ptc - time to short?
Touro
Touro Escreveu:Não quer dizer que se sigam, mas é essencial o seu conhecimento, pois poderá indicar de que lado estão os institucionais.
Repare que o que dizem os livros é que quando uma casa de investimento emite uma recomendação de compra é porque quer vender, o que até apoia a sua tese.
Agora quando são meia dúzia a recomendar o mesmo, cada um que tire as suas conclusões. Não podemos esquecer que podem ter comprado e agora querer fazer subir o título para realizar mais-valias.
Como vê há diferentes leituras para as recomendações, ignorá-las é que não me parece razoável.
Touro, desculpa-me mas tu estás a fazer uma confusão tremenda sobre conclusões dos price-targets das casas de invesimento.
As casas de investimento o objectivo destas instituições não é de maneira nenhuma actuar de forma a enganar os investidores de forma a alimentar uma má imagem, os maus da fita. Apesar que num passado recente após o rebentamento da bolha, alguns fundos e instituições viveram tempos dificies com fortes suspeitas e até condenações.
Cada um faz a leitura que pretende e da melhor forma que entende sobre os price-targets emitidos, segue-os quem quer e a credibilidade fica ao juizo de cada um.
Mas interessa que se perceba o seguinte:
Num bullmarket a maioria está bull, desde um simples trader a uma grande instituição.
Se a tendência é ascendente, logo essas casas possuiem posições longas, a expectativa dessas casas é de subida, são positivas em relação ás empresas, logo é natural que os price-targets sejam no sentido ascendente, se a margem for grande então ainda melhor.
Os livros não dizem que quando uma casa de investimento emite um price-target positivo que isso significa que estão a vender, como isso fosse um procedimento habitual e comum em qualquer altura independentemente do momentum. Os livros dizem que em determinadas alturas do mercado, quando estamos perante um topo ou fundo, devemos fazermos "surdos" a determinados factores que podem condicionar e limitar-nos a nossa análise e impossibilitarmos de actuar a tempo, tais como exemplo os targets das casas de investimento.
Há que ter noção e tomar em conta o perfil do autor, se trata-se de um fundamentalista ou de um adepto da análise técnica, abordagem em relação a esta questão é completamente diferente por parte do autor consoante o seu perfil e atitude no mercado.
Existem muitos profissionais que dão muito valor e interesse a esses price-targets para as suas análises e posterior actuação nos mercados.
Eu sinceramente não dou, uso a análise técnica como ferramenta para negociar nos mercados e as noticias, fundamentais e price-targets atribuidos aos titulos que negoceiam passam-me completamente ao lado, mas há quem pense de forma diferente, custa-me é acreditar que consigam alcançar grande sucesso negociando com base nisso.
Mas seguramente Touro, que a maioria dessas casas estão de acordo com os comunicados que emitem sobre os mercados pelo menos nos periodos em que a tendência de médio/longo-prazo é clara.
Não esquecer que as casas e fundos de investimentos ganham dinheiro quer o mercado esteja em bear ou bullmarket, tanto podem estar longos como curtos, dai que não seguro de forma alguma segura que quando uma casa emite um dado ou uma estimativa positiva em relação a um titulo de determinada empresa pertenda na realidade desfazer-se dos titulos que supostamente possui.
Cumps
Surfer
Nesse caso o melhor é estar quieto e limitar-me a observar, não gosto de argumentar coisas que à posteriori não fazem sentido nenhum e até vir a cair no rídiculo. Como o Ulisses diz ninguém sabe o que o mercado vai fazer amanhã, por isso não importa o que se diga hoje.
Por mim dou como encerrado este assunto que até me deixa um pouco desconfortavel.
Texas
Por mim dou como encerrado este assunto que até me deixa um pouco desconfortavel.
Texas
-
Texas
Texas Escreveu:... posso citar como exemplo a defesas quase 100% garantida por parte do Marco António em como a ptc caíria mais para além dos 8.30€ quando este título cotava nesse valor, e a partir daí foi vê-la subir até aos 9€... quando chegou aos 8.90€ emendou a mão e alterou o discurso para uma posição longa com o bater de novos máximos no horizonte... actualmente a ptc cota a abaixo de 8.80€... qual será a posição actualmente? mais vale estar quieto em vez de dizer-mos tamanhas asneiras.
Meu caro amigo Texas, só posso dizer que está completamente baralhado. O que escreveu aqui, perante as opiniões que na realidade eu escrevi e defendi, isso sim, é uma tremenda barbaridade!

O que eu disse, isso sim, é que SE QUEBRASSE os 8.30€ ficaría com muito mau aspecto o que a podería levar aos 7.50€.
Ora, como não quebrou os 8.30€, o cenário não foi activado.
Mais: na mesma altura em que apresentei essa opinião referi que se em vez de quebrar os 8.30€, quebrasse antes os 8.60€, a PTC passaría a estar numa situação mais confortável e esse cenário bearish de muito curto-prazo ficaría invalidado.
Como foi o que ocorreu (quebrar os 8.60€) o cenário não só não foi activado como foi invalidado!
E na mesma altura que disse que se quebrasse os 8.30 ficaría muito mal e que se quebrasse os 8.60 ficaría mais confortável (foi mesmo este o termo), tire a suas conclusões.
Nunca defendi neste período a abertura de posições curtas. Defendi que estava a desenhar um padrão perigoso (que não se chegou a concretizar) o que me fez não acreditar nas subidas.

A barbaridade do que acabou de escrever, pela falsidade e deturpação que fez do que realmente aqui foi dito, escrito e defendido é chocante.
É óbvio que não estive brilhante na PTC. Ela subiu e eu não acreditei na subida. Não acertei nisso...
Mas é abusivo dizer o que disse. Primeiro porque nunca dei qualquer garantía de que iría cair e muito menos defendi posições curtas. O que disse foi que não apostaría na subida e que a consderava perigosa. Abaixo dos 8.30, isso sim, acreditaría num cenário muito desagradável para a PTC.
Mais abusivo é dizer que eu emendei a mão e defendi posições longas quando inclusivamente fui questionado sobre isso e disse que não!
Como é óbvio não podia deixar passar em claro tamanhas barbaridades ditas acerca de opiniões que não correspondem ao que realmente defendi.
De resto, sempre que opino, justifico. E em milhares de opiniões que já dei aqui no forum ou em artigos, além desse não acerto na PTC, certamente que se procurar até encontrará falhanços ainda mais graves. Porque só não falha quem não opina ou não investe...
E se quiser procurar também encontrará imensos acertos.
Se o facto de não ter estado bem na PTC ao não antever as subidas transformam as minhas opiniões em barbaridades eu vou ali e já venho. E por essa ordem de ideias não conheço ninguém neste espaço que não seja bárbaro.

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/6/2004 15:41, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Texas, ninguém sabe o que o mercado vai fazer amanhã. Ninguém. E o mercado obviamente não se mexe conforme os nossos desejos. Mas se o Caldeirão existe é para as pessoas exporem as suas opiniões com argumentos. Umas opiniões correctas outras erradas. O que interessa é debatê-las.
Sempre foi este o espírito do Caldeirão, desde que o criámos. E assim será sempre.
Agora posts sem argumento poderão caber noutros fóruns. Não aqui.
Ulisses
Sempre foi este o espírito do Caldeirão, desde que o criámos. E assim será sempre.
Agora posts sem argumento poderão caber noutros fóruns. Não aqui.
Ulisses
engraçado...
....eu dez dias antes do teu 1º post c a interrogação deixei o mesmo post a indiciar possível inversao tb com ponto de interrogação. Depois dia 18 confirmei o short. Vamos ver se resulta bem ou não. Em termos técnicos há muito que tal cenária é mais que evidente, confusão neste título há meses qu e não há, parece um relógio. Por isso espºanta me ter visto uns quantos posts mt pouco claros qt ao movimento deste título. Sabendo que me poderá sempre enganar ou iludir as minha análises, terá mesmo que o fazer para me fechar a posição.
E enquanto nao me provar que estou errado mantenho intactos os meus comentários sobre o título que ja acompanho aqui com opiniões há largos meses. Num swing diria suiço pela precisão. Fosse tudo tao simples como pt nos últimos 4 /5 meses.
fica a solidariedade com a posição:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ight=scuba
E enquanto nao me provar que estou errado mantenho intactos os meus comentários sobre o título que ja acompanho aqui com opiniões há largos meses. Num swing diria suiço pela precisão. Fosse tudo tao simples como pt nos últimos 4 /5 meses.
fica a solidariedade com a posição:
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
Bem, eu dei a minha opinião com base na minha intuição, por outro lado não disse que subia ou descia, dei a minha opinião com base no meu pensamento. Ainda por outro lado já vi ser feita aqui defesas bem fundamentadas do futuro comportamento de alguns títulos caso até da ptc... posso citar como exemplo a defesas quase 100% garantida por parte do Marco António em como a ptc caíria mais para além dos 8.30€ quando este título cotava nesse valor, e a partir daí foi vê-la subir até aos 9€... quando chegou aos 8.90€ emendou a mão e alterou o discurso para uma posição longa com o bater de novos máximos no horizonte... actualmente a ptc cota a abaixo de 8.80€... qual será a posição actualmente? mais vale estar quieto em vez de dizer-mos tamanhas asneiras.
Como o Ulisses vê, não é uma posição bem fundamentada que leva o mercado a fazer aquilo que
parece certo e nós desejamos... acontece sempre imprevistos... o mercado não passa de sentimento global dos investidores.
Texas
Como o Ulisses vê, não é uma posição bem fundamentada que leva o mercado a fazer aquilo que
parece certo e nós desejamos... acontece sempre imprevistos... o mercado não passa de sentimento global dos investidores.
Texas
-
Texas
Compre Isto!
Venda aquilo!
A acçao X vai ao céu!
Fujam de Z!
É o género de posts que não valorizam o caldeirão, nem os podemos aceitar. Só com argumentos se pode discutir, só as discussões e debates tornam estes espaços interessantes. Por isso, sem argumentos os posts terão que ser apagados.
Ulisses
Venda aquilo!
A acçao X vai ao céu!
Fujam de Z!
É o género de posts que não valorizam o caldeirão, nem os podemos aceitar. Só com argumentos se pode discutir, só as discussões e debates tornam estes espaços interessantes. Por isso, sem argumentos os posts terão que ser apagados.
Ulisses
Touro essas recomendações são em que prazo? 1 dia, 1 semana, 1 mes, 1 ano? A curto prazo graficamente deu-me sinal de venda nos 8.85. Isso é que conta para mim, agora haver casas corretagem a dar price targets é irrelevante para mim a curto prazo, pq o periodo temporal dessas análises pode ser a longo prazo. E já agora, veja no final do bull market quem é que emitia price targets abaixo do valor da acção. Talvez 0? 

If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.
Os price targets a mim dizem 0,...
Vampiro, não concordo consigo. Uma coisa é ignorar as recomendações, o que acho errado, outra é ter conhecimento delas e saber interpretá-las.
Não quer dizer que se sigam, mas é essencial o seu conhecimento, pois poderá indicar de que lado estão os institucionais.
Repare que o que dizem os livros é que quando uma casa de investimento emite uma recomendação de compra é porque quer vender, o que até apoia a sua tese.
Agora quando são meia dúzia a recomendar o mesmo, cada um que tire as suas conclusões. Não podemos esquecer que podem ter comprado e agora querer fazer subir o título para realizar mais-valias.
Como vê há diferentes leituras para as recomendações, ignorá-las é que não me parece razoável.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Remuneração accionistas PT depende da administração
23-6-2004 11:17
A decisão de uma remuneração adicional aos accionistas da Portugal Telecom pertence exclusivamente da administração da operadora.
A PT poderá anunciar um novo programa de recompra de acções ou um dividendo extraordinário, face à sua flexibilidade financeira.
Fonte oficial da empresa contratada pela Reuters negou a tomada de qualquer decisão a esse respeito mas considera possível que venha a ser discutida, face ao investimentos criteriosos, à forte geração de fluxos de caixa e à estrutura de endividamento da empresa-
BolsaPt.com
23-6-2004 11:17
A decisão de uma remuneração adicional aos accionistas da Portugal Telecom pertence exclusivamente da administração da operadora.
A PT poderá anunciar um novo programa de recompra de acções ou um dividendo extraordinário, face à sua flexibilidade financeira.
Fonte oficial da empresa contratada pela Reuters negou a tomada de qualquer decisão a esse respeito mas considera possível que venha a ser discutida, face ao investimentos criteriosos, à forte geração de fluxos de caixa e à estrutura de endividamento da empresa-
BolsaPt.com
Os price targets a mim dizem 0, dado que há vários critérios para fazer avaliações e eles usarem o que mais lhes convém... Para já ptc confirma o sinal de venda e tem primeiro objectivo nos 8.60. Ao quebrar esse valor só mesmo os 8.08 podem segurar de novo a acção. Vamos acompanhando.
If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.
Já agora, fica a lista completa
Retirado de www.premio.pt
- Anexos
-
- recomendacoes.PNG (6.24 KiB) Visualizado 1258 vezes
Cumprimentos,
Touro
Touro
Portugal Telecom: Citigroup atribui «price target» de 11 Euros
(06/22/2004 10:16:07 AM por Equipa PortaldeBolsa)
A Smith Barney, do grupo financeiro Citigroup, atribuiu um «price target» de 11 Euros às acções da Portugal Telecom, com uma notação de «Buy - Medim Risk». Em nota de «research» de 18 de Junho, o Citigroup admite que a Portugal Telecom pode gerar um substancial crescimento do «free cash flow» em 2003 e 2004, reduzindo, no entanto, as previsões de EBITDA em 2.4% este ano e 1% em 2005.
«Uma grande parte do free cash flow, estimado em mil milhões de euros (M€) por ano, deverá regressar aos accionistas sob a forma do crescimento dos dividendos, dividendos especiais ou recompra de acções», refere o Citigroup.
A instituição bancária admite uma revisão em alta das margens domésticas da PT.
«A redução de trabalhadores teve custos de reestruturação e poderá levar a margens domésticas maiores, o que pode significar que o factor de risco nas nossas previsões poderá ser menor», adiantou o Citigroup
(06/22/2004 10:16:07 AM por Equipa PortaldeBolsa)
A Smith Barney, do grupo financeiro Citigroup, atribuiu um «price target» de 11 Euros às acções da Portugal Telecom, com uma notação de «Buy - Medim Risk». Em nota de «research» de 18 de Junho, o Citigroup admite que a Portugal Telecom pode gerar um substancial crescimento do «free cash flow» em 2003 e 2004, reduzindo, no entanto, as previsões de EBITDA em 2.4% este ano e 1% em 2005.
«Uma grande parte do free cash flow, estimado em mil milhões de euros (M€) por ano, deverá regressar aos accionistas sob a forma do crescimento dos dividendos, dividendos especiais ou recompra de acções», refere o Citigroup.
A instituição bancária admite uma revisão em alta das margens domésticas da PT.
«A redução de trabalhadores teve custos de reestruturação e poderá levar a margens domésticas maiores, o que pode significar que o factor de risco nas nossas previsões poderá ser menor», adiantou o Citigroup
A minha análise é outra
A projecção do triângulo ascendente foi atingida, coincidindo, grosso modo, com a resistência fortíssima dos 8,85 euros.
Parece-me que o comportamento errático que a PTC está a ter nesta zona da resistência, que eu representei a traço grosso preto, é perfeitamente compreensível e normal.
Enquanto cotar acima do suporte dos 8,6 euros (linha horizontal do triângulo) não me parece que abrir curtos seja a melhor aposta.
Há ainda a considerar uma LTA que supostamente se está a desenhar, e que actualmente coincidiria com o suporte dos 8,6 euros.
A linha ascendente que o Vampiro desenhou é uma linha que eu considero secundária devido à sua duração. A sua quebra não é preocupante, dado os preços terem suporte logo abaixo, nos 8,6 EUR.
Parece-me que o comportamento errático que a PTC está a ter nesta zona da resistência, que eu representei a traço grosso preto, é perfeitamente compreensível e normal.
Enquanto cotar acima do suporte dos 8,6 euros (linha horizontal do triângulo) não me parece que abrir curtos seja a melhor aposta.
Há ainda a considerar uma LTA que supostamente se está a desenhar, e que actualmente coincidiria com o suporte dos 8,6 euros.
A linha ascendente que o Vampiro desenhou é uma linha que eu considero secundária devido à sua duração. A sua quebra não é preocupante, dado os preços terem suporte logo abaixo, nos 8,6 EUR.
- Anexos
-
- ptc1.PNG (37.99 KiB) Visualizado 1318 vezes
Cumprimentos,
Touro
Touro
ptc - time to short?
Bem, entrei hj com uma posição short na ptc. Veio cá acima fechar o gap e os 8.86, agora resistência revelam-se dificeis de quebrar, tendo feito 3 inverted hammer, sinal bear, dando o meu sistema hj um sinal de venda. Deixo o gráfico.
As minhas posições de momento são long pad 0.37, short ptc 8.85.
As minhas posições de momento são long pad 0.37, short ptc 8.85.
- Anexos
-
- ptc.png (16.54 KiB) Visualizado 1349 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 200 visitantes