Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por tami » 18/9/2018 19:12

Pedro2018 Escreveu:O mercado é estúpido. Eu fui na onda. Vendi a perder com medo. Algo me dizia para não vender, mas vendi. Estou triste.
Quem sabe sempre me disse "olha para os fundamentais" mas eu comecei a ser afetada pela porcaria que aconteceu com o BES.
Vendi. Apetece-me chorar.
Vendi. pronto acabou.

Andavas preocupado, vendeste, e ganhaste noites de sono. De facto os fundamentais estão lá, e o valor real ainda será bastante acima do valor de fecho de hoje, portanto nada acabou. Se realmente acreditas na empresa, e que este foi um sinal de inversão da tendencia (eu acredito, mas isso sou eu), reentra sem medo e ainda hás-de recuperar o que perdeste.

Registado: 28/12/2015 16:15

por bigest » 18/9/2018 17:36

Deve ser noticias relacionadas com a IPO que se avizinha; portanto quem estiver dentro que aguente pois deve haver boas noticias para os acionistas da Sonae, vai haver muito dinheiro em jogo!
Enfim esta e a minha expetativa, e o mercado tambem vive de expetativas ; vamos ver, mas hoje deu um bom salto!

Bons negocios.

Registado: 12/2/2014 14:33

por Pedro2018 » 18/9/2018 17:24

O mercado é estúpido. Eu fui na onda. Vendi a perder com medo. Algo me dizia para não vender, mas vendi. Estou triste.
Quem sabe sempre me disse "olha para os fundamentais" mas eu comecei a ser afetada pela porcaria que aconteceu com o BES.
Vendi. Apetece-me chorar.
Vendi. pronto acabou.

Registado: 4/4/2003 15:20

por Celsius-reloaded » 18/9/2018 16:02

Hj temos forte volume com valorização expressiva.

Vamos ver como corre o resto da sessão e se nos próximos dias teremos novidades.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por EAGLE BULLMARKET » 18/9/2018 7:41

SON mantém o perfeito canal descendente com 9 meses .
Mantem-se junto a base e ao suporte
Para já sem nenhuns sinais de inversão
Anexos
son 1809.PNG

Registado: 11/5/2018 15:17

por bigest » 14/9/2018 18:40

Para melhor percebermos a situacao da Sonae ,devo dizer que em 2015 a sonae tinha acumuladas reservas livres no montante de 1420 milhoes de euros, sendo o capital proprio superior a soma do capital social e das restantes reservas nao distribuiveis ; portanto pode a qualquer momento surpreender o mercado e premiar o acionista.
Esta operacao da venda do retalho deve trazer algo mais, vamos ver!

Cumprimentos.

por bigest » 14/9/2018 18:22

Vamos ver o que faz a Sonae com a venda do retalho!
Espero que este ano com tudo a correr-lhe de feicao e com um grande acumulado de reservas livres (muitos milhoes) de uma alegria aos acionistas,com aumento substancial de dividendos ou outra coisa qualquer!

por EAGLE BULLMARKET » 14/9/2018 9:41

A SON fez um pequeno ressalto e tentou subir acima da zona 0.90 , antes forte suporte , agora resistência .

Não conseguiu superar esta zona com força e agora provavelmente retomará as quedas nos próximos dias para níveis inferiores .

Este ressalto do PSI em geral foi muito fraco , o que mostra que mercado não está a acreditar em subidas para próximos tempos e não está disposto a empenhar recursos nas compras .

Alias o facto de a maioria comentar que PSI iria ter um " ressalto" e não tendência de subida , já era mau sinal , quanto a mercado acreditar em subidas .

Até o Ulisses Pereira que está sempre super Bull , escreveu que esperava um " RESSALTO" do PSI .

E não passou disso mesmo , um fraco ressalto , e mercado nesta fase está a vender os rallies no melhor preço posivel

por Ativo » 12/9/2018 1:14

De acordo com o gráfico apresentado nesta página pelo EAGLE BULLMARKET, a cotação da Sonae subiu de forma vertiginosa de novembro de 2017 a janeiro de 2018 e desde então desceu paulatinamente de modo menos íngreme, sensivelmente até ao nível de cotação de onde partiu em novembro de 2017. É o que eu chamo de uma boa distribuição de ações!

Registado: 24/1/2014 17:24

por EAGLE BULLMARKET » 11/9/2018 15:33

O crescimento de Lucros e redução de divida , pode ter existido numa pequena proporção , mas nunca que em termos absolutos justificasse a duplicação de valor .

E isso não são qualidades da empresa , mas somente obtenção de resultados que podem ter melhorado um pouco ( Não fui ver os números )

Não duplicaram os dividendos , nem os ganhos de lucros corresponderam aos milhões ganhos na capitalização bolsista .

Tratou-se somente de um período de euforia geral com o " BULL MARKET" e agora estamos a entrar num período de correcção ( Ainda nem sequer entramos a serio , a SON é que antecipa e exacerba as correcções )

E isto é que é difícil compreender por grande parte dos intervenientes .

Existe a parte da euforia e existe a parte da correção , independente depois de uma analise fundamental detalhada e depois cada empresa terá a sua própria realidade .

Obviamente os fundamentais da SON não têm nada a ver com os fundamentais da MOTA e no entanto nesta fase de correção do mercado ambas seguem perfeitos canais descendentes dentro do atual panorama AT seguido pelo mercado.

por Minsk » 11/9/2018 15:26

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
Pedro2018 Escreveu:Só repito uma questão que aqui já deixei.
O que é que mudou nas qualidades da empresa SONAE entre a cotação recente de 1,30 e a de hoje 0.89?

Quem explica uma queda destas no contexto atual de consumo e desemprego?

E o que é que mudou nas qualidades da empresa SONAE para entre JULHO de 2016 e JANEIRO de 2018 no espaço de pouco mais de 1 ano ter DUPLICADO a cotação de 0.60 para 1.30 ?

Em julho de 2016 estava a cotada nos 0.60

Sim, mudou. Cresceram lucros e reduziu-se dívida.

Dito isto acrescento que saí da Sonae, não vale a pena remar contra a corrente. Estou agora a torcer para que desça um bom bocado. Se os fundamentais não se alterarem acho que estará aqui uma excelente oportunidade futura (se o mercado assim permitir)

Registado: 29/2/2012 0:44

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 11/9/2018 15:21

Pois, pois. Foi isto mesmo. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SONAE.semanal.png
SONAE.semanal.png (110.34 KiB) Visualizado 9235 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por EAGLE BULLMARKET » 11/9/2018 15:11

Pedro2018 Escreveu:Só repito uma questão que aqui já deixei.
O que é que mudou nas qualidades da empresa SONAE entre a cotação recente de 1,30 e a de hoje 0.89?

E o que é que mudou nas qualidades da empresa SONAE para entre JULHO de 2016 e JANEIRO de 2018 no espaço de pouco mais de 1 ano ter DUPLICADO a cotação de 0.60 para 1.30 ?

Em julho de 2016 estava a cotada nos 0.60
Anexos
son 1109100.PNG

por Pedro2018 » 11/9/2018 15:07

Só repito uma questão que aqui já deixei.

Registado: 4/4/2003 15:20

por Ativo » 10/9/2018 14:34

ativo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Pedro, quando as acções não seguem o rumo que esperavas, o mais fácil é dizer que foi manipulação. Eu também estou decepcionado com o comportamento da Sonae mas é muito mais lógico assumir que o erro de análise é meu do que atirar algo para o ar do nada, apenas porque fizemos uma análise errada.

Abraço,
Ulisses

Dever o Pedro assumir que o erro é dele, partindo da ideia de que o mercado tem sempre razão e que nunca se engana, pressupõe que o mercado é sempre racional. Ora isto não é verdade!

O mercado é soberano, sim, mas isso não impede que, por vezes, se comporte de forma irracional (não digo que presentemente seja o caso). Até um soberano erra e comporta-se de modo errado, por vezes!!!

É preciso desmistificar o mercado, eliminar o mito de o mercado ser sempre racional e ter sempre razão!!!

ativo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O mercado nunca está errado. Naquele momento aquele é o preço correcto. Por essa lógica, o mercado nunca está certo, pois todos os dias sobe e desce.
(...)

Abraço,
Ulisses

"O mercado nunca está errado." Isso é um mito. E como todos os mitos, não tem sustentação perante o real!

O mercado não está sempre certo. Por um negócio se fazer num determinado momento, a um determinado preço, não significa que tenha sido acertado, que nele tenha existido racionalidade. O que se pode dizer, sim, é que se um negócio se fez foi porque houve encontro de duas vontades, vontade de vender e de comprar ao mesmo preço. Mas isso não implica que no negócio tenha havido racionalidade.
No mercado intervêem muitos fatores emocionais que podem tirar racionalidade ao mercado, aos negócios. Assim, o mercado não é sempre racional, o que ele é é sempre soberano, ao definir um preço em cada transação!!!

Não sendo o mercado sempre racional, não é correto alguém culpabilizar-se em resultado do comportamento irracional do mercado, ditado por euforia ou depressão!!!

ativo Escreveu:
ativo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Nunca ninguém consegue dizer qual é o preço certo. Ninguém,

Abraço,
Ulisses

Isso não é verdade. O que não é possível, por vezes, é o mercado, impulsionado por fatores emocionais, aceitar preços dentro da racionalidade.

Ulisses Pereira Escreveu:Ai não? Então diz-me quem é o iluminado que consegue dizer exactamente qual o preço justo da acção?

Com base nas contas de uma empresa é possível situar, dentro de um intervalo razoável, o preço de uma empresa. Mal seria se tal não fosse possível! Isto não significa que o mercado, de forma irracional, levado por euforia, não esteja disposto a pagar em determinado momento um preço superior.

Ulisses Pereira Escreveu:ativo, um analista diz que é X, outro diz que é +10%, um professor universitário diz que é +30%, um investidor diz que é -40%, etc...

O grande problema para se saber o valor de uma empresa hoje é que ela desconta os resultados do futuro e o futuro ninguém sabe. Todos o estimam mas ninguém sabe.

Por isso, ninguém sabe quanto vale uma empresa hoje. Ninguém. Cada um tem a sua opinião.

Abraço,
Ulisses

Claro que no valor de uma empresa está incorporado o potencial futuro dessa empresa e por isso é que o valor de uma empresa não é meramente o seu valor contabilístico e se situa dentro de um intervalo.

Não vale a pena pensar-se que o mercado paga sempre o preço correspondente ao valor real da empresa (o qual se situa dentro de um determinado intervalo), pois o mercado é por vezes irracional, levado pela euforia, ganância, medo ...

Assim, não concordo que, em certas alturas, um acionista se deva autoflagelar-se por o mercado não lhe dar razão, pois o mercado é por vezes irracional. O mercado é soberano, mas não tem sempre razão!!!

por Ulisses Pereira » 10/9/2018 13:49

ativo, um analista diz que é X, outro diz que é +10%, um professor universitário diz que é +30%, um investidor diz que é -40%, etc...

O grande problema para se saber o valor de uma empresa hoje é que ela desconta os resultados do futuro e o futuro ninguém sabe. Todos o estimam mas ninguém sabe.

Por isso, ninguém sabe quanto vale uma empresa hoje. Ninguém. Cada um tem a sua opinião.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ativo » 10/9/2018 13:08

ativo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Nunca ninguém consegue dizer qual é o preço certo. Ninguém,

Abraço,
Ulisses

Isso não é verdade. O que não é possível, por vezes, é o mercado, impulsionado por fatores emocionais, aceitar preços dentro da racionalidade.

Ulisses Pereira Escreveu:Ai não? Então diz-me quem é o iluminado que consegue dizer exactamente qual o preço justo da acção?

Com base nas contas de uma empresa é possível situar, dentro de um intervalo razoável, o preço de uma empresa. Mal seria se tal não fosse possível! Isto não significa que o mercado, de forma irracional, levado por euforia, não esteja disposto a pagar em determinado momento um preço superior.

por Ulisses Pereira » 10/9/2018 12:18

Ai não? Então diz-me quem é o iluminado que consegue dizer exactamente qual o preço justo da acção?

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por e-finance » 7/9/2018 20:58

Acredito numa reação no mínimo até aos 0.93. Possivelmente até 0.98, que dá trade interessante.
Anexos
SON-Daily.png
SON-Daily.png (49.24 KiB) Visualizado 7294 vezes
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por e-finance » 7/9/2018 20:51

Pedro2018 Escreveu:A esta situação da sonae só tenho uma coisa a dizer. "sem explicação possível"
Caiu 30% em poucos meses. Vergonhosa manipulação de cotações.

Efeito Mercadona.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por Ativo » 7/9/2018 16:44

Abraço,
Ulisses

por Ulisses Pereira » 7/9/2018 16:28

Nunca ninguém consegue dizer qual é o preço certo. Ninguém,

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ativo » 7/9/2018 16:13

Ulisses Pereira Escreveu:O mercado nunca está errado. Naquele momento aquele é o preço correcto. Por essa lógica, o mercado nunca está certo, pois todos os dias sobe e desce.
(...)

Abraço,
Ulisses

"O mercado nunca está errado." Isso é um mito. E como todos os mitos, não tem sustentação perante o real!

O mercado não está sempre certo. Por um negócio se fazer num determinado momento, a um determinado preço, não significa que tenha sido acertado, que nele tenha existido racionalidade. O que se pode dizer, sim, é que se um negócio se fez foi porque houve encontro de duas vontades, vontade de vender e de comprar ao mesmo preço. Mas isso não implica que no negócio tenha havido racionalidade.
No mercado intervêem muitos fatores emocionais que podem tirar racionalidade ao mercado, aos negócios. Assim, o mercado não é sempre racional, o que ele é é sempre soberano, ao definir um preço em cada transação!!!

Não sendo o mercado sempre racional, não é correto alguém culpabilizar-se em resultado do comportamento irracional do mercado, ditado por euforia ou depressão!!!

por EAGLE BULLMARKET » 7/9/2018 15:56

ativo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Pedro, quando as acções não seguem o rumo que esperavas, o mais fácil é dizer que foi manipulação. Eu também estou decepcionado com o comportamento da Sonae mas é muito mais lógico assumir que o erro de análise é meu do que atirar algo para o ar do nada, apenas porque fizemos uma análise errada.

Abraço,
Ulisses

Dever o Pedro assumir que o erro é dele, partindo da ideia de que o mercado tem sempre razão e que nunca se engana, pressupõe que o mercado é sempre racional. Ora isto não é verdade!

O mercado é soberano, sim, mas isso não impede que, por vezes, se comporte de forma irracional (não digo que presentemente seja o caso). Até um soberano erra e comporta-se de modo errado, por vezes!!!

É preciso desmistificar o mercado, eliminar o mito de o mercado ser sempre racional e ter sempre razão!!!

Na minha opinião a maior parte do tempo o mercado é mais emocional que racional .

É visível esse efeito em subidas muito acentuadas a pique sem que os fundamentais se alterem significativamente .

O comportamento do mercado também é completamente diferente em épocas de liquidez ilimitada e tx juro muito baixas o que distorce muito as coisas .

Mas uma grande parte do mercado segue mais o sentimento da multidão e atualmente os gráficos, que propriamente a razão , pelo menos no curto prazo .

A longo prazo existe sempre alguma racionalidade

Mas como dizia uma celebre figura

The Market Can Remain Irrational Longer Than You Can Remain Solvent

por Ulisses Pereira » 7/9/2018 15:55

O mercado nunca está errado. Naquele momento aquele é o preço correcto. Por essa lógica, o mercado nunca está certo, pois todos os dias sobe e desce.

O que queria insistir não é nessa ideia. É que é muito mais fácil quando estamos do lado errado do mercado culpar a manipulação sem qualquer prova que ela exista. Mas é a explicação mais fácil para justificar os nossos erros de análise.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google [Bot], iniciado1, Jonas74, latbal, malakas, MPAM, niceboy, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006 e 223 visitantes