Noticias 7 Junho de 2004
Optimismo nos mercados europeus
7-6-2004 9:5
Os mercados europeus iniciaram a semana com optimismo na recuperação económica mundial, que deverá proporcionar uma evolução favorável nos lucros das empresas.
O Deutsche Bank ganha 1,3 por cento, apesar de ter negado negociações para se associar ao Credit Suisse ou ao Barclays. Algumas notícias de fim-de-semana apontaram o interesse do banco alemão em consolidar a sua posição com outro grande banco europeu.
O Deutsche Post avança 2 por cento, depois de ter anunciado que a venda de 49,9 por cento do Deustche Postbank se deverá realizar entre 31,5 e 36,5 euros por acção, acima do esperado pelos analistas. A empresa de serviços postais deverá usar o capital conseguido com a operação para reduzir a dívida e financiar o crescimento.
O instituto IDC IXIS estima que a economia francesa cresça 0,5 por cento no segundo trimestre, acima da estimativa anterior, com maior força do consumo privado.
O índice pan-europeu Euronext Top 100 ganha 0,77 por cento e o Next 150 sobe 0,58 por cento. O índice francês CAC avança 0,75 por cento, o belga BEL valoriza 0,33 por cento e o holandês AEX sobe 1,08 por cento.
O índice alemão DAX sobe 1,32 por cento, o britânico Footsie avança 0,81 por cento, o italiano MIB valoriza 0,97 por cento e o espanhol IBEX ganha 0,90 por cento.
BolsaPt.com
Euronext Lisbon com ganhos moderados
7-6-2004 8:59
O mercado nacional segue em alta, em linha com o optimismo que se verifica na Europa. O índice PSI20 avança 0,42 por cento para 7.284 pontos, com 9 empresas em alta, 9 estáveis e apenas 2 em queda.
As expectativas de recuperação económica e a estabilização do preço do petróleo geram maior optimismo nos mercados.
A EDP – Electricidade de Portugal avança 0,45 por cento, na véspera da realização do «Dia do Consultor», que vai reunir todas as empresas de consultadoria que desenvolvem projectos para a eléctrica.
A Portugal Telecom acompanha o optimismo europeu e ganha 1,18 por cento. A SonaeCom avança 0,67 por cento.
No sector bancário, o Banco Comercial Português segue estável nos 1,91 euros, o Banco Espírito Santo ganha 0,44 por cento e o Banco BPI sobe 0,67 por cento.
A Portucel sobe 0,71 por cento, depois de Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa, ter anunciado que a prioridade será encontrar um parceiro estratégico para a empresa de pasta e papel que ofereça valor à empresa, mesmo que não pertença ao sector. O responsável considerou ainda ficar com a participação de 25 por cento que os bancos vão adquirir à Sonae, no caso de não encontrar parceiros interessados. A Sonae desce 1,14 por cento e a Semapa mantém-se nos 3,76 euros.
A SAG – Soluções Automóvel Globais segue estável nos 1,30 euros, depois de ter sido recomendado que não sejam vendidos automóveis com mais de cinco anos, canalizando esses para países emergentes.
No sector dos “media”, a Impresa ganha 0,27 por cento, a PT Multimédia sobe 0,35 por cento e a Cofina recua 0,67 por cento.
BolsaPt.com
Receitas da TAP aumentam 2,8% com Star Alliance
7-6-2004 8:55
A TAP – Air Portugal deverá aumentar as receitas em cerca de 30 milhões de euros por ano com a entrada na aliança Star Alliance, efectiva a partir de 2005, segundo o Jornal de Negócios.
Esta estimativa foi adiantada por Fernando Pinto, presidente da comissão executiva da transportadora.
Este ganho representa 2,8 por cento dos proveitos totais da empresa em 2003.
Adicionalmente, Fernando Pinto afastou a possibilidade da TAP entrar no capital da Varig, negando as notícias publicadas pelo Expresso que davam como provável a aquisição de 20 por cento da companhia brasileira pela TAP.
BolsaPt.com
EDP reúne amanhã com consultores
7-6-2004 8:51
A EDP – Electricidade de Portugal vai promover amanhã o «Dia do Consultor», reunindo com mais de meia centena de consultoras, segundo o Jornal de Negóciios.
Esta iniciativa inovadora visa reunir todas as empresas de consultadoria que desenvolvem projectos para a EDP.
BolsaPt.com
ANECRA não aconselha venda automóveis com mais de 5 anos
7-6-2004 8:50
A ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel aconselhou os empresários do comércio e reparação automóvel a não venderem automóveis com mais de cinco anos.
A associação justifica esta recomendação com a carga fiscal elevada desses veículos e a fraca garantia de qualidade.
Uma alternativa será direccionar esses veículos para países emergentes.
BolsaPt.com
Semapa poderá escolher parceiro para Portucel fora do sector
7-6-2004 8:44
Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa, afirmou que a escolha do parceiro estratégico para a Portucel poderão não pertencer ao sector da pasta e papel, segundo o Jornal de Notícias.
O objectivo será que o parceiro acrescente valor à empresa.
O novo parceiro deverá entrar com a tomada da posição de 25 por cento detida pela Sonae, depois desta ter estabelecido acordos com a CGD e com o BES para a sua venda. Os bancos vão assumir a participação temporariamente até ser encontrado o novo parceiro estratégico.
O presidente da Semapa considera ainda a aquisição da participação de 25 por cento, caso não encontre um parceiro.
BolsaPt.com
Repsol interessada em rede da Shell em Portugal
7-6-2004 8:34
A petrolífera espanhola Repsol está interessada em adquirir os 290 postos de abastecimento que a Shell detém em Portugal.
A Shell colocou à venda 600 postos de abastecimento na Península Ibérica.
A venda poderá ocorrer antes de Agosto.
Por sua vez, a Galp e a Cepsa estão interessadas nos postos de abastecimento da Shell em Espanha.
BolsaPt.com
Tráfego passageiros da EasyJet aumenta 19%
7-6-2004 8:31
A EasyJet transportou mais 19 por cento de passageiros em Maio, com a empresa a aumentar o número de rotas disponíveis na Europa.
A Easyjet transportou 2,09 milhões de passageiros em Maio. Em termos homólogos, o número de passageiros transportados aumentou 23 por cento. O factor de ocupação desceu 2 pontos percentuais para 81 por cento.
A empresa espera que o lucro antes de impostos aumente face ao registado no ano 2003, apesar da subida dos preços dos combustíveis.
BolsaPt.com
Deutsche Bank afasta fusão com outro banco europeu
7-6-2004 8:28
O Deutsche Bank negou estar em negociações com o Crédit Suisse com outro banco, negando notícias do fim-de-semana que avançavam com a possibilidade de consolidação.
O Finantial Times avançou que o Deustche Bank considerava a criação de uma holding fora da Alemanha para facilitar processos de fusão com outro banco europeu.
Além do Crédit Suisse, o Carclays e o ING são apontados como possíveis candidatos à fusão.
BolsaPt.com
Postbank colocado em Bolsa entre 31,5 e 36,5 euros por acção
7-6-2004 8:26
O grupo postal alemão Deutsche Post vai introduzir em Bolsa a filial Postbank a um preço compreendido entre 31,5 e 36,5 euros por acção.
O Deutsche Post deverá garantir pelo menos 6 mil milhões de euros com a filial.
O valor de introdução em Bolsa fica acima do esperado pelos analistas, que apontavam para um preço de 30 euros por acção.
BolsaPt.com
França: PIB deverá crescer 0,5% no segundo trimestre
7-6-2004 8:22
A economia francesa deverá evoluir a uma taxa de crescimento de 0,5 por cento no segundo trimestre e de 0,4 por cento no terceiro trimestre, segundo o indicador avançado da CDC IXIS.
A projecção para o segundo trimestre foi aumentada em 3 décimas, face à estimativa anterior, devido à melhor evolução do consumo privado em Abril.
BolsaPt.com
General Motors pretende investir 3 mil milhões dólares em 3 anos
7-6-2004 8:19
A norte-americana General Motors pretende investir mais de 3 mil milhões de dólares nos próximos três anos, na China, para duplicar a sua capacidade de produção para 1,3 milhões de veículos.
O investimento será realizado em diversos projectos, com a expansão de fábricas existentes e o lançamento de novos veículos.
A empresa pretende manter a liderança e crescer com o mercado. A empresa espera que a China supere o Reino Unido e o Canadá no ano corrente, tornando-se no segundo maior mercado automóvel do Mundo.
BolsaPt.com
Siemens investe 40 milhões euros em I&D
7-6-2004 8:17
A Siemens Portugal investiu 40 milhões de euros num laboratório multimédia para aumentar as actividades de Investigação e Desenvolvimento na área de tecnologia de informação, segundo o Diário de Notícias.
A intenção é aproveitar Portugal para ser um centro exportador de serviços avançados, segundo Durão Barroso, primeiro-ministro nacional, convidado ara a inauguração do laboratório.
O investimento aproveita o baixo custo da mão-de-obra nacional e as elevadas competências técnicas.
BolsaPt.com
Águas de Portugal duplica dívida
7-6-2004 8:14
A Águas de Portugal vai ter que duplicar a dívida, actualmente de 744 milhões de euros, para fazer face ao plano de investimento para o quadriénio 2004-2008, segundo o Diário de Notícias.
Segundo o Conselho de Administração da empresa, a dívida está a crescer a um ritmo “acima do que seria expectável em função do crescimento verificado na actividade”. O atraso no recebimento de subsídios da União Europeia está a prejudicar a gestão da empresa. Também a fase de consolidação orçamental limitou os investimentos.
As dívidas das autarquias à empresa atingem já os 100 milhões de euros.
A privatização de uma participação de 49 por cento da empresa é encarada como favorável para o Estado, para os consumidores e para a empresa. A cedência da participação, através de aumento de capital, vai permitir fazer face ao aumento da dívida.
O modelo de privatização está ainda a ser definido, sendo ainda incerta qual a adesão ao concurso. Há quem coloque em causa a atractividade do investimento para os privados.
BolsaPt.com
BCP Investimento distribui 1,8 milhões euros em prémios
7-6-2004 8:8
O BCP Investimento distribuiu 1,8 milhões de euros em prémios de desempenho aos seus colaboradores, relativo ao ano 2003, segundo o Diário Económico.
O valor distribuído corresponde a 4,7 por cento dos lucros do ano passado.
Cada trabalhador recebeu, em média, 6.340 euros.
Além disso, cerca de 85 por cento do lucro foi distribuído sob a forma de dividendos aos seus accionistas: o BCP.
BolsaPt.com
Grupo Pestana investe em São Tomé
7-6-2004 8:5
O Grupo Pestana ganhou uma concessão para exploração de jogos de fortuna e azar na ilha de São Tomé, segundo o Diário Económico.
A empresa vai construir um casino e um hotel de cinco estrelas, num projecto turístico integrado. Será ainda apresentada uma discoteca, escritórios e um condomínio fechado de 50 vivendas, segundo Florentino Rodrigues, administrador da empresa.
A empresa vai investir 30 milhões de euros no projecto.
BolsaPt.com
7-6-2004 8:5
O Grupo Pestana ganhou uma concessão para exploração de jogos de fortuna e azar na ilha de São Tomé, segundo o Diário Económico.
A empresa vai construir um casino e um hotel de cinco estrelas, num projecto turístico integrado. Será ainda apresentada uma discoteca, escritórios e um condomínio fechado de 50 vivendas, segundo Florentino Rodrigues, administrador da empresa.
A empresa vai investir 30 milhões de euros no projecto.
BolsaPt.com
Fortis considera abertura sociedades leasing e factoring em Portugal
7-6-2004 8:3
O banco Fortis está a considerar a abertura de sociedades de leasiing e factoring em Portugal, no caso de não conseguir realizar aquisições no sector, segundo adiantou Carlos Sousa, director do Business Center do Porto, ao Diário Económico.
As oportunidades de compra estão a ser avaliadas há um ano, sem resultados.
Até ao final do ano, é possível que o banco pretenda definir a sua posição.
O Fortis apresentam-se em Portugal de forma a apoiar a internacionalização de empresas de média e grande dimensão.
BolsaPt.com
Grupo Mello e Petrocer pretendem 50 a 75% dos lucros da Galp
7-6-2004 7:58
As propostas em análise para garantir a participação na Galp exigem que a petrolífera distribua entre 50 e 75 por cento dos seus lucros, sob a forma de dividendos, segundo o Diário Económico.
Estas propostas ficam muito acima do verificado no passado recente da Galp. No ano corrente, por exemplo, foram apenas distribuídos como dividendos 20,8 por cento dos resultados. No ano anterior, a distribuição ficou-se pelos 37,6 por cento dos lucros.
O baixo «pay out» era justificado pelos investimentos na Gás de Portugal, transferida para a EDP, e na Petrogal.
Mesmo assim, os consórcios concorrentes asseguram um investimento anual de 240 milhões de euros anuais, mais 420 milhões de euros nas refinarias de Sines e Porto, sem que nenhuma proposta contemple a possibilidade de aumento de capital.
BolsaPt.com
Luftansa e Spanair beneficiam com entrada da TAP na Star Alliance
7-6-2004 7:55
A Lufthansa e a Spanair vão ser muito beneficiadas com a entrada da TAP – Air Portugal, na aliança Star Alliance, segundo o Diário Económico.
A TAP foi admitida na aliança no sábado, na reunião realizada em Singapura.
Os ganhos obtidos com a entrada na aliança vão ser repartidos, com 60 por cento a caber à TAP e os restantes 40 por cento à aliança. A Lufthansa e a Spanair ficam com uma parte significativa do “bolo”.
BolsaPt.com
Nikkei avança quase 3%
7-6-2004 7:35
O mercado nipónico encerrou a subir quase 3 por cento, a valorização mais forte desde o início do ano. Os investidores ficaram agradados com a recuperação de Nova Iorque e com o aumento da confiança na recuperação económica do Japão.
A Toyota subiu 2,2 por cento e a Sony ganhou 2,8 por cento.
O índice Nikkei avançou 2,8 por cento para 11.439,92 pontos, a valorização diária mais acentuada desde 15 de Dezembro.
BolsaPt.com
Noticias 7 Junho de 2004
Europa deverá abrir com ganhos ligeiros
7-6-2004 7:26
Os mercados europeus deverão abrir com subidas ligeiras, com os investidores atentos ao sector farmacêutico, na semana em que se vai realizar a reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.
A GlaxoSmithKline e a Roche deverão divulgar dados clínicos sobre os seus principais produtos.
O sector bancário deverá reagir ao possível interesse do Deutsche Bank estar interessado em associar-se a outro banco europeu, segundo notícia do Finantial Times. Nesse sentido, está a considerar a criação de uma holding exterior à Alemanha para facilitar negócios futuros.
A nível macroeconómico, será hoje divulgado o crédito ao consumo norte-americano.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal, nbms2012, Paulo Pereira 74, Phil2014 e 54 visitantes