Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - de braços cruzados !!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 27/5/2004 18:32

Pois aí é que está... :|

Não há posse física das posições abertas. No EUR/USD, ao comprares Euro, estás a vender USD e vice-versa. Não há volta a dar.
São autênticas apostas.

Não aconselho ninguém a seguir certas figuras técnicas no Forex.
Penso que é melhor a utilização de sistemas que nos ajudem a identificar tendências, consoante o prazo que queremos analisar.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

...

por SirPatrickBateman » 27/5/2004 18:25

Boa tarde,

Obrigado Nuno... fiquei a saber que o "Diamond" é uma figura de inversão... pelo menos de acordo com o site. :roll:
Já tenho "lido" outras opiniões, que desta vez até estariam mais correctas. De qualquer modo, esse site que referiste baseia a ideia de figura de inversão, essencialmente na existência de distribuição... Ora, distribuição em Forex, quererá dizer o que? :P

Obrigado mais uma vez,

SirPatrick

Registado: 6/11/2002 16:28

por djovarius » 27/5/2004 18:03

Boas tardes de novo !!

Bem, obrigado Nuno, o Sir Patrick já não ficou sem resposta !!

Já me fartei de rir com a Bloomberg. Justificam esta queda do USD com os números dos "jobless claims" que não foram tão bons como o esperado.
Enfim, não é só em Portugal...

Não será mais interessante pensar que ninguém quer ir para fim de semana (prolongado nos EUA) com posições longas em USD. Falo, claro, dos especuladores de curto prazo.
Até porque há ameaças no ar, ainda hoje descobriram bombas em Bratislava, próximo do local da cimeira da NATO.
Depois, assim que entrámos na casa de 1.22 foi um ver se te avias para sair, à medida que os stops dos curtos iam sendo disparados. Enfim, é o mercado.

A verdade é que há um certo constrangimento no Forex.
Reparem como o CHF subiu, mais de 2% face ao USD, mas também subiu face a outras como EUR, JPY e GBP, apesar de estas terem subido mais de 1% face ao USD.
Seja como for, quem sabe mesmo ser trader, é o nosso Antunes, que soube entrar e está a sair aos poucos, certamente à espera da possível retracção.
No médio prazo, acima de 1.2480 no EUR/USD, há um sinal de regresso aos máximos.
Mas esse caminho não deverá ser sem escolhos.
Agora, vão surgir (passado o fim de semana sem que nada aconteça) aqueles que consideram o USD barato a estes níveis. Mas isso já é outra história.

Até já

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por nunofaustino » 27/5/2004 17:50

Desculpa só agora responder Sir, mas penso que a figura identificada por ti n se trata de um diamante... tal como podes ver neste site (http://chart-patterns.netfirms.com/diamond.htm) os diamantes são normalmente figuras de topo e o target é calculado desta forma:
- A partir do ponto de breakout subtrais (pq normalmente é uma figura que ocorre nos topos) a diferença entre o máximo e o mínimo ocorrido na formação do diamante...

Neste caso o target seria de 1.202 caso tivesse quebrado para baixo...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Antunes » 27/5/2004 17:15

É bem capaz de ser isso SirPatrickBateman!

Eu fiz mais valias parciais (aprox. 60% da carteira) nessa zona (1.226x)... :lol:

Registado: 4/12/2002 11:16

...

por SirPatrickBateman » 27/5/2004 16:52

Boa tarde,

Pena não ter conseguido nenhuma resposta sobre o Diamante... :cry:

Seria isto uma hipótese?

SirPatrick
Anexos
diamond2.jpg
diamond2.jpg (59.93 KiB) Visualizado 1778 vezes

por djovarius » 27/5/2004 14:30

Está completo o ciclo semanal normal e agora também o extremo em 1.2270 que foram atingidos !! Esta semana foi :) :) !!

Agora, acho que está na altura de respirar. Se não, terá problemas em passar 1.2330-50 !!

Mas seria bom recuar até à casa de 1.20xx para voltar a subir.

Se isto for o que eu estou a pensar, deveremos ter uma actividade muito bull em certas comodities, acções e até na renda fixa. Muita liquidez em dólares no sistema monetário.

Vamos acompanhar com atenção

Abraço

dj

por semprefrio » 27/5/2004 14:26

Uma fotografia do "pujante". :mrgreen:

Próxima zona de resistência a ter em atenção 1.2400.

sf
Anexos
eurusd 270504 ascendente.GIF
eurusd 270504 ascendente.GIF (30.74 KiB) Visualizado 1841 vezes

Registado: 31/12/2003 21:12

por Flying Turtle » 27/5/2004 14:16

Perdão, era evidentemente 1,225 e não 1,1225... :oops:
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Flying Turtle » 27/5/2004 14:15

O EUR está de facto a mustrar uma pujança já há muito não vista, no momento em que atingia os 1,1225 contra o USD estava a subir também contra o JPY e mesmo a GBP!

Parabéns mais uma vez Dj pelo acerto das tuas análises!

Um abraço
FT

por djovarius » 27/5/2004 14:03

EUR/USD - caminha para 1.2220 completando o meu ciclo semanal.

A partir daí, vejo o estocástico a apontar para uma possível queda, mas sem pôr em causa o movimento que está (!?) a começar.

Nada de anormal nos dados americanos.

Até já

dj

por Flying Turtle » 27/5/2004 13:26

Ora bem, aí temos novo ensaio à resistência falada anteriormente!

Com uma particularidade agora: Foram ultrapassados os 2,177, emboira por uns pips (menos de meia dúzia) apenas, o que implica, no meu gráfico semanal, e independentemente do fecho da semana, um sinal lonngo por inversão de swing.

A coisa começa a ficar interessante!

Um abraço
FT
Anexos
EURUSD 20040527 FT d.gif
EURUSD diário
EURUSD 20040527 FT d.gif (9.43 KiB) Visualizado 1448 vezes

por djovarius » 27/5/2004 13:01

RP:

Não tens de agradecer nada. Quanto aos puristas, lol, este mercado é tão grande como o mundo, não há opiniões melhores ou piores, não temos que ter complexos de espécie alguma.
Se estás a estudar o mercado, chegarás à conclusão que apesar de todas as possibilidades, há hipóteses de o negociar dentro de padrões que nos sejam convenientes.

Já agora, uma curiosidade. Segundo um estudo do BIS em 2001, uma sondagem feita entre os Institucionais, o Forex terá um volume de negócios diário da ordem de: US$ 1.2 biliões (ou 1.2 trillion dollars) sendo que o EUR/USD é responsável por 30% do volume ou seja 360 mil milhões de dólares, enquanto o USD/JPY terá cerca de 20% do volume total e o Cable 10%. A partir daqui todos os restantes terão menos de 5% de volume. Por exemplo, o EUR/JPY terá cerca de 2% do volume total.
Hoje, volvidos 3 anos, a distribuição será mais ou menos semelhante mas o volume total diário médio já será de US$ 1.4 biliões !!
Não há insiders nem falta de liquidez nos principais pares.

Um abraço

dj

Djovarius

por Razao_Pura » 27/5/2004 12:52

Obrigada Djovarius por me dares mais umas luzes sobre o cross.

Realmente a minha leitura dos gráficos é, como disse, numa perspectiva de médio prazo.
No curto prazo já está tudo dito por ti que fazes um update excepcional do FOREX, que eu, apesar de não negociar neste mercado, acompanho religiosamente e tento aprender o que consigo.
Não negoceio no FOREX, mas se negociasse, e o que que queria dizer mais acima noutro post era isto, se negociasse, sendo o meu time frame o m.p., não teria difcifuldades em abrir agora posições longas agora.
Desculpem-me os puristas, mas era apenas uma opinião. Vale o que vale.
Mais uma vez DJ, Obrigada!
Bjs.
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Re: ...

por Antunes » 27/5/2004 12:49

SirPatrickBateman Escreveu:Boa noite,

Não tenho estado muito participativo, no entanto, queria pedir ajuda na análise de uma figura no gráfico horário do EUR/USD!
Penso estarmos a presenciar a formação de uma figura não muito reconhecida, mas que poderá servir para nos basearmos na idealização de um bom trade.

Será isto um Diamante? Se sim... que projecções?

Obrigado pelas vossas opiniões!

SirPatrick

SirPatrickBateman,

Eu não conheço (nunca negociei) esse padrão por isso não posso ajudar...

Registado: 4/12/2002 11:16

por djovarius » 27/5/2004 12:37

Mais uma vez por aqui, boa tarde, agora.

Antes de mais, umas notas sobre o que foi dito nas últimas horas:

RP: obrigado pela questão que levantaste porque é interessante esta situação relativa ao sinal de entrada. Vejamos o seguinte: para os grandes tubarões do longo prazo, esta correcção no EUR/USD, é apenas mais uma que serve para comprar Euros baratos, de acordo com eles. Tenho vindo a dizer há tempos que há interesse comprador de longo prazo abaixo de 1.20, sem sombra de dúvida.
Para quem segue a AT religiosamente, idem idem, aspas, aspas, há compras também abaixo de 1.20 !! Portanto, não há nada a dizer em relação a isso.

Para quem está em prazos menores, é um pouco diferente e a AT manda a sério. Já foi dado o sinal de fecho de curtos (desde 1.2050 a 1.21 conforme o sistema), até no sistema dos Turtles (recebo por e-mail só porque gosto de analisar tudo) que é mais cauteloso.

Quanto a sinal de entrada longa, deu-se no curtíssimo prazo, logo acima de 1.1960 - 1.2010 e dar-se-á outra vez, para prazos um pouco maiores, acima de 1.2180 - 1.2220 !! Para um sinal derradeiro de entrada longa, teremos 1.2460 a 1.25 !!
Isto é complexo e depende do "timeframe", do objectivo do trade, etc...

Sir Patrick: talvez o Marco António ou outra pessoa sejam os mais competentes para essa questão, mas aviso já que essa figura nos gráficos horários é até frequente e não estou assim a vislumbrar grandes conclusões... :roll:

Visitante: esse warrant pode negociar até terça-feira, dia 1 de Junho. Quanto aos dados de hoje, poderão ajudar o USD, mas aviso já que independentemente dos dados de hoje, a subida a que assistimos no par, terá uma correcção, como costuma acontecer. Agora, se é já, a tempo do seu warrant!!?? Isso é duvidoso. Hoje, só os W para Setembro ou data posterior é que são adequados !!

FT e Comentador: Também considero esse valor importante (res. horizontal) bem como 1.2220 que são 38.2% de retracção da queda entre 1.2925 e 1.1759 !!

Semprefrio: Exactamente, afinal de contas, 1% no EUR/USD são 120 pips ou 1.200 USD em jogo, enquanto 1% no Cable são 180 pips ou 1.800 USD em jogo. Pede stops maiores devido ao swing próprio e normal deste par. Recompensa maior, mas também risco maior :(

Por isso eu dizia: Cable, só depois de bastante experiência no Forex, ou nos raros momentos em que o movimento é muito evidente.

Daqui a menos de uma hora teremos volatilidade?
Vamos lá ver, sobretudo, os dados semanais do desemprego nos EUA, que nas últimas duas semanas inverteram a tendência de queda...

Um abraço directo de um Algarve ensolarado

djovarius

por semprefrio » 27/5/2004 12:05

djovarius Escreveu:Acontece, porém, que para os traders a %% de subidas ou descidas nos caso destes pares, não é relevante, mas sim os pips ou cents em absoluto. Isto, porque em ambos os casos, 1 pip são 10 USD num lote normal.

Bom dia a todos. :)

Dj, ou seja, o simples aumento da cotação de um par, provoca um aumento proporcional do nível de risco para uma exposição idêntica em dólares, que é algo que todos os iniciados nestas andanças devem levar em conta.

Certo?

Um abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

por Comentador » 27/5/2004 11:45

Caro FT,

Concordo que são essas duas as LTAlp que se poderão desenhar neste momento no EUR/USD.

Relativamente à resistência a 1,217x/80 penso que é mesmo como dizes: é muito forte e pode ter vários testes ou tentativas de quebra. A próxima vez poderá ser na altura da saída dos dados nos EUA, daqui a poucas horas.

Um abraço

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por Flying Turtle » 27/5/2004 11:19

Flying Turtle Escreveu:Nota-se claramente o "momentum" de subida embora, como outros aqui já referiram, a zona dos 1,217x/1,218 seja importante para, sendo ultrapassada, nos dar um claro sinal bull neste horizonte temporal.

Ora aí está, primeira tentativa de teste a esta zona chave feita há umas horas, um recuo em seguida, vamos a ver o que nos traz o resto da jornada...

Um abraço
FT
Anexos
EURUSD 20040527 FT h.gif
EURUSD horário
EURUSD 20040527 FT h.gif (8.13 KiB) Visualizado 1512 vezes

euro e dolar

por Visitante » 27/5/2004 11:17

Bom dia a todos. Gostaria de saber se caso esses resultados superarem as estimativas, o dolar vai momentaneamente valorizar-se relativamente ao euro.
E ainda qual o último dia de negociação do warrant PUT 7126Z (a data de exercício é 7/6/2004).
Obrigado.
Visitante

por djovarius » 27/5/2004 9:06

Bom dia,

E muita gente boa de volta. O Caldeirão precisa de vocês. Espero que possam participar mais.

Devido à falta de tempo neste momento, só uma referência rápida ao facto de termos um comportamento interessante no mercado. Estamos a ver mais calma nos mercados accionistas, renda fixa e as commodities em alta, incluindo agora o Ouro, à medida que o USD cai - será o carry trade de volta?

Parece que sim - hoje teremos dados semanais do desemprego nos EUA e a revisão do PIB, que se espera em ligeira alta em relação à primeira leitura.

Um abraço, até logo c/ mais tempo

djovarius

por Flying Turtle » 27/5/2004 8:56

Muito obrigado caro Comentador pelas tuas palavras, um elogio vindo de um dos "escritores" que mais aprecio no Caldeirão é evidentemente motivo de grande satisfação!

Concordo inteiramente com as tuas observações na linha, como referes, de outras já anteriormente feitas pelo nosso Dj. Noto no entanto que, para mim, e desde o seu mínimo histórico, apenas observo duas e não várias LTAlp no cross EURUSD: Antes da actual, vejo de facto apenas uma outra LTAlp com declive mais acentuado a qual, se quisermos ser generosos, foi objecto de dois falsos breakouts em 2003 e que, à terceira vez é de vez, terá sido nesta última descida posta seriamente em causa.

Vou no entanto deixá-la ficar no gráfico não vá o diabo tecê-las, ainda não há muito tempo trouxe aqui o facto de o DAX ter ido revisitar a sua velha muralha da China após há muito a ter transposto!!

Um abraço
FT
Anexos
EURUSD 20040527 FT s.gif
EURUSD semanal
EURUSD 20040527 FT s.gif (33.26 KiB) Visualizado 1564 vezes

...

por SirPatrickBateman » 26/5/2004 23:38

Boa noite,

Não tenho estado muito participativo, no entanto, queria pedir ajuda na análise de uma figura no gráfico horário do EUR/USD!
Penso estarmos a presenciar a formação de uma figura não muito reconhecida, mas que poderá servir para nos basearmos na idealização de um bom trade.

Será isto um Diamante? Se sim... que projecções?

Obrigado pelas vossas opiniões!

SirPatrick
Anexos
diamond.jpg
diamond.jpg (44.65 KiB) Visualizado 1601 vezes

Breakouts e outros perigos …

por Comentador » 26/5/2004 23:03

Num ambiente bastante agradável e vivo, que tem caracterizado o tópico esta semana (em que o djovarius fez uma análise muito bem interligada), gostaria de fazer um comentário que se dirige especialmente ao Flying Turtle (FT) e à Razão Pura (RP).

Em primeiro lugar, não sei que mais admirar se a excelência dos gráficos e comentários do FT se a determinação e confiança da RP que, segundo parece, não sente praticamente quaisquer dúvidas sobre o desenrolar do drama chamado “cross EUR/USD”. Estou realmente impressionado!... Só me resta declarar que também sou daqueles traders de posição, com pouca aversão ao risco, detendo uma posição longa, que me dá uma certa esperança, mas nunca (nunca!!!) total segurança. Deus me ajude!!...

Depois, quero mencionar aqui alguns aspectos que dizem respeito à tendência ascendente do EUR/USD iniciada em Fevereiro de 2002. Como todos sabem as principais divisas têm a simpática característica de se manterem durante anos sucessivos na mesma tendência. O euro está numa fase de subida de longo prazo que tem toda a probabilidade de continuar por bastante mais tempo. Entretanto, devo referir que embora no Forex a Análise Técnica seja imprescindível, ela deverá ser sempre aliada à Análise Fundamental pois, em cada momento, as expectativas futuras (de toda a ordem) só em parte estarão reflectidas nos preços.

Como no EUR/USD já houve várias correcções importantes e haverá outras certamente, é forçoso não dar uma importância definitiva às Linhas de Tendência Ascendente de longo prazo (LTA de l.p.). Com isto eu quero dizer que este cross pode vir muito mais para baixo que não fica de modo nenhum invalidado o bullmarket do euro em relação ao dólar. Estou assim de acordo com o djovarius quando diz que o caminho percorrido entre os 0,85 e os 1,29 (números redondos) aguenta bem uma retracção de 50% ou até 61,8%.

Aliás, relembrem o seguinte: desde Fevereiro de 2002 já existiram neste cross várias LTA de l.p., cada vez menos inclinadas, que espelham bem as referidas correcções, sendo a última delas a que está (bem) referida pelo FT.

Claro que esta é uma questão a considerar de forma permanente. Não estou a dizer que vai haver agora mais uma correcção, o que afirmo é que já houve várias e poderá haver mais no futuro sem pôr em causa a tendência dominante.

Desculpem ter-me alongado e parabéns também a outros intervenientes que não referi pois o nível está muito alto e é uma satisfação poder participar.

Um abraço

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por djovarius » 26/5/2004 19:14

É isso Antunes !!

Por isso, o Cable é o monstro, a besta.
Dá oportunidades, mas faz explodir os stops com violência, por vezes.

Hoje, nota-se algo que tem sido evidente. A correlação entre queda do USD e queda dos Yields dos títulos norte-americanos.
O máximo recente do USD coincide com o máximo dos yields.
Agora que este cai (procura por renda fixa por parecer mais interessante a estes valores), o USD também cai.

A Bolsa de NY está mista e o "oil" lá vai num sobe e desce, embora agora com um leve bias de baixa.

Mais logo veremos como termina a sessão, mas ainda é evidente uma nota fraca para o USD, depois de uma ligeira, ténue recuperação !!

Um abraço a todos

dj

AnteriorPróximo

Quem está ligado: