Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - de braços cruzados !!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ... a historia a repetir-se

por homemdoswarrants » 1/6/2004 18:09

SirPatrickBateman Escreveu:Boa noite,

Não tenho estado muito participativo, no entanto, queria pedir ajuda na análise de uma figura no gráfico horário do EUR/USD!
Penso estarmos a presenciar a formação de uma figura não muito reconhecida, mas que poderá servir para nos basearmos na idealização de um bom trade.

Será isto um Diamante? Se sim... que projecções?

Obrigado pelas vossas opiniões!

SirPatrick

Parece que esta figura se esta de novo a formar com eixo a 1.2210. ( grafico horario)
Sera verdade?
qual o sentido mais provavel?
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

Caro Djovarios

por homemdoswarrants » 29/5/2004 2:17

Desejo-lhe um bom fim de semana e já agora estou curioso por 2 coisas:

1º- Se sabe como esta aquela criança vitima das queimaduras infrigidas pela propria mae, sempre que leio seus posts recordo com tristeza tal incúria.

2º- Quais as boas noticias que nos vai mais uma vez comtemplar.

Mais uma vez bom fim de semana e obrigado

por JAOR » 29/5/2004 1:29

Vítor Escreveu:Bem, avaliando o entusiasmo do dj.. Vem aí boa coisa, aguardo com expectativa esse dia 31.

Desejo também um excelente fim-de-semana para todos vós!

P. S. Nuno, sempre conseguiste recuperar aqueles dados?

Desculpa ,usar as tuas palavras, mas eu diría ,que vem aí GRANDE COISA :mrgreen: ELE NÃO FAZ POR MENOS :wink:

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Dark » 28/5/2004 23:42

Djovarius,

Bom fds e venha daí a novidade !

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por nunofaustino » 28/5/2004 22:48

Infelizmente Vitor não consegui de todo...

O DVD estava mal gravado (não sei como é que o ainda consegui ler) e o disco duro para além de estar com erros tinha sido formatado 3 vezes (primeiro para instalar o W95, depois o 98 e finalmente o XP)...

Ou seja, muitas dores de cabeça... mas em princípio tudo se há de resolver...

Um abraço e obrigado pela preocupação...
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Comentador » 28/5/2004 21:33

Só agora pude chegar perto do PC.

djovarius e semprefrio, ainda bem que gostaram do meu post.

Também estou de acordo que o EUR/USD acima de 1,25 tem o caminho aberto para os máximos. Numa conjuntura mundial mais ou menos normal eu diria que, com os solavancos do costume, não havia muita volta a dar. No nosso mundo actual, tudo é mais complicado e imprevisto, e eu espero mesmo surpresas. Mas surpresas que provavelmente e a posteriori vão fazer todo o sentido. Para trading poderá estar bom, mas para manter durante mais tempo uma posição vai ser precisa ainda mais coragem.

Portanto, djovarius, se eu pretendo estar preparado para más surpresas como digo acima, para as boas surpresas estou de braços abertos.Venha lá essa surpresa!!

Um abraço e bom fim de semana

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por Vítor » 28/5/2004 20:46

Bem, avaliando o entusiasmo do dj.. Vem aí boa coisa, aguardo com expectativa esse dia 31.

Desejo também um excelente fim-de-semana para todos vós!

P. S. Nuno, sempre conseguiste recuperar aqueles dados?
"Sinto que Tania está com uma disposição hostil. Desagrada-lhe que outra coisa, que não ela, me encha. Sabe, pelo próprio calibre da minha excitação, que o seu valor está reduzido a zero. Sabe que esta noite não vim para a fecundar. Sabe que dentro de mim germina qualquer coisa que a destruirá. É de compreensão lenta, mas está a compreender…" Henry Miller, Trópico de Câncer [Livros do Brasil]

Registado: 28/10/2003 19:02

por nunofaustino » 28/5/2004 20:19

Tb fiquei com a pulga atrás da orelha :)

Bom fdsemana...

Um abraço
nunofaustino

por semprefrio » 28/5/2004 20:13

Venha essa grande novidade! :)

Bom fim de semana,
sf

Registado: 31/12/2003 21:12

por djovarius » 28/5/2004 20:08

Sendo assim, estamos a terminar a segunda semana seguida de subidas no EUR/USD, algo que não acontecia há muito.
E nesta, foram quase 2% de subida !!

Virá nova análise, mas preparem-se para grande novidade no Caldeirão.
Vai ao ar na segunda-feira, dia 31 para bem lançar o novo mês de Junho !! :)

Um abraço

Excelente fds
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por semprefrio » 28/5/2004 17:50

Também gostei, comentador. :)

A tal lentidão percebida teve a ver com conjuntos anómalos de semanas que não saíam (ou saíam por muito pouco) fora das referências de uma semana semana importante.

Temos o exemplo da semana iniciada em 11 de Janeiro e uma sequeência de 6 semanas "inside" daquela, com pequeníssimas saídas na primeira e na quinta.

Outro, a semana iniciada em 29 de Fevereiro e uma sequência de quatro semanas "inside" daquela (a última saiu por muito pouco), ainda com a agravante de máximos relativamente próximos entre elas.

Quanto ao teste aos máximos anuais, estou de acordo com o Dj. Depois de vencida a zona dos 1.247x, 1.2500, poderemos pensar nisso.

Um abraço,
semprefrio

por djovarius » 28/5/2004 17:28

Excelente trabalho !! :wink:

Eu diria que o cenário da queda que referiu, pode estar a dar azo a uma retracção, sendo que temos 1.2347 como 50% entre o máximo e o mínimo e temos 1.2490 como 61.8% de retracção entre os tais valores.

Isto pode querer dizer que acima de 1.25 já é legítimo falar no regresso a 1.29 !! Caso contrário, mantenho o cenário de lateralização alargada, a qual pode estar entre 1.15 / 1.17 - 1.23 / 1.25 !!

Em qualquer dos casos, rejubilo de alegria. Em qualquer situação, haveria espaço para negociar, com vista ao curto prazo ou mesmo prazos maiores.

Quanto ao mercado hoje... acalmou !! O € e o Cable retrairam cerca de 100 pips em relação aos máximos da semana. O CHF perdeu terreno em geral. Porém, o JPY continua a avançar, ganhando terreno em relação a todas as divisas, o que sinaliza que o mercado estava a exagerar na percepção de risco, o que é bom.
O USD só não perde mais ainda para o JPY porque os dados de hoje suportam-no, através de nova (ligeira) subida dos yields dos títulos de dívida.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Comentador » 28/5/2004 17:16

Como fiz este pequeno exercício para mim (uma espécie de “ficha técnica”), não quero deixar de o mostrar a todos. São dados muito simples, até básicos, que mesmo assim permitem vislumbrar o quanto enganador pode ser o mercado, quando estamos enredados no meio das variações dos preços e às vezes temos as maiores dúvidas e tentações.

Cross – EUR/USD

Movimento – Descida de 1,2930 a 1,1759 (1.171 pontos ou pips – quase 12 figuras)

Duração – de 18/02/2004 a 26/04/2004 (49 dias de negociação)

Número de velas negras – 23

Número de velas brancas – 26

Quedas diárias (fecho-abertura) superiores a 100 pips – 12

Subidas diárias (fecho-abertura) superiores a 100 pips – 6

Duplo topo a 1,29 – cumprimento quase milimétrico do target (1,1768), atingido no final deste movimento (1,1759)

Retracement da subida desde 31/01/2002 a 18/02/2004 – 26,9%, não muito distante dos 23,6%.

Pontos chave do movimento – 1,2710; 1.25/1,2490; 1,2451; 1.2370/80; 1,2334; 1.2220; 1.2160/70; 1,2056; 1,1950; 1,1850

Há aspectos interessantes a destacar:

1. bastante amplitude da descida (a que só agora se pode dar o devido relevo)
2. grande rapidez do movimento (mas que, na altura, pareceu muito lento…)
3. maior número de velas brancas do que negras

Naturalmente, considerei este movimento terminado. Mais do que isso, depois de ter sido feito, nas últimas semanas, um possível duplo fundo, confirmado (?!) com a quebra muito forte e consistente da resistência a 1,2179 (ponto mais alto entre os dois fundos), penso que é altura de olhar para a subida em curso para ver até onde ela nos leva.

Um abraço

Comentador

por semprefrio » 28/5/2004 15:23

Antunes Escreveu:É uma estratégia que uso há bastante tempo. Se estiver errado e o cross subir mais sempre tenho os outros 40% para me consolar. :mrgreen: :P

Antunes, permite-me uma questão.
Utilizando essa estratégia, faz sentido que os restantes 40% fiquem protegidos por um stop ou corres o risco de que esses "comam" grande parte da mais valia gerada pelos 60% alienados.
Se é isso que fazes, sobes o stop exactamente para a zona onde despachaste os 60% ou dás um pouco mais de folgo à posição?

Espero que esta não seja informação classificada! :mrgreen:

Um abraço,
semprefrio

por djovarius » 28/5/2004 15:07

Bem, a Confiança do Consumidor diminuiu (lógico, quem gosta de pagar mais pela gasolina?) nos EUA, mas o índice de Chicago atingiu 68, ou seja, o maior dos últimos 20 anos, relançando a questão do aumento dos juros. Poucas dúvidas haverá sobre isso agora.

Mas o Forex não reagiu muito a qualquer das duas notícias. Deu apenas margem para quedas sem expressão do EUR e CHF face ao USD.
É mais o modo correctivo do que outra coisa.

Veremos o que acontece nas próximas duas horas, porque depois, o clima de fim de semana vai tomar conta dos acontecimentos.

Abraço

dj

por djovarius » 28/5/2004 13:10

Boa tarde !!

Hoje não se faz muito no Forex. Mas também, ontem foi tudo e mais alguma coisa. É sexta-feira, mas o mercado está condicionado pelo "memorial day" nos EUA, que é segunda-feira, dia 31 e feriado. Claro que o Forex não fecha nunca, mas o trading diminui...

Mas hoje o dia está a ser marcado pela pequena recuperação técnica do USD e por uma novidade que vai recolocar a zona Euro na mira dos investidores/especuladores.

Como seria de esperar, a inflação voltou a subir na região da moeda única.
2.5% ao ano (prévia de Maio) bem acima dos 2% alvo do BCE.
E aqui fica uma dúvida muito grande. Volta a "guerra" interna do BCE. Há gente que continuará a defender a descida dos juros para animar a Economia. Mas os defensores da estabilidade dos preços voltam a ganhar argumentos - o próximo movimento das taxas será no sentido da subida !! Mesmo que não seja nos próximos meses.
E isso seria péssimo para a zona Euro: ter de aumentar os juros sem o correspondente crescimento poderia implicar em recessão.
Algo que o mercado vai certamente acompanhar nos próximos tempos.
Ou seja, o foco deixa de ser apenas o FED. Agora os holofotes vão-se dividir. Frankfurt na mira das notícias.

Quanto ao mercado, há uma ligeira recuperação do USD, até animada por estas notícias, mas é melhor ver primeiro os dados importantes desta sexta-feira.
Temos a leitura dos rendimentos e gastos pessoais nos EUA. Também por lá, a revisão da Confiança do Consumidor - Univ. Michigan (14:50) e o dado principal será logo a seguir, o Chicago PMI, que se espera atingir 62 contra os quase 64 do mês anterior.

O EUR/USD ainda atingiu 1.229x, ligeiramente acima do ciclo extremo, enquanto o Cable foi a 1.84 - target para muitos especuladores, enquanto o USD/JPY atingiu 110.4x - retracção perfeita da subida entre mínimos e máximos do ano.

Agora é só esperar e ter cuidado, porque hoje é sexta-feira...

Um abraço

djovarius

por Antunes » 28/5/2004 12:15

Obrigado dj e sf. Assim até fico corado! :oops: É uma estratégia que uso há bastante tempo. Se estiver errado e o cross subir mais sempre tenho os outros 40% para me consolar. :mrgreen: :P

Já agora, estandos os EUA fechados na 2ª feira como é do Forex? Está aberto??

Registado: 4/12/2002 11:16

por vm » 28/5/2004 10:02

Holding Eur/Usd 1.18 line may have a lot to do with Chinese and Japanese billions which have been diversifying out of Dollar assets without disturbing the market..Since they trade with medium-term perspective,1.28-1.30 region may be their target zone for future buying on dips operations..Eur/Jpy is likely to fall dragging down Eur/Usd but it may only slow down the speed of Euro rise not the direction while Yen charges ahead..In the medium-term,rate rise in a debt-ridden economy can only be a disaster for the currency of that economy..

Registado: 5/11/2002 10:56

por djovarius » 27/5/2004 23:46

Boas, o que tenho a assinalar neste momento é que foi um dia daqueles... e o regresso às fortes amplitudes diárias e semanais.
Assim foi possível completar o ciclo semanal em alta, o que não estava a acontecer nos últimos tempos. Foi até valores extremos, o que só havia sucedido por duas vezes em 25 semanas.
Se é já a confirmação de nova tendência de curto prazo??
Pode ser que sim. Já sabemos que estamos agora perto de valores que a confirmam em definitivo.
Mas o que me mostra fraqueza no USD, é a sua queda abrupta face ao CHF. Isto é sempre sinal de fuga a um determinado activo. De sentimento em baixa nos mercados. De tempestade no mar. Sobretudo porque as principais divisas perdem terreno para a moeda de refúgio.
Mas 300 pips (2.5%) no USD/CHF é muito raro. Até parecia dia de ataque terrorista ou evento semelhante.
De resto, EUR, JPY e GBP também com fortes ganhos face ao USD. Para não falar das "moedas das commodities" e das "emergentes", também de volta aos dias positivos.

Finalmente isto está com interesse :)

Abraço

dj

por semprefrio » 27/5/2004 22:49

Boa noite a todos. :)

Hoje tivemos movimento interessante não só no eurusd como aqui no tópico. Acho que todos os participantes estão de parabéns.

Para o Antunes: parabéns 2x.

Para o SPB, ainda que o amigo Nuno já te tenha respondido e que eu também não goste de negociar figuras no forex, vê esta informação:

http://www.coveredcallswins.com/chartpa ... terns.html

Abraço,
sf

Caro Nuno

por homemdoswarrants » 27/5/2004 21:38

nunofaustino Escreveu:Estou com uma vontade de entrar curto no EurUsd que vocês n imaginam :)... está no limite superior da banda volátil indicada pelo DJ, perto de resistências, num movimento muito esticado, ...

no entanto acho que o cross ainda vai aos 1.2333 (mínimos de Janeiro) antes de descer qquer coisinha de jeito... é que o cross costuma, pelo menos, "tocar" na base ou no topo do movimento anterior (neste caso no primeiro fundo da correcção que ocorreu este ano)...

Um abraço
nunofaustino

tambem eu fechei uma posiçao longa a 1.224 e estou aqui a sentir-me fortemente tentado a abrir uma posiçao curta , será que amanha poderemos assistir a uma retraçao ate perto dos 1.21???????
A minha unica duvida é se com a abertura do Japao e por ser sexta feira , possa a resistencia dos 1.227 ser rompida com força e levar o par aos 1.235
quando forem 2 da manha , logo decido

por djovarius » 27/5/2004 20:37

Bem, Nuno, já que falaste nisso, tens ali os 1.2347 que são exactamente os 50% de retracção entre 1.2925 e 1.1760 !!! Poderá ser um trade com um bom r/r!!
É um valor que fica de facto na antiga zona de suporte quando começaram as quedas.

Abraço

dj

por nunofaustino » 27/5/2004 19:44

Estou com uma vontade de entrar curto no EurUsd que vocês n imaginam :)... está no limite superior da banda volátil indicada pelo DJ, perto de resistências, num movimento muito esticado, ...

no entanto acho que o cross ainda vai aos 1.2333 (mínimos de Janeiro) antes de descer qquer coisinha de jeito... é que o cross costuma, pelo menos, "tocar" na base ou no topo do movimento anterior (neste caso no primeiro fundo da correcção que ocorreu este ano)...

Um abraço
nunofaustino

Pedido de desculpas

por Comentador » 27/5/2004 19:38

Oh Razão Pura, não fique sentida com o que eu disse. Eu lamento ter misturado a referência à sua aguda e inteligente capacidade de análise com um desajustado bom humor. A sua análise foi excelente, não só no longo mas também no curto prazo, disso ninguém pode ter dúvidas. Só é pena não estar a transaccionar pois valeria bem a pena.

Pela minha parte, espero que continue a intervir cada vez mais nestes tópicos do djovarius, pois seria mais um incentivo à minha própria participação.

Será que fico desculpado?

Cumprimentos
Comentador

boas

por Guzziman » 27/5/2004 18:36

Está esticada a posição.
Amanhã é sexta feira...
É preciso arrefecer para manter tendêcia bull em euro.
Fica um quadro
Anexos
8h.PNG
8h.PNG (66.64 KiB) Visualizado 1836 vezes
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

Próximo