brokerages often hold large positions in the stock they have upgraded, or perhaps they have received a large-block sel order from a preferred client.' Julgo que esta frase esclarece o que disse no outro 'post'.
Já agora, clarificando melhor a minha atitude no mercado pode ser que dê menos azo a confusões.
Não sou purista da AT, considero também os aspectos fundamentais. Em poucas palavras, pode-se dizer que negoceio com base na Análise Técnica, usando como 'rede' a Análise Fundamental.
Bertoluci
Queria deixar uma última palavra para si, para dizer que discordo totalmente daquilo que disse acerca do Marco António. O que o Marco faz é aquilo que deve ser feito, é isso que é uma análise, o que me parece que você pretende é futurologia.
Atendo mais às recomendações que aos 'price targets', e as recomendações que eu vejo são na sua maioria de compra. E quando recomendam para comprar é no momento que sai a recomendação, portanto, o actual.
Surfer
Aceito que seja confuso para si aquilo que eu disse, no entanto, tem que admitir que as coisa não são branco e preto, existem muitos níveis de cinzento que às vezes baralham as pessoas.
Quanto às recomendações das casas de investimento, estamos nessa zona cinzenta e não foi meu objectivo explicar toda a teoria da psicologia dos mercados.
Aquilo que quero repetir é que considero que essas recomendações não devem ser desprezadas, e devem ser interpretadas consoante o momento em que aparecem. Por exemplo, uma recomendação de compra no fim de um 'swing' de alta tem uma interpretação diferente daquela que teria se aparecesse num fundo.
Admito que não leia os mesmos livros que eu, mas a propósito do que referiu deixo-lhe aqui uma passagem do livro 'Electonic Day Trading to Win' de Bob Baird, Wiley and Sons: 'The big brokerages often hold large positions in the stock they have upgraded, or perhaps they have received a large-block sel order from a preferred client.' Julgo que esta frase esclarece o que disse no outro 'post'.
Já agora, clarificando melhor a minha atitude no mercado pode ser que dê menos azo a confusões.
Não sou purista da AT, considero também os aspectos fundamentais. Em poucas palavras, pode-se dizer que negoceio com base na Análise Técnica, usando como 'rede' a Análise Fundamental.
Bertoluci
Queria deixar uma última palavra para si, para dizer que discordo totalmente daquilo que disse acerca do Marco António. O que o Marco faz é aquilo que deve ser feito, é isso que é uma análise, o que me parece que você pretende é futurologia.
Cumprimentos,
Touro
Touro
ó bertoluci tu não estás a ver bem as coisas. Concordo com o Marco, pq se a ptc quebrar os 9 para cima fica numa situação técnica mais favorável para os bull, na quebra dos 8.60 para os bear. Até lá é complicado uma posição e definição de posições já que está numa "zona de ninguem" de momento. Ele faz análises de modo a dar as pessoas uma maior garantia e segurança e acho bem já que nem todos investidores que leem o forum são pessoas que podem estar sempre em cima das cotações.
If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.
MarcoAntónio
Não querendo atirar mais achas para a fogueira, tenho verificado alguma, muita contestação ao trabalho desenvolvido pelo MA. por diversos caldeirenses... Não será altura de o Marco dar atenção a algumas críticas que vão surgindo e tentar mudar alguma coisa? Não sei se é por ser esta época de inicio de férias, denoto um menor interesse em postar no caldeirão.. Quererá isto significar alguma coisa? ainda agora dei uma vista de olhos sobre os seus ultimos comentários a algumas acções do mercado, e precisamente no caso da ptc o marco diz:
"PTC: A Portugal Telecom, após ter testado a barreira psicológica dos 9€ volta a atravessar uma fase de grande indefinição no curtíssimo-prazo. Os 8.60€ passam agora a desempenhar o papel de suporte pelo que será um valor a ter em linha de conta caso a cotação da PTC volte a descair. Por seu turno, a quebra em alta dos 9.00€ deixaría a PTC progressivamente em melhor situação técnica.
Em termos de médio-prazo porém, nada se alteraría enquanto a PTC não realizasse novos máximos acima dos 9.45€. Ou seja, no médio-prazo a PTC mantém-se lateral, ligeiramente descendente."
O que o Marco quer dizer é que tanto pode cruzar os 9€ como descair para baixo dos 8.60€... Esta forma de analisar uma acção nunca leva ao engano... "se não é vaca é boi" A forma de analisar do Marco, é ter posição dubia sobre o comportamento futuro do activo em análise, na minha opinião isso não trás valor acrescentado ao caldeirao e torna a leitura das análises monótonas.
Se a PT subir e cruzar os 9€ o Marco vem logo dizer, como tenho vindo a dizer...bla..bla... etc...
Se a PT cair e descair para baixo dos 8.60€ o Marco vem logo dizer, como tenho vindo a dizer.... bla...bla...etc...
Se a PT lateralizar o Marco vem logo dizer, como tenho vindo a dizer... bla...bla... etc...
O Marco tem de se decidir, ou é jornalista e faz o relatório do dia ou é investidor e faz análises de mercado com vista a investimentos....
Abraço e bons negócios
O que o Marco quer dizer é que tanto pode cruzar os 9€ como descair para baixo dos 8.60€... Esta forma de analisar uma acção nunca leva ao engano... "se não é vaca é boi" A forma de analisar do Marco, é ter posição dubia sobre o comportamento futuro do activo em análise, na minha opinião isso não trás valor acrescentado ao caldeirao e torna a leitura das análises monótonas.
Se a PT subir e cruzar os 9€ o Marco vem logo dizer, como tenho vindo a dizer...bla..bla... etc...
O Marco tem de se decidir, ou é jornalista e faz o relatório do dia ou é investidor e faz análises de mercado com vista a investimentos....
Abraço e bons negócios
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 64 visitantes