Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Olho clínico - novo artigo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dark » 18/6/2004 22:13

Caro Dj,

Parabéns pelas previsões da semana. Esta semana, como costuma ser hábito, foi na "mouche". Os aprendizes de forexiano agradecem e , estou certo, aprendem sempre alguma coisa.

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por djovarius » 18/6/2004 21:55

Está tudo, acabou por ser uma semana positiva para o EUR/USD, que ainda hoje estava abaixo do fecho da semana anterior, mas que acabou por fazer um rally muito interessante, deixando um setup de compra intraday muito óbvio.
O nosso ciclo semanal não atingiu qualquer das pontas, mas em compensação houve várias passagens pelo ponto pivot, o que permitiu entradas curtas ou longas, consoante a direcção da cotação do par !! :)

Agora, resta esperar para a semana, sabendo-se que continuamos numa lateralização, que só não é "chata" porque sempre existem estas oportunidades de trade, quer "intraday", quer de curtíssimo prazo !!

Um abraço a todos, obrigado pela atenção

Excelente fds

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por PLPINTO » 18/6/2004 15:27

Na realidade parece que o AUD e o CAD espelham melhor a tendencia do Dolar.
O primeiro às vezes observava mas o CAD nunca tinha olhado para ele, por assim dizer!

Bom fim de semana.

Registado: 22/5/2003 15:08

por djovarius » 18/6/2004 15:02

O USD está a terminar a semana em "modo correctivo" após aqueles dados relativos aos fluxos capitais medidos como conta corrente, negativos como já se previa pelo elevado défice comercial.

Assim, foram ultrapassados os valores de referência em alta relativos ao EUR/USD: 1.2050 - 1.2080(pivot semana) e 1.21 !!
O mercado ainda foi a 1.2120 - veremos se ainda tem força para desafiar a resistência em 1.2130 !!
USD ainda fraco perante as restantes divisas, onde volta a brilhar o CHF. Este sobe até perante o EUR, entre outras !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por djovarius » 18/6/2004 12:58

Entretanto, o EUR/USD já recuperou as perdas das últimas horas, tendo feito um bom movimento de 1.1980 a 1.2060 - perto da resistência e do ponto pivot da semana - mais uma vez, um imã num mercado lateral.
Portanto, o medo ainda a prevalecer no Forex.
Há também que referir que o mercado volta a pensar sobre os défices nos EUA - comercial e em conta corrente. Este último (sai agora às 13:30) deverá ter subido bastante no 1º trimestre do ano, levando os operadores a questionar a necessidade de subidas de juros para atrair capitais aos EUA - tem sido assim o financiamento do défice - sobretudo, porque os Bancos Centrais do exterior já não estão a adquirir títulos americanos à velocidade a que o fizeram nos trimestres anteriores.
Uma faca de dois gumes...

Para mim, há algo que é mais óbvio: apesar de dados que favorecem o USD, este não poderá subir muito enquanto continuar o crescimento da massa monetária aos níveis recentes. É ponto assente. A lateralização ampla soma e segue !!!

Ainda sobre o nível acrescido de risco de que o janus falava, realmente os hedge funds podem ser problemáticos (recordemos o caso LTCM) se existir excesso de alavancagem. O FED salvou o sistema em várias ocasiões e poderá fazê-lo num ou noutro caso, considerado isolado.
Mas se houver, de facto, problemas generalizados, o FED não pode evitar uma crise financeira. É claro que isso provoca a tal situação do banho-maria. Os juros, mesmo em elevação, poderão continuar abaixo da inflação. Assim, aos poucos, o carry trade tem espaço para um esvaziamento gradual. É a melhor hipótese, até porque além dos "hedge funds", temos muitos institucionais envolvidos, "primary dealers" e as famosas GSE`s, como o Fredie Mac e a Fannie Mae, alavancadas até aos dentes e com uma contabilidade muito pouco fácil de controlar...

Portanto, o risco está sempre presente a vários níveis... teremos que viver com ele.

Um abraço

djovarius

por TRSM » 18/6/2004 12:06

Apesar de não fazer parte deste mundo, aqui vai um comentário da LJC, para apreciarem :wink:
Anexos
Image1.gif
Image1.gif (5.53 KiB) Visualizado 1548 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por djovarius » 18/6/2004 12:01

Pois bem,

Vamos lá ver esta muito interessante questão do nosso amigo PLPinto.

Para definição de tendência de curto prazo, temos outros pares mais interessantes, que não estão nessa lista.
O USD/CAD e o AUD/USD, mas sobretudo o primeiro.
Talvez seja melhor experimentares durante um mês, para confirmares, até porque algumas vezes é o trio do JPY quem lidera os acontecimentos, como não me canso de repetir.
Mas, historicamente, aqueles dois pares dão um pouco a tal indicação. Diria: "arrancam" primeiro, seja em que sentido for !!

Em relação ao "daytrade":
qualquer par pode ser bom, mas o EUR/USD é menos perigoso do que o Cable, porque, apesar de tudo, tem movimentos um pouco mais tranquilos. O Cable destrói muitos stops, demasiado para quem anda no daytrade...
Além disso, concordo que o USD/JPY também é muito bom para o efeito. Ultimamente, também o EUR/JPY, com amplitudes muito boas e tendência definida (no dia), serve para daytrade com boas possibilidades.
Quanto aos câmbios do CHF, servem mais para trade de posição. Ultimamente, até já escrevi sobre isso, tem havido um pequeno bull do CHF. Mas para daytrade, o USD/CHF também serve, embora considere melhor para "hedging" do EUR/USD. Mas cuidado... ultimamente temos visto o CHF a valorizar-se tanto contra o USD como contra o EUR. Por isso, nem todos os dias o mercado nos dá as oportunidades que queremos.

Um abraço e até já

djovarius

por PLPINTO » 18/6/2004 11:33

O ultimo visitante fui eu! PLPINTO.

por Visitante » 18/6/2004 11:29

Eu tambem acho o EUR/USD e GBP/USD uma fotocopia. Basicamente será optar sobre qual chegou primeiro ao S/R ou tem mais espaço de movimento.
A grande duvida é se para ter uma noção de que o Euro ou o Dolar está em queda/subida é melhor observar o xxx/JPY ou o xxx/CHF?
Tenho a percepção de que o CHF é mais certinho, ou seja, que o JPY é mais influenciado por dados alheios ao Euro e Dolar, estarei certo?
Visitante

por Visitante » 18/6/2004 11:14

Bom dia

Desses quatro crosses so acompanho 3 (EUR/USD GBP/USD USD/CHF ), portanto não poderei mencionar nenhum.

Individualmente, o eur/usd é um crosse muito badalado em todos os foruns, muito se fala dele( voltei ultimamente a ele), eu praticamente estou á espero do depois de 30 de junho, não descorando uma possivel entrada(se o tempo deixar).

O GBP/USD, a meu ver anda praticamente na logica do eur/usd, so que é menos de confiança, muito inquieto, devera ser negociado por quem tem experiencia, disciplina, e tempo ,para o aconpanhar.

Mas eu queria era chegar ao usd/chf, porque, em alguns momentos eu gostava de fazer hedging, mas a minha corretora não tem essa possibilidade, no entanto disseram que podia fazer com este par.

Ultimamente,tenho aconpanhado e tem sido muito certinho isto é se vai numa direcção num dia, facilmente faz uma viagem de 100 pips numa so direcção.

No entanto queria saber se alguem faz ou ja fez hedging entre o par eur/usd e o par usd/chf.

Mike
Visitante

por djovarius » 18/6/2004 10:55

Bom dia,

Antes de mais, peço desculpa, mas só daqui a pouco vou poder responder ao PL e até voltar ao assunto bem levantado pelo janus.

Hoje, continuamos naquela indefinição (1.1980 - 1.2050) que está a caracterizar as últimas horas do EUR/USD. A puxar para baixo, os constantes comnetários do FED sobre política monetária. Assim o mercado vai absorvendo a realidade que aí vem, sem traumas. Ficará midritizado de tal forma que quando os juros subirem nem haverá reacção possível.
A puxar para cima, temos a tensão Oriente médio/Iraque/petróleo, situação que vem à baila praticamente todos os dias - risco acrescido.
De modo que esta sexta-feira, dia de expiração de inúmeras opções físicas e digitais, poderá ainda trazer volatilidades lá para a frente, quando NY abrir. De resto está tudo muito aos níveis da abertura da semana. Bias mais neutro era impossível...

Até já

djovarius

por PLPINTO » 18/6/2004 9:06

Bom dia!
Na vossao pinião qual o quarteto que define melhor a tendencia de mercado no curto prazo e o mais indicado para o Intraday?

1)- EUR/USD GBP/USD USD/JPY EUR/JPY

2)- EUR/USD GBP/USD USD/CHF EUR/CHF

Obrigado. Passem bem!

por djovarius » 18/6/2004 0:55

Boa noite,

Acabei nesta 5ª feira, por motivos de força maior, por estar fora destas lides.
Porém, o dia não foi interessante em termos de EUR/USD, pelo que não se perdeu muito com a ausência.

Ao longo do dia, todos os dados norte-americanos foram saíndo sempre no sentido de demonstrar robustez da economia dos EUA e maiores pressões inflacionistas.
Mas o terror no Iraque acabou por pesar na psicologia do mercado, acabando por fazer brilhar o CHF em vez do USD. É normal, até porque o preço do petróleo voltou a ser falado, o que não é boa notícia...

O EUR/USD teve uma amplitude menor, a fechar 40 pips acima do dia anterior.
Tecnicamente está agora mais neutro, com as médias móveis (excepto a de 5 dias) numa postura "flat", ou seja, também a mostrarem neutralidade.

Esta sexta-feira, com poucas notícias económicas, poderá ser um dia muito interessante. Os tubarões certamente virão dar um ar de sua graça.
Para já, estamos acima do fecho da semana passada !!
Valores de referência: 1.2010/20 - 1.1980 - 1.1950 e 1.2050 - 1.2080 - 1.21 - 1.2130 !!

Um abraço

djovarius

por djovarius » 17/6/2004 9:43

Bom dia,

Um pequeno alívio das quedas de ontem no EUR/USD. Nada de muito importante a assinalar, excepção feita a mais uma explosão com vítimas no Iraque, fortalecendo o CHF.

Entretanto, a Suíça subiu a sua taxa de juros em 25 pontos base.
Agora há pouco, sairam dados de vendas a retalho no Reino Unido com aumento anual de 7.4% o que implica em juros ainda mais altos no futuro próximo.
Hoje, teremos o adiado PPI - a inflação ao produtor nos EUA, pelas 13:30 (ou 12:30 GMT)

Como não tenho agora tempo para mais, fica esta listinha:

EURozone industrial production April expected 0.8% 09.00 GMT
US initial jobless claims expected 340K 12.30 GMT
US PPI May expected 0.6% 12.30 GMT
US core PPI May expected 0.2% 12.30 GMT
US leading indicators May expected 0.4% 14.00 GMT
US Phili fed June expected 25.5 16.00 GMT

É grande a lista de dados

Até já

dj

onde há fumo há fogo... (nem de proposito)

por janus » 17/6/2004 0:08

From Institutional Investor, 14 jun

According to the Institutional Investor.com the president of the Federal Reserve Bank of New York warned that greater monitoring is needed in the hedges funds, an area that is facing increasing scrutiny. In a recent speech before the Economic Club of New York, Timothy Geithner said hedge funds "can play a beneficial role in the U.S. financial system. They contribute to one of the defining strengths of our financial markets: the ease with which we match capital to ideas and innovation." Geithner said, however, that "the extent of the risk they present to the system as a whole depends significantly on the prudence of the institutions that enable them to increase leverage." He added that there is "considerable clustering, which raises the prospect of larger moves in some markets if conditions lead to a general withdrawal from these ‘crowded’ trades."
It seems to me that a speculator's time is better spent making an assumption and testing the subsequent hypothesis, than to spend time proving an unprovable assumption.
http://www.skeptic.com/

Registado: 29/11/2003 17:30

por djovarius » 16/6/2004 14:35

Antunes,

Acho que estamos realmente numa "lateralização alargada" numa amplitude de 600 a 700 pips, o que não é grave !!

Em relação aos movimentos e à justificação dos mesmos, apenas disse que o mercado está a pensar melhor na questão da inflação e na força da Economia americana. O efeito Greenspan esgotou-se, por enquanto.
Agora mesmo saíram excelentes dados relativos à produção industrial (+1.1%) e utilização de capacidade instalada, agora acima dos 77%, o que é, como disseste um dia, tendencialmente inflacionário.
Por isso, quer parecer que ainda haverá uma tentativa de fazer o USD subir mais. A queda do CHF parece querer confirmar essa postura.
Ainda assim, os Bulls do EUR e os USD não parecem, de momento, sair do empate...

Um abraço

dj

por Antunes » 16/6/2004 13:17

Também gostava de ler o Janus mais vezes. Um excelente post, sem dúvida, parabéns!

dj,

Não concordo muito com isto: "Hoje, o mercado está a pensar melhor, achando que as subidas de juros, mesmo não sendo exageradas, vão ocorrer a um ritmo superior ao que se pensava ainda há 3 meses atrás, pelo que o USD volta a ser comprado". Penso que não se deve tentar justificar todos os movimentos diários (à semelhança do que fazem os média). Quanto a mim, basta dizer que hoje há mais força vendendora do que compradora, ponto final. O porquê penso ser muito difícil de saber para cada vela diária...

Agora eu tenho a percepção que a médio prazo haverá mais força compradora do que vendedora no EUR/USD e, por isso, estou longo no cross.

Aqui sim posso tentar justificar-me para essa percepção de médio prazo: as tendências dos mercados, monetárias e até económicas não mudam assim de repente, do dia para a noite, e se até agora a política foi expansionista (nos últimos 2/3 anos) haverá agora lugar a uma política neutral (em que nos encontramos) que deverá durar algum tempo, talvez até 2005. Daí estar longo por acreditar numa ampla lateralização do cross EUR/USD durante uns meses largos...

Registado: 4/12/2002 11:16

por djovarius » 16/6/2004 12:32

Boa tarde a todos !!

Antes de mais agradeço ao Janus pelo comentário. Eu gosto muito da reacção das pessoas ao que se escreve no Caldeirão. Este é um caso de um participante que gostaria de ter mais vezes por aqui, sem dúvida.
Em relação ao que foi dito, penso que o FED já está a conseguir o chamado "carry trade unwinding" sem fazer grandes mossas. Aqui, tiro o chapéu à Reserva Federal. Repare-se que o título de dívida a 10 anos foi perdendo valor sem causar um tumulto nos mercados. O Yield subiu mais de 1% ao longo dos últimos meses, o que mostra como muitas posições alavancadas foram sendo fechadas. Naturalmente que o FED sabia que podia contar com a compra de títulos por parte das mãos asiáticas, principalmente.
Isso, sabemo-lo agora, permitiu o fecho de posições sem uma corrida para a porta de saída. Ao longo dos próximos tempos ainda poderemos ver o Yield a subir mais um pouco, também sem grandes problemas.
Considero também que o FED diz o que diz porque há que manter um discurso optimista para não alarmar o mercado, mas eles sabem bem que existem algumas pressões inflacionistas, sobretudo após o salto dos preços do petróleo. Mas havia outras, sobretudo devido ao aumento dos preços e dos custos com a habitação e de variados serviços, onde há muito regressou o chamado "pricing power".
Daí temos uma postura pró-activa do FED, a qual agrada ao mercado, porque pior do que reagir a tempo ou cedo demais, seria reagir tarde e sem possibilidade de controlar o rumo dos acontecimentos. Portanto, a fórmula certa é crescimento + inflação monitorada !!

Do que se passou ontem, a audição de Greenspan foi interessante: ele não disse que os juros iam aumentar mais do que esperado. Apenas reafirmou que isso acontecerá caso a inflação suba mais do que o esperado. Uma vez que o CPI não saiu significativamente acima do esperado, os mercados reagiram bem, vendendo o USD e comprando acções e obrigações.
Hoje, o mercado está a pensar melhor, achando que as subidas de juros, mesmo não sendo exageradas, vão ocorrer a um ritmo superior ao que se pensava ainda há 3 meses atrás, pelo que o USD volta a ser comprado.

Veja-se o caso do EUR/USD - só passou pequenas resistências entre 1.21 e 1.2130 mas não conseguiu sequer desafiar a sério os 1.2170 !!
Aqui regressaram as vendas do par acompanhando a renovada força do USD em geral.
Daí que 1.2130 e 1.21 cederam, desta feita, em baixa.
O nosso ponto pivot da semana, que havia sido passado em alta, acabou por ceder em baixa, o que é um tanto ou quanto "bearish" !! Foi até 1.2050 !!

Agora, deveremos assistir a uma paragem.
Próximos valores a ter em conta: 1.2080 e 1.21 ou, em baixa, 1.2010/20 e 1.1980 !!

Hoje temos mais discursos de elementos do FED, mais para a tarde e noite, e teremos o Beige Book.
Antes, teremos dados sobre contruções novas p/ habitação e produção industrial - dado sempre importante !!

A todos um abraço

djovarius

por janus » 15/6/2004 18:34

Saberá a reserva federal de alguma coisa que o mercado não saiba?

Fica aparente pela leitura do artigo que o fed saberá mais que o mercado sobre a inflação, o que entra em oposição com alguns comentários de oficiais do fed que li na semana passada na Bloomberg, e que davam conta das dificuldades que a reserva federal estava a enfrentar para prever a inflação (fundamentalmente devido às diferenças enormes entre PPI e CPI, sendo que o 1º recuperou tardiamente da espiral deflacionária que o fed estava a tentar evitar).

Provavelmente existem várias razões para suspeitar que as taxas de juro reais poderão ficar abaixo do que está a ser descontado pelos mercados, e que os comentários mais recentes do fed têm como intuito resolver não a questão da inflação mas outros problemas originados pelo excesso de liquidez nos mercados financeiros:

1. a tendencia historica das taxas de juro de curto prazo tem sido descendente e sugerem que as taxas reais não deverão ir acima dos 1-2%.

2. o combate ao ciclo anterior de inflação (70s) obrigava o fed a manter uma politica de taxas elevadas. O ultimo ciclo foi de deflação (90's), trouxe enormes distorções ao mercado, e estou certo que o fed quererá manter taxas mais baixas do que num ciclo "normal" de inflação

3. As taxas americanas podem ficar muito tempo abaixo do crescimento nominal do GDP devido às distorções provocadas pelas principais economias asiáticas (referidas no artigo) e que devido aos seus problemas estruturais (desemprego e consumo crónicos) não mudam de um dia para o outro.

A subida de taxas tem outro alvo e não é a inflação mas sim as preocupações do fed com o "carry trade". Taxas de juro a 1% são o sonho de qualquer especulador profissional porque pode financiar-se a custos reduzidos para investir em outras durações e activos. Junte-se a isso a cada vez maior proliferação de hedge funds que tentam obter ganhos de +20% com correlação nula com o mercado (pedindo emprestado muitas vezes mais de 100% do capital) e já se percebe que o caldo pode sair entornado se houver um choque na liquidez dos mercados. O melhor é deixar a sopa em lume brando porque se o fed não conseguir gerir esta situação vem aí muita volatilidade...
It seems to me that a speculator's time is better spent making an assumption and testing the subsequent hypothesis, than to spend time proving an unprovable assumption.
http://www.skeptic.com/

Registado: 29/11/2003 17:30

por djovarius » 15/6/2004 16:01

Ora bem... muito ruído e pouca acção !!
Melhor para acompanhar do que para negociar.

Em resumo, inflação em alta, mas mais ou menos dentro do esperado e assumido pelo mercado.
New York index estável a confiança do consumidor em alta !! Fluxos de capital para os EUA em alta, mais do que o esperado...
e agora vamos ouvir Greenspan na Bloomberg !! :roll:
O EUR/USD nem sequer passou dos 1.2130, uma pequena barreira, portanto, pouca força para subir !!
Se houver interesse vendedor, só terá significado abaixo de 1.2010, tal como disse antes.
Haverá uma certa curiosidade em torno dos discursos, certamente...
Veremos

Um abraço

dj

por djovarius » 15/6/2004 11:56

Bom dia a todos !!

Hoje, poder-se-á ter completado a retracção prevista após as recentes quedas do EUR/USD. O par viajou até 1.21 tendo voltado à casa de 1.203x !!
Para que o cenário de regresso às quedas se concretize, teremos que quebrar 1.2010 e 1.1950 para atacar depois os 1.19 - valor importante !!

Caso contrário, se o par voltar a subir terá uma pequena barreira em 1.21 e 1.2130 e mais importante em 1.2170 a 1.22 !!

Para complicar, hoje poderemos ter dados importantes, ruídos e discursos aguardados, tudo à mistura.
Hoje, já tivemos dados da inflação no Reino Unido. A anual atinge 1.5% e está em elevação, pelo que os juros, por lá, podem voltar a subir !

Outros dados de hoje nos EUA:
6/15/2004 US St Louis Fed's William Poole Speaks
6/15/2004 AM US Fed Chairman Greenspan Testifies during nomination
6/15/2004 US June Univ of Michigan Sentiment -prelim
6/15/2004 US Apr Capital Flows Report from US Treas
6/15/2004 US Jun Empire State Manuf. Index
6/15/2004 US May CPI m/m
6/15/2004 US Apr Business Inventories

Temos muito em que pensar a partir das 13:30, sobretudo se a inflação passar de 0.5% (mensal).

Até já, um abraço

djovarius

por djovarius » 14/6/2004 21:57

Bom, hoje foi um dia em que pouco acompanhei os mercados, mas nada de anormal perante a análise feita.
Os mercados estão a incorporar a nova realidade - a possibilidade de uma política monetária mais restritiva nos EUA. Por isso, queda nas acções e obrigações e numa série de activos cotados em USD.
Este subiu face a várias divisas, excepto face ao EUR.
O par acaba o dia a ganhar cerca de 50 pips, resultado de óbvia retracção das fortes quedas.

Para amanhã, é só seguir os valores de referência, e esperar pelos dados relativos à inflação.

E é verdade, amigo Antunes: a produção industrial e a utilização da capacidade instalada são dois factores que pesam muito nas decisões de política monetária, devido ao cariz inflacionista.
Por aqui se vê como os próximos dias serão dados a emoções.
Pessoalmente, não negociarei este par de ânimo leve, com toda a certeza...

Um abraço

djovarius

por Antunes » 14/6/2004 15:55

Uma coisa que a maior parte das pessoas não está a prestar a devida atenção (na minha opinião) é à utilização da capacidade que sai na 5ª feira com um valor esperado de 77.4%. Penso q este indicador reflecte uma inflação mais continuada e, por isso, díficil de combater. Este indicador tem vindo a aumentar progressivamente e quase sem pausas e poderá atingir os 80% antes do final do ano: é a partir de valores acima dos 80% que começa a gerar inflação...

Registado: 4/12/2002 11:16

por djovarius » 14/6/2004 14:31

Boa tarde a todos !!

Já agora Ulisses, obrigado pelas palavras de apoio e sempre cordiais !
Aproveito para lançar a provocação: se as Bolsas entrarem em ritmo de Verão (tenho razões para acreditar que lá fora não será bem assim), o mercado cambial vai ter muito ritmo durante o Verão, nem que seja dentro daquela "ampla lateralização" a que assistimos.
Adiante...

EUR/USD a cair de 1.2356 a 1.1953 - cerca de 400 pips em 4 sessões - é um exagero que terá de ser corrigido. O suporte é forte, portanto foi um bom ponto de partida para um arranque até 1.2070 - perto do pivot da semana. Já não fica oversold.
Para isto, o gap comercial ajudou - cada vez mais os EUA necessitam de capitais para financiar este défice, pelo que a subida de juros se justifica.
Com tamanhas importações não é de admirar que as vendas a retalho subam...

Até já

dj

por Ulisses Pereira » 14/6/2004 11:39

Está excelente DJ! Gosto sempre destas reflexões sobre o que vai na cabeça do "Maestro" e quais as estratégias (leia-se "palavras") que ele utiliza para tentar que os mercados reajam da forma que ele deseja às decisões já programadas.

Parabéns pelo óptimo artigo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 63 visitantes