Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por acintra » 1/2/2019 13:03

Aqui está um exemplo de um "tubarão" com "músculo financeiro" e que perdeu uma fortuna no ultimo trimestre de 2018.

https://www.jornaldenegocios.pt/trading ... Principais

Nem os grandes conseguem controlar ou escapar a perdas e quando perdem é a doer por terem posições difíceis de vender.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Ruffus86 » 1/2/2019 13:01

sai agora com perdas, severas.
Nao ha escola de humildade como o mercado de capitais

Registado: 31/10/2013 13:54

por PC05 » 1/2/2019 12:48

A banca espanhola cai forte e a cotação do bcp vai atrás:

B. Sabadell -9.31%
Caixabank -7.24%
Bankia -4.33%

Registado: 5/12/2005 21:28

por Rango » 1/2/2019 12:16

Hora de ir às compras. Compra a 0,237.

Os mercados europeus estão a inverter a tendência de queda e os ordens de compra nos 'cofres' do BCP tendem a serem maiores do que as ordens de venda.

Venda colocada a 0,2395. Objectivo: 1%%.

Registado: 16/9/2016 15:35

por Ativo » 1/2/2019 11:36

No mercado não somos todos iguais! :shame:

Existem "tubarões" e existem "peixinhos". Quem tem músculo financeiro procurará controlar em proveito próprio, durante determinado período de tempo, a negociação. Isto está no ADN da espécie humana. Somos assim!!! Quem controla, durante determinado período de tempo, a negociação de um título conseguirá por vezes ganhar dinheiro, outras vezes não. Mas não vale a pena pensar que quem tem músculo financeiro para controlar, de algum modo, durante certo período de tempo, a negociação de um título, não o faz. :shame:
No entanto, tal controlo não deve ser justificação para perdas obtidas no mercado!!!

Registado: 24/1/2014 17:24

por Ruffus86 » 1/2/2019 11:27

confesso que tecnicamente nao estava a ver este movimento do BCP (ultimos 2 dias)

por Ativo » 1/2/2019 3:36

Ulisses Pereira Escreveu:Só faz sentido controlar se for para ganhar dinheiro. Caso contrário, é preferível jogar aos videojogos.

O que é interessante é que sempre que o mercado não segue o caminho que prevemos, facilmente dizemos que o mercado está controlado. É a explicação mais fácil porque ninguém o pode vir negar.

Claro que quando se tenta controlar a negociação de um título é para ganhar dinheiro, mas nem sempre se ganha.
Afirmo que há quem controle, durante determinado período de tempo, a negociação de um título, não para "justificar" a evolução da cotação em sentido contrário ao desejado, mas, sim, porque tal controlo existe efetivamente, por vezes!

por Ulisses Pereira » 1/2/2019 3:21

Só faz sentido controlar se for para ganhar dinheiro. Caso contrário, é preferível jogar aos videojogos.

O que é interessante é que sempre que o mercado não segue o caminho que prevemos, facilmente dizemos que o mercado está controlado. É a explicação mais fácil porque ninguém o pode vir negar.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ativo » 1/2/2019 2:54

ativo Escreveu:Na Bolsa, evidentemente, ninguém controla tudo. Não sejamos paranoides, mas também não sejamos "naifes". No mercado há "tubarões", dotados de muito capital, de "software" de negociação sofisticado, e há "peixinhos". Aqueles, tentam, muitas vezes, controlar a "negociação", balizando-a com posições simultâneas de compra e de venda. Claro que quanto menor for a liquidez de um título mais fácil é esse controlo.

A este respeito vou referir o que se passou comigo recentemente. Pretendi vender ações e decidi chegar-me à frente, ou seja, ser o vendedor com preço de venda mais baixo. Ao enviar a ordem para o mercado, para meu espanto, apareceu imediatamente uma ordem de venda a um preço inferior ao meu em 0,0002 euro. Retirei a ordem de venda e a que estava à minha frente logo foi retirada, quase ao mesmo tempo. Repeti o procedimento e aconteceu a mesma coisa. Voltei a fazer o mesmo e novamente aconteceu o mesmo. Desisti de tentar ser o vendedor com preço mais baixo. A rapidez com que a outra ordem de venda surgia (parecia simultânea) revela que não era de um "peixinho", era de um "tubarão" que naquela altura queria "controlar", "mandar", na negociação. Portanto, não me venham com lérias … :shame:

Ulisses Pereira Escreveu:ativo, se é fácil controlar um título com baixa liquidez, porque não te dedicas a negociá-los? É difícil. Muito difícil!

Com facilidade, podes fazer ou descer uma cotação de um título ilíquido (ou de um grande em relação ao BCP) mas é extremamente difícil ganhares dinheiro com isso e a maior parte das vezes vais perdê-lo.

Abraço,
Ulisses

Para se controlar, durante um determinado período de tempo, a negociação de um título, é preciso músculo financeiro ... :D

A questão era, parece-me, se havia quem controlasse a negociação bolsista de um título (durante determinado período de tempo). A resposta é "sim". Se quem tenta controlar a negociação de um título ganhará dinheiro com isso já é outra questão: pode ganhar, ou não!

por Bar38 » 1/2/2019 2:43

Sinceramente o que é interessa e para quê interessa saber quem controla se são tubarões, fundos, cardumes de peixinhos, marcianos ou outros, isso são apenas curiosidades, o importante é estar do lado de quem controla independente de quem ele seja.

Registado: 20/6/2011 21:37

por Ulisses Pereira » 1/2/2019 2:41

ativo, se é fácil controlar um título com baixa liquidez, porque não te dedicas a negociá-los? É difícil. Muito difícil!

Com facilidade, podes fazer ou descer uma cotação de um título ilíquido (ou de um grande em relação ao BCP) mas é extremamente difícil ganhares dinheiro com isso e a maior parte das vezes vais perdê-lo.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ativo » 1/2/2019 2:10

Na Bolsa, evidentemente, ninguém controla tudo. Não sejamos paranoides, mas também não sejamos "naifes". No mercado há "tubarões", dotados de muito capital, de "software" de negociação sofisticado, e há "peixinhos". Aqueles, tentam, muitas vezes, controlar a "negociação", balizando-a com posições simultâneas de compra e de venda. Claro que quanto menor for a liquidez de um título mais fácil é esse controlo.

A este respeito vou referir o que se passou comigo recentemente. Pretendi vender ações e decidi chegar-me à frente, ou seja, ser o vendedor com preço de venda mais baixo. Ao enviar a ordem para o mercado, para meu espanto, apareceu imediatamente uma ordem de venda a um preço inferior ao meu em 0,0002 euro. Retirei a ordem de venda e a que estava à minha frente logo foi retirada, quase ao mesmo tempo. Repeti o procedimento e aconteceu a mesma coisa. Voltei a fazer o mesmo e novamente aconteceu o mesmo. Desisti de tentar ser o vendedor com preço mais baixo. A rapidez com que a outra ordem de venda surgia (parecia simultânea) revela que não era de um "peixinho", era de um "tubarão" que naquela altura queria "controlar", "mandar", na negociação. Portanto, não me venham com lérias … :shame:

por Laribau » 31/1/2019 22:20

RedBull Escreveu:

faz-me lembrar aquela frase famosa dita na assembleia da republica, "eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que eu sei quer tu sabes".

A bem do rigor histórico: essa frase é de Maria José Nogueira Pinto e dirigida a Paulo Portas num congresso do CDS / PP e não na AR…!

E não foi tão repetitiva.

8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por RedBull » 31/1/2019 22:09

Investidor Escreveu:A sério que me escapa a lógica que afirma que como o BCP está a marinar há várias sessões, isso só pode acontecer porque "eles" controlam isto. A s´ério que não consigo entender.

Abusando da minha função aqui, atrevo-me a dizer que alguns foristas que aqui escrevem têm de decidir se acham que a bolsa é um sitio onde vale a pena investir, ou se é um sitio onde "eles" manobram tudo na retaguarda. É que se "eles" mandam nisto tudo, que sentido faz estar aqui? Para se ser "comido"? Que sentido faz analisar-se o que quer que seja, se depois "eles" controlam tudo? Só um tolo continua a ir jogar um jogo que sabe ser viciado. Ou gosta de perder e ser enganado?

Desculpem o desabafo. Ninguem é obrigado a investir em bolsa. Se acham que é tudo um "esquema" controlado por "eles" não ponham cá o vosso dinheiro. A sério, não invistam em coisas que, para vós, são aldrabices.

esse discurso "se acham que é tudo um esquema..." está gasto, obvio que cada um com os meios que dispõe e de forma legal tenta ganhar o máximo que pode, são estas as regras. também podemos dizer o contrário quem pensa que é tudo transparente que não há manipulação também pode deixar de investir.
acho esta discussão estéril, faz-me lembrar aquela frase famosa dita na assembleia da republica, "eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que eu sei quer tu sabes".
mas podemos sempre fazer de investidor bom, poder podemos.
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.

Registado: 29/11/2007 12:28

por Laribau » 31/1/2019 21:35

Investidor Escreveu:"Parecem que querem"

E quem seriam "eles"? Os que querem isso? Quem são essas pessoas?

Grato.

Caro Investidor que pergunta essa ! Então não se está mesmo a ver quem são ELES…! :P :P

ELES...!.png
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por Rango » 31/1/2019 20:48

Enquanto as bolsas europeias têm em Janeiro a maior subida em três anos; enquanto o PSI20 fecha também Janeiro como um dos melhores meses desde Fevereiro de 2015,...

Imagem

...o BCP, pelo contrário, depois de um início prometedor, acabou por andar quase todo o mês a lateralizar... :shock: :-k

Imagem

Razões para esta estagnação? É capaz de haver... :roll:

por RedBull » 31/1/2019 20:33

Grato.

se me permite responder com uma pergunta; quem dá ordens de milhares de ações em determinados momentos bem visível durante este mês de janeiro e em momentos cirurgicos, não é ilegal, quem tem acções faz o que quer, mas tem uma influencia decisiva estamos a falar do bcp mas é uma prática geral, no bcp é demasido evidente porque o nosso mercado é pequeníssimo, não vou afirmar quem faz e porque faz porque seria especular. "eu não acredito em bruxas mas que as há há."
quando vemos ordens de 1.500.000 acções para venda podemos sempre pensar que são muitos pequenos accionistas a querer vender ao mesmo preço, poder podemos.

por jmatos0808 » 31/1/2019 19:33

Grato.

Por exemplo fundos a querem reforçar posiçoes ou entrar a preço baixo, como? Vao controlando a cotada (os que ja estao dentro) atraves d eordens irrealizaveis que fazem a cotada dançar conforme a musica que eles querem. Uma cotada que está a 0,2430€ e se dá uma ordem de venda de milhoes de açoes a 0,2460€ o que se pretende com esta ordem? Isto é um exemplo, nao ando a controlar, isso é papel dos reguladores que tambem parece que andam a dormir. Comportamentos estranhos reincidentes e assobiam para o lado. Nao percebo como nao se apura quem faz tremendas mais valias fruto de informação interna antes de tempo de uma empresa. Diga-me la, uma pessoa que compra 3 milhoes de açoes ou 10 ou 20, varios dias antes dos resultados sairem e quando saem sao acima do esperado pelos analistas, como é? Parece aquelas apostas que os chineses faziam nos jogos de futebol em como uma equipa ia perder e era logo aos 100000€. Enfim, quanto tempo se tem que recuar para ver o BCP a marinar varios dias seguidos?

Registado: 19/11/2015 13:53

por Ulisses Pereira » 31/1/2019 19:31

Investidor, estava a preparar-me para escrever algo semelhante quando li o teu post. Deixa-me só acrescentar que 48 milhões foi o volume negociado hoje. Isto não é playstation jmatos, em que se coloca os jogadores a subir ou a descer quando se quer.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jmatos0808 » 31/1/2019 18:45

Tal como no passado, apatia é seguida de ressalto ou subidas seguidas. Parecem que querem que que tem BCP largue ao ver PSI a subir e este estatico ou a cair para mal largarem, perdem o comboio. Tambem nao caio mais nessa. Pode vir aos 0,22€ o que duvido ate à apresentaçao de resultados, mas agora estou médio/longo

Registado: 19/11/2015 13:53

por Ruffus86 » 31/1/2019 18:32

RedBull Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:Quando o BCP tem problemas, cai sozinho...
Quando os outros tem problemas, o BCP cai com eles...

Confesso que acreditava num ressalto, mas já se foi

como é normal com o bcp ele só vai subir quando todos estiverem finalmente descrentes e desmoralizados que não vai haver ressalto.
as subidas e descidas são este ano num intervalo de 4%, já me estou a repetir mas até pode ir 0,22 e era bom para reforçar, este ano o bcp é como o algodão.

este ano o BCP nao engana porque?

por RedBull » 31/1/2019 17:55

Ruffus86 Escreveu:Quando o BCP tem problemas, cai sozinho...

como é normal com o bcp ele só vai subir quando todos estiverem finalmente descrentes e desmoralizados que não vai haver ressalto.
as subidas e descidas são este ano num intervalo de 4%, já me estou a repetir mas até pode ir 0,22 e era bom para reforçar, este ano o bcp é como o algodão.

por Ruffus86 » 31/1/2019 15:15

Quando o BCP tem problemas, cai sozinho...

por jose antonio 1989 » 31/1/2019 15:05

BCP está a sofrer efeito das fortes quedas da banca na europa . Amanhã DBK apresenta resultados e há grandes receios dos resultados que ai vêm.
Artigos comentam que gestores não conseguem dar a volta aos problemas no balanço e resultados maus do DBK e se resultados não mudarem 2018 e 1º TRI 2019 para salvar contas poderá ser equacionada a imposição de fusão Deutsch Bank com Comerzbank e mercado está a reagir mal a estas perspetivas e que problemas rondam no balanço do deutsch , com a banca europeia quase toda a cair forte .
Com apresentação de resultados amanhã do Deutsch há receio no mercado e BCP reage á banca europeia .
Deutsch cai 5% e Commerzbank 6% SG 4% , BNP 3% . O deutsch bank pode dar um abanão para baixo ao setor bancário nos próximos tempos

Registado: 3/1/2019 11:08

por Rango » 31/1/2019 14:59

Pelos vistos, o BCP só acompanha os índices mundiais quando é para descer. No day trading ainda se vai ganhando alguma coisa, agora, a médio e longo prazo, está a ser uma desgraça…. está tudo à espera de um ressalto e a cotação vai descendo… descendo… se calhar quem está à espera dos 0,18 para entrar, é que é capaz de ter razão... :roll:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: icemetal, karaya75, latbal, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, xeidafome e 287 visitantes