Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 5/2/2019 13:04

NaoSei Escreveu:
ativo Escreveu:In Negócios Online, em 05/02/2019:

«Banco polaco do BCP atinge lucros recorde mas não paga dividendos.

......
».

Não paga dividendos e faz muito bem ...

não paga dividendos porque comprou o EuroBank com capitais próprios e foi só por isso.

Tu lá sabes ... :lol:

Registado: 24/1/2014 17:24

por RedBull » 5/2/2019 12:22

parece que a depressão bcp já passou... como tenho dito isto só lá vai com noticias positivas, falta um research daqueles bonitinhos para esticar.
o grafico que coloquei no dia 1 está mais atual que nunca.
Anexos
Capturar.JPG
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.

Registado: 29/11/2007 12:28

por Flavc » 5/2/2019 12:12

Tenho boa impressão da atual e anterior administração do BCP e as decisões que tomar, incluindo sobre dividendos ou não, dão-me todas as garantias de serem bem ponderadas. Por isso nem me atrevo a dizer se é uma boa ou má medida, porque não tenho elementos sufientes para avaliar e repito esta administração tem dado provas de fazer um bom trabalho.

Registado: 9/3/2017 16:10

por NaoSei » 5/2/2019 11:19

ativo Escreveu:In Negócios Online, em 05/02/2019:

......
».

não paga dividendos porque comprou o EuroBank com capitais próprios e foi só por isso.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Ativo » 5/2/2019 9:42

In Negócios Online, em 05/02/2019:

O Bank Millennium, a sucursal do BCP na Polónia, conseguiu os lucros mais elevados já registados pela instituição em 2018. Contudo, não pagará dividendos.

O banco através do qual o BCP está presente na Polónia, o Millenium Bank, terminou 2018 com lucros de 760,7 milhões de zloty, o equivalente a 177 milhões de euros – o resultado líquido mais elevado da história do banco. Face a 2017 os lucros aumentaram 11,7%.

No quarto trimestre também se notou o salto relativamente aos três meses anteriores, contando um resultado líquido de 212,5 milhões de zloty, batendo a estimativa mais alta avançada pelos analistas consultados pela Bloomberg – que apontava para os 198 milhões de zloty.

"As receitas com juros foram o principal motor do crescimento", lê-se no comunicado, publicado no site do banco. A margem financeira aumentou 8,1% em 2018 relativamente ao ano anterior. Já o valor obtido através das comissões manteve-se inalterado, "devido ao impacto adverso dos mercados de capitais[".

Apesar dos lucros recorde, o banco informou já que não pagará dividendos.

Já as receitas operacionais também aumentaram, em 6,1%, mas foram acompanhadas por uma subida dos custos de 5,4% - nos quais pesaram, sobretudo, os custos com pessoal.

Outros indicadores de desempenho, como o rácio de malparado, também apresentam melhorias. Este cifrou-se nos 4,5%, abaixo dos 5,2% do ano anterior. O custo do risco ficou pelos 48 pontos base, o nível mais baixo dos últimos cinco anos. Já o CET1, que aponta a solidez financeira do banco, caiu dos 20,3% em 2017 para os 19,77% em 2018.

O banco polaco informa ainda que o conclusão da aquisição do Euro Bank está a decorrer, e posteriormente, este deverá "fundir-se inteiramente na estrutura e sistemas" do Bank Millennium, somando 1,4 milhões de novos clientes.
».

por NaoSei » 5/2/2019 9:19

NaoSei Escreveu:
ativo Escreveu:Ora, aí têm (novamente) o BCP na casa dos 0,22 euro. Penso que, a prazo, a sua cotação continuará a descer. Não esquecer que a tendência descendente está lá ...

nao creio que desça muito mais, mas se conseguir dentro de 2 dias se manter, reforço pois só consigo comprar dentro de 2 dias, estando para mim a um bom preço aos 0,22 porque para esperar um ano com elas agarradas tem de render minimamente 10% para nao perder valor em juros, portanto acho que os 0,24 sao super faceis de atingir posteriormente.

objectivo mensal concluido, reforço na casa dos 0,22x, no meu entender abaixo dos 0,231 o bcp está a um enorme desconto devido as incertezas futuras, mas as açoes são mesmo assim, num clima de incertezas baratas, numa clima de prosperidade caras...cabe a cada rever o preço que acham que devem investir.

por balta » 4/2/2019 22:50

Bem, não sou de intriguices, mas esta história da entrega ao Santander da operação financeira da OPA à EDP retirando o BCP dessa incumbência, soa-me mais a estratégia do que simples facto que nem sequer foi explicado ou se foi passou-me. Será por uma questão de participações? será por uma questão de estreitar de relações entre Chineses e espanhóis? Será uma questão de escala? É que a mim aquela história da Sonangol no BCP, soa-me mais a Chinangol, ou seja a minha questão é saber se Fosun + Sonangol > 50% ? Santander fica a ver ou também quer entrar na festa? Bem são só bitaites... Se calhar a ajuda é só para preparar terreno para a entrada da Three Gorges noutros mercados...lol.
Deixo um gráfico do Santander do ultimo ano em semanal.
Imagem

Registado: 6/4/2005 10:39

por NaoSei » 4/2/2019 17:02

ativo Escreveu:Ora, aí têm (novamente) o BCP na casa dos 0,22 euro. Penso que, a prazo, a sua cotação continuará a descer. Não esquecer que a tendência descendente está lá ...

nao creio que desça muito mais, mas se conseguir dentro de 2 dias se manter, reforço pois só consigo comprar dentro de 2 dias, estando para mim a um bom preço aos 0,22 porque para esperar um ano com elas agarradas tem de render minimamente 10% para nao perder valor em juros, portanto acho que os 0,24 sao super faceis de atingir posteriormente.

por maceirafernandesjose » 4/2/2019 16:27

Para já os bons resultados dos outros bancos a não fazerem os compradores regressar ao bcp,resultados do bcp ainda ninguem sabe e na incerteza ninguem aposta. :)

Registado: 17/12/2013 1:15

por BearManBull » 4/2/2019 16:24

O atraso do BCE nas subidas das taxas directrizes estará a pressionar a banca Europeia no geral. Neste momento parecia que já se tinha reflectido no preço a expectativa do regresso às subidas este ano e por isso é natural que a banca corrija apesar dos excelentes resultados que se estão a apresentar.

Outros possíveis factores são os problemas da banca italiana e do Deutsche Bank, como já tinha referido noutro tópico.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Ativo » 4/2/2019 12:09

Ora, aí têm (novamente) o BCP na casa dos 0,22 euro. Penso que, a prazo, a sua cotação continuará a descer. Não esquecer que a tendência descendente está lá ...

por RedBull » 3/2/2019 22:57

ativo Escreveu:
RedBull Escreveu:
ativo Escreveu:In ECO, em 01/02/2019:

«A meio da OPA sobre a EDP, China Three Gorges troca BCP pelo Santander.

O grupo chinês anunciou a troca do intermediário financeiro na operação de aquisição da EDP. O Santander passa a assumir a função que era desempenhada até agora pelo Millennium investment banking.
A China Three Gorges (CTG) trocou o intermediário financeiro da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a EDP. O Santander foi o banco escolhido para substituir o Millennium investment banking nessa função, informou o grupo chinês em comunicado enviado ao mercado.
OPA à EDP: CTG e reguladores fazem “o que têm de fazer”

“A China Three Gorges, o Banco Comercial Português e o Banco Santander Totta vêm por esse meio informar que o Santander irá suceder o Millennium investment banking como intermediário para a oferta relacionada com a EDP – Energias de Portugal e EDP Renováveis previamente anunciada em a 11 de maio de 2018”, dá conta a nota publicada no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Chineses registam OPA à EDP em Bruxelas dentro de semanas.

Sem justificar a razão para essa troca de banco, o grupo chinês diz apenas que “a decisão foi tomada após cuidada consideração e no seguimento de conversações e o acordo” dos dois bancos, salientando ainda que “teve em conta o melhor interesse de todas as partes“.
A troca de intermediário financeiro numa altura em que se especula sobre o futuro da operação. Chegou a ser avançado que a CTG suspende as conversações com os reguladores europeus sobre a OPA à elétrica liderada por António Mexia. No entanto, o ECO avançou a 26 de janeiro que os chineses devem registar a OPA em Bruxelas dentro de semanas, informação que se baseia em fontes que conhecem a operação.
».

esta noticia devia estar na edp ou ren porque não é por acaso que estas tem tido força nas ultimas semanas, porque será?

Concordaria, se tivesse escrito: "Esta notícia, além de ser apresentada no tópico do BCP do Fórum, também podia ter sido apresentada no tópico da EDP do Fórum.".

Nada impede que uma notícia seja apresentada em mais do que um tópico do Fórum, pois há quem acompanhe determinados tópicos e não acompanhe outros.

expliquei-me mal, claro que esta noticia também pode estar aqui no bcp sem dúvida.
mas para mim e foi isso que quis dizer, o relevante da noticia é a opa à edp e o facto de a edp estar com força nos últimos tempos. os chineses para terem sucesso na operação têm de vender tudo o que têm na ren (que também tem mostrado força) e os chineses sabiam isso desde o inicio, o expresso dá a noticia esta semana que o estado pode estar interessado na ren (não via chineses já sei...), há relação com a opa da edp que desde o inicio falou com o estado e teve o seu ok? não sei mas queria saber.

por Ativo » 3/2/2019 20:31

RedBull Escreveu:

O grupo chinês anunciou a troca do intermediário financeiro na operação de aquisição da EDP. O Santander passa a assumir a função que era desempenhada até agora pelo Millennium investment banking.
A China Three Gorges (CTG) trocou o intermediário financeiro da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a EDP. O Santander foi o banco escolhido para substituir o Millennium investment banking nessa função, informou o grupo chinês em comunicado enviado ao mercado.

“A China Three Gorges, o Banco Comercial Português e o Banco Santander Totta vêm por esse meio informar que o Santander irá suceder o Millennium investment banking como intermediário para a oferta relacionada com a EDP – Energias de Portugal e EDP Renováveis previamente anunciada em a 11 de maio de 2018”, dá conta a nota publicada no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Chineses registam OPA à EDP em Bruxelas dentro de semanas.

Sem justificar a razão para essa troca de banco, o grupo chinês diz apenas que “a decisão foi tomada após cuidada consideração e no seguimento de conversações e o acordo” dos dois bancos, salientando ainda que “teve em conta o melhor interesse de todas as partes“.
A troca de intermediário financeiro numa altura em que se especula sobre o futuro da operação. Chegou a ser avançado que a CTG suspende as conversações com os reguladores europeus sobre a OPA à elétrica liderada por António Mexia. No entanto, o ECO avançou a 26 de janeiro que os chineses devem registar a OPA em Bruxelas dentro de semanas, informação que se baseia em fontes que conhecem a operação.
».

esta noticia devia estar na edp ou ren porque não é por acaso que estas tem tido força nas ultimas semanas, porque será?

Concordaria, se tivesse escrito: "Esta notícia, além de ser apresentada no tópico do BCP do Fórum, também podia ter sido apresentada no tópico da EDP do Fórum.".

Nada impede que uma notícia seja apresentada em mais do que um tópico do Fórum, pois há quem acompanhe determinados tópicos e não acompanhe outros.

por PC05 » 3/2/2019 16:07

O sector da banca atravessa um período difícil bem visível no gráfico abaixo:
Anexos
StoxxBanks.png

Registado: 5/12/2005 21:28

por RedBull » 3/2/2019 15:25

Chineses registam OPA à EDP em Bruxelas dentro de semanas

».

por LDAX » 2/2/2019 15:31

O canal vai obrigar a cotação a romper em alta ou a quebrar o suporte horizontal.

Imagem

Imagem

Registado: 4/7/2015 0:08

por LDAX » 2/2/2019 13:38

Neste tempos 'modernos' das fintech, com baixa inflação e custo de capital a banca está destinada a minguar dos seus tempos áureos, ou seja , crescimento não está contido, se as receitas são marginalizadas pelo downsizing obrigatório de balcões e funcionários, juntando ao mal parado e NPL então estamos num sector que tem que contrair para consolidar e só depois crescer; desta forma não remuneram o capital accionista.

Pior em economias sem escala e com tecido empresarial frágil aumentado pela contas desequilibradas e despesas estatais ou não reprodutivas exageradas; estamos a curar-nos da revolução (cura da ditadura).

Existem empresas exportadoras, sectoriais, em reestruturação (mais fácil que banca) e em disrupção que podem proporcionar uma exposição mais ou menos segura mas com conjunturas mais favoráveis que banca portuguesa, porque BCP só numa guerra de poder volta a ser uma ação atraente ou uma obrigatória para quem já lá está dentro (mas isso entra na psicologia humana e dos mercados, custa estar errado e é um percurso como as 5 fases do luto, mas a esperança é a última coisa a morrer).

A não ser que diversifique em países ou operações que lhe aportem valor acrescentado (por exemplo, a JMT só com exposição interna seria absorvida ou estagnava)!

Registado: 4/7/2015 0:08

por Ativo » 2/2/2019 1:36

In ECO, em 01/02/2019:

Chineses registam OPA à EDP em Bruxelas dentro de semanas

».

por RedBull » 1/2/2019 20:21

[quote="jotas007"]Vai fazer agora quase um ano em que fui avisando "a navegação" que o BCP poderia estar a inverter a tendência no médio prazo, mas a euforia era tanta que ninguém me deu ouvidos!! :oops: :roll:

Aqui:
viewtopic.php?f=3&t=80331&p=1368669#p1368669
E aqui:
viewtopic.php?f=3&t=80331&p=1386569#p1386569

Entretanto, o mercado quis fazer-me a vontade e caiu. E neste momento poderá estar consolidar a tendência em forma de um triângulo descendente ainda que numa fase inicial. :-k

Aguardo com tranquilidade uma visita, provavelmente no final do ano, na zona dos 0,16/0,17€.
Será que vai continuar a fazer a minha vontade? :-s

Caso rompe acima dos 0,25/0,26€ é porque estou totalmente errado.

Gráfico Semanal.

Bons negócios.

com os lucros que apresenta não acredito que vá tão baixo, quando chegou lá abaixo teve aumentos de capital etc, teriam de existir muitos esqueletos no armário e estavamos todos a ser demasiado enganados,.
o movimento normal acho que será assim
Anexos
Capturar.JPG

por Celsius-reloaded » 1/2/2019 20:12

Mais logo, novo episódio das Teorias da Conspiração na RTP1. :D

Por falar disso, Li no negócios que o relatório sobre a CGD já está online. Alguém sabe onde está?
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por balta » 1/2/2019 19:49

Um ano miserável visto em em velas semanais,
Imagem

Registado: 6/4/2005 10:39

por Ruffus86 » 1/2/2019 19:40

jotas007 Escreveu:Vai fazer agora quase um ano em que fui avisando "a navegação" que o BCP poderia estar a inverter a tendência no médio prazo, mas a euforia era tanta que ninguém me deu ouvidos!! :oops: :roll:

Aqui:
E aqui:

Entretanto, o mercado quis fazer-me a vontade e caiu. E neste momento poderá estar consolidar a tendência em forma de um triângulo descendente ainda que numa fase inicial. :-k

Aguardo com tranquilidade uma visita, provavelmente no final do ano, na zona dos 0,16/0,17€.

e chega aos 0,16€ antes de ser comprado? Agora que o processo de saneamento vai a bom gás?
Hoje o banco é (em termos de risco) uma entidade totalmente diferente do que era há 1 ano e meio.... faz sentido olhar um grafico de tao longo prazo, tendo havido tanta mudança no banco?

Gráfico Semanal.

Bons negócios.

Registado: 31/10/2013 13:54

por jotas007 » 1/2/2019 19:33

Vai fazer agora quase um ano em que fui avisando "a navegação" que o BCP poderia estar a inverter a tendência no médio prazo, mas a euforia era tanta que ninguém me deu ouvidos!! :oops: :roll:

Aqui:
E aqui:

Gráfico Semanal.

Bons negócios.
Anexos
bcp.png
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por Àlvaro » 1/2/2019 19:19

Alguma coisa anda no ar a voar e não poisa. Melhor, ainda não poisou, mas pode poisar. Essa coisa chama-se Brexit desordenado. May e irresponsáveis ilimitados estão feitos para armar barraca. E o mercado europeu dá sinais disso e joga à defesa. Penso que o que se passa com o Bcp poderá estar ligado a isso.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Ulisses Pereira » 1/2/2019 18:52

Red Bull, a intervenção do Investidor foi, uma vez mais, bem pedagógica. Mas reforço a ideia de não nos desviarmos do tema do tópico e discutirmos BCP.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 271 visitantes