BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Investidor Escreveu:Se as reações do mercado fossem correlacionadas com decisões certas ou erradas da gestão, a gestão do BCP em 2018 demonstrou ser esquizofrénica, tal foi a volatilidade da cotação.
Vamos falar claro: ter neste momento dívida que paga 9,25% de juros não é bom para quem tem que a pagar. Não há é alternativas melhores para responder a um requisito regulatório (logo obrigatório). Ou pelo menos a gestão (boa ou má) assim o entendeu. Mas não é a reação do mercado em dois dias que nos deve levar a esta conclusão. O mercado (que é composto pelos outros investidores) reage, regra geral, em excesso às noticias do dia-a-dia.
Tal como diz, o mercado reage em excesso às notícias do dia a dia, mas não reagiu...!, e isso, no contexto, é um sinal positivo. Quanto à evolução da cotação, ajustada dos "excessos", até tem refletido pela positiva o juízo que o mercado faz das opções que a gestão tem tomado, caso contrário não transacionaria com os múltiplos com que tem transacionado (excessos à parte). Dito isto, é obvio que o mercado tem, no curto prazo, comportamentos irracionais, exacerbando (pela positiva ou pela negativa) o real impacto que certos acontecimentos têm ou virão a ter na realidade dos fundamentais do banco, sendo, aliás, por esse motivo, que a minha Herdade tem uma posição no BCP.., porquanto, independentemente da qualidade da gestão, não se configura, na nossa perspetiva, como um ativo com a qualidade suficiente (no nosso critério) para manter na nossa carteira de longo prazo.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
ativo Escreveu:Laribau Escreveu:ativo Escreveu:Entendo que para o banco era preferível um aumento de capital em vez de uma emissão de dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta de 9,5 % (!!!).
Caríssimo, os atuais acionistas de referência (sobretudo a Sonangol) não estão é disponíveis para injetarem agora mais dinheiro no BCP através de um aumento de capital. O banco ficaria melhor com essa solução do que emitindo dívida subordinada perpétua com uma taxa de juro de 9,5 % (!!!). O resto é, como já escrevi, conversa para dourar a pílula!!!
Ativo, as dezenas ou centenas de milhares de acionistas ainda não deram por estar a circular em contramão. A ajuizar pela reação do mercado a essa erradíssima opção da gestão do BCP, fruto da fragilidade dos seus acionistas (sobretudo os de referência), parece que quem não está a ver bem a questão é o Ativo (ou então anda tudo distraído…!). Mas "prontos". Cá por mim vou ficar a aguardar que a pílula doure o suficiente para a despachar e partir para outra. Mas não me esquecerei, se um dia tiver um banco (o que é extramente improvável...

The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Se fosse uma bandeira de alta
o PSI entraria em BULL 

- Anexos
-
- BCP.png (89.52 KiB) Visualizado 7032 vezes
- Registado: 24/11/2010 10:03
Bom, na verdade, para o BCP é melhor pagar juros do que dividendos, visto que os juros contam como despesa em sede de IRC, e os dividendos não.
Como de qualquer forma os obrigacionistas serão accionistas no futuro, isto fica uma espécie de adiantamento de dividendos mas que descontam no imposto.
Eu até estive a pensar um bocado, e cheguei à conclusão que todas as empresas deviam era realizar uma emissão (gratuita) de obrigações subordinadas convertíveis, digamos, dentro de 5 anos em novas acções, mas reservada a accionistas.
Por exemplo, por cada acção, o accionista recebia uma obrigação com um juro similar ao dividendo esperado para os 5 anos até à conversão.
Pronto, assim pagavam menos imposto
mas na verdade ficava tudo na mesma em termos de particapação dos accionistas.
Como de qualquer forma os obrigacionistas serão accionistas no futuro, isto fica uma espécie de adiantamento de dividendos mas que descontam no imposto.
Eu até estive a pensar um bocado, e cheguei à conclusão que todas as empresas deviam era realizar uma emissão (gratuita) de obrigações subordinadas convertíveis, digamos, dentro de 5 anos em novas acções, mas reservada a accionistas.
Por exemplo, por cada acção, o accionista recebia uma obrigação com um juro similar ao dividendo esperado para os 5 anos até à conversão.
Pronto, assim pagavam menos imposto

Laribau Escreveu:ativo Escreveu:Entendo que para o banco era preferível um aumento de capital em vez de uma emissão de dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta de 9,5 % (!!!).
Meu caro, o banco sem acionistas não existia. E se o ROE baixa por força do reforço dos capitais próprios, tornará sempre mais difícil atrair novo capital. Assim, à Gestão cabe encontrar o justo equilíbrio entre as fontes de financiamento por forma a manter uma adequada remuneração dos capitais próprios, uma solidez de balanço adequada ao negócio e respeitar as disposições regulatórias. Aqui não se trata, sequer, se o Banco vai ou não distribuir dividendos, trata-se de manter a atratividade do banco enquanto investimento, traduzida no ROE. Um aumento de capital, neste contexto (apenas como almofada preventiva), só seria aceitável se o juro associado que se conseguisse no mercado fosse superior a +/- 10 %.
Caríssimo, os atuais acionistas de referência (sobretudo a Sonangol) não estão é disponíveis para injetarem agora mais dinheiro no BCP através de um aumento de capital. O banco ficaria melhor com essa solução do que emitindo dívida subordinada perpétua com uma taxa de juro de 9,5 % (!!!). O resto é, como já escrevi, conversa para dourar a pílula!!!
ativo Escreveu:ativo Escreveu:Há uns tempos atrás este tipo de financiamento fazia-se à custa de AC.... .O Banco Comercial Português vai mesmo avançar com a emissão de dívida perpétua, tendo como objetivo colocar 400 milhões de euros em instrumentos de fundos próprios adicionais de nível 1 (AT1).
De acordo com a Bloomberg, a operação arrancou esta manhã com uma taxa de juro indicativa de 9,5%. Uma "yield" que pode variar até ao fecho da operação, tendo em conta o interesse dos investidores pela emissão.
Os títulos (perpNC5 AT1) poderão ser reembolsados no final do prazo de cinco anos, caso o BCP o pretenda.
O banco liderado por Miguel Maya tinha revelado na terça-feira que estava a preparar uma emissão de dívida subordinada perpétua para reforçar os rácios de capital, tendo para o efeito contratado vários bancos para explorar essa possibilidade. Para tal mandatou o "Millennium BCP, o Credit Suisse Securities, o JPMorgan e o UBS Investment Bank para organizarem um conjunto de reuniões com investidores qualificados em Lisboa, Londres e Paris, a terem lugar a 23 de janeiro".
O banco acabou por avançar com emissão, que está esta quinta-feira no mercado, isto depois de a EDP ter ontem colocado mil milhões de euros em títulos de dívida verde híbridos. Na mesma semana, duas das maiores cotadas nacionais estão a lançar emissões de dívida exótica, aproveitando o apetite dos investidores por Portugal.
A emissão de dívida AT1 para reforçar os rácios de capital, como a que o BCP está a realizar, é considerada mais arriscada, por ser a primeira a enfrentar perdas em caso de resolução da instituição. E é, por isso, tendencialmente mais cara para as instituições financeiras, dai que a taxa de juro que o BCP está a oferecer aos investidores esteja próxima dos dois dígitos.
Até setembro do ano passado, o BCP apresentava um rácio de capital Common Equity Tier 1 de 11,8%, o que representou um reforço face aos 11,7% no período homólogo.
Segundo tinha revelado o BCP na terça-feira, a operação conta ainda com o "mecanismo de redução temporária do respetivo valor nominal em caso de verificação de um nível de fundos próprios principais de nível 1 de 5,125%, que se pretende que venha a preencher os requisitos regulamentares para poder ser classificada como instrumento de fundos próprios adicionais de nível 1".
Antes do BCP, também a CGD avançou com uma emissão de dívida AT1 para reforçar os rácios de capital.
No âmbito da sua operação de recapitalização acordada com Bruxelas, a CGD emitiu 500 milhões de euros de títulos AT1, com uma taxa de juro de 10,75%. Já o ano passado colocou mais 500 milhões de euros em títulos AT2 com uma taxa de 5,75%.
(Notícia em atualização)
Anteontem:ativo Escreveu:DIXIE 2.0PLUS Escreveu:Podem-lhe dar o nome q quiserem,
mas o Millenium
(porque de BCP já tem muito pouco...)
tem q fazer face as necessidades urgentes de capital e
normalmente recorre a Aumentos de Capital para isso,
todavia cm os acionistas de referencia(fosun e Sonangol) já n estão para ai virados,
arranjam estas engenharias financeiras (obrigações subordinadas perpetuas)para obter o carcanhol...dasse
(...)
Penso da mesma forma!
(...)
A operação de emissão de dívida subordinada perpétua, no montante de 400 milhões de euros, que o BCP pretende efetuar, é apenas um passo para um novo aumento de capital do BCP. Mais tarde, o BCP tentará converter esta dívida subordinada perpétua em capital social, através de um aumento de capital, algo que, de resto, já fez no passado.
A estratégia é interessante. Primeiro coloca-se dívida subordinada perpétua a alta taxa de juro na posse de investidores institucionais selecionados. Dá- se- lhes desse modo uma boa maquia em juros. Depois de eles já terem recebido uma boa maquia em juro, o BCP acena-lhes com a possibilidade de se desfazerem dos títulos de dívida subordinada perpétua através da conversão desses títulos em ações, ou seja, através de (mais) um aumento de capital. Deste modo, o BCP consegue realizar mais um aumento de capital sem os dois maiores atuais acionistas de referência porem um chavo.
Investidor Escreveu: (…) E claro, isto é só algo que antecipa o (mais do que certo) Aumento de Capital. Ainda bem que há gente que não se deixa enganar e descobre todas estas tramóias.
(...)
Dentro de 2, 3, 4, 5 anos, veremos, ou não, se o BCP se liberta dessa dívida subordinada perpétua emitida a uma alta taxa de juro (9,5 %!!!) através de um aumento de capital por conversão dos títulos dessa dívida em ações.

Muito sinceramente também sou da mesma opinião mais tarde ou mais cedo acabam por converter as obrigações em ações e pagam os do costume (os acionistas) através da diluição das mesmas.
- Registado: 20/6/2011 21:37
ativo Escreveu:Entendo que para o banco era preferível um aumento de capital em vez de uma emissão de dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta de 9,5 % (!!!).
Meu caro, o banco sem acionistas não existia. E se o ROE baixa por força do reforço dos capitais próprios, tornará sempre mais difícil atrair novo capital. Assim, à Gestão cabe encontrar o justo equilíbrio entre as fontes de financiamento por forma a manter uma adequada remuneração dos capitais próprios, uma solidez de balanço adequada ao negócio e respeitar as disposições regulatórias. Aqui não se trata, sequer, se o Banco vai ou não distribuir dividendos, trata-se de manter a atratividade do banco enquanto investimento, traduzida no ROE. Um aumento de capital, neste contexto (apenas como almofada preventiva), só seria aceitável se o juro associado que se conseguisse no mercado fosse superior a +/- 10 %.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Devemos olhar para a floresta e não para a arvore, não é só o bcp que tem problemas é toda a banca europeia, não acho que o bcp vá ter qualquer aumento de capital, esta solução da divida perpetua vem mais de fora para dentro que outra coisa.
toda a banca está descapitalizada e o problema é estratosférico, está certamente a ser cozinhada uma solução para a banca europeia que passa por eliminar todos os bcp´´´'s, frança e a alemanha já andam a fazer tratados bilaterias à margem de UE, não somos todos parvos. a conversa aqui do burgo sobre a realidade especifica do bcp é redutora, temos de olhar para o filme todo (terror).
"iliminar todos os bcp´´´'s" é uma afirmação que deve fazer rir pois é.... mas recordo o seguinte; em 2008 quando a troika entrou por aqui dentro valia tudo, a troika por pouco não avançou com a cativação de 10% de todos os depositos, as crises existem para isso mesmo, fazer reset, quando a próxima crise vier, e vem, vale tudo para "resolver" a crise e certamente a chefes do bce já estão a preparar a ementa para essa ocasião.
2019 não será o ano da crise será uma ano em que o sp500 vai subir e leva tudo a reboque, em particular a banca europeia porque esta vai subir acima da média, parece contraditório mas não é, é mesmo assim,.
uma opinião grátis: a crise deve vir com a queda do trump seja por impeachment ou se perder as eleições, em dezembro passado o trump não deixou as bolsas cair e a seguir ao natal colocou o ppt (Plunge Protection Teams) a fazer compras e todos sabemos o aconteceu. o trump até é bom tipo no dia 26 fez um twitter a dizer "Buy the dip" e quem segui o conselho está satisfeito.
toda a banca está descapitalizada e o problema é estratosférico, está certamente a ser cozinhada uma solução para a banca europeia que passa por eliminar todos os bcp´´´'s, frança e a alemanha já andam a fazer tratados bilaterias à margem de UE, não somos todos parvos. a conversa aqui do burgo sobre a realidade especifica do bcp é redutora, temos de olhar para o filme todo (terror).
"iliminar todos os bcp´´´'s" é uma afirmação que deve fazer rir pois é.... mas recordo o seguinte; em 2008 quando a troika entrou por aqui dentro valia tudo, a troika por pouco não avançou com a cativação de 10% de todos os depositos, as crises existem para isso mesmo, fazer reset, quando a próxima crise vier, e vem, vale tudo para "resolver" a crise e certamente a chefes do bce já estão a preparar a ementa para essa ocasião.
2019 não será o ano da crise será uma ano em que o sp500 vai subir e leva tudo a reboque, em particular a banca europeia porque esta vai subir acima da média, parece contraditório mas não é, é mesmo assim,.
uma opinião grátis: a crise deve vir com a queda do trump seja por impeachment ou se perder as eleições, em dezembro passado o trump não deixou as bolsas cair e a seguir ao natal colocou o ppt (Plunge Protection Teams) a fazer compras e todos sabemos o aconteceu. o trump até é bom tipo no dia 26 fez um twitter a dizer "Buy the dip" e quem segui o conselho está satisfeito.
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.
- Registado: 29/11/2007 12:28
jmatos0808 Escreveu:Nao percebo porque nao se faz uma sondagem aos clientes e investidores para tentar saber qual seria a taxa minima a que aceitariam subscrever. Pagar 9,5% é muito e isso fica claro na medida em que a procura duplicou a oferta. Parece-me evidente que os investidores cobririam o montante total mesmo com uma taxa a rondar os 6%. O objetivo é a procura ser sensivelmente a mesma que a oferta e aqui sim, concluir-se-ia que a taxa era a ideal. Tambem nao percebo porque nao o fizeram para 50M€ em vez dos 400M€, pois os lucros seriam suficientes junto com estes 50M€ de divida para satisfazer as exigencias do regulador
Tens noção que este tipo de produto não se pode vender a particulares não tens?
Tens noção que quando se faz uma operação destas já se sondou o mercado para perceber que preço seria aceitável não tens?
Tens noção que se a procura fosse baixa teriam pago ainda mais?
Dobro de procura nem é muito. A EDP ainda esta semana teve mais de 4x de procura.
- Registado: 17/7/2014 22:33
MNPTLIS Escreveu:Activo disseSe achava preferível? Achava preferível, sim!!! Achava preferível o BCP fazer um aumento de capital em vez de emitir dívida subordinada perpétua a uma taxa de 9,5 %!!!
Activo tu Estás bêbado ? com outro aumento de capital eu preferia vender tudo o tenho BCP mesmo com perdas de 80 % se ou anterior me lixou como outro ficava a "0"
Meu caro, estou, felizmente, sempre sóbrio.

Entendo que para o banco era preferível um aumento de capital em vez de uma emissão de dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta de 9,5 % (!!!).
Activo disse
Activo tu Estás bêbado ? com outro aumento de capital eu preferia vender tudo o que tenho BCP mesmo com perdas de 80 % se ou anterior me lixou como outro ficava a "0" aliás acho que ninguém estaria disposto a novo aumento de capital.
Acho que é muito cedo para dizer se se foi bom ou mau a economia ainda vai dar muitas voltas portanto tudo o que se possa achar neste momento é tentar adivinhar e especular,
Se achava preferível? Achava preferível, sim!!! Achava preferível o BCP fazer um aumento de capital em vez de emitir dívida subordinada perpétua a uma taxa de 9,5 %!!!
Activo tu Estás bêbado ? com outro aumento de capital eu preferia vender tudo o que tenho BCP mesmo com perdas de 80 % se ou anterior me lixou como outro ficava a "0" aliás acho que ninguém estaria disposto a novo aumento de capital.
Acho que é muito cedo para dizer se se foi bom ou mau a economia ainda vai dar muitas voltas portanto tudo o que se possa achar neste momento é tentar adivinhar e especular,
Editado pela última vez por MNPTLIS em 24/1/2019 22:32, num total de 1 vez.
- Registado: 7/11/2014 12:30
Laribau Escreveu:jose antonio 1989 Escreveu:
... aqui os participantes tentam raciocinar no que fará mais sentido em termos de otimização do capital e menos custos para a instituição e resultados mais robustos... .
Numa otica de otimização de capital: o reforço dos capitais próprios corrói o ROE, pelo que, sendo o custo do financiamento dos capitais permanentes via Divida Subordinada, inferior ao planeado ROE (ou mesmo que igual - o risco dessa parcela recai sobre terceiros não acionistas), na perspetiva da estrutura de capital a decisão é racional (tendo em atenção que o reforço dos capitais permanentes é uma exigência regulatória).
Quanto à robustez dos resultados: tem que ser vista numa perspetiva de mais do que um ano de prazo. Tratando-se de uma operação que no mínimo terá uma duração de 5 anos, ela terá que ser compaginada com os resultados esperados para além do exercício de 2018 (os tais 350 M de que falam, mas que verdadeiramente não se sabe qual foi...!).
Mas isto sou eu a pensar, com a minha modéstia sapiência em termos de bancos e empresas - eu é mais batatas, couves, e outros frutos da terra que cultivamos aqui na herdade.
sinceramente é ela por ela o custo do capital do bcp talvez ande acima ligeiramente, mas esta divida tem sempre que ser paga haja lucros ou nao.... a meu ver resumindo bcp a penar por falta de capital since 2000

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
ativo Escreveu:PC05 Escreveu:Há uns tempos atrás este tipo de financiamento fazia-se à custa de AC.... .O Banco Comercial Português vai mesmo avançar com a emissão de dívida perpétua, tendo como objetivo colocar 400 milhões de euros em instrumentos de fundos próprios adicionais de nível 1 (AT1).
De acordo com a Bloomberg, a operação arrancou esta manhã com uma taxa de juro indicativa de 9,5%. Uma "yield" que pode variar até ao fecho da operação, tendo em conta o interesse dos investidores pela emissão.
Os títulos (perpNC5 AT1) poderão ser reembolsados no final do prazo de cinco anos, caso o BCP o pretenda.
O banco liderado por Miguel Maya tinha revelado na terça-feira que estava a preparar uma emissão de dívida subordinada perpétua para reforçar os rácios de capital, tendo para o efeito contratado vários bancos para explorar essa possibilidade. Para tal mandatou o "Millennium BCP, o Credit Suisse Securities, o JPMorgan e o UBS Investment Bank para organizarem um conjunto de reuniões com investidores qualificados em Lisboa, Londres e Paris, a terem lugar a 23 de janeiro".
O banco acabou por avançar com emissão, que está esta quinta-feira no mercado, isto depois de a EDP ter ontem colocado mil milhões de euros em títulos de dívida verde híbridos. Na mesma semana, duas das maiores cotadas nacionais estão a lançar emissões de dívida exótica, aproveitando o apetite dos investidores por Portugal.
A emissão de dívida AT1 para reforçar os rácios de capital, como a que o BCP está a realizar, é considerada mais arriscada, por ser a primeira a enfrentar perdas em caso de resolução da instituição. E é, por isso, tendencialmente mais cara para as instituições financeiras, dai que a taxa de juro que o BCP está a oferecer aos investidores esteja próxima dos dois dígitos.
Até setembro do ano passado, o BCP apresentava um rácio de capital Common Equity Tier 1 de 11,8%, o que representou um reforço face aos 11,7% no período homólogo.
Segundo tinha revelado o BCP na terça-feira, a operação conta ainda com o "mecanismo de redução temporária do respetivo valor nominal em caso de verificação de um nível de fundos próprios principais de nível 1 de 5,125%, que se pretende que venha a preencher os requisitos regulamentares para poder ser classificada como instrumento de fundos próprios adicionais de nível 1".
Antes do BCP, também a CGD avançou com uma emissão de dívida AT1 para reforçar os rácios de capital.
No âmbito da sua operação de recapitalização acordada com Bruxelas, a CGD emitiu 500 milhões de euros de títulos AT1, com uma taxa de juro de 10,75%. Já o ano passado colocou mais 500 milhões de euros em títulos AT2 com uma taxa de 5,75%.
(Notícia em atualização)
Anteontem:ativo Escreveu:DIXIE 2.0PLUS Escreveu:Podem-lhe dar o nome q quiserem,
mas o Millenium
(porque de BCP já tem muito pouco...)
tem q fazer face as necessidades urgentes de capital e
normalmente recorre a Aumentos de Capital para isso,
todavia cm os acionistas de referencia(fosun e Sonangol) já n estão para ai virados,
arranjam estas engenharias financeiras (obrigações subordinadas perpetuas)para obter o carcanhol...dasse
(...)
Penso da mesma forma!
(...)
A operação de emissão de dívida subordinada perpétua, no montante de 400 milhões de euros, que o BCP pretende efetuar, é apenas um passo para um novo aumento de capital do BCP. Mais tarde, o BCP tentará converter esta dívida subordinada perpétua em capital social, através de um aumento de capital, algo que, de resto, já fez no passado.
A estratégia é interessante. Primeiro coloca-se dívida subordinada perpétua a alta taxa de juro na posse de investidores institucionais selecionados. Dá- se- lhes desse modo uma boa maquia em juros. Depois de eles já terem recebido uma boa maquia em juro, o BCP acena-lhes com a possibilidade de se desfazerem dos títulos de dívida subordinada perpétua através da conversão desses títulos em ações, ou seja, através de (mais) um aumento de capital. Deste modo, o BCP consegue realizar mais um aumento de capital sem os dois maiores atuais acionistas de referência porem um chavo.
Investidor Escreveu: (…) E claro, isto é só algo que antecipa o (mais do que certo) Aumento de Capital. Ainda bem que há gente que não se deixa enganar e descobre todas estas tramóias.
(...)
Não "inventei" nada.

Dentro de 2, 3, 4, 5 anos, veremos, ou não, se o BCP se liberta dessa dívida subordinada perpétua emitida a uma alta taxa de juro (9,5 %!!!) através de um aumento de capital por conversão dos títulos dessa dívida em ações.

Curioso a ironia de certas pessoas. Portanto, a taxa da divida de 9,5% é boa ou otima no entender de alguns, a revisao do PT ainda que feita em baixa confere um potencial de quanto mesmo? E ainda assim a cotação cai. Curioso os investidores nao estarem de acordo que estes factores sao positivos. Potencial de valorização a rondar os 45% (não me apetece fazer contas) dos maiores do PSI a meu ver, a conferir algo de bastante positivo à cotada, mas dizerem que 9,5% é bom, ate poderá ser, mas quando a procura supera em dobro a oferta, foi boa mesmo? Para quem investiu, parece nao haver duvidas que é uma taxa otima, mais houvesse. Aumento de capital? Com lucros anuais de cerca de 400M€? Vai distribuir divs sim mas será que precisa mesmo de AC? Se calhar precisaria era de deixar de ser Penny stock e fundir ações
- Registado: 19/11/2015 13:53
Investidor Escreveu:É impressionante a quantidade de equivocos que se escrevem no seguimento de uma operação de emissão de divida subordinada para cumprir requisitos regulatórios por demais conhecidos.
Parece que há quem acha que a taxa é muito alta (comparada com quê?) porque em alturas de juros tão baixos pagar 9% não lembra a ninguem, e haveria muita gente disposta a receber muito menos (a começar por quem o escreve). Muito estranho (sinónimo de "aqui há marosca", tipo há uns gajos que mandam nisto e estão a enganar o pobre do pequeno investidor). E o BCP nem é capaz de organizar uma operação deste tipo? Então mas o BCP não é um banco? Nem se percebe bem a necessidade da operação, segundo as contas, por certo rigorosas e exaustivas, de alguns especialistas. E claro, isto é só algo que antecipa o (mais do que certo) Aumento de Capital. Ainda bem que há gente que não se deixa enganar e descobre todas estas tramóias.
Só podemos concluir que esta nova gestão do BCP é formada por imbecis (gatunos já sabiamos que eram): fazem uma operação desnecessária, onde pagam 9%, um juro absurdo quando podiam pagar menos e nem são capazes de a organizar. Eu punha estes gajos todos de lá para fora.
muito bom mesmo
bela risada que já dei

- Registado: 2/5/2017 18:43
jmatos0808 Escreveu:Ruffus86 Escreveu:jmatos0808 Escreveu:Nao percebo porque nao se faz uma sondagem aos clientes e investidores para tentar saber qual seria a taxa minima a que aceitariam subscrever. Pagar 9,5% é muito e isso fica claro na medida em que a procura duplicou a oferta. Parece-me evidente que os investidores cobririam o montante total mesmo com uma taxa a rondar os 6%. O objetivo é a procura ser sensivelmente a mesma que a oferta e aqui sim, concluir-se-ia que a taxa era a ideal. Tambem nao percebo porque nao o fizeram para 50M€ em vez dos 400M€, pois os lucros seriam suficientes junto com estes 50M€ de divida para satisfazer as exigencias do regulador
Os bancos que fazem a assistencia da venda das obrigações forçam sempre um spread que lhe garanta o sucesso da operação. Garantidamente que o preço de 9,5% nao foi ao calhas.
Mas o BCP nao é um banco? Precisa da assistencia de outro/s bancos para fazer a operação? Nao tem pessoas capazes de o fazer? O maior banco privado portugues?
Claro que não. Achas que o mercado portugues absorve 400M de obrigações de um unico produto?

jmatos, achas que o BCP vai pagar mais do que poderia pagar?
Ruffus86 Escreveu:jmatos0808 Escreveu:Nao percebo porque nao se faz uma sondagem aos clientes e investidores para tentar saber qual seria a taxa minima a que aceitariam subscrever. Pagar 9,5% é muito e isso fica claro na medida em que a procura duplicou a oferta. Parece-me evidente que os investidores cobririam o montante total mesmo com uma taxa a rondar os 6%. O objetivo é a procura ser sensivelmente a mesma que a oferta e aqui sim, concluir-se-ia que a taxa era a ideal. Tambem nao percebo porque nao o fizeram para 50M€ em vez dos 400M€, pois os lucros seriam suficientes junto com estes 50M€ de divida para satisfazer as exigencias do regulador
Os bancos que fazem a assistencia da venda das obrigações forçam sempre um spread que lhe garanta o sucesso da operação. Garantidamente que o preço de 9,5% nao foi ao calhas.
Mas o BCP nao é um banco? Precisa da assistencia de outro/s bancos para fazer a operação? Nao tem pessoas capazes de o fazer? O maior banco privado portugues?
jmatos0808 Escreveu:Nao percebo porque nao se faz uma sondagem aos clientes e investidores para tentar saber qual seria a taxa minima a que aceitariam subscrever. Pagar 9,5% é muito e isso fica claro na medida em que a procura duplicou a oferta. Parece-me evidente que os investidores cobririam o montante total mesmo com uma taxa a rondar os 6%. O objetivo é a procura ser sensivelmente a mesma que a oferta e aqui sim, concluir-se-ia que a taxa era a ideal. Tambem nao percebo porque nao o fizeram para 50M€ em vez dos 400M€, pois os lucros seriam suficientes junto com estes 50M€ de divida para satisfazer as exigencias do regulador
sapo1977 Escreveu:novo PT
muito curioso, sai uma recomendação de compra com um PT bem acima da cotação e a mesma não dispara, nem sequer consegue passar a verde. Tudo muito estranho, a nao ser que a emissao seja tao má "novidade" que consegue apagar esta boa noticia
sapo1977 Escreveu:novo PT
muito curioso, sai uma recomendação de compra com um PT bem acima da cotação e a mesma não dispara, nem sequer consegue passar a verde. Tudo muito estranho, a nao ser que a emissao seja tao má "novidade" que consegue apagar esta boa noticia
Nao percebo porque nao se faz uma sondagem aos clientes e investidores para tentar saber qual seria a taxa minima a que aceitariam subscrever. Pagar 9,5% é muito e isso fica claro na medida em que a procura duplicou a oferta. Parece-me evidente que os investidores cobririam o montante total mesmo com uma taxa a rondar os 6%. O objetivo é a procura ser sensivelmente a mesma que a oferta e aqui sim, concluir-se-ia que a taxa era a ideal. Tambem nao percebo porque nao o fizeram para 50M€ em vez dos 400M€, pois os lucros seriam suficientes junto com estes 50M€ de divida para satisfazer as exigencias do regulador
Editado pela última vez por jmatos0808 em 24/1/2019 17:14, num total de 1 vez.
Alguém sabe se estas obrigações vão ser negocias no mercado secundário?
A procura foi o dobro da oferta, isto quer dizer algo?
A procura foi o dobro da oferta, isto quer dizer algo?
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
jmatos0808 Escreveu:Parece que ha alguem a querer criar pânico perto da apresentaçao de resultados, uma cotada que vem de cerca de 1,2% positivos a neutro e repentinamente cai 2% e agora ja so cai 0,8%, estas duas no espaço de 7/8mins... estraaaanho. Nao largo ate apresentar resultados salvo se puder fazer boas mais valias antes
Perto da apresentação de resultados ???? Resultados são só daqui a 1 mês a 21 de Fevereiro.
Até acho que mercado no geral deve corrigir neste período e BCP deverá corrigir mas por razões do mercado e não intrínsecas do BCP.
- Registado: 3/1/2019 11:08