Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2004-mês 6

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 19/6/2004 0:13

E com o dia de hoje na PTC lá vai o 7121i para os 0.32~0.33....
PTC - compra 8.78 venda 8.89 11 pontos de diferença :? que coisa esquisita
Visitante

por Touro » 18/6/2004 23:48

JN, quais são as 2 ou 3 regras que sugere?
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por JN » 18/6/2004 23:39

Money Managemente (MM) é apenas o que te falta para teres sucesso, penso eu de que...

Ter 40 e tal % duma carteira investida num warrant é de loucos.

A opinião de traders experientes e em todos os time-frames é de que o MM é o mais importante de tudo para se ter sucesso.

Há inclusivê testes feitos sobre sistemas de trading lucrativos que levaram à falencia carteiras sem um bom MM. Outros há que conseguem ter lucro com sitemas básicos e um bom MM.

Pensa nisso, podes mesmo usar uma tecnica fácil.
Pensa em 2 ou 3 regras de MM e usa numa carteira virtual com o mesmo capital inicial que a tua carteira real e investido nos mesmos activos.

Negoceia com as duas carteiras em paralelo e compara os resultados no medio/longo prazo.

Um abraço
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Carteira JAS*2004-mês 6-dia 18

por JAS » 18/6/2004 19:43

JAS Escreveu: Já disse e repito que não penso desaparecer do Forum e que não vou à falência com a Carteira...
Na Bolsa há altos e baixos e devemos saber viver com eles.

Manter esta "sem capital" está fora de questão pois tornar-se-ia lenta demais e tirava-me o gozo.

A minha dúvida é se duplico o capital investido ou se faço uma nova Carteira.
Como não gosto de coisas virtuais acho que a primeira hipótese se coaduna mais com a "minha" realidade.
Começar uma nova seria demasiado fácil...

Os trades correram mal até ao fim pelo que não vale a pena falar muito neles.
Para grandes males, grandes remédios... Dupliquei o capital investido na bolsa.

Como novidade temos um regresso à JMT que foi feito essencialmente com direitos mas também foram compradas acções.

No BCP houve apenas um pequeno reforço no warrant 7158Z.

Na PTC escolhi como novo warrant o 7121I (maturidade Set.04, strike 9,00).

Todos os valores da Carteira passaram a estar referenciados ao novo capital que passou a ser duplo do inicial.

O "new look" da Carteira está no quadro abaixo.

JAS
Anexos
cart 6-18.png
cart 6-18.png (21.78 KiB) Visualizado 1196 vezes

Registado: 5/11/2002 0:05

Caro Jas

por Money Mouse » 14/6/2004 17:24

...não há ali um engano no 7106Z ou ja estas a dar-lhe o valor em relação ao fecho de 6ª Feira se este for a 1.93. 0.03*5=0.18 Será isso?

Abraço
Todos os dias, devíamos ouvir um pouco de música (em vez do ruído dos mercados), ler um pouco de poesia (ex Djovarius), ver um quadro bonito (são tantos que alguns até nos passam ao lado) e, se possivel, dizer algumas palavras sensatas (de preferência no Caldeirão)

Goethe (adaptado por MMouse)

Registado: 19/12/2002 13:21

Carteira JAS*2004-mês 6-dia 14

por JAS » 14/6/2004 17:19

JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.

Hoje recomprei, a menos de metade do preço, todos os warrants da PTC que tinha vendido ontem.
Quanto aos do BCP também mantive a posição no 7106z e reforcei no 7158z.

Optei por cotar os warrants, que hoje estão abaixo do strike, pelo valor zero.
Agora esperemos pela maturidade na 6ª feira...

JAS

P.S. - Até 6ª feira fico de férias e não é natural que haja actualizações da Carteira.
Anexos
cart 6-14.png
cart 6-14.png (20.47 KiB) Visualizado 1339 vezes

Carteira JAS*2004-mês 6-dia 11

por JAS » 14/6/2004 1:48

JAS Escreveu: Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.
A Carteira mantém-se na Red Zone e isso implica que o objectivo imediato seja procurar minimizar os prejuízos.

Foi uma semana positiva se atendermos a que a PTC ganhou quase 5%.
A Carteira recuperou 15% e atingiu a categoria de “meia-carteira”...

PTC
JAS Escreveu: Depois de uma violenta queda seguiu-se uma consolidação/lateralização com um toque no suporte dos 8,30.
Já me contento se os prejuízos passarem dos actuais –61% para –20%...

Com a aproximação da data de maturidade o trade fica complicado. Não me apetecia muito vender aos actuais 0,09/0,10 mas tomei essa opção parcial na 6ª feira.
Agora das duas uma: Ou amanhã sobe muito (e eu vendo) ou o warrant valerá quase zero e, nesse caso, é natural que os recompre.
Vai ser um dia giro tanto para mim como para o MM...
De qualquer forma levarei a maior parte até à maturidade. Isto porque a PTC atravessa um bom momento e um teste à resistência dos 9,20, ou mesmo dos 9,45, é bem possível. E para isso acontecer deverá ser nesta semana...
Cotação=8,89 > MME.5=8,436 < MME.15=8,485

BCP
JAS Escreveu: Este trade, na continuação dos anteriores, tem agora como target os 2,25 a atingir de uma forma lenta e sustentada ou de uma forma brusca devido a uma boa notícia sobre a S&P.

Neste, o caso é mais simples. O BCP parece bem seguro acima de 1,90 e não se perde muito em deixá-lo atingir a maturidade jogando que ele fará 1,95 ou mais.
O BCP mantém-se mais ou menos bullish no curto-prazo e há sempre a hipótese de aparecer a notícia tão esperada.
Ainda troquei alguns pelo 7158z mas foi uma pequena quantidade.
Cotação=1,93 > MME.5=1,928 < MME.15=1,923

NOK
A Nokia foi mesmo uma desgraça...
Este trade já não tem arranjo pelo que já assumi que o warrant vale zero.

Cotação=11,88

A carteira está com a composição indicada no quadro abaixo.

JAS

P.S. Descobri um erro nas contas do warrant do BCP que já vinha desde o dia 28 de Maio. Nesse dia não era possível ter feito uma venda e o bp ter subido daquela maneira. Tinha subtraído correctamente a quantidade mas tinha enganei-me e adiccionei o valor da venda ao investimento.
Anexos
cart 6-11.png
cart 6-11.png (20.67 KiB) Visualizado 1452 vezes

Carteira JAS*2004-mês 6-dia 10

por JAS » 10/6/2004 17:26

JAS Escreveu:Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.
A Carteira mantém-se na Red Zone e isso implica que o objectivo imediato seja procurar minimizar os prejuízos.

Continuo cheio de paciência...

Hoje não houve trocas de warrants do BCP mas apenas uma compra do 2º.

Como esperado foi um dia de pouca de liquidez em que só a PTC transaccionou.

A Carteira já recuperou do mínimo histórico de -70,34 para -51,92%.
Se não fosse a mocada de 34% que levei na Nokia isto começava a ficar muito jeitoso...

JAS
Anexos
cart 6-10.png
cart 6-10.png (20.41 KiB) Visualizado 1582 vezes

Carteira JAS*2004-mês 6-dia 09

por JAS » 9/6/2004 23:23

JAS Escreveu:
Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.

Continuo cheio de paciência mas já não estou tão quietinho.
Foram feitas algumas transações mas não tiverem grande significado e pouco alteraram na composição da Carteira.

Como novidade apenas que comecei a trocar de warrants do BCP. Com grande pena minha pois estes tinham paridade 5 e não há outros parecidos.

Vão-se seguir 2 dias em que se espera fraca liquidez e onde as manipulações são mais fáceis.
Vamos lá ver se temos puxadas ou despejos...

A Carteira hoje quase que não mexeu em termos de rentabilidade.

JAS
Anexos
cart 6-09.png
cart 6-09.png (20.44 KiB) Visualizado 1688 vezes

Carteira JAS*2004-mês 6-dia 08

por JAS » 8/6/2004 23:21

JAS Escreveu:Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional.

Continuo cheio de paciência e quietinho.
A Carteira já recuperou 14,62% desde o mínimo histórico da semana passada.
Sem mais comentários.

JAS
Anexos
cart 6-08.png
cart 6-08.png (19.64 KiB) Visualizado 1784 vezes

Carteira JAS*2004-mês 6-dia 07

por JAS » 7/6/2004 17:09

Continuei pacientemente quietinho sem fazer qualquer movimento.
A Carteira já recuperou 12,31% desde o mínimo histórico da semana passada.
Sem comentários...

JAS
Anexos
cart 6-07.png
cart 6-07.png (19.68 KiB) Visualizado 1893 vezes

Carteira JAS*2004-mês 6-dia 04

por JAS » 4/6/2004 18:35

Foi uma semana em que apenas procurei estar quieto.
Ainda fiz umas compras mas nada de significativo pelo que as posições estão praticamente inalteradas.

Com a OPEP a aumentar a produção e os dados do emprego nos EUA melhor do que o esperado os mercados começam a dar sinais muito positivos.
Esperemos que na próxima semana não haja factos negativos...

PTC
JAS Escreveu: Depois de uma violenta queda seguiu-se uma consolidação/lateralização com um toque no suporte dos 8,30.
Tanto poderá lateralizar por mais uns dias (o que não me convém nada...) como iniciar a recuperação. Inclino-me para esta última hipótese com um target de 9,10 a atingir ainda na próxima semana.

Pela análise que fiz noutro post concluí que a CAP está ou esteve parada. Foi pena só ter descoberto isso agora...
A cotação ficou a tocar a MME.15 e esta passou a horizontal. Tudo indica o fim da lateralização.
Mas isso não tornará o trade positivo pois parece-me impossível uma recuperação até ao nível necessário num curto espaço de tempo.
Já me contento se os prejuízos passarem dos actuais –61% para –20%...
Cotação=8,48 > MME.5=8,436 < MME.15=8,485

BCP
JAS Escreveu: Este trade, na continuação dos anteriores, tem agora como target os 2,25 a atingir de uma forma lenta e sustentada ou de uma forma brusca devido a uma boa notícia sobre a S&P.

Parece confirmar-se que o fecho de ontem a 1,89 terá sido um simples falso break-out e que o suporte a 1,90 continua a manter-se cada vez mais válido.
A sexta-feira, no nosso PSIzinho nunca foi dia de grandes subidas mas, mesmo assim, recuperou 0,02 deixando o caminho aberto para uma boa actuação na próxima semana.
Uma ida aos 2,00 continua viável dentro do meu timing.
O meu objectivo continua a ser recuperar de –21% para –13%.
Graficamente o aspecto também melhorou. Temos agora a cotação acima da MME.5 e a MME.15, que está muito próxima, já passou a horizontal.
Cotação=1,91 > MME.5=1,904 < MME.15=1,916

NOK

Cotação=11,38

JAS
Anexos
cart 6-04a.png
cart 6-04a.png (19.61 KiB) Visualizado 2034 vezes

Warrants e Market-Makers

por Ravintola » 4/6/2004 12:11

Ming Escreveu:JAS:

Então não é que colocam o 7205Z (que ainda tem algumas hipóteses realistas de terminar a valer mais que zero) a vender a 0.02 e ainda o compram a 0.01, e colocam o 7108Z (que não tem qualquer hipotese de deixar de valer zero) a vender a 0.03, embora, naturalmente, não ofereçam nada por eles?

E depois querem que esta história tenha alguma credibilidade... :lol:

Pois ... estes MM são engraçados. Então o BCP nem se fala. Das maiores anedotas que já vi foi o preço de um warrant sobre o DAX emitido pelo BCP que expirou em Março (Call 5000). Aquilo nem era preciso uma calculadora de warrants para ver que não batia certo. A probabilidade de o DAX ter chegado aos 5000 era ridiculamente baixa. Pegando numa calculadora, deu para ver que o warrant transacionou semanas ou meses a mais de 10 (dez) vezes o preço a que devia. Enfim ... como disse alguem, para quê alimentar MMs se se pode ir directamente à fonte? Estou a aprender umas coisas e um dia destes acho que vou começar a brincar com opções.

Registado: 29/5/2004 13:24

por Ming » 4/6/2004 10:54

JAS:

Notei que no post anterior sobre o estado da tua carteira tinhas posto o 7108Z a valer 0.00 e agora atribuiste-lhe de novo os esquisitos (e totalmente injustificados) 0.03...
Para perceber a coisa, fui consultar o site do Commerz, e descobri mais esta pérola ilustrativa do funcionamento dos MM de warrants, que aparece na imagem...

Então não é que colocam o 7205Z (que ainda tem algumas hipóteses realistas de terminar a valer mais que zero) a vender a 0.02 e ainda o compram a 0.01, e colocam o 7108Z (que não tem qualquer hipotese de deixar de valer zero) a vender a 0.03, embora, naturalmente, não ofereçam nada por eles?

E depois querem que esta história tenha alguma credibilidade... :lol:
Anexos
Warrants Nokia.jpg
Warrants Nokia.jpg (30.9 KiB) Visualizado 2158 vezes
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Carteira

por jarc » 4/6/2004 10:38

Pois é... talvez arrebite um pouco mas com cautela. Estou agora convicto que o mercado vai olhar para factores políticos relevantes, sendo o mais iminente a resolução da ONu para o Iraque. Se tudo correr menos mal por aqui (é provável que a Alemanha e a França, que levaram com um cheirinho a petróleo, arrepiem caminho), na Europa, com a ajuda do resultado das empresas pode haver alguma animação. A coisa não será para já muito evidente. Há pontualmente uma ou outra empresa muito castigada que pode arrebitar mais fortemente. Boa sorte!

Registado: 23/7/2003 16:05

Carteira JAS*2004-mês 6

por JAS » 3/6/2004 23:03

Comecei o mês de Junho cheio de paciência.
Não tenho feito movimentos.

Com a OPEP a aumentar a produção pode ser que isto arrebite.

PTC
JAS Escreveu:Para quedas violentas é costume seguirem-se rebounds igualmente violentos.

Depois de uma violenta queda seguiu-se uma consolidação/lateralização com um toque no suporte dos 8,30.
Tanto poderá lateralizar por mais uns dias (o que não me convém nada...) como iniciar a recuperação. Inclino-me para esta última hipótese com um target de 9,10 a atingir ainda na próxima semana.
A cotação ultrapassou hoje a MME.5, está muito perto da MME.15, mas esta última ainda está ligeiramente negativa.
De qualquer forma é praticamente impossível que o trade se torne positivo pois a data de maturidade está demasiado perto.
Já me contento se os prejuízos passarem de –60% para –20%...
Cotação=8,45 > MME.5=8,415 < MME.15=8,485

BCP

O BCP continua muito regular, sem grandes oscilações, subindo ou descendo pouco mas sempre com o 1,90 a aguentar.
Hoje esse valor foi posto em causa com um fecho a 1,89.
Julgo que um certo optimismo que agora pode invadir o mercado pode tornar o fecho de hoje como um falso break-out.
Uma ida aos 2,00 começa a ser possível, dentro do meu timing.
O meu objectivo é recuperar de –21% para –13%.
Graficamente o aspecto é mau. Temos a cotação abaixo das MME’s e estas descendentes. Mas como estão muito próximas tudo se pode inverter muito rapidamente.
Cotação=1,89 < MME.5=1,901 < MME.15=1,916

NOK

Cotação=11,11

JAS
Anexos
cart 6-04.png
cart 6-04.png (19.88 KiB) Visualizado 2337 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], iniciado1 e 129 visitantes