Noticias 3 Junho de 2004
Itália: Crescimento dos serviços acelera em Maio
3-6-2004 9:22
O crescimento dos sector dos serviços italiano acelerou em Maio, com subidas das novas encomendas e no emprego.
O índice da Reuters/Adaci aumentou de 55,8 para 56,9 pontos, mantendo-se acima de 50 pontos, o que representa expansão da actividade.
O índice apresenta-se em expansão há onze meses consecutivos.
BolsaPt.com
Zona Euro: Índice gestores compras serviços aumenta para 55,8 pontos
3-6-2004 9:18
A actividade do sector dos serviços da Zona Euro acelerou em Maio, com o índice compilado pelo NTC Research a aumentar de 54,5 para 55,8 pontos.
Os economistas esperavam um aumento para apenas 54,6 pontos.
Uma leitura acima de 50 pontos indica expansão do sector.
BolsaPt.com
Euro recua ligeiramente face ao dólar
3-6-2004 9:14
O euro segue com perdas ligeiras face ao dólar, com os investidores à espera da decisão da OPEP na tentativa de limitar a subida do preço do petróleo.
A OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo deverá anunciar hoje o aumento da produção. A menor pressão sobre os preços poderá melhorar a situação da recuperação económica nos Estados Unidos da América, mais dependentes desta matéria-prima.
Os investodores aguardam ainda a divulgação da política monetária pelo Banco Central Europeu, que deverá manter a taxa de juro inalterada nos 2 por cento. Foi já anunciado o índice dos gestores de compras do sector dos serviços da Zona Euro, que aumentou para 55,8 pontos, acima do esperado.
Nos Estados Unidos serão hoje divulgados os novos pedidos de subsídio de desemprego e o índice não manufactureiro do Institute for Supply Management.
O euro segue a perder 0,11 por cento para 1,2199 dólares.
BolsaPt.com
Petróleo sobe com preocupações aumento produção OPEP insuficiente
3-6-2004 9:10
O preço do petróleo segue em alta, com os investidores preocupados com a demora que o aumento de produção que a OPEP deverá implementar em chegar aos mercados.
A OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróelo deverão acordar hoje um aumento da produção em 1 milhão de barris diários, para limitar a evolução dos preços do crude.
No entanto, esta subida das quotas deverá demorar dois a três meses para ser absorvida pelo mercado.
O contrato de Junho do IPE Brent sobe 64 cêntimos para 37,50 dólares por barril.
BolsaPt.com
Europa em terreno negativo
3-6-2004 9:6
Os mercados europeus seguem com perdas ligeiras, com os investidores à espera da reunião da OPEP e do anúncio das estimativas da norte-americana Intel.
Os investidores esperam que a Intel reduza as estimativas trimestrais, decido à menor procura por computadores que o esperado. A Infineon desce 0,9 por cento, a Philips recua 1,4 por cento e a ASML desvaloriza 1,3 por cento.
A Marks & Spencer desliza 3,7 por cento, depois do bilionário Philip Green ter anunciado que pretende oferecer entre 290 e 310 pence por cada acção da Marks & Spencer, mais uma participação de 25 por cento na empresa que vai ser formada.
Os investidores esperam ainda a decisão do Banco Central Europeu sobre a política monetária. A taxa de juro deverá manter-se nos 2 por cento.
O índice pan-europeu Euronext Top 100 desce 0,21 por cento e o Next 150 recua 0,21 por cento. O índice francês CAC perde 0,35 por cento, o belga BEL valoriza 0,52 por cento e o holandês AEX desliza 0,11 por cento.
O índice alemão DAX desce 0,15 por cento, o britânico Footsie perde 0,25 por cento, o italiano MIB desvaloriza 0,01 por cento e o espanhol IBEX recua 0,43 por cento.
BolsaPt.com
Euronext Lisbon segue com tendência mista
3-6-2004 8:49
O mercado nacional segue com uma evolução mista, evitando as ligeiras quedas dos mercados europeus. O índice PSI-20 segue praticamente sem variação nos 7.199 pontos.
Os investidores aguardam a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e alguns dados macroeconómicos para definir o rumo do mercado.
O Banco Comercial Português desce 0,53 por cento, apesar de ter sido noticiado que foi responsável por 88,4 por cento dos pedidos de transmissão de prejuízos fiscais aceites pelo Ministério das Finanças em 2002. O Banco Espírito Santo ganha 0,37 por cento e o Banco BPI sobe 0,33 por cento.
A Portugal Telecom sobe 0,48 por cento. A SonaeCom ganha 0,34 por cento, depois da Optimus ter lançado o UMTS. A empresa estima um investimento de 300 milhões de euros na tecnologia nos próximos cinco anos.
A EDP mantém-se nos 2,22 euros.
A Brisa avança 0,35 por cento, depois de ter atribuído à MSF a adjudação da travessia sobre o Tejo, entre o Carregado e Benavente. O projecto está avaliado em 180 milhões de euros.
A Pararede segue estável nos 38 cêntimos, depois da forte valorização de ontem em reacção ao fim da negociação dos direitos para o aumento de capital.
Destaque ainda para a subida da SAG – Soluções Automóveis Globais, que avança 2,36 por cento.
BolsaPt.com
Vodafone aumenta participação em subsidiária japonesa
3-6-2004 8:41
A britânica Vodafone anunciou que o aumento da sua participação na filial japonesa Vodafone Holdings KK de 66,7 para 76 por cento.
A intenção de médio prazo é controlar a totalidade das unidades no Japão.
O investimento total atinge os 2,6 mil milhões de libras.
A Vodafone vai agora lançar uma Oferta Pública de Aquisição sobre o restante capital, oferecendo 300 mil ienes por acção, em dinheiro, 20 por cento acima do preço médio dos últimos três meses.
BolsaPt.com
ACAP: Vendas veículos aumenta 14,5 por cento em Maio
3-6-2004 8:59
As vendas de veículos subiram 14,5 por cento em Maio, em termos anuais, segundo dados da ACAP – Associação do Comércio Automóvel de Portugal. Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas avançaram 6 por cento.
O forte aumento no mês é explicado pelo fraco desempenho de Maio de 2003 e pela subida das aquisições pelas empresas de rent-a-car.
Considerando as vendas das marcas distribuídas pela SAG – Soluções Automóveis Globais, as vendas de Volkswagen avançaram 17,6 por cento em Maio e 15,8 por cento nos primeiros cinco meses do ano. A Audi registou um avanço de 6,3 por cento e a Skoda recuou 29,7 por cento.
BolsaPt.com
Befesa pretende aumentar negócio de reciclagem industrial em Portugal
3-6-2004 8:37
A espanhola Befesa, subsidiária da Abengoa, anunciou que está interessada em expandir o negócio de reciclagem industrial em Portugal.
Ainda este ano a empresa espera estar mais activa em território nacional, sendo já a maior importadora de resíduos industriais. Para isso, conta com parcerias com empresas locais.
A empresa vai adoptar ainda um plano de aquisições em sectores rentáveis, com elevado valor acrescentado.
O projecto será financiado com fluxos de caixa da sua actividade e financiamento externo, possivelmente com a emissão de acções, obrigações e outros títulos de rendimento fixo ou variável.
BolsaPt.com
Munich Re reitera estimativas anuais
3-6-2004 8:32
A resseguradora alemã Munich Re reiterou as estimativas para o lucro anual de 2 mil milhões de euros, depois do aumento dos preços ter garantido à empresa um resultado positivo no primeiro trimestre.
O lucro do primeiro trimestre atingiu os 534 milhões de euros, face ao prejuízo registado no período homólogo, devido ao aumento dos preços desde os ataques de 11 de Setembro de 2001.
A empresa estima que o rácio combinado desça abaixo dos 97 por cento.
BolsaPt.com
Espanha: PMI serviços desce para 54,6 pontos em Maio
3-6-2004 8:29
O índice dos gestores de compras do sector dos serviços de Espanha recuou de 55,7 para 54,6 pontos em Maio, segundo dados compilados pelo NTC Reserach e pela associação espanhola de gestores de compras.
Um índice acima de 50 pontos indica expansão do sector.
BolsaPt.com
Philip Green confirma oferta pela Marks & Spencer
3-6-2004 8:27
O bilionário Philip Green confirmou que vai lançar uma oferta pela retalhista britânica Marks & Spencer.
A oferta oscilará entre 290 e 310 pence por acção mais uma participação de 25 por cento na empresa que vai ser criada para lançar a oferta.
Philip Green volta a considerar uma oferta pela empresa, depois de ter falhado as suas intenções em Dezembro de 1999.
BolsaPt.com
Lucro da Kingfisher aumenta 18%
3-6-2004 8:25
A britânica Kingfisher anunciou um aumento de 18 por cento no lucro do primeiro trimestre, superando o esperado pelos analistas. As vendas aumentaram 10 por cento.
O resultado líquido atingiu os 145 milhões de libras, acima dos 141 milhões esperados pelos analistas.
Em termos comparáveis, as vendas aumentaram 5,8 por cento para 1,9 mil milhões de libras.
BolsaPt.com
Swiss International não integra aliança Oneworld
3-6-2004 8:23
A companhia aérea Swiss International Air Lines não vai integrar a aliança Oneworld devido a não concordar com os planos de passageiro frequente da British Airways.
Os acordos comerciais entre as duas operadoras não podem ser aplicados, segundo a companhia aérea suíça.
Os acordos com os restantes membros da aliança mantêm-se.
BolsaPt.com
Renault lança automóvel a 5 mil euros
3-6-2004 8:20
A Renault lançou um novo conceito de automóvel, com a apresentação de um automóvel que será vendido ao preço único de 5 mil euros. Até 2010 a empresa pretende vender 700 mil unidades do monovolume.
O modelo será introduzido nos países emergentes. A construção será realizada em países com baixos custos de produção.
O carro barato cumpre as normas de segurança da Europa e permite uma elevada fiabilidade, robustez e facilidade de manutenção.
BolsaPt.com
PIB nacional deve crescer 1,25% em 2004
3-6-2004 8:15
A economia nacional deverá expandir-se 1,25 por cento no ano corrente, segundo previsões da PreciwaterhouseCoopers. No próximo ano, a economia deverá crescer 2,25 por cento.
O crescimento nacional deverá ser suportado pelas exportações, devido à maior procura externa e a maior competitividade nos preços. O consumo interno deverá aumentar de forma gradual.
As previsões da PricewaterhouseCoopers é mais optimista que a da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e do próprio Governo.
A consultora espera ainda que o défice nacional supere o limite estabelecido por Bruxelas em 2004 e 2005, tal como a Grécia, Itália, Holanda, França e Alemanha.
BolsaPt.com
3-6-2004 8:15
A economia nacional deverá expandir-se 1,25 por cento no ano corrente, segundo previsões da PreciwaterhouseCoopers. No próximo ano, a economia deverá crescer 2,25 por cento.
O crescimento nacional deverá ser suportado pelas exportações, devido à maior procura externa e a maior competitividade nos preços. O consumo interno deverá aumentar de forma gradual.
As previsões da PricewaterhouseCoopers é mais optimista que a da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e do próprio Governo.
A consultora espera ainda que o défice nacional supere o limite estabelecido por Bruxelas em 2004 e 2005, tal como a Grécia, Itália, Holanda, França e Alemanha.
BolsaPt.com
ISP não vai descer para compensar subida do preço do petróleo
3-6-2004 8:11
Manuela Ferreira Leite afastou a possibilidade de reduzir o ISP – Imposto sobre o Petróleo para compensar a subida do preço do crude nos mercados internacionais, segundo o Diário Económico.
A ministra considera que a perda de receita fiscal poderá ser significativa, face à subida do preço do petróleo, devido à redução do consumo.
No entanto, a redução do ISP apenas será considerado se for provado que a subida dos preços for conjuntural. A decisão terá, no entanto, que ser comum a todos os membros da União Europeia.
No entanto, se o problema for estrutural, o que parece justificado com a subida da procura pela China e Índia, os impostos não deverão sofrer alterações.
BolsaPt.com
Projecto de túnel entre Lisboa e Almada lançado
3-6-2004 8:5
O ministro das Obras Públicas e Transportes, Carmona Rodrigues, lançou a ideia de ligar Lisboa e Almada através de uma rede de metropolitano, com a construção de um túnel sob o Rio Tejo, segundo o Diário Económico.
O projecto deverá ser apresentado na próxima semana, com a presença de Durão Barroso.
O projecto de ligação das redes do Metro de Lisboa e do Metro Sul do Tejo partiu da Câmara Municipal de Almada.
BolsaPt.com
Parceiros da Carlyle podem negociar pela Galp
3-6-2004 8:2
Manuela Ferreira Leite, ministra das Finanças, deixou em aberto a possibilidade do Grupo José de Mello e da Petrocer negociarem com os parceiros da Carlyle a entrada no capital da Galpenergia, segundo o Diário Económico.
Assim, além da possível união entre a Petrocer e a José de Mello, o adquirente de até 47 por cento da Galp poderá acolher ainda parceiros da Luso-Oil, a qual foi excluída do concurso.
A Carlyle, o Banco Espírito Santo, Ilídio Pinho, Américo Amorim e a Fundação Oriente poderão negociar a sua entrada noutro consórcio.
BolsaPt.com
Desempregos inscritos centros emprego recuam 2,1% em Maio
3-6-2004 7:59
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 2,1 por cento em Maio, para 452.111 inscritos, segundo dados do Ministério da Segurança Social e do Trabalho.
O número de desempregados recuou para níveis próximos de Novembro de 2003.
A taxa de crescimento do desemprego recuou para 8 por cento, face aos 28,1 por cento registados em Maio de 2003.
BolsaPt.com
3-6-2004 7:59
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 2,1 por cento em Maio, para 452.111 inscritos, segundo dados do Ministério da Segurança Social e do Trabalho.
O número de desempregados recuou para níveis próximos de Novembro de 2003.
A taxa de crescimento do desemprego recuou para 8 por cento, face aos 28,1 por cento registados em Maio de 2003.
BolsaPt.com
Líbano Monteiro considera demissão do ICEP/Iapmei
3-6-2004 7:57
O presidente do ICEP/Iapmei, Líbano Monetário, está a considerar se mantém as suas funções no organismo, devido a controvérsias com o ministro da Economia, Carlos Tavares, segundo Jornal de Negócios.
Uma das divergências diz respeito à transferência do IAPMEI do ICEP de Lisboa para o Porto. A decisão, tomada pelo Governo, não foi tornada pública aos institutos.
BolsaPt.com
BCP com 88% dos prejuízos fiscais aceitos pelas Finanças em 2002
3-6-2004 7:53
O Banco Comercial Português representou 88,4 por cento dos pedidos de transmissão de prejuízos fiscais aceites pelo Ministério das Finanças em 2002, segundo o Jornal de negócios.
Esta aprovação pelas Finanças levou a que não entrassem nos cofres estatais mais de 82 milhões de euros. No total dos pedidos aceites, o Estado deixou de receber 92,9 milhões de euros em 2002.
Entre 2001 e 2003, as Finanças deixaram de cobrar 116 milhões de euros com a aprovação de transmissão de prejuízos fiscais.
BolsaPt.com
Vendas da José de Mello SGPS aumentam 9%
3-6-2004 7:50
As vendas da José de Mello SGPS aumentaram 9 por cento em 2003, para 813 milhões de euros, com um crescimento sustentado da actividade.
A José de Mello Saúde facturou 25,2 milhões de euros, a Soponata atingiu vendas de 16,5 milhões de euros, a José de Mello Imobiliária atingiu um volume de negócios de 15,3 milhões de euros e a CUF vendeu 11,7 milhões de euros.
O EBITDA atingiu os 63 milhões de euros. Os fluxos de caixa subiram 42 por cento para 63 milhões de euros.
O activo desceu 65,6 milhões de euros, com a venda de dois navios e o imóvel do Hospital CUF Descobertas.
BolsaPt.com
Nikkei encerra com queda forte
3-6-2004 7:27
O mercado nipónico encerrou em forte queda, depois de inverter a tendência inicial. O preço do petróleo subiu novamente acima dos 40 dólares por barril no mercado asiático,e elevando as preocupações do impacto na economia global.
A Samsung desceu 2 por cento, a Tokyo Electron recuou 2,5 por cento e a Avantest desceu 1,9 por cento. As empresas tecnológicas esperam que a Intel apresenta uma redução das estimativas trimestrais.
O índice Nikkei desceu 1,91 por cento para 11.027,05 pontos, depois de ter iniciado a sessão em terreno positivo.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], JorgeLima73, nbms2012, Paulo Pereira 74, Phil2014 e 81 visitantes