Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 26/1/2019 18:05

Estreou ontem uma série interessante na RTP1. Teorias da Conspiração. Obra de ficção no centro da história está o banco BPC. :-k
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Celsius-reloaded » 26/1/2019 17:58

Sugiro a todos que leiam a biografia do Paulo Teixeira Pinto.

Vou evitar comentários, dado que seriam os piores possiveis quanto a toda a estrutura de gestão do BCP.

Mas quando penso que o MMaya vem da mesma escola, já lá anda há anos e aprendeu o que sabe com as personagens do passado, fico com as maiores duvidas sobre o BCP e o seu futuro.

Como curiosidade sabiam que as chefias do BCP têm que se sujeitar a testes médicos extensivos antes de assumirem funções? E onde sao, ou pelo menos eram, esses testes?
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Goya777 » 26/1/2019 11:54

Comparar una operação de AT1 com uma obrigação normal da Mota.. é falar sem entender a diferença substancial das operações.

Registado: 17/7/2014 22:33

por RedBull » 25/1/2019 22:31

Rango Escreveu:Incrível, a pressão feita para que o BCP não ultrapasse os 0,244. Sempre que dava sinal de que os ia ultrapassar, lá vinha despejo que levava a cotação mais para baixo. Entretanto a banca espanhola, continua a subir e a atingir valores de que estava arredada desde Outubro de 2018.

Imagem

pois pois despejo, mas o bcp também vai ter o seu rally senão fica ciumento.
a banca vai de vento em popa, os bancos centrais vai encher o balão mais um pouco, temos de aproveitar.

leitura para fazer a disgestão
https://www.zerohedge.com/news/2019-01- ... eme-afloat
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.

Registado: 29/11/2007 12:28

por Goya777 » 25/1/2019 22:30

Laribau Escreveu:Não era minha intenção retomar o tema das obrigações perpétuas, mas um facto chamou a minha atenção, não que tenha diretamente a ver com o fundo da questão que temos vindo (entusiasticamente) a debater:

Então não é que esse Grande Investidor Institucional que dá pelo nome de Nuno Amado, teve acesso, a título individual, à subscrição em mercado primário…. :shame: :shame: :shame: :shame: :shame:

Por acaso hoje revi detalhes da operação e era para investidores profissionais e não só institucionais.

por Rango » 25/1/2019 22:11

BCP quer emitir 220 mil cartões da UnionPay em cinco anos

O Millennium bcp inicia em abril a emissão de cartões de débito e crédito da chinesa UnionPay. O banco liderado por Miguel Maya pretende alcançar os 220 mil cartões emitidos no espaço de cinco anos.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... NegociosTV

Registado: 16/9/2016 15:35

por Rango » 25/1/2019 22:06

Fidelidade investiu 25 milhões nas obrigações perpétuas do BCP

A Fidelidade investiu 25 milhões de euros em obrigações perpétuas do BCP, além de mais 1,5 milhões noutros títulos de dívida do banco. Nuno Amado também investiu 400 mil euros na operação que decorreu esta quinta-feira.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ET_ultimas

por Laribau » 25/1/2019 21:49

Não era minha intenção retomar o tema das obrigações perpétuas, mas um facto chamou a minha atenção, não que tenha diretamente a ver com o fundo da questão que temos vindo (entusiasticamente) a debater:

Então não é que esse Grande Investidor Institucional que dá pelo nome de Nuno Amado, teve acesso, a título individual, à subscrição em mercado primário…. :shame: :shame: :shame: :shame: :shame:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por LDAX » 25/1/2019 21:34

Imagem

Imagem

Registado: 4/7/2015 0:08

por Bar38 » 25/1/2019 18:34

Investidor Escreveu:Como pode alguém dizer que a emissão é má, porque o juro é alto e que seria melhor fazer um AC e dizer, na mesma frase, que converter as obrigações em ações tam´bém é mau, porque há diluição e quem paga são os acionistas... É tudo mau, quer uma coisa quer o seu exacto oposto. Será que quem escreve faz ideia do que está a dizer? Já agora, são SEMPRE os acionistas quem paga. Tanto pagam os juros como pagam uma diluição via AC. Não há aliás mais ninguem para pagar. Por isso é que são acionistas. Quem mais é que haveria de pagar? Os não-acionistas? Os acionistas do BPI?

É impressionante a quantidade de erros formais que aqui estão escritos sobre esta operação. Em vez de haver uma vontade genuina de esclarecer duvidas por parte de quem menos domina estes temas, fazem-se afirmações sem qualquer nexo.

Assim isto não tem muito interesse.

Investidor, eu não escrevi que a opção da emissão de obrigações perpétuas é boa ou má até porque parece obvio que não haveria outra alternativa. Evidentemente que serão sempre os acionistas a pagar esse era mesmo o ponto que eu queria chegar.

Registado: 20/6/2011 21:37

por Rango » 25/1/2019 17:45

Incrível, a pressão feita para que o BCP não ultrapasse os 0,244. Sempre que dava sinal de que os ia ultrapassar, lá vinha despejo que levava a cotação mais para baixo. Entretanto a banca espanhola, continua a subir e a atingir valores de que estava arredada desde Outubro de 2018.

Imagem

por RedBull » 25/1/2019 17:24

acho piada falarem no bcp daqui a 5 anos, a incapacidade de ver para além do obvio é surpreendente, os administradores do bcp para assumirem os respetivos cargos tiveram de ter autorização da frança/alemanha (bce) portanto o poder vem de fora para dentro, sublinhando tiveram de ser aceites por quem manda e quem manda obrigou a esta solução da dívida subordinada perpétua, novamente o poder vem de fora para dentro.
O CEO do Deutsche Bank Christian Sewing's é a chave para a solução da banca europeia que como já referi vai ter um ano de 2019 excelente e o bcp vai atrás. o poder vem de fora para dentro.
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.

Registado: 29/11/2007 12:28

por Ativo » 25/1/2019 17:19

ativo Escreveu:
NaoSei Escreveu:
ativo Escreveu:Apenas para dizer, ainda, o seguinte.

A "prova" de que para o banco teria sido preferível fazer um aumento de capital em vez de emitir dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro de 9,25 % (!!!) será a realização, estou convicto disso, dentro de 2, 3, 4, 5 anos de um aumento de capital por conversão dos títulos de dívida subordinada perpétua emitidos (algo que o BCP já fez no passado), libertando, assim, o BCP do "peso" dessa dívida. Ou seja, a prazo far-se -á o que agora não é feito por os acionistas não estarem presentemente para aí voltados: um aumento de capital do BCP!

Como muitas vezes acontece, o tempo encarregar-se-á de mostrar …

Não.
o que eu penso é que o bcp daqui a 5 anos estará apto a extinguir essa divida, isto porque ja tem o malparado resolvido e consegue comprar assim essa divida, além de que para compra-la terá de ter a cotação num nivel superior penso eu para que o market cap tenha mais valor e nao precise de mais divida perpetua.

Não, o quê? Que o BCP não fará a prazo um aumento de capital por conversão dos títulos de dívida subordinada perpétua, emitidos, em ações, algo que, de resto, já fez no passado, para se desembaraçar do "peso" dessa dívida?

Investbem Escreveu:
Ativo, pode até acontecer, mas comparar a realidade do banco nos dias de hoje com a realidade que o banco vivia nos casos anteriores que levou à conversão das obrigações, é algo que não faz o minimo sentido.

:shame:

Meu caro, não comparei nada. O conhecimento histórico permite perspetivar o que poderá eventualmente ser o futuro. De resto, é pensando assim que todos os dias investidores nos mercados acionistas tomam decisões baseados em gráficos, etc.. O que dizes é que não faz sentido! :mrgreen:

Registado: 24/1/2014 17:24

por Ativo » 25/1/2019 17:12

NaoSei Escreveu:
ativo Escreveu:
NaoSei Escreveu:Não.
o que eu penso é que o bcp daqui a 5 anos estará apto a extinguir essa divida, isto porque ja tem o malparado resolvido e consegue comprar assim essa divida, além de que para compra-la terá de ter a cotação num nivel superior penso eu para que o market cap tenha mais valor e nao precise de mais divida perpetua.

Não, o quê? Que o BCP não fará a prazo um aumento de capital por conversão dos títulos de dívida subordinada perpétua, emitidos, em ações, algo que, de resto, já fez no passado, para se desembaraçar do "peso" dessa dívida?

exactamente. não deverá fazer isso. se não o fez agora, muito provavelmente por causa dos accionistas institucionais, não o fará depois, não tem sentido.

ativo Escreveu:
Não tem sentido é tu dizeres que não tem sentido! :mrgreen: O tempo, como dei a entender, mostrará ...

NaoSei Escreveu:
repara, o banco anda a liquidar 1.800 Milhoes de € em malparado,.....1.800 Milhões de € estás a compreender? daqui a 5 anos pelo caminho que o faz e como tu deves fazer boas contas de somar, se tem para liquidar 7.000Milhoes de malparado em 4 anos provisiona tudo e no ano seguinte sobra quantias milionarias para pagar esses 400Milhoes....isto são contas simples de somar, nada mais....além do mais nessa altura a cotação da acao já terá quase triplicado, nem precisará da divida perpetua para nada.

Como de costume, acabo por não perceber nada do que escreves. Falo de alhos e tu de bugalhos!

por NaoSei » 25/1/2019 17:00

ativo Escreveu:
ativo Escreveu:
NaoSei Escreveu:Não.

NaoSei Escreveu:
exactamente. não deverá fazer isso. se não o fez agora, muito provavelmente por causa dos accionistas institucionais, não o fará depois, não tem sentido.

Não tem sentido é tu dizeres que não tem sentido! :mrgreen: O tempo, como dei a entender, mostrará ...

repara, o banco anda a liquidar 1.800 Milhoes de € em malparado,.....1.800 Milhões de € estás a compreender? daqui a 5 anos pelo caminho que o faz e como tu deves fazer boas contas de somar, se tem para liquidar 7.000Milhoes de malparado em 4 anos provisiona tudo e no ano seguinte sobra quantias milionarias para pagar esses 400Milhoes....isto são contas simples de somar, nada mais....além do mais nessa altura a cotação da acao já terá quase triplicado, nem precisará da divida perpetua para nada.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Ativo » 25/1/2019 16:51

ativo Escreveu:
NaoSei Escreveu:

A "prova" de que para o banco teria sido preferível fazer um aumento de capital em vez de emitir dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro de 9,25 % (!!!) será a realização, estou convicto disso, dentro de 2, 3, 4, 5 anos de um aumento de capital por conversão dos títulos de dívida subordinada perpétua emitidos (algo que o BCP já fez no passado), libertando, assim, o BCP do "peso" dessa dívida. Ou seja, a prazo far-se -á o que agora não é feito por os acionistas não estarem presentemente para aí voltados: um aumento de capital do BCP!

Não.

NaoSei Escreveu:

por Investbem » 25/1/2019 16:46

ativo Escreveu:
NaoSei Escreveu:

Não.

Ativo, pode até acontecer, mas comparar a realidade do banco nos dias de hoje com a realidade que o banco vivia nos casos anteriores que levou à conversão das obrigações, é algo que não faz o minimo sentido.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por NaoSei » 25/1/2019 16:44

ativo Escreveu:
NaoSei Escreveu:

Não.

por Ativo » 25/1/2019 16:27

NaoSei Escreveu:

Não.

por NaoSei » 25/1/2019 16:20

Não.

por Goya777 » 25/1/2019 16:20

A que preço de acçao pode o BCP covnerter estas obrigaçoes em capital?

Na verdade o comum é serem reembolsadas no ano 5, provavelmente emitindo novas a um custo inferior

por Ativo » 25/1/2019 16:14

ativo Escreveu:
Laribau Escreveu:
ativo Escreveu:Entendo que para o banco era preferível um aumento de capital em vez de uma emissão de dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta de 9,5 % (!!!).
Caríssimo, os atuais acionistas de referência (sobretudo a Sonangol) não estão é disponíveis para injetarem agora mais dinheiro no BCP através de um aumento de capital. O banco ficaria melhor com essa solução do que emitindo dívida subordinada perpétua com uma taxa de juro de 9,5 % (!!!). O resto é, como já escrevi, conversa para dourar a pílula!!!

Ativo, as dezenas ou centenas de milhares de acionistas ainda não deram por estar a circular em contramão. A ajuizar pela reação do mercado a essa erradíssima opção da gestão do BCP, fruto da fragilidade dos seus acionistas (sobretudo os de referência), parece que quem não está a ver bem a questão é o Ativo (ou então anda tudo distraído…!). Mas "prontos". Cá por mim vou ficar a aguardar que a pílula doure o suficiente para a despachar e partir para outra. Mas não me esquecerei, se um dia tiver um banco (o que é extramente improvável... 8-) ) já sei onde recrutar pessoal qualificado... 8-)

Invocar a reação do mercado para justificar a emissão por parte do BCP de dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro de 9,25 % (!!!) revela, parece-me, sinceramente, revelar falta de argumentos. :lol: Deixo um gráfico "ilustrativo" da "excelente" reação do mercado a tal medida.

Lamento, mas não considero como bom o endividamento do BCP em 400 milhões de euros, a uma taxa de juro de 9,25 % (!!!), com emissão de dívida perpétua. Apenas compreendo e aceito tal medida, considerando que os atuais acionistas de referência do BCP sobretudo a Sonangol) não quiseram agora injetar dinheiro no BCP e, assim, deram uma nega à realização de (mais) um aumento de capital do BCP. 8-)

BCP.png

Laribau Escreveu:
Caro Ativo, eu não invoquei a reação do mercado para justificar a emissão de dívida subordinada. A justificação , ou melhor, o meu entendimento sobre o racional da operação, encontra-se nos "posts" anteriores, que certamente leu, e aos quais se limitou a responder que a taxa é alta e só não houve AC porque os acionistas (Sonangol) não podiam ou não queriam. Nada mais. A reação do mercado , ou melhor a falta dela, não justifica, apenas ratifica e a título de mero indicador de circunstância.

Quanto à reação do mercado, foi nenhuma: Por esta hora a ação está a cotar praticamente o mesmo valor de fecho de dia 21 - dia anterior à notícia da emissão de dívida subordinada (22/1).

Por mim, encerro esta troca de opiniões sobre o tema (que não sobre a cotada), visto não me parecer que haja muito a acrescentar ao que já foi dito, pelo menos da minha parte ( a menos que nova argumentação se desenvolva - caso em que, terei sempre a flexibilidade suficiente para repensar a minha opinião, face a argumentos sólidos).

Apenas para dizer, ainda, o seguinte.

A "prova" de que para o banco teria sido preferível fazer um aumento de capital em vez de emitir dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro de 9,25 % (!!!) será a realização, estou convicto disso, dentro de 2, 3, 4, 5 anos de um aumento de capital por conversão dos títulos de dívida subordinada perpétua emitidos (algo que o BCP já fez no passado), libertando, assim, o BCP do "peso" dessa dívida. Ou seja, a prazo far-se-á o que agora não é feito por os acionistas não estarem presentemente para aí voltados: um aumento de capital do BCP!

Editado pela última vez por Ativo em 25/1/2019 16:21, num total de 1 vez.

por Laribau » 25/1/2019 14:36

ativo Escreveu:Invocar a reação do mercado para justificar a emissão por parte do BCP de dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro de 9,25 % (!!!) revela, parece-me, sinceramente, revelar falta de argumentos. :lol: Deixo um gráfico "ilustrativo" da "excelente" reação do mercado a tal medida.

Lamento, mas não considero como bom o endividamento do BCP em 400 milhões de euros, a uma taxa de juro de 9,25 % (!!!), com emissão de dívida perpétua. Apenas compreendo e aceito tal medida, considerando que os atuais acionistas de referência do BCP sobretudo a Sonangol) não quiseram agora injetar dinheiro no BCP e, assim, deram uma nega à realização de (mais) um aumento de capital do BCP. 8-)

BCP.png

Caro Ativo, eu não invoquei a reação do mercado para justificar a emissão de dívida subordinada. A justificação , ou melhor, o meu entendimento sobre o racional da operação, encontra-se nos "posts" anteriores, que certamente leu, e aos quais se limitou a responder que a taxa é alta e só não houve AC porque os acionistas (Sonangol) não podiam ou não queriam. Nada mais. A reação do mercado , ou melhor a falta dela, não justifica, apenas ratifica e a título de mero indicador de circunstância.

Quanto à reação do mercado, foi nenhuma: Por esta hora a ação está a cotar praticamente o mesmo valor de fecho de dia 21 - dia anterior à notícia da emissão de dívida subordinada (22/1).

Por mim, encerro esta troca de opiniões sobre o tema (que não sobre a cotada), visto não me parecer que haja muito a acrescentar ao que já foi dito, pelo menos da minha parte ( a menos que nova argumentação se desenvolva - caso em que, terei sempre a flexibilidade suficiente para repensar a minha opinião, face a argumentos sólidos).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por Pedro2018 » 25/1/2019 13:50

A Banca continua a sua longa caminhada. Vai demorar mas quem sobreviver vai viver um novo ciclo muito positivo. Para o BCP o pior passou e já está muito melhor em todos os capítulos mas tem caminho longo.

Registado: 4/4/2003 15:20

por Ativo » 25/1/2019 13:39

Laribau Escreveu:
ativo Escreveu:Entendo que para o banco era preferível um aumento de capital em vez de uma emissão de dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta de 9,5 % (!!!).
Caríssimo, os atuais acionistas de referência (sobretudo a Sonangol) não estão é disponíveis para injetarem agora mais dinheiro no BCP através de um aumento de capital. O banco ficaria melhor com essa solução do que emitindo dívida subordinada perpétua com uma taxa de juro de 9,5 % (!!!). O resto é, como já escrevi, conversa para dourar a pílula!!!

Ativo, as dezenas ou centenas de milhares de acionistas ainda não deram por estar a circular em contramão. A ajuizar pela reação do mercado a essa erradíssima opção da gestão do BCP, fruto da fragilidade dos seus acionistas (sobretudo os de referência), parece que quem não está a ver bem a questão é o Ativo (ou então anda tudo distraído…!). Mas "prontos". Cá por mim vou ficar a aguardar que a pílula doure o suficiente para a despachar e partir para outra. Mas não me esquecerei, se um dia tiver um banco (o que é extramente improvável... 8-) ) já sei onde recrutar pessoal qualificado... 8-)

Invocar a reação do mercado para justificar a emissão por parte do BCP de dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro de 9,25 % (!!!) revela, parece-me, sinceramente, revelar falta de argumentos. :lol: Deixo um gráfico "ilustrativo" da "excelente" reação do mercado a tal medida.

BCP.png
BCP.png (49.23 KiB) Visualizado 6910 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Bing [Bot], dragom, Google Adsense [Bot], Heldroo, jprgodinho, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Tiago2006, TTM62, yggy, zulu404 e 231 visitantes