O Sistema Educativo em Portugal
Caro Valves....
Li com muita atenção as tuas sugestões para a melhoria do ensino, mas apesar de ter algumas boas ideias penso não serem exequiveis ou redutoras pelas seguintes razões:
Esta sugestão é boa para os pais e não para os filhos, já que não os têm que aturar durante o dia inteiro
. A escola deve ser local de aprendizagem e não depósito para as crianças enquanto os pais trabalham. Além do mais a escola não deve substituir os pais em termos de educação, e aqui falo em principios básicos de civilidade e cidadania.
Se para um adulto já é dificil estar 8 horas no trabalho, imaginem um jovem estar 8 horas fechado numa instituição. Temos que nos lembrar que os indices de concentração e capacidade de trabalho deles não são iguais aos de um adulto.
Sim o ideal seria sempre turmas reduzidas,mas infelizmente isso nem sempre é possivel, não por falta de professores, mas sim por falta de instalações. Basta ires a qualquer estabelecimento de ensino e verificares quais as condições de alguns.
Se existir um bom programa para estas disciplinas não haverá qualquer necessidade de aprofundamento. Tem é que haver uma restruturação a séria dos programas e acabar com o facilitismo que está a ser imposto pelas associações de pais. Sim porque dizem que os filhos não sabem nada, mas se eles chumbam porque são preguiçosos então as matérias já são dificeis. Longe vão os tempos em que o professor era respeitado na sala de aula quer pelos pais quer pelos alunos.
Quanto as actividades extra-curriculares, estou de acordo que deveria haver mais e maior e melhor quantidade, mas mais uma vez temos o problema de instalações adequadas e arranjar professores qualificados para os mesmos. Todavia já existe em muitos estabelecimentos de ensino públicos actividades/clubes onde os alunos podem passar o tempo livre, mas infelizmente muitos deles preferem ir para casa para a net/jogar na consola/ver DVD's e tV/ ou ir para o mac donalds (perdoem a publicidade) para estar na palheta com os amigos, do que pertencer ao grupo de teatro, cinema, fotografia, artes visuais/jardinagem que já existe em muitas escolas deste pais.
Quanto às fontes de financiamento, realmente nada mais fácil, pois basta ter vontade política para arranjar os fundos. (exemplo do Euro/Expo)
Agora na minha modesta opinião o sistema de ensino sofre de algumas doenças crónicas e que nehum governo/sociedade teve a coragem de combater.
1. Os pais vêm a escola como depósito para as crianças, muitos deles não sabem o que lhes hão-de fazer nas férias.
2. Em casa os pais não educam os filhos, e confundem educação com dar bens materiais e liberdade esquecendo de incutir responsabilidade. Depois exigem que a escola incuta valores nas crianças em subsituição dos pais.
3. Os programas deveriam ser revistos, de forma a que o ensino deixa-se de ter a forma "socrática" que tem hoje e ganha-se uma vertente mais prática e inter-activa.
4. O ensino de artes e oficios/tecnológico deveria ser mais divulgado e não ser encarado como uma saida para alunos com problemas de aprendizagem.
Um bom carpinteiro/merceneiro/embutidor/electricista/etc... não precisa de ser bronco.
5. Fomentar as actividades desportivas na escola na sua vertende lúdica e não profissional, tão descurada que é. Não me refiro apenas ao futebol, mas a todos os outros desportos de equipa.
Muitas outras sugestões ficaram por escrever, e algumas até bastantes discutiveis, mas penso que estas tocam em alguns pontos essenciais.
nota: Valves, adorei a medida de por a classe política a andar de transportes públicos
, mas para conseguires isso o necessário era trocar a classe política
. Quando existem em portugal ex-politicos que quando vão a prais mandam os guarda costas expulsar as pessoas da àrea, mais palavras para quê
nota2: peço desculpa por qualquer erro/gralha ortográfica, mas não fiz qualquer revisão ao texto.
1 - Escola a tempo inteiro - as crianças devem estar ocupadas 8 horas por dia na Escola
Esta sugestão é boa para os pais e não para os filhos, já que não os têm que aturar durante o dia inteiro

Se para um adulto já é dificil estar 8 horas no trabalho, imaginem um jovem estar 8 horas fechado numa instituição. Temos que nos lembrar que os indices de concentração e capacidade de trabalho deles não são iguais aos de um adulto.
2 - O numero de alunos por professor não deve exceder os 15 o que com o aumento do n.º de professores e com baixa da natalidade não deve ser impossivel de fazer.
Sim o ideal seria sempre turmas reduzidas,mas infelizmente isso nem sempre é possivel, não por falta de professores, mas sim por falta de instalações. Basta ires a qualquer estabelecimento de ensino e verificares quais as condições de alguns.
3 - Aprofundar o mais possivel o ensino das seguintes matérias : Português; Matematica; Geografia e Historia e Inglês Durante meio dia.
Se existir um bom programa para estas disciplinas não haverá qualquer necessidade de aprofundamento. Tem é que haver uma restruturação a séria dos programas e acabar com o facilitismo que está a ser imposto pelas associações de pais. Sim porque dizem que os filhos não sabem nada, mas se eles chumbam porque são preguiçosos então as matérias já são dificeis. Longe vão os tempos em que o professor era respeitado na sala de aula quer pelos pais quer pelos alunos.
4 - Para o outro meio dia as crianças escolheriam á lá carte uma serie de actividades practicas que gostaria de fazer estilo : artes Plasticas, Puericultura para as meninas jardinagem; Cozinha; desporto teatro enfim uma serie infindável de actividades que por exemplo hoje certas escolas privadas de Lisboa fornecem aos meninos ricos e que os meninos pobres escandalosamente não podem aceder
Quanto as actividades extra-curriculares, estou de acordo que deveria haver mais e maior e melhor quantidade, mas mais uma vez temos o problema de instalações adequadas e arranjar professores qualificados para os mesmos. Todavia já existe em muitos estabelecimentos de ensino públicos actividades/clubes onde os alunos podem passar o tempo livre, mas infelizmente muitos deles preferem ir para casa para a net/jogar na consola/ver DVD's e tV/ ou ir para o mac donalds (perdoem a publicidade) para estar na palheta com os amigos, do que pertencer ao grupo de teatro, cinema, fotografia, artes visuais/jardinagem que já existe em muitas escolas deste pais.
Quanto às fontes de financiamento, realmente nada mais fácil, pois basta ter vontade política para arranjar os fundos. (exemplo do Euro/Expo)
Agora na minha modesta opinião o sistema de ensino sofre de algumas doenças crónicas e que nehum governo/sociedade teve a coragem de combater.
1. Os pais vêm a escola como depósito para as crianças, muitos deles não sabem o que lhes hão-de fazer nas férias.
2. Em casa os pais não educam os filhos, e confundem educação com dar bens materiais e liberdade esquecendo de incutir responsabilidade. Depois exigem que a escola incuta valores nas crianças em subsituição dos pais.
3. Os programas deveriam ser revistos, de forma a que o ensino deixa-se de ter a forma "socrática" que tem hoje e ganha-se uma vertente mais prática e inter-activa.
4. O ensino de artes e oficios/tecnológico deveria ser mais divulgado e não ser encarado como uma saida para alunos com problemas de aprendizagem.
Um bom carpinteiro/merceneiro/embutidor/electricista/etc... não precisa de ser bronco.
5. Fomentar as actividades desportivas na escola na sua vertende lúdica e não profissional, tão descurada que é. Não me refiro apenas ao futebol, mas a todos os outros desportos de equipa.
Muitas outras sugestões ficaram por escrever, e algumas até bastantes discutiveis, mas penso que estas tocam em alguns pontos essenciais.
nota: Valves, adorei a medida de por a classe política a andar de transportes públicos



nota2: peço desculpa por qualquer erro/gralha ortográfica, mas não fiz qualquer revisão ao texto.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Ofendi alguém?
oh meu amigo...eu apenas disse o k é verdade: os profs têm a vida feita em cacos. E olhe k eu não estou contente com isso...Porque será?
Sinceramente aconselho-o a lêr o k escrevi e a ter uma mente mais aberta e não julgar k estão sempre a ofendê-lo, meu caro!
Ora esta,hein...
Sinceramente aconselho-o a lêr o k escrevi e a ter uma mente mais aberta e não julgar k estão sempre a ofendê-lo, meu caro!
Ora esta,hein...
-
GreenOctober
comenário
Caros
É natural...que as desavenças aconteçam.
Tudo está sem estrutura....desintegrado....fora de uma formação natural, completa,com todos os elementos presentes nos cenários da nossa aprendizagem.
Um engenheiro de parafusos só sabe de parafusos....lemdro-me desta figura ...a exemplificar a especialização da formação e do trabalho.
Ná....um engenheiro...deveria ser um homem sabedor e com a mente treinada para as necessárias abstracções que a sua qualidade de engenheiro exige....com toda a humanidade necessária para compreender a instabilidade da matéria...com o sentimento suficiente para não desejar que tudo seja ciência... e também uma dose de fé.....quer dizer....um engenheiro de parafusos...antes de tudo o mais tem de entender a realidade que é comum a todos os homens...e depois saber além disso um pouco de parafusos....mas só um pouco mais, sem alienações sem exclusivismos.
Mas isso só se pode entender, num outro tipo de sociedade que não a actual. O lucro é um condicionador sem alma...sem humanidade....tudo é feito tendo como lema ...a eficácia material das coisas...exclui-se o espiritual....a parte dourada da acção.
A formação actual, faz-me lembrar o modo de atendimento de uma grande empresa através de elementos preparados para o efeito.
São preparados para responder a perguntas tipo, as chamadas (FAQ)....se forem confrontados perante outra pergunta com elementos um pouco mais subjectivos....respondem ou mandam-lhes que respondam...:- O Senhor mande elementos daquilo que está a dizer. E dali não saímos...não existe flexibilidade....tudo está formalizado num modelo médio de solução.
É como comprar uma camisa com um número superior ao da média geral....ficamos excluídos....tudo está feito para a mediania....todos temos de ser médios...obrigatóriamente....ou então estamos tramados.
É como o clube de leitores ....como só edita os livros que são mais lidos.....a nossas leituras são condicionadas pelo lucro. É assim....esta nossa civilização de suburbanos...ou andamos na média ou somos excluídos.
São apenas exemplos....se prolongarmos a nossa visão para todas as zonas da nossa vivência humana...verificaremos que estamos engaiolados num sistema que alguém edificou à nossa revelia.
Ná.....existe outra forma mais humana de viver...Vêm os brasucas a dizer-nos que a fandanguice do Rock in Rio é para animar a malta e para a paz no mundo...eheheheheh... Até julgo que contribui para o contrário...mas são locubrações minhas....a julgar pelos pavilhões que ali se montaram....para um período tão efémero... e depois dizem que a assistência é menor do que o esperado....enfim um fiasco....no lucro esperado.... a crise dos portugas não sai com paliativos destes... aquilo cheira-me a reengenharias festivaleiras...à procura de chêta... e a coisa não está a sair muito bem... agora para a PAZ ..é que não. Desvirtuam tudo.
Não nos podemos deixar alienar....mesmo com aqueles hectómetros quadrados de superfície a fazer barulho na quinta da Bela Vista. Para o que havia de lhes dar!!!!!!...ehehhe!!
Bem...mas estámos nós a falar de formação e de formatação em sistema de cristalização triclinico.
cumps.
d
É natural...que as desavenças aconteçam.
Tudo está sem estrutura....desintegrado....fora de uma formação natural, completa,com todos os elementos presentes nos cenários da nossa aprendizagem.
Um engenheiro de parafusos só sabe de parafusos....lemdro-me desta figura ...a exemplificar a especialização da formação e do trabalho.
Ná....um engenheiro...deveria ser um homem sabedor e com a mente treinada para as necessárias abstracções que a sua qualidade de engenheiro exige....com toda a humanidade necessária para compreender a instabilidade da matéria...com o sentimento suficiente para não desejar que tudo seja ciência... e também uma dose de fé.....quer dizer....um engenheiro de parafusos...antes de tudo o mais tem de entender a realidade que é comum a todos os homens...e depois saber além disso um pouco de parafusos....mas só um pouco mais, sem alienações sem exclusivismos.
Mas isso só se pode entender, num outro tipo de sociedade que não a actual. O lucro é um condicionador sem alma...sem humanidade....tudo é feito tendo como lema ...a eficácia material das coisas...exclui-se o espiritual....a parte dourada da acção.
A formação actual, faz-me lembrar o modo de atendimento de uma grande empresa através de elementos preparados para o efeito.
São preparados para responder a perguntas tipo, as chamadas (FAQ)....se forem confrontados perante outra pergunta com elementos um pouco mais subjectivos....respondem ou mandam-lhes que respondam...:- O Senhor mande elementos daquilo que está a dizer. E dali não saímos...não existe flexibilidade....tudo está formalizado num modelo médio de solução.
É como comprar uma camisa com um número superior ao da média geral....ficamos excluídos....tudo está feito para a mediania....todos temos de ser médios...obrigatóriamente....ou então estamos tramados.
É como o clube de leitores ....como só edita os livros que são mais lidos.....a nossas leituras são condicionadas pelo lucro. É assim....esta nossa civilização de suburbanos...ou andamos na média ou somos excluídos.
São apenas exemplos....se prolongarmos a nossa visão para todas as zonas da nossa vivência humana...verificaremos que estamos engaiolados num sistema que alguém edificou à nossa revelia.
Ná.....existe outra forma mais humana de viver...Vêm os brasucas a dizer-nos que a fandanguice do Rock in Rio é para animar a malta e para a paz no mundo...eheheheheh... Até julgo que contribui para o contrário...mas são locubrações minhas....a julgar pelos pavilhões que ali se montaram....para um período tão efémero... e depois dizem que a assistência é menor do que o esperado....enfim um fiasco....no lucro esperado.... a crise dos portugas não sai com paliativos destes... aquilo cheira-me a reengenharias festivaleiras...à procura de chêta... e a coisa não está a sair muito bem... agora para a PAZ ..é que não. Desvirtuam tudo.
Não nos podemos deixar alienar....mesmo com aqueles hectómetros quadrados de superfície a fazer barulho na quinta da Bela Vista. Para o que havia de lhes dar!!!!!!...ehehhe!!
Bem...mas estámos nós a falar de formação e de formatação em sistema de cristalização triclinico.
cumps.
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Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
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Calma Josema
Estes outubros são os pais dos filhos que você atura.
Saudações
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GreenOctober, não é com insultos, seja de que outubro for, que eu me calo. Fui prof. 36 anos. Sempre, ou seja, todos os dias, estive disponível para atender de forma gratuita os meus alunos. Para tirar dúvidas podiam telefonar-me até às 22 horas. Para um SOS podiam telefonar-me 24 sobre 24 horas. Se lhe resta alguma dúvida sobre o que acabo de escrever, basta procurar qualquer aluno do 12º ano que tenha tido Psicologia nos últimos 8 anos na E.S. de Canelas (Gaia). Essa atitude preconceituosa e mesquinha de considerar que todos os funcionários públicos são uns inúteis, incompetentes e incapazes diz bem do número de neurónios que ainda funcionam em algumas cabeças. Só mais uma: que tem V. Ex.a contra o facto de um prof. investir na bolsa? E se se metesse na sua vida e deixasse os outros viverem a sua, não acha que seria uma atitude inteligente? Ou será que não é capaz de perceber que cada um tem o direito de dispor do seu dinheiro como muito bem lhe apetecer?
Passe bem, senhor. Não perderei mais tempo a comentar textos onde o português utilizado é bem revelador do nível intelectual do seu autor.
Passe bem, senhor. Não perderei mais tempo a comentar textos onde o português utilizado é bem revelador do nível intelectual do seu autor.
Afinal, alguém
me sabe dizer, quem pagou aquele famoso sistema informático dos Profs que tanta »desgraça« e polémica criou? E quem vai voltar a pagar novamente o novo software?
E quem anda a pagar o Doutoramento de centenas de Profs, + o seu vencimento (na mesma) ao final do mês?
Será que o aumento das propinas (na maioria dos casos sofreu um aumento de 100%)está realmente a ser investido nos alunos?

E quem anda a pagar o Doutoramento de centenas de Profs, + o seu vencimento (na mesma) ao final do mês?
Será que o aumento das propinas (na maioria dos casos sofreu um aumento de 100%)está realmente a ser investido nos alunos?

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Visitante
grande conversa aki vai !!!
fico surpreendido...
teremos aki profs k investem carcanhol nos PSIs e DAXes...
No caso dos profs deve ser mais nos CACs
Deve ser assim k se sentem os milhares k engrossam as fileiras do IEFP, essa grande instituição nacional
teremos aki profs k investem carcanhol nos PSIs e DAXes...

No caso dos profs deve ser mais nos CACs

Deve ser assim k se sentem os milhares k engrossam as fileiras do IEFP, essa grande instituição nacional
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GreenOctober
Pelo número, extensão e soluções apresentadas, verifica-se, sem máquina de calcular, que é tão fácil falar de educação como de futebol... Já aqui disse muitas vezes que me não pronuncio sobre AT ou AF porque não sei o suficiente sobre estes temas. Resta-me ter a humildade de ler o que escrevem aqueles que sabem. Meus amigos, possuo o grau de Mestre em Filosofia da Educação. Passei toda a minha vida de profissional a dar aulas no E. Secundário. Empenhei-me, e fui responsável nacional, nas A. de Pais, quase duas décadas. Pois, apesar de tudo isto, só cheguei, até este momento, a uma conclusão: dar palpites, é para qualquer um; encontrar respostas eficazes, é tarefa de um povo.Por isso, é preciso que todos nós, pelo voto, por pressões sociais de tipo diverso, obriguemos os políticos a elaborarem uma Lei de Bases do Sistema Educativo que se mantenha seja quem for que esteja no governo. Esta lei só poderia ser alterada quando o tempo o exigisse e, nunca, por oportunismo político. Apenas um exemplo, e por aqui me fico: há um senhor que é cabeça de lista às próximas europeias, que quando era ministro da educação,(1985) para captar os votos dos jovens e respectivos encarregados de educação,elaborou um despacho, segundo o qual, naquele ano - e só naquele ano -, os alunos do 12º ano (na altura tinham apenas 3 disciplinas) podiam passar e ter acesso ao ensino superior apenas com duas positivas. A 3ª NOTA PODIA SER ZERO, mesmo que
fosse à disciplina nuclear. E deste modo entraram, por exemplo, em áreas científicas, alunos com nota inferior a 5.... a MATEMÁTICA. Meus amigos, ou mudamos de políticos, ou de política, ou de país. Compete-nos a nós - adultos-, dar aos nossos jovens aquilo a que eles têm direito: condições de
apredinzagem de conteúdos e de métodos de trabalho; de disciplina e de exigência: Eles, não tenho qualquer dúvida, estão melhor preparados e disponíveis para isso, do que os adultos palpiteiros...
Bfs para todos e um abraço amigo
_____________
"Só para ter existido valeu a pena viver. A maior recompensa da vida é ela própria". V. Ferreira
fosse à disciplina nuclear. E deste modo entraram, por exemplo, em áreas científicas, alunos com nota inferior a 5.... a MATEMÁTICA. Meus amigos, ou mudamos de políticos, ou de política, ou de país. Compete-nos a nós - adultos-, dar aos nossos jovens aquilo a que eles têm direito: condições de
apredinzagem de conteúdos e de métodos de trabalho; de disciplina e de exigência: Eles, não tenho qualquer dúvida, estão melhor preparados e disponíveis para isso, do que os adultos palpiteiros...
Bfs para todos e um abraço amigo
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"Só para ter existido valeu a pena viver. A maior recompensa da vida é ela própria". V. Ferreira
Amigo Jo...
Consideras que existiu alguma época em que o mundo foi ou se aproximou do teu pensamento? Exite algum país hoje em que os cidadãos se possam rever nesses princípios? Como és um contra das mais valias mas ao mesmo tempo sabes que os progressos do mundo actual fazem falta e em grande parte são devidos ao sistema contrário ao que defendes, como farias a evolução(rotura?) para a nova sociedade sem eles?
Para reflexão: imagina que começava hoje o mundo apenas com um homem e uma mulher(ambos dispostos a procriarem.....evidentemente!!!). Descreve o modo social da "tua" sociedade.......
Cumps amigo
Para reflexão: imagina que começava hoje o mundo apenas com um homem e uma mulher(ambos dispostos a procriarem.....evidentemente!!!). Descreve o modo social da "tua" sociedade.......
Cumps amigo
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Carlos Martins
comentário
Quem é que não quer ser.....quem é que renuncia ao seu ontos?....Oh meu amigo!!! ...essa só dos polfos os chamados beatnicks do fim da segunda guerra mundial....esses que já tinham no seu curriculo todas as sensasões possíveis ao homem....ou pensavam que tinham....de tal modo que julgavam que não mais sensações haveria para experimentar...já tinham estado nas frentes de guerra...já tinham violado todas as mulheres ..já tinham visto e provocado a morte....estavam saciados....eram desistentes ...limitavam-se a comer o sopa do meio dia nas praças de amesterdam.....viviam por viver...e foi assim mesmo.....tanto que foram mais tarde imitados com as barbas e cabelos hirsutos pela juventude do nosso tempo...do pós guerra...tal a marca impressiva que nos deixou a sua impossibilidade de ser e de viver.
Sim....hoje e algures por aí...deve haver desses tipos......também.....apenas como um conjunto de frustrados para a alimentar a revolta orgânica que um dia surgirá se tudo continuar deste modo....solerte ...escuro....e escondido na lógica das mais valias.....liberais.
Por isso é que se torna urgente mudar. Já foste a África deste nosso tempo....já viste a perdição desse continente.....na lógica do liberalismo???....já viste a desumanidade......o esquecimento....e o desprezo a que são remetidos?..... Vai um dia àqueles ares fortes tropicais......mede a distancia daquelas gentes confundidas e baralhadas ...entre os abutres que comercializam a sua sobrevivencia.......até uma antena parabólica de sonhos.......e a verdade dramática de um mercado de viana....nos arredores de luanda.
Tu arrumado num andar...11J num sistema que o referencia num edificio na suburbanidade de Lisboa onde também de deves perder.....quem sabe que vives ali?
Um dia vi tantos seres rastejantes....na ilha de Luanda......que até me comovi......sem ninguém ver.
Perante aquilo....quando voltei a Lisboa vi então porque existe guerra.....porque se matam os homens....
Deixa-te de suburbanidades...e reflecte...a minha felicidade é condição da felicidade dos outros....é pelo menos um principio a respeitar...para que possamos mudar um dia.
com simpatia.
Sim....hoje e algures por aí...deve haver desses tipos......também.....apenas como um conjunto de frustrados para a alimentar a revolta orgânica que um dia surgirá se tudo continuar deste modo....solerte ...escuro....e escondido na lógica das mais valias.....liberais.
Por isso é que se torna urgente mudar. Já foste a África deste nosso tempo....já viste a perdição desse continente.....na lógica do liberalismo???....já viste a desumanidade......o esquecimento....e o desprezo a que são remetidos?..... Vai um dia àqueles ares fortes tropicais......mede a distancia daquelas gentes confundidas e baralhadas ...entre os abutres que comercializam a sua sobrevivencia.......até uma antena parabólica de sonhos.......e a verdade dramática de um mercado de viana....nos arredores de luanda.
Tu arrumado num andar...11J num sistema que o referencia num edificio na suburbanidade de Lisboa onde também de deves perder.....quem sabe que vives ali?
Um dia vi tantos seres rastejantes....na ilha de Luanda......que até me comovi......sem ninguém ver.
Perante aquilo....quando voltei a Lisboa vi então porque existe guerra.....porque se matam os homens....
Deixa-te de suburbanidades...e reflecte...a minha felicidade é condição da felicidade dos outros....é pelo menos um principio a respeitar...para que possamos mudar um dia.
com simpatia.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
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Mais uma achega
Só agora reparei na frase chave do teu pensamento....«A minha liberdade ou a minha felicidade é condição da liberdade ou da felicidade dos outros»
Parece-me haver aqui uma contradição em relação aquilo que disseste. Nesta acerção a tua liberdade ou felicidade fazem parte de um conjunto mais vasto que é a liberdade e a felicidade dos outros. Se estou a interpretar bem ; tu só és livre ou feliz se os outros também forem. Ou seja: no conjunto liberdade e felicidade cabem todos os humanos sem excepção.
Ora,na minha opinião,isso consiste numa formatação do sentimento. Imagina que existe alguém que não quer liberdade nem felicidade? Isso existe no mundo actual,onde os metias?
Parece-me haver aqui uma contradição em relação aquilo que disseste. Nesta acerção a tua liberdade ou felicidade fazem parte de um conjunto mais vasto que é a liberdade e a felicidade dos outros. Se estou a interpretar bem ; tu só és livre ou feliz se os outros também forem. Ou seja: no conjunto liberdade e felicidade cabem todos os humanos sem excepção.
Ora,na minha opinião,isso consiste numa formatação do sentimento. Imagina que existe alguém que não quer liberdade nem felicidade? Isso existe no mundo actual,onde os metias?
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Carlos Martins
comentário
Caro Martins.
Temos de nos entender, pois parece que estamos a dizer a mesma coisa...o que se passa é que estão a limitar a liberdade do pensamento humano....ao proclamarem como lei natural....o lucro....i.é.....uma coisa só existe se der lucro....e é a sua existência que condiciona o ser do homem...como entidade racional....nada mais injusto...nada mais animal.....nada mais material.....do que essa pretensão ilegítima.
O homem é um estrangeiro na natureza ..desde o momento em que reflectiu e tomou consciência do ser que era....a partir desse momento tornou-se um ser estranho na natureza pela racionalidade que usava....
É pela racionalidade que tomamos consciência da fé e é com a fé que fundamentamos a razão....coisa paradoxal que isto parece...mas que é um passo para o novo tempo.
Preconiza-se o relacionamento com o outro...num acto de razão e também num acto volitivo de crença e de fé.....sem esta dualidade de elementos.....mas sim como se fosse uma força da natureza...onde estes elementos têm lugar de forma humanamente integrada e consequentemente solidária .
É isso que se proclama nessa nova forma de viver, a racionalidade perfeictamente consciente da fé necessária para cumprir este ofício de ter de viver....neste campo do absurdo com que o universo presenteou ingratamente o ontos humano.
Neste caminho de Sísifo onde encararemos tanto os cimos como os fundos com a serenidade que confere a certeza de que estamos a traçar um caminho para qualquer lado que seja ...talvez até Ómega...já perto da Verdade e de Deus é construiremos a nossa humanidade e a nossa esperança.
Não é coisificar o homem....em mais valias ...em heroicidades individuais.....em iluminismo ....em foguetes breves e romanticos a iluminar por momentos fugazes a escuridão da caverna de Platão....que construiremos o futuro.....mas sim.....fazendo um esforço de redenção ...de estudo.....de vontade....de educação.....de fé....diminuindo nem que seja num infinitésimo a condição humana que nos separa da divindade...da verdade ....de Deus.
Mas um modo de viver integrado e solidário sabendo bem.....como já acima referi..... e que se pode retirar da imanência das três religiões proféticas da nossa civilização cujo paradigma é identico em todas elas......A minha felicidade ou liberdade é condição da felicidade ou da liberdade dos outros.....tanto bastaria para que pudessemos banir esta insidiosa ideia de lucro....esta proclamada competitividade reclamada pelas seitas do poder.para nos desarrumar a alma e a ética do ser....e do dever ser.
Cristo......aparece na proclamação do amor....
ao tornar solidário o infinito com o infinito...isto é.....Deus encarna ....e aceita a condição humana para melhor poder esclarecer o homem no seu caminho da redenção......
Maomé.....no mesmo sentido....regista no corão os ensinamentos de Alá para o caminho certo para Ele.
Constrói em Si uma realidade orgânica com o Homem e a Natureza para que o homem saiba que é também um sítio sagrado e como tal devendo
respeitar sempre esse estatudo de submissão ao sagrado.
Vindo de antes Abraão proclama a transcendência da divindade e a vontade de Deus em dizer-nos o bem e o mal para que possamos ter a liberdade de optar.
Porque será que os discípulos de kant....apenas condicionam com o lucro.....com o material...esse esforço de redenção?
Rendimento marginal deve ser igual a custo marginal senão será melhor fechar a empresa e abandonar a indústria.....coisas de mercadores....eheheheh!!!!
Bem...coisas....
cumps.
Temos de nos entender, pois parece que estamos a dizer a mesma coisa...o que se passa é que estão a limitar a liberdade do pensamento humano....ao proclamarem como lei natural....o lucro....i.é.....uma coisa só existe se der lucro....e é a sua existência que condiciona o ser do homem...como entidade racional....nada mais injusto...nada mais animal.....nada mais material.....do que essa pretensão ilegítima.
O homem é um estrangeiro na natureza ..desde o momento em que reflectiu e tomou consciência do ser que era....a partir desse momento tornou-se um ser estranho na natureza pela racionalidade que usava....
É pela racionalidade que tomamos consciência da fé e é com a fé que fundamentamos a razão....coisa paradoxal que isto parece...mas que é um passo para o novo tempo.
Preconiza-se o relacionamento com o outro...num acto de razão e também num acto volitivo de crença e de fé.....sem esta dualidade de elementos.....mas sim como se fosse uma força da natureza...onde estes elementos têm lugar de forma humanamente integrada e consequentemente solidária .
É isso que se proclama nessa nova forma de viver, a racionalidade perfeictamente consciente da fé necessária para cumprir este ofício de ter de viver....neste campo do absurdo com que o universo presenteou ingratamente o ontos humano.
Neste caminho de Sísifo onde encararemos tanto os cimos como os fundos com a serenidade que confere a certeza de que estamos a traçar um caminho para qualquer lado que seja ...talvez até Ómega...já perto da Verdade e de Deus é construiremos a nossa humanidade e a nossa esperança.
Não é coisificar o homem....em mais valias ...em heroicidades individuais.....em iluminismo ....em foguetes breves e romanticos a iluminar por momentos fugazes a escuridão da caverna de Platão....que construiremos o futuro.....mas sim.....fazendo um esforço de redenção ...de estudo.....de vontade....de educação.....de fé....diminuindo nem que seja num infinitésimo a condição humana que nos separa da divindade...da verdade ....de Deus.
Mas um modo de viver integrado e solidário sabendo bem.....como já acima referi..... e que se pode retirar da imanência das três religiões proféticas da nossa civilização cujo paradigma é identico em todas elas......A minha felicidade ou liberdade é condição da felicidade ou da liberdade dos outros.....tanto bastaria para que pudessemos banir esta insidiosa ideia de lucro....esta proclamada competitividade reclamada pelas seitas do poder.para nos desarrumar a alma e a ética do ser....e do dever ser.
Cristo......aparece na proclamação do amor....
ao tornar solidário o infinito com o infinito...isto é.....Deus encarna ....e aceita a condição humana para melhor poder esclarecer o homem no seu caminho da redenção......
Maomé.....no mesmo sentido....regista no corão os ensinamentos de Alá para o caminho certo para Ele.
Constrói em Si uma realidade orgânica com o Homem e a Natureza para que o homem saiba que é também um sítio sagrado e como tal devendo
respeitar sempre esse estatudo de submissão ao sagrado.
Vindo de antes Abraão proclama a transcendência da divindade e a vontade de Deus em dizer-nos o bem e o mal para que possamos ter a liberdade de optar.
Porque será que os discípulos de kant....apenas condicionam com o lucro.....com o material...esse esforço de redenção?
Rendimento marginal deve ser igual a custo marginal senão será melhor fechar a empresa e abandonar a indústria.....coisas de mercadores....eheheheh!!!!
Bem...coisas....
cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
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Amigo Jotobil
Custa-me a entender o tipo de sociedade que tens em mente. Eu não estou contente com esta,de modo nenhum...Já me debrucei muitas vezes sobre o que pretendo mas chego sempre a condições impossíveis de praticar,entre elas a de que NÃO HÁ PARAÍSOS NA TERRA,se os houver,será algures num sitio bem afastado.
O romantismo das sociedades primitivas só era bom para quem tinha poderes de gozar a doce vida, e houve quem passasse por ele pensando que a vida era bela....mas seria? E a natureza humana,caro Jotobil....?
Será possível alterar essa natureza? E as guerras? Desde que meia dúzia de "manfios" ocuparam o planeta que as guerras começaram, não será isso sinal de insubmissão perante a paz?
Há pouco tempo visitei a gruta do Escoural que se pressume do Paleolitico,pois houve uma população que foi asfixiada lá dentro,por outra, que lhes tapou as saídas e as entradas.Nesse tempo os vastos campos do Alentejo deviam albergar "meia dúzia" de viventes e, certamente,todos deviam ter condições de vida para o formato da época.Porque se mataram? Para além das normais condições de sobrevivência que cada época nos permite, exitem inúmeros parâmetros comportamentais que nos separam.
Mais ainda, cada homem tem o seu formato e os conflitos aparecem,como dizes,e bem,também por causa da "imposição" a um formato comum. Na verdade essa imposição pode ser apenas a moda a ditá-la. Mas será possível cada homem seguir o seu formato independentemente do outro? Na minha opinião isso não é possível.
A condição humana de sobrevivência exige a divisão social do trabalho, a entreajuda onde os mais aptos a uma determinada actividade terão que a executar. A natureza ajuda-nos a entender melhor o mundo. Basta olhares ao mundo animal e verificas que todos dependemos de todos.
Pior ainda,também os animais selvagens estão formatados,mais do que os humanos,para desempenharem as tarefas e o fim com que vieram ao mundo: a reprodução.Vamos então analisar aquilo a que chamas estarem prontas as condições para avançarmos para uma nova forma social devido aos avanços tecnológicos que conseguimos.
É verdade que hoje temos grandes recursos que nos permitem fazer muita coisa,mas não foi a formatação que permitiu criar essas coisas? Seria possível termos tantas coisas se não fossem as normas de formatação que foram evoluindo ao longo dos tempos? Sem dúvida que o conseguido foi um esforço global em que nem todos contribuiram da mesma maneira.
Não houve épocas em que se mudou radicalmente a formatação e o resultado foi contrário ao pretendido?Creio que sim. Fala-se muito nas falhas das teorias de organização social,mas o que sempre falhou foi a natureza humana...as teorias são apenas isso.
O romantismo das sociedades primitivas só era bom para quem tinha poderes de gozar a doce vida, e houve quem passasse por ele pensando que a vida era bela....mas seria? E a natureza humana,caro Jotobil....?
Será possível alterar essa natureza? E as guerras? Desde que meia dúzia de "manfios" ocuparam o planeta que as guerras começaram, não será isso sinal de insubmissão perante a paz?
Há pouco tempo visitei a gruta do Escoural que se pressume do Paleolitico,pois houve uma população que foi asfixiada lá dentro,por outra, que lhes tapou as saídas e as entradas.Nesse tempo os vastos campos do Alentejo deviam albergar "meia dúzia" de viventes e, certamente,todos deviam ter condições de vida para o formato da época.Porque se mataram? Para além das normais condições de sobrevivência que cada época nos permite, exitem inúmeros parâmetros comportamentais que nos separam.
Mais ainda, cada homem tem o seu formato e os conflitos aparecem,como dizes,e bem,também por causa da "imposição" a um formato comum. Na verdade essa imposição pode ser apenas a moda a ditá-la. Mas será possível cada homem seguir o seu formato independentemente do outro? Na minha opinião isso não é possível.
A condição humana de sobrevivência exige a divisão social do trabalho, a entreajuda onde os mais aptos a uma determinada actividade terão que a executar. A natureza ajuda-nos a entender melhor o mundo. Basta olhares ao mundo animal e verificas que todos dependemos de todos.
Pior ainda,também os animais selvagens estão formatados,mais do que os humanos,para desempenharem as tarefas e o fim com que vieram ao mundo: a reprodução.Vamos então analisar aquilo a que chamas estarem prontas as condições para avançarmos para uma nova forma social devido aos avanços tecnológicos que conseguimos.
É verdade que hoje temos grandes recursos que nos permitem fazer muita coisa,mas não foi a formatação que permitiu criar essas coisas? Seria possível termos tantas coisas se não fossem as normas de formatação que foram evoluindo ao longo dos tempos? Sem dúvida que o conseguido foi um esforço global em que nem todos contribuiram da mesma maneira.
Não houve épocas em que se mudou radicalmente a formatação e o resultado foi contrário ao pretendido?Creio que sim. Fala-se muito nas falhas das teorias de organização social,mas o que sempre falhou foi a natureza humana...as teorias são apenas isso.
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Carlos Martins
comentário
caro valves
Reajes à boa maneira...à maneira esperada ...nem te dàs conta das diferenças que proclamo.
Pensa nisto:
Costuma dizer-se.....que a minha liberdade ou a minha felicidade começa...ou termina...onde começa ou termina a liberdade ou felicidade dos outros.....é esta a frase proclamada pelos liberais ..para, egoístamente, garantirem o seu quinhão de vida....
Pois ...meu amigo e companheiro de jornada.....dir-te-ei para além dessa frase puramente Kantiana e restritora......que devemos antes meditar nesta outra.....que deve adornar a nossa condição de homens.... a minha liberdade ou a minha felicidade é condição da liberdade ou da felicidade dos outros...........é este o novo espirito.....medita...pensa nisso.....e talvez começes a ver mais além.... para lá da minha presum ida tristeza ou amargura com o conselho suburbano de ir para monsanto dar umas corridas......sabes... tenho saudades das noites de vindima a partir amêndoa na casa de minha avó.......e do cheiro a a aguardente da alqitarra a destilar o cango......que sabes tu da felicidade?
Reajes à boa maneira...à maneira esperada ...nem te dàs conta das diferenças que proclamo.
Pensa nisto:
Costuma dizer-se.....que a minha liberdade ou a minha felicidade começa...ou termina...onde começa ou termina a liberdade ou felicidade dos outros.....é esta a frase proclamada pelos liberais ..para, egoístamente, garantirem o seu quinhão de vida....
Pois ...meu amigo e companheiro de jornada.....dir-te-ei para além dessa frase puramente Kantiana e restritora......que devemos antes meditar nesta outra.....que deve adornar a nossa condição de homens.... a minha liberdade ou a minha felicidade é condição da liberdade ou da felicidade dos outros...........é este o novo espirito.....medita...pensa nisso.....e talvez começes a ver mais além.... para lá da minha presum ida tristeza ou amargura com o conselho suburbano de ir para monsanto dar umas corridas......sabes... tenho saudades das noites de vindima a partir amêndoa na casa de minha avó.......e do cheiro a a aguardente da alqitarra a destilar o cango......que sabes tu da felicidade?
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
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Jotabil disse
Não compres tu coca-cola aos teus filhos......e não os deixes ir ao rock in rio e verás o que te sucede.... deixas de ser um pai fiche...... começas por ter de aturar amigos que tos roubam nos tempos que estavam para ti......depois não vais ao shoping....onde eles também se enganam na modernidade.....até começarem a ir à discoteca da noite.....e aí....se te não suceder o divórcio anestesiante...para os parvos dos suburbanos que tem a mania de julgar que estão na sua vontade e na sua soberania...mas que apenas são os joguete dos abutres que esperam.
Há que ter calma Jotabil qual é o Pai que não gosta de dar as coca -colas a praia aos seus filhos. A vida está feita assim mesmo ontem recebemos dos nossos pais hoje damos aos nossos filhos sem dramas e com gosto isto na vida é preciso é andar para a frente e é a caminhar que se constroi o caminho e se algum dia te sentires com a moral em baixo mal faz como eu vai para a cidade universitaria correr um pouco que isso passa -te logo
Um grande Abraço e um bom fim de semana
Vasco
Não compres tu coca-cola aos teus filhos......e não os deixes ir ao rock in rio e verás o que te sucede.... deixas de ser um pai fiche...... começas por ter de aturar amigos que tos roubam nos tempos que estavam para ti......depois não vais ao shoping....onde eles também se enganam na modernidade.....até começarem a ir à discoteca da noite.....e aí....se te não suceder o divórcio anestesiante...para os parvos dos suburbanos que tem a mania de julgar que estão na sua vontade e na sua soberania...mas que apenas são os joguete dos abutres que esperam.
Há que ter calma Jotabil qual é o Pai que não gosta de dar as coca -colas a praia aos seus filhos. A vida está feita assim mesmo ontem recebemos dos nossos pais hoje damos aos nossos filhos sem dramas e com gosto isto na vida é preciso é andar para a frente e é a caminhar que se constroi o caminho e se algum dia te sentires com a moral em baixo mal faz como eu vai para a cidade universitaria correr um pouco que isso passa -te logo
Um grande Abraço e um bom fim de semana
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
comentário
Caro Valves
Como te entendo.......não sou contrário à ordem.....antes pelo contrário.......sou adepto dela....os tempos que hoje ainda vivemos, é que são desregulamentados....para que os que têm poder possam manobrar à sua vontade....escondidos que estão nas suas redomas.
É ou não verdade que os teus e os meus filhos aprendem as mesmas cantiguinhas?...é ou não verdade que nos retiram os filhos?....é ou não verdade que não podes ter os teus pais nos 180 metros cúbicos que habitas na cidade....o lugar dos escravos?...É ou não verdade que tens de aprender a fazer contas e a ler os códigos para veres algum dinheiro para sobreviveres?...É ou não verdade que só podes gozar as férias em agosto....ou quando muito no verão?...É ou não verdade que não podes filosofar muito?....É ou não verdade que tens o circo do futebol?....and so on.
E depois aos veres a televisão....não é certo que no meio do programa que mais te pode atrair a atenção não deixam de meter os reclamos eivados de estimulos aos teus instintos... condicionadores?....Que mais queres que te diga?...Quem os chamou?...Que querem eles de nós?....Sim....depois de te hipotecares por trinta anos pelos teus 180 m3 de casa...chegas ao fim desse tempo em que foste escravo.....já sem grande coisa ..porque é ao fim de 30 anos que deves renovar as estruturas do prédio ...e vais por isso gastar quase tanto dinheiro como quando o compraste .... e assim sucessivamente.......e os teus filhos nem sequer o desejam para eles ....porque também eles estão estimulados para a modernidade da compra de novo espaço de 180 m3.....e assim sucessivamente.
Temos de mudar para uma outra lógica....esta já está demodé....já provocou tragédias no século passado e vai provocar mais se não metermos mãos à obra de romper esta lógica de rotura que sentimos quase sem remédio.
Temos de mudar por dentro de nós próprios...temos de entender o chamamento da racionalidade que nos comove...seriamente....não chamo à anarquia......chamo apenas à humanidade com que devemos observar os fenómenos que produzimos.....Não nos deixemos alienar pelo marketing.....pela propaganda....que são actividades já orientadas para o lucro de uns e para o prejuizo de outros....como se a competitividade fosse o altar sagrado dos homens.....e nós estamos aqui......e não sairemos disto vivos.....deste absurdo universo que nos deve comover.
A história terá o seu devir.....não é o mercado ...uma norma natural......como querem fazer crer...É para , simplesmente nos usurparem as mais valias que produzimos com o nosso esforço...e nós , feitos carneiros....aceitamos...e ai de quem queira fugir ao sistema...é logo apelidado de anarquista...ou filósofo....ou de comportamento desviante.....experimenta tu ...não levares os teus filhotes ao jardim de infância e verás o que te sucede.....ficas fora da fileira dos escravos.......tens de abandonar a cidade....ou melhor...nem sequer podes abandonar a cidade.....ficas de fora....ficas sob a alçada da lei....ficas um excluído.....não podes pensar.....a tua mulher é essencial...no seu rendimento para as contas da casa..... e tu tens de fazer a revisão do carro.....e tu tens de ir de férias para algarve..senão morres no assadoiro de lisboa.....
Quando serás tu um homem livre?......Pois...quando se avizinharem os tempos de tormes....a tua reforma....os teus direitos de terceira idade...ainda um dia te verei a passear pelas ruas de roma....com um boné...daqeles de pala curva para te dar um ar jóvem e dinamico ...na tua jarretice...atrás de uma flâmula do teu grupo de turistas a visitar o fórum.....umas pedras marteladas como tantas outras....que já te não dizem nada.....a essa velhice condicionada.
Mas livre para quê?...Nem seqer viveste humanamente.....os teus filhos não te sentem como pai...além do seu egoísmo ...que te dá pouca margem de manobra ...a ti para que ...os possas orientar.
Sabes que os educadores tem por base uma pedagogia ...o mais possível cientifica....portanto pretendendo o determinismo das leis e tornando espúrias subjectividades e diferenças que por pequenas que pudessem ser ...são elas que inventam a história e a aventura humana.....Pois... mas isso é só para os filhos dos que pertencem às seitas iniciáticas do poder... com quem, nem eu nem tu privaremos ...porque os seus caminhos não se cruzam com o nosso.....que saiba....alguma vez o champas ia ao teu supermercado?...Ou ao teu café?...alguma vez comentaste algum negócio com ele?....nada....tu e eu somos da massa ignara...e massificada do nossos lugares e dos nosso tempo.
E vais para um parque de campismo......onde existe uma piscina...que é um modo artificial de viver a àgua.....um sucedâneo das águas do mares do sul...onde tu apenas irás uma vez por ano....para não deixares de seres como os urbanos e suburbanos onde nos encerraram para nossa tristeza.......disfarçada na lembrança dos nossos tempos patriarcais...de onde nos foram buscar...para irmos estudar e ser alguém....já nem sei o que te diga.....agora que aprendemos alguns códigos...devemos abrir os olhos e ver....mas ver realmente quem anda a brincar connosco e com a nossa boa fé......manipulando-nos às escâncaras da nossa consciência ...surprendida..por tanta desfaçatez....
Não sou anarca.....existe outro modo de organização social e política do homem...e mais ...estou em crer que já em alguma parte deste mundo...se vive desse novo modo.....apenas os sugadores não deixam que a ideia prolifere.....porque é revolucionária da sua ordem ....e da sua usura.
Não sou anarca...dizes isso porque é uma reacção que eles esperam que tu tenhas perante quem possa contestar a sua ordem......ordem que está a caminho da rotura e da guerra...onde eles também sabem esconder-se e fugir.
Não compres tu coca-cola aos teus filhos......e não os deixes ir ao rock in rio e verás o que te sucede.... deixas de ser um pai fiche...... começas por ter de aturar amigos que tos roubam nos tempos que estavam para ti......depois não vais ao shoping....onde eles também se enganam na modernidade.....até começarem a ir à discoteca da noite.....e aí....se te não suceder o divórcio anestesiante...para os parvos dos suburbanos que tem a mania de julgar que estão na sua vontade e na sua soberania...mas que apenas são os joguete dos abutres que esperam.
Bem...a conversa ...nunca acabaria...
cumps.
Como te entendo.......não sou contrário à ordem.....antes pelo contrário.......sou adepto dela....os tempos que hoje ainda vivemos, é que são desregulamentados....para que os que têm poder possam manobrar à sua vontade....escondidos que estão nas suas redomas.
É ou não verdade que os teus e os meus filhos aprendem as mesmas cantiguinhas?...é ou não verdade que nos retiram os filhos?....é ou não verdade que não podes ter os teus pais nos 180 metros cúbicos que habitas na cidade....o lugar dos escravos?...É ou não verdade que tens de aprender a fazer contas e a ler os códigos para veres algum dinheiro para sobreviveres?...É ou não verdade que só podes gozar as férias em agosto....ou quando muito no verão?...É ou não verdade que não podes filosofar muito?....É ou não verdade que tens o circo do futebol?....and so on.
E depois aos veres a televisão....não é certo que no meio do programa que mais te pode atrair a atenção não deixam de meter os reclamos eivados de estimulos aos teus instintos... condicionadores?....Que mais queres que te diga?...Quem os chamou?...Que querem eles de nós?....Sim....depois de te hipotecares por trinta anos pelos teus 180 m3 de casa...chegas ao fim desse tempo em que foste escravo.....já sem grande coisa ..porque é ao fim de 30 anos que deves renovar as estruturas do prédio ...e vais por isso gastar quase tanto dinheiro como quando o compraste .... e assim sucessivamente.......e os teus filhos nem sequer o desejam para eles ....porque também eles estão estimulados para a modernidade da compra de novo espaço de 180 m3.....e assim sucessivamente.
Temos de mudar para uma outra lógica....esta já está demodé....já provocou tragédias no século passado e vai provocar mais se não metermos mãos à obra de romper esta lógica de rotura que sentimos quase sem remédio.
Temos de mudar por dentro de nós próprios...temos de entender o chamamento da racionalidade que nos comove...seriamente....não chamo à anarquia......chamo apenas à humanidade com que devemos observar os fenómenos que produzimos.....Não nos deixemos alienar pelo marketing.....pela propaganda....que são actividades já orientadas para o lucro de uns e para o prejuizo de outros....como se a competitividade fosse o altar sagrado dos homens.....e nós estamos aqui......e não sairemos disto vivos.....deste absurdo universo que nos deve comover.
A história terá o seu devir.....não é o mercado ...uma norma natural......como querem fazer crer...É para , simplesmente nos usurparem as mais valias que produzimos com o nosso esforço...e nós , feitos carneiros....aceitamos...e ai de quem queira fugir ao sistema...é logo apelidado de anarquista...ou filósofo....ou de comportamento desviante.....experimenta tu ...não levares os teus filhotes ao jardim de infância e verás o que te sucede.....ficas fora da fileira dos escravos.......tens de abandonar a cidade....ou melhor...nem sequer podes abandonar a cidade.....ficas de fora....ficas sob a alçada da lei....ficas um excluído.....não podes pensar.....a tua mulher é essencial...no seu rendimento para as contas da casa..... e tu tens de fazer a revisão do carro.....e tu tens de ir de férias para algarve..senão morres no assadoiro de lisboa.....
Quando serás tu um homem livre?......Pois...quando se avizinharem os tempos de tormes....a tua reforma....os teus direitos de terceira idade...ainda um dia te verei a passear pelas ruas de roma....com um boné...daqeles de pala curva para te dar um ar jóvem e dinamico ...na tua jarretice...atrás de uma flâmula do teu grupo de turistas a visitar o fórum.....umas pedras marteladas como tantas outras....que já te não dizem nada.....a essa velhice condicionada.
Mas livre para quê?...Nem seqer viveste humanamente.....os teus filhos não te sentem como pai...além do seu egoísmo ...que te dá pouca margem de manobra ...a ti para que ...os possas orientar.
Sabes que os educadores tem por base uma pedagogia ...o mais possível cientifica....portanto pretendendo o determinismo das leis e tornando espúrias subjectividades e diferenças que por pequenas que pudessem ser ...são elas que inventam a história e a aventura humana.....Pois... mas isso é só para os filhos dos que pertencem às seitas iniciáticas do poder... com quem, nem eu nem tu privaremos ...porque os seus caminhos não se cruzam com o nosso.....que saiba....alguma vez o champas ia ao teu supermercado?...Ou ao teu café?...alguma vez comentaste algum negócio com ele?....nada....tu e eu somos da massa ignara...e massificada do nossos lugares e dos nosso tempo.
E vais para um parque de campismo......onde existe uma piscina...que é um modo artificial de viver a àgua.....um sucedâneo das águas do mares do sul...onde tu apenas irás uma vez por ano....para não deixares de seres como os urbanos e suburbanos onde nos encerraram para nossa tristeza.......disfarçada na lembrança dos nossos tempos patriarcais...de onde nos foram buscar...para irmos estudar e ser alguém....já nem sei o que te diga.....agora que aprendemos alguns códigos...devemos abrir os olhos e ver....mas ver realmente quem anda a brincar connosco e com a nossa boa fé......manipulando-nos às escâncaras da nossa consciência ...surprendida..por tanta desfaçatez....
Não sou anarca.....existe outro modo de organização social e política do homem...e mais ...estou em crer que já em alguma parte deste mundo...se vive desse novo modo.....apenas os sugadores não deixam que a ideia prolifere.....porque é revolucionária da sua ordem ....e da sua usura.
Não sou anarca...dizes isso porque é uma reacção que eles esperam que tu tenhas perante quem possa contestar a sua ordem......ordem que está a caminho da rotura e da guerra...onde eles também sabem esconder-se e fugir.
Não compres tu coca-cola aos teus filhos......e não os deixes ir ao rock in rio e verás o que te sucede.... deixas de ser um pai fiche...... começas por ter de aturar amigos que tos roubam nos tempos que estavam para ti......depois não vais ao shoping....onde eles também se enganam na modernidade.....até começarem a ir à discoteca da noite.....e aí....se te não suceder o divórcio anestesiante...para os parvos dos suburbanos que tem a mania de julgar que estão na sua vontade e na sua soberania...mas que apenas são os joguete dos abutres que esperam.
Bem...a conversa ...nunca acabaria...
cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
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Comentario
Bem jotabil parece -me profundo aquilo que escreveste mas talvez um pouco utopico se bem que tenhas expresso a preocupação com a formatação das crianças o que a mim parece valido no entanto também não nos esqueçamos que o ser humano precisa de regras para viver e por ventura para ser feliz. A anarquia e a desordem por muito atraentes que possam ser só trariam a morte a prazo da especie Humana que precisa de ordem para viver e ser Feliz. A arte de educar é tentar conciliar a liberdade de uma criança com a liberdade dos outros e a necessidade que os homens têm de organizarem -se para assegurarem a propria sobrevivencia e só para te dar um pequeno exemplo de como a ordem é absolutamente fundamental para a especie humana provavelmente a refeição que tomaste hoje ao almoço foi eventualmente produzida com organização humana sem ela provavelmente estariamos todos mortos.
Um abraço
Vasco
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
comentário
Caros
Li algumas das ideias expressas. Na generalidade oferece-me dizer que os comentadores já estão bem formatados para esta sociedade liberal. Todos preconizam, directa ou indirectamente a generalização dos jardins de infância. Neste ponto quero dizer-vos que os jardins de infância são a primeira antecâmara da formatação dos juvenis da espécie humana. Como se de um viveiro se tratasse a passagem humana pelo ser ou seja, por esta vida.
Não podem deixar de lado a noção de que os jardins de infância só existem, porque o activo não pode deixar de render o esperado pela reengenharia das organizações ou empresas. As mais valias que os activos devem dar são mais importantes que a formação natural e humana dos juvenis. Como são capazes de corroborar, os nossos filhotes aprendem a reajir de forma igual aos estimulos previstos e gerais. Todos aprendem as mesmas lenga lengas...todos aprendem a dormir a sesta...todos aprendem a tomar o lanche...e todos aprendem a aceitar a permanência no lugar da formatação.
Nos, os activos, não podemos preocupar-nos com essas actividades, de qualquer modo espera-nos o lazareto de thormes na velhice, devido à consagração dos direitos da terceira idade. Temos o destino traçado...nessa altura os nossos filhotes serão activos....e também eles não podem ser distraídos do rendomento que têm que dar....essa mais valia que alguém recolhe..... surrateiramente e pela calada.
Existe outro modo de viver.....mais são ...mais humano...mais útil....mais moderno....e mais sustentado.
Estamos já noutra época onde a racionalidade e a fé se conjugam para dar lugar a um outro modo de organização social.
Jamais hiper's.....jamais barragens......jamais auto estradas.....jamais circos como o rock in Rio e quejandos.....meros paliativos para a dor dos escravos.
Meus Senhores...temos tecnologia suficiente para encetarmos a mudança dos nossos condicionamentos...façamos a reengenharia do nosso modo de pensar....não desejemos a paz.....quando utilizamos...ou queremos utilizar um "Jipão" para andarmos nas ruas calcetadas de uma cidade.....não apelemos à paz de forma hipócrita...como se os actos que cumprimos todos os dias não apelassem à guerra...como se fossemos inocentes no nosso consumo e no nosso bem estar. Bem estar de escravo, é certo.....mas bem estar..mesmo que relativo.
Quanto mais prosseguirmos na senda de uma pedagogia liberal mais o funil se aperta sem esperança para nós e para os nossos filhos....desaparece a margem de manobra para as sujectividades...pelo menos para as massas ignaras ás quais pertencemos. Claro que existem seitas de poder e de informação que vivem vidas fantásticas.....com dez professores para cada filho....mais a família que os acompanha nos afectos e nas angústias....mas esses são os que se escondem dominando os escravos de todos os dias....que somos nós.
Tudo está devidamente programado....e se assim é, temos nós o dever de desconstruir a lógica e inventar outra que nos leve daqui para fora desta formatação impiedosa que lembra o cerco da nossa vida.
Existem já outras formas de vida para além dos jardins de infância e das escolas onde depositamos os nosssos (deles) juvenis.....como eu gosto desta expressão...juvenis....faz-me lembrar o modo de dizer da minha avó.....em relação aos pintainhos.....que na altura até mereciam ainda o aconchego dos humanos na suas nascença...
Pensemos mais alto, para além do lucro onde enfileiram o nosso raciocínio e sejamos mais humanos...mesmo que isso nos pareça fora da lógica deste nosso tenebroso tempo.
O que pude ler....o sistema educativo...apenas está conforme com a lógica que nos é imposta....temos de ultrapassar tudo isso com a coragem de quem enceta um caminho novo...mais humano e mais consentãneo com os princípios naturais .... que respeitam o acedente a derrota o falhanço e também a vitória.
Deixemos a moda dos sobredotados....um mito ...para que os escravos se confrontem uns com os outros..apenas. Um homem durante a vida varia muito na sua capacidade em entender as coisas.....faz parte da aventura esta variação....o sísifo tando sobe como desce no seu caminho de eternedidade.
Existem tipos que julgam dominar os fenómenos antropológicos com as ciências sociais.....mas não existe machado que corte a raiz ao pensamento...como dizia o poeta.
Existe outro modo de viver.....e hoje com os meios que temos podemos conseguir romper esta logica de escravatura de onde não nos deixam sair...porque todos os dias bebemos a nossa dose de adormecimento ..veículada pelos jornais e pelos meios de comunicação.....eles próprios..já anestesiados pelo share.
Temos de romper esta europa cercada.....e fugir aos deveres com que nos cercam. Existem outros mundos já....e outros modos de viver.
cumps.
Li algumas das ideias expressas. Na generalidade oferece-me dizer que os comentadores já estão bem formatados para esta sociedade liberal. Todos preconizam, directa ou indirectamente a generalização dos jardins de infância. Neste ponto quero dizer-vos que os jardins de infância são a primeira antecâmara da formatação dos juvenis da espécie humana. Como se de um viveiro se tratasse a passagem humana pelo ser ou seja, por esta vida.
Não podem deixar de lado a noção de que os jardins de infância só existem, porque o activo não pode deixar de render o esperado pela reengenharia das organizações ou empresas. As mais valias que os activos devem dar são mais importantes que a formação natural e humana dos juvenis. Como são capazes de corroborar, os nossos filhotes aprendem a reajir de forma igual aos estimulos previstos e gerais. Todos aprendem as mesmas lenga lengas...todos aprendem a dormir a sesta...todos aprendem a tomar o lanche...e todos aprendem a aceitar a permanência no lugar da formatação.
Nos, os activos, não podemos preocupar-nos com essas actividades, de qualquer modo espera-nos o lazareto de thormes na velhice, devido à consagração dos direitos da terceira idade. Temos o destino traçado...nessa altura os nossos filhotes serão activos....e também eles não podem ser distraídos do rendomento que têm que dar....essa mais valia que alguém recolhe..... surrateiramente e pela calada.
Existe outro modo de viver.....mais são ...mais humano...mais útil....mais moderno....e mais sustentado.
Estamos já noutra época onde a racionalidade e a fé se conjugam para dar lugar a um outro modo de organização social.
Jamais hiper's.....jamais barragens......jamais auto estradas.....jamais circos como o rock in Rio e quejandos.....meros paliativos para a dor dos escravos.
Meus Senhores...temos tecnologia suficiente para encetarmos a mudança dos nossos condicionamentos...façamos a reengenharia do nosso modo de pensar....não desejemos a paz.....quando utilizamos...ou queremos utilizar um "Jipão" para andarmos nas ruas calcetadas de uma cidade.....não apelemos à paz de forma hipócrita...como se os actos que cumprimos todos os dias não apelassem à guerra...como se fossemos inocentes no nosso consumo e no nosso bem estar. Bem estar de escravo, é certo.....mas bem estar..mesmo que relativo.
Quanto mais prosseguirmos na senda de uma pedagogia liberal mais o funil se aperta sem esperança para nós e para os nossos filhos....desaparece a margem de manobra para as sujectividades...pelo menos para as massas ignaras ás quais pertencemos. Claro que existem seitas de poder e de informação que vivem vidas fantásticas.....com dez professores para cada filho....mais a família que os acompanha nos afectos e nas angústias....mas esses são os que se escondem dominando os escravos de todos os dias....que somos nós.
Tudo está devidamente programado....e se assim é, temos nós o dever de desconstruir a lógica e inventar outra que nos leve daqui para fora desta formatação impiedosa que lembra o cerco da nossa vida.
Existem já outras formas de vida para além dos jardins de infância e das escolas onde depositamos os nosssos (deles) juvenis.....como eu gosto desta expressão...juvenis....faz-me lembrar o modo de dizer da minha avó.....em relação aos pintainhos.....que na altura até mereciam ainda o aconchego dos humanos na suas nascença...
Pensemos mais alto, para além do lucro onde enfileiram o nosso raciocínio e sejamos mais humanos...mesmo que isso nos pareça fora da lógica deste nosso tenebroso tempo.
O que pude ler....o sistema educativo...apenas está conforme com a lógica que nos é imposta....temos de ultrapassar tudo isso com a coragem de quem enceta um caminho novo...mais humano e mais consentãneo com os princípios naturais .... que respeitam o acedente a derrota o falhanço e também a vitória.
Deixemos a moda dos sobredotados....um mito ...para que os escravos se confrontem uns com os outros..apenas. Um homem durante a vida varia muito na sua capacidade em entender as coisas.....faz parte da aventura esta variação....o sísifo tando sobe como desce no seu caminho de eternedidade.
Existem tipos que julgam dominar os fenómenos antropológicos com as ciências sociais.....mas não existe machado que corte a raiz ao pensamento...como dizia o poeta.
Existe outro modo de viver.....e hoje com os meios que temos podemos conseguir romper esta logica de escravatura de onde não nos deixam sair...porque todos os dias bebemos a nossa dose de adormecimento ..veículada pelos jornais e pelos meios de comunicação.....eles próprios..já anestesiados pelo share.
Temos de romper esta europa cercada.....e fugir aos deveres com que nos cercam. Existem outros mundos já....e outros modos de viver.
cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
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Comentario a JARC
Boas JARC
JARC disse
Investimento na qualidade desde o Pré-escolar (as salas de actividades devem ser dignas e estar bem equipadas, permitindo que as crianças se motivem por actividades diversas que podem ir da informática à modelagem
Muito bem dito - aliás tendo eu um menino de 3 anos não podia sentir mais na pele os resultados visiveis que o ensino nos Jardins de Infancia e no pré escolar têm na evolução cognitiva e motora das crianças não é demagogia nenhuma que se diz que as crianças que chegam á primaria com um pré escolar bem feito vão 2 passos á frente das outras
JARC disse :
Cursos alternativos a partir do 3.º Ciclo (insistir em que todos os alunos tem competências cognitivas que lhes permitem aceder aos currículos académicos é um disparate que leva ao abandono escolar).
E que tocaste mesmo na ferida do nosso sistema porque é uma criança que desde cedo sente vocação para uma profissão de cariz tecnico profissional como cozinheiro carpinteiro etc etc tem que necessariamente ser doutor. parece que para os Portugueses a palavra tecnico profissional é uma palavra de despretigiante etc etc. nada mais errado numa sociedade onde existem crescentes exigências de competitividade e qualidade e onde a chave para se conseguir isso passa pelas pessoas estarem em áreas onde se sintam de facto vocacionadas porque é nelas que serão seguramente mais competitivas. Quantos amigos meus foram para o direito ou para economia por quererem tirar um canudo á força ! hoje ganham seguramente menos que um bom Cozinheiro um bom carpinteiro etc etc. é que esta mentalidade dos doutores longe de ser um sinal de progresso é a meu ver um sinal de profundo atraso socio cultural e económico que Portugal atravessa. E eu como tenho um filho de 3 anos seguramente que estou bem a tempo de corrigir dentro dos meus limites aquilo que considero que muitos pais fazem erradamente que é o de violentarem as vocações naturais dos seus filhos.
Um abraço
Vasco
JARC disse
Investimento na qualidade desde o Pré-escolar (as salas de actividades devem ser dignas e estar bem equipadas, permitindo que as crianças se motivem por actividades diversas que podem ir da informática à modelagem
Muito bem dito - aliás tendo eu um menino de 3 anos não podia sentir mais na pele os resultados visiveis que o ensino nos Jardins de Infancia e no pré escolar têm na evolução cognitiva e motora das crianças não é demagogia nenhuma que se diz que as crianças que chegam á primaria com um pré escolar bem feito vão 2 passos á frente das outras
JARC disse :
Cursos alternativos a partir do 3.º Ciclo (insistir em que todos os alunos tem competências cognitivas que lhes permitem aceder aos currículos académicos é um disparate que leva ao abandono escolar).
E que tocaste mesmo na ferida do nosso sistema porque é uma criança que desde cedo sente vocação para uma profissão de cariz tecnico profissional como cozinheiro carpinteiro etc etc tem que necessariamente ser doutor. parece que para os Portugueses a palavra tecnico profissional é uma palavra de despretigiante etc etc. nada mais errado numa sociedade onde existem crescentes exigências de competitividade e qualidade e onde a chave para se conseguir isso passa pelas pessoas estarem em áreas onde se sintam de facto vocacionadas porque é nelas que serão seguramente mais competitivas. Quantos amigos meus foram para o direito ou para economia por quererem tirar um canudo á força ! hoje ganham seguramente menos que um bom Cozinheiro um bom carpinteiro etc etc. é que esta mentalidade dos doutores longe de ser um sinal de progresso é a meu ver um sinal de profundo atraso socio cultural e económico que Portugal atravessa. E eu como tenho um filho de 3 anos seguramente que estou bem a tempo de corrigir dentro dos meus limites aquilo que considero que muitos pais fazem erradamente que é o de violentarem as vocações naturais dos seus filhos.
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
ensino
Valves, o rácio professor aluno que propões é de facto uma das medidas urgentes e acrescento outras:
- Conselhos executivos por concurso público. A Lei deve ser clara, quem possuír um nível académico superior na área de administração e gestão deve ser escolhido. O concurso deve prever a apreciação do projecto educativo para a Escola a que o(s) candidato(s) são opositores. Isto está mais ou menos contemplado na nova Lei de Bases, vamos ver se o P. da República promulga o documento;
- Generalização de Jardins de Infância;
- Investimento na qualidade desde o Pré-escolar (as salas de actividades devem ser dignas e estar bem equipadas, permitindo que as crianças se motivem por actividades diversas que podem ir da informática à modelagem);
- Avaliação séria das Escolas. O resultado desta avaliação deve ser publicado e obrigatoriamente apreciado em Assembleia de Escola;
- Generalização de Ateliers para Ocupação de Tempos Livres:
- Cursos alternativos a partir do 3.º Ciclo (insistir em que todos os alunos tem competências cognitivas que lhes permitem aceder aos currículos académicos é um disparate que leva ao abandono escolar).
É para já o que me ocorre, se tiver oportunidade volto a este tema que tem uma relação directa com o desempenho das empresas e com o futuro do País.
- Conselhos executivos por concurso público. A Lei deve ser clara, quem possuír um nível académico superior na área de administração e gestão deve ser escolhido. O concurso deve prever a apreciação do projecto educativo para a Escola a que o(s) candidato(s) são opositores. Isto está mais ou menos contemplado na nova Lei de Bases, vamos ver se o P. da República promulga o documento;
- Generalização de Jardins de Infância;
- Investimento na qualidade desde o Pré-escolar (as salas de actividades devem ser dignas e estar bem equipadas, permitindo que as crianças se motivem por actividades diversas que podem ir da informática à modelagem);
- Avaliação séria das Escolas. O resultado desta avaliação deve ser publicado e obrigatoriamente apreciado em Assembleia de Escola;
- Generalização de Ateliers para Ocupação de Tempos Livres:
- Cursos alternativos a partir do 3.º Ciclo (insistir em que todos os alunos tem competências cognitivas que lhes permitem aceder aos currículos académicos é um disparate que leva ao abandono escolar).
É para já o que me ocorre, se tiver oportunidade volto a este tema que tem uma relação directa com o desempenho das empresas e com o futuro do País.
Sistema Educativo em Portugal ?
Já contabilizaram o número de reformas desde 25 de Abril de 1974 que o referido sistema sofreu ( e meço as minhas palavras SOFREU ?!?) ?
Se começarmos pelo ensino pré escolar, salvo raríssimas excepções, não é raelizado nenhum trabalho preparatório no que diz respeito a concentração, disciplina e aquisição de hábitos regulares de trabalho (sem estes fundamentos não há continuação que resista ...).
No que diz respeito ao ensino básico, destaco a necessidade de focalização : Português - interpretação, vocabulário, expressão escrita e redacção (estruturada) - Matemática, cálculo aritmético, cálculço mental, treino de memorização e mecanização, interpretação e equacionamento de problemas - Inglês - noções básicas.
O nível de exigência do ensino básico deve ser tal que o formando precise de trabalhar algum tempo todos os dias para conseguir resultados médios. Quanto mais alta for colocada a fasquia, melhor serão os resultados.
Desde os primeiros anos, deverão ser despistados os formando com mais dificuldades, de forma a que métodos especiais sejam adoptados (isto não quer dizer que se deva optar pelo elitismo , pois ninguém no seu perfeito juízo deseja crianças NOBEL !!!) de forma a adequar o ensino às capacidades e velocidade de interiorização e aprendizagem.
O nível de exigência no Secundário deve manter-se de forma a que o percurso evolutivo da aquisição de conhecimentos se encontre sustentado.
No ensino superior, é necessário aproximar o ensino das reais necessidades das empresas contribuindo para um desenvolvimento mais adequado e não totalmente desligado da realidade em,presarial, dos futuros colaboradores. Por outro lado estará a estimular-se areflexão e a investigação apoiada no interior do tecido empresarial. Só assim se conseguirá reduzir o tempo de aprendizagem e integração dos futuros colaboradores das empresas a sair do sistema nacional de ensino.
Tudo isto já é posto em prática em alguns países ditos desenvolvidos.
Sem exigência não haverá excelência e se não tendermos para a excelência certamento tenderemos para a mediocridade.
Considerem isto como um desabafo de quem está descrente do sistema de ensino actual e que conheceu outros que produzem melhores resultados.
Cmpts
Dark
Já contabilizaram o número de reformas desde 25 de Abril de 1974 que o referido sistema sofreu ( e meço as minhas palavras SOFREU ?!?) ?
Se começarmos pelo ensino pré escolar, salvo raríssimas excepções, não é raelizado nenhum trabalho preparatório no que diz respeito a concentração, disciplina e aquisição de hábitos regulares de trabalho (sem estes fundamentos não há continuação que resista ...).
No que diz respeito ao ensino básico, destaco a necessidade de focalização : Português - interpretação, vocabulário, expressão escrita e redacção (estruturada) - Matemática, cálculo aritmético, cálculço mental, treino de memorização e mecanização, interpretação e equacionamento de problemas - Inglês - noções básicas.
O nível de exigência do ensino básico deve ser tal que o formando precise de trabalhar algum tempo todos os dias para conseguir resultados médios. Quanto mais alta for colocada a fasquia, melhor serão os resultados.
Desde os primeiros anos, deverão ser despistados os formando com mais dificuldades, de forma a que métodos especiais sejam adoptados (isto não quer dizer que se deva optar pelo elitismo , pois ninguém no seu perfeito juízo deseja crianças NOBEL !!!) de forma a adequar o ensino às capacidades e velocidade de interiorização e aprendizagem.
O nível de exigência no Secundário deve manter-se de forma a que o percurso evolutivo da aquisição de conhecimentos se encontre sustentado.
No ensino superior, é necessário aproximar o ensino das reais necessidades das empresas contribuindo para um desenvolvimento mais adequado e não totalmente desligado da realidade em,presarial, dos futuros colaboradores. Por outro lado estará a estimular-se areflexão e a investigação apoiada no interior do tecido empresarial. Só assim se conseguirá reduzir o tempo de aprendizagem e integração dos futuros colaboradores das empresas a sair do sistema nacional de ensino.
Tudo isto já é posto em prática em alguns países ditos desenvolvidos.
Sem exigência não haverá excelência e se não tendermos para a excelência certamento tenderemos para a mediocridade.
Considerem isto como um desabafo de quem está descrente do sistema de ensino actual e que conheceu outros que produzem melhores resultados.
Cmpts
Dark
Bem Quico realmente estava só a pensar para os 9 primeiros anos de escolariedade e para eles existem certo tipo de empresas que exploram conceitos de Fun Science onde as crianças poderão realizar várias experiências prácticas divertidas e portanto essa seria uma actividade enquadravel nas meias tardes com varias tarefas em que os miudos podem realizar varias experiências.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Quanto ao secundário acrescento:
-Aumentar o nível de dificuldade para que seja realmente necessário ir às aulas para se acabar o secundário com uma boa média.
-Acabar com a tanga dos agrupamentos cheios de disciplinas das treta. Criar um grupo de 5 disciplinas obrigatórias (proponho: português, matemática, inglês, filosofia e história ou geografia). Sendo as restantes optativas, existindo um limite minimo de optativas que um aluno tem de escolher por ano, os alunos escolhem as optativas conforme os requisitos e necessidades do curso de superior que querem seguir. Assim facilita-se as coisas aos indecisos e acaba-se com as disciplinas da treta (pois acabarão por não ter alunos).
-Aumentar o nível de dificuldade para que seja realmente necessário ir às aulas para se acabar o secundário com uma boa média.
-Acabar com a tanga dos agrupamentos cheios de disciplinas das treta. Criar um grupo de 5 disciplinas obrigatórias (proponho: português, matemática, inglês, filosofia e história ou geografia). Sendo as restantes optativas, existindo um limite minimo de optativas que um aluno tem de escolher por ano, os alunos escolhem as optativas conforme os requisitos e necessidades do curso de superior que querem seguir. Assim facilita-se as coisas aos indecisos e acaba-se com as disciplinas da treta (pois acabarão por não ter alunos).
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