A subida da PTM
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A subida da PTM
As acções da PT Multimédia (PTM) registaram, nos últimos três meses, uma ‘performance’ incrível na Bolsa de Lisboa, subindo 90% até ao máximo de 2003 nos 11,76 euros, com volumes médios de transacção na ordem das 230 mil acções por dia. Já mudaram de mãos 9% do capital social. Nas últimas sete sessões, o nível médio dos títulos negociados sobe para mais de 400 mil títulos. Os analistas consideram que esta subida já não está relacionada com os seus fundamentais, bastante melhorados depois da venda da área da Internet e das Páginas Amarelas à Portugal Telecom (PT) em meados de Outubro de 2002, mas sim com a possibilidade da empresa vir a ser alvo de uma oferta, de aquisição ou mesmo de troca com contrapartida de ‘cash’, por parte da casa-mãe. A operação de troca poderia ter como principal objectivo o controlo total do negócio da TV Cabo.
A subida recente da cotação pode ser favorável a todos os accionistas, incluindo o maioritário, a Portugal Telecom que parqueou parte da sua posição no Totta e o potencial ganho poderia servir para pagar uma espécie de «juro» desta operação. A posição parqueada custou ao Totta mais de 200 milhões de euros. O negócio envolveu, numa primeira fase, a compra de 53 milhões de títulos de PTM.com, que depois resultaram em 4,5% da PTM com a oferta pública de troca lançada sobre a dot.com.
Recorde-se a PT já teve intenção de lançar uma oferta pública de aquisição sobre o título para o retirar da Bolsa, mas acabou por ficar sem efeito.
Os analistas contactados pelo Diário Económico afirmaram, no entanto, que com a subida do preço da PT Multimédia, a possível aquisição não cria valor para a PT. Mas não nos podemos esquecer que a valorização da cotação também pode ser justificada para satisfazer alguns accionistas, porque estes detêm os títulos PTM a preços bastante mais elevados que as actuais cotações. Se alienassem as suas posições, as potenciais menos-valias seriam enormes e as suas contas fortemente penalizadas.
Depois da PT ter adquirido os activos da internet e a Páginas Amarelas, num negócio que envolveu 200 milhões de euros e assumiu 401 milhões de euros de empréstimos accionistas que a PTM tinha feito, a PT Multimédia detém o operador de televisão por cabo (85% do EBITDA do grupo e da avaliação) e uma subsidiária de media (Lusomundo), que tem os cinemas e a imprensa.
O Santander Central Hispano considera numa nota de ‘research’ de ontem, onde baixa a recomendação para as acções da PT Multimédia de «comprar» para «vender», mas elevaram o ‘price-target’ para 2003 de 8,8 euros para 9 euros, 21% abaixo da actual cotação.
Os principais accionistas da PT Multimédia são a PT com 54%, o Totta com 9,8%, o BES com 8,4% e o BPI com 2%. O ‘free-float’ da empresa anda à volta de 20%.
in Diario Economico 10-01-2003
A subida recente da cotação pode ser favorável a todos os accionistas, incluindo o maioritário, a Portugal Telecom que parqueou parte da sua posição no Totta e o potencial ganho poderia servir para pagar uma espécie de «juro» desta operação. A posição parqueada custou ao Totta mais de 200 milhões de euros. O negócio envolveu, numa primeira fase, a compra de 53 milhões de títulos de PTM.com, que depois resultaram em 4,5% da PTM com a oferta pública de troca lançada sobre a dot.com.
Recorde-se a PT já teve intenção de lançar uma oferta pública de aquisição sobre o título para o retirar da Bolsa, mas acabou por ficar sem efeito.
Os analistas contactados pelo Diário Económico afirmaram, no entanto, que com a subida do preço da PT Multimédia, a possível aquisição não cria valor para a PT. Mas não nos podemos esquecer que a valorização da cotação também pode ser justificada para satisfazer alguns accionistas, porque estes detêm os títulos PTM a preços bastante mais elevados que as actuais cotações. Se alienassem as suas posições, as potenciais menos-valias seriam enormes e as suas contas fortemente penalizadas.
Depois da PT ter adquirido os activos da internet e a Páginas Amarelas, num negócio que envolveu 200 milhões de euros e assumiu 401 milhões de euros de empréstimos accionistas que a PTM tinha feito, a PT Multimédia detém o operador de televisão por cabo (85% do EBITDA do grupo e da avaliação) e uma subsidiária de media (Lusomundo), que tem os cinemas e a imprensa.
O Santander Central Hispano considera numa nota de ‘research’ de ontem, onde baixa a recomendação para as acções da PT Multimédia de «comprar» para «vender», mas elevaram o ‘price-target’ para 2003 de 8,8 euros para 9 euros, 21% abaixo da actual cotação.
Os principais accionistas da PT Multimédia são a PT com 54%, o Totta com 9,8%, o BES com 8,4% e o BPI com 2%. O ‘free-float’ da empresa anda à volta de 20%.
in Diario Economico 10-01-2003
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein
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